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terça-feira, 8 de março de 2022
A sustentabilidade faz parte do DNA do Festuris
Preço do diesel fecha fevereiro com alta acima de 1,45% em todo o território nacional, aponta Ticket Log A Região Sudeste concentrou as maiores altas e o Estado da Bahia apresentou acréscimo de 2,74% no valor do diesel comum e de 3,19% no tipo S-10
Segundo dados do último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), referente ao fechamento de fevereiro, o preço médio do litro do diesel segue em alta no País. O valor do tipo comum fechou o mês a R$ 5,855, 1,47% maior em relação ao fechamento de janeiro, que ficou em R$ 5,770. O preço do tipo S-10 apresentou alta de 1,45% e o valor de R$ 5,828 passou para R$ 5,912.
Assim como no fechamento de janeiro, nenhuma região apresentou redução no valor do diesel e o Sudeste teve a maior alta para os dois tipos. Com acréscimo de 1,93%, o preço do comum na região passou de R$ 5,547 para R$ 5,654. Já o tipo S-10 registrou alta de 1,79% na região e passou de R$ 5,634 para R$ 5,735.
O maior valor médio para o diesel comum e para o S-10 foi registrado na Região Norte a R$ 6,086 e R$ 6,117, respectivamente. Já o preço médio mais baixo para os dois tipos de diesel foi encontrado nas bombas de abastecimento da Região Sul, a R$ 5,481 o comum e R$ 5,529 o S-10.
Bem como em janeiro, na análise por Estado, o Acre segue na liderança do preço do diesel comum e do tipo S-10 mais caros do País, a R$ 6,477 e R$ 6,452, respectivamente. Os maiores aumentos para os dois tipos de combustíveis foram registrados no Estado da Bahia, de 2,74% para o comum, que passou de R$ 5,796 para R$ 5,955; e de 3,19% no S-10, que de R$ 5,867 aumentou para R$ 6,054.
Já as menores médias foram comercializadas nos postos do Paraná. O diesel comum fechou o mês a R$ 5,431 no Estado e o tipo S-10 a 5,464. A maior redução para o comum foi registrada no Amazonas (-0,42%), onde o combustível passou de R$ 5,729 para R$ 5,705.
“Novamente o IPTL identificou altas no preço dos dois tipos de diesel, registradas nas bombas de abastecimento de todo o território nacional. Fiquemos atentos aos eventos internos e aos efeitos do cenário internacional, que podem refletir no preço dos combustíveis no Brasil nos próximos dias”, destaca Douglas Pina, Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.
Preço do diesel no feriado de carnaval
Dados do IPTL referentes ao período de 25 de fevereiro a 1º de março apontam que, durante o feriado de carnaval, o preço do litro do diesel foi comercializado a R$ 5,838 o comum e a R$ 5,913 o S-10. O preço dos dois tipos ficou estável em relação à última semana e ao fechamento de fevereiro, e 1,2% e 1,5% mais caro se comparado ao fechamento de janeiro.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
"Está na hora de São Paulo reduzir o ICMS sobre os automóveis", advertiu hoje o presidente da Anfavea. Se por um lado redução do IPI traz esperanças, por outro a guerra na Ucrânia preocupa o setor automotivo, que teve discreta reação em fevereiro
São Paulo, 8 de março de 2022 – Depois de um primeiro mês mais fraco, a indústria automobilística apresentou discreta melhora nos indicadores em fevereiro, de acordo com o balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Uamdas mais prementes preocupações da Anfavea é a exorbitante carga tributária sobre o segmento. O presidente Luiz Carlos Moraes mostrou-se indignado com a cobrança pelo Estado de São Paulo de uma alíquota de ICMS de 14%, a mais elevada do País. "Está na hora do Estado de São Paulo reduzir o ICMS para o patamar normal (de 11%). Já a redução do IPI (Imposto de Produtos Industrializados) de 18,5% pode representar uma redução no preço dos carros de 1,4% a 4%.
Mesmo com um dia útil a menos, a produção de 165,9 mil unidades cresceu 14,1% em relação a janeiro. O primeiro bimestre do ano tem desempenho 21,7% inferior ao do mesmo período de 2021, quando não havia uma crise de abastecimento de semicondutores, nem mesmo uma variante tão contagiosa da covid-19 como a ômicron, que recentemente afastou muitos funcionários da linha de montagem.
Normalizado o fornecimento de semicondutores, Luiz Carlos Moraes não vê problemas de as montadoras voltarem a trabalhar com o terceiro turno para que o mercado possa ser restabelecido de veículos. A informação do presidente da Anfavea atendeu a uma demanda da ABLA (Associação Brasileira de Locação de Automóveis), feita na entrevista coletiva da entidade que se queixou da queda do fornecimento de veículos, obrigando as locadoras a trabalhar com veiculos com dois anos de uso.
Os licenciamentos totalizaram 129,3 mil autoveículos, 2,2% a mais que em janeiro e 22,8% a menos que em fevereiro do ano passado. “As notícias de que o IPI automotivo estava prestes a ser reduzido fizeram com que muitos clientes adiassem a concretização do negócio”, explica o presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes.
“Esperamos uma boa reação do mercado em março, um mês mais longo, sem feriados, com vários modelos com preços reduzidos nas lojas e historicamente mais aquecido que janeiro e fevereiro”. Resultado bem mais expressivo veio das exportações, com 41,4 mil unidades enviadas a outros países, 49,6% a mais que em janeiro e 25,4% superior a fevereiro de 2021.
No acumulado do bimestre, os embarques cresceram 17,3% sobre igual período do ano passado, num esforço das empresas para cumprir contratos atrasados por conta da pandemia e das quebras na cadeia logística.
Já os estoques nas fábricas e nas redes de concessionárias cresceram de 114,4 mil veículos em janeiro para 120,1 mil no fim de fevereiro, permitindo leve redução nas filas de espera para os modelos de maior procura e lançamentos recentes.
Redução do IPI e guerra na Ucrânia
O setor automotivo foi surpreendido o por duas notícias simultâneas no fim de fevereiro, uma muito positiva, a outra alarmante. A boa nova foi a redução de 18,5% do IPI para automóveis e comerciais leves. "É sempre muito bem-vinda qualquer proposta que alivie a pesada carga tributária sobre a indústria de transformação no Brasil. A redução do Custo Brasil, embora ainda tímida, é benéfica não só para o setor industrial, mas também para a geração de empregos, para os consumidores e para a sociedade como um todo", afirmou Luiz Carlos Moraes.
Por outro lado, o setor vê com enorme perplexidade a injustificável invasão da Ucrânia pela Rússia. “Em primeiro lugar, nos preocupa o aspecto humanitário, com tantas mortes, inclusive de civis, e uma legião de refugiados tentando chegar a países vizinhos, incluindo brasileiros.
Ainda é cedo para avaliarmos os inevitáveis reflexos negativos sobre a economia global e sobre o fluxo da cadeia logística do nosso setor, mas estamos atentos e preparados para mitigar os danos e buscar alternativas em caso de falta de insumos ou componentes. O mundo, ainda vivendo sob uma pandemia que cobra tantas vidas e desorganiza a sociedade, pode sofrer novos e duros golpes caso esse conflito não seja resolvido com um cessar-fogo imediato e a volta da diplomacia”, declarou na coletiva o Presidente da ANFAVEA.
BYD comemora 15 anos de operações na Índia
A bateria Blade, lançada pela BYD em 2020, é bem conhecida e apreciada em todo o mundo. Esta bateria estabeleceu novas referências em termos de segurança e é a única bateria que passou com sucesso no teste de penetração de pregos, a forma mais rigorosa de testar a fuga térmica das baterias. Ao mesmo tempo, a bateria Blade completou um teste de resistência extrema, onde um caminhão de 46 toneladas passou por cima dela.
Há 15 anos, a BYD tem levado à Índia algumas das melhores tecnologias de locomoção sustentável. Também possibilitou a adoção de equipamentos para o manuseio de materiais, transporte do setor público e veículos elétricos para o setor B2B. O All-New e6 é o primeiro automóvel premium da Índia e o único veículo elétrico alimentado pela bateria Blade no país.
Desde 2007, quando a BYD Índia entrou pela primeira vez no mercado, estabeleceu duas fábricas, com um investimento acumulado de mais de 150 milhões de dólares no mercado indiano. A BYD e a BYD India continuarão a aumentar a capacidade de produção para atender à demanda do mercado e usar tecnologias inovadoras para criar mais tração no futuro.
Sobre a BYD Brasil
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.
Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no País.
Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país.
Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização dos automóveis de passeio no país, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil.
Desenvolvido no Brasil, VW Taigo recebe cinco estrelas no Euro NCAP
São Bernardo do Campo (SP) – O Volkswagen Taigo atingiu o nível máximo de excelência durante testes de segurança realizados pelo Euro NCAP (European New Car Assessment Program - Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos). Recém-chegado à Europa, o modelo baseado no Nivus já deixa sua marca: o Taigo é cinco estrelas! E também o primeiro automóvel fabricado e comercializado no mercado europeu, após ter sido desenvolvido na região América do Sul.
A nota atribuída a tecnologia máxima Taigo NCAP pelos reforçadores independentes aplicados no desenvolvimento do SUV Cupê, que utiliza a estratégia Modular MQB, os mais avançados processos de produção do grupo em todo o mundo. A plataforma também assegura o nível de segurança e os confortos elevados, como os testes da entidade europeia.
O Taigo traz de série uma ampla lista de itens de segurança, com equipamentos atrelados a tecnologias de última geração. Alguns bons exemplos são ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Post-Collision Brake, Alerta de Fadiga, sistema Kessy, ESC (controle de estabilidade), ASR (controle de tração), XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), entre muitos outros.
Além de todo pacote, o Taigo tem o design exclusivo do Nivus, especializado em todo o mundo. As linhas foram criadas em conjunto pelo conjunto de José Carlos Pavone, chefes de design da Volkswagen SAM, e Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen na Alemanha.
Segurança máxima
Durante as estimativas feitas com o Taigo, o modelo de fabricação em Pamplona, na Espanha, atingiu uma margem de eficiência de 94% na categoria “Proteção ocupantes adultos”. Neste tópico, a análise do Euro NCAP aponta que o habitáculo do Taigo, estável e não testa o deslocamento frontal da enaltece como áreas de proteção a todas as áreas críticas dos corpos do motorista e do passageiro. O índice de proteção para as crianças alto, e teve uma proteção de 84%, enquanto os comentários da associação de proteção ao pescoço, caso também seja a cabeça dos pequenos não de proteção.
As cinco estrelas já! O primeiro veículo da Volkswagen na Europa com este tipo de carroceria no segmento A0 prova que a segurança máxima está presente em todos os modelos SUV fornecidos pela marca.
Locação de carros cresceu 33,5% no Brasil em 2021. Balanço foi divulgado hoje, 8 de março, e apontou o maior crescimento do setor nos últimos 5 anos. Link do anuário da ABLA no texto
Durante a entrevista coletiva realizada em que fez uma balanço da atividade, na manhã desta terça-feira, Marco Aurélio Nazaré anunciou ainda que o setor de aluguel de veículos deu um salto de 33,5% no ano passado, atingindo o faturamento bruto anual recorde de R$ 23,5 bilhões. Em 2020, comparou, o faturamento bruto com locação de carros havia sido de R$ 17,6 bilhões, ainda sob o impacto das rígidas medidas de isolamento social causadas pela Covid-19.
O crescimento da locação de veículos no País chegou a 7,8% na comparação com o faturamento bruto verificado em 2019 (ano anterior ao início da pandemia). Em 2019, o setor havia fechado o ano com faturamento bruto de R$ 21,8 bilhões. Os dados de faturamento do setor se referem exclusivamente ao aluguel de veículos, sem incluir valores das vendas de veículos usados.
No ano passado, foram registrados 50,1 milhões de usuários de aluguel de carros, ante 44,6 milhões em 2020 – crescimento de 12,3%. Já no comparativo com o período anterior à pandemia, em 2019, houve 49,6 milhões de usuários ao longo daquele ano. "Muita gente que precisou de se deslocar em plena pandemia preferiu alugar um carro para evitar o ajuntamento dos transportes coletivos, o que justificou o maior volume de negócios efetuado", explicou.
A expansão também aconteceu em relação à frota total de automóveis e comerciais leves das locadoras. Apesar do cenário desfavorável à produção automotiva, o setor terminou 2021 com 1.136.517 veículos na frota, 12,8% a mais que em 2020 (1.007.221 unidades). Em 2019, havia 997.416 automóveis e comerciais leves licenciados pelas empresas de locação.
| Capa do Anuário da APLA |
Em 2021, as locadoras compraram 441.858 carros zero quilômetro, equivalentes a 25,5% de todos os automóveis e comerciais leves emplacados no ano. Houve crescimento de 22,5% em relação às compras feitas em 2020 (360.567 unidades). Antes da pandemia, em 2019, o total comprado pelo setor havia sido de 541.346 unidades (18,3% a mais que em 2021).
Mesmo em meio à pandemia, o total de postos de trabalho nas locadoras subiu de 77.214, em 2020, para 85.494 ao final do ano passado. E o número de empresas ativas no segmento avançou, no mesmo período, de 11.053 para 13.903.
As estatísticas da atividade fazem parte do novo Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, produzido pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), a partir de dados do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados).
Representatividade das montadoras
No ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves pelas locadoras, a Stellantis ficou com o primeiro lugar, vendendo 38% (167.987 carros) do total comprado pelas locadoras em 2021. Em seguida aparece a Volkswagen, com 19,27% (85.164 unidades). O modelo mais emplacado por locadoras em 2021 foi o Fiat Mobi Like, com 29.571 unidades.
Na frota total do setor de locação, incluindo os seminovos que permaneceram com as empresas e os zeros quilômetros comprados no ano, a Stellantis também terminou 2021 em primeiro lugar, com 321.393 carros (28,2% do total). A montadora italiana é seguida pela Volkswagen, com 239.646 unidades (21,09%) e pela GM, com 171.735 (15,11%) na frota total do setor.
Caminhões, ônibus e motos
As compras de caminhões por parte de locadoras em 2021 totalizaram 5.891 unidades. Com isso, a frota total de caminhões em nome de locadoras de veículos atingiu 15.872 unidades ao final do ano passado. Já as compras de ônibus foram de 1.835 unidades, resultando em 7.373 ônibus na frota total das locadoras.
Em termos de motocicletas, as compras das locadoras em 2021 bateram novo recorde, indo de 3.261 em 2020 para 7.737 novas unidades no último ano. A frota total de motos em nome das locadoras é a maior de todos os tempos, alcançando a marca de 16.303 unidades.
Elétricos
Marcos Nazaré ao avaliar a inserção de carros elétricos nas locações de veículos considerou que o seu custo ainda muito elevado é um entrave para uma maior oferta desses carros no mercado de locação. Ele considerou que os carros híbridos flex têm mais possibilidades de avançar nas locações nos próximos 10 anos, ocupando um espaço de 10 a 15% na atividade.
Critérios de avaliação
Todas as estatísticas referem-se exclusivamente às locadoras cujos registros da atividade, no Ministério da Economia, têm enquadramento dos CNAE 7711-0/00 (locação de veículos sem motorista) e CNAE 4923-0/02 (locação de veículos com motorista). São as chamadas locadoras que atuam somente com a atividade de locação de veículos, com CNPJ ativo na Receita Federal e frota registrada nos órgãos competentes de Trânsito.
Link de acesso para o PDF do Anuário 2022:
De veículos reais a miniaturas de apenas sete centímetros, carros da Nissan estarão no Salão Diecast Brasil 2022 em São Paulo
Rio de Janeiro, 3/3/2022 – A paixão despertada pelos automóveis muitas vezes começa pelos pequenos carrinhos que reproduzem em poucos centímetros os modelos reais. Um fascínio que faz os veículos da Nissan serem sucesso tanto no mundo real quanto no universo dos veículos em miniatura em todo o planeta. E os fãs da marca, de veículos grandes ou diminutos, poderão ver reunidos diferentes modelos da Nissan no 3º Salão Diecast, o maior encontro de miniaturas do Brasil, que acontece em São Paulo, com a presença de empresas, expositores e colecionadores de todo o país e do exterior.
O evento acontece nos dias 19 e 20 de março, no Espaço Nações Unidas, no hotel Transamérica, em São Paulo e reunirá milhares de miniaturas. O modelo 100% elétrico que é ícone mundial da eletrificação, o Nissan LEAF, e o sucesso nacional, o Novo Nissan Kicks, também estarão presentes tanto em escala reduzida quanto em suas versões de verdade.
O formato do Salão Diecast segue o estilo dos principais eventos de miniaturas existentes em outros países. Assim, os visitantes encontrarão áreas de exposição de coleções, troca e venda de miniaturas, palestras de fabricantes e personalidades do setor, competição de Downhill (corrida em pistas especiais) e um grande concurso de customização. Esta última contará com uma categoria específica para eleger a melhor customização de miniatura de carro da Nissan.
A escolha do vencedor da categoria de customização de miniaturas da marca Nissan será feita por um júri que terá a participação de um designer da equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina. O estúdio fica em São Paulo e trabalha integrado aos estúdios da Nissan em todo o mundo para o desenvolvimento dos carros da marca. O vencedor da competição receberá um troféu especial e vai poder conhecer o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, onde é produzido o Novo Nissan Kicks.
A primeira edição do Salão Diecast aconteceu em 2019 e reuniu cerca de 10 mil miniaturas e teve mais de 2.500 visitantes. Em função dos protocolos de segurança, a segunda edição do evento aconteceu no ano passado e totalmente online.
Serviço:
3º Salão Diecast Brasil 2022
Data: 19 e 20 de março (dia 18 acontece o jantar de abertura)
Horário: Das 10h às 19h, no dia 19/03, e até às 18h, no dia 20/03
Entrada: R$ 25 (pessoas entre 17 e 64 anos); R$ 12 (adolescentes entre 12 e 16 anos) e gratuito (crianças entre 0 e 11 anos / idosos a partir de 65 anos / pessoas com deficiência)
Local: Espaço Nações Unidas, no Hotel Transamerica
Av. das Nações Unidas, 18.591 – Vila Almeida, São Paulo (SP)
Mais informações: https://www.salaodiecast.com.br/sd3/site/
segunda-feira, 7 de março de 2022
Com grid completo, GT Sprint Race iniciará a sua 11ª temporada. A abertura da competição está marcada para 13 de março, na pista gaúcha de Santa Cruz do Sul. Ao todo, são nove etapas programadas, algumas delas inéditas, com evoluções nos carros, formato instigante e provas repletas de atrações
A GT Sprint Race, que chega à 11ª temporada, terá sua etapa de abertura na próxima semana, dia 13, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A categoria, cuja primeira prova foi realizada em 12 de maio de 2012 em Interlagos (SP), começa 2022 com um grid bem mais numeroso, em relação à temporada passada, composto por 32 pilotos. Porém, este número ainda pode aumentar, considerando que é permitido em regulamento do campeonato correr com até dois competidores por carro, para o duelo nas três classes, PRO, PROAM e AM.
Entre as novidades de 2022, está o ex-Fórmula 1 Antonio Pizzonia. Outros renomes do automobilismo nacional com currículos invejáveis também estão confirmados, como o bicampeão da GT Sprint Race Thiago Camilo, Luciano Zangirolami e Rodrigo Sperafico, todas com uma bela carreira nacional e internacional.
Dentre os novatos que se juntam ao elenco, além de Pizzonia, já são cinco os anunciados: Brendon Zonta, Lucas Mendes, Leonardo Yoshii, Alexandre Kauê e Diogo Moscato.
Thiago Marques, CEO da GT Sprint Race, destaca que as disputas entre diferentes classes de pilotos dentro da mesma corrida ainda é o principal trunfo da categoria. “Conseguimos atingir o nosso objetivo de trazer uma categoria no formato PROAM para o Brasil. Hoje temos um grid de profissionais de altíssimo nível na classe PRO, sendo um dos mais disputados do país. Na divisão AM, uma excelente opção para gentlemans drivers”, diz.
Para esta temporada, 27 pilotos já foram anunciados e outros cinco nomes surpresa serão conhecidos no início da próxima semana, que abrirá a temporada no circuito gaúcho. “Estamos com o grid completo, e com lista de espera para novos pilotos, os quais, infelizmente, não tivemos carros para atendê-los”, finaliza Thiago.
Campeões
Um fato curioso: algumas vagas foram confirmadas justamente por campeões do campeonato genuinamente brasileiro. Dos 32 pilotos do grid, nove já conquistaram, pelo menos, um título.
Na PRO, Thiago Camilo, é o maior campeão da atualidade, com duas conquistas no Overall e uma no Special Edition. Computou um título cada, Gerson Campos (campeão de 2018 e conta três vice-campeonatos de 2017, 2019 e 2020), a dupla Marcelo Henriques / Alex Seid (campeã na categoria PROAM e vice-campeã no Overall e Special Edition de 2020) e Jorge Martelli (campeão de 2017 e o vice-campeão em 2016).
Na PROAM, Dudu Trindade, foi campeão da Internacional Cup 2019. Na AM, três outros triunfaram uma vez cada, casos de Giovani Girotto, Luís Debes e Walter Lester.
O duelo nas três classes, PRO, PROAM e AM, será alucinante e as etapas, recheadas de emoção, poderão ser conferidas ao vivo pela BandSports e pelo canal no youtube.com/GTSprintRace. Também serão exibidas, com cobertura completa, no programa Acelerados e no Motorsports Brasil.
A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli, Militec1, com apoio de TecPads, Fremax, Graxa e Real Radiadores.
Confira a lista de pilotos confirmados, e seus respectivos carros, para a largada da etapa inicial em Santa Cruz do Sul/RS:
PRO
#01 Alex Seid /Marcelo Henriques
#13 Rafael Dias
#19 Luciano Zangirolami
#82 Gerson Campos
#21 Thiago Camilo / Raphael Teixeira
#87 Rodrigo Sperafico / Jorge Martelli
#77 Pedro Costa
#12 Antonio Pizzonia / Edgar Bueno Neto
PROAM
#10 Adalberto Baptista
#61 Antonio Junqueira
#18 Eduardo Trindade
#79 Rafael Seibel
#54 Diogo Moscato
#25 Sérgio Ramalho / Brendon Zonta
#16 Lucas Mendes / Marco Garcia
AM
#08 Alexandre Cauê
#37 Luís Debes
#17 Walter Lester
#72 Giovani Girotto
#78 Leonardo Yoshii
#31 Roberto Possas
Calendário da GT Sprint Race 2022:
Etapa 1 – 13 de Março – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 2 – 03 de Abril – Velocitta – Mogi Guaçu (SP)
Etapa 3 – 01 de Maio – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 4 – 05 de Junho – Goiânia (GO)
Etapa 5 – 10 de Julho – Londrina (PR)
Etapa 6 – 21 de Agosto – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 7 – 18 de Setembro – Tarumã - Viamão (RS)
Etapa 8 – 06 de Novembro – Brasília (DF)
Etapa 9 – 11 de Dezembro – a definir
domingo, 6 de março de 2022
A arte que surge da dor: exposição no Museu da Justiça do Rio traz intervenções de mulheres vítimas de violência, de 9 a 3 de junho
O Museu da Justiça do Rio de Janeiro estreia no próximo dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a mostra “Presenças Invisíveis”, que apresentará uma arte inovadora, composta por intervenções dramáticas e comoventes feitas por mulheres que sofreram violência doméstica e hoje vivem em abrigos.
A exposição será aberta às 18 horas, em uma solenidade com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Figueira; a presidente do Rio Solidário, Heloísa Aguiar; a presidente de honra da instituição e primeira-dama do Estado, Analine Castro, entre outras autoridades. A partir do dia 9, a mostra estará aberta ao público até 3 de junho..
No salão histórico do Tribunal do Júri do Museu, um espaço formal e imponente onde já ocorreram vários julgamentos envolvendo o tema, serão apresentadas obras desenvolvidas sobre lençóis, este símbolo forte e tão presente neste universo de violência. As peças, de forte impacto visual, dialogam e instigam no público sentimentos de explícita emoção em relação à violência sofrida por essas mulheres.
Ao mesmo tempo, no Salão dos Passos Perdidos, espaço conjugado com o Tribunal do Júri, a artista plástica e serventuária do Tribunal de Justiça do Rio Isabela Francisco, idealizadora da mostra, apresentará um trabalho elaborado sobre fotos da fotógrafa Rosane Naylor, realizadas durante as visitas à Casa Abrigo, quando da execução dos trabalhos pelas mulheres abrigadas.
Ainda na ocasião, ocorrerá o lançamento do livro “Metendo a Colher”, do desembargador Wagner Cinelli, grande defensor da causa.
A exposição é uma conjugação de esforços e propósitos, tendo sido realizada pelo Museu da Justiça com o apoio da Casa Abrigo de Mulheres Vítimas de Violência do Rio Solidário e do Grupo Mulheres do Brasil.
Exposição “Presenças Invisíveis”
De 9 de março a 3 de junho de 2022
de segunda a sexta, das 11 às 17h
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel, 29, 2º andar - Centro, Rio de Janeiro/RJ
Indicação etária: 12 anos
Entrada Franca
Realização: DGCOM | DECCO | Museu da Justiça
Protagonismo feminino no turismo é tema do maior evento de viagens corporativas da América Latina que acontece dias 8 e 9 de março, em São Paulo
Nos dias 8 e 9 de março, com patrocínio da VOLL, acontece o LACTE17, maior evento de viagens corporativas da América Latina. Com foco no “Protagonismo Feminino no Turismo”, o evento tem como objetivo reunir especialistas do segmento para além de promover networking, trazer conteúdos relevantes para a retomada do turismo corporativo. O evento acontece presencialmente no WTC Events Center - Av. das Nações Unidas, 12.559 - Brooklin Novo - São Paulo - e também pode ser acompanhando online. Os interessados devem fazer suas inscrições pelo link https://alagev.org/lacte17/
Na ocasião, Jordana Souza, co-fundadora e Chief Revenue Officer (CRO), falará sobre o mercado de viagens corporativas sob o ponto de vista de uma mulher em cargo de liderança de uma startup que vem se destacando no mercado e dando espaço para mulheres entrarem no segmento. No ano passado, a VOLL foi destaque na imprensa por abrir 40 vagas remotas com foco em mulheres. Na época, elas representavam 52% do quadro de funcionários, mas hoje já são 61%.
Lais Trajano, empreendedora, investidora e mentora de startups que tenham ESG como princípio, também será uma das participantes do LACTE17 falando sobre o tema: “Entre o caos e a incerteza, escolha a coragem”. Lais começou a carreira como trainee em uma das maiores fabricantes de bebidas do mundo, onde liderou uma equipe de quase 500 pessoas com apenas 26 anos. Em 2015, redirecionou seu foco para a equidade de gênero, quando passou a trabalhar com mulheres portadoras do vírus HIV em países como Tanzânia e Quênia, no continente africano. Atualmente, além de sócia e mentora de startups com práticas ligadas a ações ambientais, sociais e de governança, ela dedica o tempo ao seu próprio negócio, a empresa de impacto The Feminist Tea.
Fiat fecha fevereiro na frente e começa a abrir vantagem na liderança do mercado brasileiro
- Marca conquista 21,9% de participação no mês, o 14° consecutivo em primeiro lugar no ranking de vendas
- Com a Nova Strada como o veículo mais vendido do Brasil também em fevereiro, Fiat coloca ainda Argo e Mobi na lista dos top 10 em emplacamentos
Após retomar a liderança de vendas do mercado automotivo brasileiro em 2021, a Fiat mantém seu forte desempenho comercial diante da concorrência e crava em 2022 seu segundo mês na frente do ranking nacional de emplacamentos.
Em fevereiro, a Fiat emplacou 26.414 unidades, conquistando 21,9% de market share. Já são 14 meses consecutivos na liderança do mercado. Apesar do cenário desafiador da indústria por conta da crise dos semicondutores, a estratégia comercial da marca se mostra muito acertada. Em apenas dois meses, somou 49,7 mil emplacamentos, uma diferença de quase 20 mil unidades sobre a segunda colocada (foram 9 mil carros em fevereiro de vantagem).
O tempo passa e a Nova Strada não muda seu status de fenômeno de vendas. Após terminar 2021 como modelo mais vendido do Brasil – feito inédito na indústria para uma picape – o veículo fechou fevereiro em primeiro lugar com 7.314 unidades (6,1% de participação total de mercado e a incrível marca de 96,7% em seu segmento, recorde histórico na categoria).
Entre os 10 veículos mais vendidos do país em fevereiro, a Fiat também colocou os hatches Argo na 7º posição (4.321 unidades emplacadas e 3,6% de market share) e Mobi na 10º (4.162 unidades e 3,4% de market share).
Em termos de segmento de mercado, a Fiat mostra sua força ao fechar fevereiro na liderança de Hatches (26,4%), Picapes (55,6%), e Van (44,4%). Esse resultado se repete nos números consolidados do ano. A marca também comemora o ótimo desempenho tanto no Varejo quanto em Vendas Diretas, liderando em ambos os canais nos dois primeiros meses.
Para Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior da Fiat para América do Sul (Brand e Comercial), o momento da indústria no país é ainda muito desafiador por causa da crise de semicondutores. “O importante é que estamos trabalhando de forma alinhada com os concessionários para adequar a oferta que o cenário exige”.
Para o executivo, isso ajuda a explicar, além da sólida estratégia comercial da Fiat, a manutenção da marca na liderança e a vantagem cada vez maior sobre o segundo colocado, com a Nova Strada como o veículo mais vendido do Brasil. Zola destacou ainda o SUV Pulse, que vem apresentando uma boa performance, mesmo diante do difícil cenário de fornecimento de peças. “A disponibilidade de produção do Fiat Pulse ainda afeta muito o emplacamento do modelo, porém sua performance continua muito favorável. Atingimos a 5ª posição do segmento com quase 9% de participação”.
Finalmente, Zola comentou sobre o decreto nº 10.979 do Governo Federal, divulgado em 25/2/2022, que altera a tabela de incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para o executivo, essa é uma iniciativa favorável para contribuir com a demanda futura por veículos. “A demanda atual do setor já vem sendo afetada em função da alta de juros e dos custos de produção/inflação, portanto, a medida do governo deve auxiliar o segmento automotivo.”
Honda Jr Cup e Copa Pro Honda CBR 650R definem ordem de largada para as corridas de abertura, hoje 6/3, em Interlagos.
| João Carneiro é pole position da Copa Pro Honda CBR 650R |
São Paulo (SP) – Estão definidas as posições de largada para as corridas de abertura do SuperBike Brasil 2022, marcadas para este domingo (6/3), a partir das 9h, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Destaques da programação, as categorias monomarca Honda terão como pole positions os pilotos Murilo Gomes Silva, pela Honda Jr Cup, e João Carneiro, que defende o título da Copa Pro Honda CBR 650R.
Categoria SuperBike Pro – Pela categoria principal, a SuperBike Pro, o atual campeão Pedro Sampaio irá largar na segunda posição. “Estou há dois meses sem correr pelo SuperBike Brasil, então o momento é de me adaptar novamente ao ritmo de prova e ao equipamento. Imprimi um ritmo forte na superpole, vou largar em segundo e estou muito animado para a corrida de abertura. Conheço bem a pista, então, independente do clima, se estiver quente, frio ou molhado, vou estar pronto”, garante. O piloto conta com o apoio da Honda, assim como Rafael Paschoalin, que confirmou a quinta colocação do grid.
As corridas das categorias SuperBike Pro, Copa Pro Honda CBR 650R e Honda Jr Cup poderão ser assistidas ao vivo pelo YouTube Honda Motos Brasil e pelo Facebook Honda Racing Brasil (confira a programação completa abaixo).
* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.
Fotos: Idário Café/Mundo Press
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