Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Coluna Fernando Calmon



Coluna                    
Fernando Calmon 

Nº 1.093 — 16/4/20





CARROS TAMBÉM TÊM
QUE PERDER PESO



Você certamente já ouviu falar em luta contra a balança. As pessoas desejam manter a forma física ou se adequar à estética atual em que peso a mais pode significar desleixo ou desinteresse com a saúde.

Da mesma forma a balança é um dos itens de grande importância no projeto de um automóvel a partir do zero. Isso porque peso e consumo de combustível estão intimamente ligados. 

Os números parecem desprezíveis, mas não são. Para quem costuma carregar ou esquece coisas desnecessárias no carro, a cada 50 kg o consumo de combustível aumenta em 1%.

Estudos mais recentes apontam que, para os mesmos 50 kg extras, o consumo em ciclo urbano regulamentado sobe 2% e no ciclo rodoviário, 1,6%. Se você transportar quatro pessoas de 75 kg, vai gastar mais 12% de gasolina ou etanol. 

No aplicativo Uber, modalidade Juntos, há inclusive sobretaxa na tarifa. Lembre-se disso ao voltar a guiar seu carro no dia a dia, após esse período de quarentena.
Economizar combustível é palavra de ordem no mundo por ser uma forma de diminuir emissões de gás carbônico (CO2), responsável por mudanças climáticas. 

Na Europa há pesadas multas para os fabricantes que não atingirem as metas impostas a partir de 2021— tal como no Brasil, porém em prazos mais dilatados.

Para qualquer novo carro são traçados objetivos de projeto de acordo com o orçamento de engenharia. Como são muitos os parâmetros em discussão cada fabricante parte de um número. 

Mas, na média, se aceita que dá para investir algo como até US$ 500 (R$ 2.500), além do previsto, para cada 100 kg economizados no peso. Se isso se refletir no preço de venda final, haverá implicações de aceitação mercadológica.
Veja o exemplo do projeto GEM (Mercados Emergentes Globais, na sigla em inglês) que deu origem aos novos Onix (hatch e sedã) e Tracker. 

Comparei a redução de peso, nas versões mais caras. No primeiro caso, a diferença é de 39 kg, mas, no segundo, atinge substanciais 142 kg. Não à toa os dois modelos alcançaram números excelentes de consumo no Programa de Etiquetagem Veicular, tornando-se os mais econômicos do Brasil no resultado geral e entre os SUVs. Motores de quatro cilindros foram substituídos por novos, de três cilindros, mais leves.

Outra estratégia foi utilizar seis airbags de série a fim de obter nota máxima em segurança nos testes de impacto contra barreira. Uma conta deve ter sido feita: airbags de teto ficaram mais em conta do que reforçar a estrutura e aumentar peso e consumo dos três modelos.

Peso menor também permite até usar freios a tambor atrás, mais baratos que os a disco. As distâncias de frenagem são boas, mas em longas descidas e altas cargas pode haver perda de eficiência que a GM afirma ter compensado tecnicamente. Mas do ponto de vista de marketing já não funciona bem. Na faixa de preço, principalmente do Tracker, ausência de discos nas rodas traseiras soa como economia pura e simples.  

O projeto de modelos totalmente novos é um quebra-cabeça orçamentário. Além de segurança passiva e ativa, entram na conta itens de série ou opcionais de conforto, comodidade e conectividade, sendo este último um dos que mais atrai o comprador. Obviamente, desempenho também entra na equação, pois produzir um veículo frugal em consumo de combustível e de baixo desempenho de nada adianta.

ALTA RODA

AINDA há muita incerteza sobre como será a volta da produção de veículos, após o fim da quarentena causada pelo novo coronavírus. Dependerá da decisão de cada Estado. São Paulo, que concentra maioria das fábricas, só decide no próximo dia 22. Toyota anunciou que voltará a produzir só em 22 de junho, mas poderá antecipar de acordo com a reação do mercado.

PLANOS novos de financiamentos foram anunciados pela FCA em contraponto às dificuldades atuais. Primeiro para Renegade e Compass, até 5 de maio. Dependendo do valor da entrada e do prazo, até as primeiras oito parcelas de um financiamento em 36 meses serão assumidas pela fábrica. Já a Fiat, em promoção que vai a 30 de abril, adiou o vencimento da primeira parcela para janeiro de 2021.

ALTERNATIVAS criativas são palavras de ordem em momentos como esse. Outra promoção até o fim deste mês é da Peugeot para modelos 208, 2008 e 3008. O esquema é de cashback, ou seja, devolução de valores de R$ 3.000, R$ 5.000 e R$ 7.000, respectivamente, diretamente na conta bancária do comprador. A primeira parcela do financiamento só vence em julho.

MODELOS de marcas premium, como BMW, estão cada vez mais sofisticados e com alta tecnologia. A marca alemã decidiu abrir para qualquer interessado uma série de 100 filmes curtos no Youtube, com legendas em português, explicando todos os recursos disponíveis. Haverá, em breve, também filmes produzidos no Brasil. Endereço: https://bit.ly/2wGLO9G.

COMPONENTE de filtros de ar, combustível e óleo de motores podem também servir de matéria-prima para fabricação de máscaras respiratórias N95 (95% de eficiência), para ambientes que precisam de maior proteção dos profissionais de saúde. Cummins e DuPont, nos EUA, juntaram forças para industrializar o produto, assim que for homologado por agência oficial.

Gramado se prepara para novos tempos no setor turístico e mudança no perfil dos visitantes




Referência nacional para o Turismo e quinto destino tendência mundial no setor, Gramado, na Serra Gaúcha, percebe com atenção as consequências econômicas causadas pelo necessário isolamento social. 

Entende, no entanto, como um investimento necessário para preservação do seu principal ativo: as pessoas. Cidade que vive do turismo, Gramado não pensou duas vezes e foi uma das primeiras a tomar medidas também pelo isolamento social em concordância com as orientações da Organização Mundial da Saúde. 

Já são mais de 30 dias em que a cidade parou de receber novos visitantes mas, durante esse tempo, manteve frentes de planejamento e pesquisa para uma retomada assertiva das suas atividades econômicas e eventos.

Segundo o secretário de Turismo de Gramado, Francisco Rafael Carniel de Almeida, são realizados contatos diários com entidades e empresários do setor, para o planejamento conjunto da retomada. 

Em se tratando de uma crise de saúde pública, é preciso traçar bons cenários a fim de planejar possíveis reações com base no seu desenrolar. 

Nesta semana, uma reunião virtual entre os Secretários de Turismo de toda a Região das Hortênsias convocada por Gramado, tratará das ferramentas que estão sendo aplicadas para gerenciamento da crise no setor do turismo, e também sobre o estímulo e medidas de aceleração da recuperação.

"Ainda na semana passada tivemos uma videoconferência com a participação de 24 pessoas. Representantes da Secretaria de Turismo, entidades e empresários da região, apresentando suas percepções a respeito da crise e expectativas em relação ao mercado. O debate de altíssimo nível serviu para delinearmos cenários para o plano de recuperação do turismo", afirmou Rafael.

Imagem do destino
O secretário Rafael destaca que não é possível, de imediato, estabelecer uma data para retorno das atividades. Aguardamos os decretos do Estado e município, lembrando que todas as medidas podem ser alteradas dependendo do avanço da pandemia do novo Coronavírus. 

Segundo ele, a Administração Municipal entende a necessidade de liquidez das empresas locais para evitar o colapso econômico. No entanto, defende que a forma de volta às atividades é ainda mais importante do que quando esta volta irá ocorrer. 

"Sou favorável a um retorno gradual e extremamente responsável, já que aqui em Gramado tivemos sucesso ao retardar a curva deste contágio para preparar melhor nosso sistema de saúde. Retorno gradativo não significaria incentivar viagens de imediato. 

"Ainda não é o momento: incentivar viagens em um momento em que o mundo indica o isolamento social seria visto como oportunismo pelo mercado, que não perdoaria o contrassenso. Seria um grande dano de imagem", afirma. Gramado é referência também para outros municípios brasileiros no setor turístico. Por isso, também temos a responsabilidade de zelar pela nossa imagem enquanto destino indutor no cenário nacional", destaca.

Ritmo da retomada
A demanda e o ritmo de retomada dependerão do monitoramento frequente da capacidade de atendimento na rede de saúde. O grande público ainda não se sente seguro para sair de casa. 

As previsões médias são de que o setor turístico em Gramado passe a registrar uma retomada gradual e mais sensível da demanda a partir do segundo semestre de 2020, em meados do mês de agosto. 

A cidade serrana contabilizou poucos eventos cancelados, mas teve 37 deles adiados, do primeiro para o segundo semestre de 2020 ou para o início do ano de 2021, além de alterações do calendário municipal de eventos.

Consciência local
Existe a consciência local de que o COVID-19 já afetou o turismo tradicional e a forma de se fazer turismo a partir desses tempos de isolamento. Por isso, a Secretaria de Turismo de Gramado e os empresários locais já se preparam para uma nova realidade. 

"O perfil do turista está mudando e nada mais será como antes. Nesse primeiro momento de retomada, vamos passar a receber mais turistas que virão com carro próprio e ficarão na cidade por menores períodos: o ticket médio, naturalmente diminuirá. Vamos ter que adaptar a nossa oferta. 

Os destinos que oferecerem as melhores experiências (não apenas preço) para esse turista, tenderão a ter melhor desempenho. É hora de dar foco à experiência do cliente, de estudar a jornada dele, atenuando dores e ressaltando ganhos. Indico aos gestores o livro Value Proposition Canvas, de Alex Osterwalder. 

É muito importante focar em preços justos com relação à experiência, com benefícios extras negociados com outras empresas ou entidades. Também será muito importante a união dos órgãos associativos empresariais, assim como o foco em um atendimento cada vez mais diferenciado e o fortalecimento do cuidado com a saúde do visitante, ele valorizará isso", analisa o secretário gramadense.

Ainda não existe um consenso de data para retomada de todos os setores. As entidades locais defendem uma abertura responsável do comércio e atrativos e com todos os cuidados necessários levando em conta esta nova realidade de mercado.

Impactos na imagem e na economia
Os impactos das medidas adotadas até agora são positivos para Gramado. Constatou-se que a cidade, ao fechar os atrativos turísticos e não incentivar as viagens neste momento, transmitiu ao resto do país uma imagem de gestão turística responsável, preocupada com o bem estar de todos.

Apesar da magnitude do impacto econômico, para os chocolateiros, por exemplo, o resultado das vendas de Páscoa foi melhor do que o esperado para o cenário. Para a hotelaria e o setor gastronômico, estima-se renúncias ainda mais severas de receita nestes meses em que o turismo estará adormecido. 

Mesmo assim, existe a consciência coletiva de que, ao proteger o principal ativo de Gramado que é o seu povo hospitaleiro e seus visitantes, o saldo final será positivo e determinante para uma retomada com impactos menos severos e orientada para ganhos de longo prazo do destino turístico.

"Estamos conscientes disso. A secretaria de Turismo e os empresários locais preparam novas experiências e aprimoramento dos serviços para os nossos turistas na retomada. Vamos apresentar experiências para novos tempos e novos turistas, trabalhando com o padrão de excelência de Gramado, preço justo e muitas vantagens para os visitantes. Vamos voltar com tudo, inclusive com produtos turísticos inéditos que apresentarão belezas de Gramado ainda desconhecidas por muitos", finaliza o secretário Rafael.

Fiat prestigia profissionais da Saúde com condições exclusivas na compra de carros novos. Compras feitas até 6 de maio terão três anos de revisões gratuitas




Presença digital, que já é referência na Indústria, foi ainda mais reforçada. Fiat tem atuado de forma ativa no combate à pandemia da Covid-19 no País

Em uma singela forma de reconhecimento aos profissionais da área da Saúde, cuja atuação tem sido ainda mais estratégica e corajosa neste momento, a Fiat criou uma condição exclusiva para a categoria: três anos de revisão gratuita em modelos zero-quilômetro adquiridos até 6 de maio.

O benefício é válido para profissionais da Saúde – tais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros – que comprovarem vínculo ativo com Conselho Regional da atividade ou entidade similar. 

Para conhecer a lista completa de profissionais beneficiados, basta consultar qualquer concessionário da Rede Fiat em todo o Brasil. A condição é válida para compras feitas tanto no varejo quanto em venda direta.

“Mais do que nunca, a atuação dos profissionais de Saúde está fazendo a diferença em nossa sociedade. Para nós, da Fiat, é muito importante reconhecer o esforço de quem está na linha de frente e mostrar o nosso profundo respeito e admiração a essas mulheres e homens que se dedicam diariamente a salvar vidas”, afirma Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

A promoção exclusiva aos profissionais da Saúde se soma a outras condições que a Fiat vem praticando neste momento, como pagamento da primeira parcela do financiamento de novos apenas em janeiro de 2021. Nessa condição, com entrada de 40% ou 50%, o cliente poderá optar pelo pagamento em 36 ou até 48 vezes, respectivamente.

Referência como “Marca Digital” na indústria automotiva brasileira, a Fiat também tem reforçado ainda mais a sua presença online para garantir o atendimento aos clientes neste momento de exceção. 

Em seu site, destaca-se o “Plantão Fiat”, que esclarece as principais dúvidas dos clientes, explica funcionalidades dos veículos, dá dicas sobre cuidados especiais de higienização para os modelos e ainda detalha os planos de revisão e garantia - que foram estendidos.

“A Fiat sempre foi uma marca muito sintonizada com a vida dos brasileiros. Estamos vivendo uma nova realidade, altamente desafiadora, e estamos nos esforçando diariamente para oferecer as melhores condições aos nossos clientes”, conclui Zola.


Solidariedade
A Fiat tem participado ativamente das iniciativas empreendidas pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para auxiliar no combate à grave crise decorrente da propagação da Covid-19 no Brasil. 

Por exemplo, o Fiat Clube, em Betim, teve uma área de 2 mil m² convertida no primeiro hospital de campanha para pacientes da pandemia no Estado de Minas Gerais. Além disso, a Fiat também doou duas Ducatos adaptadas como ambulâncias para os hospitais de campanha apoiados pela FCA em Betim e em Goiana (PE), entre outras medidas.
Conheça mais sobre as ações da Fiat nos canais digitais:

Ram lança primeira edição limitada no Brasil. Estilo único, com acabamento escuro substituindo os cromados, é o diferencial da Ram 2500 Night Edition. R$ 326.900,00




Novidade faz parte da linha 2020, que ganha degrau retrátil para acesso à caçamba e roda redesenhada


Pela primeira vez no País, a Ram 2500 conta com uma série especial para oferecer uma dose extra de exclusividade, a Night Edition. O principal destaque é o acabamento escuro nas peças que habitualmente são cromadas. 


Com isso, a marca Ram se aproxima ainda mais de seus fiéis clientes, que bem podem ser chamados de fãs. Afinal, poucos são os donos de Ram 2500 que não a personalizam.


O design imponente da picape inteiramente renovada há pouco (mais aqui) ficou mais agressivo, com faróis e lanternas com máscara negra, grade com desenho exclusivo em preto brilhante e rodas com novo estilo, capas dos retrovisores e estribos com pintura preta. 


Para completar o visual diferenciado, os para-choques e as maçanetas receberam a mesma cor da carroceria. O tema “all-black se repete na cabine, com o forro de teto e os revestimentos da coluna pretos.


Marcando a estreia da linha 2020, a Ram 2500 Night Edition é uma opção da versão Laramie e, portanto, compartilha da mesma imensa lista de equipamentos. Vários deles estrearam recentemente no modelo 2019 da picape para reforçar o nível de tecnologia. 


Seja no infotenimento, a exemplo da central multimídia Uconnect 4C NAV com tela de 12 polegadas e sistema de som com cancelamento de ruídos externos, ou na segurança: alerta de tráfego traseiro cruzado, monitoramento de pontos cegos e câmeras 360° e de caçamba.


Até a mecânica ficou mais tecnológica com a grade dianteira com aletas ativas, que se movimentam automaticamente para reduzir o arrasto aerodinâmico sempre que possível e, assim, diminuir o consumo de combustível. 

Sem falar do próprio motor turbo diesel de seis cilindros em linha da Cummins, que ganhou inúmeras inovações. Além de ficar 28 kg mais leve, a “usina de força” de 6,7 litros passou a render mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque, atingindo 365 cv e 110,7 kgfm.

Novos itens


Um equipamento inédito que entrou na linha 2020 da Ram 2500 é o degrau retrátil no canto traseiro esquerdo da picape. A peça fica alojada abaixo do para-choque e facilita o acesso à caçamba. A outra novidade é a roda de liga leve com novo desenho, mais elegante.


O cliente da Night Edition tem à disposição uma pintura exclusiva no catálogo da marca Ram, a Vermelho Delmonic, perolizada, além das cores Preto Diamond (perolizada) e Granito Crystal (metálica), um tom de cinza escuro. 


Limitada inicialmente a apenas 100 unidades, a Ram 2500 Night Edition tem preço sugerido de R$ 326.990, R$ 5 mil a mais do que os R$ 321.990 da Laramie.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Livro de 25 anos da Audi do Brasil está disponível para download no site da marca. Em abril, a marca encerra o ano de celebração das suas Bodas de Prata no País.




O livro em capa dura pode ser adquirido em algumas das principais livrarias do País. Versão digital está disponível para download gratuito no site da Audi

 “...ao som do ‘Tema de vitória’, música que acompanhava Ayrton Senna nas corridas de Fórmula 1, Jô Soares desembarcou o Audi 80 Cabriolet de um avião cargueiro, sendo recebido pelo próprio piloto. Assim que desceu do carro, Jô não perdeu a oportunidade de fazer piada: ‘Já que eu vim dirigindo, faça o show agora’. Assim, Senna deu início ao show da Audi no Brasil”.

 

Esse trecho abre o primeiro capítulo do livro comemorativo Audi do Brasil: Passado, Presente e Futuro, produzido pelo escritor e jornalista Chico Barbosa, que conta a trajetória de sucesso dos 25 anos da Audi no Brasil. Para encerrar o ciclo de celebração iniciado em abril de 2019, data que marca o início das operações das quatro argolas em território nacional, a montadora alemã liberou o acesso gratuito à versão digital da publicação no portal da marca: https://www.audi.com.br/br/web/pt/companhia/audi-no-brasil.html.

Em suas 150 páginas o leitor pode acompanhar os principais momentos que marcaram a história da Audi do Brasil: carros emblemáticos, eventos históricos e personagens marcantes são os ingredientes principais da receita de sucesso que consolidou as quatro argolas como símbolo de desejo dos brasileiros, sonho do piloto Ayrton Senna em 1994 e realidade da marca desde então.

“Ao longo destes 25 anos construímos uma marca sólida no País. Pensamos muito na melhor forma de celebrar esse momento de nossa história e não poderíamos deixar de agradecer as pessoas: nossos clientes, embaixadores, admiradores e colaboradores foram fundamentais para chegarmos aqui. Juntos continuaremos essa trajetória de sucesso”, afirma Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

Para Chico Barbosa, autor dos livros comemorativos de 10 anos da marca lançado em 2004 e agora de 25 anos, “é um livro fora do padrão das obras sobre automóveis e marcas, pois a proposta editorial foi ir além de contar a história da marca e dos seus carros no Brasil nestes 25 anos. Estão no centro da narrativa as pessoas envolvidas com a Audi: clientes, funcionários, colaboradores, admiradores, embaixadores, parceiros, patrocinados, enfim, todos que criaram um vínculo com a Audi”.

Venda nas livrarias
A versão impressa de capa dura do livro está à venda nas principais livrarias do Brasil pelo preço sugerido de R$ 99. Os estabelecimentos comercializam os livros tanto por canais digitais, como em pontos físicos:

Livrarias com venda online
·       Livraria Travessa
·       Livraria da Vila
·       Martins Fontes
·       Livrarias Curitiba

Livrarias com venda física na cidade de São Paulo
·       Book Stop – Paraíso
·       Livraria Faap – Pacaembu
·       Livraria Vírgula – Itaim
·       Book Castelo – Alphaville
·       Banca La Plaza – Av. Sumaré
·       Livraria da Vila – Carrefour Pamplona, Cidade Jardim, Fradique Coutinho, Higienópolis, JK Iguatemi, Lorena
·       Martins Fontes – Av. Paulista

Livrarias com venda física em outras cidades
·       Distribuidora Curitiba – Curitiba, PR
·       Livraria da Vila – Curitiba, PR
·       Livraria Travessa – Ribeirão Preto, SP, e Barra da Tijuca, RJ
·       Livraria Vanguarda – Pelotas, RS

Dados Técnicos
Título: Audi do Brasil: Passado Presente Futuro
Autor: Chico Barbosa
Editora: CBNEWS
ISBN: 9788598550060
Ano de edição: 2020
Edição: 1ª
Páginas: 150
Formato: capa dura, 24x31 cm

Seis coisas para fazer enquanto a motocicleta estiver parada durante a quarentena



 BMW Motorrad lista as melhores práticas para que os apaixonados pelas duas rodas garantam um bom retorno às pistas, trilhas e ruas.


Devido ao período prolongado de isolamento social visando evitar o contágio pelo novo Coronavírus, a BMW Motorrad listou seis dicas indispensáveis para garantir que as motocicletas estejam prontas para o retorno às pistas, trilhas e ruas. Confira abaixo:

1- Tente estacionar a sua motocicleta em local seco e plano. Se não houver essa possibilidade, invista em uma capa de proteção para que ela fique longe da umidade, mantendo-a limpa;

2 – Procure deixar a motocicleta estacionada no cavalete central – se houver -, de forma que as rodas fiquem aliviadas;

3 – Garanta que os pneus estejam com a calibragem recomendada pelo fabricante. Calibragem inferior ao recomendado pode danificar a peça, caso da motocicleta fique parada por longos períodos;

4 – Também vale movimentar a motocicleta de lugar semanalmente, evitando que o pneu fique pressionado sempre no mesmo ponto;

5 - Abastecer totalmente a motocicleta, pois quanto menos ar houver no reservatório, menor será a evaporação e sua consequente oxidação. Quando ocorre a oxidação (envelhecimento) e a evaporação de compostos leves, a gasolina torna-se mais densa e tende a formar depósitos de goma no tanque, nas tubulações e nos injetores;

6 - Conserve as peças não tratadas e cromadas com massa lubrificante não ácida (vaselina). Pulverize com um óleo lubrificante multiuso os manetes (freio e embreagem).

Serra Gaúcha aposta na retomada do turismo através dos eventos. FESTURIS, Gramado Summit marcados para o segundo semestre do ano


Feira Internacional de Turismo de Gramado está confirmada para novembro

Eventos passarão pela criação de novos modelos e preocupação com saúde e bem-estar do visitante

Gramado e os municípios da Serra Gaúcha se preparam para a retomada do turismo, atividade responsável por cerca de 90% da economia local. Diante da importância do setor, está sendo construído um planejamento regional, fruto do esforço conjunto da iniciativa privada, poder público e entidades. Todos são unânimes em afirmar que a recuperação econômica e a retomada do fluxo turístico virão através dos eventos do segundo semestre.

Embora o momento seja de apreensão e incertezas, a empresa gramadense Rossi & Zorzanello, uma das mais atuantes no mercado nacional de eventos, demonstra otimismo para a retomada do setor. 


A prova disso é a confirmação de seus eventos para o segundo semestre, incluindo a transferência dos que ocorreriam no primeiro e a manutenção dos que já estavam previstos para acontecer a partir de agosto.

Uma das principais do setor na América do Sul, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) tem sua 31ª edição confirmada de 5 a 8 de novembro. O Fórum Gramado de Estudos Turísticos foi transferido para agosto. 


A Gramado Summit, conferência de inovação e tecnologia, será realizada no final de setembro. O tradicional Festival de Cinema, o Natal Luz e dezenas de eventos profissionais também prometem reaquecer o turismo da Serra Gaúcha no período pós-pandemia.

“Os eventos a partir de sua segmentação serão a mola propulsora da retomada turística. A preocupação de todos nós organizadores de eventos será com a saúde e bem-estar dos participantes. Se cada evento fizer o chamamento específico para o seu setor, estes vão multiplicar a informação. Temos que criar estratégias de vender essa segurança para quem vem e trabalhar com todas as medidas preventivas nesse sentido”, destaca Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos.


O isolamento social tem sido eficaz no combate à pandemia em Gramado. A cidade não registra casos do novo coronavírus e utiliza premissas elaboradas pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para a recuperação do destino. A reinvenção do setor turístico e de eventos é inevitável neste momento, mas os eventos presenciais devem continuar com sua importância para toda a cadeia.

“Todos os eventos vão precisar se reinventar no sentido de garantir segurança, mas também vão criar formas disruptivas de realização e venda. O modelo antigo se foi, serão criados facilitadores e os interesses vão se unir. Os eventos híbridos vão crescer muito, mas o presencial ainda será decisivo, especialmente em um país como o nosso. As coisas não acontecem sem afeto, olho no olho e aperto de mão”, completa a empresária.

Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

FCA vence três categorias em prêmio de fidelidade nos EUA




As Ram 1500, 2500 e 3500 foram reconhecidas no Automotive Loyalty Awards pela maior retenção de clientes entre as picapes em 2019, o Jeep® Grand Cherokee venceu no segmento de SUVs e a Chrysler Pacifica foi o destaque das vans

A fidelidade dos clientes ajudou a FCA a conquistar uma vitória tripla no Automotive Loyalty Awards, da IHS Markit. Na 24ª edição, a premiação norte-americana reconhece anualmente os fabricantes que demonstram desempenho superior na retenção de clientes.

Os modelos Ram 1500, 2500 e 3500 foram reconhecidos pela IHS Markit por ter a mais alta lealdade na categoria de picapes em 2019. Já a Chrysler Pacifica foi premiada entre as vans e o Jeep® Grand Cherokee se sagrou o campeão dos SUVs. Dos 15 vencedores, a FCA teve a maioria dos veículos no topo em seus respectivos segmentos, com prêmios em três categorias.


“Parabenizamos a FCA pelos seus esforços em manter a fidelidade do cliente com esses modelos. Nós premiamos seu compromisso e foco nessa importante estratégia em um ambiente verdadeiramente competitivo”, afirmou Joe LaFeir, vice-presidente sênior e gerente-geral de Veículos da IHS Markit.

O Automotive Loyalty Awards foi baseado em uma análise de quase 17,5 milhões de novos registros de veículos durante o ano de 2019 nos Estados Unidos. A lealdade é determinada quando uma família que seja proprietária de um novo modelo retorne ao mercado e compre ou alugue outro novo veículo da mesma marca, modelo ou fabricante.

A IHS Markit analisa a fidelidade durante todo o ano e trabalha regularmente com seus clientes para gerenciar de forma efetiva a lealdade dos proprietários por meio de pesquisas e análises de comportamentos de compra automotiva, influenciadores de mercado relacionados e estratégias de conquista e retenção.


domingo, 12 de abril de 2020

Hospital de campanha instalado no Fiat Clube em Betim está pronto para iniciar atendimento




Depois de pouco mais de uma semana de trabalho, o hospital de campanha instalado na sede do Fiat Clube, em Betim, Minas Gerais, está pronto para receber pacientes da Covid-19. Este é o primeiro centro de atendimento médico de combate à pandemia causada pelo coronavírus a ser instalado em Minas Gerais.

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) cedeu uma área de 2 mil metros quadrados à Prefeitura de Betim, para a instalação de um total de 200 leitos. Destes, 120 leitos de enfermaria já estão instalados e disponíveis. O hospital de campanha é integrado aos demais serviços de saúde do município mobilizados para a resposta à pandemia.


Os casos de pacientes internados que evoluírem para quadros mais graves serão direcionados para os leitos de UTI instalados em hospitais da rede pública. À medida que os pacientes se recuperem e deixem a terapia intensiva, retornarão ao hospital de campanha do Fiat Clube, onde estão sendo implantados outros 80 leitos para recebê-los na fase de recuperação.

Os dois andares do edifício principal do Fiat Clube foram ocupados pelo hospital. O primeiro piso é destinado ao atendimento assistencial dos pacientes, enquanto o piso inferior é dedicado à retaguarda dos profissionais da saúde, contando com vestiários, refeitório, almoxarifado e sala de descanso.

A FCA também doou um Fiat Ducato ambulância para apoiar as ações do hospital de campanha, no transporte de pacientes.

“A união de esforços e o espírito de colaboração são decisivos em um momento tão excepcional como o que o Brasil e o mundo atravessam”, disse o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa. “Por isto, cedemos à Prefeitura de Betim as instalações do nosso Fiat Clube, entre outras medidas adotadas, em uma estratégia coordenada para contribuir de forma efetiva nas áreas onde há maior necessidade”, acrescentou.


Um amplo plano de ação
O programa integrado da FCA de suporte no combate à Covid-19 está baseado em três frentes principais de atuação:

• Contribuição para a instalação de hospitais de campanha em Betim (MG) e Goiana (PE), com oferta total de 300 leitos,

• Uso da expertise e recursos da companhia para a produção e ampliação de oferta de itens hospitalares altamente estratégicos neste momento, como equipamentos de proteção individual para as equipes de saúde e ventiladores pulmonares, e

• Doações e comodato de materiais, equipamentos diversos e veículos para autoridades da área da Saúde.

A empresa trabalha aceleradamente para concluir a implantação, ainda neste mês, de um hospital de campanha com 100 leitos no município de Goiana, no Estado de Pernambuco.

Também capacitou 18 engenheiros e instalou duas oficinas nas fábricas de Betim e Goiana para o reparo de ventiladores pulmonares fora de uso por necessidade de manutenção. 


No Brasil, há 3,6 mil ventiladores pulmonares for de serviço, sendo que, destes, 275 aparelhos inoperantes estão alocados em Pernambuco e Paraíba e outros 335 em Minas Gerais. Estima-se que cada respirador recuperado poderá atender até dez pessoas.

“Por trás de cada ação, há pessoas dedicadas e motivadas a doar o melhor de si e de seu trabalho para ajudar a combater o inimigo invisível e silencioso”, destacou Antonio Filosa.

Mecânica Online




Soluções inteligentes permitem gestão remota de postos de combustíveis até da tela do celular 




A tecnologia já permite gerenciar, praticamente, todos os processos do negócio, do controle do estoque, ao monitoramento ambiental. As soluções da Gilbarco Veeder-Root são capazes de entregar, até mesmo, relatórios financeiros, tudo na tela do computador, ou na palma da mão, pelo smartphone.

Líder na oferta de produtos e tecnologias para automação e gestão de postos de combustíveis, a Gilbarco Veeder-Root disponibiliza uma linha de Soluções Remotas, que permitem gerenciar toda a rotina do ponto de venda, do abastecimento dos tanques ao controle de caixa.

A grande vantagem é que o gestor pode acessar todas as ferramentas de onde estiver e de acordo com sua conveniência. As aplicações rodam em dispositivos móveis padrão e permitem automatizar processos com expressivo ganho de tempo e produtividade, garantindo total segurança e eficiência das operações.


Monitoramento dos tanques em qualquer hora e lugar O TLS Plus View é uma das soluções que otimizam o gerenciamento do posto, com a medição e monitoramento dos tanques de forma on-line. 

O aplicativo é gratuito e roda em sistemas Android e IOs, permitindo a comunicação instantânea com os sistemas TLS 4 e TLS 450 da Gilbarco Veeder-Root. Com o uso conjunto das aplicações, é possível o acesso instantâneo à situação dos tanques de combustível com uma leitura completa.

Rapidez e confiabilidade na gestão do inventário Conferir o estoque e consolidar informações do inventário são tarefas que podem ser realizadas com um simples toque na tela do celular. Basta utilizar o INSITE360, uma ferramenta que permite visualizar o estoque e organiza dados de forma estruturada, auxiliando na tomada de decisões importantes como a melhor hora para repor mercadorias, ou criar campanhas para ampliar resultados comerciais. A solução web-based, com armazenamento de dados na nuvem, é acessível por aparelhos conectados, inclusive celulares.

Automação da área de vendas Pista e Loja O Prime Panel & App pode ser utilizado em computadores e dispositivos móveis (tablets e smartphones, por exemplo), possibilitando acompanhar, em tempo real, os resultados no front de vendas. 

A plataforma confere, ao gestor do posto, a capacidade de aferir a lucratividade em minutos e, ainda, projetar tendências de vendas dos combustíveis, com informações precisas sobre o movimento das bombas. 

A solução é 100% cloud, ou seja, fica armazenada na “nuvem”, bastando, para acessá-la, somente uma conexão de internet. O Prime Panel & App se comunica de forma direta com as soluções Gilbarco Veeder-Root de ponto de venda, como o Prime Pay, o que ajuda a agilizar as vendas de pista e loja.

Gestão à distância – do bico à emissão de nota fiscal Seja um único posto, ou uma rede de estabelecimentos, não é necessário investir em servidores “parrudos” e softwares caríssimos para gerenciar, de ponta a ponta, a operação do negócio. 

O SIGposto abrange de forma completa todos os processos do ponto de venda, da operação na pista à loja de conveniência e até mesmo a troca de óleo. Totalmente concentrado na nuvem, o software é acessível na palma da mão, por qualquer dispositivo móvel, em ambiente 100% on-line.

Com interface amigável e intuitiva, o SIGPosto é integrado por API com os principais aplicativos de automação de bicos do mercado e, por isso, garante o controle dos abastecimentos em tempo real.

Disponibilizando fácil visualização da tela do PDV, da posição dos tanques de combustíveis e controle de estoque, o SIG Posto também favorece o fechamento do caixa em qualquer tempo e lugar, porque contempla, inclusive, a emissão de documentos fiscais - NF-e, SAT, NFC-e, MF-e e PAF-ECF.

Desempenho dos frentistas Com o Prime ID, a distância não é mais problema para avaliar a produtividade de cada funcionário. A solução é integrada à bomba de abastecimento e funciona com a identificação do frentista. Armazena dados como quantidade de combustível vendida, horários de pico e outras informações que ajudam a avaliar o desempenho dos funcionários na pista.

O PRIME ID funciona em sinergia com o mostrador e a CPU das bombas e fornece cartões de identificação personalizados para cada funcionário levando à uma visão global da performance da força de vendas. Com informações consolidadas e de fácil acesso, gerir a equipe com metas diárias e tomar decisões, se transformam em tarefas fáceis e rotineiras.

Postos industriais também contam com recursos de gestão online e remota Os postos industriais também podem contar com produtos tecnológicos e de fácil acesso para gestão e apoio a decisões. O FUELONET é uma aplicação específica para este segmento, compatível com os controladores Gasboy e a bomba Prime Fleet. O aplicativo funciona com smartphones e outros dispositivos, provendo, em tempo real, informações para Gestão de Inventários, Relatórios Gerenciais, Gestão de Alarmes, Módulos de Reconciliação e Gestão de Abastecimento.

As soluções remotas, Gilbarco Veeder-Root estão disponíveis em todo o País através de sua ampla rede de distribuidores.

Soluções inteligentes permitem gestão remota de postos de combustíveis até da tela do celular

A tecnologia já permite gerenciar, praticamente, todos os processos do negócio, do controle do estoque, ao monitoramento ambiental. As soluções da Gilbarco Veeder-Root são capazes de entregar, até mesmo, relatórios financeiros, tudo na tela do computador, ou na palma da mão, pelo smartphone.

Líder na oferta de produtos e tecnologias para automação e gestão de postos de combustíveis, a Gilbarco Veeder-Root disponibiliza uma linha de Soluções Remotas, que permitem gerenciar toda a rotina do ponto de venda, do abastecimento dos tanques ao controle de caixa. 


A grande vantagem é que o gestor pode acessar todas as ferramentas de onde estiver e de acordo com sua conveniência. As aplicações rodam em dispositivos móveis padrão e permitem automatizar processos com expressivo ganho de tempo e produtividade, garantindo total segurança e eficiência das operações.

Monitoramento dos tanques em qualquer hora e lugar O TLS Plus View é uma das soluções que otimizam o gerenciamento do posto, com a medição e monitoramento dos tanques de forma on-line. O aplicativo é gratuito e roda em sistemas Android e IOs, permitindo a comunicação instantânea com os sistemas TLS 4 e TLS 450 da Gilbarco Veeder-Root. Com o uso conjunto das aplicações, é possível o acesso instantâneo à situação dos tanques de combustível com uma leitura completa. 


Rapidez e confiabilidade na gestão do inventário Conferir o estoque e consolidar informações do inventário são tarefas que podem ser realizadas com um simples toque na tela do celular. 

Basta utilizar o INSITE360, uma ferramenta que permite visualizar o estoque e organiza dados de forma estruturada, auxiliando na tomada de decisões importantes como a melhor hora para repor mercadorias, ou criar campanhas para ampliar resultados comerciais. A solução web-based, com armazenamento de dados na nuvem, é acessível por aparelhos conectados, inclusive celulares. 
Automação da área de vendas Pista e Loja 
O Prime Panel & App pode ser utilizado em computadores e dispositivos móveis (tablets e smartphones, por exemplo), possibilitando acompanhar, em tempo real, os resultados no front de vendas. A plataforma confere, ao gestor do posto, a capacidade de aferir a lucratividade em minutos e, ainda, projetar tendências de vendas dos combustíveis, com informações precisas sobre o movimento das bombas. 

A solução é 100% cloud, ou seja, fica armazenada na “nuvem”, bastando, para acessá-la, somente uma conexão de internet. O Prime Panel & App se comunica de forma direta com as soluções Gilbarco Veeder-Root de ponto de venda, como o Prime Pay, o que ajuda a agilizar as vendas de pista e loja.


Gestão à distância – do bico à emissão de nota fiscal Seja um único posto, ou uma rede de estabelecimentos, não é necessário investir em servidores “parrudos” e softwares caríssimos para gerenciar, de ponta a ponta, a operação do negócio. O SIGposto abrange de forma completa todos os processos do ponto de venda, da operação na pista à loja de conveniência e até mesmo a troca de óleo. Totalmente concentrado na nuvem, o software é acessível na palma da mão, por qualquer dispositivo móvel, em ambiente 100% on-line.

Com interface amigável e intuitiva, o SIGPosto é integrado por API com os principais aplicativos de automação de bicos do mercado e, por isso, garante o controle dos abastecimentos em tempo real.

Disponibilizando fácil visualização da tela do PDV, da posição dos tanques de combustíveis e controle de estoque, o SIG Posto também favorece o fechamento do caixa em qualquer tempo e lugar, porque contempla, inclusive, a emissão de documentos fiscais - NF-e, SAT, NFC-e, MF-e e PAF-ECF.

Desempenho dos frentistas Com o Prime ID, a distância não é mais problema para avaliar a produtividade de cada funcionário. A solução é integrada à bomba de abastecimento e funciona com a identificação do frentista. Armazena dados como quantidade de combustível vendida, horários de pico e outras informações que ajudam a avaliar o desempenho dos funcionários na pista.

O PRIME ID funciona em sinergia com o mostrador e a CPU das bombas e fornece cartões de identificação personalizados para cada funcionário levando à uma visão global da performance da força de vendas. Com informações consolidadas e de fácil acesso, gerir a equipe com metas diárias e tomar decisões, se transformam em tarefas fáceis e rotineiras.

Postos industriais também contam com recursos de gestão online e remota Os postos industriais também podem contar com produtos tecnológicos e de fácil acesso para gestão e apoio a decisões. O FUELONET é uma aplicação específica para este segmento, compatível com os controladores Gasboy e a bomba Prime Fleet. 

O aplicativo funciona com smartphones e outros dispositivos, provendo, em tempo real, informações para Gestão de Inventários, Relatórios Gerenciais, Gestão de Alarmes, Módulos de Reconciliação e Gestão de Abastecimento.

As soluções remotas, Gilbarco Veeder-Root estão disponíveis em todo o país através de sua ampla rede de distribuidores.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.