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terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Mercedes-Benz Classe E chega ao Brasil com experiência exclusiva de entretenimento digital. Versão única que chega nos concessionários será o primeiro a oferecer o serviço Mercedes Me Connect no País.

 


A Mercedes-Benz lança, neste mês, o novo Classe E no mercado brasileiro. O modelo chega na versão E 300 Exclusive, sendo o primeiro automóvel da marca equipado com o sistema de serviços online Mercedes me Connect no país. Por mais de 75 anos, o automóvel definiu o padrão para o mercado global de sedãs de luxo e, agora, a Mercedes-Benz abre um novo capítulo nesse segmento. Apontando o caminho para o futuro, o modelo conta com uma arquitetura eletrônica que oferece uma experiência digital abrangente para os usuários, além de possuir motor 4 cilindros que gera 258 cv em conjunto com o sistema híbrido leve de 48V.


Mercedes me Connect

O novo Classe E é  o primeiro modelo da marca a oferecer, no Brasil, o pacote de serviços Mercedes me Connect. Com ele, o automóvel estará sempre “online”, trazendo mais comodidades para o condutor. Por meio de um aplicativo de celular, o condutor poderá abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, por exemplo, receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma totalmente automática e digital.


Design exterior: proporções clássicas e linhas especiais

O novo Classe E possui as proporções de um sedã clássico: a dianteira curta e o capô longo são seguidos por uma cabine que fica bem recuada. O design com a cabine recuada é complementado pela traseira em destaque.


Uma superfície na cor preta conecta a grade do radiador aos faróis em preto brilhante que, visualmente, lembra os modelos elétricos da marca. A grade do radiador tridimensional está colocada na posição clássica, com a estrela no alto do capô.  Além disso, possui faróis LED de alto desempenho com assistente adaptativo oferecem um design distintivo de dia e noite. Como característica típica da marca, as luzes diurnas têm a forma de uma sobrancelha. Os Powerdomes acentuam o capô.

A vista lateral destaca as proporções harmoniosas e o distintivo design de sedã. As maçanetas embutidas conhecidas dos modelos de luxo da Mercedes-Benz estão disponíveis. As duas linhas laterais enfatizam o caráter esportivo do carro.



Destaques na traseira incluem as luzes LED em duas seções com um novo contorno e design especial: o desenho da estrela em ambas as unidades de luz fornece um design especial de dia e noite.

Design interior: MBUX Superscreen é o grande destaque

O painel de instrumentos proporciona a experiência digital superior. O Classe E é equipado com uma tela exclusiva para o passageiro dianteiro e com isso, a grande superfície de vidro da MBUX Superscreen se estende até o display central. 

 

A seção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz do Active Ambient Lighting, que corre como um amplo arco desde o para-brisa, passando pelas colunas A e até as portas. Isso cria uma sensação generosa de espaço. Uma matriz de controle aparentemente flutuante na parte superior dos painéis das portas combina com o visual das superfícies de vidro das telas.

O console central é projetado como uma unidade homogênea e se funde em linha reta com a parte inferior do painel de instrumentos, incluindo um compartimento de armazenamento com tampa e porta-copos integrado ao elemento de acabamento tridimensional. Além disso, há um apoio de braço acolchoado na parte traseira da console central.

O painel central da porta se funde perfeitamente ao apoio de braço com uma curva côncava e a seção frontal é projetada como um elemento de alta tecnologia metálica. Ele serve como uma alça e incorpora as teclas para os vidros elétricos. Outro destaque é o formato dos comandos para abrir as portas e os controles das funções do assento.

As linhas do assento e do encosto fluem luxuosamente de dentro para fora e parecem flutuar acima da base do assento graças ao seu design em camadas. Linhas verticais rebaixadas seguem o contorno externo, alargando-se em direção ao topo.

Quando se trata de espaço, o Classe E é uma das referências em seu segmento. O condutor desfruta de cinco milímetros a mais de espaço para a cabeça do que no modelo anterior. Os passageiros traseiros se beneficiam principalmente do entre eixos dois centímetros mais longo: o espaço para os joelhos e o espaço para as pernas são aumentados em 10 e 17 milímetros, respectivamente. O aumento na largura interna na parte traseira é ainda maior: agora é de 1519 milímetros. Isso representa um aumento de 25 milímetros, quase ao nível da classe S. A capacidade de bagagem é de até 540 litros.

Motorização híbrido leve

Grande poder de tração mesmo em baixas rotações do motor. Isso é o que distingue este avançado motor a gasolina de 4 cilindros com sistema híbrido leve e sistema elétrico de bordo de 48 volts. Entre outras coisas, isso alimenta o motor de arranque-alternador integrado que é capaz de fornecer um torque adicional de até 205 Nm. O motor é eficiente em termos de combustível, com baixas emissões e características de aceleração suaves e agradáveis.


Todo o sistema de pós-tratamento de gases de escape está localizado diretamente no motor, permitindo que o conversor catalítico atinja sua temperatura de operação ideal mais rapidamente. O filtro de partículas de gasolina revestido, também instalado próximo ao motor, retém as menores partículas de fuligem e, graças a um terceiro sensor lambda, é regenerado praticamente livre de óxidos de nitrogênio.

 


O híbrido leve de 2ª geração com motor de arranque-alternador integrado (ISG) pode apoiar o motor de combustão interna com até 23 cv de potência adicional e até 205 Nm de torque extra em determinadas situações de aceleração. Todo o sistema é instalado diretamente com transmissão automática 9G-TRONIC para economizar espaço e, assim, é integrado de forma ideal em termos de conexões elétricas e refrigeração. Além disso, foi possível reduzir o peso do sistema enquanto a robustez foi aumentada.

Outras vantagens inerentes: o ISG também controla a marcha lenta. No modo de “coasting”, o motor pode ser desligado completamente. Isso significa que o deslizamento também é possível em conjunto com o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC.


Suspensão a ar AIRMATIC e eixo traseiro direcional

A condução ágil do novo Classe E se deve em grande parte à orientação precisa das rodas dianteiras por meio de quatro braços de controle individual. No eixo traseiro, uma suspensão traseira independente multibraço otimizada com cinco links garante excelente controle das rodas e excelente estabilidade. Em ambos os eixos, as molas e amortecedores são combinados em uma única torre e não estão envolvidos nas tarefas de orientação das rodas, portanto, a suspensão responde com sensibilidade correspondente. A subestrutura dianteira e o suporte do eixo traseiro desacoplam a suspensão e o corpo de vibrações e ruídos.

O novo Classe E está disponível com o sistema de suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento continuamente ajustável ADS+ e eixo traseiro direcional. A suspensão responde de maneira muito sensível. O controle de nível é outra característica do AIRMATIC. Ele mantém a altura livre do solo constante, independentemente da carga do veículo, mas também faz alterações quando necessário.

 

O novo Classe E é especialmente ágil e estável com o eixo traseiro direcional e a correspondente relação de direção mais direta no eixo dianteiro. O ângulo de direção no eixo traseiro é de 4,5 graus. Isso reduz o diâmetro de giro em até 90 centímetros.


Impressionante, experiência de entretenimento imersiva

Música e jogos podem ser experimentados com quase todos os sentidos. Graças às inovações digitais no interior, o Classe E agora é mais inteligente, alcançando uma nova dimensão de personalização e interação. Ao mesmo tempo, a arquitetura eletrônica é mais orientada por software e menos orientada por hardware.


O sistema de som Dolby Atmos eleva a experiência de áudio a bordo para um novo nível. Instrumentos individuais ou vozes na mixagem do estúdio podem ser posicionados por toda a área de audição. Um novo tipo de experiência sonora se torna possível: isso ocorre porque enquanto sistemas de som estéreo convencionais geralmente possuem uma dinâmica esquerda-direita, o Dolby Atmos® pode usar todo o espaço e criar uma experiência de 360 graus.

As funções de computação de domínios anteriormente separados ocorrem em um único processador. Telas e o sistema de infoentretenimento MBUX compartilham assim um novo e poderoso computador central a bordo. Esta forma de interconexão melhora o desempenho e a velocidade dos fluxos de dados.

O pacote de entretenimento (MBUX Entretenimento Plus) está disponível o novo Classe E. Ele inclui serviços Mercedes me e um pacote de dados de um provedor, que já utiliza um módulo de comunicação com tecnologia de transmissão 5G. O padrão de telefonia móvel 5G possibilita taxas de dados muito mais rápidas do que o LTE/UMTS.


Novos aplicativos e câmera selfie e de vídeo

Os especialistas em software da Mercedes-Benz desenvolveram uma nova camada de compatibilidade que permite a instalação de aplicativos de terceiros. Agora, o display central traz o navegador de internet "Vivaldi". Outra novidade é uma câmera selfie e de vídeo no topo do painel.

A experiência de entretenimento para o passageiro da frente é sempre impressionante. Em sua tela, o passageiro da frente pode assistir a conteúdos dinâmicos, como vídeos via pendrive, mesmo quando o condutor está olhando para eles. Isso porque o display é comutável. A função avançada de privacidade baseada em câmera reduz seu brilho e, portanto, o risco de distração do motorista.

Conveniência diária: “rotinas”

A Mercedes-Benz está trabalhando no uso de inteligência artificial (IA) para que o automóvel aprenda quais sistemas de conforto os ocupantes do veículo usam repetidamente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções por meio da IA. O resultado é uma automação personalizada. A Mercedes-Benz usa o termo 'rotina' para essa inovação, cujo desenvolvimento já está bastante avançado.

Com o novo Classe E, os clientes poderão usar modelos pré-formatados chamados de “rotinas padrão”. Eles também têm a opção de criar rotina s por conta própria. Ao fazer isso, os ocupantes podem vincular várias funções e condições. Por exemplo, "Ligar o aquecimento do banco e ajustar a iluminação ambiente para um laranja quente se a temperatura interna estiver abaixo de doze graus Celsius".

Numerosos sistemas de assistência à condução

O Classe E conta com inúmeros sistemas de assistência à condução, incluindo o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, ATTENTION ASSIST, o Assistente Ativo de Frenagem, o Assistente Ativo de Manutenção de faixa, o Assistente Ativo de Ponto Cego, o Suporte para manobras evasivas, o Pre-Safe Impulse Side, o sistema de Proteção de Pedestres e o Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°. O status e a atividade dos sistemas de assistência à condução são mostrados em uma visualização em tela cheia no modo assistência do painel de instrumentos do condutor.

Em conjunto com a câmera, o ATTENTION ASSIST agora também oferece um aviso de distração do condutor no painel de instrumentos 3D: se os olhos do condutor não estiverem focados na estrada por vários segundos, o ATTENTION ASSIST pode detectar a distração e alertar acústica e visualmente. Se o condutor ainda não voltar a atenção para a situação do tráfego, há uma escalada com um segundo aviso e um tom de aviso contínuo. Se ele ainda não responder ao aviso, o sistema pode iniciar uma parada de emergência com o Active Emergency Stop Assist.

Faz parte do pacote de Assistência à Condução Plus o Assistente Ativo de Manutenção de faixa, que auxilia na manutenção da faixa. Assim como nas autoestradas, o Classe E agora pode reiniciar automaticamente no tráfego urbano e em estradas rurais após uma parada mais longa. Outra novidade: se o Assistente Ativo de Manutenção de faixa não estiver mais disponível porque as marcações de faixa não são claramente visíveis, ele sinaliza isso por meio de vibrações no volante.

Conceito de carroceria sofisticado e sistemas de retenção coordenados

O conceito de segurança do Classe E é baseado em uma carroceria com uma célula de passageiros particularmente rígida e estruturas de colisão especificamente deformáveis. Os sistemas de retenção, como cintos de segurança e airbags, são especificamente adaptados a isso. Em caso de acidente, eles podem ser ativados de tal forma que seu efeito protetor para os ocupantes seja adaptado à situação.

Além dos airbags dianteiros, um airbag para os joelhos no lado do condutor também é equipamento de série. Ele pode proteger as pernas do contato com a coluna de direção ou painel de instrumentos em uma colisão frontal severa. Os airbags laterais podem reduzir o risco de impacto na cabeça com a janela lateral ou objetos penetrantes. Em caso de uma colisão lateral grave, o airbag lateral do lado do impacto se estende do pilar A ao C como uma cortina sobre as janelas laterais dianteiras e traseiras.

Se um capotamento for detectado, os airbags laterais podem ser ativados dos dois lados. Além do sistema de proteção para a cabeça, airbags laterais também podem cobrir a área torácica em caso de uma colisão lateral severa, incluindo nos assentos traseiros laterais.

Além disso, os veículos são equipados com um airbag central, dependendo do país. Tensores de cinto pirotécnicos e limitadores de força são itens de série em todos os assentos laterais.

Materiais sustentáveis que economizam recursos

Numerosos componentes da Classe E são feitos parcialmente a partir de materiais que economizam recursos (materiais reciclados e matérias-primas renováveis). Estofamentos feitos de lã de alpaca não tingida combinada com um material reciclado são usados para o assento básico da Classe E. Na espuma dos assentos, são usados pela primeira vez materiais reciclados certificados de acordo com a "abordagem de balanço de massa", e suas propriedades não diferem das de matérias-primas produzidas a partir de petróleo bruto. Dessa forma, a necessidade de recursos fósseis pode ser reduzida, mantendo a qualidade do produto.

Balanço de CO2 neutro na produção na planta de Sindelfingen.

Desde 2022, a Mercedes-Benz tem produzido com um balanço de CO2 neutro em todas as suas próprias fábricas ao redor do mundo. A eletricidade proveniente de fontes externas é exclusivamente de energias renováveis, sendo assim, livre de CO2. Além disso, a empresa tem como objetivo aumentar a geração de energia renovável em suas instalações. Investimentos serão feitos para expandir ainda mais a capacidade de fotovoltaicos em toda a localização de Sindelfingen até o final de 2024. Outra ênfase na localização de Sindelfingen está na redução constante do consumo de água e da quantidade de resíduos produzidos.

A Classe E como uma história de sucesso de longa data:

A Mercedes-Benz produziu mais de 16 milhões de veículos nesse segmento de sedans intermediários desde os anos 1940. A história do Classe E remonta aos primeiros dias da marca. No início do século 20, as empresas precursoras das quais a Mercedes-Benz surgiu lançaram veículos correspondentes no mercado.

Quando as operações foram retomadas após a Segunda Guerra Mundial, o Modelo 170V (W136), introduzido originalmente em 1936, voltou à produção. Em 1947, o Saloon seguiu como o primeiro carro de passageiros pós-guerra da Mercedes-Benz. O modelo 180 (W120) de 1953, com carroceria "Ponton", introduziu novos recursos técnicos. Em 1961, chegam as versões de quatro cilindros da série "Tailfin" (W110). Em 1968, a série "Stroke/8" (W114/115) significou o próximo grande passo. A W123, a partir de 1976 provou ser ainda mais bem-sucedida.

A W124 produzida de 1984 a 1995 trouxe o nome Classe E pela primeira vez a partir de meados de 1993. Os "faróis redondos e gêmeos" e a tecnologia inovadora foram as características da W210 lançada em 1995. O Classe E W211 foi lançada no início de 2002. As W212 (Saloon e Touring) e 207 (Cabriolet e Coupé) da Classe E seguiram em 2009. A W213 teve sua estreia em 2016 e, a partir de 2017, pela primeira vez também como um All-Terrain. Além disso, há os cupês e conversíveis da série de modelos 238.

Principais equipamentos de série

E 300 Exclusive

·   Acabamento interno em madeira mapple brown com estilo “deck”

·   Assentos dianteiros revestidos em couro Nappa, elétricos (inclui lombar) e memória

·   Sistemas de direção semiautônoma

    • Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
    • Assistente Ativo de Frenagem
    • Assistente Ativo de Manutenção de faixa
    • Assistente Ativo de Ponto Cego
    • Pre-Safe Impulse Side
    • Proteção de Pedestres
    • Suporte para manobras evasivas

·   Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°

·   Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD

·   Iluminação ambiente de 64 cores

·   MBUX Superscreen

o   Duas telas – de 14,4” e 12,3”

o   Burmester® Surround Sound System 4D (17 alto-falantes e 730W de potência)

o   Integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto)

o   Navegação com realidade aumentada e Head-up display

o   Wireless Charging

o   Camera interna (Selfie)

o   Mercedes me Connect

·   Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos

·   KEYLESS-GO (Fechamento da tampa do porta-malas e Função partida sem chaves)

·   Quadro de instrumentos do condutor 3D

·   Sistema de esterçamento do eixo traseiro

·   Sistema de suspensão a ar - AIRMATIC

·   Teto solar panorâmico


Principais dados técnicos

E 300 Exclusive

Cilindros

Cilindrada (cm3)

Potência máxima (cv/rpm)

Torque (Nm/rpm)

Câmbio

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Peso (kg)

Pneus

Capacidade do porta-malas (L)

Tanque de combustível /reserva (L)

Comprimento / Largura / Altura

4 em linha

1.999

258/5.800

400/3.200-4.000

9G-TRONIC

6,3


250

1.855

245/40 R20 (D) e 275/35 R20 (T)

540

66 / 7

4.949 / 1.948 / 1.469

O novo E 300 Exclusive já está disponível para encomendas em toda a rede de concessionários da marca com preço sugerido de R$ 639.900,00.

 

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