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sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Ajudar faz BEM

Todo tíquete adquirido vai apoiar projetos em prol do combate ao câncer infanto-juvenil já estão à venda os tíquetes antecipados para a 37ª edição do McDia Feliz, a maior ação de mobilização em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil, que neste ano será realizada no sábado, 23 de agosto.



Em Minas Gerais, a campanha vai beneficiar a Casa de Acolhida Padre Eustáquio - Cape BH, com a realização de três projetos, sendo dois deles executados pela Santa Casa BH - “Alimentação Segura e Saudável na Pediatria Oncológica: Cuidado Nutricional na Santa Casa BH” e “Fortalecendo a Rede de Saúde: Capacitação e Sensibilização para Identificação Precoce do Câncer Infantojuvenil” -, além do projeto “Alimentação Segura para Todos”, destinado para a própria Cape



Neste ano, a 37ª edição do McDia Feliz beneficiará 75 projetos de 48 instituições localizadas nas cinco regiões do país, todas dedicadas à oncologia pediátrica. A lista foi anunciada pelo Instituto Ronald McDonald, uma organização social sem fins lucrativos que, há mais de 26 anos, promove a saúde e o bem-estar de crianças, jovens e suas famílias, contribuindo para aumentar as chances de cura da doença no Brasil.


“Os projetos que desenvolvemos e apoiamos aqui na Santa Casa BH vão muito além de ampliar a estrutura física ou aumentar os recursos. Eles levam cuidado, acolhimento e esperança para os nossos pacientes. Por isso que a participação de todos é essencial em ações como essa. Cada gesto de colaboração, seja comprando um ticket, divulgando a campanha ou simplesmente falando sobre a causa, faz diferença na vida de quem mais precisa. A cada pessoa que engaja, o impacto se multiplica”, afirma Sara Oliveira, gerente do instituto oncológico da Santa Casa BH.

Conforme publicação do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer ainda é a doença que mais mata crianças e adolescentes entre um e 19 anos no Brasil, com um novo caso diagnosticado a cada hora. É por isso que, para Mônica Araújo, superintendente da CAPE, a iniciativa é uma oportunidade de trazer ainda mais visibilidade a uma causa tão solidária e que precisa do apoio de toda a comunidade:

“O McDia Feliz representa, para nós, a chance de transformar solidariedade em cuidado real. Cada Big Mac vendido se converte em mais nutrição, mais acolhimento e mais força para as crianças e adolescentes que enfrentam o câncer com tanta coragem. Quando alguém participa da campanha, está ajudando a colocar um prato saudável na mesa de quem muitas vezes enfrenta o tratamento longe de casa, com medo e incertezas. É esse apoio que nos permite seguir oferecendo dignidade, conforto e esperança. E, por isso, cada contribuição tem um valor que vai muito além do que se vê”, afirma Mônica.

É muito fácil participar e fazer parte dessa corrente do bem!


Cada tíquete pode ser adquirido por R$ 20 pelo Pix: cape@cape-mg.org.br

Com o comprovante ou pagamento em dinheiro, basta ir ao setor de Responsabilidade Social da Santa Casa BH (Rua Álvares Maciel 611 – Santa Efigênia - prédio da Provedoria) ou à sede da Cape (Alameda do Ipê Branco, 28 - São Luiz) para pegar seu tíquete e depois troque por um Big Mac, no dia 23 de agosto, em qualquer loja participante do McDonald’s.

Também é possível comprar diretamente pelo site do McDia Feliz. Clique aqui para acessar


Sobre o McDia Feliz - O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald's e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação. Desde sua primeira edição, mais de R$425 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.


Sobre o Instituto de Oncologia Santa Casa BH

A Santa Casa BH é pioneira no tratamento oncológico 100% SUS de Belo Horizonte. O Instituto de Oncologia Santa Casa BH possui uma infraestrutura pensada para atender todas as necessidades dos pacientes em um só lugar. Ao todo, são 13 especialidades, que garantem um suporte integral, com eficiência e agilidade.

Em 2024, foram realizadas mais de 80 mil consultas, 27 mil sessões de quimioterapia e 20 mil sessões de radioterapia.  

O tratamento pediátrico, especificamente, merece destaque. Isso porque é um dos melhores do país, e conta com parcerias de renome internacional, como o St. Jude Children’s Research Hospital e a Aliança Amarte, que fortalecem a pesquisa e a inovação no enfrentamento contra o câncer.  

A tecnologia também está sempre presente no Instituto de Oncologia Santa Casa BH, que é uma das poucas instituições em Minas Gerais a possuir dois aceleradores lineares. São aparelhos de última geração que realizam as sessões de radioterapia. Essa conquista, aliada a tantas outras, faz com que os atendimentos possam ser dobrados, diminuindo, consequentemente, a fila de espera. Isso é saúde de ponta para todos!


Sobre a CAPE  - A Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE BH) é uma instituição sem fins lucrativos que, desde 2013, já acolheu mais de 1,2 mil crianças e adolescentes com câncer e outras doenças não infecciosas, junto de seus familiares. Reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, a CAPE abrange a integralidade do tratamento contra o câncer infantil, cardiopatia, nefrologia e outras doenças não infecciosas, oferecendo assistência completa que vai além da saúde física, com apoio psicológico, social, nutricional e educacional. Atualmente, 423 acolhidos estão em tratamento ativo e contam com estadia, transporte, atendimento multiprofissional, oficinas, cursos e atividades culturais, em um ambiente de acolhimento humanizado e qualidade de vida.

Para mais informações

  • Santa Casa BH: (31) 99680-9685 ou doacoes@santacasabh.org.br  

  • CAPE: (31) 99390-0033 ou @capebh no Instagram 


Câmara de BH cria Comissão de turismo, moda e gastronomia


Uma excelente notícia para o setor do trade turístico na capital mineira. A Câmara dos vereadores aprovou, por meio de votação no Plenário dia 5 de agosto, a constituição de uma Comissão Especial para promover estudos relativos à gastronomia, ao turismo e à moda em Belo Horizonte.



Entre os objetivos desta comissão temporária,  está a consolidação das políticas de valorização e incentivo aos setores em questão, por meio da proposição de leis, programas, editais, incentivos e planos integrados.

Belo Horizonte já conta com fundamentos sólidos nas áreas de gastronomia, turismo e moda: um conjunto modernista na Região da Pampulha, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO; o Circuito Cultural e Turístico Liberdade, na praça de mesmo nome, com mais de 40 equipamentos culturais ; uma gastronomia premiada e reconhecida mundialmente; um Carnaval que, neste ano, movimentou cerca de R$1 bilhão, e é um dos maiores eventos populares do país; o título de Capital da Moda; e um setor de turismo em crescimento, articulado ao lazer, à arte e à experiência urbana. 

De acordo com os 19 parlamentares que propuseram a criação da Comissão Especial, tais características de BH fortalecem a "economia da criatividade", conceito que, conforme explicam os vereadores, reconhece a cultura, a arte, o design, a gastronomia, o turismo e a moda como vetores de desenvolvimento sustentável, geração de renda e projeção internacional.

Por meio da Comissão, o Poder Legislativo deverá acompanhar, fortalecer e propor políticas públicas de cultura, gastronomia, turismo e moda; promovendo a escuta qualificada dos setores produtivo, criativo e cultural. 


Ao fundamentar a necessidade de constituição da Comissão Especial, os autores explicam que tal colegiado permitirá a construção “de uma agenda permanente de valorização da mineiridade e da identidade da cidade”; viabilizando o diálogo do Poder Legislativo com organismos internacionais, alinhando-se às diretrizes da ONU e da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.


“ Sol de Furnas e a Regionalização do Turismo- Soluções em Estratégicas do Lago de Furnas Sem Uso da Água”  em Varginha 


O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira esteve reunido dia 6 de agosto, no gabinete  na Cidade Administrativa, com representantes do município de Varginha, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador pastor Faustinho, o presidente da Edersul-  Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas, Braz Pagani, o engenheiro Silvio Costa, o diretor geral da Câmara Municipal, Lourival Oliveira e o engenheiro José Nelson de  Almeida Machado.

O vereador pastor Faustinho esteve representando o presidente da Câmara Municipal, Marquinho da cooperativa, que está apoiando todos os projetos para Varginha, cm parceria com os empresários e a Prefeitura Municipal, através do prefeito Leonardo Ciacci.

Durante o encontro foram relatados pelos representantes de Varginha, o projeto “ Sol de Furnas e a Regionalização do Turismo- Soluções em Estratégicas do Lago de Furnas Sem Uso da Água” , no desenvolvimento do turismo no município , que é conhecida como a cidade do ET, além de ter fazer parte do lago de Furnas o “Mar de Minas”, um moderno aeroporto com pista para receber aviões regionais e nacionais, tem o porto seco, ponto de excelência para a exportação de produtos da região sul mineira, além de uma economia de destaque da produção de café e industrial. Varginha está em um ponto estratégico do estado, a 300 Km de Belo Horizonte e São Paulo e a 400 Km do rio de Janeiro.

O secretário estará por dois dias em Varginha,  no dia 21,  durante  o período da manhã e tarde participa de reunião na secretaria de Turismo da cidade e na Câmara dos Vereadores, e às 19 h participa no Theatro Capitólio de Varginha do evento projeto “ Sol de Furnas e a Regionalização do Turismo- Soluções em Estratégicas do Lago de Furnas Sem Uso da Água “da solenidade da Comenda do Mérito Cultural concedida pela Câmara dos Vereadores de Varginha.

         Theatro Capitólio


                                   

No dia 22 de agosto, participa de reunião com empresários e lideranças políticas do sul de Minas e visita apresentações culturais no Cetro Cultural de Varginha.


Novas sinalizações turísticas em Diamantina e Ouro Preto



Nove dos 15 sítios de patrimônio cultural mundial reconhecidos pela Unesco no Brasil contam agora com nova e moderna sinalização turística. No começo desse mês,  Diamantina e Ouro Preto, receberam as placas e totens , no final do mês de agosto, da Pampulha, em Belo Horizonte.



O projeto é uma iniciativa da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), com patrocínio da Vale e do BNDES, através da Lei Rouanet, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Unesco e das prefeituras, na busca da valorização e promoção dos sítios históricos, destinada a moradores e visitantes, fazendo da visitação aos bens uma experiência mais enriquecedora e completa. 

 OCBPM e Prefeitura de Diamantina inauguram nova sinalização turística no sítio Patrimônio Mundial

Segundo o Prefeito Geferson Giordani Burgarelli (Paquito), “a OCBPM foi responsável pela elaboração do projeto executivo de sinalização turística de Diamantina, com base em um diagnóstico técnico que envolveu visitas de campo, registros fotográficos com drones, além de reuniões com a equipe técnica da Prefeitura, do IPHAN e outros atores locais. O projeto seguiu integralmente o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do IPHAN e da UNESCO, assegurando padrão internacional compatível com demais sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial. Coube à Prefeitura de Diamantina executar as ações necessárias para a instalação das 69 novas placas e tótens”, disse Paquito. 



Passadiço e Mercado de Diamantina



O Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), Salvador (BA), as Missões, em São Miguel das Missões (RS), a Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), a cidade de Goiás (GO) e Olinda (PE) também foram beneficiadas com o projeto Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil. No total, o Brasil possui 15 sítios patrimônio cultural mundial reconhecidos pela Unesco e um misto (ou seja, que é reconhecido pela Unesco tanto como patrimônio cultural quanto como patrimônio natural).  

 Ao final desta fase, foram instaladas 749 placas e totens em pontos estratégicos, com destaque para os QR codes que direcionam os visitantes a conteúdos digitais sobre cada atrativo, promovendo uma visita mais informada, acessível e interativa. O projeto seguiu integralmente o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Iphan e da Unesco, assegurando padrão internacional compatível com demais sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial.  

A próxima etapa do projeto vai englobar os seguintes sítios patrimônio mundial: 


Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG); Plano Piloto de Brasília (DF); Centro Histórico de São Luís (MA), Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar (RJ); Sítio Roberto Burle Marx (RJ); e Paraty e Ilha Grande (RJ) - único patrimônio cultural misto do Brasil. 

Festival Boa Mesa em Caxambu 

Turismo em Minas Gerais

Caxambu, conhecida por suas águas minerais e tradição turística, está pronta para o tradicional Festival Boa Mesa - edição 2025, uma celebração que une gastronomia, cultura e o patrimônio da cidade. Começando nesta sexta-feira, dia 01 de agosto, e com encerramento marcado para 24 de agosto, o evento promoverá uma experiência única aos visitantes e moradores, destacando os sabores locais sob o tema “As águas que inspiram”. Durante esse período, uma seleção de dez restaurantes participarão oferecendo pratos criativos, inspirados na riqueza das águas e na cultura da região.


O Festival Boa Mesa é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc - 1º a 24/08/2025 - projeto nº 10270 | edital 11/2024, com patrocínio do Supermercado Avant, Pousada Golden Garden e Grupo Auler. Apoio: Hotel Glória, Hotel União, Hotel Lopes, Hotel Palace, Hotel Caxambu e Prefeitura Municipal de Caxambu. Ano Mineiro das Artes, Secretaria de Cultura e Turismo, Governo de Minas Gerais. Realização Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau e Ministério da Cultura, Governo Federal.

Oito restaurantes já confirmaram sua participação: a Cervejaria 12 Fontes, Banzai, Usina, Uai Pizzaria,  Embrasa, Agostini Restaurante e Pizzaria, Restaurante Sant e Xodó, cada um apresentando um prato especial que deverá incorporar obrigatoriamente pelo menos um dos ingredientes básicos do festival – café, cachaça, azeite ou queijo.


Entre os restaurantes, o 12 Fontes apresenta uma inovadora combinação de queijo coalho flambado na cachaça com rapadura, refletindo a força e delicadeza das montanhas da Mantiqueira. Já o Banzai traz um crocante Ebi Canastra, com camarões empanados em creme de queijo Canastra, finalizado com geleia artesanal de pimenta e cachaça. O restaurante Usina irá oferecer um risoto com café, funghi, mignon e queijo Minas, investigando sabores intensos e aromas marcantes.

O Uai Pizzaria trará o Uaimisu, uma pizza de tiramisù com cremosidade marcante do clássico italiano, elevada por uma calda intensa de café reduzido na cachaça envelhecida em barril de carvalho. Um toque brasileiro com alma sofisticada, para quem aprecia sabores profundos, ousados e inesquecíveis. Por fim, o Xodó apresenta uma panceta defumada com Demi Glace de rapadura e cachaça, acompanhada de polenta cremosa e farofa de torresmo com castanha.

Nos próximos dias, a organização divulgará os demais restaurantes e seus respectivos pratos, reforçando a diversidade e criatividade que permeiam a gastronomia local. Os pratos terão também como diferencial a presença de água de Caxambu na composição ou na harmonização, conectando diretamente o evento ao tema do festival. Durante o evento, cada restaurante vai apresentar sua versão especial, proporcionando ao público uma verdadeira rota de sabores e experiências, com o propósito de valorizar os ingredientes da região.

Fim de semana especial - O encerramento do Festival Boa Mesa acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto, na Rua João Pinheiro, próximo ao Calçadão, trazendo uma programação diversificada de atividades culturais, gastronômicas e musicais.

Na sexta-feira, o evento começa com a abertura oficial, seguida de aulas show com receitas que valorizam ingredientes locais, incluindo uma com Pedro Casas, que apresentará uma receita contemporânea com ingredientes regionais, e outra dedicada aos Queijos Artesanais do Sul de Minas, com degustação e harmonização, oferecido pelo premiado GOA, representado pelo Natanael Laporta. Além disso, haverá shows de bandas que animarão o público até a noite, como a apresentação da banda Maltkeira às 22 horas e do grupo Alucard às 19h15. 

No sábado, o foco será em sabor e conhecimento, com atividades que envolvem cafés especiais, culinária para crianças, degustações de doces e cachaça artesanal, além da aula show com o nosso Chef Omar Barros, trazendo a cozinha mineira para nossos corações e, claro, teremos as apresentações musicais como a banda Zamat Band às 20 horas e a Banda Alien Heart às 22h15.


No domingo, o festival promove ações de aprendizado e troca de experiências, com aulas de culinária, rodas de conversa e shows de chorinho e bandas, incluindo uma aula de Trufas Frescas às 10 horas, uma palestra sobre Azeites Extra Virgem às 11 horas, além de uma apresentação musical com o grupo Os Ingênuos e a Banda Alure às 15h30. Essa programação, que mistura cultura, gastronomia e entretenimento, reforça a proposta de consolidar Caxambu como um destino turístico de destaque, proporcionando experiências completas para visitantes de todas as idades enquanto celebra a riqueza da sua gastronomia, sua cultura e suas tradições.


Paula Ferreira, presidente do CRC&VB Caxambu, cita a expectativa positiva com relação ao festival: “Estamos muito felizes com a participação dos nossos restaurantes e com o que estão preparando. A gastronomia de Caxambu é uma das nossas maiores riquezas e, com eventos como este, conseguimos promover nossa cultura, gerar renda e atrair turistas que desejam experimentar sabores únicos e autênticos. Além disso, nesta edição traremos as experiências do campo para cidade, envolvendo todos os participantes no verdadeiro jeito mineiro de receber”.


Destacando a importância do evento para a economia local, Paula ressalta também: “Eventos como o Festival Boa Mesa são essenciais para movimentar o comércio, valorizar nossa gastronomia e divulgar Caxambu como destino turístico de excelência. Além disso, 5% do faturamento da venda dos pratos será destinado a uma associação de proteção de animais, que será divulgada em breve, reforçando também nossa preocupação com a responsabilidade social”. 


Turismo em Caxambu: história, águas e cultura

Conhecida pelas suas renomadas águas minerais, Caxambu é um verdadeiro portal para quem busca relaxamento, saúde e bem-estar. As famosas Águas de Caxambu, com sua composição mineral única, atraem turistas de todas as regiões, que vêm aproveitar suas propriedades terapêuticas e suas instalações tradicionais. Além das águas, a cidade encanta por seu patrimônio arquitetônico, parques e opções de lazer que preservam sua história e cultura.


A cidade também se destaca como um polo cultural, oferecendo uma programação diversificada de eventos, feiras e festivais durante o ano inteiro. Sua hospitalidade acolhedora, combinada com a beleza natural do entorno das montanhas da Mantiqueira, faz de Caxambu um destino perfeito para quem deseja mergulhar na tranquilidade, desfrutar de uma gastronomia rica em ingredientes locais e vivenciar experiências inesquecíveis em contato com a natureza e a cultura mineira.


Restaurantes Participantes:


Restaurante: 12 Fontes

Prato: Raízes de Minas

Ingredientes: Queijo coalho, Cachaça, rapadura, e café

Preparo: Queijo coalho flambado na cachaça com rapadura, servido com molho de café agridoce. O queijo coalho ganha calor na chama da cachaça artesanal, é adoçado com rapadura e harmonizado com um molho de café forte e levemente agridoce — como as águas que inspiram Caxambu.


Restaurante: Banzai

Prato: Ebi Canastra

Ingredientes: Camarão, queijo Canastra, pimenta dedo de moça e cachaça

Preparo: Camarões empanados e crocantes, mergulhados em creme de queijo Canastra derretido, finalizados com geleia artesanal de pimenta e cachaça.

Restaurante Usina

Prato: Risoto da Mantiqueira

Ingredientes: café, funghi, mignon, queijo minas e cachaça

Preparo: Risoto de café c/ funghi tornedor de mignon recheado com queijo Minas flambado na cachaça.

Restaurante Uai Pizzaria

Prato: Uaimisu

Ingredientes: Uma sobremesa que desafia o comum: nossa pizza de tiramisù traz a cremosidade marcante do clássico italiano, elevada por uma calda intensa de café reduzido na cachaça envelhecida em barril de carvalho. Um toque brasileiro com alma sofisticada, para quem aprecia sabores profundos, ousados e inesquecíveis.

Restaurante: Xodó

Prato: Panceta Defumada 

Ingredientes: Panceta, cachaça, polenta, queijo, torresmo e castanha

Preparo: Panceta defumada com Demi Glace de Rapadura com cachaça. Acompanhada de Polenta cremosa com queijo parmesão de Alagoa e Farofa de Torresmo com Castanha.

Restaurante Embrasa

Prato: Fraldinha da Serra

Ingredientes: Fraldinha, cogumelos, batata, queijo, tomate e castanhas.

Preparo: Fraldinha defumada com molho de cogumelos, Quenelle de batata com queijo, chutney de tomate e cramble de castanhas com bacon

Agostini Restaurante e Pizzaria  

Prato: Saltimboca Alla Mineira

Ingredientes: Filet mignon, presunto de parma, linguiça artesanal, cachaça e spagheti

Preparo: Escalopes de filet mignon abraçados pelo presunto de Parma e Sálvia, acompanhado de “Spagheti “ ao molho bechamel, cremelino, crispy de linguiça artesanal de Pouso Alto marinada na cachaça e tomates confitados.

Restaurante Sant

Prato: Ravióli de Minas

Ingredientes: Queijo Minas, café, milho verde, azeite e agrião

Preparo: Ravióli de queijo Minas, crumble de café, redução de milho verde, azeite verde de ervas frescas e brotos de agrião



Programação do fim de semana de encerramento:


SEXTA-FEIRA - 22/08/2025

18h - Abertura oficial

18h15 - Aula Show Contemporânea com Ingredientes Locais - Pedro Casas 

19h15 - Show com a Banda Alucard 

21h - Aula Show "Queijos Artesanais do Sul de Minas: Degustação e Harmonização" - Natanael Laporta, GOA

22h - Show com a Banda Maltkeira 


SÁBADO - 23/08/2025

10h - Aula Show "Cafés Especiais: da Lavoura à Xícara" - Cibele Borges, Café Seival

11h - Aula Show "Culinária para Crianças: oficina Mão na Massa" (com foco em ingredientes saudáveis e da região) - Priscila Motta

12h - Apresentação musical com grupo de chorinho Os Ingênuos

14h - Aula Show "Doces Caseiros: Tradição e Sabor" - Adriana, Doces Conquista

15h - Aula Show “Cachaça Artesanal: História e Degustação" 

16h - Apresentação musical com o artista Frank Bueno 

18h - Aula Show* "Cozinha Mineira Tradicional: Sabores da Nossa Terra", Chef Omar Barros, Butiquim do Bistrô

20h - Apresentação musical com Zamat Band

22h15 - Apresentação musical com a Banda Alien Heart

DOMINGO - 24/08/2025

10h - Aula Show "Trufas Frescas: Receitas Criativas", Alessandra Mattos, Delícias di Chocolate

11h - Aula Show "Azeites Extra Virgem: Produção e Utilização na Gastronomia" Vanessa Bianco, Olivais Gamarra

12h - Apresentação musical com grupo de chorinho Os Ingênuos

14h15h - Roda de conversa “Desafios e oportunidades da produção artesanal e da agricultura familiar”, com a participação do Senar e do Sindicato Rural.

16h - Apresentação musical com a Banda Alure

Coluna Fernando Calmon

 Coluna Fernando Calmon


Nº 1.363 — 8/8/2025


Automóveis de entrada mostram

desempenho positivo em julho




Embora os reflexos do Programa Carro Sustentável só tenham começado no dia 10 do mês passado, a movimentação e as vendas nas concessionárias aumentaram. De acordo com a Fenabrave, apesar de apenas cinco marcas se enquadrarem nos requisitos exigidos, houve resultado positivo.

Em julho do ano passado, somaram 85.588 emplacamentos e, no mesmo mês deste ano, após a divulgação do decreto, os modelos enquadrados totalizaram 95.305 unidades, crescimento de 11,3%. Carros especificamente com motor de 1 litro tiveram desempenho um pouco melhor: mais 13%. O resultado também foi influenciado por descontos promocionais agregados pelos fabricantes.

Na comparação a julho deste ano, que teve três dias úteis a mais que junho, as vendas totais, incluídos veículos comerciais, deram um salto de 14,2%. No entanto, o volume acumulado somados todos os segmentos em 2025 de 1,442 milhão de unidades avançou apenas 4,1% em relação aos sete primeiros meses de 2024.

Por estes números conclui-se que sem o programa federal de estímulos o mercado teria um percentual de avanço bastante modesto. Especificamente caminhões e ônibus, um dos termômetros da saúde econômica do País, tiveram vendas estagnadas em relação ao ano passado.

De acordo com Arcélio Santos Jr., presidente da Fenabrave, “a nova política de IPI para uma parte importante dos automóveis impactou os preços dos modelos de entrada, o que estimulou a demanda já no mês da sua implementação e deve se refletir nos emplacamentos do restante do ano”.

Por este resultado preliminar positivo a entidade manteve a previsão de crescimento de 5% nas vendas de automóveis e veículos comerciais em 2025 sobre 2024.

Em contraste com a análise corretamente discreta e confiável da associação das concessionárias, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apresenta seus números com o otimismo exagerado de sempre. Ao considerar apenas os veículos elétricos de verdade em todo o Brasil, a entidade informa que se atingiu “um feito inédito ao registrar 7.010 unidades comercializadas em julho, o maior volume mensal da série histórica.

Até então, o recorde havia sido alcançado em maio, com 6.969 unidades”. De fato, passa entusiasmo sem sentido: recorde anterior superado por apenas 0,6%... Forçar uma situação dessa maneira pode sinalizar dificuldade à frente.

A venda de elétricos no Brasil mantém-se naquela fase de comemorar bases comparativas muito baixas e mesmo assim o mercado ainda está longe de se firmar. Como todos os modelos são importados e o imposto de importação chegará a 35% já no próximo ano, somente a produção nacional pode melhorar as vendas de verdade. Todavia, sem fabricação local de baterias e uma queda maior dos preços, os elétricos continuarão como mercado de nicho, ao contrário dos híbridos que crescerão bem mais.


Habilitação será ampliada, mas há dúvidas


A iniciativa tem méritos pois, segundo o Ministério dos Transportes, 39% dos proprietários de carros dirigem sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o percentual sobe para 45% no caso de veículos de duas rodas. Não se sabe como esses percentuais foram calculados e certamente estão errados, pois se baseiam nos apontamentos oficiais com uma enorme distorção.

A frota registrada tem pouco a ver com a frota circulante. Inexiste controle sobre veículos abandonados, desmontados ou sucateados. O Sindipeças faz estudos anuais e os dados são públicos no seu site.

Certo que há um vasto contingente de condutores não habilitados e isso traz riscos à segurança do trânsito. Como diminuí-lo foi explicado de forma vaga pelo ministro Renan Filho. “Democratizar o acesso à habilitação, tornando-o mais acessível e menos burocrático” é apenas uma frase de efeito. Sem adiantar como e quando passará das intenções.

Tudo ainda se limita a estudos. Obviamente a solução passa não apenas por uma rede de Centros de Formação de Condutores (autoescolas) que dê maior atenção ao ensino técnico, sem se limitar à decoreba das regras de trânsito para o exame escrito e deixar de aprofundar ou fazer compreender o perigoso trânsito brasileiro.

Bem posicionado está o Detran-SP: “Fundamental que qualquer mudança preserve e reforce a qualidade da formação dos motoristas (...) e não se comprometa a excelência no processo de aprendizagem.”


Seguro de carros fica estável em 11 capitais


Apesar do número de acidentes de trânsito continuar em alta, os preços das apólices (no jargão segurador chama-se prêmio) praticamente não aumentaram no último mês de junho tanto para o perfil masculino quanto o feminino. A variação foi de apenas 1% para homens e 2% para mulheres. No primeiro semestre, a redução foi de cerca de 15% e 14%, respectivamente. Levantamento feito pela Minuto Seguros. 

Segundo esta corretora digital independente, em junho o segurado masculino pagou em média o prêmio de R$ 2.133,86, cerca de 1% acima do mês anterior. No caso das mulheres houve uma leve alta de cerca de 2%, chegando aos R$ 2.175,50. A pesquisa foi feita seguindo os perfis homem e mulher, 35 anos, casado(a).

Entretanto, o cenário apontado em média por seguradoras tradicionais é diferente. Consultei um corretor particular e ele informou que em geral ocorre justamente o contrário. O segurado masculino, principalmente jovens e solteiros, em geral quase sempre paga um preço superior pela apólice, entre outros motivos porque os consertos resultantes de acidentes costumam ser mais caros.

Porém, a diferença entre gêneros tem diminuído. Antes de existirem recursos de segurança ativa as colisões eram mais graves e, em consequência, os consertos encareciam.


Argo e Cronos analisados em sequência


Hatch e sedãs compactos têm públicos distintos. Contudo, nesta avaliação conjunta dos dois modelos da Fiat, o hatch Argo confirma sua posição competitiva (segundo em vendas neste segmento, atrás apenas do Polo). Já o sedã Cronos aparece em quarto lugar, somente 380 unidades a menos do que o terceiro colocado, o HB20S. Números do primeiro semestre.

O Argo é oferecido em quatro versões e avaliei a Trekking 1.3 CVT, topo de linha. Suas dimensões estão dentro da média deste segmento: comprimento, 4.031 mm; entre-eixos, 2.521 mm; largura, 1.750 mm; altura, 1.538 mm. Porta-malas: 327 L. Motor flex de quatro cilindros e 1,3 litro aspirado: 107 cv (E)/98 cv (G); 13,7 kgf·m (E)/13,2 kgf·m/(G). A diferença de potência entre etanol e gasolina (mais 9%) demonstra se tratar de um bom motor flex. Câmbio CVT de sete marchas garante boas acelerações (0 a 100 km/h em 11,3 s com etanol) e, apesar do diferencial curto, em autoestradas consegue manter 2.400 rpm a 120 km/h, bem razoável.

Na linha 2026, as principais novidades: faróis principais e de neblina de LED, multimídia com espelhamento sem fio para AndroidAuto e Apple CarPlay, além de acabamento escurecido no interior. Muito úteis o sensor de estacionamento traseiro e o assistente de partida em rampa. Posição de dirigir elevada é o padrão da marca italiana e agrada em especial no uso urbano nesta versão Trekking com altura de rodagem um pouco maior. Preço com incentivo governamental: R$ 108.980.

Quanto ao Cronos 1,3 T Precision, fabricado na Argentina onde os sedãs imperam, chama atenção a nova frente com grade de desenho atraente, novo para-choque, além de faróis de neblina e principais (ambos de LED) modificados e acendimento automático. Dimensões: comprimento, 4.372 mm; entre-eixos, 2.521 mm (igual ao Argo); largura, 1.726 mm; altura, 1.524 mm.

Porta-malas oferece generosos 509 L, 40 L maior que o do Onix sedã, por exemplo. Motor e câmbio, o mesmo do Argo. Massa em ordem de marcha de 1.190 kg é apenas 29 kg maior que o Treking. Assim, na prática, o desempenho de ambos praticamente o mesmo.

Central multimídia, como a do hatch, poderia ser maior, mas o pareamento com o celular funcionou de acordo. Também se destaca o conforto de marcha. O comportamento em curvas transmite sensação melhor que a do Argo cujo centro de gravidade é um pouco mais alto. Preço com incentivo governamental: R$ 119.900.

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www.fernandocalmon.com.br


quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Espaço Luxury celebra 10 anos de curadoria e sofisticação no Festuris 2025. Criado para atender um nicho em pleno crescimento no Brasil e no mundo, o Espaço Luxury rapidamente se consolidou como referência dentro do evento





O Festuris Gramado — uma das principais plataformas de negócios turísticos da América Latina — se prepara para comemorar em 2025 uma data emblemática: os 10 anos do Espaço Luxury, ambiente dedicado exclusivamente às marcas de alto padrão, experiências exclusivas e ao universo do luxo no turismo.

Criado para atender um nicho em pleno crescimento no Brasil e no mundo, o Espaço Luxury rapidamente se consolidou como referência dentro do evento. Ao longo de uma década, abrigou grandes marcas nacionais e internacionais, promoveu encontros estratégicos entre profissionais do setor e fortaleceu o turismo de luxo como vetor econômico e de posicionamento de imagem.

"São dez anos de uma curadoria cuidadosa, que equilibra requinte, inovação e conexão com o que há de mais atual no turismo de experiência. O Espaço Luxury foi uma proposta ousada à época, que se provou acertada e necessária", destaca Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris. "É uma área que agrega valor, gera negócios qualificados e promove o networking entre marcas e profissionais que fazem a diferença no mercado."

Para 2025, o espaço promete uma edição ainda mais impactante, com ambientação elegante, experiências sensoriais, ativações exclusivas e um time de expositores que refletem o que há de melhor em hospitalidade, destinos de alto padrão, lifestyle, bem-estar e tecnologia voltada ao luxo.

"O turismo de luxo é um segmento que exige autenticidade, atenção aos detalhes e alto nível de personalização. Ao longo desses 10 anos, o Espaço Luxury trouxe exatamente isso: uma vitrine refinada, com marcas que representam o que há de mais desejado no setor", ressalta Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. "Em 2025, vamos celebrar essa trajetória com excelência e muitas novidades."

O Espaço Luxury 2025 será também uma homenagem a todos que ajudaram a construir essa história: expositores, curadores, parceiros e visitantes que, ao longo da última década, fizeram do ambiente um dos grandes destaques do Festuris.

Mais do que um espaço físico, o Luxury é hoje sinônimo de experiência, prestígio e transformação no turismo brasileiro.

Texto: Liberado Júnior | fernando@rossiezorzanello.com.br

Foto: Festuris/Divulgação

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