Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Com quase 100 anos de idade, Lancia Lambda recebe o prêmio The Best do 1º Encontro de Veículos Antigos do Sudeste


Distinção máxima foi entregue neste domingo ao dono do modelo italiano, fabricado em 1927. Em três dias de programação, evento recebeu 10 mil visitantes.


O raro Lancia Lambda fabricado há quase um século, em 1927, recebeu a distinção máxima do 1º Encontro de Veículos Antigos do Sudeste, que transcorria desde sexta-feira e foi encerrado na tarde deste domingo (1º/12) em São Roque (SP). 

O prêmio The Best foi entregue ao proprietário do veículo, o advogado paulistano Guilherme Augusto Marx. Outros 60 troféus valorizaram os veículos que se destacaram em suas respectivas categorias. 


Realizado pelo Complexo Dream Car com o apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o evento reuniu 200 automóveis, picapes e motocicletas, atraindo um público estimado em 10 mil pessoas nos três dias de programação. Devido ao sucesso, a segunda edição já está confirmada para 2025, também no empreendimento, mas em data ainda a ser definida. 


Os modelos permaneceram expostos na pista do kartódromo do Complexo Dream Car, onde foram montados 15 estandes especializados na comercialização de peças, adereços alusivos a veículos e também roupas. O clima colaborou durante os três dias, atraindo visitantes de vários Estados.


O domingo começou com muita expectativa entre os expositores para saber qual exemplar receberia a premiação máxima. Os apaixonados lotaram a arquibancada da Arena Dream Car para acompanhar a cerimônia, que começou pontualmente às 10 horas. 


No final, dois modelos acabaram qualificados para o prêmio The Best, até que o Lancia foi anunciado como grande vencedor, arrancando aplausos da plateia. A avaliação dos jurados segue critérios técnicos estabelecidos pela FBVA e também pela Federação Internacional de Veículos Antigos (Fiva).


Guilherme Augusto Marx recebeu o troféu da presidente do Fundo de Solidariedade da FBVA, dona Edith Suga. “Esta é a segunda premiação que o carro conquista neste ano. É uma sensação indescritível receber essa honraria em um evento tão maravilhoso como este”, revela o proprietário. Na cor vermelha, o exemplar é equipado com motor 2.6 litros de 4 cilindros, que desenvolve 75 cv e está acoplado ao câmbio manual de 4 marchas. 


O modelo italiano foi o primeiro carro do mundo a ser produzido com estrutura monocoque, importante inovação na indústria automotiva para a época. Restaurado na década de 1990, há um ano o Lancia Lambda recebeu leves melhorias estéticas para manter o visual impecável. 


“O carro tem muita força e é ótimo para viajar, chamando bastante atenção pelos lugares em que passa”, acrescenta Marx. No final da cerimônia, os apaixonados tiveram a rara oportunidade de contemplar 4 unidades de cores diferentes da Ferrari Testarossa, expostas lado a lado, e de ouvir o som dos poderosos motores V12 4.9 de 390 cv acelerando na pista no kartódromo.


Alta qualidade dos modelos expostos

A alta qualidade de conservação dos carros participantes foi a marca registrada do 1º Encontro de Veículos Antigos do Sudeste. Além disso, muitos dos exemplares expostos são únicos no Brasil. Não apenas os importados despertaram a atenção do público: os nacionais igualmente fizeram muito sucesso, a exemplo de Fusca, Kombi, SP2, Miura, Puma, Gol GTi, Escort XR3, Monza, Landau, Opala e Dodge, entre outros. Ao lado do prédio principal do museu, 5 caminhões da Confraria dos Gigantes encantaram crianças e adultos. 


Além da mostra, a programação incluiu coquetel na sexta-feira e jantar no sábado, integrando colecionadores de diversas cidades brasileiras. “O evento retroma os grandes encontros de carros antigos, tendo sido possível graças à junção de esforços. O Dream Car foi o local perfeito para a sua realização, pois oferece uma mostra permanente”, avalia o presidente da FBVA, Andrés Pesserl. 


O idealizador do complexo, Marcelo Elias, considera que a primeira edição do Encontro do Sudeste permitiu resgatar todo o glamour das mostras de veículos antigos, levando a cultura do automóvel à população. “Todo o esforço feito para a realização do evento valeu a pena, pois é nítida a satisfação não apenas dos visitantes, mas dos colecionadores”, pondera. 

Fotos: Adair Santos/Divulgação

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Retrospectiva 2024: VW investe no País e acelera ofensiva de produtos

 

- Volkswagen é uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos da história do setor automotivo; marca investe R$ 16 bilhões no Brasil e lançará 16 veículos até 2028;

- Da nova ofensiva, já foram lançados em 2024 o Novo T-Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus. Para 2025 já estão confirmados o Novo Nivus GTS, o SUVW Tera e o Golf GTI MK 8,5, entre outras novidades a serem reveladas;

- VW segue como a marca que mais cresce em unidades vendidas no Brasil. Já são 348.668 veículos emplacados neste ano (jan-nov), 19,3% a mais do que o mesmo período de 2023; enquanto isso, o mercado de veículos leves cresceu 15,3%;

- Volkswagen é líder de vendas nos dois principais segmentos: SUVs, com toda sua família SUVW, sendo o Novo T-Cross o SUV mais vendido do Brasil; e hatches, com o Novo Polo, que também é o carro de passeio mais comercializado do País;

- Em exportações, a Volkswagen do Brasil se destaca perante o mercado: já embarcou 78.623 unidades neste ano (jan-out), sendo 48,5% a mais do que o mesmo período de 2023; enquanto isso, o setor de veículos leves teve queda de 7,6%;

- Marca inovou ao lançar perfil no Instagram e o Podcast Garagem Volkswagen, iniciativas pioneiras para expandir conexão com fãs e entusiastas;

- Sustentabilidade no DNA: Volkswagen é pioneira no setor a usar biometano em sua matriz energética e estreia certificação ambiental para concessionárias;

- Empregadora de excelência: em 2024, a Volkswagen conquistou as certificações Top Employer (6º ano consecutivo); Great Place To Work (3º ano consecutivo) e Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem, além do ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora Randstad (3º ano consecutivo)

São Bernardo do Campo - A Volkswagen do Brasil está encerrando o ano com uma trajetória de sucesso. Em 2024, a marca anunciou investimentos de R$ 16 bilhões e uma ofensiva de 16 novos veículos até 2028, com destaque para a breve chegada dos modelos híbridos, além de mais novidades em 100% elétricos e Total Flex. Neste ano, a Volkswagen já lançou o Novo T-Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus e segue como a marca que mais cresce em unidades vendidas e líder dos principais segmentos do mercado, SUVs e hatches, além dos carros de passeio. A Volkswagen também se destaca em exportações, com crescimento de 48,5% (jan-out), enquanto o setor registrou queda de 7,6%.

“A Volkswagen do Brasil teve mais um ano de grande sucesso em sua trajetória como a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25,7 milhões de veículos produzidos, e a maior exportadora do setor, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas. Com os investimentos de R$ 16 bilhões anunciados neste ano, reafirmamos a nossa confiança no País como uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos da história do setor automotivo brasileiro. E seguimos acelerando com a nossa ofensiva de 16 lançamentos até 2028. Em 2024, lançamos o Novo T-Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus e já reservamos para 2025 a chegada do Novo Nivus GTS, do SUVW Tera, do Golf GTI, entre outras novidades incríveis. Garanto que será um ano emocionante para os fãs da marca”, afirma Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

Investimentos de R$ 16 bilhões incluem projetos para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil

Os investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen até 2028 contemplam projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas da empresa no Brasil, reafirmando seu compromisso com os colaboradores, clientes e parceiros de negócios.

A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá 2 veículos inéditos a serem anunciados em breve. Além deles, a unidade já iniciou a produção do Novo Nivus, em outubro, e fabricará a versão esportiva inédita Novo Nivus GTS, que chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025.

A unidade de Taubaté (SP) fabricará o SUVW Tera, um produto 100% desenvolvido no Brasil, completamente inovador, moderno, conectado e que vai inaugurar um segmento inédito para a marca no País. O modelo chegará ao mercado em 2025.

Na fábrica de São José dos Pinhais (PR) será produzida uma pick-up inédita que será anunciada em breve. A picape Amarok continuará sendo produzida em Pacheco, na Argentina. A partir de 2025, a fábrica do Paraná também produzirá volumes adicionais do Novo Virtus, sedã que continuará sendo fabricado na Anchieta.

A fábrica de motores de São Carlos (SP) vai produzir um novo motor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos.

Os novos projetos também marcam a chegada de uma nova plataforma no Brasil: o projeto MQB Hybrid. Inovadora, tecnológica, flexível e sustentável, a nova plataforma comporta uma combinação dos mais avançados sistemas de combustão e eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem.

O projeto MQB Hybrid da Volkswagen conta com uma nova arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e oferece ainda mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System). Além disso, oferece ainda mais conforto e aumento do espaço interno.

Do total de R$ 16 bilhões, R$ 13 bilhões estão sendo destinados às unidades paulistas da Volkswagen: a Anchieta, incluindo a área produtiva e o Centro de Design e Engenharia, que é um dos mais avançados do Grupo Volkswagen no mundo; além das fábricas de Taubaté, São Carlos e do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo. Os outros R$ 3 bilhões são destinados à fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Ofensiva de 16 novos produtos segue acelerando

Juntamente com os investimentos, a Volkswagen do Brasil anunciou em 2024 uma ofensiva de 16 novos veículos até 2028. Neste ano, já foram lançados o Novo T-Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus.

O Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, já chegou arrasando quarteirões. Em seu primeiro fim de semana nas concessionárias, o modelo teve mais de dois mil pedidos, superando expectativas. O Novo T-Cross foi o primeiro modelo da ofensiva e chegou com design inédito, sistema de iluminação ainda mais moderno, interior com novos materiais e acabamentos, além de itens de segurança que se destacam no segmento. O Novo T-Cross passou a disponibilizar de série, para todas as versões, faróis Full LED com assinatura VW LED, além de lanternas traseiras também em LED. O sistema de infotainment VW Play está disponível em todas as configurações, agora com tela semi flutuante. Em termos de segurança, o pacote ADAS acrescenta assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga. Fabricado em São José dos Pinhais, o Novo T-Cross será exportado para 17 países da América Latina.

A Nova Amarok, segundo modelo da ofensiva, é outro fenômeno: desde a pré-venda à chegada nas concessionárias, foram mais de dois mil pedidos, em menos de um mês. A picape produzida em Pacheco, na Argentina, é pioneira no uso do motor V6, sendo a mais potente em seu segmento, com 258 cv e overboost de 272 cv. O Nova Amarok recebeu atualização visual e chegou carregada de força bruta, sendo a iluminação um grande trunfo: conta com faróis full LED e faixa de luz de LED na grade frontal. Ainda mais tecnológica e segura, a Nova Amarok V6 traz nova central multimídia com tela de 9 polegadas, airbag de cabeça e assistente de condução com sistema de aviso de saída de faixa, de colisão frontal, entre outros. Além disso, o modelo teve a garantia de fábrica ampliada para cinco anos.

Terceiro lançamento da nova ofensiva, o Novo Nivus inaugura uma nova era de conectividade para a Volkswagen do Brasil com o novo sistema de infotainment VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0. O primeiro SUV cupê da marca no Brasil chega com novo design exclusivo e será o primeiro modelo equipado com iluminação 'light strip' para os faróis e lanternas. Com conceito apimentado, o inédito Pacote Outfit se junta à linha do Nivus, com mais de 12 itens exclusivos aplicados à versão Highline. Além disso, a pedido do público, o modelo ganhará a versão esportiva inédita GTS, com lançamento confirmado para o primeiro semestre de 2025.

Para 2025 também estão confirmadas a chegada do SUVW Tera e do Golf GTI. E outras novidades estão por vir.

Volkswagen é a marca que mais cresce no Brasil

Assim como foi em 2023, a Volkswagen segue como a marca que mais cresce em unidades vendidas em 2024. Já são 348.668 veículos emplacados neste ano (jan-nov), que representam 56.490 unidades a mais do que o mesmo período de 2023. A Volkswagen cresceu 19,3% em vendas de janeiro a novembro de 2024, bem acima do mercado (+15%), e conta com a expressiva participação de 16%.

Preferência dos brasileiros, a Volkswagen tem quatro modelos entre os 15 mais vendidos do País neste ano (jan-nov), considerando todos os segmentos: Polo (123.066 unidades vendidas), Novo T-Cross (71.085 unidades), Nivus (49.951 unidades) e Saveiro (49 mil unidades).

Volkswagen é líder nos principais segmentos de mercado: SUVs e hatches

A Volkswagen segue na liderança de vendas dos principais segmentos do mercado: SUVs e hatches. No segmento de SUVs, a Volkswagen é líder no Brasil com toda a sua família SUVW, formada pelo Novo T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam 139.014 unidades emplacadas em 2024 (jan-nov); são 32.056 unidades à frente da segunda marca do ranking no segmento. O Novo T-Cross segue como o SUV mais vendido do País, com 71.085 unidades emplacadas neste ano (jan-nov), sendo 9.764 unidades à frente do segundo colocado da concorrência no segmento.

A marca também domina o segmento de hatches com o Novo Polo, preferência absoluta dos brasileiros, que fechou outubro como o veículo líder de vendas no Brasil, considerando todos os segmentos. Foram 14.970 unidades do Polo emplacadas apenas em outubro. No acumulado de 2024 (jan-nov), o Polo já teve 123.066 unidades emplacadas no Brasil, sendo o carro de passeio mais vendido do País.

Volkswagen cresce 48,5% em exportações, enquanto o mercado cai 7,6%

Em 2024, a Volkswagen do Brasil se destaca em exportações. De janeiro a outubro, a VW embarcou 78.623 unidades, um número 48,5% maior do que o volume de exportações da marca no mesmo período de 2023 (52.940). Nesse período, as exportações de veículos leves no setor brasileiro caíram 7,6% (310.129 unidades de jan-out de 2024 x 335.722 de jan-out de 2023).

Outro resultado importante: de janeiro a outubro de 2024, as 78.623 unidades embarcadas pela Volkswagen já superam o número de exportações da marca no ano inteiro de 2023 (62.834 unidades jan-dez).

Outubro foi um mês especial para as exportações da Volkswagen do Brasil, com 12.049 unidades embarcadas. Foi o melhor resultado de exportações da marca desde abril de 2018 (18.752 unidades). A Volkswagen do Brasil é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas em seu histórico.

A Volkswagen do Brasil concentra suas exportações atualmente em 18 países da América Latina, sendo Argentina, México e Colômbia os três principais mercados em volume de embarques, respectivamente. Os modelos mais exportados neste ano (jan-out) foram o Novo Polo (26.953 unidades), Saveiro (21.902 unidades), Nivus (13.188) e T-Cross (12.932).

Sustentabilidade na produção e nas concessionárias Volkswagen

Com a sustentabilidade em seu DNA, a Volkswagen do Brasil desenvolve ações inovadoras em linha com a estratégia global de descarbonização da VW, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo. A Volkswagen também foi a primeira fabricante de automóveis do mundo a assinar o Acordo de Paris.

Em 2024, a Volkswagen inovou ao ser a primeira fabricante de automóveis do País a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. O fornecimento já teve início para as fábricas Anchieta e Taubaté, que recebem 1,35 milhões de m³ de biometano por ano. A partir de 2027, a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, entregues pela Raízen. O volume de biometano é destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

Em 2024, a Volkswagen também estreou no Brasil a certificação ambiental goTOzero RETAIL, concedida às concessionárias que contribuem com a declaração da missão ambiental goTOzero, do Grupo Volkswagen, reduzindo seus impactos nas áreas de mudanças climáticas, ecossistemas, conformidade ambiental e uso de recursos. Na estreia da auditoria ambiental no Brasil, as seis concessionárias participantes foram aprovadas.

A certificação goTOzero RETAIL conta com quatro níveis: Platinum (padrões ambientais excepcionais), Gold (excelentes padrões ambientais), Silver (elevados padrões ambientais) e Bronze (padrões ambientais adequados). O Brasil foi o primeiro mercado do mundo a conquistar a certificação máxima nível Platinum, pelas concessionárias Carbel Prado e Importadora Veículos. A Belcar Veículos Portal, a Caraigá Morumbi e a Luson Tarumã conquistaram Gold; a Germânica Volkswagen recebeu Silver.

Volkswagen: uma empregadora de excelência

A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empregadora de excelência, oferecendo um ambiente de trabalho humano, diverso e saudável para todos. Em 2024, a conquistou pelo 6º ano consecutivo a certificação Top Employer, que reconhece as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho. A Volkswagen atingiu 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa em 2024: Estratégia de Negócio, Liderança, Marca Empregadora, Ética & Integridade, Organização & Mudança, Ambiente de Trabalho, Propósito & Valores e Sustentabilidade.

A Volkswagen do Brasil integrou novamente, em 2024, o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Este foi o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integra o seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.

A empresa conquistou também em 2024 o certificado Great Place To Work pelo 3º ano consecutivo, se mantendo como excelente lugar para trabalhar de acordo com a pesquisa internacional de cultura e engajamento GPTW, que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Neste ano, a Volkswagen também conquistou o selo Great People Mental Health com a excelente nota 82, logo no primeiro ano de participação nessa avaliação de bem-estar.

A pesquisa GPTW feita com os colaboradores da Volkswagen do Brasil neste ano também contou com o Censo de Diversidade & Inclusão, em parceria com o Great People Diversity. A iniciativa incluiu perguntas para avaliar a estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa, mapear demografias e trazer recomendações dos colaboradores para avanços na estratégia no curto, médio e longo prazos. Este é o segundo Censo de Diversidade & Inclusão realizado pela Volkswagen do Brasil, sendo o primeiro em parceria com a pesquisa GPTW. Em relação ao primeiro censo, a empresa registrou aumento de 31% no número de colaboradores participantes.

Outra conquista importante da Volkswagen neste ano foi a certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa importante conquista reforça que a Volkswagen está entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ mais avançadas do Brasil.

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a VW também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.

Território da música é estratégico para a Volkswagen do Brasil

Cada vez mais humana, próxima das pessoas, diversa, vibrante e conectada, a Volkswagen do Brasil patrocinou os principais eventos musicais do Brasil em 2024: Rock in Rio e Circuito Sertanejo (incluindo a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos). Nos grandes festivais, a marca está próxima dos mais diversos públicos, entregando uma experiência inesquecível com ativações, exposição e lançamento de veículos.

Essa foi a 5ª vez que a Volkswagen patrocinou o Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo. No evento, foram apresentados um teaser do SUVW Tera e o Golf GTI MK 8,5, que chegarão ao mercado brasileiro em 2025. A marca deu show de engajamento no Rock in Rio. Os 90 jornalistas e 25 influenciadores convidados geraram 225 matérias, com alcance de 54,7 milhões de pessoas, e 96 posts com 52,4 milhões de views durante o festival. Além disso, foram mais 170 posts nos canais da VW no Instagram, Tik Tok e Facebook e de influenciadores parceiros, com mais 376 milhões de views. A VW foi a 2ª marca patrocinadora com o maior volume de interações no Instagram: mais de 65 milhões de impactos. Foram 157 celebridades e influenciadores parceiros, além de 12.670 pessoas participando das ativações da VW.

A Volkswagen também é a montadora oficial do Circuito Sertanejo em 2024, uma parceria que se estende durante as seis etapas do circuito de shows que acontecem em quatro Estados. O Circuito Sertanejo foi palco para a apresentação do Trio Agro da Volkswagen, formado pela versão inédita Polo Robust, além da Saveiro e Nova Amarok. 

Uma das principais etapas do Circuito Sertanejo é a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que tem a Volkswagen como a maior patrocinadora de sua história, chegando em 2024 ao seu 30º ano como o carro oficial do evento. Neste ano, a Volkswagen lançou a Nova Amarok na festa de Barretos (SP). O agro também é estratégico para a Volkswagen do Brasil, que está presente nas 6 principais exposições agrícolas do País e em outras 132 feiras por meio de sua Rede de Concessionárias VW.

Volks Festival oferece experiência completa com a marca

O Volks Festival é outra experiência que inova a jornada do cliente. São megaeventos abertos ao público gratuitamente em fins de semana com atrações para todos. Já foram realizadas edições em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Paulo (SP), Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) somando mais de 21 mil pessoas.

O Volks Festival tem atrações musicais, exposição de clássicos, show de arrancada, simuladores, espaços de imersão, estande do programa de assinatura VW Sign&Drive, que também oferece os 100% elétricos ID.4 e ID.Buzz, além de test-drive em pista com todo o portfólio Volkswagen e condições exclusivas para a compra do VW 0km.

Celebrações e marcos das unidades Volkswagen do Brasil

Em 2024, três unidades da Volkswagen do Brasil tiveram celebrações especiais de aniversário com marcos importantes. A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), completou 65 anos em 18 de novembro, com mais de 14,7 milhões de unidades produzidas, as quais representam 57% dos mais de 25,7 milhões de veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil em 71 anos, sendo a maior fabricante de automóveis do País.

A Anchieta é um complexo industrial completo e um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação. Inaugurada em 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca. Atualmente são produzidos na Anchieta o Novo Nivus, Novo Virtus, Novo Polo GTS e Saveiro.

A fábrica da Volkswagen e Audi do Brasil em São José dos Pinhais (PR) completou 25 anos em 18 de janeiro. A unidade paranaense já produziu mais de 3 milhões de veículos e é referência global em competitividade e resultados operacionais, com o mesmo nível de qualidade das fábricas da Volkswagen na Europa. Na unidade do Paraná são produzidos atualmente o Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, e os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback 2.0 quattro. A partir de 2025, a fábrica receberá a produção de volumes adicionais do Novo Virtus, que também continuará sendo fabricado na Anchieta.

Maior centro de distribuição de peças automotivas da América Latina, o Parts & Accessories Center (PAC - Centro de Peças e Acessórios do Grupo Volkswagen), em Vinhedo (SP), completou 20 anos. Com 132.000 m2 (equivalente a 18 campos de futebol) e 25 milhões de peças armazenadas de aproximadamente 650 fornecedores, o PAC garante excelência logística no atendimento de peças e acessórios em Pós-vendas e é estratégico para os negócios da Volkswagen. O PAC de Vinhedo armazena e distribui peças da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi, marcas que integram o Grupo Volkswagen.

Instagram Garagem Volkswagen: pioneirismo e conexão com fãs

Neste ano, a Volkswagen do Brasil reforçou seu compromisso com a preservação de sua história e o fortalecimento da conexão emocional com seus fãs e entusiastas. Como a primeira filial da marca fora da Alemanha a criar uma página dedicada exclusivamente ao seu 'heritage' automobilístico, o perfil oficial @Garagem.Volkswagen no Instagram levou ao ambiente digital a experiência única da Garagem Volkswagen, localizada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O canal apresenta histórias, curiosidades e bastidores de mais de 100 modelos, entre eles clássicos, protótipos que não foram para as ruas e veículos especiais de competição e Salões do Automóvel.

O lançamento foi marcado pela circulação de uma Kombi camuflada e adesivada com QR codes que direcionavam à página. Ela percorreu as ruas de São Paulo e eventos de carros clássicos, despertando nostalgia e engajando fãs em uma ação inédita. O projeto foi ampliado com o Podcast Garagem Volkswagen, uma extensão dessa experiência, que traz discussões sobre o legado da marca, inovação e a paixão dos brasileiros por veículos clássicos. Essas iniciativas pioneiras reafirmam o compromisso da Volkswagen em preservar sua história enquanto inspira novas gerações.

Fundação Grupo Volkswagen celebra 45 anos e anuncia nova estratégia

Em 2024, a Fundação Grupo Volkswagen celebrou 45 anos e abraçou a mobilidade social como sua causa prioritária de atuação, com foco na contribuição para a redução das desigualdades por meio da inclusão produtiva, empreendedorismo e desenvolvimento comunitário, sob o propósito "Juntos pela Mobilidade Social".

Nos últimos 10 anos, a Fundação Grupo Volkswagen investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas socioeducacionais no Brasil e, em 2024, está destinando mais de R$ 16 milhões em recursos próprios às comunidades.

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas com ações de educação e desenvolvimento de comunidades.

Em 2024, a Fundação Grupo Volkswagen, ao lado da Gerando Falcões, Gerdau e Instituto Entre o Céu e a Favela, também é parceira do Rock in Rio no projeto Favela 3D, que leva iniciativas sustentáveis ao Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ), com transformações físicas e sociais na favela mais antiga do País.

O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), que já foi implementado com sucesso na Favela do Haiti, em São Paulo, durante o The Town 2023 - festival que também teve a Volkswagen do Brasil como patrocinadora -, chegou ao Rio de Janeiro para atuar por dois anos nas regiões do Buraco e Sessenta, no Morro da Providência. O projeto busca transformar a realidade de mais de 200 famílias, promovendo o desenvolvimento social e gerando renda.

2024 foi um ano premiado para a Volkswagen

A Volkswagen do Brasil conquistou muitos prêmios, homenagens e certificações em 2024. Confira os principais:

Produto

• Prêmio Mobilidade Estadão 2025: Melhor Pós-Vendas, Melhor Hatch Compacto (Polo), Melhor Sedã Compacto (Virtus) e Melhor SUV Compacto (T-Cross).

• Melhor Compra, da Quatro Rodas: Jetta GLI e Tiguan Allspace.

• Prêmio Mobilidade Limpa 2024, da Agência Autoinforme: Hatch Compacto 1.0 cc (Polo) e SUV Grande de 2.0 cc a 3.0 cc. (Tiguan Allspace).

• Menor Custo de Uso 2024, da Quatro Rodas: Picapes Pequenas (Saveiro Robust Cabine Simples, 1º lugar) e Sedãs Compactos (Virtus Comfortline, 3º lugar).

• Melhor Revenda, da Quatro Rodas e KBB Kelley Blue Book Brasil: Hatch Compacto de Referência (Polo), SUV Compacto de Acesso (Nivus), Picape Compacta ou Leve (Saveiro), SUV Compacto de Referência (T-Cross, 2º lugar).

Corporativo

• Folha Top of Mind, do Instituto Datafolha. A Volkswagen é a marca que mais venceu a categoria Carro: 33 vitórias nas 34 edições.

• 71º Festival de Cannes: 5 Leões (1 de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze) para a campanha “Gerações”, que celebrou os 70 anos da Volkswagen do Brasil promovendo um dueto inédito e emocionante, por meio de IA (Inteligência Artificial), com Elis Regina e sua filha Maria Rita.

• Effie Awards para a campanha "Volkswagen 70 anos, um ícone cultural de volta para o coração dos brasileiros" (Gerações): troféu Grand Effie (reconhecimento máximo da premiação), Ouro na categoria Veículos, Prata em Inteligência Artificial e em Revitalização de Marca, além do 3º lugar como Marca do Ano, sendo a única marca automotiva do ranking.

• Melhor Comercial do Brasil, na 13ª edição do prêmio do SBT, para a campanha “Gerações”.

• Carro do Ano, da AutoEsporte - Executivo do Ano para Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

• Ranking dos 100 CEOs Change Makers Latam, da HORSE, sendo Top 20 na América Latina e Top 5 no Brasil para Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

• Certificação Top Employer: 6º ano consecutivo.

• Ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research): 3º ano consecutivo.

• Certificação Great Place To Work: 3º ano consecutivo.

• Certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

• Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro pela Universidade Zumbi dos Palmares e a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

• 100 Empresas mais Influentes do Brasil no ranking da Veja Negócios em parceria com o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais.

• Prêmio Automotive Business 2024, categoria Cultura e Educação para o Centro de Desenvolvimento Técnico Paranaense para Ensino de Mecatrônica e Administração, na fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR).

• Prêmio Aberje 2024 na categoria Memória Organizacional etapa regional com o case “Volkswagen 70 anos - Você dirige a nossa história”.

• Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas na categoria Mobilidade.

• Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores na categoria Memória Organizacional (70 anos da Volkswagen do Brasil).

• Campeã Geral do Corporate Games BR.

• Melhor Campanha Multi Formato no Spotify Advertising Hits 2024, na categoria Shuffle, para a campanha publicitária “Vou de Volks - The Town”.

• Prêmio “Executivo do Ano” da revista AutoEsporte para o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

GM entra na Fórmula 1 em 2026 com equipe própria, a Cadillac. A GM tem um longo e vitorioso histórico no automobilismo mundial com mais de 3.000 vitórias e participação em mais de 100 campeonatos

A estreia da equipe Cadillac está prevista para a temporada de 2026. O objetivo é elevar a projeção da marca de carros de luxo globalmente


SÃO CAETANO DO SUL – A General Motors anunciou o seu ingresso na Fórmula 1, a mais famosa competição de automobilismo do mundo. A estreia está prevista para acontecer em 2026 com uma equipe própria: a Cadillac, marca de automóveis de luxo e de alta performance.

No atual cenário, a equipe Cadillac será a primeira nova escuderia a estrear na F1 desde 2016 e a décima primeira a participar do grid. Seu plano é ser uma equipe completa até o fim da década, desenvolvendo seu próprio carro de corrida além dos motores.

As inovações projetadas para a F1 irão contribuir para impulsionar a empresa em sua missão de moldar o futuro da mobilidade em todo o mundo, aproveitando avanços no campo da eletrificação, de softwares e de propulsores a combustão interna, por exemplo.

O lançamento da nova equipe também destacará a marca Cadillac para um público internacional diversificado, mostrando as capacidades tecnológicas e de design da GM.

Equipe Cadillac na Fórmula 1

“Por ser uma referência do automobilismo, a F1 exige inovação de ponta e excelência. É uma honra para a General Motors e a Cadillac se juntarem à principal categoria do gênero. Vamos competir com paixão e integridade para elevar o esporte aos fãs de corridas ao redor do mundo”, disse Mark Reuss, presidente da General Motors.

“Este é um palco global para nós demonstrarmos a expertise em engenharia e a liderança tecnológica da GM em um nível sem precedentes.”

A TWG Global está junto com a GM neste ingresso à Fórmula 1. "Estamos empolgados em fazer parceria com a General Motors para trazer uma presença dinâmica para a categoria", afirmou Dan Towriss, CEO dos negócios de automobilismo da empresa.

"Juntos, estamos montando uma equipe de classe mundial que irá incorporar a inovação norte-americana e proporcionar momentos inesquecíveis para os entusiastas. Agradecemos o apoio da FIA e da FOM em nossa chegada e o reconhecimento do valor que podemos trazer para o campeonato.”

Mario Andretti, o último campeão norte-americano de F1, atuará como diretor no conselho da equipe.

Primeira paixão

“A Fórmula 1 foi minha primeira paixão e agora – 70 anos depois – o paddock da F1 ainda é o lugar que me empolga. Estou absolutamente emocionado com a Cadillac, a Fórmula 1, Mark Walter e Dan Towriss,” destacou.

Desde janeiro de 2023, quando solicitou à organização seu ingresso na categoria, a Cadillac Fórmula 1 montou um time experiente para trabalhar em aerodinâmica, desenvolvimento de chassis e componentes, software e simulação de dinâmica veicular. A escuderia tem operações nos Estados Unidos (Fishers, Charlotte e Warren) e na Inglaterra (Silverstone).

A GM tem um longo histórico de sucesso nas pistas e um legado no desenvolvimento de motores de alto desempenho, com mais de 3.000 vitórias e mais de 100 campeonatos no automobilismo.

Além da parceria com a GM na F1 pela equipe Cadillac, a TWG Global é proprietária e opera a Andretti Global, Wayne Taylor Racing e Spire Motorsports.

Carros Chevrolet ganham tecnologia 5G da Onstar com internet até 100 vezes mais rápida, recurso levará os automóveis a um patamar superior de conectividade, permitindo novas funções e serviços suportados por inteligência artificial; novidade estreia já no próximo lançamento da marca no país




SÃO CAETANO DO SUL A Chevrolet é líder em conectividade na América do Sul, com mais de 650.000 veículos conectados no Brasil e tendo o OnStar como seu principal diferencial. O sistema conecta o carro à internet e a uma variedade de serviços, como o Wi-Fi, multimídia com sistema operacional Google built-in, aplicativos e assistente virtual nativo, além de atualizações remotas e recursos exclusivos de emergência e proteção patrimonial.

Com velocidade de internet entre 10 e 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local, a tecnologia 5G é capaz de elevar a experiência ao volante a um nível muito mais avançado. A nova tecnologia OnStar é um dos principais destaques do próximo lançamento da Chevrolet, previsto para este ano. 

“À medida que evoluímos para uma conexão de internet ultrarrápida no Brasil, a tecnologia da GM permitirá a ampliação de funcionalidades e de serviços desses veículos, trazendo ainda mais conectividade e segurança. Tanto que o 5G é a base de uma futura geração de veículos gerenciados por softwares e de automóveis totalmente autônomos”, explica Jaime Gil, diretor de serviços conectados da GM América do Sul. 

A tecnologia 5G permitirá um fluxo de dados muito superior e com uma resposta muito mais rápida do que o padrão 4G. Isso é fundamental para atender a demanda crescente por serviços conectados com inteligência artificial, seja para adequar a experiência digital do usuário ao veículo ou para dar conta do uso simultâneo de vários apps e streamings nas telas do painel. 

Veja outros exemplos de avanços da tecnologia 5G:

  • Download instantâneo de músicas e vídeos de alta definição
  • Atualizações remotas mais abrangentes e rápidas
  • Navegação online com gráficos animados de melhor resolução
  • Uso mais amplo de sistemas comandados por voz
  • Maior possibilidade de customizações digitais do veículo 
  • Maior segurança cibernética
  • Mais comandos remotos do veículo via app 

De acordo com o executivo da GM, este novo módulo eletrônico será gradualmente adotado pelo portfólio da Chevrolet. “A difusão da tecnologia 5G representará o maior salto evolutivo da conectividade veicular desde a chegada do OnStar no Brasil, há uma década”, completa.

domingo, 1 de dezembro de 2024

Novo Equinox Turbo leva requinte e exclusividade ao segmento de maior desejo avanços mecânicos e tecnologias inéditas na categoria, o primeiro da marca equipado com OnStar 5G, que oferece velocidade de conexão até 100 vezes mais rápida que o padr­ão tradicional


ASSISTA O VÍDEO DO NOVO EQUINOX

https://youtu.be/jaLPackCsOc


SÃO CAETANO DO SUL - O Novo Equinox Turbo chega para estabelecer um novo patamar de design, sofisticação, experiência e performance. Sem perder a exclusividade, atributo que marca a trajetória do SUV no mercado local. 


O Novo Equinox desembarca em duas versões topo de linha, Activ e RS, com propostas complementares de estilo e aplicação. Elas se diferenciam pela grade e para-choques customizados, conjunto distinto de rodas e pneus, além de uma cabine ambientada para cada perfil.

 

Inédita, a versão Activ é voltada ao consumidor aventureiro, enquanto a RS foca na esportividade urbana. As duas trazem tração (AWD) integral inteligente de série.
 

Compartilham também as inovações tecnológicas: conectividade 5G, assistentes avançados de segurança e direção, pacote premium de itens de conforto e nova configuração mecânica.




O motor 1.5 turbo está cinco cavalos mais potente, chegando aos 177 cv, e agora a transmissão é de oito marchas, garantindo melhor performance sem aumento no consumo.
 

A bordo do SUV da Chevrolet, a sensação é de estar em um veículo de nível superior. Os cinco ocupantes contam com amplo espaço interno, incluindo assoalho traseiro plano. Há sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido e cockpit virtual com duas telas.
 

O segmento de SUVs nunca esteve tão aquecido. São mais de 100 modelos à disposição, com diferentes tamanhos e tecnologias de propulsão. A categoria dos veículos médios equipados com motor turbo é a mais competitiva, por representar o sonho de consumo da maioria dos brasileiros.


“O Novo Equinox Turbo foi projetado para atender às necessidades de famílias que valorizam status, prazer ao dirigir e que gostam de viajar de carro com a máxima praticidade”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.
 

Hoje, as vendas de SUVs médios estão divididas entre os modelos turbinados, com aproximadamente 70%, e os eletrificados, com 30%. Para satisfazer os anseios dessa menor porção do segmento, a empresa lançou recentemente o Equinox EV, um veículo totalmente distinto, que complementa a gama.
 

Disponível no Brasil a partir do início de dezembro, o Novo Equinox Turbo é o sexto lançamento da Chevrolet neste ano, reforçando o compromisso da marca em oferecer um portfólio de produto cada vez mais sofisticado e sustentável.





Quarta geração


Tudo é inédito no Novo Equinox Turbo. O visual imponente e a profusão de ângulos retos caracterizam o modelo 2025. A frente está mais alta e a lateral ganha linhas atléticas com elementos inéditos. Na traseira, o destaque são as lanternas com assinatura de LED em forma de “Y”, tendência entre os atuais SUVs globais da Chevrolet. 

A quarta geração do Equinox dá um salto principalmente em requinte, mostrando que o produto evolui para encantar o consumidor. Referência em pesquisas de satisfação na categoria, o modelo continua se destacando dos rivais diretos pela superioridade nas dimensões e pelo seu size impression, expressão atribuída a um automóvel que chama a atenção pelo seu porte e presença.



 

O novo modelo está ligeiramente maior, mais largo e mais alto. São 4.667 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.713 mm de altura - proporções com o intuito de favorecer tanto o design exterior quanto o melhor aproveitamento do espaço interno. O compartimento de bagagem leva 469 litros até o nível dos vidros e conta com um “subsolo”, perfeito para quem precisa separar ou camuflar determinados tipos de carga.
 

A dianteira é marcada pelo conjunto óptico bipartido, com a parte superior bem afilada, agregando tecnologia e beleza ao SUV da Chevrolet mais vendido do mundo. 




A grade e o para-choque estão mais proeminentes, com a adição de molduras que contornam as caixas de roda e seguem por toda a base das portas. Elas, aliás, também foram redesenhadas para facilitar o embarque dos passageiros.
 

Com isso, a geometria da coluna “C” também foi modificada, mas sem perder aquela impressão de robustez que acompanha o modelo desde sua origem. O efeito de teto flutuante (panorâmico) é outra nuance que ressalta a estética do modelo.



 

Ao entrar no veículo, chama a atenção as telas de alta definição do painel e o elevado padrão de qualidade dos acabamentos, incluindo o dos assentos Evotex, feitos com um material sintético super macio, agradável ao toque, com alta capacidade de dissipar calor – perfeito para uso em países de clima quente.
 

As forrações do painel e dos encostos de braços passam a ser soft touch. Já os comandos do ar-condicionado (dual zone) e do console central reforçam a atmosfera high-tech com efeito de superfície brilhante.




Comparando as versões Activ e RS, nota-se que o modelo de apelo aventureiro traz múltiplos elementos em tons escurecidos na carroceria, pneus de perfil mais alto (para filtrar melhor as imperfeições no fora-de-estrada) e interior com acabamentos caramelo.
 

Na derivação esportiva do Novo Equinox Turbo, a impressão é de que se está diante de um veículo mais aerodinâmico e rente ao solo. Conta ainda com rodas aro 20 e teto escurecido. Na cabine, dominam os revestimentos pretos decorados com costura vermelha e azul até no volante, de base reta.




Integrado ao seu estilo de vida

Por serem altamente aspiracionais, os SUVs tomaram o posto dos sedãs premium para se tornar a vitrine tecnológica dos fabricantes de automóveis. O Novo Equinox Turbo é um bom exemplo dessa tendência de superioridade. 


O carro da Chevrolet traz um pacote imbatível na categoria com itens de segurança ativa, conectividade avançada e equipamentos de comodidade que valorizam a experiência a bordo.



 

“Desenvolvemos as versões Activ e RS com um conteúdo específico para o mercado brasileiro, reunindo todas as tecnologias inovadoras disponíveis para o Novo Equinox Turbo nos Estados Unidos. Aqui, o modelo atrai um cliente que exige alto padrão em conforto, performance, segurança e conectividade”, conta Maurício Scalzo, diretor de Planejamento de Portfólio da GM América do Sul.
 

Na proteção dos ocupantes, o modelo adicionou: alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, além de sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo.

 

Esses recursos se unem ao sistema de resposta automática em caso de acidente e aos bancos com alertas sensoriais - o recurso exclusivo da Chevrolet fornece um feedback tátil mais imediato e eficaz ao motorista, ajudando-o a reagir rapidamente a qualquer situação crítica sem precisar desviar os olhos da estrada.

Em relação a comodidades, o usuário conta com sistema de abertura da tampa traseira por sensor de proximidade e atualização remota de sistemas eletrônicos, poupando visitas adicionais à concessionária para realizar esses updates. A funcionalidade também permite customizações digitais do veículo.
 

Outro diferencial competitivo do Novo Equinox Turbo está na conectividade, território liderado pela GM. Além do quadro de instrumentos configurável de 11”, o veículo oferece sistema OnStar 5G e um multimídia MyLink (11,3”) de última geração compatível com Android Auto/Apple Car Play mais internet e Google built-in nativos. Ou seja, o carro independe de um smartphone para projetar desde mapas online até aplicativos gerenciados por inteligência artificial.




O Novo Equinox Turbo foi o escolhido para estrear o 5G, que permite velocidade de conexão entre 10 e 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local. A tecnologia é capaz de elevar a experiência ao volante a um nível muito mais avançado.
 

“À medida que evoluímos para uma conexão de internet ultrarrápida no Brasil, a tecnologia da GM permitirá a ampliação de funcionalidades e de serviços desses veículos, trazendo ainda mais conectividade e segurança. Tanto que o 5G é a base de uma futura geração de veículos gerenciados por softwares e de automóveis totalmente autônomos”, explica Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.




Veja outras oportunidades de avanços da tecnologia 5G:

• Download instantâneo de músicas e vídeos de alta definição
• Atualizações remotas mais abrangentes e rápidas
• Navegação online com gráficos animados de melhor resolução
• Uso mais amplo de sistemas comandados por voz
• Maior possibilidade de customizações digitais do veículo
• Maior segurança cibernética
• Mais comandos remotos do veículo via app

 

A difusão do 5G representa o maior salto evolutivo da conectividade veicular desde a chegada do OnStar no Brasil, há uma década.
 

Praticidade é um dos pilares do Novo Equinox Turbo. Por meio do aplicativo myChevrolet dá para acessar diversas funcionalidades à distância, pré-climatizar a cabine, fazer check-ups instantâneos e até acompanhar o deslocamento do automóvel.




Prazeroso de conduzir

Não há dúvidas de que o fenômeno comercial dos SUVs passa pela evolução dinâmica desses veículos, que hoje têm conforto e dirigibilidade semelhantes à dos melhores carros de passeio. Parte da explicação está no avanço da arquitetura estrutural.
 

O Novo Equinox Turbo dá um passo além neste sentido. Suspensão, direção, motor, transmissão e eletrônica foram refinadas para oferecer uma condução ainda mais envolvente. O modelo da Chevrolet é daquele tipo de produto para ser “degustado”.
 

Ao volante, o motorista vai sentir um rodar macio, com direção precisa e um conjunto mecânico muito mais harmonizado. Tudo com muito mais silêncio a bordo.



O propulsor foi recalibrado e ganhou a companhia de uma nova transmissão, agora de oito marchas. As alterações resultam em aumento da potência, torque e eficiência. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 9,3s, quase 7% mais rápido que o modelo anterior. A mesma lógica se aplica a retomadas, que simulam ultrapassagens em rodovia. O 60-100 km/h leva apenas 6,3s.
 

Agora dá para fazer trocas de marcha manualmente por meio de aletas atrás do volante, bem como selecionar um dos três modos de condução do veículo: normal, baixo atrito e off-road. Destaque também para o novo computador de bordo, mais completo e interativo, com dados como vida útil das pastilhas de freio, força G e inclinômetro da carroceria.



 

Outra novidade é o sistema Auto Hold, útil em situações de trânsito, por manter o automóvel parado automaticamente após o condutor liberar o freio, sem a necessidade de manter pressionado o pedal o tempo todo.
 

Mais um recurso interessante é o sistema que permite o monitoramento e o ajuste de configurações do carro para quando o veículo é entregue a manobristas, por exemplo. Dá para limitar a velocidade e acessar depois um relatório de condução para consultar a quantidade de vezes que os alertas de segurança atuaram.



 

Apesar de estar maior, mais equipado e mais ágil, o Novo Equinox Turbo manteve a média de consumo de gasolina, tanto na estrada (10,7 km/l) quanto na cidade (9 km/l), de acordo com o ciclo do Inmetro. Prova de que o carro está melhor do ponto de vista energético.
 

Outro diferencial do SUV da Chevrolet é que ele vem equipado de série com tração (AWD) integral inteligente. O sistema é projetado para distribuir automaticamente a potência às rodas com maior aderência, oferecendo maior estabilidade e controle, especialmente em condições adversas, como lama ou pisos escorregadios.

O Novo Equinox Turbo estreia em cinco opções de cores para a carroceria: Verde Cacti (exclusivo Activ), Vermelho Radiant (exclusivo RS), Branco Abalone, Preto Ouro Negro e Prata Shark.




Gramado ganha Museu do Vinho ainda neste mês de dezembro




Gramado em breve passará a fazer parte da rota do enoturismo nacional. A cidade vai ganhar o Museu do Vinho. O atrativo deverá abrir as portas ao público ainda em dezembro. Com cerca de 200 m², o empreendimento está sendo finalizado em endereço na Avenida das Hortênsias, na estrada Gramado/Canela. O museu irá proporcionar aos visitantes um mergulho de corpo e alma no fascinante universo do vinho.

A experiência interativa irá contar a história da bebida milenar e apresentar os melhores rótulos do Sul do Brasil. O visitante poderá adquirir e apreciar vinhos fabricados na região de Altos Montes em Flores da Cunha e região, onde concentra-se a maior produção de vinhos do país e também da Região de Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos, a capital nacional do vinho.

A jornada do visitante no museu irá encerrar com uma degustação orientada de vinhos. Conduzida por experientes sommeliers, a atividade irá colocar à prova vinhos do Sul.

O Museu do Vinho Gramado também contará com uma enoteca, uma loja voltada para a apresentação e venda de artigos da enologia. Os visitantes poderão adquirir acessórios e iguarias relacionadas ao consumo de vinhos.

O atrativo turístico também terá espaço para degustação de charcutaria e taças especiais no local.

Mais informações em www.museudovinhogramado.com.br e no Instagram @museudovinho.gramado.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.