segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Elétrico de R$ 20 mil já é um sucesso na China


O Hongguang Mini EV está à venda desde 24 de junho e, em menos de um mês, contabilizou mais de 15 mil unidades vendidas. A explicação para sucesso começa no preço, que arranca nos 3750 euros. Há gadgets mais caros…



A General Motors abdicou do Velho Continente, mas a estratégia do consórcio norte-americano passa pela aposta forte na Ásia, com grande destaque para o gigante mercado chinês, nomeadamente através da joint-venture com o Grupo industrial SAIC, em várias parcerias. Um dos projetos conjuntos é este Hongguang Mini EV, comercializado com a insígnia da marca Wuling.



Trata-se de um veículo urbano, dirigido a clientela muito jovem que procura um meio de transporte para as voltas de todos os dias na cidade, ao preço mais baixo possível. O ‘mini’ isso para oferecer, a partir de 3750 euros, que é o valor pedido pela versão base. Somando-lhe a tecnologia de propulsão 100% elétrica e cotas habitáveis surpreendentes para menos de 3 metros de automóvel.

Autonomia para 120 km livres de emissões
O conceito é sobejamente conhecido, remete para os kei car japoneses (classe de carros eminentemente citadinos), com carroçaria de tamanho XS, com apenas três portas e quatro lugares a bordo. 



A conceção engenhosa do interior permite ainda algumas soluções de versatilidade como a possibilidade de rebater os bancos traseiros, para aumentar a capacidade de carga até aos 740 litros. Na gama, duas versões de equipamento. 



A mais básica (sem ar condicionado…), conta com bateria de iões de lítio com 9,3 kWh de capacidade, o suficiente para permitir 120 quilómetros de autonomia entre carregamentos. 



A variante mais equipada e cara (preços a rondar os R$ 26 mil ) já dispõe de bateria maior, com 13,9 kWh, para 170 km de autonomia. Nas duas versões, motor com 27 CV de potência, capaz de acelerar 100 km/h.


Fonte: Motor 24

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