Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 2 de agosto de 2025

VAMOS BEBER VINHO, ETC & TAL // Crasto Superior 2022 e Roquette & Cazes 2021 - Novas safras já disponíveis // Cinco indicações de vinhos inusitados





Crasto Superior 2022
Nova safra já disponível

Apresentamos a nova safra do Crasto Superior Tinto 2022, um vinho que expressa com autenticidade o caráter vibrante da região do Douro Superior.

Produzido exclusivamente com uvas da Quinta da Cabreira, propriedade da família localizada em Castelo Melhor, este tinto reúne o melhor das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão, provenientes de vinhas com cerca de 20 anos.

Com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, o Crasto Superior Tinto 2022 é um vinho de grande personalidade — ideal para quem valoriza vinhos com origem, elegância e profundidade.

Notas de Prova

Cor vermelha profunda com tonalidades violeta.
O aroma, vibrante e sofisticado, revela uma combinação harmoniosa de frutos silvestres, nuances frescas de bosque e um toque de especiarias.
No paladar, inicia-se com notável equilíbrio e finesse, evoluindo para uma estrutura marcada por taninos firmes, mas perfeitamente polidos, que proporcionam uma textura opulenta e aveludada, com final prolongado e distinto.

Descubra a nova safra e compartilhe momentos à altura de um clássico.
Um vinho pensado para quem aprecia a autenticidade, a estrutura e a expressão de um grande Douro.




Roquette & Cazes 2021
Nova safra já disponível

Temos o prazer de apresentar a nova safra do Roquette & Cazes 2021, fruto da parceria entre duas famílias apaixonadas por vinho: a portuguesa Roquette e a francesa Cazes, de Bordeaux.

Produzido com uvas das sub-regiões do Cima Corgo e Douro Superior, este blend de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz expressa a riqueza do Douro com uma abordagem técnica refinada, como o uso do método francês délestage durante a vinificação — que extrai o melhor das uvas, respeitando sua identidade.

Com 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês, o Roquette & Cazes 2021 une potência e finesse — ideal para quem aprecia vinhos de identidade marcante e acabamento sofisticado.

Notas de Prova
Cor rubi profunda.
Excelente intensidade aromática, onde se destacam notas de frutos vermelhos frescos, bem harmonizadas com notas suaves de especiarias finas.

Na boca apresenta um ataque elegante evoluindo para um vinho de grande solidez e estrutura, caracterizado por taninos de textura aveludada. Envolvente, termina equilibrado, fresco e muito persistente.

Descubra a nova safra e compartilhe momentos à altura de um clássico.
Um vinho pensado para quem valoriza a elegância




[Créditos: Rhafaela Lima]

Cinco indicações de vinhos inusitados

No universo dos vinhos, a escolha de um rótulo especial geralmente envolve considerar os gostos do seu pai: suas preferências gastronômicas para uma harmonização perfeita ou os momentos em que ele mais aprecia um bom vinho, seja em celebrações ou em ocasiões mais intimistas.

Tradicionalmente, muitos optam por vinhos clássicos, aqueles de regiões renomadas, vinícolas icônicas ou rótulos consagrados, que dificilmente decepcionam. 

Mas para inovar e surpreender verdadeiramente, a sommelière Thamirys Schneider, da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, sugere uma abordagem diferente: fazer uma escolha mais ousada e fora do convencional. A proposta é ir além do esperado, optando por rótulos que se destacam, seja pela uva pouco conhecida, pelos blends inusitados, ou origem de regiões menos exploradas ou estilos de produção singulares.


Confira abaixo as indicações da sommelière. 


  1. Um Sauvignon Blanc barricado

Um vinho Sauvignon Blanc não é uma sugestão incomum, mas há exemplares com longo amadurecimento em barrica que são totalmente diferenciados. Essa uva branca, bem conhecida pelos seus vinhos jovens, frescos e aromáticos, é uma fruta naturalmente com muitos aromas, por isso os rótulos mais comuns não usam barricas. Com isso, a ousadia na produção de Sauvignon Blanc está em exemplares com 18 meses em barricas de carvalho francês sobre as borras finas, como é o caso do chileno Calyptra Gran Reserva D.O. Cachapoal Valley Sauvignon Blanc 2019. O resultado deste vinho é fora da curva: um Sauvignon Blanc encorpado, volumoso e mais untuoso no paladar, com notas de maracujá maduro, frutas brancas com camadas de baunilha, amêndoas laminadas torradas, caramelo e toques amadeirados. É um vinho com grande complexidade aromática e paladar marcante, com viva acidez, longo e complexo. 


(https://www.wine.com.br/vinhos/calyptra-gran-reserva-sauvignon-blanc-2019/prod27923.html


  1. Um Chianti moderno e ousado

Na Itália, a Toscana é uma região emblemática quando o assunto é vinho, e a D.O.C.G. Chianti é uma denominação símbolo desta região. Se a proposta é sair do que é comum, vale incluir rótulos especiais da região como o Piccini D.O.C.G. Chianti 2023. A proposta desta produção uniu dinamismo, ousadia e tradição para criar este exemplar que é considerado o Chianti do século XXI. Tradicionalmente, os vinhos Chianti tem um sabor mais seco, acidez vibrante e com taninos mais perceptíveis, tornando-os ótimas opções gastronômicas. 


Um dos grandes desafios da vinícola Tenute Piccini foi transformar o vinho Chianti, um dos vinhos italianos mais tradicionais, em um vinho jovem, moderno e dinâmico, provando sua capacidade de inovação e contínuo dinamismo. 


O resultado é um exemplar fácil de degustar e agradar. No nariz, é aromático, com notas de frutas vermelhas maduras com sutil toque de ervas. Na boca, tem boa estrutura, grande concentração frutada, com taninos médios, acidez refrescante e textura muito macia. 


(https://www.wine.com.br/vinhos/piccini-d-o-c-g-chianti-2023/prod30672.html


  1. Um Douro inspirado no Novo Mundo 

Os vinhos tintos do Douro, Portugal, são conhecidos pela sua intensidade, elegância, estrutura robusta, taninos firmes, acidez presente e sua mineralidade símbolo da região. Para inovar, o exemplar Lagar de Burmester Reserva D.O.C. Douro Tinto 2021 é uma opção interessante, pois consiste num tinto inspirado nos potentes e concentrados tintos californianos, principalmente os que têm Zinfandel em sua composição, assim como os grandes Malbecs argentinos com passagem por barrica, mas sem perder a elegância, maciez e o frescor dos vinhos do Douro. 


É um exemplar elaborado com as uvas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz que amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. No nariz, apresenta aromas ricos e complexos de frutas pretas, cacau, baunilha com toques de especiarias. Na boca, tem grande corpo, boa estrutura, taninos maduros, textura aveludada, acidez média para alta que traz agradável frescor e prolonga o final. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/lagar-de-burmester-reserva-d-o-c-douro-tinto-2021/prod30367.html)


  1. Um blend diferenciado

Elaborada pela chilena Viña Ventisquero, o rótulo Vertice é um projeto ousado liderado por dois grandes nomes no mundo do vinho: Felipe Tosso, enólogo chefe da Viña Ventisquero, e John Duval, enólogo australiano de renome internacional. O nome Vértice representa justamente esse ponto culminante, o encontro de dois enólogos que são referências no mundo do vinho. E também o encontro fora do convencional de duas variedades que se tornaram símbolo de Apalta, Carménère e Syrah.


Vertice Limited Edition Valle De Apalta 2021 é um blend ousado do vinhedo premium da parte mais alta (quase 500 m de altitude), onde cada uva vem de um único bloco do vinhedo de La Roblería, no Vale de Apalta, um pequeno vale do Colchagua, que se tornou um paraíso para as uvas Carménère e Syrah. Para compor a intensidade de sua história e assinatura deste exemplar, o vinho amadureceu por 22 meses em barricas de carvalho francês de 300 L, sendo 40% em barricas novas e 60% em barricas de segundo e terceiro uso. Depois, ficou mais 14 meses envelhecendo em garrafa antes de ser comercializado. 


Consiste num exemplar com camadas aromáticas bem marcadas revelando notas de frutas vermelhas maduras, pimenta preta, especiarias doces, chocolate, notas terrosas e toque de grafite. Na boca, é profundo, encorpado, apresenta grande estrutura, taninos marcantes e acidez média-alta em gloriosa harmonia e equilíbrio. Um vinho que safra após safra coleciona premiações. 


(https://www.wine.com.br/vinhos/vertice-limited-edition-valle-de-apalta-2021/prod30556.html


  1. A liberdade criativa dos vinhos californianos

A Califórnia (EUA) surpreende o mundo do vinho com sua liberdade criativa, um laboratório instigante de blends de uvas e regiões, com diferentes estilos e assinaturas. O Abstract California 2022 é uma colagem de centenas de lotes, cada um degustado, misturado e novamente degustado para determinar a versão final. Cada lote conta sua própria história, mas, misturados, tornam-se parte da saga Abstract. 


Uma das muitas definições da palavra "abstrato" é um resumo de algo maior, abrangendo os elementos cruciais, facilitando a compreensão imediata. Abstract, à sua maneira, é um resumo da missão vinícola e da identidade da Orin Swift. Ele sempre terá a característica de drinkability da Orin Swift, composto por frutas de vinhedos de qualidade em toda a Califórnia, e gera conversas seja sobre o vinho ou o rótulo. 


Para quem não conhece a Orin Swift, Abstract é um bom ponto de partida. Ele apresenta aromas abstratos por excelência, mas com um toque mais melancólico: notas de ameixa preta madura, cacau, pimenta-do-reino, cedro, cogumelo seco, almíscar de solo florestal e carvalho doce. A entrada é permeada e inundada por notas de geleia de mirtilo com toque herbáceo e balsâmico. Um vinho brilhante e envolvente no paladar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.