Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 4 de março de 2013

VOCÊ SABIA QUE...

... Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter de 400-800 mg de benzeno?

Se fica no sol a uma temperatura superior a 16º C, o nível de benzeno subirá a 2.000-4.000 mg, 40 vezes mais o nível aceitável.

A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas, inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.

O benzeno é uma toxina que afeta os rins e o fígado. E o que é pior, é extremamente difícil para o organismo expulsar essa substância tóxica.

Ar condicionado ou ar simples dos automóveis? O manual do condutor indica que antes de ligar o ar condicionado, deve-se abrir as janelas e deixá-las assim por uns dois minutos.

Porém não especificam "o porquê", só deixam entender que é para seu "melhor funcionamento".

Aqui vem a razão médica
De acordo com um estudo realizado, o ar refrescante, antes de sair frio, manda todo o ar do plástico quente, o qual libera benzeno, que causa câncer (leva-se um tempo para dar-se conta do odor do plástico quente no carro). Por isto, a importância de manter os vidros abertos uns minutos.

Por favor, não ligue o ar condicionado ou simplesmente o ar, imediatamente ao entrar no carro.

Primeiramente abra as janelas e, depois de alguns segundos, ligue o ar e mantenha as janelas abertas por alguns minutos.

Além de causar câncer, o benzeno envenena os ossos, causa anemia e reduz os glóbulos brancos do sangue.

Uma exposição prolongada pode causar leucemia, incrementando o risco de câncer. Também pode causar um aborto. O nível apropriado de Benzeno em lugares fechados é de 50 mg/929 cm2.

Assim, antes de entrar no carro abra as janelas e a porta para assim dar tempo a que a 
toxina mortal se disperse.

LEITOR, COMPRARIA UM CARRO/SUBMARINO? UM CONVERSÍVEL VAI SER APRESENTADO NO SALÃO DE GENEBRA, BEM AO ESTILO JAMES BOND. O DETALHE É QUE O VEÍCULO É ELÉTRICO. ASSISTA O VÍDEO


Os muitos milhares de visitantes que passarem, a partir de 7 até 17 de março, no Salão Internacional de Genebra conhecerão sQuba, um carro, ainda conceito, esportivo, conversível, anfíbio e submarino construído pela empresa suíça Rinspeed. 



O detalhe é que se trata de um veículo elétrico que funciona com baterias de íons de lítio recarregáveis.



O conversível de dois lugares, possui equipamentos de respiração para o motorista e o passageiro e consegue submergir até uma profundidade de 10 metros. 



Seus comandos são parecidos com os das lanchas e o carro entra e sai da água com a mesma facilidade e faz bonito na estrada e na cidade.



Frank M.Rinderknecht, executivo da Rinspeed lembrou que "por três décadas venho tentando imaginar como seria possível construir um carro que pudesse 'voar' debaixo d'água. Agora nós fizemos esse sonho virar realidade".

ASSISTA O VÍDEO:




OUTRA NOVIDADE NO SALÃO DE GENEBRA SERÁ O SUV CML ROYALE REVOX COM MELHORIAS NO MOTOR E UM NOVO SISTEMA DE SOM



O utilitário esportivo a CML Royale Revox, que criado com base nos Mercedes ML 63 AMG ou ML 500A será apresentado no Salão Automóvel de Genebra deste ano que abre ao público no próximo dia 7, pela Carlsson "Maison” alemã.



O SUV recebeu um kit aerodinâmico que proporciona à ML um visual mais agressivo e robusto, com um spoiler dianteiro e grade cromada, luzes diurnas de LED, defletor traseiro e o novo sistema de escape esportivo com quatro saídas ovais. 



As novas rodas são de liga leve aro 22 polegadas de cinco raios modelo Diamond Edition, cobertas com pneus 295/30.


Melhorias mecânicas no motor V8 que rende agora 625 cavalos e 85,6 m.kgf (680 Nm) de torque, o que permite ao novo CML Royale acelerar de 0 a 100 km/h em ínfimos 4,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 270 km/h, controlada eletronicamente . 



No interior Carlsson, a combinação é cinza e preto com em couro Nappa presente nos bancos, portas e nos tapetes. 

O teto recebeu revestimento em couro Alcântara. Placas de aço inoxidável polido com um logo iluminado Carlsson, logotipos estampados Carlsson nos encostos de cabeça, Alcântara, detalhes em madeira escura e inserções de aço inoxidável e os pedais de alumínio fecham o visual interno.


Uma das características mais impressionantes do interior é a adição de um novo sistema de áudio REVOX. O centro do sistema é construído no compartimento de armazenamento adicional sob o piso do porta-malas, e assim não comprometa a área de carga normal. 


Isto leva o sinal a partir da unidade de cabeça Mercedes e executa-o através de uma unidade DSP no seu caminho para um amplificador de potência 7 canais com 6 x 120 W saída RMS para as três colunas da maneira, e 1 x 350 Watt RMS para o Subwoofer. 


domingo, 3 de março de 2013

CONVERSÍVEL DE LUXO DA TOYOTA SERÁ UMAS DAS PRINCIPAIS NOVIDADES NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE GENEBRA

Toyota FT-86 Open (Foto: Toyota)


A Toyota apresentará no Salão de Genebra, que começa no próximo dia 7, na Suíça, o conceito conversível FT-86 Open, derivado do cupê Toyota GT-86. 

Toyota FT-86 Open  (Foto: Toyota)
Já considerado uma das principais atrações a serem apresentadas no salão, o FT-86 Open, segundo informações obtidas junto à montadora japonesa, que não divulgou ainda os detalhes mecânicos do carro, o conversível virá equipado com um motor 2.0 de quatro cilindros em linha, com potência em torno de 200 cv. 

Toyota FT-86 Open (Foto: Toyota)
Com acabamento em tons de branco e azul marinho, o conceito vem com uma capota eletrônica de tecido e no painel um porta celular em formato de pistões.


Toyota FT-86 Open (Foto: Toyota)

sábado, 2 de março de 2013

ASSISTA O NOVO FORD FUSION NUM VÍDEO QUE EVIDENCIA SUAS QUALIDADES

CLIQUE ABAIXO E ASSISTA O VÍDEO:

http://youtu.be/P2jT1q2wGgo

CARROS ELÉTRICOS NO BRASIL AINDA SÃO RAROS, PELO PREÇO E FALTA DE LEGISLAÇÃO ALPHAVILLE É PIONEIRO EM RECEBER GARAGENS PARA CARROS ELÉTRICOS. É UM COMEÇO


Quem anda pelo mundo constata a preocupação que as pessoas cada vez mais com o meio ambiente e não é raro ver carros elétricos circulando pelas cidades europeias ou estacionados recarregando as baterias. 

No Brasil, carro elétrico é ainda raridade, pela ausência de uma legislação definida, e embora já haja uma quantidade relevante de veículos híbridos (com motor a combustão e elétrico), não tão numeroso como se desejaria, devido ao alto preço que ainda custam. 


São, Paulo, saiu na frente e já tem cerca de uma centena de táxis elétricos, de diversas marcas, em teste e a incorporadora e construtora de imóveis de luxo BKO acaba de lançar o empreendimento iGLOO Alphaville, na Rua Augusto dos Anjos, 225, em Barueri (SP).
  
Com a recente finalização da obra do iGLOO Alphaville (Barueri - SP), a Incoporadora e Construtora BKO entrega o primeiro empreendimento residencial com carregador para carros elétricos. 

No total, são cinco vagas exclusivas para estes automóveis já estão disponíveis para os moradores, nas quais poderão carregar seus veículos, em equipamento exclusivo.

Funcionamento das vagas
O modelo de equipamento instalado no I GLOO possui medidor próprio para controle de uso dos condôminos, supervisionado pela administradora do edifício, que poderá adotar as melhores formas de cobrança e rateio de tais gastos.

O carregamento é simples, basta conectar o plugue no carro e iniciar o processo. São necessárias oito horas para a carga completa do veículo, para uma autonomia de aproximadamente 160 km.

Os carros elétricos ganharam força nos últimos anos graças a inúmeros estudos das montadoras na busca pela melhor comercialização destes modelos. 

Com o poder de reduzir a emissão de gás carbônico, um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global, os veículos elétricos também são mais econômicos e silenciosos quando comparados aos convencionais, movidos a álcool ou gasolina.

NADA JUSTIFICA ANDAR DE PNEU NO LIMITE DO USO, A BRIDGESTONE PAGA PELOS PNEUS VELHOS DE CARRO R$ 200 E DE CAMIONETE R$ 240, NA TROCA POR QUATRO NOVOS E, NA CONTINENTAL, O COMPRADOR LEVA NA HORA UM BLU-RAY E CONCORRE A PASSAGENS PARA VER JOGO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, EM SALVADOR. AS PROMOÇÕES VALEM ATÉ 30 DE ABRIL



Se os pneus de seu carro estão no limite da rodagem, ou seja, já atingiram a marca que indica a hora da troca, duas fabricantes conceituadas no mercado, a Bridgestone e a Continental, estão com promoções até o dia 30 abril. Abaixo, publicamos ilustração mostrando quando chega a hora da troca.

A Bridgestone, na troca dos quatro pneus de carros de passeio, recebe os usados que valem um desconto de até  R$ 200 e de camionetes, até R$ 240,00. A mesma promoção vale para quem optar por pneus Firestone.

Ao comprar e montar os pneus das linhas Bridgestone e Firestone nas unidades de revendas participantes, deixando no mesmo local os pneus velhos, o consumidor ganha automaticamente o desconto referente ao seu modelo. 

São eles: B250, B250 Ecopia e Potenza RE740 (desconto de R$ 10,00 por pneu); Potenza GIII, Potenza RE760 Sport, Turanza ER30, Turanza ER300, Turanza ER300 Ecopia (desconto de R$ 50,00 por pneu); Dueler A/T 693, Dueler H/P Sport, Dueler H/T 470, Dueler H/T 684, Dueler H/T 684 II, Dueler H/T 684 III, Dueler H/T 687 e Dueler H/T 640 (desconto de R$ 60,00 por pneu); Multihawk e F-580 (desconto de até R$ 20,00 por pneu); Firehawk 700 e Firehawk 900 (ambos com desconto de até R$ 25,00 por pneu) e ATX Radial 23, Destination A/T e Destination LE (com desconto de até R$ 60,00 por pneu). 

As medidas de cada modelo participante podem ser conferidas no regulamento da promoção, disponível nos pontos de vendas.

A relação de pontos de revenda da Bridgestone, modelos e tamanhos dos pneus podem ser consultadas no site: www.pagueonovocomoseuusado.com.br ou pelo telefone do SAC: 0800 0161718.

Continental sorteia passeio e dá Blu-ray
A promoção da Continental - válida também até 30 de abril - é diferente: na compra de quatro pneus das linhas de passeio, caminhonete ou van, a partir do aro 15”, e montagem, alinhamento e balanceamento, ganha, na hora, um aparelho Blu-ray Wi-Fi Sony. 

Além disso, o comprador concorre ao sorteio de pacotes de viagem, com direito a acompanhante, para assistir ao jogo da seleção brasileira de futebol contra a Itália, em Salvador, durante a Copa das Confederações, pois a Continental Pneus é um de seus patrocinadores oficiais do torneio.

Confira todos os detalhes da promoção Copa das Confederações e a relação de revendas Continental participantes no endereço: http://www.copacontinental.com.br/passeio/

Veja até onde seu pneu lhe garante segurança




Ninguém desconhece o perigo que representa rodar com qualquer veículo com pneus carecas ou no limite da rodagem, indicado em cada pneu com uma marca, o TWI – Tread Wear Indicator, o indicador do desgaste dos pneus - ver imagem acima. Pneus em mau estado são sinônimo de derrapagens, aquaplanagens e freadas perigosas.

Localize no pneu a marca do TWI e verifique o estado dos pneus de seu carro, principalmente antes de viajar. O bom estado dos pneus garante a sua e a segurança dos passageiros do veículo.

É importante lembrar que rodar com os pneus abaixo do limite garante problemas com a polícia e pagamento de multa desnecessária, acompanhada de ganho de cinco pontos na carteira:

O Código Nacional de Trânsito determina o seguinte no Art. 230. XVIII - Conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104;

Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

OS CAMINHÕES VELHOS QUE CIRCULAM NO PORTO DE SANTOS TÊM OS DIAS CONTADOS. O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CRIOU UM PROGRAMA E RENOVAÇÃO DE FROTA COM MAIS DE 30 ANOS, DE QUE PARTICIPA A CONCESSIONÁRIA APTA DA VW




A Apta Caminhões e Ônibus, com unidades em São Bernardo do Campo e litoral, na Baixada Santista, participa do Programa de Incentivo à Renovação de Frota de Caminhões, que visa modernizar a frota de caminhões no Porto de Santos. 

De acordo com o programa, o caminhão velho, com mais de 30 anos de uso, poderá ser trocado por um novo financiado com condições facilitadas. 

A Apta, concessionária autorizada MAN/Volkswagen é a única que apoia o programa desde seu início, há cerca de dois anos, e tem os produtos que atendem às necessidades de transporte de carga dos motoristas autônomos ou microempresários que atuam no Porto de Santos. 

O gerente de Vendas da Apta, Antônio Pascoal Parames, (Toninho), acredita que o programa é positivo e vai alavancar ainda mais as vendas de caminhões. Na linha de pesados, o indicado é o VW 25.390 6x2 e na de semipesados, o VW 19.330.

Segundo Toninho, a iniciativa foi bem recebida pelos caminhoneiros do porto. Já no início do programa há 10 caminhões faturados, outros 20 aguardando a liberação do financiamento e uma lista de 200 caminhões à espera da autorização pelo DETRAN, órgão que indica que o veículo velho está devidamente registrado, regular e apto a receber uma baixa definitiva. 

Caminhão zero
O programa de renovação de frotas foi lançado pela Desenvolve SP, a agência de desenvolvimento do governo paulista, que oferece recursos por meio da linha de crédito BNDES Pró-Caminhoneiro. 

A iniciativa conta com acordo da seccional de Santos do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos (Sindicam). Pelo acordo, o Sindicam/Santos vai fazer toda a intermediação para que o interessado obtenha o financiamento. 

Sejam associados ou não, o sindicato prestará todas as informações e detalhes para que o interessado obtenha a inscrição. 

Para conseguir o crédito da Desenvolve SP e comprar o caminhão novo, o motorista terá que atender alguns requisitos preestabelecidos. Um deles será entregar o caminhão velho para reciclagem, em um centro licenciado pela CETESB. O veículo deverá estar com toda a documentação regularizada.

JÁ IMAGINOU VIAJAR DE CARRO MEIO SENTADO, MEIO EM PÉ? NOS METRÔS DE VÁRIAS CAPITAIS NAS LATERAIS DO VAGÕES JÁ EXISTEM LUGARES EM QUE O PASSAGEIRO EM PÉ SE "SENTA", NUM "BANCO" VERTICAL. O NOSSO COLUNISTA FERNANDO CALMON MOSTRA UM CARRO EM QUE OS PASSAGEIROS E O PRÓPRIO MOTORISTA VÃO EM PÉ, EM ASSENTOS QUE OS MANTÉM ERETOS. O OBJETIVO É ECONOMIZAR ESPAÇO NAS RUAS COM CARROS MENORES, MAS MAIS ALTOS. ELE LEMBRA QUE A COMPANHIA AÉREA RYANAIR TENTOU SEM SUCESSO IMPLANTAR ESSE SISTEMA PARA TRANSPORTAR MAIS PASSAGEIROS NOS SEUS VOOS, MAS A IDEIA FRACASSOU




ESPAÇO PARA CIMA





POR FERNANDO CALMON






A empresa suíça Rinspeed apresentará em Genebra um carro em que os passageiros viajam sentados, mas em pé.


Embora nos grandes centros urbanos dos países centrais o crescimento da frota seja quase exclusivamente vegetativo, ainda continua a aumentar. 

Como espaço para ampliação das vias está esgotado, algo precisa acontecer para manter o fluxo de veículos no futuro dentro de parâmetros razoáveis. 

Até entre os emergentes o problema de circulação vai se agravar ao longo do tempo.

Se não se torna possível alargar ou abrir novas ruas e avenidas, o jeito é diminuir o tamanho dos veículos. Carros estreitos apresentam limites. 

Há planos da Volkswagen, mas até agora não existe um citadino de produção seriada, de dois lugares, em que o passageiro viaje atrás do motorista, reduzindo de forma drástica a largura. Outra forma é encurtar o comprimento. Mas também aí os ganhos são limitados.

A única dimensão em que os automóveis podem crescer, sem ocupar espaço viário, é para cima. Assim, mais pessoas se acomodariam a bordo, sem agravar tanto os problemas de trânsito. 

Elevar o teto aumenta área frontal e piora a aerodinâmica, porém não é problema em baixas velocidades dos deslocamentos urbanos.

Agora surge um carro-conceito da visionária empresa suíça Rinspeed. O fundador e principal executivo, Frank Rinderknecht, consegue todos os anos, no Salão de Genebra, apresentar algo novo. 

Sempre criativo, às vezes propõe coisas que beiram o delírio, mas dessa vez decidiu não exagerar.

Na próxima edição do salão, de 7 a 17 de março, Frank apresentará o microMAX que, para ele, revolucionaria a locomoção de curta distância, capaz de juntar os meios de transporte pessoal e público. 

“Recursos modernos de compartilhamento de veículos são baseados na internet e em telefones inteligentes, em tempo real. Para ir ao trabalho ou às compras pode consultar quem está disposto a oferecer ou aceitar uma carona. 

O microMAX oferece flexibilidade única em razão dos bancos que permitem motoristas e passageiros sentar eretos sem causar incômodos em curtas distâncias”, explica.

O carro tem apenas 3,6 metros de comprimento (9 cm menos que um Mille, por exemplo) e espaço amplo para motorista, três passageiros e um carrinho de bebê ou de compras. 

Com 2,2 metros de altura, permite instalar bancos em que as pessoas viajam quase em pé, sem perder muito conforto, e protegidas por cintos de segurança de três pontos. A sensação é de estar em uma sala de casa, pois inclui máquina de café, minibar refrigerado e sistema completo de conectividade e entretenimento.

O executivo espera que o seu veículo não sirva apenas como táxi, mas também possa atrair pessoas engajadas na ideia do transporte solidário e preocupadas em diminuir os congestionamentos e as emissões de CO2. 

Ele também imagina que um modelo desse tipo deva utilizar apenas propulsão elétrica. Nada comentou como conseguiria homologar o microMAX sem bolsas de ar e itens de segurança passiva.

Viajar em posição quase em pé ou semissentada surgiu na companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair. 

A proposta era diminuir ainda mais as tarifas em voos curtos, ao transportar mais passageiros no mesmo espaço. Até os cintos de três pontos eram semelhantes. A ideia, porém, não prosperou.

sexta-feira, 1 de março de 2013

FIAT NO SALÃO INTERNACIONAL DE GENEBRA DE 2013. O MUNDO CONHECERÁ O CINQUECENTO DE QUATRO PORTAS


A Fiat apresenta três lançamentos mundiais no 83º Salão Internacional de Genebra: 500L Trekking, 500 GQ e Panda 4x4 bicolor. Além de expôr alguns modelos já conhecidos: 500S, Punto 2013 com Pack ‘Sporting', Freemont Loung AWD e Sedici, com o novo kit Nitro. 

Também terá espaço o novo 500e, a versão elétrica com emissão zero, que será comercializada exclusivamente nos Estados Unidos a partir do segundo semestre de 2013.


O Panda 4 x 4 vai ser um sucesso pelas suas características

O evento suíço é ainda uma ocasião para conhecer os acessórios comercializados pela Mopar®, a divisão de peças, acessórios e serviços do Grupo Fiat Chrysler. No Salão será possível admirar ainda o protótipo Panda Monster Truck que estará exposto no Aeroporto Internacional de Genebra.


Lançamento mundial: FIAT 500L Trekking
Destinado aos amantes do esporte e das atividades ao ar livre, o novo Fiat 500L Trekking propõe um look off-road combinado com uma tração dianteira inteligente graças à tecnologia ‘Traction+’, um inovador sistema de controle da tração que incrementa a motricidade do veículo em terrenos com pouca aderência, garantindo uma ótima performance de desempenho na partida. 

Tudo isso sem renunciar ao espaço e à funcionalidade que caracterizam o modelo 500L. 

O ‘City Lounge’ Fiat consegue proporcionar ao proprietário os pequenos prazeres e as grandes emoções da vida, como curtir com ele as crianças, os amigos, as viagens, a música e as comunidades na web.

Comercializado em toda a Europa a partir do próximo mês de junho, o novo 500L Trekking contribuirá para consolidar a ótima performance do modelo: em apenas cinco meses de mercado, o veículo obteve, na Europa, mais de 38.000 pedidos do carro que 
foi considerado ‘A Novidade do Ano de 2013’, pelos leitores da revista italiana Quattroruote

O 500L Trekking traz como itens de série para-choques especiais com barras de proteção, proporcionando um visual ainda mais agressivo e dinâmico, e estrutura elevada para enfrentar melhor os percursos acidentados. 

De série também vem com novas rodas em liga de 17” diamantadas e pneus M+S ‘snowflake’, que garantem a máxima aderência e tração em situações mais difíceis. 

Na parte externa, a proposta é complementada com detalhes que enriquecem o estilo da versão, como frisos laterais em aço escovado.

No interior do veículo, a versão Trekking traz novos tecidos para os bancos com detalhes em ‘eco-couro’ e o cliente pode escolher entre duas combinações diferentes. 


E mais: 500L Trekking possui seis cores de carroceria (branco, cinza escuro metálico, preto, areia, bordô, verde escuro metálico e a nova cor exclusiva Amarelo Sol), que podem ser combinadas com teto preto ou branco.

O novo Fiat 500L Trekking estará disponível, de acordo com os mercados, com as motorizações 1.4 16V de 95 cv, 0.9 TwinAir Turbo de 105 cv e os turbodiesel 1.6 Multijet II de 105 cv e 1.3 Multijet II de 85 cv (também com câmbio Dualogic).

Uma particularidade da nova versão Trekking do Fiat 500L é a utilização do “Traction+”, tecnologia lançada com o Novo Panda, agora disponível no 500L.


Trata-se de um inteligente sistema de controle de transferência de torque que aumenta a tração do veículo em terrenos difíceis e com pouca aderência, uma alternativa mais acessível do que uma tração 4x4 puro e extremamente eficiente no dia a dia e em estradas com o piso comprometido (buracos, valetas, pedras).

O novo “Traction+” utiliza um software avançado que trabalha em conjunto com o sistema de controle dinâmico do veículo. Sua eficiência, por sua vez, é muito mais do que um acessório acrescentado ao controle eletrônico dinâmico. 


Em situações leves de off-road, o “Traction +” consegue, de fato, ter um desempenho próximo ao de uma tração 4x4, dividindo de maneira inteligente o torque entre as rodas motrizes. 

 Ativado através de uma tecla específica no painel do veículo, o “Traction +” se desliga automaticamente depois dos 30 km/h.

Concluindo, o desempenho deste software é focado para a superação de obstáculos em pisos de baixa aderência, em baixas velocidades.

Seu funcionamento, inteligente e muito simples, se baseia na lógica de oferecer o torque do motor exatamente para a roda que tenha mais tração. 


Diante de condições de baixa aderência, o sistema identifica a roda que está patinando e, automaticamente, transfere o torque para o pneu que tem mais tração. 

Esta distribuição é feita em milésimos de segundos, em conjunto com o sistema ABS dos freios, comandado pela central eletrônica do “Traction +”. 

 Dessa forma, há uma significativa melhora na tração do 500L Trekking, melhorando inclusive sua estabilidade de direção e dirigibilidade, mesmo em condições de terreno irregulares e de pouca aderência.

A nova versão Trekking propõe também uma ampla gama de itens de série e opcionais. Entre esses itens destacamos os três últimos lançamentos para toda a linha do Fiat 500L: o Hi-Fi Audio System Beats de 520 watt, o kit ‘Lavazza 500 Espresso Experience’ e o sistema ‘City Brake Control’.

O Fiat 500L é o primeiro veículo do Grupo Fiat e único na Europa que possui o Hi-Fi Audio System Beats de 520 watt. O sistema possui o máximo da qualidade em áudio, fruto do trabalho de engenheiros de som da Fiat e dos fundadores do Beats: o lendário artista e produtor Dr. Dre e o presidente de Interscope Geffen A&M Records e produtor Jimmy Iovine.

O Hi-Fi Audio System Beats, que revoluciona a maneira pela qual a experiência musical é vivenciada no interior do veículo, propõe 520 watt de potência total, em 2 mid-woofer de 80 watt, 2 tweeter de 40 watt, 2 full-range de 60 watt e um subwoofer 80 + 80 watt, com um amplificador com DSP e 8 canais que integra um avançado algoritmo de equalização criado pela Beats, com capacidade para gerar um som limpo e de alta definição.

Outra novidade absoluta no cenário automobilístico, o Fiat 500L é o primeiro veículo de série que apresenta uma verdadeira máquina de café expresso Lavazza, 'A Modo Mio', totalmente integrada no interior do veículo.


A máquina fica em um deck projetado especialmente pela Fiat. Com isso, é possível, pela primeira vez, degustar dentro do automóvel o sabor único do autêntico expresso italiano, sem a necessidade de nenhuma ligação por cabo, e em total segurança. 

Dotada de uma tomada de 12V, que pode ser colocada no painel central, a máquina de café funciona somente com o motor ligado (por questões de segurança o veículo deve estar parado), e prepara o café expresso em menos de dois minutos.

O Fiat 500L é um dos veículos mais seguros no cenário automobilístico como demonstram as cinco estrelas Euro NCAP obtidas com uma pontuação global de 83/100. 


O modelo conta com uma proteção de 360° que hoje é enriquecida com o inovador ‘City Brake Control’, sistema de segurança ativo que reconhece a presença de obstáculos localizados na frente do veículo e freia automaticamente quando o motorista não realiza nenhuma manobra direta para evitar a colisão.

Pensado como apoio à direção no trânsito da cidade e ativo em velocidades inferiores a 30 km/h, o dispositivo 'City Brake Control' pode evitar completamente a colisão ("Collision Avoidance") ou reduzir as suas consequências ("Collision Mitigation").

Este sofisticado dispositivo integra ainda três funções: o Automatic Emergency Braking (AEB), o Prefill e o Brake Assist. 


A primeira função entra em ação com uma frenagem de emergência, quando o impacto apresenta condições inevitáveis e o motorista não conseguiu ainda reagir, de fato, antecipando-o. 

 A função “Prefill” aciona previamente o sistema de frenagem a fim de possibilitar uma resposta mais rápida nos casos de ativação do Automatic Emergency Braking, bem como nos casos de frenagens por parte do motorista.

Enfim, o Brake Assist reconhece as situações de emergência e modifica a resposta do pedal do freio para uma frenagem ainda mais rápida.

Lançamento mundial: 500 GQ
Em Genebra também é apresentada a nova série especial Fiat 500 GQ, nascida da colaboração com Gentlemen’s Quarterly, revista masculina editada pela Condé Nast, que todo mês traz as tendências de estilo e cultura em todo o mundo. 


O modelo será comercializado a partir de junho próximo, mas o público poderá conhecer no evento um 
 da nova versão que se diferencia pela exclusividade de duas cores: cinza opaco e preto carbono.

A nova série especial foi criada a partir da 500S, com a diferença que traz, na parte externa, uma pintura em duas cores (cinza/preto metálico), capas dos espelhos cromadas, rodas em liga de 16" e o emblema 'GQ' na coluna. 




Ainda oferece itens exclusivos dessa versão: emblema 500 na cor laranja sobre as calotas das rodas, pinças dos freios na cor laranja (somente na motorização 1.4 de 100 cv) e friso estético cinza.

Da mesma forma, são exclusividade no Fiat 500 GQ o emblema especial na cor laranja colocado no painel e nos bancos em couro. Completam o look interno do ‘Gentlemen Car’ a pedaleira esportiva com efeito em alumínio e a manopla do câmbio em couro.

Disponível nas configurações sedã e conversível, o novo Fiat 500 GQ pode ser equipado com os propulsores a gasolina 1.2 69 cv, 0.9 TwinAir 85 cv e 1.4 100 cv, além do turbodiesel 1.3 Multijet 95 cv (todos com o câmbio manual).

Fiat 500e
No Salão de Genebra o público poderá conhecer o lançamento europeu do 500e, o pequeno carro elétrico com emissão zero apresentado recentemente no Salão de Los Angeles e que será comercializado exclusivamente nos Estados Unidos a partir do segundo trimestre de 2013.


O novo city-car com emissão zero destaca a marca Fiat pela sua característica de oferecer soluções para todos os mercados, de acordo com a política governamental da redução das emissões de CO2.

Projetado para ser um EV livre, o Fiat 500e é um veículo compacto com um novo propulsor a bateria elétrica que atinge 111 cavalos (83 kW) com recarga que ocorre em menos do que 4 horas graças ao novo módulo de recarga a bordo de nível 2 (OBCM) de 240 V.

A EPA – Agência Americana que trabalha com proteção ambiental – avaliou a performance do novo Fiat 500e em percursos extra-urbanos. O resultado é de 108 MPGe, um valor jamais alcançado em veículos elétricos no mercado norte-americano.


O MPGe é a unidade de medida desenvolvida pela EPA para determinar quantas milhas pode percorrer um veículo elétrico com uma quantidade de eletricidade gerada pela bateria que contenha o mesmo conteúdo energético de um galão de gasolina.

Os testes realizados pela EPA demonstraram que, com toda a carga, o Fiat 500e tem uma autonomia de aproximadamente 140 km, o melhor valor entre todos os veículos elétricos no mercado americano produzidos pelas principais montadoras.

Além disso, a Agência estimou que o custo anual para alimentar o veículo é de 500 dólares. A avaliação foi calculada através de projeções de preço de eletricidade durante mais de 24.000 km de percurso com as especificações de performance em ciclo combinado urbano/extra-urbano do veículo. 


O Fiat 500e demonstra um índice de 116 MPGe em ciclo urbano/extra-urbano e 122 MPGe em ciclo urbano. Enfim, os testes EPA estabelecem a taxa de consumo energético do veículo em somente 29 kW/hora para 100 milhas.

OS CAMINHÕES DA EQUIPE IVECO QUE ESTARÃO COMPETINDO OS CAMPEONATOS BRASILEIRO E SUL-AMERICANO DE FÓRMULA TRUCK EM 2013 TRAZEM NOVIDADES E GANHAM COR LARANJA

Os dois caminhões da Scuderia Iveco estão em tom laranja em 2013
“Adotamos o alaranjado, em substituição ao vermelho, em referência ao Iveco Stralis Hi-Way, veículo top de gama dessa família de extrapesados que já está em produção em nossa fábrica de Sete Lagoas. Trata-se de um produto premiado e arrojado, de alto desempenho e com tecnologia de ponta. Ou seja, tem tudo a ver com o espírito da Formula Truck”, explica Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação da Iveco.

Realizados na segunda e terça desta semana, os primeiros testes para a temporada 2013 dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da Fórmula Truck apresentou algumas novidades na Scuderia Iveco. 

Apesar de não revelar as mudanças mecânicas, uma rápida olhada no layout provisório do caminhão já permite observar que há algo diferente. 

Os pilotos Beto Monteiro e Valmir Benavides estão, em conjunto com os engenheiros da Scuderia, realizando os ajustes finais no Iveco Stralis, que irá arrancar na briga pelo título da categoria mais peso-pesado do automobilismo.

Na pista – e nas palavras de quem está ao volante – , a performance dos veículos tem se mostrado altamente satisfatória. “Já deu para ver que o Stralis está alinhado com a proposta que queremos, entregando um excelente desempenho para nos permitir mirar o topo do pódio”, afirma o pernambucano Beto Monteiro. 


Seu colega de equipe vai na mesma direção: “Quem acompanha a Truck sabe o quanto essa categoria é disputada. Portanto, foi muito positivo já podermos testar os veículos e constatar diferenciais que poderão nos ajudar muito na briga pelo título”, diz Benavides.


CHEVROLET LANÇA NOVO SEDAN, O PRISMA COM APELO ESPORTIVO, MOTORES 1.0 E 1.4, COM VERSÕES LT E LTZ. GARANTIA DE 3 ANOS É OFERECIDA NO CARRO QUE TRAZ ABS COM EBD, AIR BAGS FRONTAIS E SISTEMA MULTIMÍDIA, MAS SEM ENCOSTO DE CABEÇA PARA O PASSAGEIRO DO MEIO, DO ASSENTO TRASEIRO


Joinville (SC) – Aliar jovialidade, tecnologia e esportividade a atributos mais tradicionais de um sedã - como conforto e requinte, por exemplo - deixou de ser um desafio para se tornar uma realidade com a chegada do novo Chevrolet Prisma 2013.
Oferecido nas versões LT e LTZ e trazendo de série sensor de estacionamento, direção hidráulica, ABS/EBD e airbag frontal em todas as versões, o Chevrolet Prisma 2013 é equipado com o que há de mais moderno e eficiente para veículos deste porte, a motorização SPE/4 em versões 1.0L e 1.4L flexfuel. Pena que ambas as versões não possuam encosto de cabeça para o passageiro do meio do assento traseiro.


Robustez e requinte juntos
O Chevrolet Prisma 2013 tem em seu design uma harmonia de conceitos impossíveis de não serem percebidos.
"O novo Prisma possui proporções fora de série e inteligentemente distribuídas em seus três volumes. O desafio era dar personalidade ao produto com traços tradicionais de um sedã alinhados a cortes esportivos e joviais. E conseguimos isso de forma plena", explica o diretor executivo de Design da GM América do Sul, Carlos Barba.

Os "ombros" laterais avantajados da traseira do veículo fazem do terceiro volume o ponto alto do desenho do Prisma.

Avantajada e imponente, ela foi desenvolvida para que houvesse uma superfície bastante escultural que concedesse dinamismo e velocidade ao carro.

Já em sua lateral, o jogo de luz e sombra proporcionado por suas linhas contínuas conferem o charme de um sedã com apelo esportivo.

A carroceria robusta com grande acentuação acima das rodas dá a impressão de que o carro está levemente angulado, passando permanentemente a sensação de estar pronto para acelerar.


Com a dianteira marcada pela grade bipartida com barra central ostentando a gravata dourada, o Chevrolet Prisma possui um elegante capô curto, deixando o vidro dianteiro do parabrisa em um ângulo mais agudo, privilegiando, assim, o espaço interno do motorista.

Interior Premium
Como no Onix, os chamados "efeitos de jóia" conferem detalhes em todos os pontos do interior do veículo, como bancos, portas e painel de equipamentos.

A nova leitura do clássico Dual Cockpit encontrado em outros modelos da Chevrolet e que mescla mostradores analógicos e digitais, com LEDs no painel de instrumentos na configuração Ice Blue, permite a perfeita visualização das informações, além de conferir ao carro modernidade e jovialidade.


A ausência de bloco central de console, dando lugar a linhas horizontais contínuas em toda a extensão do painel do carro ajudam a ampliar a sensação de espaço e conforto.

Painéis e portas apresentam acabamento que combina nas cores preto "Jet Black" e marrom "Very Dark Neutral". O estofamento conta ainda com costuras "Golden Coast", que transmitem mais requinte junto aos detalhes cromados, aplicados em botões, aros das saídas de ar, anel da manopla de câmbio e maçanetas.

Externamente, o modelo pode ser adquirido nos acabamentos Branco Summit, Preto Sólido, Vermelho Pepper, Prata Ice e Cinza Sand.


DNA global que faz a diferença
Compartilhando de algumas dimensões do Chevrolet Onix como entreeixos (2.528 mm) e largura (1.705 mm), o Prisma 2013 é pouco mais de 30 centímetros mais comprido, com 4.275 mm e tem 
15 porta-objetos distribuídos no interior.

Desenvolvido a partir da mesma arquitetura de modelos como Sonic, Cobalt, Spin e Onix, o Chevrolet Prisma 2013 tem as características fundamentais do DNA global da GM. E isso tem impacto direto na hora em que você utiliza o carro.

Visando a uma dirigibilidade suave, silenciosa e com segurança de estabilidade, o executivo conta que foram feitas calibrações e acertos de suspensão e de chassi para conferir o equilíbrio dinâmico aos três volumes do veículo.

O banco traseiro possui cinto de segurança de abdômen para o passageiro do meio, mas não traz encosto de cabeça 

A proposta era clara: o carro deveria ser confortável para seus passageiros, mas ágil para quem dirigisse.

A suspensão dianteira é independente tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a haste tensora, molas helicoidais com carga lateral linear e amortecedor telescópico pressurizado estrutural.

Ao menos dois dados revelam essa proposta. No quesito rigidez torsional, o Prisma 2013 apresenta um comportamento 25% mais eficiente do que o modelo anterior.

O coeficiente aerodinâmico por sua vez é de apenas 0,32. Os poucos décimos que separam o valor de outras referências, no entanto, representam uma significativa melhoria no que se refere ao desempenho e consumo do carro, que serão facilmente percebidos pelos consumidores.

Projetado para responder eficientemente ao ambiente, o Prisma usa de suas linhas esportivas para garantir um fluxo aerodinâmico de excelência.

Isso, somado à motorização SPE/4 e a utilização de pneus com baixa resistência de rolamento, garantem ao sedã um elevado nível de eficiência energética. Em resumo: elevado desempenho com baixo consumo.

Para tanto, foram mais de 250 mil quilômetros rodados do Brasil em testes de durabilidade. Testes aerodinâmicos e de ruído, compatibilidade eletromagnética e desempenho do ar-condicionado foram realizados nos Estado Unidos, em centros especializados da GM.


Motores SPE/4: competência atestada
No quesito motorização, o Chevrolet Prisma 2013 é o segundo modelo do portifólio da marca a utilizar os motores "SPE/4" (Smart Performance Economy /4 cilinders) com alta densidade de potência.

Em sua versão 1.0, rende 80 cavalos quando abastecido a etanol e 78 cavalos com gasolina, ambas a 6.400 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 9,8 kgfm a partir de 5.200 rpm, e 9,5 kgfm quando alimentado a gasolina, na mesma faixa de rotação. A velocidade de 0 a 100km/h é atingida em 13s (etanol) e 12,7s (gasolina).

Já a versão 1.4 entrega 106 cavalos quando abastecido a etanol e 98 cavalos a gasolina, ambas a 6000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e 13,0 kgfm quando alimentado a gasolina, com mesma rotação.

Abastecido com etanol, Prisma vai de 0 a 100 km/h em 10,7s (etanol) e 12s (gasolina). Tanto na versão 1.0 quanto na 1.4, a velocidade máxima é de 180 km/h.

A transmissão manual de cinco velocidades é uma F17 geração 1.5 – a mesma empregada nos modelos Onix e Cobalt, com trocas de marchas precisas e maciez na condução.


Escolha a sua versão
Oferecido nas versões LT (1.0 e 1.4) e LTZ (1.4), o Chevrolet Prisma 2013 entrega comodidade, segurança e conectividade sempre. O Sistema Multimídia MyLink é opcional na LT e de série na versão LTZ.

Sensor de estacionamento, direção-hidráulica, ABS/EBD, ajuste de altura do banco do motorista e duplo airbag são itens de série para o sedã com garantia de três anos sem limite de quilometragem.



O porta-malas comporta generosos 500 litros de capacidade, com abertura no conceito "wrap-around", o que facilita o acesso às bagagens.

Já o tanque de combustível tem capacidade de 54 litros, garantindo boa autonomia de rodagem.

Para modelo com motor 1.0, a versão LT oferece comodidades como travamento automático das portas ao atingir 15 km/h, sistema de luz "siga-me" (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o desligamento do motor e fechamento/travamento das portas) e sistema de luz "leve-me" (as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destravamento das portas pelo controle remoto), além de abertura elétrica do porta malas por controle remoto localizado na chave tipo canivete, acionamento elétrico dos vidros das portas dianteiras com sistema tipo "um toque" para subida e descida com dispositivo anti-esmagamento, abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo.

Itens como cintos de segurança de três pontos (frontais e traseiros), coluna de direção com regulagem em altura, alarme anti-furto, brake light traseiro, protetor de cárter, sistema de imobilização do motor, trava de segurança suplementar nas portas traseiras (trava para crianças), espelhos retrovisores externos com cobertura na cor do veículo, dobrável, parachoques dianteiro e traseiro na cor da carroceria, e vidros verdes com para-brisa laminado também estão disponíveis. As rodas são de aço de 14" com calotas integrais na cor prata.

Equipado com a motorização 1.4, a versão LT adiciona ainda faróis com máscara negra e lente decorativa na cor Ice Blue, lanternas traseiras com lente escurecida, além de rodas de aço de 15" com calotas integrais na cor prata.

Por fim, a versão LTZ, topo de linha, oferece ainda faróis de neblina dianteiros, vidros traseiros e espelhos retrovisores com controle elétrico, computador de bordo com 5 funções: (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e tempo de viagem) e rodas de alumínio - 15" - com acabamento diamantado.

No quesito acessórios, o Chevrolet Prisma 2013 oferece comodidades como opcional câmera de ré para o sistema My Link, DVD de encosto de cabeça, banco de couro, pedaleira esportiva, friso com inserto cromado e lâmpadas para lanternas e faróis na configuração Effect Blue.

Seguindo a tendência de customização dos veículos conforme o perfil de cada cliente, o novo Prisma oferecerá kits de personalização interna para a acessorização do modelo por meio de adesivos e apliques temáticos a serem escolhidos ou até mesmo criados pelo cliente. A ação é viabilizada por meio de uma parceria entre a GM e a empresa 3M.


MyLink traz dois novos aplicativos
Para o Chevrolet Prisma 2013, a tecnologia conectividade que conquistou o público com o sucesso do Onix, agora está ainda mais atrativa.

O sistema multimídia MyLink – "Bring Your Own Media", que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências, agora conta com dois novos aplicativos além do Stitcher, disponível no Onix. São eles o TuneIn e o BringGo.

Com o primeiro, é possível que usuários sintonizem mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo via Internet.

O aplicativo é de fácil uso e permite a pesquisa das estações por nome, localidade, idioma, país, estilo musical ou categoria (música, esporte, noticias, etc.).

Já o BringGo fornece ao motorista um sistema de navegação completo com mapas 3D. O aplicativo também inclui pontos de interesse, como, por exemplo, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, entre outros.

O MyLink se destaca por sua interface intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas.

Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros.

Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de demais informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas.

À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.