USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA, INCLUSIVE, NO BANCO DE TRÁS DO CARRO. CIRCULE TAMBÉM DE DIA COM OS FARÓIS BAIXOS LIGADOS. SE BEBER, NÃO DIRIJA. ULTRAPASSAGENS IRREGULARES SÃO A GRANDE CAUSA DOS ACIDENTES NAS ESTRADAS. NÃO ULTRAPASSE NUNCA COM FAIXAS CONTÍNUAS. PODERÁ CAUSAR A MORTE DE OUTRAS PESSOAS, A SUA E A DE QUEM FOR NO CARRO COM VOCÊ. TENHA PACIÊNCIA. VIAJE SEMPRE E MUITO E VISITE E CONHEÇA AS BELEZAS TURÍSTICAS DO BRASIL
Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira
sexta-feira, 30 de julho de 2021
COLUNA MECÂNICA ONLINE
Podcast NISSAN NO AR Episódio 3: Cores no Design
América do Sul – Você sabia que a cor de lançamento do Novo Nissan Kicks, chamada de Azul Elétrico, foi escolhida por que transmite intensidade e energia na sua coloração forte? E que a definição de uma cor nova para um modelo leva em conta diversas tendências avaliadas entre três a cinco anos de estudos? Não? Então, você não pode perder estas e outras curiosidades que estão no terceiro episódio do podcast Nissan No Ar, "Cores no Design", que já está disponível gratuitamente no Spotify e no Deezer.
Desta vez vamos descobrir como os designers buscam referências para escolher as cores de um veículo que será lançado. Cultura, moda, celulares, arquitetura, mídias sociais e até o estado de espírito dos consumidores em tempos de pandemia podem influenciar e direcionar as ideias dos profissionais.
Os especialistas que participam deste episódio são Leticia Bonjorno, designer de Color&Trim do Estúdio de Design da Nissan na América Latina (NDLA), que fica em São Paulo, e Lui Strambi Farina, químico sênior e líder de cores automotivas da PPG Brasil.
O #NissanNoAr é o novo espaço de comunicação da marca que aposta na inovação para as novas gerações oferecendo um conteúdo único, diferente e imperdível. Criado especialmente para se conectar com novas audiências interessadas em conhecer mais sobre mobilidade, design, tecnologia, conectividade, cultura e tendências.
#NissanNoAr #Design
Escute o 3º episódio, Cores no Design:
Link do Spotify:
https://open.spotify.com/episode/2VFtw2nLeSzPoUUh0jql6g?si=ae7f99d3d2b04dfc
Link do Deezer:
https://deezer.page.link/c2BocSJsXLdv1z82A
COLUNA MINAS TURISMO GERAIS
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Turismo brasileiro
perdeu R$ 376,6 bilhões desde o início da pandemia
As atividades turísticas já somam um prejuízo de R$ 376,6 bilhões desde o agravamento da pandemia do novo coronavírus no País, em março de 2020, até maio deste ano, calcula a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O setor chegou a maio de 2021 operando com
aproximadamente 52,6% da sua capacidade mensal de geração de receitas.
“O setor de turismo está com um faturamento em
torno de R$ 22 bilhões por mês, quando era para estar faturando cerca de R$ 40
bilhões num mês normal, que era o que costumava movimentar no pré-pandemia.
Ainda está muito ocioso, especialmente no segmento de hotelaria”, justificou o
economista Fabio Bentes, responsável pelo levantamento da CNC.
Em maio deste ano, os serviços turísticos operavam
34,7% abaixo do nível de fevereiro de 2020, no pré-covid.
“Acho que a recuperação mesmo fica para o final de
2022 e início de 2023”, previu Bentes, sobre o retorno do setor ao nível
pré-pandemia. “Estamos esperando um crescimento de 17,8% no turismo em 2021,
mas no ano passado caiu 36,6%. A vacinação vai avançar, mas não tanto a ponto
de voltar tudo à normalidade no fim deste ano, embora alguns governos tenham
ensaiado um movimento de reativar Réveillon e Carnaval. Os serviços não conseguem
repor em um ano tudo o que foi levado pela pandemia”, completou.
Mais da metade do prejuízo acumulado pelo turismo
até agora ficou concentrado nos estados de São Paulo (R$ 152,1 bilhões) e Rio
de Janeiro (R$ 45,9 bilhões).
O agregado especial de atividades turísticas
cresceu 18,2% em maio ante abril, segundo os dados da Pesquisa Mensal de
Serviços, divulgados nesta terça-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado representa a segunda taxa positiva
consecutiva, período em que acumulou um ganho de 23,3%, após uma queda de 26,5%
em março, “mês em que houve mais limitações ao funcionamento de
estabelecimentos considerados não essenciais”, justificou o IBGE.
O segmento ainda precisa crescer 53,1% para retornar ao nível de fevereiro de 2020, no pré-covid.
COPA E TAP AMPLIAM FREQUÊNCIAS NO
AEROPORTO INTERNACIONAL DE BH
O aumento da demanda fez com que as companhias aéreas internacionais TAP e Copa ampliassem a frequência de voos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Desde o último domingo (18), a Copa passou a operar aos domingos, segundas-feiras e quintas-feiras. Já a TAP, programou a ampliação para agosto, com voos aos sábados, domingos e quintas-feiras.
“Nosso intuito é manter a conectividade com os demais aeroportos pelo mundo, sempre com a máxima segurança para passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária nesses tempos de pandemia do coronavírus. A expectativa é de abertura das fronteiras e aumento da movimentação de passageiros internacionais. Além disso, com a autorização do governo americano também esperamos dar início às operações da Eastern Airlines”, ressalta Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport.
Também o Aeroporto
Internacional de Belo Horizonte segue atuando para fortalecer seus
negócios perante o mundo e neste mês, associou-se à Câmara Portuguesa de
Minas Gerais uma parceria que fomenta as relações
comerciais com o país europeu. "Este é
mais um importante passo que damos rumo à efetivação de nossa presença na
Europa, que faz parte da estratégia de ampliarmos nossa rede de relacionamentos
qualificados visando a atração de negócios para o Aeroporto Internacional de
Belo Horizonte e para o Estado de Minas Gerais." Aponta Vinícius
Silva , Coordenador de Inteligência de Mercado
A parceria é um passo importante em direção à internacionalização dos negócios
e da consolidação do aeroporto como um hub logístico que conecta o Brasil ao
mundo. Além da Câmara de Portugal, o Aeroporto Internacional de Belo
Horizonte também possui parcerias com as Câmaras da Índia, Itália e
China.
Faturamento pré-pandemia no 1º semestre
Diante dos efeitos da pandemia ainda complicando a
vida do setor de turismo, um total de 67% das operadoras de turismo do Brasil
registraram no primeiro semestre deste ano um faturamento de até 25% do que
costumava ser antes da pandemia. Os números foram divulgados na terça-feira
(20) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Segundo dados do Boletim Mensal Braztoa, apenas 11%
das empresas que responderam ao questionamento (72% das associadas) disseram
que estão faturando o equivalente ou mais do que no período pré-pandemia. Os
questionamentos foram respondidos entre o dia primeiro e nove de julho.
O mês de junho demonstra uma melhora. Um total de
52% dos entrevistados apontou que o seu faturamento equivale até 25% do que
costumava ser em igual mês de 2019. Outros 11% destacaram ter faturado entre
26% e 50% do que costumava ser antes da pandemia e 11% já sinalizaram
crescimento.
A pesquisa mostrou um cenário de retomada para o negócio. Dos entrevistados, 30% disseram esperar ter o mesmo volume médio de faturamento no primeiro semestre de 2022. Na outra ponta, 4% disse não esperar retomar os mesmos níveis de faturamento de antes.
Connection Experience
Dois dias intensos com muito conteúdo, networking e jornada de experiências. Conexões com palestrantes internacionais e cases brasileiros estarão no palco central do Connection Experience, em Canela (RS). O evento acontece de forma híbrida de 9 a 10 de setembro, exclusivo para 250 pessoas de forma presencial, em que será oportunizado visitas técnicas em pontos turísticos da cidade. Há a possibilidade do participante adquirir acesso on-line apenas para as palestras.
Registro do evento no ano passado
No eixo Natureza, Diversidade e Turismo a palestrante será Ana Báez, da Costa Rica. Ela é presidente e consultora sênior da Turismo & Conservación Consultores S.A e apontará o potencial turístico do país. A Costa Rica tem mais de 100 áreas de preservação ambiental, 35 parques nacionais e oito reservas biológicas. E ainda, os 112 vulcões do país destacam-se como alguns dos principais atrativos turísticos da região. Por conta desses fatores, a Costa Rica é considerada um dos melhores destinos para quem procura contato com a natureza.
Para fazer uma conexão com o Brasil, Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, apresentará a atuação fortíssima do grupo no setor de negócios turísticos em Unidades de Conservação, e que atuam em diferentes e importantes parques nacionais brasileiros. Os atrativos que o grupo administra são Cataratas do Iguaçu, Paineiras do Corcovado, AquaRio, BioParque do Rio, Marco das Três Fronteiras, EcoNoronha e AquaFoz. Dentre os assuntos, a visão do mercado, da operação, da experiência e do alinhamento com critérios de sustentabilidade serão apresentados aos participantes.
No eixo Turismo Gastronômico: Originalidade e Premiunização, a palestrante será da Itália, Maria Elena Rossi, que atua na Divisão de Promoção de Marketing e Gestão da Agência Nacional de Turismo. A conexão será feita com o chef Daniel Paiva, graduado em Gastronomia com formação em Portugal e Itália, além de atuar em consultorias e na docência. Nos últimos anos, a gastronomia tem aderido a um movimento que ganha força em diferentes contextos: as experiências. Mais do que apenas servir comida, hoje, trabalhar com gastronomia é pensar em formas de impactar positivamente o cliente, levando em conta sentidos diferentes.
A Itália é referência mundial em gastronomia, tem bases fortes na identidade cultural e territorial, sendo berço de movimentos importantes e grandiosos globalmente, como o Slow Food (comida lenta para experienciar). O país detém inúmeras e diversificadas indicações geográficas e denominações de origem controladas. Suas fortes ligações com o Brasil, pela história da imigração, formam vínculos com o país, o que torna sempre oportuno o intercâmbio, em especial na Serra Gaúcha, cuja cultura alimentar expressa a força das origens de seus imigrantes.
No painel Turismo Rural: experiências autênticas e o mercado 4.0, o gaúcho Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e proprietário da primeira Pousada Olival na Rota das Oliveiras no Rio Grande do Sul, vai explanar exemplos que se consolidam como referência no assunto. A Vila do Segredo nasceu com o intuito de deixar um legado para as gerações futuras, e veio ao encontro da nova fronteira agrícola, a Olivicultura.
Para debater sobre o Turismo do Vinho e a Experiência Enogastronômica, a palestrante será Dalma Diaz, cofundadora da Gastronomy Patagônia, do Chile. O país é um destino que se destaca pela diversidade de seu território que faz ser uma importante referência na produção vitivinícola no mundo. Os férteis vales situados entre a cordilheira e o mar no Chile são cenários ideais para o cultivo de uvas que dão vida a alguns dos melhores vinhos do mundo.
A conexão com o Brasil será com o palestrante Eduardo Bassetti, proprietário da Vinícola Villaggio Bassetti, em São Joaquim, Santa Catarina. O Estado conquistou um espaço merecido na produção de vinhos finos de qualidade tendo a recente Indicação Geográfica dos Vinhos de Altitude junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. Esse potencial surgiu a partir de uvas selecionadas e vinhedos localizados entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar, que garantem um alto padrão de produção. No Connection Experience você vai conhecer a Rota dos Vinhos de Altitude, que reúne belas paisagens catarinenses e uma produção rica e variada.
O participante que adquirir o pacote presencial por apenas R$499,99,
terá acesso a todas as palestras, networking de qualidade garantido e jornada
de experiências, simplesmente, pelos melhores pontos turísticos de Canela que
envolvem Natureza, Gastronomia e Turismo Rural.
Garfo e Bombacha (palestras);Pé na Cascata Explorer;Vitivinícola Jolimont;Parque Terra Mágica Florybal;Alpen Park e Skyglass
O Connection Experience acontece de 9 a 10 de setembro -
no mês em que se comemora a Revolução Farroupilha para os gaúchos. Essa
será mais uma experiência vivida, já que as palestras ocorrerão no Garfo e
Bombacha - espaço temático referência na gastronomia cultural e possui um
acervo que conta parte da história do povo gaúcho. O evento é apresentado pela
Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, conta com o
patrocínio de Sicredi e Garfo e Bombacha, a transportadora terrestre oficial é
a Brocker Turismo e apoio da Vitivinícola Jolimont. Mais informações e toda a
programação do Connection Experience você encontra no site
www.festurisgramado.com/connection.
___________________________________________________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br
E o futuro nunca mais foi o mesmo! • Com a chegada do Traction Avant, a Citroën rescreveu a história do automóvel. E foi a primeira vez, de muitas outras • Em 1934 nascia a tradicional configuração de milhões de automóveis atuais: estrutura monobloco com tração dianteira • Carro mais significante e revolucionário de seu tempo, o Citroën Traction Avant é um marco no mundo motorizado
![]() |
| 1953 |
Hoje os milhões de automóveis produzidos ao redor do mundo na configuração monobloco e tração dianteira tiveram suas origens, em escala produtiva, no modelo Traction Avant, até hoje um dos Citroën mais icônicos e desejados por entusiastas e colecionadores em todo o planeta que em Portugal era conhecido como arrastadeira.
![]() |
| 1954 |
E contar essa história tão revolucionária permite criar laços com a sociedade automotiva, preservar valores e desafiar o futuro, como a Citroën já fez tão bem no passado. Nesse sentido, vamos relembrar um pouco dos modelos mais marcantes, as tecnologias mais inovadoras e, claro, as aventuras incomparáveis dessa Marca que tem o cliente como inspiração em tudo que realiza! Nada mais justo iniciarmos essa jornada com o Traction Avant.
A REVOLUÇÃO QUE MUDOU O PADRÃO DOS CARROS, PARA SEMPRE
Carro mais significante e revolucionário de seu tempo, o Traction Avant foi um marco na história – tanto a da Citroën, quanto a do mundo. Concebido num tempo em que os conceitos automobilísticos se estabeleciam, o modelo mais ambicioso e fruto da imaginação de André Citroën veio e subverteu a realidade automotiva. Tanto por isso, foi amado por políticos, artistas, poetas e empresários durante seus 23 anos de vida.
Apresentado em abril e lançado em maio de 1934, antecipou o padrão motriz dos carros do futuro ao unir tração dianteira e carroceria monobloco e levar a combinação à larga escala. Desenvolvido por André Lefèbvre e Maurice Sainturat em apenas 18 meses, resumiu as aspirações de uma elite intelectual como nenhum automóvel de sua era. Sofisticado, audacioso, elegante, transgressor e prolífico, também era um fiel e impecável tradutor do etos da Citroën, oxigenada desde o nascimento pelo desafio ao impossível.
Equipada com um motor de 1.303 cm3 e 32 cv, a versão 7A é uma das mais raras, pois soma 7.000 unidades fabricadas até julho de 1934. Depois vieram os modelos 7B (1.628 cm3 e 38 cv) e 7 Sport ( 1.910 cm3 e 48 cv). Os números se referiam ao sistema europeu de taxação de impostos, baseado na dimensão dos cilindros. Era possível escolher entre as carrocerias Berline (sedã), Faux Cabriolet (conversível) e Roadster (conversível de dois lugares).
![]() |
| Cabriolet 1938 |
Em 1938 chegava a versão 15-Six G, dotada de motor seis-cilindros de 2.867 cm³ e 77 cv e suspensão hidropneumática, que misturava gás e fluído. Não surpreende o apelido “Queen of the Road”, a rainha da estrada, cuja missão é entregar não apenas vanguardismo e imponência aos olhos, mas também conforto e impavidez no rodar. A troca das três marchas do câmbio manual eram um balé, tal a vivacidade do movimento da mão direita.
O mais popular sem dúvida fora o 11. Das 759.123 unidades produzidas do Traction Avant, mais de 620 mil foram deste modelo, destacado pelas configurações Familiale, de nove lugares, e Coupé, de cinco postos.
Largo, o Traction Avant exigia perícia nas estreitas ruas europeias pré-guerra. A suspensão independente com barra de torção e o moderno sistema de direção recompensavam o desafio com um guiar vívido e inspirador. Mas, também sabia ser gentil: para facilitar a vida dos mecânicos, motor, câmbio, radiador, e suspensão dianteira eram acessíveis por um capô na longitudinal.
Desenhado por um escultor que jamais desenhara um carro, talvez por isso mesmo Flaminio Bertoni tenha sido a escolha perfeita para materializar a criatura vislumbrada por Citroën. Havia também a obsessão por forma e função, materializada nas maçanetas Art Deco, belas e práticas.
![]() |
| 1953 |
André Citroën e Traction Avant, contudo, conviveram por pouco tempo, pois o fundador da marca faleceu em 1935, mas o DNA da Citroën, contudo, já estava definido. Em julho de 1957, após 23 anos, o Traction Avant se aposentava.
Quer saber mais sobre a história da Citroën? Conheça o website “Citroën Origins”
Para uma verdadeira imersão automobilística, com direito a informações técnicas, propagandas antigas, inovações e até mesmo o som dos motores e buzinas dos principais modelos que a Citroën produziu nos últimos 102 anos, acesse o website “Citroën Origins” e viaje ao longo da história.
![]() |
| 1955 |
Desde 1919, a Citroën desenvolve automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a serenidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma vasta gama de modelos, desde o Ami - um objeto de mobilidade elétrica pensado para a cidade -, até sedans, SUVs e veículos comerciais leves, a maioria deles disponível com motorizações híbridas ou elétricas. Marca pioneira em serviços e na atenção dispensada aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e possui uma rede de 6.200 pontos de venda e serviços em todo o mundo.
quinta-feira, 29 de julho de 2021
VW América Latina apresenta ótimos resultados no 1º semestre de 2021. • Região alcançou 4,72% de participação de mercado, batendo recorde para este período. • As vendas e o número de carros produzidos para a região LAM, que inclui mais de 30 países latino-americanos (excluindo Argentina, Brasil e México), dobraram. • O e-up! foi apresentado no Uruguai, o primeiro veículo 100% elétrico da região. • Os lançamentos de Nivus, Taos, Teramont, Polo e Virtus GTS e T-Cross TSI em diferentes países da região ajudaram a alcançar esses resultados.
General Pacheco – 29 de julho de 2021 - Volkswagen América Latina comemora ótimos resultados no primeiro semestre de 2021. A marca atingiu 4,72% de Market Share, sendo o maior desempenho histórico para este período (+0,57pp vs 2020), com excelente resultado especialmente nos mercados do Chile, Paraguai e Bolívia (+1pp vs 2020). Também houve aumento nas vendas de 265% em relação a 2020 (21.958 unidades) e crescimento de 210% na produção de veículos para a região (26.901 unidades).
Durante o primeiro semestre de 2021, a marca continuou desenvolvendo a estratégia Nova Volkswagen na região, com importantes lançamentos e ações que permitiram mais proximidade com os fãs da marca em diferentes partes da América Latina.
A Volkswagen apresentou o e-up! no Uruguai, o primeiro modelo 100% elétrico da região e um marco fundamental em relação à estratégia de eletrificação do Grupo na América Latina. A estratégia global da VW prevê a neutralidade de carbono até 2050 e a eletrificação é um dos pilares para alcançar esse objetivo. Da mesma forma, a ofensiva do SUV foi aprofundada com o lançamento do Nivus no Chile, Colômbia, Peru, América Central e Caribe; o VW Teramont em Honduras, Guatemala, Salvador e Panamá; a adição do T-Cross TSI e o lançamento regional dos Taos, o primeiro SUV produzido pela marca na Argentina para a região. Além disso, o Polo e o Virtus GTS foram lançados no Chile, com uma campanha digital de sucesso, ampliando assim sua gama de veículos em toda a região que inclui mais de 30 países na América do Sul, América Central e Caribe (exceto Brasil, Argentina e México).
A marca continua fazendo um ótimo trabalho no que diz respeito à digitalização e proximidade com seus clientes, com propostas de pós-venda atraentes para usuários da marca. Um exemplo claro disso foi a apresentação do desenvolvimento local Car Connect no Equador, uma plataforma completa que conecta o usuário com o carro por meio de um aplicativo de telefone.
"A América Latina é um mercado com grande potencial de crescimento, fundamental para a estratégia regional do Grupo Volkswagen. Esses resultados positivos que vemos hoje são sustentados por lançamentos locais, como Nivus, T-Cross e recentemente Taos, modelos desenvolvidos 100% por e para a região que aprofundam a ofensiva do SUV da marca globalmente. Além disso, ter apresentado o e-up! no Uruguai é um marco fundamental para a estratégia de eletrificação da região", disse Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
"Esses resultados demonstram o comprometimento e o trabalho de toda a equipe, com projeções favoráveis para o restante do ano. Estamos no caminho certo e continuaremos fortalecendo nossa estratégia Nova Volkswagen, com mais digitalização e foco sempre na proximidade do nosso cliente", disse Thomas Owsianski, Presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina e vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen para a América do Sul.
Atualmente, a Volkswagen conta com uma rede de 27 importadores distribuídos em mais de 30 países da América do Sul, América Central e Caribe (exceto Brasil, Argentina e México), complementados por 168 pontos de venda e pós-venda.
Dessa forma, a Volkswagen renova seu compromisso com a região, bem como sua vocação para manter e consolidar sua forte presença nos países que a compõem. Tudo isso a partir de mais investimentos, uma rede de importadores profissionais, lançamentos e novidades, com inovação e tecnologia, para alcançar a mais alta qualidade de seus produtos, vendas e satisfação do cliente.
COLUNA FERNANDO CALMON
Coluna Fernando Calmon
Nº 1.160 — 29/7/21
CARRO JÁ PODE MONITORAR
SAÚDE DO MOTORISTA
À medida que a idade
média dos motoristas aumenta, a probabilidade de emergências ao volante devido
a doenças avança. Pessoas com doenças pré-existentes não podem usar o carro ou
só fazê-lo de forma limitada. A empresa de engenharia IAV e a Universidade de
Oldenburg, ambas na Alemanha, desenvolveram um assistente digital que monitora
o estado de saúde do motorista, detecta com precisão mudanças que vão desde falta
de ar a ataque cardíaco e inicia automaticamente medidas de socorro em caso de
emergência.
"Os sistemas
existentes, como detecção de fadiga ou assistência de emergência, não sabem
praticamente nada sobre o estado de saúde do motorista. Eles não intervêm ou o
fazem tarde demais em emergências de saúde", disse Mark Busse, da IAV.
Chamado Car That Cares (em tradução livre, O
Carro Que Cuida [de você]), consiste de uma cinta torácica certificada que
detecta pulso e frequência respiratória, software com suporte de IA
(Inteligência Artificial) incluído no veículo e uma infraestrutura de nuvem segura
e inteligente.
Graças ao design
modular também será possível integrar outros recursos de medição e sensores em
um estágio posterior: por exemplo, determinar saturação de oxigênio e níveis de
açúcar no sangue. A infraestrutura de dados segura pode ser projetada de forma
flexível e, portanto, adaptada aos regulamentos de proteção de dados do
respectivo país.
Na nuvem, a IA
analisa os dados, cria um perfil digital do motorista e transmite valores
limites relevantes para o veículo. Assim que o software detecta anomalias que comprometam
saúde e segurança, ativa as funções de assistência e automação do veículo. Algoritmos
de aprendizado de máquina são treinados para detectar variações, online e off-line,
no estado de saúde do motorista. Incluem comprometimento de leve a grave e
emergências, a exemplo de dificuldade respiratória, ataque cardíaco ou perda de
consciência.
O sistema responde de
forma consistente e ao mesmo tempo adequada à situação. Em dificuldade
respiratória leve, por exemplo, avisa o motorista por meio da central de infotenimento.
Se necessário, ativa o recurso de alerta de saída de faixa e reduz a
velocidade.
Em emergências, como
um ataque cardíaco ou perda de consciência, o veículo procura o acostamento da
estrada e para em segurança, além de iniciar uma chamada de socorro médico e
ambulância. O motorista tem opção de interromper as medidas a qualquer momento.
Nos testes iniciais
em um automóvel foram feitas simulações com sucesso. O assistente de saúde
precisa ser integrado durante a fase de desenvolvimento de novos modelos. Trata-se
de um avanço para segurança de trânsito. Acontecem acidentes de alto potencial
de gravidade quando o motorista passa mal ao volante e não há outra pessoa a
bordo capaz de ajudar.
O Car That Cares pode ser instalado igualmente em caminhões e ônibus.
Como estes pesam várias toneladas, o acidente pode atingir proporções bem
maiores. Da mesma forma, gerencia os riscos até a parada completa do veículo.
ALTA RODA
SISTEMA Nacional de Alertas Rápidos de Recall estava obsoleto e foi inativado. Um novo está sendo criado pela Secretaria Nacional do Consumidor e a Universidade de Brasília que cuidará da prototipação. Anfavea participará do grupo de trabalho pois veículos automotores representam a maioria dos comunicados. Tudo estará centralizado numa base de dados com informações para consumidores e outros órgãos. Bom lembrar: quem não atender a um recall terá ressalva impressa na documentação do carro.
PROCURA por veículos para PcD (Pessoas com Deficiência) está em expansão depois
do limite de preço para modelos elegíveis ter subido de R$ 70.000 para R$
140.000. No entanto, falta muitas vezes o esclarecimento de que, no caso do
IPI, a alíquota só estará zerada até 31 de dezembro deste ano. Para o desconto
tornar-se permanente terá de haver nova negociação com o Governo Federal. Isso
sem contar que os Estados não tomaram a mesma iniciativa em relação ao ICMS e o
preço não caiu tudo que deveria.
NOVO VW Taos é próximo ao T-Cross por dividir o mesmo trem de força. Isso implica
desempenho um pouco inferior, pois pesa 128 kg a mais. Porém posso
classificá-lo como mais “adulto” por acomodar melhor cinco ocupantes e ter
porta-malas maior (498 litros, sem o tampão interno). Sua suspensão traseira
independente também é melhor, numa avaliação mais longa. Esse conjunto pede um
tanque de combustível uns 5 litros maior para conveniência em viagens. Controle
de cruzeiro adaptativo inclui a útil função para-e-anda.
BUGGIES ainda são indispensáveis nas areias e dunas das praias brasileiras,
para fins turísticos. Fyber, do Ceará, já produziu cerca de 15.000 unidades
desde 1983. A alemã Axxola decidiu investir R$ 30 milhões na empresa para
construir uma fábrica definitiva em Paracuru
(CE) e ampliar a produção para até 1.000 unidades/ano. A cidade ficou conhecida
por ser uma das melhores para prática de kitesurf do mundo e atrai turistas de vários
países.
____________________________________________________________________________________________
www.fernandocalmon.com.br
Baseado no Nivus, Volkswagen Taigo é apresentado na Alemanha. – Design do Taigo foi um trabalho conjunto dos irmãos José Carlos Pavone e Marco Pavone
Wolfsburg/São Bernando – A Volkswagen acaba de apresentar oficialmente o Taigo, o novo SUV cupê da marca, totalmente baseado no Nivus brasileiro. O Taigo será o primeiro modelo fabricado e comercializado no mercado europeu, após ter sido desenvolvido na região América do Sul. Com um detalhe: o design foi um trabalho conjunto dos irmãos José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM, e Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen na Alemanha.
“Nós queríamos fazer algo completamente diferente. Algo que nenhum competidor tivesse oferecido e que a Volkswagen não tivesse feito antes neste segmento”, revela José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM, que desde o início tinha a ideia de desenhar um produto com uma pegada cupê e ao mesmo tempo muito funcional. “Nos inspiramos nos SUVs de segmentos superiores. E estabelecemos uma ‘democratização’ desta silhueta (cupê) em um segmento um pouco mais compacto”, completa o executivo.
O Taigo traz o design exclusivo do Nivus, muito elogiado pela imprensa especializada em todo o mundo. Com linhas marcantes e robustas, que transmitem forte apelo emocional, o modelo se destaca pela arrojada silhueta cupê, que agrega uma esportividade única em sua categoria. Aliás, o Taigo será o primeiro veículo da Volkswagen na Europa com este tipo de carroceria no segmento A0 SUV, mostrando que inovar está no DNA da Volkswagen em todos os mercados!
O estilo singular do Taigo fica completo com as belas rodas de liga leve e a iluminação 100% em LED, que refinam a personalidade do novo ‘caçula’ da Volkswagen.
Produzido na moderna fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a Estratégia Modular MQB, garantindo os mais avançados processos de produção do grupo em todo o mundo. Esta plataforma também assegura elevado nível de segurança e conforto aos passageiros.
E por falar em plataforma, as medidas do Taigo são idênticas às do Nivus, proporcionando agradável espaço interno aos ocupantes. O modelo tem 4.266 milímetros de comprimento, sendo 2.566 milímetros de distância entre os eixos; 1.494 milímetros de altura e 1.757 milímetros de largura. Já o porta-malas é referência em capacidade, com 415 litros.
Na Europa, o Taigo também utilizará motores com a tecnologia TSI, assim como o Nivus nos países da América Latina. Desta maneira, o crossover cupê garante performance e eficiência com muita confiabilidade, proporcionando uma condução extremamente agradável e divertida.
segunda-feira, 26 de julho de 2021
Fiat apresenta interior do novo SUV Pulse • Teaser da marca dá mais detalhes da cabine de um dos lançamentos mais aguardados do ano. Assista o vídeo
ASSISTA O VÍDEO
Após apresentar o design surpreendente de seu novo SUV e engajar milhares de pessoas que ajudaram a escolher o nome Pulse, a Fiat revela imagens em foto e vídeo do interior de um dos lançamentos mais aguardados do mercado brasileiro.
A personalidade própria do SUV encontrada do lado de fora agora é evidenciada também por meio do acabamento da cabine e na oferta de equipamentos.
Com um interior único dentro da gama Fiat, o Pulse apresenta um novo volante multifuncional esportivo com base achatada e detalhes cromados, que estampa o Logo Script ao centro, além do revestimento em couro com costura aparente.
“De forma inédita na gama Fiat, os acabamentos internos do Pulse que foram desenvolvidos garantem um ambiente moderno e de conforto para os ocupantes. Trouxemos novas tecnologias que ajudam a diferenciar as superfícies, como texturas a laser e tecidos exclusivos, além de pinturas e acabamentos especiais”, afirmou Isabella Vianna, gerente de Cores e Materiais, Mopar, Graphic e Realidade Virtual do Design Center América do Sul.
O SUV também contará com cluster digital de 7” colorido e personalizável. Partida remota, ar-condicionado automático digital e central multimídia flutuante de 10,1” na horizontal, em posição voltada ao motorista, é outro equipamento de última geração que oferecerá ao consumidor o Fiat Connect////Me, a plataforma de serviços conectados mais moderna da categoria.
Em breve, novos conteúdos serão informados daquele que promete ser a mais nova referência no segmento.
domingo, 25 de julho de 2021
Com o investimento de R$ 10 bilhões, a Chevrolet lança até o final do ano quatro novos modelos, um por mês a partir de setembro, através de uma web série nas próximas semanas
São Caetano do Sul – Depois de comunicar a retomada dos investimentos de R$ 10 bilhões no país e de confirmar o desenvolvimento da futura geração da picape Montana, a GM vai revelar os quatro próximos produtos Chevrolet que lançará até o fim deste ano no Brasil.
“A Chevrolet está preparando uma grande ofensiva no segundo semestre, que inclui novidades nos mais estratégicos e promissores segmentos do mercado. Vamos ter uma novidade por mês a partir de setembro”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
Os produtos serão anunciados um a um através de websérie promovida pela marca a partir da próxima semana. A sequência de divulgação dos vídeos não corresponde necessariamente a ordem da chegada dos modelos às concessionárias.
As novidades focam públicos com necessidades e anseios distintos e vão inovar também ao incorporar tecnologias inéditas para a marca, reforçando o portfólio vencedor da Chevrolet no País.
SM Kart Competition: Otazú vence e assume liderança do campeonato Alberto Otazú venceu duas das quatro etapas
Alberto Otazú (Cardoso Funilaria e Pintura/Bianchi Automóveis/AVSP/No Fire Services/Rolley Ball/Speed Truck/Imab Metalúrgica/Concept Kart) alcançou o sucesso em mais uma prova do SM Kart Competition. No último fim de semana (24/7) ele largou da pole position da categoria Graduados e venceu de ponta a ponta a quarta etapa, realizada no Kartódromo de Interlagos.
“Eu larguei bem, fiz uma primeira volta muito rápida e aproveitei que seis pilotos ficaram brigando pela segunda posição pra abrir uma grande vantagem. Ainda bem, porque o meu kart não era dos melhores e, por isto, só mantive a regularidade para abrir quase 10 segundos de vantagem”, contou Otazú, que com esta segunda vitória reassumiu a liderança do campeonato, passando a somar 254 pontos, 59 de vantagem sobre Everton Carajeleascow, e 80 de folga sobre Marcos Takuma.
A quinta etapa da SM Kart Competition será realizada dia 14 de agosto, novamente no Kartódromo de Interlagos.
Confira os dez primeiros da Graduados da SM Kart Competition: 1) Alberto Otazú, 16 voltas em 17min42s757; 2) Jorg Sobrinho, a 9s887; 3) João Gabriel Oliveira, a 10s151; 4) Marcos Takuma, a 10s345; 5) José de Jesus, a 10s415; 6) Rodrigo Oliveira,10s756; 7) Bruno Freitas, a 11s929; 8) Paulo Policeno, a 12s422; 9) Edu Abrantes, a 13s652; 10) Peterson Rodrigues, a 14s406.
Os dez primeiros no campeonato da Graduados são: 1) Alberto Otazú, 254; 2) Everton Carajeleascow, 195; 3) Marcos Takuma, 174; 4) Rodrigo Oliveira, 160; 5) Rogério Cebola, 152; 6) João Gabriel, 125; 7) Iuri Bustamante, 123; 8) Bruno Freitas, 116; 6) João Vitor Oliveira, 115; 10) Jorge Sobrinho, 112.
Alberto Cesar Otazú tem o apoio de Bianchi Automóveis, Cardoso Funilaria e Pintura, No Fire Services, Rolley Ball, Speed Truck, IMAB Metalúrgica, TS Sports, Autódromo Virtual de São Paulo (AVSP), Concept Kart. O jovem apoia as ações da Associação Cruz Verde, Direção para a Vida e Rotary Club Ponte Estaiada.
ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.
-
São Caetano do Sul, SP - A Chevrolet acaba de confirmar um dos mais esperados lançamentos para o mercado brasileiro. Trata-se do n...
-
Conta a lenda que não há carro inroubável e isso não está muito longe da verdade. As f ábricas investem em equipamentos como chave...
-
Sucesso de vendas em seu segmento, o Fiat Doblò acaba de chegar à rede de concessionárias trazendo várias novidades em sua linha 2013 q...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA ...
-
Uma criação dos deuses Ferrari 612 GTO, saído da criatividade de Sasha Selipanov, é ainda um conceito, mas já vem sendo considerado um dos...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA Mogi ...
-
Coluna Fernando Calmon Nº 1.258 — 6/7/23 Passado, presente e futuro em 70 anos da VW no Brasil Ao comemorar sete décadas de atuaç...
-
Não se deixe levar pelas aparências: apesar da dianteira que remete ao Agile , o novo Cobalt não tem nada de Agile Seda...
-
Coluna Fernando Calmon Nº 1.271 — 5/10/23 Primeiro-ministro inglês quer frear expansão do limite de 30 km/h A Grã-Bretanha te...
-
Assista e se inscreva no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA Te...






























