Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
A Liberdade Mora em Minas
Passeios de Maria Fumaça por cidades mineirasA campanha “A Liberdade Mora em Minas”, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, foi lançada no dia 25 de novembro, no Palácio da Liberdade. No encontro, também foi divulgado o resultado da pesquisa que traça o perfil dos visitantes que circulam no estado, o que não era produzido desde 2017, sendo, portanto, o estudo mais completo de demanda turística disponível hoje.
O novo slogan representa o posicionamento do destino turístico
Minas Gerais para o ano de 2023 e tem o objetivo de fomentar o turismo
regional, nacional e internacional para Minas Gerais, situando o estado como a
primeira escolha de destino dos turistas.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira,
apresentou a nova identidade visual da campanha, que é baseada no conceito da
inclusão, celebra a pluralidade e convida todas as pessoas para vivenciarem a
liberdade em Minas. “Há uma diversidade de personagens na logomarca justamente
para homenagear a própria diversidade da existência humana. Minas quer se
colocar nesse lugar humanista, onde podemos construir uma cultura da paz como
em nenhum outro momento da nossa história. Trabalhar pela cultura da paz
significa ter um respeito profundo a todas as pessoas e a todas as formas de
pensamento porque sem isso nós não viveremos nem estaremos numa democracia”,
pontuou.
“A Liberdade Mora em Minas. Vem pra minas. Vem pra cá. Esse
convite, fundado na nossa história, em nossa vida, no modo de ser da nossa
mineiridade, que acolhe e ama a todos, é o lugar onde iremos nos posicionar”,
completou o secretário.
O vídeo da campanha disponível para ser exibido em todos os
eventos e redes sociais conta com versões em três línguas, inglês, francês e
espanhol, a fim de ampliar o alcance da proposta. A campanha reflete a vocação
de Minas Gerais, onde nasceu o primeiro grito de liberdade brasileiro, no
contexto dos movimentos da Inconfidência. A liberdade é também um sentimento
expresso na bandeira de inspiração iluminista.
A iniciativa demonstra que em Minas Gerais a tradição, o moderno e
o contemporâneo convivem com o popular e o erudito. O estado é berço de 60% de
todo o patrimônio histórico brasileiro, detém a maior produção de café e
cachaça, além de despontar nacionalmente e no exterior como um dos melhores
produtores de queijo do mundo. Belo Horizonte foi eleita Cidade Criativa da
Gastronomia pela Unesco, e além disso, o estado é reconhecido pela sua hospitalidade,
acolhendo a todos sem qualquer tipo de distinção. Aqui cada pessoa pode ser
protagonista e ter a liberdade para escolher seu próprio caminho.
 |
A culinária mineira é admirada por todos pela variedade das receitas |
Em Minas Gerais, a diversidade e a pluralidade se manifestam de
variadas formas, como na arte, na cozinha, na religião, na natureza, o que
revela o seu imenso potencial turístico, mais uma vez celebrado com a nova
campanha.
A pesquisa de demanda turística revela que as mulheres se destacam
entre os visitantes, representando 54% dos turistas em Minas Gerais. E,
atualmente, a maior parcela do público que vem para Minas Gerais é brasileira:
98,8%. Desse total, 50% são de Minas Gerais, 23% são de São Paulo e 9% do Rio
de Janeiro.
Esse levantamento foi realizado em 2022 e se baseou em informações
aferidas com turistas, como as principais motivações, nível socioeconômico,
expectativas em relação aos produtos e serviços consumidos durante a estadia, e
espelho de gastos financeiros nos períodos de estadia em Minas Gerais. https://www.observatorioturismo.mg.gov.br/?p=5313
O subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva
Júnior, ressaltou que os dados da pesquisa são uma ferramenta importantíssima
não apenas para o governo, mas também para a iniciativa privada e todo o trade
turístico. “Há cinco anos não tínhamos um trabalho desse tipo, o que demonstra
o esforço da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do nosso secretário
Leônidas Oliveira para o desenvolvimento do nosso potencial turístico. Esses
dados vão ser acessados pela imprensa, que poderá contribuir na divulgação do
estudo, e por todos os integrantes do trade turístico, que poderão planejar as
suas ações a partir da pesquisa”, comentou. Diante dos dados apresentados, o
subsecretário ressaltou como eles refletem uma melhoria na qualidade do turismo
em Minas Gerais. “Houve um aumento no gasto médio das pessoas, o que significa
que elas passaram a ficar mais tempo no nosso estado. Isso é algo a ser
comemorado porque o turismo é geração de emprego e renda. Essa é a nossa
prioridade, e por isso estamos disponibilizando esses dados para que todos
possam conhecer mais e utilizá-los”, completou.
Recursos para o Fungetur
O Ministério do Turismo abriu prazo para credenciamento de instituições financeiras que desejem disponibilizar linhas de crédito com recursos do Fungetur (Fundo Geral do Turismo). A habilitação de novos agentes vai até o dia 9 de dezembro e vem para ampliar a oferta de recursos do programa para todo o setor turístico nacional. Atualmente, são 20 agentes credenciados para a oferta de financiamento para empreendimentos do setor via Fungetur.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, ressaltou a importância da inclusão de novos parceiros financeiros para apoiar o crescimento do turismo brasileiro crescer, principalmente no pós-pandemia. “Estamos observando uma demanda crescente de turistas nos destinos nacionais. E isso reflete na necessidade de ampliar a contratação de trabalhadores e de desenvolvimento de maior infraestrutura nos empreendimentos. Então, a entrada destes novos parceiros auxiliará a oferta e liberação de recursos federais nos locais que mais precisam”, disse.
Para participarem do processo de credenciamento junto ao Fungetur, os interessados deverão obedecer a alguns pré-requisitos: idoneidade econômico-financeira, regularidade jurídico-fiscal, não ter sofrido penalidade de suspensão ou declaração de inidoneidade por parte do Poder Público e outros estabelecidos no edital e anexos.
Veja mais informações http://antigo.turismo.gov.br/images/Fungetur/nova-estrutura/PDF/guia-fungetur-12-11-v01.pdf
De grande relevância para a eficácia da política pública desenvolvida pelo Fungetur, as regras do Fungetur determinam a aplicação de taxas de juros de 5% a.a. mais a variação anual acumulada dos últimos 12 meses do INPC em todas as modalidades de financiamento ofertadas, facilitando o acesso das empresas do setor de turismo aos recursos do fundo.
Os recursos ofertados poderão ser utilizados para capital fixo, compreendendo as obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma; aquisição de bens e equipamentos; e para aquisição de capital de giro (recursos que devem auxiliar na saúde financeira necessária para o adimplemento e o saneamento das obrigações de curto prazo) para empreendimentos de finalidade ou interesse do turismo nacional. A distribuição destes recursos deverá dar preferência às micro, pequenas e médias empresas legalmente constituídas e estabelecidas, que exerçam atividades econômicas relacionadas à cadeia produtiva do setor.
O Fungetur é um mecanismo de crédito essencial ao fomento do turismo como negócio e estratégia para o desenvolvimento social e econômico. Por meio da oferta de crédito às empresas direta ou indiretamente ligadas ao turismo, promove a elevação do nível dos serviços prestados ao turista, a expansão das oportunidades de instalação de novos negócios, além da geração de emprego e renda.
Os principais objetivos do Fungetur são: proporcionar crédito competitivo para os empresários do ramo de turismo; apoiar a infraestrutura turística básica; gerar renda; aumentar a oferta de empregos diretos e indiretos e proporcionar o desenvolvimento do turismo.
O Fungetur é uma linha de financiamento com recursos do Ministério do Turismo destinada, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas. Desde 2018, o Fundo Geral do Turismo registrou a contratação de quase 9 mil operações de financiamento, totalizando mais de R$ 2,4 bilhões, sendo 94% dessas concessões de crédito destinadas a micro e pequenas empresas. Essas operações auxiliaram na preservação de quase 90 mil postos de trabalho nos empreendimentos do setor de viagens e turismo nacional.
Conheça o Alentejo de monumentos históricos, belas pousadas e resorts e o melhor vinho do mundo
Herdade dos Delgados à beira localizada às margens do lago do Alqueva, o maior lago artificial na Europa, esta herdade de 10 hectares foi projetada tendo como principais pilares a sustentabilidade do ambiente, na qual o visitante pode desfrutar da natureza e aproveitar as muitas atividades disponíveis.
www.herdadedosdelgados.pt
Por Jornalista Arnaldo Moreira
Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos.
 |
| Villa Romana de Pisões, na Herdade de Almagrassa, Penedo Gordo, perto de Beja |
Detentor de quatro títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.
Monte da Bemposta
Situada em Porto Covo, na Costa Alentejana, a quinta oferece paisagens incríveis em meio à natureza.
De arquitetura alentejana e detalhes de quem já viajou pelo mundo, todas as casas têm um pequeno terraço com vista total ou parcial para o mar. Porque o conforto tanto vem de dentro, depois de uma noite bem dormida, como se sente lá fora, durante uma refeição ou sesta ao ar livre.
Com foco no bem-estar, os detalhes encantam os hóspedes que podem fazer piqueniques no campo, passear pela praia e ver uma diversidade de espécies animais.
www.montedabemposta.pt
 |
Castelo de Beja teve a construção iniciada no Império Romano, terminada no século XII e tem a torre, de 40 m, mais alta da Península Ibérica |
A mais autêntica região de Portugal possui um patrimônio histórico riquíssimo, além de paisagens incríveis e encantadoras. Planícies intermináveis, campos floridos, florestas, castelos imponentes, monumentos históricos, e tantas outras paisagens que fica até difícil listar tudo. Algumas delas estão entre as mais bonitas não só da região, mas de Portugal.
 |
Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, C.R.L. tem 60 anos de história
|
A gastronomia alentejana é uma das mais autênticas e deliciosas de Portugal. Os pratos são conhecidos pela simplicidade e variedade de ingredientes que são produzidos na própria região. Além de se comer muito bem, não podemos deixar de mencionar os vinhos.
Adega Herdade das Barras - Alvito
O Alentejo produz alguns dos melhores vinhos do mundo que agradam os mais exigentes enófilos. As vinícolas se espalham pelo território alentejano, embelezando suas paisagens bucólicas e produzindo mais de 100 milhões de litros da bebida anualmente em cerca de 23 mil hectares.
Casa Amarela
Construída no século XVIII e reconstruída no fim do século XX, a Casa Amarela é um projeto familiar de uma Unidade de Turismo de Habitação que presta serviços de primeira linha ao visitante que aprecia arte, patrimônio, conforto e serviço personalizado.
Localizada no centro de Castelo de Vide, a 500 metros da zona histórica e em pleno parque natural da Serra de São Mamede, possui 11 quartos, dois dos quais transformáveis em suítes, áreas comuns acolhedoras e divididas pelos quatro andares da casa.
Pequenas salas com jogos de mesa, uma pequena biblioteca, sala com lareira, um escritório e uma sala com varanda de onde se pode apreciar a vista sobre a serra.
Nome: Nuno Guimarães
Cargo: Administrador
E-mail: casaamarela@gmail.com
WhatsApp: + 351 966 649 686
Convento Espinheiro
O Convento do Espinheiro Histórico Hotel & Spa é um luxuoso hotel localizado em Évora, classificada pela Unesco como“Cidade Patrimônio Mundial”.
A igreja do convento ainda acolhe um dos mais prestigiados panteões de famílias nobres portuguesas.
Agora, é um magnífico hotel de 92 quartos, situado em uma bela área de jardim de aproximadamente oito hectares. Todas as tardes o concierge do hotel conduz os hóspedes numa visita guiada histórica para conhecer os segredos do Convento, Évora e Portugal. O passeio termina dentro da cisterna gótica do convento, onde o sommelier do hotel mima o hóspede com uma degustação de vinhos locais.
Ricardo Barreto
Cargo: Director of Sales
E-mail: ricardo.barreto@conventodoespinheiro.com
WhatsApp: + 351 962 098 112
| Hotel Cristal Setúbal O Hotel Cristal Setúbal é o novo hotel de 4 estrelas de Setúbal, no Alenteque desfruta de uma localização central. O hotel localiza-se a uns escassos 1500 metros daquela que é considerada a principal avenida da cidade, a Avenida Luisa Todi.
Entre a serra, o mar e o rio, esta cidade alia as maravilhosas paisagens fluviais do estuário do Sado, praias idílicas de areias brancas e douradas e banhadas por águas límpidas do Atlântico.
Desde do Aeroporto de Lisboa até ao Hotel Cristal Setúbal demora cerca de 50 minutos, cerca de 50 Kms, e o seu trajecto é feito pelo E1 e A12. Poderá também fazer a viagem de comboio, usando o serviço da Fertagus desde Lisboa até Setúbal.
Além do hotel de Setúbal a rede Cristal conta ainda com os seguintes hotéis:
Hotel Cristal Porto * * * * Hotel Cristal Vieira Praia & Spa * * * * Hotel Cristal Praia Resort * * * * Hotel Cristal Marinha * * * * Hotel Cristal Caldas * * * ( Em Renovação ) Mariparque-Parque Aquatico e diversões
Abaixo os links dos Hoteis Cristal, assim como Links com Videos promocionais dos mesmos. https://bit.ly/Apresentação_HCSetúbal https://bit.ly/Apresentação_HCPorto https://bit.ly/Apresentação_HCMarinha https://bit.ly/Apresentação_HCVieiraPraiaSPA https://bit.ly/Apresentação_HCPorto
|
|
TURFEST BH
Será dia 3 de dezembro a partir das 12 horas, para o encontro do
trtade turístico e a confratermização de vários setores da economia da Região
metropoltinana de Belo Horizonte. A gastronomia mineira é reconhecida e apreciada pelos turistas
brasileiros e estrangeiros. A variedade de biomas, a mistura das culturas
europeia, africana e indígena proporcionaram uma diversidade de sabores,
texturas e aromas.
Programação: Shows
Banda Nolli Brothers ;Banda Gola Rolê ;Mágico Marcelo
Praça de
Alimentação;Chef Val Coimbra;Chef Carol Silva;Chef Zago Wessery
Chef Márcio Almeida
;Bar dos Meninos by Ricardo Santos ;Cervejaria Läut
Cachaçaria Lamparina
by Bartender Leo Gomes
O evento será das 12h
às 22h no Mercado de Origem .R. Adriano Chaves e Matos, 447 - Olhos D'Água,
Belo Horizonte - https://maps.app.goo.gl/iTTLdudRpxKcDje19
convite http://eventos.gofree.co/turfest-bh-_25861
|
@sergiomoreira63 informações para
a coluna sergio51moreira@bol.com.br