Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Ajudar faz BEM
Todo tíquete adquirido vai apoiar projetos em prol do combate ao câncer infanto-juvenil já estão à venda os tíquetes antecipados para a 37ª edição do McDia Feliz, a maior ação de mobilização em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil, que neste ano será realizada no sábado, 23 de agosto.
Em Minas Gerais, a campanha vai beneficiar a Casa de Acolhida Padre Eustáquio - Cape BH, com a realização de três projetos, sendo dois deles executados pela Santa Casa BH - “Alimentação Segura e Saudável na Pediatria Oncológica: Cuidado Nutricional na Santa Casa BH” e “Fortalecendo a Rede de Saúde: Capacitação e Sensibilização para Identificação Precoce do Câncer Infantojuvenil” -, além do projeto “Alimentação Segura para Todos”, destinado para a própria Cape
Neste ano, a 37ª edição do McDia Feliz beneficiará 75 projetos de 48 instituições localizadas nas cinco regiões do país, todas dedicadas à oncologia pediátrica. A lista foi anunciada pelo Instituto Ronald McDonald, uma organização social sem fins lucrativos que, há mais de 26 anos, promove a saúde e o bem-estar de crianças, jovens e suas famílias, contribuindo para aumentar as chances de cura da doença no Brasil.
“Os projetos que desenvolvemos e apoiamos aqui na Santa Casa BH vão muito além de ampliar a estrutura física ou aumentar os recursos. Eles levam cuidado, acolhimento e esperança para os nossos pacientes. Por isso que a participação de todos é essencial em ações como essa. Cada gesto de colaboração, seja comprando um ticket, divulgando a campanha ou simplesmente falando sobre a causa, faz diferença na vida de quem mais precisa. A cada pessoa que engaja, o impacto se multiplica”, afirma Sara Oliveira, gerente do instituto oncológico da Santa Casa BH.
Conforme publicação do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer ainda é a doença que mais mata crianças e adolescentes entre um e 19 anos no Brasil, com um novo caso diagnosticado a cada hora. É por isso que, para Mônica Araújo, superintendente da CAPE, a iniciativa é uma oportunidade de trazer ainda mais visibilidade a uma causa tão solidária e que precisa do apoio de toda a comunidade:
“O McDia Feliz representa, para nós, a chance de transformar solidariedade em cuidado real. Cada Big Mac vendido se converte em mais nutrição, mais acolhimento e mais força para as crianças e adolescentes que enfrentam o câncer com tanta coragem. Quando alguém participa da campanha, está ajudando a colocar um prato saudável na mesa de quem muitas vezes enfrenta o tratamento longe de casa, com medo e incertezas. É esse apoio que nos permite seguir oferecendo dignidade, conforto e esperança. E, por isso, cada contribuição tem um valor que vai muito além do que se vê”, afirma Mônica.
É muito fácil participar e fazer parte dessa corrente do bem!
Cada tíquete pode ser adquirido por R$ 20 pelo Pix: cape@cape-mg.org.br
Com o comprovante ou pagamento em dinheiro, basta ir ao setor de Responsabilidade Social da Santa Casa BH (Rua Álvares Maciel 611 – Santa Efigênia - prédio da Provedoria) ou à sede da Cape (Alameda do Ipê Branco, 28 - São Luiz) para pegar seu tíquete e depois troque por um Big Mac, no dia 23 de agosto, em qualquer loja participante do McDonald’s.
Também é possível comprar diretamente pelo site do McDia Feliz. Clique aqui para acessar
Sobre o McDia Feliz - O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald's e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação. Desde sua primeira edição, mais de R$425 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.
Sobre o Instituto de Oncologia Santa Casa BH
A Santa Casa BH é pioneira no tratamento oncológico 100% SUS de Belo Horizonte. O Instituto de Oncologia Santa Casa BH possui uma infraestrutura pensada para atender todas as necessidades dos pacientes em um só lugar. Ao todo, são 13 especialidades, que garantem um suporte integral, com eficiência e agilidade.
Em 2024, foram realizadas mais de 80 mil consultas, 27 mil sessões de quimioterapia e 20 mil sessões de radioterapia.
O tratamento pediátrico, especificamente, merece destaque. Isso porque é um dos melhores do país, e conta com parcerias de renome internacional, como o St. Jude Children’s Research Hospital e a Aliança Amarte, que fortalecem a pesquisa e a inovação no enfrentamento contra o câncer.
A tecnologia também está sempre presente no Instituto de Oncologia Santa Casa BH, que é uma das poucas instituições em Minas Gerais a possuir dois aceleradores lineares. São aparelhos de última geração que realizam as sessões de radioterapia. Essa conquista, aliada a tantas outras, faz com que os atendimentos possam ser dobrados, diminuindo, consequentemente, a fila de espera. Isso é saúde de ponta para todos!
Sobre a CAPE - A Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE BH) é uma instituição sem fins lucrativos que, desde 2013, já acolheu mais de 1,2 mil crianças e adolescentes com câncer e outras doenças não infecciosas, junto de seus familiares. Reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, a CAPE abrange a integralidade do tratamento contra o câncer infantil, cardiopatia, nefrologia e outras doenças não infecciosas, oferecendo assistência completa que vai além da saúde física, com apoio psicológico, social, nutricional e educacional. Atualmente, 423 acolhidos estão em tratamento ativo e contam com estadia, transporte, atendimento multiprofissional, oficinas, cursos e atividades culturais, em um ambiente de acolhimento humanizado e qualidade de vida.
Para mais informações
Santa Casa BH: (31) 99680-9685 ou doacoes@santacasabh.org.br
CAPE: (31) 99390-0033 ou @capebh no Instagram
Câmara de BH cria Comissão de turismo, moda e gastronomia
Uma excelente notícia para o setor do trade turístico na capital mineira. A Câmara dos vereadores aprovou, por meio de votação no Plenário dia 5 de agosto, a constituição de uma Comissão Especial para promover estudos relativos à gastronomia, ao turismo e à moda em Belo Horizonte.
Entre os objetivos desta comissão temporária, está a consolidação das políticas de valorização e incentivo aos setores em questão, por meio da proposição de leis, programas, editais, incentivos e planos integrados.
Belo Horizonte já conta com fundamentos sólidos nas áreas de gastronomia, turismo e moda: um conjunto modernista na Região da Pampulha, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO; o Circuito Cultural e Turístico Liberdade, na praça de mesmo nome, com mais de 40 equipamentos culturais ; uma gastronomia premiada e reconhecida mundialmente; um Carnaval que, neste ano, movimentou cerca de R$1 bilhão, e é um dos maiores eventos populares do país; o título de Capital da Moda; e um setor de turismo em crescimento, articulado ao lazer, à arte e à experiência urbana.
De acordo com os 19 parlamentares que propuseram a criação da Comissão Especial, tais características de BH fortalecem a "economia da criatividade", conceito que, conforme explicam os vereadores, reconhece a cultura, a arte, o design, a gastronomia, o turismo e a moda como vetores de desenvolvimento sustentável, geração de renda e projeção internacional.
Por meio da Comissão, o Poder Legislativo deverá acompanhar, fortalecer e propor políticas públicas de cultura, gastronomia, turismo e moda; promovendo a escuta qualificada dos setores produtivo, criativo e cultural.
Ao fundamentar a necessidade de constituição da Comissão Especial, os autores explicam que tal colegiado permitirá a construção “de uma agenda permanente de valorização da mineiridade e da identidade da cidade”; viabilizando o diálogo do Poder Legislativo com organismos internacionais, alinhando-se às diretrizes da ONU e da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
“ Sol de Furnas e a Regionalização do Turismo- Soluções em Estratégicas do Lago de Furnas Sem Uso da Água” em Varginha
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira esteve reunido dia 6 de agosto, no gabinete na Cidade Administrativa, com representantes do município de Varginha, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador pastor Faustinho, o presidente da Edersul- Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas, Braz Pagani, o engenheiro Silvio Costa, o diretor geral da Câmara Municipal, Lourival Oliveira e o engenheiro José Nelson de Almeida Machado.
O vereador pastor Faustinho esteve representando o presidente da Câmara Municipal, Marquinho da cooperativa, que está apoiando todos os projetos para Varginha, cm parceria com os empresários e a Prefeitura Municipal, através do prefeito Leonardo Ciacci.
Durante o encontro foram relatados pelos representantes de Varginha, o projeto “ Sol de Furnas e a Regionalização do Turismo- Soluções em Estratégicas do Lago de Furnas Sem Uso da Água” , no desenvolvimento do turismo no município , que é conhecida como a cidade do ET, além de ter fazer parte do lago de Furnas o “Mar de Minas”, um moderno aeroporto com pista para receber aviões regionais e nacionais, tem o porto seco, ponto de excelência para a exportação de produtos da região sul mineira, além de uma economia de destaque da produção de café e industrial. Varginha está em um ponto estratégico do estado, a 300 Km de Belo Horizonte e São Paulo e a 400 Km do rio de Janeiro.
O secretário estará por dois dias em Varginha, no dia 21, durante o período da manhã e tarde participa de reunião na secretaria de Turismo da cidade e na Câmara dos Vereadores, e às 19 h participa no Theatro Capitólio de Varginha do evento projeto “ Sol de Furnas e a Regionalização do Turismo- Soluções em Estratégicas do Lago de Furnas Sem Uso da Água “da solenidade da Comenda do Mérito Cultural concedida pela Câmara dos Vereadores de Varginha.
Theatro Capitólio
No dia 22 de agosto, participa de reunião com empresários e lideranças políticas do sul de Minas e visita apresentações culturais no Cetro Cultural de Varginha.
Novas sinalizações turísticas em Diamantina e Ouro Preto
Nove dos 15 sítios de patrimônio cultural mundial reconhecidos pela Unesco no Brasil contam agora com nova e moderna sinalização turística. No começo desse mês, Diamantina e Ouro Preto, receberam as placas e totens , no final do mês de agosto, da Pampulha, em Belo Horizonte.
O projeto é uma iniciativa da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), com patrocínio da Vale e do BNDES, através da Lei Rouanet, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Unesco e das prefeituras, na busca da valorização e promoção dos sítios históricos, destinada a moradores e visitantes, fazendo da visitação aos bens uma experiência mais enriquecedora e completa.
Segundo o Prefeito Geferson Giordani Burgarelli (Paquito), “a OCBPM foi responsável pela elaboração do projeto executivo de sinalização turística de Diamantina, com base em um diagnóstico técnico que envolveu visitas de campo, registros fotográficos com drones, além de reuniões com a equipe técnica da Prefeitura, do IPHAN e outros atores locais. O projeto seguiu integralmente o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do IPHAN e da UNESCO, assegurando padrão internacional compatível com demais sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial. Coube à Prefeitura de Diamantina executar as ações necessárias para a instalação das 69 novas placas e tótens”, disse Paquito.
Passadiço e Mercado de Diamantina
O Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), Salvador (BA), as Missões, em São Miguel das Missões (RS), a Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), a cidade de Goiás (GO) e Olinda (PE) também foram beneficiadas com o projeto Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil. No total, o Brasil possui 15 sítios patrimônio cultural mundial reconhecidos pela Unesco e um misto (ou seja, que é reconhecido pela Unesco tanto como patrimônio cultural quanto como patrimônio natural).
Ao final desta fase, foram instaladas 749 placas e totens em pontos estratégicos, com destaque para os QR codes que direcionam os visitantes a conteúdos digitais sobre cada atrativo, promovendo uma visita mais informada, acessível e interativa. O projeto seguiu integralmente o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Iphan e da Unesco, assegurando padrão internacional compatível com demais sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial.
A próxima etapa do projeto vai englobar os seguintes sítios patrimônio mundial:
Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG); Plano Piloto de Brasília (DF); Centro Histórico de São Luís (MA), Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar (RJ); Sítio Roberto Burle Marx (RJ); e Paraty e Ilha Grande (RJ) - único patrimônio cultural misto do Brasil.

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