Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Itaipu e parceiros levam tecnologia e inovação para o Show Rural Coopavel 2019 No estande da empresa, os visitantes poderão conferir novidades e participar de palestras e oficinas sobre temas ligados à agricultura sustentável




Três grandes domos brancos abrigam a estrutura da Itaipu Binacional e dos parceiros na 31ª edição do Show Rural Coopavel, que acontece de 4 a 8 de fevereiro, em Cascavel. 

A área de mais de 700 m², quase três vezes maior que o espaço ocupado pela usina em anos anteriores, chama a atenção pelo formato inovador. 

Ali, os visitantes encontram demonstrações de tecnologias e projetos de Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Programa de Mobilidade Elétrica Sustentável.

A nova estrutura do estande, que será levada a outros eventos, é mais leve, espaçosa e resistente, além de ter uma montagem mais rápida e prática. A preocupação com a sustentabilidade, marca da empresa binacional, também está presente: neste ano, os materiais impressos foram trocados por painéis LED, com impacto ambiental reduzido.

“O Show Rural é o primeiro grande evento do ano e a Itaipu faz questão de participar trazendo todas as suas tecnologias e inovações, afinal, é aqui que podemos mostrar ao produtor pesquisas que trarão benefícios ao seu dia a dia”, comentou Gilmar Secco, assistente da Diretoria de Coordenação.


Três domos
No primeiro domo, os visitantes podem assistir a vídeos e descobrir curiosidades sobre a Itaipu em três grandes painéis de LED. 

Também podem receber informações sobre o Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP), um software desenvolvido em pareceria entre Itaipu, PTI e Federação Brasileira do Plantio Direto para avaliar o grau de sustentabilidade da agricultura do Oeste do Paraná. Em outro telão de LED, estão disponíveis algumas ações do POD.

O segundo domo abriga um auditório com capacidade para 80 pessoas, onde acontecem reuniões, palestras e workshops ao longo de toda a semana. Nas laterais, é possível ver um modelo do Twizzy elétrico e a árvore solar digital, que utiliza a energia solar captada pelas placas para carregar celulares e fornecer internet via wi-fi.

Por fim, o terceiro domo é composto por um pequeno local para reuniões, um espaço de realidade virtual – onde, com óculos 3D, os visitantes podem fazer um “tour” pela Itaipu –, e áreas dedicadas às inovações tecnológicas do PTI e do CIBiogás. 


Um dos equipamentos apresentados é o Sistema de Monitoramento de Estações Meteorológicas (SMEC2), lançado recentemente pelo PTI em parceria com a Itaipu e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Atrações
Sempre um dos maiores chamarizes do estande da Itaipu, o veículo elétrico modelo Twizzy encanta adultos e crianças – e todo mundo quer fazer uma foto no carro. A Jaqueline Furlan levou os filhos Brian e Breno para ver o carro. 

Eles se encontraram com os amigos Gustavo e Breno, filhos de Jaqueline Rocha, e se esforçaram para caber todos dentro do veículo ao mesmo tempo. Breno foi certeiro: “meu sonho é ter um carro igual a esse”.

As mães mal conseguiam acompanhar a empolgação dos garotos, que corriam para um lado e para o outro, fazendo perguntas e aproveitando as atrações do estande. “A gente vem todo ano ao Show Rural e é sempre uma surpresa. 
Sempre tem alguma coisa nova”, contou Jaqueline Furlan.  

O agricultor Rozivaldo Dias entrou no estande e já foi direto para a visita virtual. “Já conheço a usina, fiz a visita especial e fui até lá dentro. Mas aqui a gente vê lugares diferentes, né? Lugares que ninguém pode visitar”, contou empolgado. Ele foi atraído ao estande pela tecnologia do biogás e confirmou participação nas palestras que acontecerão ao longo da semana.


Plantio direto, energia solar e clima
O PTI traz novidades em sua área, dentro do estande da Itaipu. Entre elas, uma plataforma online que será lançada em breve e que monitora a qualidade do plantio direto. 

O analista ambiental do PTI, Cássio Wanscheer, explicou que a intenção é fazer um cadastro dos proprietários rurais que desejam avaliar e melhorar a qualidade do plantio direto. 

“Mostrar como está a situação atual e até onde ele pode chegar com base em princípios básicos para melhorar a sua pontuação no Índice de Qualidade Participativo (IQP)”, complementou Cássio.


Limpa e cada vez mais acessível, a energia solar fotovoltaica também, é um dos destaques. Durante o evento, os visitantes podem consultar gratuitamente o potencial solar de sua propriedade, residência ou empreendimento. 

O simulador utiliza como base os dados disponibilizados pelo Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná, projeto resultado de uma parceria entre o Parque, a Itaipu, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O PTI espalhou pelo Show Rural sete sensores que monitoram em tempo real o clima em diferentes pontos do evento, para demonstrar o Sistema de Monitoramento Climático (SMEC2). Desenvolvido em parceria com a Itaipu, o SMEC2 reúne dados de 105 estações meteorológicas do Estado e pode auxiliar produtores rurais a melhorar sua produtividade e a coleta de dados de variáveis ambientais.


Produção de biogás
A principal atração do CIBiogás no estande da Itaipu é o biodigestor em escala doméstica. No decorrer da feira, o equipamento será alimentado com parte dos resíduos orgânicos gerados pela arena gastronômica do Show Rural. A intenção é que o público possa acompanhar em tempo real todo o processo de biotransformação dos resíduos em biogás, elemento que pode dar origem ao biometano e a biofertilizantes.

Além do biodigestor, o público poderá conhecer de perto o carro movido a biometano. O automóvel circula diariamente com combustível gerado por meio do aproveitamento das sobras de alimento dos restaurantes de Itaipu. 

Este biometano abastece em média 80 veículos utilizados pelos colaboradores da usina hidrelétrica, emite 90% menos poluentes e rende o equivalente a 1,3 litro etanol ou 0,92 litro de gasolina.


Programação
A programação de eventos no estande da Itaipu começou na tarde de segunda-feira (4). O Programa Cidades Sustentáveis reuniu os representantes dos 54 municípios participantes. Já os participantes do Projeto Encontros e Caminhos fizeram um alinhamento da agenda anual.

Na terça-feira (5), às 9h, o público poderá participar da palestra “Valorização Agronômica e Energética de Resíduos Orgânicos”, com a professora Mônica Sarolli, coordenada pelo CIBiogás. Em seguida, serão realizadas três reuniões fechadas com parceiros do POD: do Conselho de Sanidade Agropecuária do Oeste, da Câmara Técnica do Frango e das secretarias de Agricultura dos municípios da Região Oeste do Paraná.

Na tarde de quarta-feira (6), o público poderá participar de uma palestra sobre “O potencial da energia solar no agronegócio”, às 13h; e da oficina “Show de Plantas: Conhecendo as Plantas Medicinais”, às 16h30.


O CIBiogás apresenta, na quinta-feira (7), às 9h, o livro “Energias Renováveis na Região Sul do Brasil”. Em seguida, oferece ao público três palestras, apresentando o projeto Microgrid (10h30), o projeto ERNEX (11h) e o projeto Toledo (11h30). 

À tarde, o tema é aquicultura: às 14h, Celso Buglione apresenta palestra sobre bioflocos e, às 15h30, Elias Nunes fala sobre Melhoramento Genético da Tilápia.

O lançamento do livro infantil “O Mistério do Ribeirão Vermelho”, sobre conservação de solos e plantio direto, às 13h30, é o principal evento da sexta-feira (8), e deve contar com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr.

Antes, às 10h, uma oficina vai abordar o tema das plantas alimentícias não convencionais: “PANC! O que é isso? Dá para comer?”


Em seguida, às 11h, o público poderá conhecer mais informações sobre plantas medicinais, em palestra ministrada por técnicos da Itaipu. Às 13h, o estande se enche de música com a apresentação do projeto Viola Lindeira com Ricardo Denchuski.



Festival Automobile International: PEUGEOT conquista os principais prêmios com o 508 e o e-LEGEND Concept.



A PEUGEOT conquistou dois prêmios na 34ª edição do Festival Automobile International (Festival Automotivo Internacional), realizado em 29 de janeiro de 2019, no Hotel des Invalides, em Paris. 


O novo PEUGEOT 508 venceu o “Grande Prêmio” na categoria de “o carro mais bonito do ano 2018” e o PEUGEOT e-LEGEND Concept foi eleito “o carro-conceito mais bonito do ano”. Jean-Philippe Imparato, Diretor da marca PEUGEOT, e Gilles Vidal, Diretor de Design da PEUGEOT, foram os responsáveis por levantar os dois troféus.


O novo PEUGEOT 508 recebeu mais de 34 % dos votos na sua categoria. O sedã radical da marca, lançado em outubro do ano passado, já registra mais de 10 mil pedidos na Europa desde sua apresentação ao público, em março de 2018, em Genebra.


O PEUGEOT e-LEGEND Concept ganhou o prêmio de carro-conceito mais bonito do ano. O júri, composto por conhecedores e entusiastas oriundos do mundo do automobilismo, da arquitetura, da moda e do design, foi seduzido por esse carro-conceito que transmite a empolgante visão da PEUGEOT para o futuro de um veículo 100% autônomo, elétrico e conectado.


Os Grandes Prêmios do Festival Automotivo Internacional recompensam anualmente as mais belas realizações na área automobilística. O arquiteto Jean-Michel Wilmotte e a criadora de moda Chantal Thomass são os presidentes desse júri de especialistas.  


domingo, 3 de fevereiro de 2019

BMW Group Classic na Rétromobile 2019, em Paris. A exposição de clássicos chega à 44ª edição com 600 modelos históricos




Ah, Paris... a cidade mais romântica do mundo vai respirar por cinco dias o aroma dos mais belos clássicos da história do automobilismo durante a Rétromobile 2019, de 6 a 10 de fevereiro, na capital francesa.


O tradicional evento atrairá entusiastas, fãs e potenciais compradores de veículos antigos — ops, melhor dizendo: "vintage". 
Considerada uma das maiores e mais diversificadas exposições desse tipo na Europa, a Rétromobile receberá cerca de 650 expositores de todo o mundo e 600 veículos históricos (alguns deles à venda) nesta 44ª edição.


O museu BMW Classics uniu forças com a BMW França e os clubes de entusiastas da marca no país para mostrar os capítulos mais excitantes da trajetória da montadora, da sua longa tradição no segmento de luxo à evolução dos motores nas últimas quatro décadas.


Motocicletas também estarão presentes, além de espaço pós-vendas, concessionários e peças e acessórios. A exposição oferece uma perspectiva para o Concorso d'Eleganza Villa d'Este 2019.


Antes pioneiro, hoje um carro clássico: o BMW Z1.
Há Cerca de 30 anos, os primeiros BMW Z1 eram entregues aos clientes. Inicialmente, o veículo era um projeto do time técnico da marca para enriquecer o conhecimento sobre estruturas e materiais inovadores de veículos.


O corpo de plástico montado em um chassi de aço, as portas retráteis e o desempenho ágil geraram entusiasmo desde o início. No evento estará exposto e depois será colocado à venda um dos 8.000 automóveis BMW Z1 entregues até 1991.


BMW 507: esportividade e luxo ao ar livre - e na água
O BMW 507 foi apresentado no Salão de Frankfurt em 1955, mostrando desempenho dinâmico, elegância e luxo. Dois anos depois, a BMW encomendou uma lancha que reunisse os mesmos atributos de estilo e potência dos seus carros. 


A lancha usava o propulsor 401 Marine, cuja potência de 150 cavalos era igual à do motor de oito cilindros do BMW 507.


Modelos clássicos de corrida dos anos 1970
Desenvolvido com base na primeira geração do BMW Série 3, o BMW 320 traz spoilers dianteiros, aerofólio traseiro e rodas alargadas. Sob o capô, um motor 2.0 litros com 300 cavalos oriundo da Formula 2.

Haverá ainda o BMW M1, que participou das corridas de Série Procar nos anos de 1979 e 1980, quando pilotos da Formula 1 e pilotos de carros de turismo competiam uns contra os outros em veículos com engenharia idêntica e potência de 470 cavalos.


Motocicletas colecionáveis com motor boxer
Os colecionadores de motocicletas históricas terão um prato cheio para degustar no evento, que terá uma seção dedicada aos modelos clássicos da BMW Motorrad.

Entre as motos disponíveis para venda está a BMW R51/3 da década de 1950, que trazia motor boxer de dois cilindros e 500 centímetros cúbicos; e a BMW R 60/5, da série de motocicletas de turismo apresentada em 1969.


sábado, 2 de fevereiro de 2019

A piloto Suzane Carvalho ministra cursos de pilotagem de Kart, de Fórmula e de pilotagem de carro tipo Turismo. neste mês de Fevereiro




Seguem as datas de nossos próximos cursos de Kart, Fórmula e Turismo.
     Se desejar agendar para estas ou outras datas, entre em contato!
     
1 -  CURSO DE PILOTAGEM DE KART
      
Data: 12 a 14 de fevereiro
      Local: Kartódromo San marino, em Paulínia
      Valor: R$ 3.950

 
 
 
 
2 - CURSO DE PILOTAGEM DE FÓRMULA
      Data: 14, 15 ou 16 de fevereiro
      Local: Autódromo ECPA, em Piracicaba
      Valor: R$ 3.500
 

   

3 – CURSO DE PILOTAGEM DE CARRO DO TIPO TURISMO
      Data: 14, 15 ou 16 de fevereiro
      Local: Autódromo ECPA, em Piracicaba
      Valor: R$ 3.250

      

     ASSISTA A ALGUNS DEPOIMENTOS DE PILOTOS QUE JÁ FIZERAM NOSSOS CURSOS:


     Todos os cursos têm VAGAS LIMITADAS!
     O pagamento é realizado adiantado, através de depósito bancário ou boleto, para reservar sua vaga.

    Peça já sua Ficha de Inscrição!

Aumente sua segurança pilotando sua moto nas perigosas ruas e estradas brasileiras. Faça o curso de pilotagem inicial, intermediário ou avançado no Centro de Treinamento de Pilotos Suzane Carvalho





Segue a agenda desta semana!
     
    1 -  CURSO INICIANTE DE PILOTAGEM DE MOTO EM SÃO PAULO      
Voltado para motociclistas iniciantes que estão inseguros na pilotagem.  Que obtiveram a CNH mas não tem segurança para pilotar uma motocicleta no trânsito, trocar marchas (se for o caso) frear, acelerar, fazer curvas.

      Grupo pequeno, até 5 pessoas.
      Data: 3a ou 4a feira
      Horário: das 09:00 às 15:00 aproximadamente
      Realizado na concessionária Moto Remaza, no Tatuapé.
      Valor: 500,00
      Se for o caso, podemos disponibilizar uma moto CG 160 Fan, CG 160 Start, BIZ 125 ou SH 150.

2 - CURSO INTERMEDIÁRIO DE PILOTAGEM DE MOTO EM SÃO PAULO
     Turma de até 10 pessoas, para motociclistas com pouca experiência.  São praticadas técnicas de aceleração rápida, frenagem, curvas, zerinho, oito, etc... para dar maior habilidade ao piloto.
     Realizado na concessionária Moto Remaza, no Tatuapé, em São Paulo.
     Data:  09/02, sábado
     Horário: das 09:00 às 15:00 aproximadamente
     Valor: 300,00
     Se for o caso, podemos disponibilizar uma moto CG 160 Fan, CG 160 Start, BIZ 125 ou SH 150.




3 – CURSO AVANÇADO DE PILOTAGEM DE MOTO
      No Curso Avançado, são passadas técnicas avançadas de pilotagem de forma a desenvolver o piloto e prepará-lo para as mais diversas situações, incluindo terra, serra, estrada, subida e descida em calçadas, gramado, curvas de alta e baixa velocidade, técnicas para track day, dicas para viagens e mudança rápida de direção.  E mais, dicas de mecânica, e prática na terra, se for de seu interesse.
      Por ser um curso Personal, teremos no máximo 5 pilotos e cada um faz os exercícios em seu ritmo.  A Suzane que acompanha cada piloto.
      Data: 07/02, 5a feira
      Horário: das 08:30 às 13:30 horas - após o curso, a pista fica liberada para treino
      Local: Kartódromo ECPA, Piracicaba, SP
      Valor:R$ 850,00
      Se for o caso, podemos alugar uma moto CB 500F por R$ 250.


     ASSISTA A ALGUNS DEPOIMENTOS DE PILOTOS QUE JÁ FIZERAM NOSSOS CURSOS:


     Todos os cursos têm VAGAS LIMITADAS!
     O pagamento é realizado adiantado, através de depósito bancário ou boleto, para reservar sua vaga.

    Peça já sua Ficha de Inscrição!

Three lessons learned – the Santiago E-Prix. In our new series “Three lessons learned”, we present three of the findings made by BMW i Andretti Motorsport after each race – starting with last Saturday’s Santiago E-Prix.




Munich. The BMW i Andretti Motorsport team is contesting its first season in the ABB FIA Formula E Championship. The engineers gain more experience with every race weekend and incorporate their new findings in the development of the BMW iFE.18 and the preparation for the next races. In our new series “Three lessons learned”, we present three of the findings made by BMW i Andretti Motorsport after each race – starting with last Saturday’s Santiago E-Prix.

1. No chance in qualifying group one.
António Félix da Costa (POR), winner of the opening race in Ad Diriyah (KSR), took to the track in the first of four qualifying groups in Santiago (CHL) – a fact that left him with no chance. The track conditions were so difficult that no driver in group one qualified higher than 13th

As of group two, which included Alexander Sims (GBR), conditions allowed faster lap times. Sims was able to match the pace of Sebastien Buemi (SUI), who set the fastest time in group two, in the first two sectors. 

Only in the third sector was there a substantial difference in times. Sims eventually qualified ninth. As the groups are decided by positions in the Drivers’ Championship, the best-placed drivers are faced with the most difficult conditions. This is intended to make the race even more exciting.


2. Heat plays a key role.
In Chile, the teams were faced with extremely hot conditions. During the race, the air temperature was approaching 40 degrees Celsius. This put the focus on the battery temperature. 

Thanks to a good energy management strategy, BMW i Andretti Motorsport was able to stick within the temperature limits of the Gen2 batteries. While energy is usually the restricting factor at Formula E races, this time it was the battery temperature in the heat of Santiago.

3. Precision is vital.
One particular challenge for the teams in Season 5 is adhering to the mandatory limits in a wide range of areas of the car – for example, energy consumption, battery charge level, brake temperatures and tyre pressures. 

High-precision work is vital, both from engineers and the drivers, as infringements and the slightest discrepancies are consistently punished with penalties.



Effective and individual: the 2019 BMW Motorsport Junior programme. The promotion of young drivers enjoys a long tradition at BMW Motorsport, dating back more than 40 years. During this time, the junior programme has uncovered many talented youngsters who have gone on to make a name for themselves on the motor racing scene. A slight change to the concept means that the BMW Motorsport Junior programme is even more efficient in 2019.

Munich (GER), 10th January 2019. BMW Motorsport, BMW i Motorsport, simulator, race simulator, ABB FIA Formula E Championship.

Munich. The promotion of young drivers enjoys a long tradition at BMW Motorsport, dating back more than 40 years. During this time, the junior programme has uncovered many talented youngsters who have gone on to make a name for themselves on the motor racing scene. 

A slight change to the concept means that the BMW Motorsport Junior programme is even more efficient in 2019. In the future, the programme will focus on fewer drivers to make the support they are offered even more effective and tailored to their individual needs. 

Beitske Visser (NED) is entering her third year on the programme and will primarily gain experience in Formula racing. A shoot-out in a simulator will determine a new member of the BMW Motorsport Junior programme from the many candidates for the position. Mikkel Jensen (DEN) has been promoted to BMW works driver and will undertake a high-class GT programme.

“Promoting talented youngsters is, and will remain, one of the pillars of our motorsport portfolio,” said BMW Motorsport director Jens Marquardt. 

“We are delighted that, in Mikkel Jensen, a third BMW Motorsport Junior has made the step up into our works programme within just a few years. This underlines the success of our youth development and proves how effective it is and what a great springboard it can be. In the case of Beitske Visser, we see very good prospects in Formula racing in her third year on the programme, during which she will be used as test and reserve driver in Formula E. She is also taking part in the selection process for the new W Series. I am also looking forward to being able to welcome a new Junior onto our programme in the near future. I am excited about our first shoot-out in a race simulator. We are forging new paths in this regard to better address the demands of modern motor racing.”

The promotion of young drivers celebrated its 40th anniversary in 2017. Back in 1977, BMW Motorsport GmbH launched the BMW Junior Team, an initiative of managing director Jochen Neerpasch. 
That was the first time in German car racing that a factory had fielded a team made up solely of young drivers. 

Since then, the responsibility for promoting talented youngsters has been firmly anchored at BMW Motorsport, and the objective has not changed in over 40 years: to comprehensively prepare young drivers for the demands of international motor racing and for a possible career as a BMW works driver.

The goal of the concept, which has been tweaked for the coming season, is to offer each Junior an even more attractive programme of racing and to integrate them even more closely in the works and customer racing programmes. This will provide the best chance of developing more Juniors into BMW works drivers and maintaining the good success rate of recent years.

Hockenheim (GER) 21st September 2018. BMW M Motorsport, ADAC-GT Masters, Round 7, #42 BMW Team Schnitzer (GER) BMW M6 GT3, Mikkel Jensen (DEN).
Mikkel Jensen to drive the
BMW M6 GT3 at numerous classics.Mikkel Jensen is the third former BMW Motorsport Junior to become a permanent member of the works programme in 2019, following in the footsteps of Jesse Krohn (FIN) and Joel Eriksson (SWE). 

His race calendar features a host of major GT races. He will contest the entire season in the Intercontinental GT Challenge in a Walkenhorst Motorsport BMW M6 GT3, alongside BMW works driver Nick Catsburg (NED) and Christian Krognes (NOR). Another classic on his schedule is the Nürburgring 24 Hours (GER).

Beitske Visser completed her first test in the BMW iFE.18 at the opening round of the ABB FIA Formula E Championship at the end of 2018. She will be test and reserve driver for the entire season. 

Visser is also taking part in the shoot-out for the W Series, the first Formula series for women. This season, the races in the W Series will share the bill with the DTM. Following her success in the BMW M4 GT4 last year, she will step up a class of GT car in 2019 and drive the BMW M6 GT3 at selected races.

Ad Diriyah (KSA), 16th December 2018. ABB FIA Formula E Championship, Formula E Testing, BMW i Andretti Motorsport, BMW i Motorsport, Beitske Visser (NED) BMW iFE.18.

New candidates to attend simulator shoot-out.
A selection process to decide a new participant on the BMW Motorsport Junior programme will be held in Munich (GER) from 4th to 6th February. 

A programme of physical and mental tests, run by Formula Medicine, will help whittle down a group of about 20 candidates to the up to five most promising youngsters. They will then demonstrate their skills in a shoot-out. 

For the first time, this shoot-out will not be held in a BMW race car, but in the BMW Motorsport simulator, thus better addressing the demands of modern motor racing. 

One new BMW Motorsport Junior will be selected from the finalists. As well as mental, fitness and media training, they will also contest the full season in the Italian GT Championship in a BMW M6 GT3 run by BMW Team Italia.

The candidates for this year’s selection procedure include many young BMW customer racing drivers who have caught the eye with their impressive performances at the wheel of BMW customer racing cars. In recognition of their efforts, BMW Motorsport is offering them the opportunity to prove themselves and possibly make it onto the BMW Motorsport Junior programme.

VLN ADAC Westfalenfahrt, Round 1, Nürburgring, Germany. Dirk Adorf, BMW M4 GT4, BMW Motorsport. This image is copyright free for editorial use � BMW AG

Dirk Adorf has been supporting the BMW Motorsport Juniors as a mentor since 2014. Between 2012 and 2014, the BMW works driver was partly responsible for the BMW Talent Cup, alongside his race schedule. Adorf also enjoys regular work as a TV presenter and race official. 

“The promotion of talented youngsters in motorsport is very close to my heart and I am proud to have been a permanent part of the BMW Motorsport Junior programme since it was restructured,” said Adorf. 

“I am extremely excited about the candidates for our new selection procedure, as we have participants from all over the world, who are coming to Munich to seize their opportunity to claim a place in the class of 2019. With my own motorsport background, I am particularly pleased that we are able to offer a few young BMW customer racing drivers the opportunity to show what they are capable of.”

Hockenheim (GER) 12th October 2018. BMW M Motorsport, DTM, Round 10, Philipp Eng (AUT), SAMSUNG BMW M4 DTM, BMW Team RMR

BMW works driver Philipp Eng 
to assist with selection procedure.
Alongside Adorf, BMW works driver Philipp Eng (AUT) will also offer his appraisal, following intensive discussions with the candidates. 

Eng arrives in Munich as the newly-crowned winner of the 24 Hours of Daytona (USA), where he won the GTLM class in a BMW M8 GTE alongside Augusto Farfus (BRA), Connor De Phillippi (USA) and Colton Herta (USA). 

Eng already has already won the 24 Hours of Spa-Francorchamps (BEL) twice for BMW in the BMW M6 GT3. In 2019, he enters his second season as a BMW DTM driver, having ended the first season as the year’s top rookie. 

Eng is a former BMW Motorsport Junior. He competed in Formula BMW and won the Formula BMW World Final in Valencia (ESP) in 2007. In 2017, he enjoyed great success in the ADAC GT Masters alongside Ricky Collard (GBR), himself a BMW Motorsport Junior at the time.

Mugello (ITA), Italian GT Championship, 27th October. BMW M6 GT3, BMW Team Italia, Max Koebolt (NED), Stefano Comandini (ITA).

The following BMW Motorsport Juniors have made the step up to BMW works driver in recent years:

Jesse Krohn.
BMW Motorsport Junior from 2014 to 2016.
2018 and 2019 BMW works driver in the IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Joel Eriksson.
BMW Motorsport Junior from 2016 to 2017.
2018 and 2019 BMW works driver in the DTM.

Mikkel Jensen.
BMW Motorsport Junior from 2017 to 2018.
2019 BMW works driver in the Intercontinental GT Challenge.

Selection of successful graduates from the BMW youth development programme:

Sebastian Vettel.
1st place Formula BMW ADAC Championship 2004
Formula 1 world champion 2010, 2011, 2012 and 2013

Nico Rosberg.
1st place Formula BMW ADAC Championship 2002
Formula 1 world champion 2016

Marco Wittmann.
2nd place Formula BMW Europa 2008
DTM champion with BMW Motorsport 2014 and 2016

Martin Tomczyk.
2nd place BMW ADAC Formula Junior Cup 1998
DTM champion 2011

Philipp Eng.
1st place Formula BMW World Final 2007
1st place 24h Spa-Francorchamps 2016 and 2018
1st place GTLM class 24h Daytona 2018

Nico Hülkenberg.
1st place Formula BMW ADAC Championship 2005
1st place 24 Hours of Le Mans 2015

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.