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quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Chevrolet Onix RS e Onix Plus Midnight atraem perfil de público inédito para o carro. É ofertado em duas opções de carrocerias (hatch e sedã), três pacotes mecânicos (1.0 MT6, 1.0 Turbo MT6 e 1.0 Turbo AT6) e, a partir de agora, em mais dois níveis de acabamentos (MT, LT, LTZ, RS, Midnight e Premier). Assista o vídeo no YouTube: https://youtu.be/UedxPGaIy_4






São Caetano do Sul - O sucesso do Chevrolet Onix está atrelado a vários fatores, desde os mais racionais, relacionados ao custo-benefício do produto em si, às inovações tecnológicas, às soluções de conforto e ao baixo consumo de combustível, por exemplo. Mas é o fato de estar em constante evolução e ditando tendências que o transformou em uma espécie de carro-símbolo desta atual geração de consumidores - contemporânea, inteligente e conectada.

A chegada da segunda geração do Onix, no ano passado, reforçou este posicionamento e inaugurou no segmento um patamar ainda mais elevado em relação a segurança, performance, nível de equipamentos e design. Aliás, o novo visual do produto é o quesito que mais encanta os clientes, e num grau similar apenas ao de carros de categoria superior, apontam pesquisas da marca.



O Onix vai surpreender novamente em estilo, só que desta vez com dois modelos especiais. O primeiro deles é o Onix RS, que une um design esportivo inédito com a eficiência do motor turbo e o acerto dinâmico tão particular do hatch. A outra novidade é estreia mundial do Onix Plus Midnight, que marca o lançamento do acabamento todo preto da grife global da Chevrolet para agregar sofisticação com um toque de atitude incomuns em sedãs.

"Apesar de focar em públicos distintos, o Onix RS e o Onix Plus Midnight foram concebidas para atender consumidores que fazem questão de expressar sua personalidade, sua atitude e até seu estilo de vida através de produtos com um estilo realmente diferenciado. Tudo dentro de um posicionamento bem interessante, já que os dois novos modelos estão na mesma faixa de preço de outras versões do Onix com nível de equipamento semelhante", explica Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing da GM América do Sul.


A versão RS traz um apelo mais arrojado e esportivo, enquanto o Midnight mescla ousadia e elegância. Em relação à configuração, essas duas novidades da linha Onix reúnem os equipamentos considerados essenciais pelos seus respectivos clientes, como a eficiência do motor turbo, o conforto da transmissão automática, a segurança dos seis airbags e a conectividade do sistema MyLink, agora com tela maior, de 8 polegadas.

"Onix RS e o Onix Plus Midnight estreiam apenas um ano após o lançamento da nova geração. Nossa motivação deve-se à rápida resposta do mercado ao nosso planejamento estratégico. O Novo Onix já se mostrou ser um sucesso, tendo dobrado a participação das versões mais sofisticadas, que já representam metade de todo volume de vendas do modelo, o que mostra a força da marca. Além disso, enriquecemos o mix com a maior participação do sedã, o que contribuiu ainda para que o Onix Plus ampliasse sua liderança na categoria", conta Mahnke.



A versão RS do hatch a série Midnight do sedã começam a chegar às concessionárias Chevrolet a partir de outubro também para ampliar a diversidade de versões do Onix, modelo que se transformou no compacto mais vendido da Chevrolet no mundo.

No Brasil, o Onix é ofertado em duas opções de carrocerias (hatch e sedã), três pacotes mecânicos (1.0 MT6, 1.0 Turbo MT6 e 1.0 Turbo AT6) e, a partir de agora, em mais dois níveis de acabamentos (MT, LT, LTZ, RS, Midnight e Premier). Com isso passamos a ter um Onix para cada perfil de consumidor, numa abrangência e grau realmente inéditos para o produto.



Onix Turbo estrea versão RS no Brasil
Dentro da linha de séries especiais, a versão RS é uma das mais cultuadas da Chevrolet no mundo, pelo fato de agregar acabamentos exclusivos que proporcionam um design mais esportivo ao veículo e dão um toque ainda mais marcante para o interior.

Inicialmente presente apenas em carros icônicos da marca, seu conceito vem se expandindo para diversos modelos recém-lançados do portifólio. No Brasil, o Onix foi o escolhido para estrear a versão RS, justamente por alcançar diversos perfis de clientes com seu grande volume de vendas.


O Onix RS se destaca pelos diversos itens exclusivos. A dianteira traz uma nova grade tipo colmeia, spoilers mais pronunciados esculpidos nas extremidades do próprio para-choque e um imponente conjunto luminoso, com faróis tipo projetor com máscara negra e luz DRL com moldura em preto brilhante, além do exclusivo emblema RS e da gravata Chevrolet "black bow tie".

Na lateral, o modelo traz os retrovisores pintados em preto metálico, combinando com as novas rodas em alumínio de 16 polegadas e uma saia lateral na cor do veículo, que faz o carro parecer mais próximo do solo.


Na traseira, além do spoiler integrado ao para-choque, o Onix RS traz um aerofólio que parece "flutuar" sobre a tampa do porta malas. Outra: o emblema com o nome do veículo traz acabamento escurecido.

O Onix RS diferencia-se de qualquer ângulo que você olhe para ele. Até por cima, pois o teto é pintado em preto, proporcionando mais dinamismo ao conjunto.

"O exterior é caracterizado pelos diversos acabamentos em tons de preto. A grade, as rodas e o logo ‘Onix’ ganham um tom preto brilhante, já os retrovisores, o teto e o aerofólio são pintados com uma tinta metálica, enquanto as máscaras dos faróis e os adesivos de coluna são foscos para que criem um efeito interessante com qualquer uma das três opções de cores para a carroceria: Branco Summit, Vermelho Carmim e Preto Ouro Negro", explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.


No interior, o Onix RS apresenta a mesma atenção aos detalhes. Mas, se na parte externa são os detalhes em preto que dão aquele toque especial, na cabine, a cor a escolhida para pincelar essa harmonização é o vermelho.


A cor está presente nas costuras pespontadas da forração premium do volante esportivo de base reta, iguais às que decoram os bancos inteiriços envolventes, inspirados em carros de competição. Já as saídas de ar trazem molduras com um toque vermelho acetinado que combina com o grafismo do quadro de instrumentos projetado especialmente para esse carro. Os ponteiros são iluminados em LED.

Vale destacar que este modelo é o único da linha a trazer cabine com revestimento de teto e colunas escurecidos, o que cria uma atmosfera única aos ocupantes.



"O Onix RS conecta a paixão do consumidor por carros especiais unindo design esportivo com a eficiência do motor turbo e o acerto de direção e de suspensão já específicos do hatch. Numa combinação singular de estilo, performance e prazer ao dirigir", diz Ricardo Fanucchi, diretor-geral de Engenharia da GM América do Sul.

Aliás, o Onix RS conta com uma configuração exclusiva para atender as preferências do consumidor brasileiro, com destaque para a praticidade. É a transmissão automática, que tornar mais confortável o uso no trânsito urbano, o principal habitat deste tipo de veículo. Moderna, essa transmissão de seis marchas garante ao carro exatamente a mesma agilidade da opção manual nas arrancadas de 0 a 100 km/h, por exemplo: até 10,1 segundos.



Na comparação como outros compactos de apelo esportivo, o Onix RS leva vantagem principalmente pelo menor consumo de combustível, que chega a ser 30% melhor. De acordo com os dados do Inmetro, o carro percorre com gasolina, em média, até 14,4 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade. Com etanol, os números são: 12 km/l e 8,3 km/l, respectivamente. Contribuem também o baixo peso (1.085 kg) e a excelente aerodinâmica do Chevrolet.



Outra novidade está relacionada a conectividade. O Onix RS traz uma tela maior, de oito polegadas, para o MyLink compatível com Android Auto e Apple Car Play.

Em suma, o Onix RS conta com um pacote único de itens de aparência e uma combinação de itens de série que tornam o produto altamente competitivo e atrativo. Seguem os principais diferenciais e equipamentos do veículo:


Acabamentos exclusivos
• Gravata "Black Bow Tie" Chevrolet

• Kit aerodinâmico com spoiler frontal e traseiro, grade tipo colmeia, saia lateral e aerofólio

• Faróis tipo projetor com máscara negra

• Luz de condução diurna em LED com moldura em preto brilhante

• Rodas de 16 polegadas com design esportivo

• Retrovisor com capa e teto pintados em preto metálico

• Logo Onix em preto fosco

• Revestimento interno de teto e coluna escurecidos

• Volante com base reta e bancos inteiriços que remetem a carros de corrida

• Acabamento interno com detalhes em vermelho no painel e nas costuras pespontadas

• Padronagem de banco RS


Conectividade, conforto e segurança

• MyLink compatível Android Auto e Apple Car Play e agora com tela maior, de oito polegadas

• Sistema de áudio com seis alto-falantes

• Ar-condicionado

• Direção com assistência elétrica

• Travas e vidros elétricos com controle remoto na chave

• Sensor de estacionamento traseiro

• Computado de bordo

• Controlador de limite de velocidade

• Regulagem de altura do banco e cinto de segurança do motorista

• Regulagem de altura e profundidade para o volante

• Airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina

• Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência

• Controle eletrônico de estabilidade e tração

• Assistente de partida em aclive


Mecânica
• Motor Turbo com o melhor balanço entre performance e eficiência energética

• Transmissão automática de seis marchas com controle de cruzeiro

• Acerto dinâmico de direção e de suspensão específicos do hatch

O consumidor ainda pode personalizar o veículo com diversos acessórios, como tapetes de carpete com borda vermelha e logo "RS", pedaleiras esportivas, tapete de bandeja de porta-malas, ponteira do escapamento cromada com dupla saída e antena de teto mais curta.

Onix Plus Midnight é o sedã que traz de série, 
além de espaço e sofisticação, atitude

A série especial Midnight é a mais popular da Chevrolet no mercado e já fez sucesso com a picape S10 e os SUVs Tracker e Equinox. Também é a série mais eclética, pois sempre consegue imprimir uma personalidade específica a cada um dos respectivos produtos que customiza.

O conceito "todo preto" para carroceria e acabamentos, que caracteriza a série Midnight, chega desta vez ao Onix Plus Premier para agregar sofisticação com um toque extra de ousadia incomuns em sedãs. Como maior mercado do modelo no mundo, o Brasil foi escolhido para a estreia do Onix Plus Midnight.


A série estreia exatamente um ano após o lançamento do Onix Plus, que revolucionou o design em seu segmento com uma nova linguagem estética caracterizada por proporções marcantes e linhas atléticas que criam um visual refinado e ao mesmo tempo dinâmico para a carroceria.

O preto que cobre a carroceria do Onix Plus Midnight traz um efeito especial. Ela sai do padrão convencional porque traz partículas metálicas e pérolas de tamanhos extrafinos que proporcionam à cor um alto nível de sofisticação - o que também cria um efeito tridimensional. A pintura ainda conta com uma camada de verniz que ressalta as linhas do design do carro com mais nitidez.


A série se diferencia das demais versões do sedã por conta do conjunto frontal mais esportivo, com a nova grade tipo colmeia em preto brilhante e pelos faróis tipo projetor com máscara negra. 



O modelo conta também com rodas escurecidas de 16 polegadas com desenho diferenciado da versão Premier original, assim como os frisos frontais e laterais e logos, que aqui aparecem monocromáticos - incluindo a gravata Chevrolet em preto, característica de séries especiais da marca.

Aliás, são os diferentes tons de preto que proporcionam esse conjunto altamente elegante e nada tradicional para o sedã, que vem muito bem equipado.

"O Onix Plus Midnight traz a essência do conforto e da sofisticação da versão Premier com um acabamento exclusivo que garante atitude marcante para o veículo. É uma customização assinada pelo time de design global da Chevrolet", diz o diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.


O Onix Plus Midnight traz um volante multifuncional de excelente empunhadura com revestimento premium. Destaque para o acabamento em preto brilhante do aro inferior e a gravata Chevrolet com fundo escurecido também no interior, algo até então inédito para a linha Midnight.

Os bancos dianteiros e traseiros contam com revestimento premium na cor preto "Jet Black", exclusivo da versão. O Onix Plus Midnight também conta com um pacote único de itens de aparência e uma combinação de itens de série que tornam o produto altamente interessante e atrativo. Seguem os principais diferenciais e equipamentos deste modelo em relação ao sedã:

Acabamentos exclusivos
• Gravata "Black Bow Tie" Chevrolet

• Grade tipo colmeia em preto brilhante

• Conjunto óptico com faróis tipo projetor com máscara negra e luz de condução diurna em LED

• Carroceria com acabamento "todo preto" para carroceria, rodas, frisos e logo Onix

• Acabamento interno Premier para painel, console central e quadro de instrumentos

• Volante de base reta com moldura inferior em preto brilhante

• Bancos com revestimento premium na cor preto "Jet Black"


Conectividade, conforto e segurança
• MyLink compatível Android Auto e Apple Car Play e agora com tela maior, de oito polegadas

• Sistema de áudio com seis alto-falantes

• Ar-condicionado

• Direção com assistência elétrica

• Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular

• Sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré

• Chave inteligente para destravamento das portas e partida da ignição por botão

• Computador de bordo

• Controlador para limitar a velocidade

• Regulagem de altura e profundidade para o volante

• Regulagem de altura do banco e cinto de segurança do motorista

• Airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina

• Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência

• Controle eletrônico de estabilidade e tração

• Assistente de partida em aclive

• Controlador de limite de velocidade

Mecânica
• Motor Turbo com o melhor balanço entre performance e eficiência energética

• Transmissão automática de seis marchas com controle de cruzeiro

O conjunto mecânico do Onix Plus Midnight é o mais tecnológico disponível para a linha. Combina o motor turbo mais eficiente do mercado com a transmissão automática de seis velocidades da Chevrolet, que garante excelente desempenho tanto no uso urbano como no rodoviário.

Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 10,4 segundos, enquanto a média de consumo fica entre 12 km/l (cidade) e 15 km/l (estrada) com gasolina e entre 8,6 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada) com etanol no tanque. Números impressionantes para um sedã de 4.474 mm de comprimento e com capacidade para transportar quase 500 litros no porta-malas.

"A opção de acabamento Midnight para o Onix Plus Premier veio para ficar e chega para somar às outras versões do modelo. Tradicionalmente a cor preta é uma das preferidas dos consumidores de sedãs por remeter a sofisticação", completa o diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

O Onix Plus Midnight pode ser equipado com acessórios de personalização, como spoilers dianteiros mais pronunciados, saias laterais e aerofólio traseiro, além de itens de praticidade, como saídas USB adicionais para os passageiros traseiros, além da bandeja impermeável no compartimento de carga com rede para acomodação de pequenos objetos.





terça-feira, 22 de setembro de 2020

Planta Piloto en Múnich: BMW Group utiliza la realidad aumentada en la creación de prototipos. La realidad aumentada ahorra hasta un año en la validación del módulo del vehículo. Los procesos de ensamble se pueden verificar anticipadamente y ajustar para la producción en serie.

 



Múnich. BMW Group está utilizando una nueva aplicación de realidad aumentada (AR por sus siglas en inglés) en el concepto de vehículos y la ingeniería de prototipos, acelerando el proceso hasta en doce meses, desde las secciones individuales del vehículo hasta las complejas etapas de producción. 

Las gafas AR permiten que las geometrías reales, en la carrocería de un vehículo, por ejemplo, se superpongan con modelos 3D holográficos a escala real, por lo que una variedad de conceptos y procesos de ensamble para vehículos de series futuras se pueden evaluar de manera flexible y rentable.

Michael Schneider, jefe de Vehículo Completo en la Planta Piloto: “Las gafas AR y los datos CAD nos permiten averiguar mucho más rápidamente si el trabajador de producción podrá colocar el componente correctamente más tarde, en la producción en serie. De esa manera, necesitamos muchas menos configuraciones de prueba."

Christoph Leibetseder, director de Tecnologías de Digitalización, Creación de Prototipos y Medición en la Planta Piloto, añade: "Otra ventaja clave es que nos ahorra tiempo y dinero cuando integramos vehículos nuevos en la producción."


Conceptos de vehículos visualizados en 3D.

Los vehículos y sus componentes se visualizan en una plataforma vinculada al sistema de gestión de datos de productos de BMW Group. Los archivos CAD de los componentes se arrastran y sueltan desde la base de datos basada en web a las gafas AR, que los especialistas pueden utilizar para reproducir los datos en 3D y su tamaño original en un entorno realista. La aplicación AR se controla manualmente, lo que permite la interacción directa con los componentes virtuales.

Con la aplicación AR, un simple movimiento de la mano es suficiente para modificar no solo el tamaño sino también la posición y el ángulo de los componentes. Además, se pueden crear secciones transversales para proporcionar una vista de las estructuras internas del vehículo. Otra ventaja es el trabajo colaborativo: las personas en diferentes ubicaciones alrededor del mundo ahora pueden emplear el modo multiusuario para formar equipos y revisar diseños y conceptos juntos, e identificar cualquier error.



Colaboración con la organización de investigación y puesta en marcha.

Como parte de este proyecto, BMW Group está trabajando con una empresa emergente y una organización de investigación con sede en Múnich. El trabajo para desarrollar y poner a prueba la primera aplicación de realidad aumentada comenzó dentro de un año en la Planta Piloto de Vehículos de BMW Group en Múnich. El desarrollo de la investigación y la metodología se centra en las visualizaciones basadas en la nube y el reconocimiento inteligente de objetos.



Planta Piloto como centro de competencia de BMW Group.

La Planta Piloto de BMW Group está ubicada en el Centro de Investigación e Innovación en Múnich, con otras tres instalaciones asociadas al norte de la ciudad, en Hallbergmoos, Oberschleissheim y Garching. Con una superficie total de 100,000 m2, alberga a 850 colaboradores que trabajan en hasta seis proyectos de vehículos simultáneamente. Al igual que las plantas de serie, la Planta Piloto puede ensamblar prototipos tanto eléctricos como de combustión. Como interfaz entre desarrollo y producción, permite que no solo el producto, sino también los procesos de ensamble en serie se refinen hasta su madurez, listos para su transferencia a plantas regulares donde se utilizan en la producción en serie, unidades de construcción de vehículos y el Centro de Manufactura Aditiva, un centro de excelencia para la impresión en 3D.




segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Coluna Mecânica Online


COLUNA MECÂNICA ONLINE® 


20 | SETEMBRO | 2020



Principais componentes do motor de combustão interna


Caros amigos, entender o funcionamento do motor é sempre muito interessante, como também os elementos da sua construção para obtenção da melhor eficiência energética.

Vou iniciar pelos pistões, que devem desempenhar uma grande variedade de funções:

- Eles transmitem a força gerada pelo gás de combustão às bielas.

- Eles são usados como prolongamento para definir os percursos das bielas dentro do cilindro.

- Eles apoiam a força normal aplicada contra as paredes do cilindro, enquanto a pressão do cilindro é transportada para a barra de ligação.

- Junto com seus elementos de vedação, eles vedam a câmara de combustão da árvore de manivelas.

- Eles absorvem calor para transferência subsequente ao sistema de arrefecimento.

O design do pistão e a configuração do pino do êmbolo, utilizados para transferir as forças do gás de combustão à barra de ligação são determinados pelo formato da câmara de combustão, incluindo a geometria da coroa do pistão, enquanto outras variáveis incluem o processo de combustão selecionado e a pressão associada máxima.

A prioridade é operar o pistão o mais levemente possível em uma unidade capaz de suportar forças intensas durante a operação, em um ambiente com temperaturas que podem atingir os limites físicos dos materiais usados em sua fabricação.

A definição precisa das dimensões do pistão, pino do êmbolo e buchas do pino do êmbolo é essencial para atingir este objetivo.

Os materiais usados mais frequentemente para forros de cilindro e pistões são o ferro fundido cinzento e o alumínio.

As variações na folga do pistão dentro do cilindro devem ser minimizadas para reduzir o ruído (batida de pino) e melhorar a vedação, apesar de o pistão e forro do cilindro apresentarem diferentes coeficientes de expansão. Para isso, tiras de aço ou elementos similares são fundidos algumas vezes no pistão para limitar sua expansão.

Os anéis do pistão constituem o elemento de vedação entre a câmara de combustão e o eixo de manivelas. Os dois superiores - anéis de compressão - asseguram a vedação do gás.

Pelo menos um anel adicional (anel de controle de óleo ou anel raspador, geralmente com um design diferente), assegura a lubrificação correta do pistão e das vedações. Graças às forças iniciais extremas dos anéis, exercidas contra as paredes do cilindro, eles constituem uma fonte importante de atrito, dentro do motor com pistão alternativo.

Biela - A biela é o elemento de junção entre o pistão e o eixo de manivelas. Ela é submetida à compressão de tração e esforços de flexão, alojando ao mesmo tempo as buchas do pino do êmbolo e rolamentos da árvore de manivela.

O comprimento da biela é determinado pelo curso do pistão e raio do contrapeso, assim, a altura do motor também pode ser um fator importante.

Biela forjada e fraturada - Oferece maior resistência e perfeito alinhamento da capa de mancal. A peça apresenta uma redução em relação à biela fundida de mais de 30% no peso (de 400g para 270g), que proporciona um menor consumo de combustível.

Árvore de manivelas - A árvore de manivelas, com suas extensões de haste, converte o movimento alternado dos pistões – transmitido pelas bielas - em movimento rotativo, disponibilizando o torque efetivo na extremidade da árvore de manivelas.

As forças que agem na árvore de manivelas são caracterizadas por periodicidades altamente variáveis e variam muito conforme a localização.

Estes torques e momentos de flexão e as vibrações secundárias geradas por eles representam fatores de tensão intensos e altamente complexos para a própria árvore de manivelas. Em função disso, suas propriedades estruturais e padrões de resposta de vibrações repousam em cálculos precisos e dimensões definidas cuidadosamente.

Assim, o cálculo e o dimensionamento são ainda mais complicados por causa da instalação de um grande número de múltiplos mancais radiais, como uma medida de precaução.

O número de mancais da árvore de manivelas é determinado primariamente pelo fator de carga global e pela velocidade máxima do motor, para acomodar suas pressões operacionais intensas, todas as árvores de manivelas de motores a Diesel incorporam um mancal radial principal entre cada raio de manivela e em cada extremidade da árvore de manivelas. Este arranjo também pode ser encontrado em motores de alta velocidade com ignição por centelha, projetados para altos rendimentos específicos.

As árvores de manivelas em alguns motores menores com ignição por centelha, projetados para operação em fatores de carga mais baixos, prolongam, algumas vezes, o intervalo entre mancais principais a cada dois raios de manivela da árvore de manivelas, por razões de custo. O número de contrapesos também depende dos critérios citados acima.

Os fatores de tensão e carga também são considerados para a seleção de materiais e processos de fabricação. Árvores de manivelas submetidas a altas tensões são normalmente forjadas.

Em motores menores e com menos tensões, as árvores de manivelas fundidas, que apresentam a dupla vantagem de menor peso e menores custos, estão se tornando cada vez mais populares.

Bloco do motor e cárter - A unidade do bloco de motor e cárter suporta o mecanismo de transferência de força entre o cabeçote do cilindro e o conjunto da árvore de manivelas. Ela apoia os mancais de suporte do conjunto da árvore de manivelas e incorpora (ou apoia) os forros do cilindro.

Também estão incluídas: uma camisa d’água separada e câmaras de galerias de óleo vedadas. O bloco também é utilizado como superfície de montagem e suporte para a maioria das unidades auxiliares do motor.

O bloco fundido e a unidade da árvore de manivelas constituem a configuração padrão para as aplicações automotivas. Os parafusos do cabeçote do cilindro opõem as forças de gás para facilitar uma transferência de força com linearidade máxima e tendência mínima de flexão através das paredes de suporte e para os mancais principais.

Para maior resistência, o cárter é frequentemente prolongado abaixo do eixo central da árvore de manivelas. Os pistões em motores com ignição por centelha quase sempre operam em cilindros integrais, usinados com a fundição do bloco. Em motores a Diesel, forros secos ou molhados, fabricados com materiais especiais resistentes a desgaste são usados normalmente.

Enquanto quase todos os blocos para motores de caminhão continuam a ser fabricados com ferro fundido cinzento, os blocos de alumínio para carros de passeio estão se tornando cada vez mais populares, devido a seu potencial de redução de peso.

Cabeçote do cilindro - O cabeçote do cilindro veda a extremidade superior do bloco e cilindro(s). Ele aloja as válvulas de troca de gás, assim como as velas e/ou injetores de combustível. Junto com o pistão, ele também assegura o formato desejado da câmara de combustão.

Na grande maioria dos motores de carro de passeio, o comando de válvulas também é montado no cabeçote do cilindro.

Mecânica Online

Semana Nacional do Trânsito

Entre os dias 18 e 25 de setembro é realizada a Semana Nacional do Trânsito 2020, que acontece todos os anos desde a implantação do Código Nacional de Trânsito, em 1997. Neste ano, a campanha em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV pelo Programa Laço Amarelo, tem como tema "Perceba o Risco, Proteja a Vida", dando sequência às ações educativas e de conscientização para um trânsito mais seguro.

Inovação

A Bosch também foi reconhecida pela 100 Open Startups, plataforma patrocinada por empresas globais que em conjunto avaliam e classificam startups de todo o mundo, como Top 1 Indústria Automotiva, por ser a empresa do setor brasileiro que mais realizou inovação aberta com startups em 2020. Referência para o mercado, esse ranking utiliza diferentes critérios para avaliar as relações de negócio entre startups e as grandes empresas.

50 anos

A BMW M Motorsport comemora, em 2020, junto ao famoso circuito das 24 horas de Nürburgring, na Alemanha, um cinquentenário emblemático. Há cinco décadas, a marca estreava com vitória no mesmo dia em que o "Inferno Verde" era inaugurado. Como nenhum grande evento comemorativo é possível no momento, a BMW M Motorsport homenageia este marco em sua história com uma pintura especial do BMW M2 CS Racing, a qual traz os nomes de todos os pilotos que estiveram envolvidos nas 19 vitórias gerais da BMW, de 1970 a 2010.

Parabéns

A Hyundai comemorou a marca de 400 mil participantes no programa de relacionamento Hyundai Sempre, hoje o maior do setor automotivo nacional.

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Acredite já existe uma bateria, e não é chinesa, que permite o carregamento do carro elétrico em 15 segundos e tem autonomia em torno de 400 km. O segredo é o carbono grafeno curvo




A indústria automóvel tem acelerado o desenvolvimento das baterias para que sejam cada vez mais eficientes, com maior capacidade de carga. 

Autonomias a rondar os 400 quilómetros começam a ser o padrão de referência da nova vaga de elétricos no mercado, quando, ainda há meia dúzia de anos, essa meta parecia inalcançável. 

O desafio é agora ‘encurtar’ os tempos de espera entre carregamentos, para que a utilização de um veículo elétrico esteja cada vez mais próxima daquilo a que estamos habituados com os congéneres equipados com motores térmicos. Objetivo que os especialistas da Skeleton Technologies garantem que pode cumprir-se brevemente.

A empresa eslovaca, em colaboração com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, apresentou a SuperBattery, uma bateria inovadora, concebida para suportar centenas de milhar de ciclos de carga sem se degradar, podendo recuperar a totalidade da sua carga em apenas 15 segundos!

De acordo com os responsáveis por este projeto, a capacidade de permitir carregamentos em períodos incrivelmente curtos é o culminar de anos de pesquisa na área do armazenamento de energia em ultracapacitores, aplicados numa bateria que utiliza na sua composição carbono grafeno curvo (Curved Graphene), um material patenteado pela companhia da Estónia.

Taavi Madiberk, CEO de Skeleton Technologies, recusa-se a estabelecer um prazo para que esta tecnologia possa aplicada pela primeira vez num automóvel, embora reconheça que existe já interesse por parte de alguns dos principais ‘players’ da indústria na Europa.

O grafeno é um material que apresenta propriedades únicas: tem a espessura de um átomo, é flexível, transparente termocondutor, duro como o diamante e 200 vezes mais resistente do que aço. 

Mas a sua densidade energética é baixa, comparável à das obsoletas unidades de níquel-hidreto metálico, rondando os 60 Wh/kg, quando as baterias modernas alcançam valores entre 120 e 180 Wh/kg. 

A sua aplicação nos automóveis é mais lógica como solução de apoio às tecnologias atuais, em modelos híbridos, reduzindo o consumo de combustível e as emissões, garantindo prestações superiores. 

E também em associação às baterias de iões de lítio nos 100% elétricos, uma vez que evitam o sobredimensionamento típico das baterias e sistemas de refrigeração adjacentes, reduzindo custos de produção e aumentando a vida útil de todos os componentes.

“A cooperação entre as empresas europeias de armazenamento de energia é fundamental para que a UE seja um líder global neste campo. Estamos muito satisfeitos por ter assinado o acordo de desenvolvimento da SuperBattery com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe e combinar forças para trazer ao mercado uma tecnologia que vai tornar obsoletas as soluções existentes”, revelou.

Fonte: Motor 24

Elétrico de R$ 20 mil já é um sucesso na China


O Hongguang Mini EV está à venda desde 24 de junho e, em menos de um mês, contabilizou mais de 15 mil unidades vendidas. A explicação para sucesso começa no preço, que arranca nos 3750 euros. Há gadgets mais caros…



A General Motors abdicou do Velho Continente, mas a estratégia do consórcio norte-americano passa pela aposta forte na Ásia, com grande destaque para o gigante mercado chinês, nomeadamente através da joint-venture com o Grupo industrial SAIC, em várias parcerias. Um dos projetos conjuntos é este Hongguang Mini EV, comercializado com a insígnia da marca Wuling.



Trata-se de um veículo urbano, dirigido a clientela muito jovem que procura um meio de transporte para as voltas de todos os dias na cidade, ao preço mais baixo possível. O ‘mini’ isso para oferecer, a partir de 3750 euros, que é o valor pedido pela versão base. Somando-lhe a tecnologia de propulsão 100% elétrica e cotas habitáveis surpreendentes para menos de 3 metros de automóvel.

Autonomia para 120 km livres de emissões
O conceito é sobejamente conhecido, remete para os kei car japoneses (classe de carros eminentemente citadinos), com carroçaria de tamanho XS, com apenas três portas e quatro lugares a bordo. 



A conceção engenhosa do interior permite ainda algumas soluções de versatilidade como a possibilidade de rebater os bancos traseiros, para aumentar a capacidade de carga até aos 740 litros. Na gama, duas versões de equipamento. 



A mais básica (sem ar condicionado…), conta com bateria de iões de lítio com 9,3 kWh de capacidade, o suficiente para permitir 120 quilómetros de autonomia entre carregamentos. 



A variante mais equipada e cara (preços a rondar os R$ 26 mil ) já dispõe de bateria maior, com 13,9 kWh, para 170 km de autonomia. Nas duas versões, motor com 27 CV de potência, capaz de acelerar 100 km/h.


Fonte: Motor 24

domingo, 20 de setembro de 2020

Ricardo Sperafico vence a segunda corrida da GT Sprint Race/Special Edition, em Goiânia

 

Goiânia (GP) - Ricardo Sperafico, do GTSR#11, categoria PROAM, ganhou a segunda corrida da GT Sprint Race em etapa inédita da Special Edition. Na manhã ensolarada deste domingo, no circuito do Autódromo Internacional Ayrton Senna, na capital goiana, ele completou as 11 voltas com o tempo de 21min51s070. 


A segunda colocação foi de Gabriel Silva, GTSR#18, da PRO, a 5s490, e no terceiro posto ficou Enrico de Lucca (PROAM), GTSR#56, a 6s753. A programação final da Special Edition prevê a terceira corrida a partir das 14h15min.

A segunda prova em Goiânia deixou claro que a categoria é sempre garantia de muita emoção e disputas por posições do começo ao fim. Após uma largada bastante movimentada, Pedro Ferro (GTSR#21) manteve a ponta, mas resistiu pouco tempo, já que Ricardo Sperafico assumiu a liderança logo na segunda volta, e foi seguido pelo irmão gêmeo Rodrigo. A partir daí, o paranaense administrou a vantagem até o final das voltas no circuito, garantindo a vitória.


“Foi uma corrida divertida. Começo foi bem intenso, com confusão na largada, mas consegui escapar bem dos enroscos. Depois, passei a administrar e fiquei brincando com meu irmão (Rodrigo). Agora vamos para a próxima que terá meu parceiro Weldes Campos no cockpit”, declarou Rodrigo Sperafico.


Gabriel Silva, da categoria PRO, era só alegria. Afinal, depois de tentar por dois anos participar da competição, conseguiu realizar o sonho e fazer bonito em Goiânia, garantindo o segundo lugar no geral e a vitória na sua classe. Daniel Correa (GTSR#77) foi o vice, e Daniel Coutinho (GTSR#88) o terceiro colocado nesta manhã.

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A abertura da corrida de Le Mans deste ano coube ao presidente da Peugeot, Carlos Tavares, pilotando um Peugeot 908. Peugeot Just Drive It: recompra garantida a 100% da Fipe




As 24 Horas de Le Mans terão um sabor inédito este ano. A Peugeot Sport vai revelar sua nova identidade com o emblemático Leão da marca e divulgar os principais aspectos de seu regresso às corridas de endurance.

Para acompanhar essa transição, a Peugeot também presta uma homenagem ao passado da marca nesse circuito mítico e excepcional que é Le Mans.

No sábado, 19 de setembro, às 08h05, um Peugeot 908 entrará na pista para dar uma volta, tendo ao volante Carlos Tavares, presidente do Conselho de Administração do Groupe PSA.

Essa volta é também uma forma de agradecer a todos os fãs de automobilismo, aos telespectadores, bem como aos voluntários, organizadores e às equipes que tornaram possível a realização da corrida em 2020.

Deppois, às 9h30, Carlos Tavares deu a bandeirada inicial, marcando oficialmente o início da 88ª edição das 24 Horas de Le Mans. No Brasil, as 24 Horas de Le Mans têm transmissão pelo canal fechado de TV FOX Sports 2.

PEUGEOT Just Drive It: recompra garantida a 100% da Fipe

  • Processo de aquisição de carro mais inteligente e completo do mercado agora vale para toda a gama de veículos de passeio da marca;
  • Nascido com o Novo Peugeot 208, o superprograma de financiamento Peugeot Just Drive It é estendido aos Peugeot 2008, 3008 e 5008;
  • Ao final do ciclo, consumidor tem a recompra garantida pela marca a 100% da tabela Fipe;
  • Clientes têm tranquilidade, acessibilidade e previsibilidade ao comprar um Peugeot ‘zero km’;
  • Revisões, despachante, IPVA, acessórios de personalização e até um serviço de estética com reparos de pequenos amassados e arranhados podem ter o valor diluído nas parcelas do financiamento;
  • A exemplo do Peugeot Total Care, Just Drive It é programa inédito no mercado, e passa a ser eixo estratégico e de diferenciação da Marca no Brasil.

Com o Novo Peugeot 208, nasce também o Peugeot Just Drive It. O programa, em ruptura no mercado brasileiro, é o primeiro a oferecer, ao final do ciclo, a recompra garantida a 100% da tabela Fipe. Assim, o Peugeot Just Drive It passa a ser mais um eixo estratégico e de diferenciação da Marca no país, que garante tranquilidade, acessibilidade e previsibilidade financeira aos seus clientes.

A exemplo do Peugeot Total Care, no qual a premissa é de que "Cliente que não estiver satisfeito com o serviço, não paga", o Just Drive It é um “item de série”, ou seja, o superpograma de financiamento criado especialmente para o Novo 208 passa a ser ofertado para toda a linha de veículos de passeio da Peugeot. Em outras palavras, ficou ainda mais fácil adquirir não só o Novo 208, como também um dos modelos da gama SUV (Peugeot 2008, Peugeot 3008 e Peugeot 5008).

O Peugeot Just Drive It é um programa de financiamento inédito feito em parceria entre a Peugeot e o Banco PSA, especialmente desenvolvido para quem busca economia – de tempo e dinheiro. 

Com uma entrada acessível mais parcelas planejadas para não impactarem o orçamento mensal, independentemente do modelo escolhido, o cliente tem a garantia da recompra do modelo usado por 100% da tabela Fipe.

Na prática, isso significa que o cliente tem a tranquilidade de saber que após o ciclo de parcelas, seu carro será vendido por um valor suficiente para quitar o valor residual do primeiro financiamento e ainda pagar a entrada do financiamento de seu próximo Peugeot zero-quilômetro, dando início a um programa contínuo de renovação. 

Há ainda a possibilidade de, encerradas as 30 parcelas, o cliente seguir com o seu Peugeot seminovo pagando o valor residual dividido em 12 vezes. Para garantir plena previsibilidade financeira, o Peugeot Just Drive It tem parcelas e residual pré-fixados, ou seja, haja o que houver, o valor mensal não sofre qualquer tipo de alteração.

Dinâmico e racional, o Peugeot Just Drive It permite a aquisição do carro com um custo mensal de parcelas inferior ao que seria o gasto com um carro alugado ou compartilhado de categoria equivalente. Tudo no Peugeot Just Drive It foi feito para o cliente dar uma entrada e, mediante parcelas mensais de baixo valor, nunca mais precisar se preocupar em achar um comprador para o seu usado - e que ainda paga 100% da tabela Fipe.

Mas o Peugeot Just Drive It vai além. Muito além. Para criar um sistema de aquisição no qual o cliente, de fato, só precisa se preocupar em dirigir, a Marca criou um pacote de serviços que podem ser acrescidos ao plano de financiamento. Uma ótima oportunidade de aprovetar melhor o momento de juros baixos do mercado. 

É possível até equipar o carro escolhido com uma linha de acessórios originais. Também dá para diluir no financiamento o pagamento das três primeiras revisões,  serviço de despachante (inclusive o IPVA), seguro com preço fixo e sem análise de perfil e até um plano de estética automotiva, com direito a reparos de pequenos amassados (funilaria de até 20 cm) e também de danos superficiais (pintura de até 50 cm). Todos os itens extras (acessórios, revisões despachante, seguro e estética) terão os valores disponíveis em breve.

 

Veja, abaixo, alguns exemplos do PeugeotJust Drive It:

  • Novo 208 Active 1.6 16V Automático (AM 2021)

Entrada de R$ 34.990 + 30 parcelas fixas de R$ 1.090 + Residual em 12 parcelas de R$ 1.759,61

  • Novo 208 Active Pack 1.6 16V Automático (AM 2021)

Entrada de R$ 34.990 + 30 parcelas fixas de R$ 1.290 + Residual em 12 parcelas de R$ 2.037,50

  • Novo 208 Allure1.6 16V Automático (AM 2021)

Entrada de R$ 34.990 + 30 parcelas fixas de R$ 1.490 + Residual em 12 parcelas de R$ 2.407,72

  • Novo 208 Griffe1.6 16V Automático (AM 2021)

Entrada de R$ 34.990 + 30 parcelas fixas de R$ 1.690 + Residual em 12 parcelas de R$ 2.457,54

  • 2008 Allure 1.6 16V Automático (AM 2020)

Entrada de R$ 33.385,80 + 30 parcelas fixas de R$ 1.235,10 + Residual em 12 parcelas de R$ 2.040,50

  • 3008 Allure 1.6 THP Automático (AM 2020)

Entrada de R$ 78.298,75 + 30 parcelas fixas de R$ 2.590,00 + Residual em 12 parcelas de R$ 5.148,12

  • 5008 Griffe Pack 1.6 THP Automático (AM 2020)

Entrada de R$ 88.541,71 + 30 parcelas fixas de R$ 2.990,00 + Residual em 12 parcelas de R$ 5.605,55

 

sábado, 19 de setembro de 2020

Volkswagen anuncia desafio com Escape 60: vencedor ganha um Nivus. Disputas serão gratuitas, começam dia 29 de setembro e serão todas virtuais




São Bernardo do Campo (SP). A Volkswagen convida você a colocar em prática todo o seu conhecimento e lógica em um desafio inédito no Escape 60. O tema principal não poderia ser outro: o Nivus, primeiro Smart Car produzido na América do Sul. Serão doze desafios classificatórios e os ganhadores de cada desafio disputarão a grande final. 

O vencedor geral leva um Nivus Highline zero-quilômetro. O primeiro desafio ocorre no dia 29 de setembro. As disputas serão todas virtuais e as inscrições são gratuitas! Basta acessar a página www.vwnivusescape60.com.br, preencher o cadastro e participar.

"O Nivus foi lançado de forma totalmente digital e já é um sucesso, pois ele carrega uma série de inovações. Ao fazermos esse desafio on-line, reforçamos a imagem do Nivus como embaixador de tecnologia e digitalização. De forma divertida e lúdica conseguimos unir os desafios de lógica do Escape 60 com os atributos do carro. O ganhador vai ter que mostrar que conhece bem o New Volkswagen", afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.

Corrida contra o tempo 
O Desafio Nivus Escape 60 será uma experiência em um ambiente virtual desenvolvido para aguçar as habilidades e raciocínio dos participantes. Serão 12 desafios realizados pontualmente às 20h (horário de Brasília), com duas horas de duração. 

Quem se conectar depois das 20h poderá entrar no jogo, mas o tempo de resolução sempre contará a partir das 20h - ou seja, caso o jogador se conecte às 20:10 e decifrar os enigmas às 20:45, o tempo dele será de 45 minutos. Após as 22h, os desafios ficarão disponíveis no site para diversão/treino, isto é, os resultados não valerão como classificatórios.

Para tornar o desafio mais competitivo e participativo, serão divulgadas dicas a cada 5 minutos (em média) com o oferecimento das empresas parceiras na Volkswagen Play Apps (loja de aplicativos exclusiva do VW Play). 

Cada etapa terá dois enigmas. Quem descobrir as respostas mais rápido, vence a etapa. As partidas ocorrerão a partir do dia 29 de setembro às terças, quintas e sábados e terão limite de 100 mil participantes (por etapa). 

Não há restrição na quantidade de inscrições, ou seja, quem quiser pode participar das doze etapas, por exemplo. Se o vencedor da primeira etapa ganhar outra etapa, a vaga para a final será destinada ao segundo colocado e assim sucessivamente. 

Em caso de empate, vence o jogador que tenha terminado o primeiro desafio em menor tempo. Se persistir o empate, ganha a vaga o primeiro a ter se inscrito. 
As inscrições devem ser confirmadas a cada desafio, inclusive para a final. As inscrições serão abertas 36 horas antes de cada desafio e encerradas 2 horas antes de cada desafio. 



Campeão dos campeões
Os vencedores de cada etapa garantem uma vaga na final, marcada para o dia 31 de outubro. O desafio final será maior que os demais: terá quatro horas de duração e contará com cinco enigmas. 

Quem descobrir as respostas em menor tempo, terá um Nivus Highline na cor Vermelho Sunset para chamar de seu. Além do carro, o campeão fatura 1 ano de seguro grátis da Porto Seguro, crédito de R$ 2.000 a ser utilizado nos serviços Sem Parar (ex. Pedágio, Combustível, drive-thru) e 1 ano de licença no aplicativo Ubook. 

Todos os 12 finalistas ganharão também da Porto Seguro um crédito de R$640 em serviços auto, mais crédito de R$238,80 para serviço de assistência residencial. O Sem Parar irá oferecer 1 ano de mensalidades gratuitas e o Ubook dará três meses de licenças do aplicativo.  

Caso os finalistas não tenham carro, a Porto Seguro creditará R$640 para assistência residencial e o Sem Parar enviará brindes no valor referente a 1 ano de mensalidades.  


Convida geral!  
Para participar basta morar no Brasil e ter mais de 18 anos. Apenas funcionários Volkswagen, terceiros residentes e Rede de Concessionários não poderão participar. Qualquer grau de parentesco será permitido.

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