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sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Honda Elite 125 2022: a nº1 de seu segmento A menor das scooters Honda não foge à regra, e engloba em suas compactas dimensões alta qualidade, economia e praticidade. Atualizada através de cor inédita e extensão dos detalhes em preto, além de grafismos renovados, a versão 2022 preserva todas as qualidades técnicas que a colocaram na liderança do segmento.

 


A Honda Elite 125 completa três anos no mercado nacional se reafirmando como melhor escolha da categoria, posição comprovada pelos 72% de participação em seu segmento obtidos em setembro passado. Esta impressionante marca supera o "share" recorde de 71% conseguido pela sua antecessora Honda Lead, comercializada entre 2009 e 2016.

A versão 2022 da Honda Elite 125, modelo capaz de atrair estreantes ao guidão, motociclistas experientes e uma significativa parcela de usuárias do sexo feminino, se renova através uma cor inédita. Grafismos atualizados e a ampliação de áreas em preto na parte frontal e lateral inferior complementam o modelo 2022, evidenciando a atualização.

Dona de um design atraente, no qual a agressividade das formas angulosas dá ao conjunto uma personalidade ímpar, a Elite 125 também se destaca pelo requinte dos materiais utilizados. Partes plásticas e metálicas combinam texturas a superfícies de acabamento primoroso, exaltando a alta percepção de qualidade que é comum a todos os modelos Honda.



O grupo ótico iluminado por LED é, em conjunto com o painel de instrumentos LCD, outro ponto de destaque da Elite 125, garantindo eficiência na utilização diurna ou noturna. O porta-objetos na face posterior do escudo frontal, o gancho para sacolas e mochilas e o assoalho plano que facilita o transporte de pequenas cargas é complementado pelo compartimento sob o assento, capaz de abrigar um capacete integral, e cujo comando de abertura se dá através da chave de ignição.

Uma das características mais apreciadas da Elite 125 é o assento de dois níveis situado a apenas 772 mm do solo, distância que facilita apoiar os pés no solo, algo especialmente bem vindo para os iniciantes. A ergonomia da Elite 125 foi objeto de atento estudo por parte dos projetistas, que buscaram uma posição de pilotagem que conciliasse pleno domínio da scooter e uma natural adequação a variados biotipos.

No âmbito técnico, a Honda Elite 125 excede as expectativas por confiabilidade e performance através do motor monocilíndrico OHC de 124,9 cc, dotado de refrigeração a ar forçada por ventoinha e alimentado pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Com potência máxima de 9,34 cv e torque máximo de 1,05 kgf m, proporciona acelerações e retomadas de velocidade plenamente adequadas, nas quais a suavidade e precisão de funcionamento da transmissão automática CVT é destaque.

O chassi de aço tipo underbone tem à frente suspensão por garfo telescópico e roda de 12 polegadas. Atrás há um monoamortecedor com regulagem na carga da mola e roda de 10 polegadas. A frenagem com sistema CBS - Combined Brake System -, se dá através de disco dianteiro e tambor traseiro.



Oferecidas em três opções de cor - a inédita cinza metálico -, vermelho perolizado e branco, a Honda Elite 125 2022 estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de 28 de outubro. O preço público sugerido base Distrito Federal, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 10.120,00.

A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão).

Nissan LEAF é eleito o modelo elétrico com maior valor de revenda do Brasil. Modelo teve o melhor índice entre os veículos usados 100% elétricos, de acordo com o estudo "Maior Valor de Revenda 2021". Novo Kicks Active recebe homenagem na categoria PcD. Pesquisa sobre depreciação veicular é realizada há 20 anos




Rio de Janeiro – O Nissan LEAF não é somente uma boa opção de compra, como a pesquisa anual Os Eleitos indicou. O modelo 100% elétrico, ícone da mobilidade inteligente da marca japonesa, também é o modelo desse segmento mais valorizado no mercado de usados. A conclusão é da 8ª edição do prêmio "Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2021", tradicional estudo de depreciação veicular, realizado há exatos 20 anos para identificar o comportamento dos preços dos carros no mercado brasileiro.

O Nissan LEAF recebeu o selo "Maior Valor de Revenda 2021" por ter sido o veículo elétrico com maior valorização no segmento de usados, com índice de 11,8% depois de um ano de uso. A pesquisa feita pela equipe da Agência Autoinforme, organizadora do estudo e da premiação, avalia eventuais distorções do mercado e elimina preços e veículos que se situam fora da curva. São levados em conta também o volume negociado de cada modelo, sendo eliminados aqueles que não tiveram um número mínimo de licenciamentos.

O índice de depreciação ou apreciação é obtido a partir do chamado preço real de mercado, apurado em revendas para se obter o valor de fato pedido pelo modelo analisado e comparado com o valor do zero-quilômetro há um ano.

E o Nissan Kicks Active, versão voltada para o público PcD, recebeu uma homenagem por também ser o modelo do segmento com maior valorização no último ano.

"O Nissan LEAF é o ícone do projeto mundial de eletrificação da Nissan. Mais e mais consumidores têm descoberto as vantagens de ter um carro 100% elétrico, que não emite poluentes e nem ruídos e que pode ser carregado em casa, como o estudo demonstra. São qualidades que fazem com que a sua procura seja maior também no mercado de usados, demonstrando a confiabilidade que o produto transmite", afirma Tiago Castro, diretor sênior de Marketing e Vendas da Nissan.

Nissan LEAF

O modelo 100% elétrico da Nissan já tem mais de 500 mil unidades vendidas em todo o mundo. A atual geração, a segunda do modelo, é comercializada no Brasil desde 2019. Seguindo o conceito da visão Nissan Intelligent Mobility, e graças à excelente autonomia e a sistemas inovadores, o Nissan LEAF fortalece o sucesso da Nissan em veículos elétricos e promove a expansão do segmento globalmente. O modelo é produzido em três países, de três continentes diferentes, e é comercializado em mais de 50 mercados pelo mundo.

O Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas. Ele conta, por exemplo, com o inovador e-Pedal, que permite o condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.

Com um moderno e-powertrain, o Nissan LEAF oferece grande eficiência energética por meio baterias de íon-lítio de 40 kWh. O conjunto oferece um desempenho estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm. É desempenho com emissão zero.

Tudo isso com uma economia significativa com recarga/abastecimento. Em um levantamento da Nissan do Brasil com dados médios de mercado para o custo do litro de gasolina e do quilowatt-hora (kWh), a redução de custos de recarga/abastecimento pode chegar a 75% ao se rodar com um Nissan LEAF em comparação com um automóvel de tamanho similar com motor a combustão.

Já para assegurar a segurança dos ocupantes, o modelo vem com o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse "escudo inteligente de segurança" integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Fiat Strada, Toro e Grand Siena são os veículos com maior valor de revenda de suas categorias. • Levantamento anual feito pela agência Auto Informe destacou modelos da Fiat que tiveram valorização após um ano de uso

 



A 8ª edição do Selo Maior Valor de Revenda Autos 2021, que comparou os preços de 126 automóveis 0 KM de 20 marcas com o valor do mesmo veículo usado após um ano, premiou as montadoras em 17 categorias e teve a Fiat como um dos destaques.

Líder absoluta no mercado brasileiro de comerciais leves, a Nova Strada venceu entre as concorrentes em Picape Pequena com uma valorização de 14,3% no período, nesta que é a quarta vitória do modelo.

O mesmo ocorreu com a Nova Toro, que em 2021 passou por sua mais importante evolução desde o lançamento. A quinta vitória consecutiva do fenômeno de vendas da marca veio acompanhada de 12,3% de valorização na categoria Picape Compacta.

“A Fiat é a maior vendedora de picapes do Brasil, por isso nossa satisfação com os prêmios, que coroam o trabalho grande que desenvolvemos em prol do cliente”, afirmou Felipe Salum, gerente de Picapes e Comerciais Leves da Fiat.


O terceiro veículo Fiat a vencer nesta edição do Selo Maior Valor de Revenda Autos 2021 foi na categoria Sedã de Entrada. O resultado é inédito para o Grand Siena, que teve valorização de 12%. “Agradecemos ao Auto Informe por se dedicar a um aspecto importante da vida útil dos automóveis no país. Na Fiat nos preocupamos com o valor de revenda dos nossos veículos, daí o orgulho por esse reconhecimento”, disse Pedro Silva, gerente de Veículos de Passeio da Fiat.


quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira



Turismo em Minas movimenta bilhões

 

Passeios com a Maria Fumaça é realizada em várias cidades mineiras


O período de pandemia fez com que revêssemos uma série de conceitos, hábitos e, porque não, de valores e costumes. Em vários setores da vida, já é possível perceber claramente essas mudanças. O ato de viajar e o que as pessoas procuram ao fazer turismo são exemplos disso. Antes colocada como tendência, a fruição ao ar livre, assim como os deslocamentos mais próximos, além da escolha por um lugar mais acolhedor e seguro neste momento, se tornaram a nova realidade do ir e vir do ser humano pelo planeta, por um período presente e futuro que ainda está para ser identificado. É neste cenário que Minas Gerais vem se destacando, com números substanciais que indicam o crescimento do turismo no estado, colocando-o como o principal destino brasileiro em 2021.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) lançou, em maio deste ano, quando o setor do turismo começou a dar sinais de retomada gradual com o avanço da vacinação no Brasil, o programa Reviva Turismo, voltado a identificar tendências e promover o estado, seguindo os protocolos de biossegurança. Desde que ele foi colocado em prática, o fluxo turístico em Minas Gerais identificou uma movimentação de mais de 6 milhões de pessoas, garantindo números maiores inclusive que o período anterior à pandemia. Pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por exemplo, uma das portas de entrada para o estado, em agosto de 2019, período pré-pandemia, passaram cerca de 570 mil pessoas. Já em agosto de 2021, o fluxo supera 670 mil turistas, ou seja, mais de 100 mil novos viajantes pelo estado.

O novo relatório divulgado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) registra que, em agosto de 2021, mais de 2 milhões de viajantes circularam pelo estado. Segundo dados da última Pesquisa de Demanda realizada pelo Estado, em 2016, visto que ainda não há uma medição mais atualizada deste viés até então, a média de gasto de um turista em Minas Gerais é de cerca de R$ 105 por dia. A média de permanência do viajante no estado é de aproximadamente 6 dias, o que dá o valor R$ 630 por turista. Ao multiplicarmos 2 milhões de pessoas por R$ 630, chegamos ao montante de R$ 1,26 bilhão injetados na economia mineira por mês desde maio de 2021. Em três meses, desde o lançamento do Reviva Turismo, esse número chega a R$ 3,78 bilhões.


Complexo turístico da Pampulha, atrai turistas do Brasil e exterior


No que diz respeito ao movimento de empregos no setor do turismo em Minas Gerais, que vinha registrando quedas até o mês de maio, a partir de junho, com a recuperação exponencial que o setor vem passando, já houve registro de mais de 12 mil novas vagas preenchidas no acumulado. Somente no último mês de agosto foram registrados mais de 5 mil postos de trabalho ocupados no setor do turismo no estado. O programa Reviva Turismo colocou como meta o aumento de 100 mil empregos na área em 15 meses. Em três, o estado já alcançou, portanto, 12% desse montante.

Minas conquista o imaginário coletivo

O contexto promissor vivido por Minas Gerais no momento é comprovado também pelos papéis de destaque que o estado vem desempenhando nas mais variadas vertentes relacionadas ao turismo.  A tradição, a cultura, a cozinha e o jeito único de seu povo fazem de Minas um dos dez destinos mais acolhedores do mundo, segundo o ranking global da premiação Travellers Review Awards 2021, da plataforma de reservas online Booking.com. Esta é a primeira vez que uma localidade brasileira está presente na lista das Regiões Mais Acolhedoras no Mundo.

 

O barroco de Ouro Preto é reconhecido mundialmente


De acordo com a mesma premiação da Booking.com, Minas Gerais também abriga três das 10 regiões mais acolhedoras do Brasil. Pela lista divulgada neste ano pela plataforma, Monte Verde, no Sul de Minas, aparece em segundo lugar. Já Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, na região central, está na sétima posição. Quem fecha o rol dos locais mais acolhedores do país, no 10º lugar, é a Serra do Cipó, compreendida pelo município de Santana do Riacho, também na região central de Minas Gerais. 

Já São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto de 730 habitantes banhado pelo Rio das Velhas, é um dos três destinos brasileiros selecionados pelo Ministério do Turismo (MTur) para representar o Brasil no concurso "Melhores Vilas Turísticas do Mundo", promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas.

As sucessivas conquistas do estado em notoriedade são também reflexo das campanhas “Minas para Minas”, “Minas para o Brasil” e “Minas para o Mundo”, desenvolvidas pela Secult no âmbito do Reviva Turismo. “Minas para Minas”, que teve início há cerca de um ano, relaciona-se ao turismo de proximidade, e ofereceu o destino Minas Gerais para os próprios mineiros, para que estes possam se reconhecer, visitar e resgatar o seu amor pelo estado, exaltando o sentimento de pertencimento do mineiro. A segunda etapa é a “Minas para o Brasil”, fase atual, que conta com ações de promoção e comercialização do destino Minas Gerais nos modelos B2B e B2C, como, por exemplo, parcerias com operadoras e agências para oferecimento de pacotes para todo o Brasil, ações de audiovisual e turismo autoguiado. As ações conjuntas com operadoras e agências brasileiras têm efeito internacional, abrindo a nova fase que será a campanha “Minas para o Mundo”.

Mas o reconhecimento das potências do estado não para por aí. Um dos seus maiores cartões de visita, a singular Cozinha Mineira, ganha os holofotes com a recente conquista no concurso internacional “Mondial du Fromage et des Produits Laitiers”, promovido na França. Produtores mineiros ganharam 40 medalhas das 57 faturadas pelo Brasil, liderando o ranking brasileiro na premiação. Além do alto número de prêmios no quadro geral, Minas Gerais levou quatro das cinco medalhas Super Ouro, que são as mais cobiçadas e mais raras, revelando a força e o vigor da cozinha mineira, o cuidado e a excelência de nossos produtos artesanais.

Minas Gerais é também o maior produtor de café do Brasil, sendo responsável por aproximadamente 54,3% da safra nacional, colocando o país como maior produtor e exportador do grão no mundo, de acordo com dados do Observatório do Café, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No estado, são 463 municípios produtores de café em uma área cultivada de 1,2 milhão de hectares (dados do mapeamento do parque cafeeiro mineiro de 2018). A macrorregião Norte e Vales do Jequitinhonha e Mucuri possuem 77 municípios produtores e uma área plantada de 37,8 mil hectares. Já o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Nordeste somam 51 municípios e uma área cafeeira de 211,9 mil hectares. Na Zona da Mata mineira, Vale do Rio Doce e região Central são 181 municípios e uma área cultivada de 322 mil hectares. As regiões Sul e Centro-Oeste, juntas, possuem a maior área. São 649,9 mil hectares plantados em 154 municípios.


A região do lago de Furnas um paraíso das águas


Já os azeites mineiros também ganharam evidência em setembro, durante o Brazil International Olive Oil Competition 2021, concurso que reuniu produtos de países da América Sul, da América do Norte e da Europa. Foram premiados azeites de Baependi e de Andrelândia, enquanto os produtos da Serra da Mantiqueira já vêm conquistando paladares há alguns anos em premiações internacionais.

O Governo de Minas, por meio de parceria entre a Secult e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), dentro do eixo de Infraestrutura do Programa Reviva Turismo, está oferecendo linhas de crédito especiais para os setores de turismo e eventos. O BDMG reduziu para 5% ao ano + SELIC a taxa para micro e pequenas empresas de Minas Gerais interessadas em obter crédito por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O movimento beneficia os setores ligados a turismo e eventos e diferencia o banco da concorrência, uma vez que as demais instituições financeiras do mercado estão praticando uma taxa de 6% ao ano + SELIC.

O crédito da linha Pronampe pode ser aplicado em capital de giro ou em investimentos, com prazo total de 48 meses para pagar e 11 meses de carência. Além da menor taxa de juros, outros diferenciais em relação ao restante do mercado: as empresas com participação feminina no capital social maior ou igual a 50%, há pelo menos seis meses, e as empresas da cadeia do turismo, eventos, bares e restaurantes, contam com Tarifa de Abertura e Acompanhamento de Crédito (TAAC) reduzida.

Além dessa importante iniciativa, Minas Gerais comemora o crescimento constante dos contratos assinados por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). No país, entre 2020 e 2021, 6.385 contratos foram firmados no Fundo, e o estado ocupa a segunda posição com a maior quantidade de contratos, somando 1.113 entre janeiro de 2020 e outubro de 2021. Esse indicador positivo da economia do turismo em Minas é também reflexo das ações do programa Reviva Turismo para estimular o setor. O Fungetur é uma linha de financiamento com recursos do Ministério do Turismo (MTur) destinada, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas. O aumento desse índice representa giro mais estável na economia do turismo, uma vez que é possível ampliar a capitalização de empresas ligadas ao setor, garantindo a seu funcionamento, a realização de obras de infraestrutura turística, além de manutenção de empregos no estado.

Minas para o Mundo


A diversidade da culinária mineira dá água na boca


Para consolidar a internacionalização de Minas Gerais, a Secult já percorreu os primeiros passos com a abertura de uma representação do estado em Portugal, tornando Minas o primeiro estado brasileiro a ter este tipo de ação no exterior. A estratégia integra campanha “Minas para o Mundo”, mais uma ação do Programa Reviva Turismo. O ponto de partida para promover o destino Minas Gerais em terras estrangeiras começa com o projeto Via Liberdade, rota turística e cultural que irá se estender pela BR 040, ligando as belezas, as histórias, a cultura e a arte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. Além de comemorar o bicentenário de independência do Brasil, o projeto celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna, em 2022.

A intenção de levar a cozinha mineira para o mundo foi enfatizada na última quarta-feira, quando o secretário Leônidas Oliveira e a subsecretária de Turismo, Milena Pedrosa, estiveram na Assembleia Legislativa, a convite do presidente da Comissão de Turismo da Casa, o deputado Mauro Tramonte, e o Corpo Consular no Estado, além de outras entidades ligadas ao turismo e à gastronomia, para traçar estratégias de promoção da nossa culinária inicialmente na Europa e nas Américas, para depois ganhar contornos para o restante do mundo. Um evento está previsto para Portugal no início de novembro, para dar o pontapé inicial nesta ação.

Em iniciativa inédita no estado e pioneira no Brasil, a Secult também lançou o Edital Reviva Turismo para fomentar o turismo mineiro. Orçado em R$ 10 milhões, o edital representa ainda o fortalecimento das parcerias do Governo de Minas com o setor privado na estruturação e promoção conjunta da marca Minas como destino. O objetivo é realizar investimentos de marketing para divulgar e promover o potencial turístico de Minas Gerais, o aumento do número de visitantes ao estado e gerar, assim, mais empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico.

O edital, que terá o período de inscrições entre 25 de outubro e 8 de novembro deste ano, prevê o investimento em 60 projetos, sendo 20 de apoio à comercialização (R$ 80 mil para cada) e outros 40 projetos de promoção (R$ 210 mil para cada).Dentre as ações de apoio à comercialização, a expectativa é sejam criadas ações como famtours; encontros de negócios; treinamentos e elaboração de roteiros turísticos em conjunto para operadores e agentes de viagens; além da criação, produção e divulgação online, seguindo a tendência de compra do turista.

Já dentre as ações de promoção de destinos e produtos turísticos as ações são: criação, produção e divulgação online de materiais digitais, conteúdos promocionais para redes sociais, sites ou blogs, press trips, ações de publicidade ou propaganda exclusivamente online; produção e aquisição de fotos e vídeos, de alta qualidade, para fins de promoção do destino ou produto turístico.

Os proponentes deverão ser organizações sociais que trabalham com turismo e possuam produtos turísticos já estruturados. Todos os projetos devem atuar com produtos turísticos mineiros com foco no turismo cultural, turismo de natureza, turismo de aventura, turismo gastronômico, turismo rural, turismo de negócios e eventos e cicloturismo.

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  @sergiomoreira63

 sergio51moreira@bol.com.br

 


Com desembarque confirmado para o Brasil em 2022, BMW i4 começou a produção na Planta de Munique, na Alemanha



São Paulo, 28 de outubro de 2021 – O primeiro BMW i4 produzido em série saiu da linha de produção da fábrica do BMW Group em Munique, na Alemanha, na última sexta-feira (22). A fábrica agora produz todas as variantes em uma única linha de montagem. “Em 2023, mais da metade de todos os veículos de nossas instalações de Munique terão uma direção eletrificada. A maioria será totalmente elétrica. Então, a Planta de Munique será totalmente elétrica”, afirma Milan Nedeljkovic, membro do Conselho de Produção da BMW AG. 


Com um foco particular na redução de emissões de CO², o BMW Group também anunciou uma meta para coincidir com o lançamento da produção do BMW i4: nos próximos anos, as emissões locais da logística de transporte na fábrica de Munique cairão gradualmente para zero. Isso será alcançado principalmente por meio de um maior uso do transporte ferroviário e caminhões elétricos a bateria.

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.173 — 28/10/21

 



OTIMISMO EM 2022 PREDOMINA

NAS PRIMEIRAS PROJEÇÕES

 


Está difícil fazer previsões para o próximo ano sobre mercado interno e produção total da indústria (inclui exportações). Isso ficou claro durante o Congresso Autodata Perspectivas 2022 que, tradicionalmente em outubro, procura lançar uma visão sobre o ano seguinte.

Os vários executivos dos fabricantes de veículos, seus fornecedores e concessionárias foram unânimes em apontar as incertezas em razão dos problemas de fornecimento de componentes, taxas de juros, inflação, preços do petróleo e agitação de um ano eleitoral nos três níveis de governo.

Na realidade, até estimar o que vai acontecer neste último trimestre fica difícil. A Anfavea prevê o mercado interno total (veículos leves e pesados) em 2021 em um intervalo de menos 1% a mais 3% sobre 2020: 2.038 milhões a 2.118 milhões de unidades. Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, tem olhar otimista com moderação. Sua primeira previsão aponta para 2022 um volume de 2,28 a 2,6 milhões de unidades vendidas. E só em 2025 se alcançaria o patamar de 3 milhões de veículos.

A escassez no fornecimento de semicondutores é um dilema de toda a indústria mundial de veículos. Investimentos neste setor são bastante elevados e demoram a maturar. “Custo de perder clientes pode ser maior do que investir em chips”, comentou Moraes.

Dan Ioschpe, presidente do Sindipeças, mostrou cautela. “No próximo ano juros altos afetarão o consumidor. Mas só teremos como analisar melhor o cenário quando a produção puder atender toda a demanda”, indicou. O setor espera aumento de 10% no faturamento.

Pablo Di Si, presidente da VW América Latina e Caribe, acredita que a procura continuará forte nos próximos meses. As pessoas não puderam viajar e estão querendo trocar de carro. Porém, inflação e juros podem atrapalhar. Equilíbrio entre oferta e procura deve se alcançar em meados de 2022. Em sua visão, crescimento de 5% a 10% parece garantido.

Entre os otimistas está o presidente da Renault, Ricardo Gondo. Ele prevê o mercado crescer de 15% a 20%. As locadoras, que não puderam ser atendidas este ano, precisarão renovar suas frotas. A produção deve melhorar só no segundo semestre, se a tendência de maior suprimento de semicondutores se consolidar. Na próxima semana, o presidente mundial da Renault, Luca de Meo, virá ao Brasil. Novo plano de investimentos deve ser anunciado.

Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, somando os pontos positivos e negativos, acredita que, se superados os problemas de componentes, a produção em 2022 dará um bom salto. Contando com exportações aquecidas, o País poderá fabricar entre 2,6 e 2,8 milhões de veículos leves e pesados.

O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, também se alinha entre os que acreditam que 2,6 milhões de veículos serão comercializados no próximo ano. Taxa de câmbio elevada levará a marca japonesa a incrementar a localização de peças e exportar, o que está no âmago da empresa. Sua fábrica de Sorocaba começará a trabalhar em três turnos.

Segmentos de modelos importados e de preços mais altos, representados por BMW e Volvo no Congresso, estimam crescer até 20%. A BMW, além de 20 lançamentos, deve fabricar outro modelo no Brasil. Anúncio será feito em novembro.

 

ALTA RODA

 

ARQUITETURA modular MLA da Fiat, que estreou no novo SUV Pulse, será a base do novo modelo para o segmento C, em 2022. As dimensões serão outras com mudanças que incluem largura, entre-eixos, balanços dianteiro e traseiro, comprimento, altura, reposicionamento dos bancos dianteiro e traseiro, além do porta-malas. Ainda haverá um terceiro produto, de sete lugares, para completar a gama.

PICAPE média Chevrolet S10 aumentou para cinco as opções na gama. A nova Z71 está, no meio do portfólio, por R$ 260.490. Tem pegada mais “aventureira”, decoração bem elaborada e um acessório muito útil: defletor entre estribo e soleira das portas para evitar acúmulo de barro. Arco de segurança (santatônio) também é novo. Pneus aro 18 com reforços laterais e mais borracha, da Michelin, são de série.

SEDÃ-CUPÊ elétrico Porsche Taycan Turbo S permite acelerações de tirar o fôlego, em especial com controle de largada. Potência de até 761 cv (momentânea) permite acelerar de 0 a 100 km/h, em 2,8 s e de 80 a 120 km/h, em incrível 1,7 s. Perfil e traseira são seus melhores ângulos. Banco do motorista inclui 18 vias de ajuste. Amplo espaço para as pernas (2,90 m entre eixos). Bem baixo (1,38 m), acesso ao interior não é tão fácil. Manter altas médias em estrada exige planejamento, com queda rápida no alcance.

PIRELLI lançou, simultaneamente, três famílias de pneus. Cinturato P7 tem características melhoradas em piso molhado, frenagem e resistência ao rolamento (4% menos de consumo de combustível). Scorpion indicado para SUVs em asfalto e Scorpion HT para SUVS e picapes on e off-road. Introduziu ainda o Seal Inside, proteção contra perfurações por objetos de até 4 mm de diâmetro. Agora fabricado no Brasil, acrescenta 10% a 15% ao preço do pneu.

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                                            www.fernandocalmon.com.br


 

Nissan do Brasil é premiada pelo quarto ano consecutivo por suas ações ligadas ao marketing de dados Marca japonesa recebe dois reconhecimentos na 27ª edição do prêmio ABEMD

 


RIO DE JANEIRO – A área de marketing relacional da Nissan do Brasil foi reconhecida pelo lançamento do Novo Nissan Versa e por ações de pós-venda no 27º Prêmio ABEMD, organizado pela Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD). A marca ganhou o troféu ‘Ouro’ com o case "Lançamento Novo Nissan Versa" e o ‘Bronze’ com a experiência de pós-venda "Revisão Inteligente Nissan", ambos na categoria "Digital/Mobile". O prêmio é considerado o mais tradicional do segmento de marketing por dados.

Para serem considerados entre os melhores pelos jurados, os cases Nissan foram avaliados levando em consideração alguns pilares como: estratégia, planejamento, criatividade, omnicanalidade, entre outros. No lançamento do Novo Nissan Versa, por exemplo, foram criadas peças de e-mails marketing diferenciadas com "gifs" personalizados de partes do próprio veículo, gerando curiosidade sobre o produto. Como o lançamento foi por meio de um evento online na plataforma Youtube, a empresa criou uma página diferenciada para inscrição e participação no evento, gerando a oportunidade de leads para futuro contato. Usando as informações do banco de dados e a inteligência analítica, com base em estatísticas, e avaliações comportamentais, segmentaram clientes que possivelmente estivessem em período de realizar a troca do veículo usado por um 0KM.

Já no caso "Revisão Inteligente Nissan" a empresa utilizou dados existentes na sua base de dados para averiguar o histórico de passagens nas oficinas dos clientes, quais serviços foram ou não realizados por chassi e calcular a média de quilometragem diária de cada um. A partir dos cruzamentos de diversas variáveis, foi desenvolvido um algoritmo capaz de projetar o momento exato que cada cliente deveria realizar sua revisão, fosse por tempo (intervalo de 12 meses) ou por quilometragem (intervalos de 10 mil quilômetros). A combinação de informações permitiu uma personalização fantástica nas comunicações, surpreendendo o cliente no momento certo, com dados precisos.

O Prêmio ABEMD tem como objetivo reconhecer as ideias mais inovadoras e diferenciadas de marketing de dados. A Nissan já foi reconhecida por seu trabalho no marketing de relacionamento nas premiações de 2018, 2019 e 2020.

"A Nissan vem investindo muito na área de CRM, digital e o uso inteligente de dados é um dos nossos pilares. Criamos ações para trazer conexões fortes com os nossos clientes, foco principal da nossa estratégia de marketing. O uso de dados fortalece a gestão de relacionamento com eles, com muita criatividade e resultado nas ações", explica Humberto Gomez, Diretor de Marketing da Nissan do Brasil.

Conheça o podcast Nissan No Ar – que você pode ouvir a qualquer hora, em qualquer lugar no Spotify – e que trata de temas como novas ideias sobre mobilidade, design, tecnologia, cultura e assuntos do momento.

Stellantis, TIM e Accenture desenvolvem piloto 5G standalone inédito para indústria automobilística no Brasil. - Aplicação industrial já está em testes no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE) e conta com inteligência artificial e cloud computing

 


Goiana, Pernambuco, 27 outubro de 2021- A Stellantis, a TIM e a Accenture uniram-se para lançar o primeiro piloto 5G standalone para a indústria automobilística no Brasil aplicado ao ambiente industrial por meio de uma rede privada, que utiliza inteligência artificial e cloud computing de forma inédita. Depois de três meses de trabalho integrado, a primeira aplicação do sistema já está disponível e em testes no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE).

“Este é o primeiro passo para tornar o Polo Automotivo Stellantis de Goiana a primeira planta industrial do setor integrada com base na tecnologia 5G”, afirma o presidente da Stellantis para a América Latina, Antonio Filosa. “É uma conquista que confirma a vocação da Stellantis para a inovação com foco na satisfação do cliente. Queremos estar na vanguarda da nova tecnologia e das possibilidades trazidas pelo 5G”, acrescenta.


O projeto-piloto implantado já está integrado ao chão de fábrica e aplicado à manufatura. “O projeto visa assegurar a conformidade da identificação dos veículos de acordo com sua versão e acessórios, trazendo ganhos de qualidade nos processos de montagem subsequentes”, explica André Souza, CIO da Stellantis para a América do Sul. “Na planta, são produzidos quatro modelos que se multiplicam em mais de 100 versões, cada qual com suas especificações de itens, componentes e acessórios. Este controle é fundamental em uma linha flexível, como a de Goiana, onde são fabricados quatro modelos distintos de duas marcas. É um case focado no cliente final, com ganho imediato de qualidade e conformidade”, enfatiza.

O projeto foi viabilizado através da soma de expertises dos parceiros. A TIM foi escolhida como a provedora de telecomunicações responsável por fornecer a infraestrutura e rede 5G, implantando o núcleo de rede 5G SA (standalone) na nuvem pública, constituindo um ambiente digital integrado. A função da Accenture é integrar a rede 5G com recursos de automação de imagem e análise de vídeo de seus ativos Solutions.AI for Processing para melhorar a segurança e a qualidade da produção de automóveis na fábrica, ao mesmo tempo que abre o caminho para futuros casos de uso de 5G.

Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, destaca a parceria já estabelecida com a Stellantis para a implementação de sistemas inteligentes de conectividade e ressalta o futuro da tecnologia 5G: “Desde outubro de 2020, a parceria com a Stellantis gera frutos importantes para o desenvolvimento da indústria automobilística brasileira. Estamos às vésperas do leilão 5G e acreditamos que a nova tecnologia vai revolucionar o setor e impulsionar ainda mais o desenvolvimento da Indústria 4.0. Somos líderes e pioneiros em projetos relacionados à Internet das Coisas e estamos investindo fortemente para que o 5G traga a transformação digital que almejamos para vários setores da economia brasileira”.

Para Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, a tecnologia 5G standalone permite usar a conectividade com flexibilidade em todo polo automotivo, propiciando a aplicação de diversos casos de uso de maneira ágil e transformando a planta industrial em um verdadeiro laboratório para desenvolvimento do 5G na indústria automotiva. “Nos antecipamos ao mercado e, de forma inédita e pioneira, movimentamos o ecossistema para o desenvolvimento do 5G levando nossa expertise para os clientes corporativos”, resume.

“Junto com a TIM, estamos estabelecendo a base para os melhores casos de uso 5G que fornecem soluções de IoT, nuvem e inteligência artificial para a Stellantis. Isso permitirá que eles lidem melhor com qualidade, segurança, conformidade e eficiências de produção agora e no futuro”, disse Saulo Bonizzato, líder da indústria de Comunicações e Mídia da Accenture para Mercados Emergentes.


Projeto-Piloto

Após a fixação das etiquetas de identificação do veículo em sua traseira, uma câmera captura imagens durante o trânsito do veículo ao longo da linha de produção e, utilizando a arquitetura baseada na tecnologia 5G, transmite estes dados em tempo real para a Solutions.AI for Processing em operação na nuvem, aproveitando-se da baixa latência e da alta capacidade de transmissão de dados. 



Um software de inteligência artificial verifica a conformidade da sigla e informa aos operadores de inspeção de qualidade seu resultado em tempo real para a liberação ou não do veículo. Ao final, indicadores de performance orientam os gestores quanto à qualidade do processo de montagem. Com isto, assegura-se a perfeita conformidade de todos os itens que integram o veículo com seu modelo e versão. 

Os aprendizados sistematizados nesta etapa inicial serão utilizados em um segundo projeto-piloto mais complexo, que começa a ser implantado ainda no mês de novembro. O tema escolhido é o tráfego de AGVs (Automated Guided Vehicles). A tecnologia controlará a movimentação dos carrinhos automáticos, dispensando a instalação de trilhos físicos ou magnéticos no piso.


É um projeto que testará e empregará o tráfego veloz de dados através da rede 5G, aproveitando seus diferenciais de eficiência, como altas velocidade, confiabilidade e baixíssima latência, além de alta taxa de transferência de dados. 

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Fiat Pulse: em 96 horas, 5.500 reservas, quase um modelo por minuto. SUV mostra-se como um dos maiores lançamentos da marca no Brasil

 


O Fiat Pulse segue fazendo história no país. O primeiro SUV da marca 100% desenvolvido e fabricado no Brasil acaba de bater a marca de mais de 5.500 unidades reservadas em somente quatro dias. Esses números equivalem à reserva de quase um Pulse por minuto desde seu lançamento.

Nas primeiras 48 horas de pré-vendas, o SUV da Fiat já havia registrado mais de 4 mil unidades reservadas, o que comprova o desejo do consumidor por um modelo moderno, tecnológico, conectado e performance eficiente no segmento. “A reserva do Pulse foi feita apenas por clientes Pessoa Física, que fizeram o pagamento de um sinal de R$ 3 mil. Isso mostra o enorme interesse destes consumidores em torno do nosso modelo”, afirma Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.

Os números posicionam o Pulse como um dos maiores lançamentos da história da Fiat no Brasil. O SUV chega ao mercado com diversas opções de cores, acabamentos, câmbios e motores, incluindo o desejado Turbo 200 Flex de até 130 cv. O motor mais potente da categoria equipa as versões Drive, Audace e Impetus, sendo esta última a favorita do consumidor até o momento.

O Pulse com motor Turbo 200 Flex é equipado com um moderno câmbio automático CVT de sete marchas com função Sport e opção de trocas sequenciais pela alavanca ou por borboletas no volante. Com este conjunto, o SUV acelera até os 100 km/h em somente 9,4 segundos, superando seus principais rivais da categoria.

As unidades de test drive do Pulse já se encontram na maior parte da rede de concessionários de todo o Brasil, assim como modelos em show room, permitindo que o cliente conheça de perto o novo SUV. Com o compromisso Fiat de transparência, cada consumidor saberá o tempo previsto de entrega do seu Pulse já no ato da compra. As entregas do SUV começarão em novembro.

“Estes números reforçam a confiança que o cliente tem junto à marca, e confirmam que o SUV Pulse chega atendendo o desejo do mercado por um produto bem equipado, com elevado nível de qualidade e tecnologia, por um preço atraente”, conclui Herlander Zola.

O Fiat Pulse vem de série com diversos equipamentos, como ar-condicionado digital automático, central multimídia de 8,4 polegadas (10,1” na versão topo de gama Impetus), integração Android Auto e Apple Carplay sem fio, quatro airbags, controle de tração e estabilidade, TC+ e faróis e lanternas de LEDs. Também é possível encontrar, em diferentes versões, itens de segurança ativa como Frenagem Autônoma de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Comutação Automática do Farol Alto.


A exclusiva plataforma Fiat Connect////Me permite ao cliente do Pulse ter acesso a mais de 30 funcionalidades do veículo por meio de um smartphone, smartwatch e até mesmo com as smart speakers equipadas com as assistentes virtuais Alexa ou Google Assistant. O SUV vem de fábrica integrado ao Cart, plataforma de marketplace da Stellantis. Com ele dá para pagar impostos, multas e até comprar um lanche do McDonald’s pelo multimídia do Pulse, sem sair do carro.

Toda essa versatilidade, performance e eficiência, somados ao custo-benefício atraente, ajudam a entender o enorme interesse em torno do mais desejado SUV do segmento.


Festuris registra crescimento de destinos internacionais e terá cinco continentes representados



O mundo está retornando ao Festuris após o enorme impacto gerado pela pandemia, que restringiu durante muito tempo as viagens internacionais. Nesta edição da feira, que acontece de 4 a 7 de novembro, em Gramado/RS, cinco continentes terão países representantes com estandes próprios. Em comum, todos eles buscam promover seus destinos e infraestrutura turística para voltarem a receber visitantes brasileiros e latinos, entendendo o Turismo como uma plataforma de recuperação econômica. 


Mesmo com as fronteiras fechadas, alguns destinos internacionais mantiveram a sua participação no Festuris em 2020, como é o caso da Tailândia e de Mônaco, que estarão novamente na feira neste ano. Agora, a redução drástica no número de casos e óbitos, somado ao avanço considerável da população mundial vacinada contra o COVID-19, levou outros países a retornarem ao evento.


Argentina, Uruguai e Brasil estarão representando a América do Sul, um dos continentes que mais sofreu com a crise sanitária e econômica. Portugal, Itália e Mônaco virão da Europa buscando atrair mais visitantes para o velho continente. Israel e Tailândia representam a riqueza milenar da Ásia. Os Estados Unidos terão Paradise Coast, San Francisco e Flórida representando a América do Norte. Seychelles, arquipélago na costa do continente africano, também estará presente. 


“Com a abertura das fronteiras e a melhora no quadro sanitário mundial, ficamos empolgados com o aumento no retorno de destinos internacionais ao Festuris, mesmo que ainda em menor número comparado a 2019. Isso mostra que este pesadelo está passando e o Turismo voltará com tudo para ser uma das válvulas de recuperação econômica para muitos países que dependem desta atividade”, avalia o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.




Além dos destinos internacionais, grandes redes de hotéis e resorts com atuação no exterior estarão posicionadas em segmentos específicos do Festuris em 2021, em sua maioria no Espaço Luxury. Participantes também virão em caravana dos Estados Unidos para acompanhar as tendências e novidades da feira, assim como outros inscritos que virão de países como Espanha, Portugal, Peru, Chile e Argentina.


Sobre o Festuris

Tendo como Estado e Cidade anfitriões o Rio Grande do Sul e Gramado, respectivamente, neste ano, o Festuris acontece de 4 a 7 de novembro, no Serra Park, e conta com a Rede Laghetto como hotelaria oficial, Gramado Receptivo como agência oficial, Azul e Gol são as companhias aéreas oficiais, a Brocker é o transporte vip oficial, a Planalto é o transporte terrestre oficial e a Prudent é o parceiro de Biossegurança. O Festuris tem o patrocínio da CNC, Latam e apoio do Ministério do Turismo, BRDE e Sebrae.


Em 2020 o Festuris Gramado foi a primeira feira de negócios de turismo da América Latina a ocorrer de maneira presencial, desde o início da pandemia da Covid-19. Foram 5 mil inscritos, 6 mil reuniões de negócios através do aplicativo, 1,5 mil marcas em exposição em 25 mil m² de área. Mais informações sobre a 33ª edição acesse: festurisgramado.com


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