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sábado, 2 de agosto de 2025

Fiat revela detalhes do novo visual da Toro 2026 em teaser. Modelo chega em sua linha 2026 muito mais moderno, imponente e sofisticado

 

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https://youtu.be/NG5VSP0qyDk

A nova Fiat Toro tem suas primeiras imagens oficiais reveladas. O modelo, que é responsável por revolucionar o segmento de picapes no Brasil, redefinindo os conceitos na categoria ao unir o conforto e a dirigibilidade de um SUV com a capacidade e a performance de uma picape, chega em sua linha 2026 muito mais moderno, imponente e sofisticado. 

Líder desde que foi lançada, com mais de 600 mil unidades produzidas no Brasil, a Fiat Toro passa a ostentar o novo padrão de design adotado pela marca, com linhas verticais, retas e precisas, dando um aspecto mais proeminente e marcante.  


Williams Racing apresentará carro com pintura especial escolhida pelos fãs no GP do Brasil 2025. A iniciativa é da Gulf Oil International, uma das patrocinadoras da equipe Atlassian Williams Racing, que pela segunda vez promove uma campanha que oferece aos fãs a oportunidade de escolher uma pintura especial para o FW47, apresentada em etapas selecionadas do campeonato. Este ano, a pintura vencedora será exibida exclusivamente no Grande Prêmio de F1 do Brasil, em São Paulo, e a votação já está aberta.




O tema da campanha deste ano, Driven by Words  Movido por Palavras, convida os fãs a definir, em uma única palavra, seu sentimento ou impressão sobre o que significa a paixão pela velocidade, pela competição e pelo legado da Gulf. As palavras mais votadas serão estampadas no FW47, que será exibido unicamente no Brasil, no GP de São Paulo, em novembro.

O concurso já está disponível no site da Gulf Oil Brasil, onde os interessados podem enviar suas palavras pelo formulário até 25 de agosto.

Estímulo renovado

A campanha de escolha da pintura do FW47 da Gulf e Atlassian Williams Racing deve repetir o êxito da edição de 2023, quando os fãs puderam selecionar as cores e o design do carro entre quatro modelos com temas distintos.

Com 180 mil votos, a pintura Bolder than Bold foi a vencedora e o carro participou dos Grandes Prêmios de Singapura, Catar e Japão. Em 2024, os fãs brasileiros também tiveram a oportunidade de vê-lo em ação no Gulf Speed Festival, em São Paulo.

A iniciativa reflete a proposta comum da Gulf e da Atlassian Williams Racing de ampliar o engajamento global dos fãs e de integrar diferentes públicos às ações da equipe. A campanha também reforça a continuidade de projetos que conectam tradição, participação do público e a presença das marcas em etapas estratégicas do campeonato.

Fãs poderão escolher nova pintura da Trackhouse para etapas da MotoGP na Ásia. A Trackhouse MotoGP Team levará novamente a pintura especial com as cores da Gulf às corridas da Indonésia e Malásia, em outubro. Será a segunda aparição da combinação azul e laranja, que foi usada no início da temporada 2025, desta vez definida por votação dos fãs.

O primeiro design com as cores da Gulf foi apresentado nas corridas de abertura do ano, na Tailândia e na Argentina, aplicado nas motos Aprilia RS-GP25, nos macacões dos pilotos Ai Ogura e Raul Fernandez e na área de boxes. Segundo Mike Jones, CEO da Gulf Oil International UK Limited, “A reação ao nosso design na Tailândia e na Argentina foi notável. Criou um grande interesse entre os fãs da MotoGP logo no nosso primeiro ano de parceria. Sempre planejamos apresentar outra pintura mais adiante, mas queríamos envolver o público na escolha. Estamos ansiosos para ver qual opção será selecionada e para ver novamente as cores da Gulf nas pistas com a Trackhouse MotoGP Team na Indonésia e na Malásia.”

Para esta nova fase, foram desenvolvidos três modelos com o tema “Bolder Together” – Juntos somos mais audaciosos -, que representam os valores de paixão, evolução e união que unem as marcas. 

Os fãs poderão escolher sua pintura favorita por votação no site da Gulf Oil Brasil até 28 de julho. A opção vencedora será apresentada no Grande Prêmio da Indonésia e voltará a ser utilizada na etapa da Malásia, no Circuito Internacional de Sepang.

A ação integra os esforços da Gulf e da Trackhouse para fortalecer o vínculo com os torcedores e ampliar a participação do público nas atividades da equipe.

VAMOS BEBER VINHO, ETC & TAL // Crasto Superior 2022 e Roquette & Cazes 2021 - Novas safras já disponíveis // Cinco indicações de vinhos inusitados





Crasto Superior 2022
Nova safra já disponível

Apresentamos a nova safra do Crasto Superior Tinto 2022, um vinho que expressa com autenticidade o caráter vibrante da região do Douro Superior.

Produzido exclusivamente com uvas da Quinta da Cabreira, propriedade da família localizada em Castelo Melhor, este tinto reúne o melhor das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão, provenientes de vinhas com cerca de 20 anos.

Com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, o Crasto Superior Tinto 2022 é um vinho de grande personalidade — ideal para quem valoriza vinhos com origem, elegância e profundidade.

Notas de Prova

Cor vermelha profunda com tonalidades violeta.
O aroma, vibrante e sofisticado, revela uma combinação harmoniosa de frutos silvestres, nuances frescas de bosque e um toque de especiarias.
No paladar, inicia-se com notável equilíbrio e finesse, evoluindo para uma estrutura marcada por taninos firmes, mas perfeitamente polidos, que proporcionam uma textura opulenta e aveludada, com final prolongado e distinto.

Descubra a nova safra e compartilhe momentos à altura de um clássico.
Um vinho pensado para quem aprecia a autenticidade, a estrutura e a expressão de um grande Douro.




Roquette & Cazes 2021
Nova safra já disponível

Temos o prazer de apresentar a nova safra do Roquette & Cazes 2021, fruto da parceria entre duas famílias apaixonadas por vinho: a portuguesa Roquette e a francesa Cazes, de Bordeaux.

Produzido com uvas das sub-regiões do Cima Corgo e Douro Superior, este blend de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz expressa a riqueza do Douro com uma abordagem técnica refinada, como o uso do método francês délestage durante a vinificação — que extrai o melhor das uvas, respeitando sua identidade.

Com 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês, o Roquette & Cazes 2021 une potência e finesse — ideal para quem aprecia vinhos de identidade marcante e acabamento sofisticado.

Notas de Prova
Cor rubi profunda.
Excelente intensidade aromática, onde se destacam notas de frutos vermelhos frescos, bem harmonizadas com notas suaves de especiarias finas.

Na boca apresenta um ataque elegante evoluindo para um vinho de grande solidez e estrutura, caracterizado por taninos de textura aveludada. Envolvente, termina equilibrado, fresco e muito persistente.

Descubra a nova safra e compartilhe momentos à altura de um clássico.
Um vinho pensado para quem valoriza a elegância



Coluna Fernando Calmon


Coluna Fernando Calmon



Nº 1.362 — 2/8/2025





Embate entre Anfavea e BYD
resolvido, afinal, pelo governo



Crédito foto: Autoentusiastas/A. Gromow


O desentendimento entre fabricantes associados à Anfavea e a BYD mostrou que o mercado brasileiro tem relevância e desperta choques de interesse. Em termos de produção a OICA (Organização Internacionais dos Fabricantes de Autoveículos) apontou o Brasil como sétimo maior produtor mundial em 2024, com 2.549.595 automóveis e veículos comerciais. Na classificação por tamanho do mercado o País aparece em sexto (atrás de China, EUA, Japão, Índia e Alemanha): 2.634.904 unidades.

Portanto, não se devem estranhar os manifestos que pontuaram os dias anteriores à reunião do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex), em 30 de julho. Anfavea começou por relembrar que o setor automobilístico gera 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos e representa um dos pilares da economia nacional. Teve impacto ainda maior a carta enviada ao presidente da República pelos presidentes de quatro fabricantes: Ciro Possobom, Volkswagen; Emanuele Cappellano, Stellantis; Evandro Maggio, Toyota e Santiago Chamorro, General Motors.

“A possível aprovação de incentivos à importação de veículos semidesmontados (SKD) ou desmontados (CKD) impacta a competitividade da produção local e reduz o valor agregado nacional, além de ameaçar empregos, inovação e a engenharia brasileira.”

BYD respondeu com a deselegância de sempre: “Porque se os dinossauros estão gritando, é sinal de que o meteoro está funcionando”. A empresa deve entender bem de dinossauros porque em pleno Século XXI foi flagrada com empregados trazidos da China e tratados com métodos análogos à escravidão, conforme o Ministério Público do Trabalho da Bahia.

A Gecex-Camex acabou por deliberar uma solução intermediária, mas se não atendeu totalmente o pleito da Anfavea, chegou perto. Quanto à BYD, ela terá que se limitar a uma cota (US$ 463 milhões/R$ 2,55 bilhões), até janeiro de 2026, de isenção do Imposto de Importação para CKD e SKD. Híbridos e elétricos CKD passam a recolher imposto de importação de 35% a partir de janeiro de 2027, não mais em julho de 2028. Portanto, 18 meses antes.

Incertezas sobre alternativas de propulsão

A Stellantis anunciou que desistiu do hidrogênio (H2) em substituição ao diesel em furgões de carga de porte grande e médio na Europa, como já acontecido com a Renault. As justificativas são óbvias: preço elevado, rede de abastecimento mínima, custos altos de desenvolvimento e desempenho baixo. Além disso, o H2 majoritariamente obtido de fontes fósseis não resolve a necessidade de desenvolver alternativas viáveis ao petróleo.

Honda descontinuou o Clarity a hidrogênio em 2022, porém tem planos para 2027. Resta o sedã Toyota Mirai elétrico abastecido a hidrogênio, lançado em 2012. Comenta-se que o modelo talvez seja discretamente abandonado, em algum momento. A pilha a hidrogênio (fuel cell, em inglês) em alternativa à bateria dos elétricos enfrenta previsões duvidosas, apesar de BMW, Hyundai e a própria Toyota não terem desistido.

Mesmo veículos 100% elétricos ainda se sujeitam a incógnitas. A Ferrari, por exemplo, deve lançar seu primeiro modelo desse tipo em 2026. Já programava outra opção em 2028, todavia adiou frente às incertezas. Um relatório recente da agência BloombergNEF destaca que elétricos de alcance estendido (com motor-gerador a gasolina para recarregar a bateria), conhecidos pela sigla em inglês EREV, apresentam alta taxa de crescimento impulsionadas pelo gigantesco mercado chinês, principalmente em cidades afastadas dos grandes centros urbanos.

No entanto BYD e GWM rechaçam a solução EREV. Ambas declaram que não desenvolverão soluções desse tipo, preferindo focar em elétricos e híbridos plenos ou plugáveis na estratégia de transição. Contudo a Academia Chinesa de Engenharia tem outra visão para 2030: EREV e híbridos plugáveis representariam 55% do mercado interno, elétricos convencionais, 45% e carros com motor a combustão, só 15%.

Neste cenário chama atenção a japonesa Mazda. Bateu recorde de vendas nos EUA apenas oferecendo automóveis e SUVs com MCI. Abraçou a I.A. em seus projetos e ainda vai decidir, aparentemente sem pressa, quando partirá para o primeiro elétrico. Toyota e Honda também acabam de desenvolver motores a combustão mais eficientes que os atuais.

Já o chanceler (presidente, na prática) alemão Friedrich Merz critica um projeto da União Europeia que obrigaria locadoras e grandes empresas a comprarem só modelos elétricos, a partir de 2030. Para ele contribuiria para destruir a importante indústria automobilística do bloco europeu.

Geely estreia elétrico EX5 de pegada futurista

A Geely Auto, dona da Volvo, Polestar, Lotus e Zeekr (entre outras), segue estratégia típica de marcas chinesas: SUV elétrico de porte médio e preços competitivos para as duas versões: EX5 Pro, R$ 205.800 e EX5 Max, R$ 225.800. Marca está de volta ao Brasil depois de nove anos, agora em parceria com a Renault e outro patamar tecnológico.

Seu estilo é discreto na traseira e visto de frente faz falta um pouco de audácia. As rodas de 18 ou 19 pol. têm desenho atraente. Dimensões próximas às de SUVs grandes: comprimento, 4.615 mm; entre-eixos, 2.750 mm; largura, 1.901 mm; altura, 1.670 mm. Porta-malas de 461 L, dentro da média do segmento; massa em ordem de marcha compatível com outros elétricos: 1.715 (Pro) e 1.765 kg (Max).

No interior, destaque para a grande tela multimídia de 15,4 pol. com conexão AppleCarPlay (AndroidAuto, só mais adiante). Versão de topo inclui projeção de dados no para-brisa (13,8 pol.), encostos dos bancos dianteiros podem inclinar completamente para trás e incluem massagem, ventilação, aquecimento e memória. O encosto bipartido do banco traseiro também é reclinável

Tração apenas na dianteira, motor com 218 cv e 32,6 kgf·m. Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 s (Max) e 6,9 s (Pro, 50 kg mais leve). Bateria LFP de 60,2 kW·h suporta recarga rápida e pode fornecer energia para eletrodomésticos, outros veículos ou funcionar como gerador portátil. Alcance, padrão Inmetro (mais rigoroso para não surpreender ninguém), de 413 km (Pro) e 349 km (Max).

Em primeiro contato, de São Paulo ao Autódromo Capuava em Indaiatuba (SP), destacaram-se espaço interno, atmosfera a bordo e respostas imediatas e silêncio de rodagem (típicos de elétricos). Há quatro níveis de regeneração de energia. Suspensão oferece bom equilíbrio entre conforto e estabilidade, além de freios bem dimensionados.

EX5 vem com seis airbags e traz pacote de segurança ativa completo: alerta de colisão, assistente de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e câmeras 360º, entre outros (13, no total).

Avaliação dinâmica: BMW M235 xDrive

Após apresentação estática nos boxes de Interlagos, a BMW levou para a pista de testes da Goodyear, em Americana (SP), para uma breve avaliação o sedã-cupê de quatro portas M235 xDrive. Não se trata de ambiente ideal: autódromo ou autoestradas e subida/descida de serras. Mas havia trechos de asfalto seco e molhado artificialmente.

No segundo caso, foi possível avaliar o comportamento em condições específicas no limiar da tração. O controle de tração do sistema XDrive funcionou muito bem. Manteve o carro no skid pad (círculo de derrapagem na pista molhada) sem sair do traçado, uma característica que só a eletrônica de bordo é capaz de garantir. Contudo, sempre há um limite e assim não dispensa atenção ao volante e ao acelerador para evitar abusos na utilização cotidiana.

O carro é bem projetado, agrada quem aprecia dirigir de forma esportiva (quando possível), acelera forte, freia impecavelmente e demonstra comportamento muito seguro em curvas. Tem motor transversal, de quatro cilindros, turbo, 2-L, 317 cv e 40,8 kgf·m, câmbio robotizado de sete marchas e dupla embreagem. Tração é integral e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 s. Diferencia-se pelas quatro saídas de escapamento e um defletor bem pronunciado na tampa do porta-malas.

Preço: R$ 479.950
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www.fernandocalmon.com.br

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira



BH será a capital da cachaça 


Pelo menos 25 mil pessoas são esperadas nos três dias da 34ª edição da Expocachaça, 3ª edição do Minas + Doce e a 18ª edição do BrasilBier, que serão realizadas em Belo Horizonte de 7 a 9 de agosto.

A previsão somadas a comercialização de produtos, equipamentos, insumos e serviços do mercado da “branquinha ou amarelinha” na maior vitrine mundial de cachaça de alambique estima faturamento de R$ 30 milhões. Minas lidera o número de fábricas da bebida no Brasil, conforme os dados sobre o setor, referentes a 2024, mostram que o Brasil conta atualmente com 1.266 estabelecimentos, aumento de 4% em relação ao ano anterior e de 33% na comparação com 2018. A região Sudeste lidera, reunindo 65,4%. Minas tem 501 cachaçarias, o que corresponde a 39% no cenário nacional.


O número de rótulos de cachaça registrados também teve um aumento, totalizando 7.223 produtos, crescimento de 20,4% em relação a 2023. Minas é responsável por 2.492, ou seja, 34,5% do total nacional, o que demonstra a riqueza e a diversidade da produção artesanal no Estado.

A produção nacional também registrou alta significativa. Em 2024, foram declarados 292,46 milhões de litros de cachaça, um crescimento de 29,6% frente aos 225,6 milhões de litros produzidos em 2023. 

Conforme os responsáveis pela feira, a Expocachaça tem como premissa ser um “verdadeiro hub de negócios e conexões, envolvendo produtores, distribuidores, lojistas, exportadores, pesquisadores e apreciadores”. 

Dados sobre o setor, referentes a 2024, mostram que o Brasil conta atualmente com 1.266 estabelecimentos, aumento de 4% em relação ao ano anterior e de 33% na comparação com 2018. A região Sudeste lidera, reunindo 65,4%. Minas tem 501 cachaçarias, o que corresponde a 39% no cenário nacional.

O número de rótulos de cachaça registrados também teve um aumento, totalizando 7.223 produtos, crescimento de 20,4% em relação a 2023. Minas é responsável por 2.492, ou seja, 34,5% do total nacional, o que demonstra a riqueza e a diversidade da produção artesanal no Estado.

A produção nacional também registrou alta significativa. Em 2024, foram declarados 292,46 milhões de litros de cachaça, um crescimento de 29,6% frente aos 225,6 milhões de litros produzidos em 2023. 

Representantes de 18 estados estarão na feira, ocupando os três pavimentos do CenterMinas. Serão cerca 250 expositores distribuídos em stands coletivos e individuais com mais de 2 mil marcas de produtos e equipamentos, com destaque para as cachaças de alambique.

                 Minas + Doce


Além das tradicionais cachaças premiadas, o evento contará com cervejas especiais, doces mineiros e atrações musicais para o público. A programação a terá dois projetos de gastronomia, com a 3ª edição do Minas + Doce e a 18ª edição do BrasilBier. 

De acordo com o diretor da Expocachaça, José Lúcio Mendes, o evento reforça a missão de promover a cachaça de alambique, “agregando valor ao produto e fomentando negócios em todo o ecossistema”. 

“Somadas todas as edições, a Expocachaça já gerou cerca de R$ 500 milhões em negócios e recebeu aproximadamente 2,36 milhões de visitantes, consolidando a cachaça de alambique como o destilado de prestígio nacional e internacional”, destaca.

O evento ocorre de 7 a 9 de agosto. Os ingressos já estão disponíveis e custam R$ 25 a meia e R$ 50 a inteira. Também é possível adquirir passaportes para os três dias de evento, que sai a R$ 110 a inteira e R$ 80 a meia. Os bilhetes podem ser adquiridos https://www.ingresse.com/expocachaca/


 BH Airport  reduz tempo  de taxiamento de aviões

Uma economia de tempo que parece pequena, mas faz grande diferença na rotina de um aeroporto em constante movimento. O BH Airport acaba de alcançar um avanço significativo em sua operação: cada aeronave que sai do terminal está economizando, em média, 49,8 segundos no processo de taxiamento. O ganho, resultado da implementação de pushbacks coordenados, representa um impacto direto na eficiência operacional, com reflexos na pontualidade dos voos, na redução da emissão de poluentes e na melhoria dos resultados financeiros das companhias aéreas.

Os pushbacks coordenados consistem em movimentos simultâneos de aeronaves em solo, planejados de forma estratégica entre o centro de operações do aeroporto e a Torre de Controle. Essa gestão conjunta permite que múltiplas aeronaves saiam de suas posições ao mesmo tempo em direção à pista, sem comprometer a fluidez e a segurança das operações, mesmo nos horários de pico.

"Esse é um exemplo claro do nosso esforço contínuo em buscar novas soluções e inovações que tornam o BH Airport cada vez mais eficiente, refletindo em uma melhor experiência do passageiro. A melhoria no tempo de taxiamento é apenas uma parte da jornada, que mostra um gerenciamento eficiente e o cuidado com todos os detalhes da operação”, destaca Fabiano Reis, Gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro do BH Airport.


A melhoria foi possível graças à revisão da Carta de Acordo Operacional (CAOP), firmada entre o BH Airport e a Torre de Controle (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). O documento estabelece todos os procedimentos para a gestão da operação em solo do terminal e passou por ajustes que ampliaram as oportunidades de ganho operacional.

A iniciativa envolveu diretamente as equipes de operações do BH Airport, a Torre de Controle e as companhias aéreas. Ao todo, o processo levou seis meses, desde as discussões iniciais até a implementação efetiva das ações. “Esse avanço reforça o compromisso do BH Airport com uma operação cada vez mais inteligente, sustentável e conectada com as necessidades das companhias aéreas e dos passageiros”, completa Fabiano.

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, fomada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 

Luxury completa 10 anos no Festuris


O Festuris Gramado — uma das principais plataformas de negócios turísticos da América Latina — se prepara para comemorar em 2025 uma data emblemática: os 10 anos do Espaço Luxury, ambiente dedicado exclusivamente às marcas de alto padrão, experiências exclusivas e ao universo do luxo no turismo. 

Criado para atender um nicho em pleno crescimento no Brasil e no mundo, o Espaço Luxury rapidamente se consolidou como referência dentro do evento. Ao longo de uma década, abrigou grandes marcas nacionais e internacionais, promoveu encontros estratégicos entre profissionais do setor e fortaleceu o turismo de luxo como vetor econômico e de posicionamento de imagem.

 “São dez anos de uma curadoria cuidadosa, que equilibra requinte, inovação e conexão com o que há de mais atual no turismo de experiência. O Espaço Luxury foi uma proposta ousada a época, que se provou acertada e necessária”, destaca Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris. “É uma área que agrega valor, gera negócios qualificados e promove o networking entre marcas e profissionais que fazem a diferença no mercado.” 

Para 2025, o espaço promete uma edição ainda mais impactante, com ambientação elegante, experiências sensoriais, ativações exclusivas e um time de expositores que refletem o que há de melhor em hospitalidade, destinos de alto padrão, lifestyle, bem-estar e tecnologia voltada ao luxo. 

“O turismo de luxo é um segmento que exige autenticidade, atenção aos detalhes e alto nível de personalização. Ao longo desses 10 anos, o Espaço Luxury trouxe exatamente isso: uma vitrine refinada, com marcas que representam o que há de mais desejado no setor”, ressalta Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. “Em 2025, vamos celebrar essa trajetória com excelência e muitas novidades.”

 O Espaço Luxury 2025 será também uma homenagem a todos que ajudaram a construir essa história: expositores, curadores, parceiros e visitantes que, ao longo da última década, fizeram do ambiente um dos grandes destaques do Festuris. 

Mais do que um espaço físico, o Luxury é hoje sinônimo de experiência, prestígio e transformação no turismo brasileiro. 


Varginha prepara projetos para o desenvolvimento do sul mineiro

O centro e  o Aeroporto de Varginha


Varginha está localizada uma região privilegiada a 300 Km da capital mineira e a de São Paulo, e a 400 Km do Rio de Janeiro, em rodovia federal ligando as principais cidades do Brasil. Varginha á  uma das cidades mais estratégicas de Minas Gerais, está dando um passo importante para se consolidar como um centro de referência para o turismo regional. Com o apoio da Secretaria de Estado de Minas Gerais e de diversas entidades, a cidade está elaborando um Plano de Desenvolvimento Turístico que promete impactar cerca de 60 municípios do entorno.


Varginha já possui uma infraestrutura robusta, com uma rede hoteleira bem estruturada e um aeroporto com excelente capacidade. A iniciativa visa capitalizar essa localização privilegiada e a infraestrutura existente para atrair mais visitantes, servindo como porta de entrada para uma rica variedade de destinos no Sul de Minas.

O Que Varginha Tem a Oferecer - A cidade, famosa mundialmente pela história do ET de Varginha, não se apoia apenas nesse mistério para atrair visitantes. A clássica nave espacial no centro da cidade é um convite para explorar outros encantos, como:

  • Zoológico de Varginha: Um espaço de preservação ambiental no coração do bairro Jardim Petrópolis, ideal para um passeio em família.

  • Museu Municipal de Varginha: Um local para mergulhar na história da cidade e de seus personagens. A entrada é gratuita.

  • Theatro Capitólio: Uma joia arquitetônica e cultural que recebe concertos, peças e apresentações artísticas de diversos estilos.

  • Via Café Garden Shopping: Um moderno centro comercial com lojas, praça de alimentação e cinema.

  • Morro das Três Torres: Para os amantes do ecoturismo e aventura, o morro oferece trilhas e uma vista panorâmica deslumbrante da região.

  • Estádio do Melão: Palco de jogos de futebol que recebe times de todo o Brasil, uma ótima pedida para os fãs do esporte.

A cidade também se destaca pela sua gastronomia e hotelaria, com restaurantes como Boi Gordo, Água Doce Cachaçaria e Castelli Romani, e hotéis de qualidade como Tryp By Wyndham Café Royal, Via Garden Varginha Hotel e Castelar Novo Hotel.

Um Plano com Abrangência Regional - O plano de desenvolvimento não se restringe apenas a Varginha. Cidades vizinhas como Cambuquira, Campanha, São Tomé das Letras, Três Corações, Três Pontas e Carmo da Cachoeira, entre outras, serão diretamente beneficiadas. A proposta é integrar a oferta turística da região, que abrange desde águas termais e turismo religioso até turismo rural, histórico e cachoeiras.


O lançamento oficial do projeto “Varginha como Polo de Desenvolvimento Turístico Regional” será no dia 21 de agosto, em um evento promovido pela Edersul – Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas Gerais em parceria com a Câmara Municipal e a Prefeitura de Varginha.

Porto Seco, centro de distribuição de mercadorias

Acompanhe as novidades sobre o projeto e a cidade pelos canais oficiais: @camaravarginha e @prefeituradevarginha.

Coluna Minas Turismo Gerais - Jornalista Sérgio Moreira

Informações para a coluna enviar para

JornalistaSérgioMoreira@sergiomoreira63 

sergio51moreira@bol.com.br


Oktoberfest Gramado divulga maratona musical com mais de 25 Bandas de Baile e Shows Nacionais. Evento acontece de 25 de setembro a 05 de outubro e foca na tradição das bandas que animam o público, além de contar com edição extra da Festa da Colônia e dias de acesso gratuito.

 

A Oktoberfest Gramado revelou a programação completa para sua edição 2025, prometendo uma verdadeira maratona de música e dança de 25 de setembro a 05 de outubro. Com foco na tradição que anima o público, o evento contará com mais de 25 bandas de baile e típicas alemãs, como Rainha Musical, Banda Cavalinho, Corpo e Alma e Orquestra La Montanara. A celebração no Expogramado será coroada ainda por shows de grandes estrelas do cenário nacional, incluindo Alexandre Pires, Maiara & Maraísa e Clayton & Romario.

Neste ano, o evento ganha um atrativo especial: acontecerá simultaneamente a uma edição extra da Festa da Colônia, enriquecendo a experiência dos visitantes com o melhor da cultura e gastronomia local. A programação musical foi cuidadosamente distribuída por três palcos, garantindo entretenimento para todos os gostos e idades.

A organização destaca a política de acesso facilitado em dias específicos. A Festa da Colônia terá acesso gratuito durante todo o período do evento, incluindo os shows de segundas, terças e quartas. Nas quintas-feiras, o público terá acesso livre aos pavilhões da Oktoberfest (dentro do ExpoGramado) a partir das 16 horas, uma oportunidade imperdível para vivenciar a festa. Para os shows nacionais e principais atrações de sextas, sábados e domingos (com acesso a partir das 16h), os ingressos já estão disponíveis na plataforma Bilheteria Digital.

A Oktoberfest Gramado 2025 é uma realização do Grupo Austral, Delta Entretenimento, ATours e Ugioni Shows.

PROGRAMAÇÃO OKTOBER GRAMADO 2025

25/09 (Quinta-feira)

  • 17h - Recepção Banda Amigos do Caneco (Palco 2)

  • 19h - Cerimônia de Abertura (Palco 1)

  • 20h - Banda Piriquito (Palco 1)

  • 23h - Rainha Musical (Palco 1)

26/09 (Sexta-feira)

  • 12h - Bandinha Típica América (Palco Festa da Colônia)

  • 19h - Banda The Willers (Palco 2)

  • 21h - Banda Monte Carlo (Palco 1)

  • 00h - Alexandre Pires (Palco 1)

  • 02h - Kaiser Musik (Palco 1)

27/09 (Sábado)

  • 12h - Vozes Coro de Gramado (Festa da Colônia)

  • 14h - Banda Típica Macega Show (Festa da Colônia)

  • 16h - Banda Saxônia (Palco 2)

  • 18h - Grupo de Danças Sonnenschein (Palco 2)

  • 20h - Banda Santa Cruz (Palco 2)

  • 22h - Danilo e Davi (Palco 1)

  • 00h - Kaiser Musik (Palco 1)

  • 01h - Clayton e Romario (Palco 1)

28/09 (Domingo)

  • 12h - Cassyano & Edimar (Festa da Colônia)

  • 14h - Kaiser Musik (Palco 2)

  • 16h - Banda Musical Quantum (Palco 2)

  • 18h - Banda Exemplo (Palco 2)

  • 21h - Banda Choppão (Palco 2)

29/09 (Segunda-feira)

  • Banda Show Brasil (Palco Festa da Colônia)

30/09 (Terça-feira)

  • Banda Bom de Baile (Palco Festa da Colônia)

01/10 (Quarta-feira)

  • Banda Nina (Palco Festa da Colônia)

02/10 (Quinta-feira)

  • 18h - Musical Encanto (Palco 2)

  • 20h - Banda Pandora (Palco 1)

  • 23h - Orquestra La Montanara (Palco 1)

03/10 (Sexta-feira) - BAILE OFICIAL OKTOBERFEST

  • 17h - Felipe Moschem e Grupo Dele Fandango (Palco 2)

  • 19h - Banda Real (Palco 2)

  • 21h - Banda Cavalinho (Palco 1)

  • 23h - Corpo e Alma (Palco 1)

04/10 (Sábado)

  • 16h - Banda Novo Brilho (Palco 2)

  • 19h - Banda Kamarilia (Palco 2)

  • 22h - Breno e Caio Cesar (Palco 1)

  • 00h - Maiara e Maraísa (Palco 1)

05/10 (Domingo)

  • 12h - Banda Saxônia (Festa da Colônia)

  • 15h - Grupo de Danças Internacional (Palco 2)

  • 17h - Banda Munich (Palco 2)

  • 20h - Banda 0800 (Palco 2)

SERVIÇO

  • O quê: Oktoberfest e Edição Extra da Festa da Colônia de Gramado

  • Quando: De 25 de setembro a 05 de outubro de 2025

  • Onde: Expogramado (Av. Borges de Medeiros, 4111 - Centro, Gramado/RS)

  • Acesso: Gratuito nas segundas, terças e quartas (palco Festa da Colônia) e quintas (pavilhões, a partir das 16h). Ingressos pagos para sextas, sábados e domingos (a partir das 16h).

  • Ingressos (Shows Nacionais): Plataforma Bilheteria Digital no link: https://www.bilheteriadigital.com/Oktoberfestgramado2025

  • Mais informações: @oktoberfest_gramado (Instagram)

Fotos: Oktoberfest Gramado.

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