Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Turismo sustentável: alternativa para quem quer diminuir seu impacto no meio ambiente e evitar aglomerações no final de ano

 



Todo mundo gosta de viajar, seja com a família, amigos ou até mesmo sozinho para relaxar. Mas você sabia que a viagem pode ser mais sustentável? O turismo sustentável, uma maneira diferente de conhecer lugares, respeitando a cultura, as pessoas e, principalmente, o meio ambiente, é uma forma de beneficiar regiões que possuem forte turismo, mas tentando reduzir os impactos negativos que a prática tem aos destinos.

O turismo é essencial para algumas regiões, pois garante emprego e renda para a população local, mas o impacto de receber muitas pessoas pode ser prejudicial para a natureza ao redor. Além da poluição da água e da terra, com o descarte de lixos e dejetos, também é possível observar a poluição sonora e o desmatamento para construção de hotéis e pousadas. Outro fator é a falta de valorização da cultura local e a descaracterização das comunidades existentes.

Por isso, muitos especialistas já alertam sobre a importância de praticar o Turismo Sustentável, para manter a atividade, mas reduzindo o impacto negativo na região. O professor da ESPM e especialista em sustentabilidade, Marcus Nakagawa, em seu livro 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo, ganhador do prêmio Jabuti 2019, dá dicas de ações para você aproveitar seu descanso sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente.

Uma delas é a dica 62: Vá a uma pousada que tenha preocupação ambiental. Eco-resorts ou pousadas ambientalmente corretas podem ser boas opções para suas próximas férias com a família ou com os amigos. Você também pode escolher uma pousada ou um hotel que se engaje em causas relacionadas à sustentabilidade quando viajar a trabalho. “Para chegar a esse lugar, provavelmente você vai utilizar o seu carro, um ônibus ou, ainda, avião ou barco. Pois é, até na hora de viajar deixamos uma pegada ecológica. Então, se você quiser mitigar essa pegada, a escolha do local onde ficará é fundamental“, explica o autor.     

Existem alguns certificados internacionais, como o EarthCheck, o do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e o Green Globe, específicos para esses tipos de estabelecimentos, mas se o hotel ou a pousada tiver a certificação ISO 14001 (Certificado Ambiental de Processos), já será um diferencial para as questões de sustentabilidade. Inclusive, sites de reservas já disponibilizam um selo que identifica estadias que são comprometidas com o meio ambiente e implementam práticas de proteção.

Outra dica do livro é a 63: Faça eco-turismo. Além de nos manter vivos, dando-nos comida e abrigo, a natureza colabora com nossa saúde mental e física. A biofilia é uma teoria que defende que fomos programados para amar tudo que é vivo, e não objetos, e por esse motivo a natureza nos faz bem. Alguns cientistas perceberam que, ao entrar em contato com o verde, o corpo responde com pressão mais baixa e maiores níveis de glóbulos brancos (responsáveis pelas defesas do organismo), entre outras mudanças sutis e benéficas.


O eco-turismo também incentiva a conservação do meio ambiente e busca uma maior conscientização ambiental. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), em 2015, 10% dos turistas em todo o mundo buscaram o turismo ecológico. O faturamento anual do eco-turismo, em nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões. O Brasil participa dessa conta com cerca de US$ 70 milhões.

“Mas o eco-turismo precisa também seguir alguns critérios de sustentabilidade, e os empreendedores do ramo devem pensar em seus impactos nas construções, por exemplo, com uma trilha no meio do mato, próxima a uma cachoeira ou no próprio hotel ou pousada. Também é necessário seguir normas e procedimentos de operações de visita e traslados dos turistas, para não sobrecarregar o sistema ambiental, verificar se há justiça no pagamento dos motoristas, guias ambientais e funcionários dos hotéis e pousadas e oferecer o treinamento correto para todos os envolvidos com as atividades do turismo no local. E, quem sabe, conseguir uma das certificações internacionais de turismo sustentável, como o Certificate in Sustainable Tourism”, esclarece Nakagawa.

No Brasil, uma das principais discussões sobre turismo é conseguir transformar a Amazônia em um ponto de turismo sustentável, uma vez que, além de transformá-la em uma fonte econômica, ao promover o turismo na região, o desmatamento e as queimadas cessaram para dar lugar à preservação e atrair visitantes.

Além disso, o turismo sustentável atrai visitantes para lugares pouco frequentados, trazendo um conforto maior para quem deseja desligar da movimentação das grandes cidades e fugir das aglomerações, principalmente em época de pandemia. Então, pesquise passeios de eco-turismo para finais de semana, feriados ou férias. Será uma atividade saudável para fazer com a família ou os amigos e também te ajudará a compreender melhor como viver em equilíbrio com o bem mais precioso que temos: a natureza.

 

Sobre Marcus Nakagawa

Marcus Nakagawa é professor da ESPM, coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador, ex-presidente e conselheiro da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável); e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. 

Criador da plataforma Dias Mais Sustentáveis (https://diasmaissustentaveis.com), é vencedor do Prêmio Jabuti 2019/Economia Criativa com o livro 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo e coautor dos livros “Marketing para Ambientes Disruptivos” e “Administração por Competências”.

Também tem a coluna Ação Ambiental, na Alpha FM (https://alphafm.com.br/ambiental) e foi um dos palestrantes, em 2020, do TEDx Coutdown, iniciativa global para acelerar as soluções dos problemas climáticos do planeta. Site: www.marcusnakagawa.com.

Praia mais azul de Alagoas está em Porto de Pedras


Por Zélia Cavalcanti

Única praia de Alagoas a receber o selo Bandeira Azul, a praia do Patacho, em Porto de Pedras, recebe o certificado internacional na sexta-feira, dia 10. O hasteamento oficial será na orla da praia e vai contar com a coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, autoridades e toda a comunidade. 

A temporada de verão de 2021/2022 no Brasil vai contar com recorde de praias premiadas com a Bandeira Azul, principal certificação internacional dedicada à gestão ambiental sustentável. Entre as 22 está a praia do Patacho, em Porto de Pedras, já considerada uma das mais bonitas do mundo. O anúncio confirma as indicações realizadas pelo júri nacional do programa, composto pelo Ministério do Turismo e outros órgãos do país.  A cerimônia de entrega da bandeira está marcada para o próximo dia 10 de dezembro, as 10 horas, na orla do Patacho.

Para o prefeito Henrique Vilela, receber a bandeira não é apenas conquistar a maior premiação global , por uma entidade internacional como a Foudation for Envairoment Education -FEE, mas saber que a administração das ações do turismo estão no caminho certo. “A parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, que nos deu todo apoio, foi fundamental nessa conquista”, ressaltou o gestor municipal.

A secretária Zélia Cavalcanti acrescenta que em um país com 7.500 km de costa e mais de 2 mil praias, ser uma das únicas 4 do Nordeste- as outras três ficaram com a Bahia- só aumenta a responsabilidade com a qualidade da água, que hoje segue padrões internacionais de balneabilidade, segurança e gestão ambiental. “Temos um trabalho de parceria com a Sedetur, a secretaria municipal de Meio Ambiente , Comtur e a comunidade. A premiação é de todos”, conclui.

Porto de Pedras tem um compromisso com a preservação do turismo ambiental, sustentável e de base comunitária.. O empenho é para sempre ofertar locais limpos, preservados e aptos para que os nossos turistas possam aproveitar, não apenas o Patacho, mas as praias do Centro, de Lajes e de Tatuamunha.

Para se qualificar para o Bandeira Azul, o município cumpriu uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social .O principal objetivo do Programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.

A coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, destacou que a premiação vem para vencer os desafios encontrados nos últimos tempos. “Por conta da pandemia, houve dificuldade para alguns em realizar testes de balneabilidade da água e certas atividades relacionadas ao programa. No entanto, com a ajuda de nossos parceiros, todos os critérios foram cumpridos, ganhando reconhecimento do júri nacional e internacional”, concluiu.

Com a Bandeira Azul, a área da praia terá um código de conduta com regras mais rígidas e que precisarão ser cumpridas por todos: turistas e comunidade para proteger o ambiente marinho e costeiro

Além do MTur, também fazem parte do Júri Nacional do Programa os ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a Secretaria de Coordenação e Governança Patrimônio da União do Ministério da Economia, o Instituto Ambientes em Rede, a Associação Náutica Brasileira – ACATMAR, a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, a Fundação SOS Mata Atlântica, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA . Anualmente, as entidades se reúnem para aferição do cumprimento dos critérios e deliberação sobre quais praias, marinas e embarcações serão submetidas ao Júri Internacional.

    Foto divulgação/Porto de Pedras

Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (www.iarbrasil.org.br).

Peugeot participa de primeiro evento em pista no Brasil para veículos 100% elétricos

 


A PEUGEOT marcou presença no ELECTRIC EXPERIENCE, evento inédito no Brasil, focado em test drives para veículos 100% elétricos. A ocasião reuniu diversos modelos de diferentes marcas disponíveis atualmente no mercado nacional. Realizado no Haras Tuiuti, interior de São Paulo, o evento contou com um público de mais de 600 pessoas, que puderam ter a experiência de condução dos carros em uma pista fechada e com toda infraestrutura de segurança necessária.

Protagonista no segmento de eletrificação no Brasil, a PEUGEOT participou nas categorias de veículos de passeio com seu hatch esportivo e-208 GT e também com o recém-lançado utilitário elétrico PEUGEOT e-EXPERT.  

“A eletrificação é uma realidade para a PEUGEOT, tanto em outros países, como no Brasil.  Nosso primeiro movimento aqui em solo nacional, se deu com o início da comercialização do e-208 GT e agora, poucos meses depois, lançamos o e-EXPERT, primeiro veículo utilitário leve elétrico. Com um plano robusto em ação e lançamentos previstos para o próximo ano, em linha com a estratégia global MOVE TO ELECTRIC, temos a ambição de ser protagonistas em eletrificação na América do Sul”, acrescenta Felipe Daemon, Head de Brand PEUGEOT na América do Sul.

PEUGEOT e-208GT

Rápido, magnético e divertido de pilotar, o modelo foi um dos mais procurados para realização do test-drive, principalmente, por ser um veículo de passeio com vocação esportiva de pista. O PEUGEOT e-208 GT alia performance, força, tecnologia e eletrificação de alto valor agregado em um só veículo, que permite atender a todos os gostos e preferências dos consumidores. Por fora, linhas puras que formam uma silhueta arrojada e esportiva, com um sutil equilíbrio entre robustez e suavidade. A dianteira é imediatamente identificável com a iluminação de faróis full LED na parte inferior que remetem ao “olhar felino com os dentes de sabre”, assinatura da PEUGEOT.

Sob o capô um motor de 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), o PEUGEOT e-208 GT acelera de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos. Com 50 kWh de capacidade, o modelo é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP).



PEUGEOT e-EXPERT

Apresentado recentemente ao mercado brasileiro, o primeiro furgão elétrico da PEUGEOT já pôde ser testado pela imprensa especializada e pilotos. Com muita versatilidade e autonomia, o modelo eleva o conceito de conforto da categoria a um nível muito superior, desde o bem-estar a bordo até a tranquilidade em eficiência.

O e-EXPERT assegura essa dimensão ampliada de conforto, com a ausência de ruídos e vibrações e a uma condução suave. Um veículo prático, de fácil recarga e com baixo custo de manutenção. Tudo isso somado a todas as qualidades herdadas do modelo a combustão, com mais tecnologia e equipamentos embarcados.

O utilitário conta com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, capaz de garantir até 330km de autonomia em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO. O motor elétrico do PEUGEOT e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm).  


O Electric Experience promoveu ainda com uma série de conteúdos sobre o universo da eletrificação além dos testes-drives em pista, durante os seis dias de evento. Katia Ribeiro (foto acima), Head de veículos utilitários PEUGEOT, participou do Painel: “A experiência de quem já eletrifica a frota”. O debate sobre o uso das vans e furgões elétricos no segmento de entrega de produtos contou também com a presença da executiva Oscar Sacramento, líder de frotas da DHL e Tayguara Helou, Diretor de desenvolvimento da Braspress. 



segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Venda das associadas à Abeifa recua 8,6% em novembro

 



06/12/2021 – As 11 marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 5.764 unidades, das quais 1.865 importadas e 3.899 veículos de produção nacional, anotaram em novembro último retração em suas vendas de 8,6% ante outubro de 2021, quando foram comercializadas 6.308 unidades. Comparado a novembro de 2020, a queda é de 3,9%: 5.764 unidades contra 5.996 veículos.
 
Na importação, as 1.865 unidades vendidas significaram aumento de 16,8% ante as 1.597 unidades de outubro de 2021, mas redução de 26,1% ante novembro de 2020; enquanto na produção nacional – com 3.899 unidades – a queda de vendas foi de 17,2% ante as 4.711 unidades do mês anterior e aumento de 12,3% em relação a novembro de 2020.
 
Com essas parciais mensais, os dados do acumulado de janeiro a novembro, as unidades importadas significaram queda de 7%: no período, foram registradas 23.257 unidades contra 25.015 emplacamentos de importados em igual período de 2020. Já a produção nacional das associadas à Abeifa acumula, no mesmo período, 43.851 unidades licenciadas contra 27.206 unidades dos primeiros onze meses de 2020, alta de 61,2%.
 
Somadas as unidades importadas e as nacionais, com total de 67.108veículos nos primeiros onze meses de 2021, as associadas à Abeifa registram percentual positivo de 28,5%. Em 2020, em igual período comparativo, o total de licenciamentos foi de 52.221 unidades.
 
Na avaliação de João Henrique Oliveira, presidente da entidade, “diante do cenário de instabilidade tanto na importação como na produção local, nossa expectativa é que, ao menos, saia o mais rápido possível a renovação da lista de exceção aos produtos híbridos e elétricos, cujo imposto de importação é de 0% a 4%, dependendo da eficiência energética dos produtos, e que vence no dia 31 de dezembro próximo”.
 
Participações – Em novembro último, com 5.764 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,6% do mercado total de autos e comerciais leves (160.376 unidades). Se consideradas somente as 1.865 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 1,16% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 3.899 veículos, significaram marketshare de 2,4%.
 
No acumulado dos primeiros onze meses, com 67.108 unidades, as associadas à Abeifa representam 3,77% do mercado interno brasileiro, de 1.780.479 veículos emplacados.

Downloads, acesse:
Emplacamento por marcas - Novembro 2021 (PDF) - Download
Emplacamento por modelos - Importados Novembro 2021 (PDF) - Download

Emplacamento por modelos - Nacionais Novembro 2021 (PDF) - Download

Transpondo recordes: Nissan Frontier segue acelerando e, mais uma vez, registra o seu melhor desempenho de vendas no Brasil Nos últimos quatro meses, modelo bateu seu recorde três vezes

 



Rio de Janeiro – A picape Nissan Frontier segue conquistando cada vez mais brasileiros com seu design marcante, tecnologias inovadoras e conforto. O resultado é que o modelo acaba de bater mais um recorde no mercado nacional, o terceiro nos últimos quatro meses. Em novembro, a picape da marca japonesa teve 1.351 unidades comercializadas, o maior volume desde que a atual geração – a 12ª – foi lançada no início de 2017. O recorde anterior, de 1.184 unidades, tinha sido registrado em setembro desse ano.

Números que reforçam mais uma vez a consistência da evolução da Nissan Frontier. Tanto que a picape está entre as líderes do segmento em várias cidades, como São Paulo, Ribeirão Preto, Campina Grande, Dourados, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Fortaleza, Belém, João Pessoa e Campinas, entre outras. Um desempenho que demonstra na prática o tema da campanha do modelo: "Desenhada para fazer mais".

"O sucesso de vendas da Frontier reflete a nossa estratégia de levá-la cada vez mais para próximo dos clientes. É um trabalho que estamos fazendo em conjunto com nossa rede de concessionários para dar a oportunidade de mais brasileiros experimentarem a nossa picape. E quem conhece a Frontier percebe rapidamente sua qualidade, robustez e nível de conforto, que a faz ser diferenciada no seu segmento", afirma Tiago Castro, diretor sênior de Marketing e Vendas da Nissan do Brasil.

Nissan Frontier

A Nissan Frontier traz tecnologias inéditas no segmento, de acordo com a versão, pode vir equipada como sistema de câmeras 360º, teto solar e bancos "Gravidade Zero", inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor. Já debaixo do capô, a picape da marca japonesa conta com um motor 2.3 turbodiesel.

Este moderno propulsor tem opções de uma ou duas turbinas, que faz a potência variar conforme a configuração adotada (160 cv ou 190 cv). Ele tem, ainda, um torque que entrega força de sobra para transpor qualquer terreno e para puxar até 2,9 toneladas de reboque. O câmbio é manual ou automático, de acordo com a versão. Já a capacidade de carga é de 1.031 quilos.

A Nissan Frontier é equipada com uma suspensão traseira única no segmento, com configuração multilink que trabalha em conjunto com um eixo rígido, entregando o melhor conforto da categoria. As molas helicoidais de duplo estágio têm uma calibração que permite a adoção de rodas aro 18 calçadas em pneus Bridgestone (para as versões XE e LE) que misturam conforto e eficiência. Na dianteira, a suspensão tem arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora e visa melhorar a performance dinâmica e dar mais estabilidade e respostas mais rápidas na direção.

Além destes diferenciais, de acordo com a versão, o utilitário conta com sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas, com função Apple Carplay e Android Auto; sistema Isofix; seis airbags; controles de tração e estabilidade (VDC - Vehicle Dinamic Control); freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA); controles automáticos de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA), luz de freio de LED (CHMSL), luzes diurnas (DRL) e muitos outros equipamentos.

A picape Frontier segue com o compromisso da Nissan de garantir toda a tranquilidade para seus clientes no dia a dia. Tanto que a empresa oferece para o modelo o menor custo para as revisões periódicas até 60.000 km do segmento, com mão de obra inclusa e preço fechado em todas as concessionárias do Brasil, proporcionando aos proprietários mais comodidade até na hora da manutenção do seu veículo Nissan.

 


domingo, 5 de dezembro de 2021

Desenvolvimento tecnológico do líquido de arrefecimento do motor é essencial para garantir a vida útil dos automóveis






Por Marcos Marques

Com a evolução tecnológica, os fabricantes automotivos buscam proporcionar maior eficiência aos motores, reduzindo tamanho e peso, melhorando o consumo e garantindo mais potência. Neste sentido, é necessário o aprimoramento de todos os componentes e produtos aplicados no sistema, inclusive o de arrefecimento, composto pela bomba d’água, ventoinha, sensores, válvula termostática, bem como o líquido de arrefecimento do motor, responsável pelo controle de temperatura do motor, por evitar a ebulição em serviços severos e o congelamento do sistema em baixas temperaturas.


Com papel fundamental em motores ciclo-otto (à combustão), o líquido de arrefecimento é encarregado de garantir parte da eficiência esperada com o desenvolvimento tecnológico , proporcionando melhor desempenho, menor consumo de combustível, bem como lubrificação e proteção ideal do motor e transmissões automáticas dos veículos.


No passado, era comum utilizar apenas anticorrosivo, com ciclo de manutenção curto e sem eficiência no controle de temperatura, a prática reduzia a vida útil dos motores, ocasionando manutenção precoce e gastos excessivos. Com as novas tecnologias e busca por melhor eficiência energética, o líquido de arrefecimento também evolui para novas formulações, mais modernas e com maior efetividade.


Diferentes tipos de líquido de arrefecimento do motor


Atualmente, o mercado conta com diversos tipos de líquido de arrefecimento do motor, com diferentes colorações e especificações. De um modo geral, eles podem ser encontrados de forma concentrada ou diluída. Para que a aplicação seja correta, a diluição do líquido deve ser realizada com água desmineralizada, conforme o manual do fabricante. Por conta disto, a melhor opção é a compra do produto concentrado, pois nem sempre o produto pronto para uso, possui a diluição correta para o veículo.


Além das opções concentrada e diluída, o líquido de arrefecimento do motor conta com diversas composições e tecnologias que oferecem mais assertividade às funções do produto.


Tecnologia de Ácidos Inorgânicos (IAT): o produto com essa tecnologia possui uma composição de silicatos e inibidores corrosivos de fosfato. É uma tecnologia antiga, geralmente encontrado na cor verde, com um ciclo de manutenção a cada 50 mil quilômetros. Sua principal função é evitar a corrosão, proporcionando limpeza na parte interna do motor.


Tecnologia de Ácidos Orgânicos (OAT): não contém silicato e fosfato, possui ácido orgânico, desenvolvido para motores mais potentes, com ciclo de manutenção estendida a cada 250 mil quilômetros. Conta ainda com excelente eficiência contra a corrosão e controle da temperatura aprimorado.


Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos (HOAT): esta tecnologia pode ser encontrada em diversas cores, sua principal característica é a tecnologia em aditivos para motores, com a ação de silicatos que contribuem contra a corrosão e oxidação. Seu ciclo de manutenção também é a cada 250 mil quilômetros ou cinco anos.


Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos (Si-OAT): líquidos de arrefecimento mais modernos e de primeira qualidade, que pertence à nova geração de produtos. Esta tecnologia possui ácido orgânico híbrido (Si-OAT) que combinam as vantagens de produtos com silicatos e produtos que são livres de silicatos, ou seja, garante excelente proteção contra corrosão e uma longa vida útil aos motores.


Cuidados e manutenção

Em qualquer manutenção é fundamental a troca dos fluidos por completo, principalmente no caso do líquido de arrefecimento de motor. Com o tempo, o produto oxida e compromete sua principal função, que é controlar a temperatura, evitar a cavitação e corrosão nas galerias por onde passa, além de comprometer outros componentes do sistema de arrefecimento, como a bomba d’agua, sensores e válvula termostática e radiador.


Além disso, é indispensável que a troca seja feita por profissionais do segmento ou em concessionárias autorizadas. Por se tratar de um sistema fechado e pressurizado em alta temperatura, é extremamente perigoso a abertura do reservatório, podendo ocasionar queimaduras e explosões. O profissional do segmento irá efetuar a troca adequada, utilizando equipamento correto e efetuando o descarte do produto químico corretamente.


Outra dica importante está relacionada à cor do produto. No Brasil, é comum o mecânico ou consumidor final comprar o líquido de arrefecimento seguindo a mesma cor que apresenta no reservatório do sistema. No entanto, independentemente da cor, é necessário consultar as especificações técnicas e homologações que o veículo pede. Mesmo que seja uma coloração diferente, as informações devem seguir conforme o manual do veículo.


Diante deste contexto, é nítido o papel essencial do líquido de arrefecimento do motor para a vida útil do veículo, bem como para a economia com relação à manutenção do automóvel. Entretanto, para que a função seja cumprida de modo efetivo, é necessária a utilização de produtos de qualidade comprovada, baseados nas especificações e homologações dos fabricantes.

Com Adalberto Baptista, Cobra Racing Team é a campeã da Copa Trophy no TCR South America. Rodrigo Baptista continua na vice-liderança do campeonato de pilotos


Adalberto Baptista sagrou-se campeão da Copa Trophy no circuito de Cabalén
(Hernan Capa / TCRSA)


Adalberto Baptista, piloto do Audi RS3 LMS TCR #10 da Cobra Racing Team sagrou-se campeão da Copa Trophy do TCR South America ao fim das duas corridas da sétima e penúltima etapa da temporada, disputadas neste domingo, 5, no Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba, na Argentina. Com o oitavo lugar na primeira prova e a nona posição na segunda, ele continua em quinto lugar na classificação geral, com 113 pontos. 

O título do piloto brasileiro na Copa Trophy coroa uma trajetória marcada pela consistência. Ele começou o campeonato vencendo as duas corridas da primeira etapa, esteve no pódio de todas as provas e liderou a competição na classe Copa Trophy desde o início.

Tio de Rodrigo Baptista, piloto da Cobra Racing Team na categoria principal, e pai de Bruno Baptista, piloto da Stock Car, Adalberto Baptista traz no currículo várias temporadas na classe Sport da Porsche Cup e na GT Sprint Race, além de ter integrado o time brasileiro no último campeonato do Jaguar I-Pace eTrophy, ao lado de Cacá Bueno e Sérgio Jimenez, em 2020. Venceu a última corrida, em Berlim, e foi o vice-campeão da classe Pro-Am.

"Com a sua larga experiência, o Adalberto Baptista marcou o seu nome na história do TCR South America. Fez uma temporada perfeita, ficando com o título da Copa Trophy antecipadamente e manteve o quinto lugar da geral. Ficou muito feliz e eu também", diz Nonô Figueiredo, chefe de equipe da Cobra Racing Team.



Na classe principal, Rodrigo Baptista, piloto do Audi RS3 LMS TCR #13 da Cobra Racing Team, terminou em quarto lugar nas duas corridas em Cabalén, e se manteve em segundo lugar no campeonato, com 215 pontos, agora a 14 pontos de Pepe Oriola, que continua na liderança.

Santiago Urrutia (PMO Motorsport, Lynk & Co) venceu a primeira prova, seguido por Pepe Oriola (W2 ProGP, Honda) e José Manuel Sapag (Squadra Martino, Honda).

A segunda corrida foi vencida por Fabricio Pezzini (PMO Motorsport, Lynk & Co), com Urrutia em segundo lugar e Raphael Reis ( W2 ProGP, Honda) em terceiro.

A oitava e última etapa do TCR South America será disputada no Autódromo Concepción, em Entre Rios, na Argentina, em 18 e 19 de dezembro.

Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho, MTb 12.079/SP
charles.marzanasco@gmail.com +55 11 98174-9634


3a Conbrasul Ovos debateu o futuro da cadeia produtiva




Encerrou nesta quarta-feira (1º) a 3ª Conbrasul Ovos (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos). Com 380 participantes, o encontro teve 25 palestras e 30 debatedores com temas que passaram por economia, sustentabilidade, perspectivas de mercado, inovação e qualidade do ovo, além de questões como o novo cenário pós-pandemia, nutrição e saúde animal, biosseguridade, melhoramento genético, consumo, comércio e agregação de valor ao ovo. O evento teve a organização e promoção da Associação Gaúcha de Avicultura e Programa Ovos RS e execução da empresa gramadense, Rossi & Zorzanello.


Segundo a organização, a conferência reuniu no Wish Serrano Resort & Convention, em Gramado, as principais lideranças de diversos elos da cadeia produtiva com especialistas de renome internacional. O objetivo foi promover um amplo debate acerca dos principais desafios e oportunidades da produção, gestão, comercialização e industrialização de ovos, além de discutir o futuro do segmento no cenário pós-pandemia, afirma o presidente Executivo da Asgav e da Conbrasul Ovos, José Eduardo dos Santos.


“Com comprometimento, gestão compartilhada, equipe motivada e vontade acima de tudo, conseguimos consolidar este congresso entre os mais importantes do calendário em apenas três edições. A Conbrasul se tornou referência nacional e internacional no setor avícola e no agronegócio”, encerrou.


Fotos: Rafael Cavalli/Banco de Imagens ASGAV

Ram 1500 é a Picape do Ano 2022. Picape trouxe luxo e tecnologia inéditos ao segmento no país

 

Depois de conquistar cerca de 50 prêmios na América do Norte, a atual geração da Ram 1500 acaba de receber a maior honraria da indústria automobilística no Brasil. A primeira premium muscle truck do país foi eleita a Picape do Ano 2022 na premiação Carro do Ano, organizada pela revista Autoesporte há mais de 50 anos.

Fabricada em Sterling Heights (EUA), a Ram 1500 Rebel é a picape mais potente, rápida e tecnológica do mercado. Além de contar com o icônico motor V8 HEMI de 5,7 litros e 400 cv, que proporciona acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, o modelo foi responsável por introduzir equipamentos nunca vistos antes em caminhonetes no país, como sistema de estacionamento semiautônomo, head-up display e teto solar panorâmico.

“Receber o principal prêmio do Brasil com a Ram 1500 é uma grande honra e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo com a marca Ram, que é a maior referência em força, luxo, tecnologia, segurança e capacidade quando se fala em picapes”, afirma Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul.

A Ram 1500 Rebel também é finalista da categoria de melhor picape no Prêmio UOL Carros, que terá os vencedores anunciados na próxima quarta-feira, 8 de dezembro.



Sucesso de vendas

Vale lembrar que o sucesso da Ram 1500 foi imediato. O lote de 100 unidades destinado à pré-venda se esgotou em apenas 18 horas após a abertura dos pedidos, na noite de 10 de dezembro do ano passado. E desde o início das entregas, no final de abril, já foram emplacadas 524 unidades da picape até 30 de novembro, de acordo com a Fenabrave. Somadas aos 2.189 registros da Ram 2500, já são 2.713 emplacamentos em 2021, superando em muito as 1.475 unidades em 2020, que havia sido o ano recorde para a marca Ram no país.

Carro do Ano

A premiação Carro do Ano está em sua 55ª edição e conta com um corpo de jurados formado por jornalistas da imprensa automotiva de todo o Brasil. A votação é auditada pela EY e os resultados são revelados somente no momento da entrega dos prêmios.

Sobre a Ram

Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do portifólio de marcas oferecidas pela Stellantis.

PEUGEOT e-208 GT recebe seu primeiro prêmio no Brasil, como Melhor Carro Elétrico no Car Awards Brasil 2022

 

Recém chegado ao mercado brasileiro, o hatch elétrico e-208 GT já recebe seu primeiro grande reconhecimento da mídia especializada. O modelo foi eleito nessa terça-feira, 30 de novembro, o Melhor Carro Elétrico no Prêmio Car Awards Brasil 2022. Idealizado pela revista Car Magazine, a premiação, que está na 12º edição, elegeu também o modelo no ano passado, com suas configurações equipadas com motorização flex, o título de Melhor Carro Compacto.  

Realizado desde 2009, o Car Awards Brasil conta com um rigoroso júri técnico, formado por jornalistas e especialistas do setor. Além do segmento Melhor Carro Elétrico, a premiação reconheceu os melhores lançamentos do ano em oito categorias. 

A esportividade e design do e-208 GT foram apontados como os melhores diferenciais do modelo. “O título exalta a performance, o custo-benefício e as linhas do modelo, que são elementos únicos e muito marcantes do PEUGEOT e-208 GT”, afirma Luca Bassani, Publisher da revista CAR Magazine. 

Lançado em setembro deste ano, o e-208 GT trouxe ainda mais sofisticação e tecnologia ao sucesso de vendas da PEUGEOT. A versão simboliza a proposta da Marca do Leão, em se destacar, especialmente, nos pilares do design e da eletrificação. “O prêmio reforça o compromisso de oferecer ao consumidor brasileiro veículos de alto valor agregado e extremamente competitivos, com a entrega de muita personalidade e performance”, comenta Felipe Daemon, Head de Brand PEUGEOT na América do Sul. 

Equipado com um motor de 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), o PEUGEOT e-208 GT acelera de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos. Com 50 kWh de capacidade, o modelo é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). 

O e-208 GT pode ainda ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga rápida de 100 kW (corrente contínua) e os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel. 

“O modelo já coleciona prêmios e recordes de vendas na sua versão tradicional e agora inaugura uma nova fase de sucesso, com eletrificação, esportividade e emoção. O e-208 GT chega para fazer história, acreditamos muito no potencial dele para o mercado brasileiro e esse primeiro reconhecimento é um grande marco para nós”, acrescenta Felipe Daemon. 

sábado, 4 de dezembro de 2021

Uma proposta digital e inovadora da Nissan América do Sul Por meio de conteúdos exclusivos, a montadora japonesa está inaugurando um espaço criado para se conectar com seus públicos de uma forma diferente




O mundo, a forma de nos relacionarmos e a comunicação entre os diferentes membros da sociedade estão evoluindo. Por isso, a Nissan está lançando as Nissan Weeks, uma iniciativa inovadora para proporcionar aos seus públicos informações sobre a empresa por meio de seus principais porta-vozes. Durante quatro semanas, distribuídas pelos próximos meses, ser
ão aprofundados os pilares que estão mudando o mundo dos negócios e do setor, que marcarão nossa jornada rumo ao futuro.

Durante cada uma destas semanas, os especialistas da montadora na região e no mundo explicarão em detalhes estas tendências, seus impactos nos negócios e no dia a dia da empresa. Por meio do slogan “Innovation for Excitment”, a Nissan América do Sul convidará seus públicos a assistir vários bate-papos ao vivo, masterclasses, conteúdos exclusivos e muitas outras surpresas!

A primeira destas semanas será a Nissan Design Week: de 06 e 13 de dezembro, vamos revelar a filosofia de Design da Nissan que faz com que sejamos diferentes, as últimas tendências, além de talks sobre aquilo que nos serve de inspiração para criar modelos icônicos. Todos estes conteúdos estarão disponíveis na Sala de Imprensa da Nissan América do Sul.

Não perca estes eventos exclusivos:

Terça-feira, 7 de dezembro

    • Saiba mais sobre nosso Designer-Chefe na NSAM, John Sahs, na próxima #NissanStories

Quinta-feira, 9 de dezembro

    • Chegada da segunda temporada do podcast Nissan On Air, com o primeiro episódio sobre design: as séries limitadas, o protagonismo das cores, as texturas e os materiais e a fusão entre o design exterior e interior, na voz de dois especialistas.

Sexta-feira, 10 de dezembro

    • Aprenderemos com os líderes de design tudo sobre criatividade! David Woodhouse, vice-presidente de Design do Nissan Design Américas, entra em detalhes em um talk exclusivo no IG Live sobre “Criatividade, Inspiração, Consumidores e Processos no Design” com John Sahs, nosso Designer-Chefe na Nissan América do Sul.
    • Os bastidores do design das Séries Limitadas da Nissan

Segunda-feira, 13 de dezembro

    • Uma oportunidade para saber mais sobre o conceito de design Nissan Emotional Geometry, por meio de um vídeo com John Sahs, Designer-Chefe na Nissan América do Sul.

Saiba mais sobre estes eventos assinando a newsletter da Nissan América do Sul. Siga-nos nas Nissan Weeks! Em breve teremos mais novidades!


Gramado ganha Circuito de Aventuras para Crianças





Abriu ao público nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro, o Circuito de Aventuras para Crianças “Desafio Emoji”. A atração, no Centro de Gramado, é uma iniciativa da WAM Incorporação, Grupo Golden Propriedades de Lazer e Laghetto Hotéis. O espaço fica localizado na Praça Major Nicoletti, bem ao lado da Rua Coberta.



No desafio proposto as crianças na faixa etária de 4 a 10 anos passam por provas ao longo do percurso até conquistarem o pódio em uma divertida e interativa brincadeira, que tem um registro fotográfico (gratuito) ao final do circuito.

A atração é gratuita e está disponível diariamente no local até o fim do Natal Luz em janeiro de 2022.



Créditos: Flávio Prestes.

TCR South America: o brasileiro Rodrigo Baptista corre para superar o espanhol Pepe Oriola

 

Rodrigo Batista

Na manhã deste domingo, 5, a partir das 8 horas e com transmissão ao vivo do canal Fox Sports, o campeonato TCR South America 2021 terá as duas corridas da sétima e penúltima etapa de sua temporada de estreia no Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba, na Argentina. A segunda prova começa por volta das 10 horas, também ao vivo no Fox Sports.

Para Rodrigo Baptista, piloto do Audi RS3 LMS TCR #13 da Cobra Racing Team, atualmente segundo colocado no campeonato, a missão será superar os oito pontos que o separam do líder espanhol Pepe Oriola.


Com o Audi Audi RS3 LMS TCR #10 pilotado por Adalberto Baptista (foto acima), quinto colocado na classificação geral, o objetivo da Cobra Racing Team, vice-líder do campeonato de equipes, é se manter na liderança da Copa Trophy.

“Apesar de disputarmos as corridas com pilotos argentinos que conhecem o circuito de Cabalén, ao contrário de nós, estamos confiantes na possibilidade de obter bons resultados”, diz Nonô Figueiredo, chefe de equipe da Cobra Racing Team.

TOP 10 DO TCR SOUTH AMERICA APÓS SEIS ETAPAS

1º  Pepe Oriola (Esp) 198 pontos

2º  Rodrigo Baptista (Bra) 190

3º  Raphael Reis (Bra) 176

4º José Manuel Sapag (Arg) 113

5º Adalberto Baptista (Bra) 98

6º Fabio Casagrande (Bra) 82

7º Tom Coronel (Hol) 78

8º Rodrigo Pflucker (Per) 75

9º Ayrton Chorne (Arg) 60

10º  Pablo Otero (Arg) 56 pontos

Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho, MTb 12.079/SP

Mercedes-Benz Automóveis lança sistema de agendamento online de serviços de manutenção

 



A partir do dia 1 de dezembro, os clientes de automóveis Mercedes-Benz terão uma jornada virtual ampliada com a chegada de um pacote de agendamento de serviços de manutenção totalmente integrado ao site oficial da marca e também conectado com toda sua rede de concessionários por todo o país. Em um processo simples e intuitivo, os clientes da marca terão acesso direto a múltiplas possibilidades de agendamento, reduzindo o fluxo e facilitando o processo de manutenção, seja ela preventiva ou corretiva.

 

No site institucional da marca www2.mercedes-benz.com.br, além das tradicionais informações sobre os produtos da marca, estarão disponíveis no campo PEÇAS e SERVIÇOS inúmeras opções como primeira revisão, pequenos reparos de pintura/funilaria, ação de recall ou uma oferta de contrato de manutenção por exemplo. Todo o agendamento leva apenas alguns cliques para ser concluído, de forma bastante intuitiva e prática.

 

Todo o processo de agendamento, desde a escolha do local para o serviço, dia/hora e serviços necessários é conectado diretamente ao sistema oficial de pós-venda da rede de concessionários. Após finalizado a solicitação, um técnico do concessionário escolhido entra em contato direto com o cliente, confirma se o serviço selecionado é o ideal para o veículo, utilizando dados já existentes como revisões anteriores ou se o modelo necessita de uma ação corretiva de recall, e confirma a revisão.

 

“Nosso objetivo é sempre tornar a jornada de nossos clientes em um momento único e marcante, desde o momento da compra até a manutenção. A pandemia acelerou todos os processos de digitalização e seguimos trabalhando firmes em oferecer para nossos clientes e fãs as melhores experiências, sejam em nossos showrooms e oficinas físicas ou virtuais” afirma o Head de Pós-Venda da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Dirlei Dias.

 

O serviço de agendamento online de serviços está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana através do site www2.mercedes-benz.com.br e conecta o cliente a todos os concessionários da marca no país.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Nissan apresenta conceito elétrico de alta performance Ariya Single Seater Concept Projeto demonstra o potencial de desempenho e a emoção do trem de força totalmente elétrico do Ariya em um monoposto de competição

 


Yokohma, Japão – A Nissan revelou o conceito Nissan Ariya Single Seater Concept, um projeto de alto desempenho que demonstra como o trem de força do totalmente elétrico Nissan Ariya pode ser usado em um chassi de carro de corrida monoposto feito sob medida.

O conceito foi apresentado no evento Nissan Futures por Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design global da Nissan, e Juan Manuel Hoyos, gerente-geral da divisão de marketing global, branding e engajamento da Nissan.

"Estamos muito satisfeitos em apresentar o Nissan Ariya Single Seater Concept", disse Hoyos. "Na Nissan, ousamos fazer o que os outros não fazem. Com este conceito queremos mostrar o potencial de alto desempenho do trem de força do Ariya em um pacote inspirado nos esportes motorizados que não apenas sugere o design e estilo do carro de rua que o inspirou, mas que também demonstra uma nova e eficiente linguagem de desempenho de um veículo elétrico. Atuando como um teste para a evolução tecnológica futura, este projeto pode demonstrar a experiência da Nissan na transferência de conhecimento e tecnologia da pista de corrida para a estrada."

O Ariya Single Seater Concept explora como poderia ser o futuro do desempenho eletrificado para a Nissan.

Albaisa disse: "À medida que começamos a moldar nossa visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, continuamos a desenvolver nossa linguagem de design do Timeless Japanese Futurism (Futurismo Japonês Atemporal). Agora estamos nos inspirando nas palavras japonesas shun, que significa correr rápido e sem esforço, e sho, que significa voar alto com potência e graça. O Ariya Single Seater Concept é a expressão perfeita dessa nova linguagem. O aproveitamento do trem de força do Ariya em um pacote inspirado nos esportes motorizados permitiu que nossa equipe internacional capturasse esse novo senso de velocidade, tecnologia e arte."

Sugestões de design do novo Nissan Ariya podem ser vistas no Ariya Single Seater Concept. A frente do veículo tem o estilo "V-Motion" da Nissan iluminado. Na lateral, a inspiração foi tirada das superfícies fluidas e eficientes do Ariya, exagerada ao máximo em fibra de carbono. No geral, o Nissan Ariya Single Seater Concept descreve uma forma que, como com o Ariya, parece ter sido moldada pelo próprio ar.

A participação da Nissan no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA também desempenhou papel fundamental na inspiração do Nissan Ariya Single Seater Concept. A Nissan corre no campeonato mundial totalmente elétrico para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos com emissão zero a um público global e para estar na vanguarda da pesquisa e design dos veículos elétricos.

"A Nissan compete na Fórmula E não apenas para disputar, mas também para apoiar o desenvolvimento de veículos elétricos atraentes para seus clientes", disse Tommaso Volpe, diretor global de automobilismo da Nissan. "Nossos programas de dados dos veículos elétricos informam nosso programa de Fórmula E e vice-versa, permitindo a transferência de tecnologia. O Nissan Ariya Single Seater Concept explora a combinação do trem de força totalmente elétrico, motores duplos e o revolucionário sistema de tração nas quatro rodas do Ariya com um chassi de corrida puro de um único assento – uma demonstração poderosa de como os veículos elétricos podem ser emocionantes."

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.