Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A BMW MOTORRAD DÁ UM PASSO IMPORTANTE NO AUMENTO DA PRODUÇÃO NO BRASIL. A MARCA, UMA DAS MAIS PRESTIGIADAS DO MUNDO, ANUNCIOU O COMEÇO DA FABRICAÇÃO DAS FAMOSAS MOTOS R 1200 GS E R 1200 GS ADVENTURE EM MANAUS JÁ NO PRÓXIMO MÊS DE SETEMBRO. A VERSÃO BRASILEIRA SERÁ LIMITADA, CHAMA-SE "GS TROPHY" E CUSTARÁ R$ 69,900,00 NO MODELO 1200 GS E R$ 78.900,00 A 1200 GS ADVENTURE


São Paulo, 04 de agosto de 2014 – A BMW Motorrad Brasil, divisão de motocicletas do BMW Group, anuncia o início da produção dos modelos BMW R 1200 GS e BMW R 1200 GS Adventure em solo nacional. 


Referência mundial no segmento Big Trail, as motocicletas passarão a ser montadas na unidade de Manaus (AM) a partir de setembro com o pacote de opcionais "Premium", o mais completo da linha. 

Para tornar a versão brasileira ainda mais exclusiva, a BMW Motorrad criou a edição limitada "GS Trophy" dos modelos, inspirada na versão usada na reconhecida prova internacional de off-road promovida pela marca.



Para os apaixonados pela marca, que desejam garantir a aquisição, já é possível fazer a pré-compra na rede de concessionários da marca por preços competitivos: R$ 69.900,00 para a BMW R 1200 GS e 78.900,00 para a BMW R 1200 GS Adventure, ambas edições limitadas. 

Mais informações estão disponíveis no hotsite criado para a campanha “Limited edition GS Trophy”:www.edicaolimitadags.com.br

"A decisão de produzir a BMW R 1200 GS e a BMW R 1200 GS Adventure no Brasil está em sinergia com a filosofia da BMW Motorrad de que a produção se faz necessária pela demanda que temos destes modelos, além de mostrar que estamos otimistas com o mercado brasileiro, hoje o 5º maior em vendas para a marca no mundo. Os clientes e amantes de BMW no Brasil terão uma motocicleta exclusiva, com a mesma qualidade das motocicletas produzidas na Alemanha, mantendo todas as caracteristicas provenientes do pacote de opcionais premium, por preços ainda mais competitivos”, afirma Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

Atualmente, em Manaus (AM), a empresa conta com uma unidade que produz outros quatro modelos: BMW G 650 GS, BMW F 800 R, BMW F 800 GS e BMW F 800 GS Adventure.


Edição especial
Reconhecida pela força e robustez, a linha BMW R 1200 GS traz o tradicional motor BMW boxer bicilindrico de 1.170 cc com refrigeração mista ar/água, que gera 125 cv de potência, com 12,7 kgf.m de torque. 

A versão Adventure traz, ainda, uma maior altura em relação ao solo (15 mm) e tanque de combustivel com maior capacidade (30 litros)

O câmbio de seis velocidades oferece uma relação de marchas que proporciona conforto em viagens longas e agilidade em trechos urbanos ou fora de estrada. 



Com a edição limitada “GS Trophy“, a linha R 1200 GS ganha ainda mais espírito de aventura. Os modelos contam com itens visuais em comemoração à final do Rally GS Trophy 2014, além de protetor de motor e soft bag.

O modelo é o único na categoria que oferece ao piloto cinco modos de condução: Sandard, Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. 

Estes trabalham gerenciando a distribuição da potência do motor, a rigidez da suspensão eletronicamente ajustável e os sistemas ASC (Controle de Tração) e de freios Integral ABS, oferecendo uma pilotagem segura e emocionante, independentemente do nível de aderência do piso.

Conheça algumas características da edição limitada GS Trophy:

BMW R 1200 GS e R 1200 GS Adventure
- Farol e luz de condução diurna em LED

- Sistema de aquecimento de manoplas

- Controle de pressão dos pneus (RDC)

- Protetores de mão

- Piscas em LED

- Suporte para malas laterais

- Cinco modos de condução – Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro – além de add-ons do Enduro ABS e Enduro ASC para pilotagem off-road
- Ajuste eletrônico da suspensão dianteira e traseira (Dynamic ESA)

- Computador de Bordo

- Preparação para sistema de navegação

- Cruise control

- Rodas Raiadas com raios cruzados

- Para-brisa ajustável

- Soft bag

- Kit visual GS Trophy

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil, acesse:
http://bit.ly/GSTrophyInscricao

bmw-motorrad.com.br

Facebook: www.facebook.com/BMWMotorrad.BR

Twitter: twitter.com/BMWMotorrad_BR

Instagram: instagram.com/BMWMotorradBR

APROVADA FUSÃO INTERNACIONAL QUE RESULTARÁ NA FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES (FCA)



A assembleia de acionistas da Fiat SpA (Fiat) aprovou a fusão internacional para incorporação da Fiat na sua controlada holandesa Fiat Investments N.V. (“Fiat Investments”).

Assumindo que as demais condições previstas pela proposta de fusão serão concretizadas, Fiat será incorporada à Fiat Investiments que, com a realização da fusão, assumirá a denominação de Fiat Chrysler Automobiles N.V. (“FCA”) e se tornará a sociedade holding do Grupo.

À conclusão da operação, todos os acionistas receberão uma ação ordinária FCA para cada ação Fiat em seu poder na data da fusão. Por outro lado, os acionistas da Fiat que tenham participado da assembleia extraordinária poderão requerer a atribuição de uma ação com direito a voto especial para cada ação em seu poder. 

Os detentores de ações Fiat que não tenham votado a favor da fusão poderão exercitar o direito de recesso por um período de quinze dias, a contar do registro público da ata da assembleia. Neste caso, considera-se como valor unitário da ação o montante de 7,727 euros.

A assembleia de hoje também confirmou a nomeação de Glenn Earle como administrador, por indicação do Conselho de Administração, em substituição a Gian Maria Gros Pietro. 

Durante a assembleia extraordinária, a Fiat também comunicou que, à conclusão da fusão, o Conselho de Administração da FCA terá a seguinte composição: John Elkann, Sergio Marchionne, Andrea Agnelli, Tiberto Brandolini d'Adda, Glenn Earle, Valerie A. Mars, Ruth J. Simmons, Ronald L. Thompson, Patience Wheatcroft, Stephen M. Wolf e Ermenegildo Zegna.

domingo, 3 de agosto de 2014

NO MERCEDES-BENZ CHALLENGE, DISPUTADO TAMBÉM, HOJE, NO AUTÓDROMO DE GOIÂNIA, O LUGAR MAIS ALTO DO PÓDIO FOI OCUPADO PELO PILOTO CATARINENSE CRISTIAN MOHR, CAMPEÃO NA CATEGORIA C250. A PRÓXIMA CORRIDA SERÁ NO VELOPARK NO DIA 7 DE SETEMBRO.


Goiânia, GO, 3 de agosto de 2014 - "Uma corrida espetacular", definiu Cristian Mohr, da equipe Rsports Racing, que comandou com excelência o Mercedes C250 Turbo de número 3. 

Na quinta etapa da Mercedes-Benz Challenge deste domingo (3), no Autódromo Internacional de Goiânia, o piloto de Blumenau (SC) apostou em estratégia arriscada e conquistou sua primeira vitória.

O piloto Cristian Mohr (Max Mohr Grupo), em sua temporada de estreia na categoria, liderou as nove voltas finais. 

Partindo da segunda colocação, Cristian, perdeu três posições no início da prova, acabou ficando na parte suja do traçado e, com isso, acabou caindo para o 5º lugar. 

Determinado em fazer uma boa corrida e concentrado na estratégia traçada junto ao chefe de seu time, Leandro Romera o piloto seguiu com vistas no lugar mais alto do pódio.

Com um carro muito bem acertado Mohr logo passou a imprimir voltas rápidas e, assim, foi ganhando posições. 

A janela para as paradas de boxes obrigatórias foi aberta no décimo segundo giro. Em um trabalho rápido da equipe o piloto voltou para a pista na 2ª posição pela C250, mas atrás de seu companheiro de equipe Victor Amorim. 

"Já estava batendo na trave essa vitória. Esta é uma confirmação da escolha acertada de competir nessa categoria, estou muito feliz!", declarou Cristian Mohr, terceiro colocado na tabela do campeonato com 52 pontos.

Desde o primeiro treino o piloto Victor Amorim (#52/Serwal), esteve entre os mais velozes da pista e na corrida ficou à frente na C250 por várias voltas, concluindo em sexto. 

Com o quarto tempo o paulista largou no grid formado por 39 pilotos da categoria monomarca que está na sua quarta edição nacional e agora, após quatro etapas, é o líder no campeonato pela C250 com 78 pontos.

Beto Rossi (Divena) teve um fim de semana de grande atuação em Goiânia e garantiu com uma 7a. posição na geral entre os C250, fechou em terceiro no pódio dos pilotos da Máster (para mais de 49 anos). 

"Mais um pódio suado, segundo meu em Goiânia. Parti atrás no pelotão, não esperava chegar ao pódio. O campeonato está muito acirrado e embolado, por isso ainda tenho boas chances para o título na nossa categoria", festejou o piloto paulista do carro #13.

Já pela AMG CLA Cup, Fernando Amorim Jr.( #88/Fiolux-Rsports Racing), largou da 13a. posição, manteve um ritmo constante e muito forte e chegou a 11a. posição, mas foi obrigado a desistir da prova nos últimos cinco minutos finais.

"Tivemos um final de semana muito bom aqui em Goiânia. Os nossos pilotos estiveram rápidos durante todo o tempo e a equipe se dedicou bastante. Estamos evoluindo muito e estou certo que teremos ainda melhores resultados nas próximas etapas", comentou Leandro Romera, chefe da equipe Rsports Racing.

PRÊMIO E VISITA ESPECIAL NA ETAPA
Cristian também comemorou o resultado e recebeu das mãos de Felipe Massa o troféu de primeiro colocado. 

O piloto ainda, ganhou um prêmio especial na etapa que foi reservada para os ganhadores nas categorias CLA AMG CUP e C250 CUP.

Para o ganhador da CLA AMG CUP, o prêmio foi um capacete igual ao utilizado por Nico Rosberg, na temporada 2014 da Fórmula 1. Na C250, o prêmio será um capacete igual ao de Lewis Hamilton. 

As peças contém a assinatura de cada um do pilotos, que brigam pelo título de campeão da Fórmula 1, defendendo a equipe Mercedes.

"Estou em meu ano de estreia na categoria e já na quarta etapa consegui minha primeira vitória e o segundo pódio em Goiânia. O carro estava perfeito, nosso ritmo de prova era ótimo, sigo animado para a próxima etapa", comentou o piloto de 32 anos.

A equipe Rsports Racing conta com patrocínio da Fiolux, Serwal e Copimaq.


Resultado da corrida da quarta etapa do Mercedes-Benz Challenge:

Categorias CLA Cup e C250 Cup
1) 6 Fernando Júnior/Roger Sandoval, WCR, CLA, 47:03.618
2) 27 Claudio Dahruj, Comark Racing, CLA, a 3.392
3) 11 Neto De Nigris, De Nigris/Europamotors, CLA, a 6.966
4) 37 Lorenzo Varassin/Paulo Varassin, Hitech Racing, CLA, a 12.456
5) 17 Linneu Linardi, Linardi Sports, CLA, a 17.836
6) 46 Carlos Kray, CKR Racing, CLA, a 18.797
7) 15 Carlos Alberto Fonseca, Center Bus Racing Team, CLA, a 21.910
8) 50 José Vitte, Cordova Motorsports, CLA, a 23.596
9) 71 Rodrigo Hanashiro, A. Mattheis, CLA, a 24.691
10) 33 Adriano Rabelo, Cordova Motorsports, CLA, a 29.786
11) 56 Peter Feter, LT Team, CLA, a 34.410
12) 32 Fernando Fortes, J. Star Racing, CLA, a 36.390
13) 18 Fernando Poeta/Luis Carlos Ribeiro, Mottin Racing, CLA, a 47.238
14) 76 Danilo Pinto, Scuderia 111, CLA, a 1:03.140
15) 35 Rodrigo de Souza, HPN Racing, CLA, a 1:04.640
16) 1 Christian Hahn, Blau Motorsport, CLA, a 1:18.453
17) 20 Alexandre Molles Silva, A. Mattheis, CLA, a 1:22.633
18) 3 Cristhian Mohr, Rsports Racing, C250, a 1:37.464
19) 44 Cesare Marrucci, Cordova Motorsports, C250, 1 volta
20) 97 Luiz Sena Jr WCR, C250, 1 volta
21) 7 Betinho Sartório, Della Via Racing Team, C250, 1 volta
22) 111 Marcos Paioli/Peter Gottschalk, Paioli Racing, C250, 1 volta
23) 52 Victor Amorim, Fiolux/Rsports Racing, C250, 1 volta
24) 22 Rafael Zapelini, Rodoerre Racing, C250, 1 volta.
25) 13 Beto Rossi, Divena Racing/Rsports Racing, C250, 1 volta
26) 90 Marcos Ramos/Claudio Simão, Center Bus Racing Team, C250, 1 volta.
27) 88 Fernando Amorim, Fiolux/Rsports Racing, CLA, 1 volta
28) 72 Romarcio Viola, HP Motorsport, C250, 1 volta
29) 25 Renato Camargo, De Nigris/Europamotors, C250, 1 volta
30) 26 Flavio Andrade, Dragão Motorsport, C250, 1 volta
31) 21 Peter Michel Gottschalk, Paioli Racing, C250, 1 volta
32) 12 Leo De Nigris, De Nigris/Europamotors, C250, 1 volta
33) 78 Marcelo Caslini, Della Via Racing Team, C250, 1 volta
34) 10 Pierre Ventura, CKR Racing, CLA, 3 voltas
35) 60 Cesar Urnhani, Center Bus Racing Team, C250, 5 voltas
36) 45 Paulo Totaro/Ralf Pufleb, LT Team, CLA, 15 voltas
37) 8 Eduar Merhy Neto, Hitech Racing, CLA, 25 voltas
38) 77 Arnaldo Diniz Filho, Comark Racing, CLA, 25 voltas
39) 110 Bruno Alvarenga/Rodrigo Ferre, Linardi Sports, C250, 25 voltas

Classificação do campeonato, após quatro etapas:

CLA AMG Cup (10 primeiros):
1) 77 Arnaldo Diniz Filho, Comark Racing, 53
2) 32 Fernando Fortes, J. Star, 43
3) 27 Claudio Dahruj, Comark Racing, 43
4) 11 Neto De Nigris, De Nigris/Europamotors, 43
5) 88 Fernando Amorim, Fiolux/Rsports Racing, 41
6) 77 Edson Coleho Jr, Comark Racing, 33
7) 37 Lorenzo Varassin/Paulo Varassin, Hitech Racing, 33
8) 6 Fernando Junior, WCR, 32
9) 88 Renan Guerra, Fiolux/Rsports Racing, 32
10) 50 José Vitte, Cordova Motorsports, 32

C250 Cup ( 12 primeiros)
1) 52 Victor Amorim, Fiolux/Rsports Racing, 78
2) 97 Luiz Sena Jr, WCR, 56
3) 3 Cristhian Mohr, Rsports Racing, 52
4) 111 Marcos Paioli/Peter Gottschalk, Paioli Racing, 46
5) 44 Cesare Marrucci, Cordova Motorsports, 42
6) 22 Rafael Zapelini, Rodoerre Racing, 41
7) 21 Peter Michel Gottschalk, Paioli Racing, 40
8) 90 Marcos Ramos, Center Bus Racing Team, 33
9) 12 Leo De Nigris, De Nigris/Europamotors, 27
10) 7 Betinho Sartório, Della Via Racing Team, 27
11) 13 Beto Rossi, Divena Racing/Rsports Racing, 27
12) 60 Cesar Urnhani, Center Bus Racing Team, 26

C250 Cup - Master (cinco primeiros)
1) 111 Marcos Paioli/Petter Gottschalk, Paioli Racing, 65
2) 90 Marcos Ramos, Center Bus Racing Team, 58
3) 12 Leo De Nigris, De Nigris/Europamotors, 55
4) 13 Beto Rossi, Divena Racing/Rsports Racing, 55
5) 25 Renato Camargo, De Nigris/Europamotors, 52

Calendário 2014 - Mercedes-Benz Challenge
Etapa 1 - 25/05 - Interlagos (SP)
Etapa 2 - 08/06 - Goiânia (GO)
Etapa 3 - 27/07 - Curitiba (PR)
Etapa 4 - 03/08 - Goiânia (GO) - com a Corrida do Milhão *
Etapa 5 - 07/09 - Velopark (RS)
Etapa 6 - 19/10 - Curitiba (PR)
Etapa 7 - 15/11 - Ribeirão Preto (SP)*
Etapa 8 - 30/11 - Curitiba (PR)*

*junto com a Stock Car e as demais com a Copa Petrobras de Marcas

NO AUTÓDROMO AYRTON SENNA DE GOIÂNIA O PILOTO ÉDSON COELHO JR..SUBIU AO PÓDIO DA CATEGORIA DE ACESSO À STOCK CAR. A PRÓXIMA ETAPA SERÁ REALIZADA NO DIA 17 DE AGOSTO, EM CASCAVEL.


3 de agosto de 2014 - Neste domingo, Edson Coelho Jr, da equipe Rsports Racing, garantiu o quinto pódio de sua temporada de estreia no Campeonato Brasileiro de Turismo - categoria de acesso à Stock Car. 


Após largar na terceira fila, na sexta posição, o piloto do carro #88 fez uma corrida com ritmo forte e conquistou a terceiro lugar, nesta quarta etapa, de rodada dupla, que aconteceu no fim de semana no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia.

A corrida deste domingo teve largada às 8h30 e foi mais longa do que a do dia anterior, com 35 minutos mais uma volta, no traçado de 3.835 metros do autódromo goiano disputado por 19 pilotos.



A próxima parada do Brasileiro de Turismo será em 18 de agosto, no autódromo paranaense de Cascavel, para disputa da quinta etapa e oitava corrida do campeonato.

O piloto Edson Coelho Jr conta com o patrocínio da EMC Sistemas e Neide Buffet. Mais informações: www.edsoncoelhojr.com.br

Resultado 2ª Corrida da 4a. Etapa - 3/8/2014 (Goiânia):
1) 17 Guilherme Salas, W2 Racing, 00:36:34.375
2) 23 Marco Cozzi, Carlos Alves, a 5.065
3) 88 Edson Coelho Jr, RSports Racing, 6.303
4) 31 Marcio Campos, Motortech Competições, a 9.145
5) 26 Raphael Abbate, W2 Racing, a 9.721
6) 3 Tito Morestoni, RSports Racing, a 32.012
7) 36 Flavio Matheus, Carlos Alves, a 37.329
8) 27 Christian Castro, Motortech Competições, a 38.241
9) 32 Fernando Fortes, J.Star Racing, a 45.043
10) 30 Rogério Castro, RKL Competições, a 54.526
11) 77 Pedro Saderi, Hitech Racing, a 59.739
12) 11 Pedro Boesel, Nascar Motorsport , 1:02.674
13) 79 Adibe Marques, Voxx Racing, a 1:33.250
14) 55 Renato Braga, RKL Competições, a 1:35.154
15) 2 Mauri Zacarelli, Hitech Racing, a 5 voltas
16) 56 João Pretto, Mottin Racing, a 12 voltas
17) 7 Rodrigo Pimenta, J.Star Racing, a 16 voltas
18) 35 Gabriel Robe, Mottin Racing, a 16 voltas
19) 44 Betinho Gresse, Nascar Motorsport, a 20 voltas

Classificação do Campeonato após quatro etapas (TOP 5):
1) Guilherme Salas, 105 pontos
2) Edson Coelho Jr., 102
3) Marcio Campos, 98
4) Marco Cozzi, 97
5) Raphael Abbate, 96

Próximas etapas do Brasileiro de Turismo
Etapa 5 - 17 de agosto - Cascavel/PR
Etapa 6 - 31 de agosto - Curitiba/PR*
Etapa 7 - 14 de setembro - Nova Santa Rita/RS-Velopark*
Etapa 8 - 02 de novembro - Tarumã - Viamão/RS
*rodada dupla

RUBENS BARRICHELLO ACABA DE VENCER A QUINTA ETAPA DO CAMPEONATO DE STOCK CAR DEPOIS DE UMA LUTA FEROZ COM THIAGO CAMILLO E LEVOU UM MILHÃO DE REAIS PARA CASA



O piloto Rubens Barrichelo venceu há momentos, pela primeira vez, a Corrida do Milhão que aconteceu junto com a quinta etapa do Campeonato de Stock Car e faturou um milhão de reais, depois de uma luta feroz com Thiago Camillo, nas últimas voltas, que cruzou a linha de chegada em segundo lugar, a 0,186 segundos do ex-piloto de Fórmula 1.


A prova aconteceu no Autódromo Internacional de Goiânia ficou lotado por uma plateia que vibrou, principalmente com a ultrapassagem de Barrichello em cima de Thiago exatamente em frente das arquibancadas. 


sábado, 2 de agosto de 2014

GOIÂNIA ESTARÁ EM FESTA AMANHÃ COM AS CORRIDAS DO BRASILEIRO DE TURISMO, ÉDSON COELHO JR. SEGUE LÍDER DO CAMPEONATO. DEPOIS DE DOIS SUSTOS, O PILOTO DA RSPORTS RACING QUASE SAI DA CORRIDA, MAS CONSEGUIU TERMINAR NA 6ª POSIÇÃO.


2 de agosto de 2014 - A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo deste sábado, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO) foi marcada por fortes emoções. 

Após dois sustos, um logo na largada e outro na última volta, Édson Coelho Jr. (carro #88), da equipe Rsports Racing, finalizou a corrida na sexta posição e manteve a liderança do campeonato, como desejava. 

Com o resultado, o mineiro larga neste domingo, 3, a partir das 8h30, para a segunda prova, agora com 84 pontos, com três a frente do vice-líder.

O sábado começou muito produtivo para Edinho, quando na segunda sessão de treinos livres cravou o melhor tempo, com a volta de 1m29s843, na pista de 3.835 metros do autódromo goiano. 

No domingo (3), a corrida do Campeonato Brasileiro de Turismo tem início às 8h30, com transmissão ao vivo pela Bandsports e Play TV. 

A partir das 14h o Portal Terra exibirá a corrida na integrada. Vale lembrar que a quarta etapa, acontece paralelamente a Corrida do Milhão do Circuito Schin Stock Car, que tem início, às 10h30.

Resultado da primeira corrida da quarta etapa do Brasileiro de Turismo:
1) 17 Guilherme Salas, W2 Racing, 27m36s411
2) 23 Marco Cozzi, Carlos Alves, a 6s956
3) 26 Raphael Abbate, W2 Racing, a 13s761
4) 31 Marcio Campos, Motortech Competições, 14s105
5) 36 Flavio Matheus, Carlos Alves, 17s076
6) 88 Edson Coelho, R Sports Racing, 20s076
7) 3 Tito Morestoni, R Sports Racing, 25s626
8) 27 Christian Castro, Motortech Competições, 26s232
9) 7 Rodrigo Pimenta, J.Star Racing, 30s743
10) 2 Mauri Zacarelli, Hitech Racing, 46s976
11) 30 Rogério Castro, RKL Competições, 47s341
12) 11 Pedro Boesel, Nascar Motorsport, 56s856
13) 44 Betinho Gresse, Nascar Motorsport, 1 volta
14) 56 João Pretto, Mottin Racing, 1 volta
15) 35 Gabriel Robe, Mottin Racing, 1 volta
16) 55 Renato Braga, RKL Competições, 1 volta
17) 32 Fernando Fortes, J.Star Racing, 4 voltas
18) 79 Adibe Marques, Voxx Racing, 10 voltas
19) 77 Pedro Saderi, Hitech Racing, 12 voltas

Programação Campeonato Brasileiro de Turismo - Etapa 4/ Goiânia
Domingo, 3 de agosto
08h30 - Largada (35 min de prova + 1 volta) Brasileiro de Turismo
10h30 - Largada (50 min de prova + 1 volta) Corrida do Milhão Stock Car
12h10 - Largada Mercedes Benz Challenge (45 min de prova + 1 volta)
14h45 - 15h45 - Volta Rápida

RUBINHO BARRICHELLO GANHOU O TROFÉU AYRTON SENNA AO FAZER A VOLTA MAIS RÁPIDA NO TREINO OFICIAL DA ETAPA DE GOIÂNIA DA STOCK CAR, QUE LHE GARANTIU A POLE POSITION NA CORRIDA DO MILHÃO QUE SERÁ DISPUTADA AMANHÃ, A PARTIR DAS 10,30H, COM TRANSMISSÃO DIRETA PELA TV GLOBO. ÁTILA ABREU, ALLAM KHODAIR E THIAGO CAMILO COMPLETAM AS DUAS PRIMEIRAS FILAS DO GRID. O VENCEDOR SAIRÁ COM R$ 1 MILHÃO NO BOLSO.





Rubens Barrichello é o pole-position da Corrida do Milhão. O piloto da Medley Full Time Sports cravou a melhor volta no treino oficial da etapa estrelar da Stock Car, neste sábado (1) no Autódromo de Goiânia.

O piloto do carro 111 fez a melhor volta em 1min23s102, e ganhou o troféu com a estátua do ídolo Ayrton Senna.

Foi a segunda pole-position de Rubens Barrichello na Stock Car, categoria que estreou em uma temporada completa no ano passado. A largada para a Corrida do Milhão será às 10h30 mostrada ao vivo pela TV Globo.



Rubinho comemora a pole com o filho Eduardo. 


Grid de largada1 - #111 - Rubens Barrichello (Chevrolet) Medley Full Time 1:23.102
2 - #51 - Átila Abreu (Chevrolet) Mobil Super Racing 1:23.223
3 - #18 - Allam Khodair (Chevrolet) Full Time Havoline 1:23.269
4 - #21 - Thiago Camilo (Chevrolet) Ipiranga-RCM 1:23.374
5 - #77 - Valdeno Brito (Chevrolet) Shell Racing 1:23.427
6 - #28 - Galid Osman (Chevrolet) Ipiranga-RCM 1:23.429
7 - #4 - Júlio Campos (Peugeot) Prati-Mico's Racing 1:23.573
8 - #70 - Diego Nunes (Chevrolet) C2 Team 1:23.591
9 - #29 - Daniel Serra (Chevrolet) Red Bull Racing 1:23.660
10 - #12 - Lucas Foresti (Peugeot) RC3 Bassani 1:23.674
11 - #73 - Sergio Jimenez (Peugeot) Voxx Racing Team 1:23.831
12 - #1 - Antonio Pizzonia (Peugeot) Prati-Mico's Racing 1:23.891
13 - #11 - Nonô Figueiredo (Chevrolet) Mobil Super Racing 1:23.905
14 - #2 - Raphael Matos (Chevrolet) Hot Car Competições 1:23.908
15 - #14 - Luciano Burti (Chevrolet) Vogel Motorsport 1:23.913
16 - #0 - Cacá Bueno (Chevrolet) Red Bull Racing 1:23.914
17 - #10 - Ricardo Zonta (Chevrolet) RZ Motorsport 1:23.935
18 - #5 - Denis Navarro (Peugeot) Voxx Racing Team 1:23.966
19 - #88 - Felipe Fraga (Chevrolet) Vogel Motorsport 1:23.980
20 - #90 - Ricardo Mauricio (Chevrolet) Eurofarma RC 1:24.000
21 - #25 - Tuka Rocha (Chevrolet) RZ Motorsport 1:24.004
22 - #46 - Vitor Genz (Peugeot) Boettger Competições 1:24.007
23 - #80 - Marcos Gomes (Peugeot) Schin Racing Team 1:24.026
24 - #65 - Max Wilson (Chevrolet) Eurofarma RC 1:24.060
25 - #83 - Gabriel Casagrande (Chevrolet) C2 Team 1:24.069
26 - #8 - Rafael Suzuki (Chevrolet) ProGP 1:24.120
27 - #74 - Popó Bueno (Chevrolet) Shell Racing 1:24.126
28 - #110 - Felipe Lapenna (Chevrolet) Hot Car Competições 1:24.200
29 - #26 - Wellington Justino (Peugeot) Boettger Competições 1:24.470
30 - #100 - Bia Figueiredo (Chevrolet) ProGP1:24.554
31 - #72 - Fabio Fogaça/David Muffato (Peugeot) Schin Racing Team 1:24.738
32 - #82 - Alceu Feldmann (Peugeot) Hanier Racing 1:25.203
33 - #7 - Beto Cavaleiro (Peugeot) Hanier Racing 1:25.547.

A PROVA DE HOJE, SÁBADO, DO BRASILEIRO DE TURISMO NO AUTÓDROMO DE GOIÂNIA FOI VENCIDA POR GUILHERME SALAS, DA WA RACING. A PROVA DE AMANHÃ (4/8), VÁLIDA PELA 4ª ETAPA, TERÁ TRANSMISSÃO AO VIVO PELA PLAY TV AO VIVO ÀS 8 H15 M E PELO PORTAL CATVE, ÀS 13H.


Neste domingo, 3, o Campeonato Brasileiro de Turismo abre a programação com a segunda corrida da quarta etapa no Autódromo Internacional de Goiânia, que conta ainda com as provas da Corrida do Milhão Stock Car e do Mercedes-Benz Challenge. 

O resultado da primeira corrida da rodada dupla da categoria de acesso à Stock Car definiu o grid da bateria que terá largada às 8h30.

Transmissões

A segunda corrida válida pela quarta etapa terá transmissão pela Play TV AO VIVO, a partir das 8h15. Guilherme Salas venceu a etapa de hoje.

Confira também os horários alternativos: RedeTV! leva todas as emoções às 14h30. Acompanhe pelo Portal Terra às 14h e pela CATVE TV e Portal CATVE às 13h.


Resultado da primeira corrida da quarta etapa do Brasileiro de Turismo:
1) 17 Guilherme Salas, W2 Racing, 27m36s411
2) 23 Marco Cozzi, Carlos Alves, a 6s956
3) 26 Raphael Abbate, W2 Racing, a 13s761
4) 31 Márcio Campos, Motortech Competições, 14s105
5) 36 Flávio Matheus, Carlos Alves, 17s076
6) 88 Édson Coelho, R Sports Racing, 20s076
7) 3 Tito Morestoni, R Sports Racing, 25s626
8) 27 Christian Castro, Motortech Competições, 26s232
9) 7 Rodrigo Pimenta, J.Star Racing, 30s743
10) 2 Mauri Zacarelli, Hitech Racing, 46s976
11) 30 Rogério Castro, RKL Competições, 47s341
12) 11 Pedro Boesel, Nascar Motorsport, 56s856
13) 44 Betinho Gresse, Nascar Motorsport, 1 volta
14) 56 João Pretto, Mottin Racing, 1 volta
15) 35 Gabriel Robe, Mottin Racing, 1 volta
16) 55 Renato Braga, RKL Competições, 1 volta
17) 32 Fernando Fortes, J.Star Racing, 4 voltas
18) 79 Adibe Marques, Voxx Racing, 10 voltas
19) 77 Pedro Saderi, Hitech Racing, 12 voltas.



Programação Campeonato Brasileiro de Turismo - Etapa Goiânia:
Domingo, 3 de agosto
08h30 - Largada (35 min de prova + 1 volta) Brasileiro de Turismo
10h30 - Largada (50 min de prova + 1 volta) Corrida do Milhão Stock Car
12h10 - Largada Mercedes Benz Challenge (45 min de prova + 1 volta)
14h45 - 15h45 - Volta Rápida.


FORD CRIA MUSTANG ESPECIAL INSPIRADO NO CAÇA F-35 LIGHTNING II. O VELOZ E BELO MUSTANG SERÁ POSTO À VENDA EM BREVE. O CARRO FOI, AO LADO DE DE AVIÕES ESTRELA NO AIRVENTURE OSHKOSH 2014, O MAIOR EVENTO DE AVIAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS.


O Ford Mustang continua criando boas histórias na mídia global como carro esportivo de maior repercussão em um lançamento mundial. 

Desta vez, a Ford apresentou uma versão especial do novo Mustang 2015, a F-35 Lightning II.



Inspirado no avião de caça multifunção mais avançado do mundo, esse modelo de alta performance foi projetado a partir de um Mustang GT fastback.

O carro de visual arrojado foi leiloado no dia 31 de julho, no AirVenture Oshkosh 2014, o maior evento de aviação dos Estados Unidos, com renda revertida para o programa Young Eagles, que incentiva jovens a seguir carreira na aeronáutica. 




“O caça F-35 foi projetado com a proposta de oferecer uma capacidade e versatilidade sem precedentes e sentimos que seria um parceiro natural para o novo Mustang 2015", diz Edsel B. Ford II, membro do Conselho de Administração da Ford.


O Ford Mustang F-35 Lightning II Edition será uma das primeiras unidades da linha 2015 postas à venda. 

Ele foi desenvolvido com características únicas pelos times de design e engenharia da Ford, em parceria com fornecedores. 



A carroceria na cor cinza titânio exibe faixas amarelas na traseira com a inscrição F-35. As rodas personalizadas de 21 polegadas da Forgiato são outro diferencial, assim como o difusor dianteiro, os estribos laterais e o spoiler traseiro vertical, feitos de fibra de carbono. 



Assim como o avião que tem as janelas em tom dourado, projetadas para dificultar sua identificação por radar, os vidros do carro simulam o mesmo efeito.



Ele traz molas rebaixadas da Eibach e sistema de escape redimensionado, com ponteiras revestidas de cerâmica. 


Na cabine, os detalhes exclusivos incluem painel modificado, bancos Recaro, sistema de som personalizado e tapetes bordados com o emblema F-35 Lightning II.


A Ford é única marca automotiva a patrocinar o evento, que será encerrado amanhã, 3 de agosto, no Aeroporto Regional Wittman, em Oshkosh, Wisconsin. 



Em 15 anos de apoio, este foi o sétimo Mustang especial criado pela Ford para o leilão da Young Eagles.



GRUPO AUDI COMEMORA RECEITAS DE QUASE 27 BILHÕES DE EUROS


Apesar de condições desafiadoras e de um programa de investimentos recorde, a Audi entregou ótimos resultados na primeira metade de 2014. 

No período de janeiro a junho, a montadora sediada em Ingolstadt, estabeleceu um novo recorde com entregas de 869.355 veículos da marca. 

O Grupo Audi reportou, no primeiro semestre, receita de € 26.7 bilhões e lucro operacional de € 2.7 bilhões. 

Nos primeiros seis meses deste ano, a empresa obteve um retorno operacional sobre as vendas de 10% e alcançou, portanto, a extremidade superior do seu intervalo da meta estratégica de oito a dez por cento.

Durante a coletiva de imprensa realizada em Munique, o diretor Financeiro Axel Strotbek declarou que: “Apesar de enfrentar grandes desafios, a Audi tem mantido sistematicamente sua trajetória de crescimento de alta qualidade.” 



A Audi tem atraído clientes com sua atraente carteira de modelos. A empresa espera entregar globalmente a significativa marca de mais de 1.6 milhões de carros da marca este ano, superando mais uma vez o recorde do ano anterior.

De janeiro a junho, o Grupo Audi entregou a seus clientes 869.355 automóveis, o que representa um aumento de 11.4% (1S 2013: 780.467). 



A empresa vendeu 50% mais unidades da nova família A3 do que na primeira metade do ano passado. 

Ao mesmo tempo, os grandes modelos A6, A7, Q7 e A8 juntos registraram um aumento de 10.1% em termos de vendas unitárias.

Devido ao crescimento das entregas de veículos, as receitas aumentaram apesar dos efeitos cambiais negativos de 5.8%, para € 26.690 milhões (1S 2013: € 25.234).

Em consequência do crescimento do volume, assim como das maiores despesas com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras e novos produtos, o custo de venda do Grupo Audi nos primeiros seis meses deste ano cresceu cerca de 8% para € 21.870 milhões (1S 2013: € 20.190).

Ao mesmo tempo, os custos de distribuição subiram para € 2.419 milhões (1S 2013:€ 2.284). 

A empresa obteve um lucro operacional na primeira metade de 2014 de € 2.671 milhões (1S 2013: € 2.644).

O retorno operacional sobre as vendas para os primeiros seis meses foi de 10% (1S 2013: 10.5), e esteve assim na extremidade superior do intervalo da meta estratégica de oito a dez por cento. 



O Grupo Audi reportou um lucro antes dos impostos de € 3.102 milhões na primeira metade deste ano (1S 2013: € 2.974), equivalente a um retorno sobre as vendas de 11.6 por cento (1S 2013: 11.8). O lucro após os impostos totalizou € 2.323 milhões (1S 2013: € 2.178).

Axel Strotbek, diretor Financeiro da AUDI AG, declarou que: “Estamos realizando atualmente uma substancial antecipação de despesas que será compensada no médio e longo prazo”
.

É por isso que a Audi aprovou o maior programa de investimentos da história da empresa no final do ano passado. 

Até 2018, um total de aproximadamente € 22 bilhões fluirá para novos modelos, tecnologias e a rede de produção global em contínua expansão. 

De janeiro a junho de 2014, a Audi investiu € 1.552 milhões nas suas operações comerciais (1S 2013: € 1.240), 25% mais do que o mesmo período no ano anterior.

Apesar das maiores despesas antecipadas, a Audi financiou completamente todos os seus investimentos com seu próprio fluxo de caixa das atividades operacionais, que cresceram nos primeiros seis meses do ano para € 3.712 milhões (1S 2013: € 3.236).

A liquidez corrente de € 15.324 milhões em 30 de junho de 2014 foi significativamente maior do que um ano atrás (30 de junho de 2013: € 13.536).


Em 2014, o Grupo Audi pretende crescer em todas as regiões do mundo e fortalecer sua posição de liderança tanto na Europa quanto na China. 

Dependendo das condições econômicas, a marca espera reportar um crescimento das receitas em todo o ano de 2014.

A expansão sistemática das estruturas de produção internacionais, a maior antecipação de despesas para novos modelos e tecnologias – e particularmente para cumprir as regulamentações relativas à CO2 cada vez mais rígidas no mundo todo – terão inicialmente um impacto negativo sobre os ganhos este ano. 

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento positivo das vendas unitárias e das receitas, e as melhorias contínuas de produtividade e processos iniciadas no passado gerarão um ímpeto positivo para o desenvolvimento do lucro operacional. 

No total, a empresa sediada em Ingolstadt prevê um retorno operacional sobre as vendas dentro do intervalo da meta estratégica de oito a dez por cento.

A FORD ACABA DE LANÇAR NO BRASIL UM SERVIÇO DE GRANDE IMPORTÂNCIA EM CASO DE ACIDENTE DE TRÂNSITO. O MODELO KA 2015 TEM UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DIRETA COM O SAMU EM CASO DE ACIDENTE EM QUE O AIRBAG SEJA INFLADO, ATRAVÉS DO SINK DO CARRO. O SISTEMA, QUE JÁ É OFERECIDO NO PAÍS PELA VOLVO EM SEUS CARROS, SERÁ INSTALADO PELA FORD EM TODOS OS SEUS MODELOS A PARTIR DO PRÓXIMO ANO. A PERGUNTA DO NOSSO COLUNISTA É: O 192 ESTARÁ APTO A RECEBER ESSE AUMENTO DE CHAMADAS? E OS HOSPITAIS? OUTRO PROBLEMA É A FRACA COBERTURA OFERECIDA PELAS DE CELULAR NO PAÍS.

Alta Roda 

Nº 795 —2/8/14

Fernando Calmon


FALTA DE PREPARO

Você vai ouvir muito sobre chamadas emergenciais automáticas (eCall, em inglês) a partir de carros acidentados. 

A iniciativa vem da Ford que lançará o serviço – sem custo de utilização – no novo Ka, em setembro. 

Na realidade, eCall já é oferecido no Brasil pela Volvo, porém nesse caso pago por incluir mais opções e dispor de plantão 24/7. 

A Ford pretende estender o recurso para toda sua linha, a partir de 2015.

Hoje, no Brasil, há 41 milhões de telefones inteligentes (pouco além da frota real de veículos capaz de circular). 

Apesar de se agregar, como opcional, ao modelo mais barato da marca, na versão de entrada SE (R$ 35.395), o equipamento Sync de comandos de voz e pareável ao celular aparece de série na versão SE Plus por R$ 2.000, integrando a central multimídia com tela tátil. 

Isso permite o conceito correto de “olhos na estrada, mãos no volante”, sem sujeitar o motorista a multa de trânsito.

A ligação automática ao 192, do Samu, depende da deflagração do airbag ou de desligamento da bomba de combustível que ocorre em fortes colisões traseiras, laterais, tombamento ou capotagem. 

Há três situações de grande utilidade: ocupantes inconscientes ou imobilizados, mensagem padronizada repetida duas vezes e fornecimento ao atendente das coordenadas de localização do veículo. 

No caso de o carro sair da pista e se chocar com obstáculo, à noite em especial, pode não haver testemunhas do acidente e aí o eCall é ainda mais útil.

Óbvio que outros fatores intervêm no processo, a começar pela infraestrutura de telecomunicações, embora uma chamada de emergência ocorra por qualquer rede disponível, independentemente da utilizada pelo dono do telefone.

A celeridade do socorro também precisa de eficiência. Essas pré-condições estão postas, dentro da realidade do País.

Há ainda um passo adicional: inclusão do chip telefônico no próprio sistema multimídia interativo. 

Certamente, a Ford e outros fabricantes que não quiserem ficar para trás nessa corrida de prestação de serviços poderão oferecer essa opção. 

Entre outras vantagens, como melhoria de captação de sinal de celular, garante a eCall no caso de o telefone ter sido danificado em um acidente grave, o que de fato pode ocorrer, ou simplesmente sua bateria descarregar.

Essa iniciativa já existe em outros países, como o OnStar (serviço pago) da GM, nos EUA. A Ford também o introduziu na Índia, porém em modelos mais caros. 

A Europa, no entanto, procura tornar o serviço obrigatório desde 2004. Os problemas lá são parecidos aos daqui porque, embora bem menos graves, existem zonas de “sombra” de sinal celular em áreas remotas, a eficiência do socorro varia entre diversos países e ainda há a barreira de diferentes idiomas.

Em razão do sistema europeu ainda precisar de ajustes, além de investimentos públicos e privados, sofreu vários adiamentos. 

Agora há um novo prazo: outubro de 2017. Lá existe a consciência de valorizar a vida e do rápido socorro aos acidentados.

Os três níveis de governo no Brasil deveriam estar preocupados com este assunto em razão do aumento da frota, dos acidentes e da fraca cobertura celular. 
Por enquanto, se colocam a reboque dos fabricantes de veículos. 

Será que o Samu estará mesmo preparado para a previsível expansão das eCalls no Brasil e, mais do que isso, os hospitais?

RODA VIVA

FENABRAVE, a pedido deste colunista, quantificou a queda dos modelos de entrada (faixa abaixo de R$ 30.000, a preços de hoje) na participação de vendas de automóveis. 

Em 2003, representavam 50,8%; em 2013, apenas 28,6%. Reflexos de maior poder aquisitivo, diminuição real de preços e evolução natural do consumidor.

OUTRO fenômeno mais recente: escalada de picapes compactas, puxada em maior parte pela Strada. 
Chegou à décima colocação dos mais vendidos, numa primeira etapa. 

E a cabine dupla de três portas, em apenas seis meses, representa 50% das vendas totais do modelo. 

Com esse desempenho pode garantir, em 2013, posição firme entre os cinco primeiros.

IGUAL sorte não bafeja o Linea. Sofre forte concorrência interna do Grand Siena (até no porta-malas), embora passe sensações melhores quanto à atmosfera a bordo, qualidade de materiais e, principalmente, isolamento acústico. 

Motor de 1,8 L é adequado, mas espaço igual ao do Punto nos bancos dianteiros atrapalha bastante. Não tem como enfrentar os reais médios-compactos.

CORREÇÕES: produção acumulada do utilitário Troller, desde o início em 1995, alcançou cerca de 15.000 unidades. 

Os incentivos federais da Ford para Camaçari (BA) e Horizonte (CE) continuarão até 2020. Parte dos incentivos estaduais, porém, se encerra em 2015.

GOVERNO FEDERAL adiou por dois anos os rastreadores em veículos à venda no Brasil não apenas por dificuldades técnicas. 

Há duas ações na Justiça questionando quanto ao direito de privacidade. Por outro lado, cerca de 200 empresas oferecem o serviço. Quem se interessar estará servido. Não tem sentido impor esse acessório.
____________________________________

fernando@calmon.jor.br e twitter.com/fernandocalmon

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FORD KA 2015 TEM LIGAÇÃO DIRETA ATRAVÉS DO SISTEMA SYNK DO CARRO COM A ASSISTÊNCIA DE EMERGÊNCIA 192, DO SAMU. EM CASO DE ACIDENTE, SEMPRE QUE O AIR BAG ABRIR O CARRO ENVIA UM SINAL PARA O SAMU QUE PODERÁ ASSIM PRESTAR ASSISTÊNCIA MAIS RÁPIDA..


A Ford apresentou a Assistência de Emergência SYNC, sistema inédito em veículos no Brasil que será lançado junto com o Novo Ka, durante o 4º Congresso Nacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizado em Brasília. 



A Assistência de Emergência SYNC faz uma ligação automática para o serviço de atendimento 192 do SAMU se o carro sofrer um acidente com acionamento do airbag ou do sistema de corte de combustível. 



Ela é mais um recurso do sistema de conectividade SYNC da Ford, que entre outras funções permite ao motorista fazer e atender chamadas no celular por comandos de voz, via Bluetooth, sem tirar as mãos do volante e a atenção da pista.

“A Ford é pioneira nessa tecnologia, que será introduzida com o Novo Ka e em breve estará disponível também em outros veículos da marca. A nossa presença no Congresso do SAMU faz parte da parceria com o Ministério da Saúde para a divulgação do sistema e foi uma oportunidade de tirar dúvidas dos profissionais que atuam nesse atendimento”, diz Carlos Hess, gerente de Soluções em Conectividade da Ford.


Klaus Melo, gerente de Engenharia Veicular da Ford, também fez uma apresentação no evento sobre os recursos de segurança ativa e passiva disponíveis hoje nos veículos para evitar acidentes e proteger os ocupantes.

Criado há uma década, o serviço 192 do SAMU atende hoje 72,7% da população brasileira, ou cerca de 150 milhões de pessoas em todo o País. 

Os especialistas destacam que a rapidez no atendimento é crucial para salvar vidas em situações de urgência e a nova tecnologia é uma aliada nesse sentido.

Funcionamento
A Assistência de Emergência usa um celular conectado via Bluetooth com o sistema SYNC do veículo para fazer a ligação de emergência ao 192. 

Ele transmite uma mensagem introdutória, comunicando que houve um acidente e as coordenadas de localização pela antena GPS do veículo. Em seguida, o atendente pode falar com os passageiros pelo sistema de som.

Além de fazer a comunicação do acidente mesmo que os ocupantes do carro estejam inconscientes ou impossibilitados de responder, outra vantagem do sistema é a sua disponibilidade durante toda a vida útil do veículo sem nenhuma cobrança de taxa.




COPA TROLLER VAI À BAHIA E FAZ A PRIMEIRA EXIBIÇÃO DO NOVO T4 NO NORDESTE


A Copa Troller terá a segunda etapa do Campeonato Nordeste em Salvador, Bahia, neste sábado, 2 de agosto.


Tradicionalmente, o rali baiano recebe cerca de 100 participantes e a previsão é de uma prova muito concorrida. 


Também é grande a expectativa pela apresentação do Novo Troller T4, que fará sua primeira exibição prática realizando uma corrida experimental. 

Com novo design, maior capacidade off-road, um potente motor de 200 cv e transmissão de seis velocidades, o utilitário T4 promete ser uma sensação nas trilhas da região.


O roteiro off-road da etapa baiana foi especialmente selecionado para proporcionar emoção e prazer de pilotar em belas paisagens e com vários tipos de terreno. 

A largada será no Hotel Bahia Plaza, no tradicional bairro de Catu de Abrantes, onde o público também poderá ver o novo veículo da Troller.


A Copa Troller Nordeste é exclusiva para veículos da marca e disputada em quatro categorias: Graduados, Turismo, Expedition, além da Passeio, realizada em caravana para estreantes sem contagem de pontos. 

Após a prova da Bahia, as próximas etapas do Campeonato Nordeste serão em Natal, Rio Grande do Norte, e Fortaleza, no Ceará, estado onde está a fábrica da Troller.


Reconhecido como o principal rali monomarca de regularidade do Brasil, a Copa Troller completa 12 anos de realização ininterrupta. 

O seu objetivo é promover a integração e oferecer uma oportunidade de experiência off-road para os fãs do utilitário Troller T4.

As incrições para a etapa na Bahia estão abertas e podem ser feitas no sitewww.troller.com.br.



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.