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quinta-feira, 2 de outubro de 2014

BMW CRIA CARREGADOR DOMÉSTICO PARA CARROS ELÉTRICOS SUPER EFICIENTE E TÃO RÁPIDO QUANTO CARREGAR UM CELULAR (TELEMÓVEL). A ESTAÇÃO DOMÉSTICA DE CARREGAMENTO I WALLBOX PRO SE FOR INTEGRADA NUMA SMART HOME PLATFORM A CARGA SERÁ FEITA EM MENOS TEMPO. POR ENQUANTO, O CARREGADOR ESTÁ APENAS À VENDA NA EUROPA. EM PORTUGAL CUSTA A PARTIR DE € 1.566,25


Carregar um veículo BMW i em casa é agora tão fácil, e quase tão rápido, como carregar um telemóvel. 


A marca criou uma nova estação doméstica – a BMW i Wallbox Pro – que permite carregar 80% da bateria dos veículos elétricos e plug-in híbridos em menos de três horas.

Esta nova wallbox é mais user-friendly que a versão anterior, é compatível com smart home platforms e permite agora a utilização de energia produzida em casa. 



Graças às suas funções de carregamento inteligentes e medidor de energia opcional, a BMW i Wallbox Pro é única entre as estações de carregamento domésticas que pode utilizar a eletricidade gerada em casa como, por exemplo, a energia produzida por um sistema solar.

Se a BMW i Wallbox Pro estiver integrada numa smart home platform, a funcionalidade de carregamento eficiente pode ser ainda mais melhorada para reduzir os picos de carga no sistema de energia doméstico e otimizar a utilização da eletricidade gerada pela própria casa. 


Através, por exemplo, da plataforma myGEKKO a sua utilização pode ir mais longe com oito funções inteligentes relacionadas com a simples gestão diária como ativação da iluminação, aquecimento ou até fornecimento de informações meteorológicas.


Com um touchscreen de sete polegadas, a BMW i Wallbox Pro possibilita a gestão inteligente e personalizada de consumos energéticos, podendo estes ser igualmente monitorizados através desmartphones ou tablets, com a app BMW i Wallbox Remote.

A BMW i Wallbox Pro é um acessório original BMW i e faz parte do conceito BMW i 360º Electric, cujo objetivo é tornar cada vez mais fácil e acessível a mobilidade elétrica. 

Este sistema de carregamento doméstico pode ser instalado tanto em garagens fechadas e em áreas ao ar livre cobertas.

Está disponível em todos os mercados europeus e os valores para Portugal são:

Wallbox Pro (sem contador) – PVP: 1.566,25€ + IVA

Wallbox Pro (com contador) – PVP: 1.723,75€ + IVA



SALÃO MUNDIAL DO AUTOMÓVEL DE PARIS É SEM DÚVIDA UM DOS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO E O MAIOR DA EUROPA. ABRIU SUAS PORTAS HOJE E RECEBERÁ MUITOS MILHARES DE VISITANTES ATÉ O DIA 9, GENTE ÁVIDA POR CONHECER NOVOS MODELOS. CONHEÇA TUDO SOBRE O SALÃO CLICANDO NO SITE OFICIAL DO EVENTO:






NOVO UNO 2015 GANHA GRAFITE


O mais novo lançamento da Fiat ganhou visual ousado com a arte do grafite. Para criar os desenhos que estampam um Novo Uno 2015, jovens do programa social Árvore da Vida, da Fiat Automóveis, e do Centro Popular de Cultura Frei Estanislau usaram mais de 45 latas de spray durante quase 17 horas. 

A inspiração veio da visão de futuro da comunidade do Jardim Teresópolis, localizada em frente à fábrica de automóveis, em Betim (MG), e que reúne mais de 30 mil moradores. A ação aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro.


“Os desenhos retratam o ideal de engajar todos – parceiros, instituições e a própria comunidade – para que novas conquistas sejam alcançadas pelos moradores”, explica Éden de Oliveira, conhecido como Sabão, professor de grafitagem do Centro Popular. 


O grafite mostra a comunidade sendo abraçada e os olhos de um morador que reforça a mensagem de visão de futuro, além de cenas do cotidiano, como grupo de meninos jogando futebol.


Estefany Duarte, de 15 anos, aluna do Árvore da Vida na oficina de canto coral, participou da ação. “Foi uma surpresa ser convidada para a grafitagem do carro do Árvore da Vida 10 anos. Queremos surpreender as pessoas com a pintura”, conta Estefany, que foi responsável pelos contornos e acabamentos dos desenhos. O Novo Uno 2015 grafitado ficará disponível para exposição em diversos lugares.


Jardim Teresópolis
É a região localizada em frente à fábrica da Fiat Automóveis em Betim (MG) e que concentra cerca de 33 mil pessoas dos bairros Jardim Teresópolis, Vila Bemge e Vila Recreio. 


Nos últimos anos, a comunidade vem enfrentando positivamente importantes desafios para a melhoria da educação, segurança, saúde e trabalho, com o apoio de programas como o Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com a AVSI e CDM.

Neste ano, o programa Árvore da Vida está completando 10 anos com mais de 20 mil pessoas beneficiadas na região por meio dos projetos socioeducativos, de geração de trabalho e renda e de fortalecimento da comunidade. 


Recente pesquisa indicou que os adolescentes que participam ou participaram do programa têm 3,6 vezes mais chance de continuar a estudar e têm 4,8 vezes mais chance de ter curso superior.

Além de celebrar o que foi alcançado nos últimos 10 anos, é hora também de pensar no futuro. Com o intuito de reforçar o compromisso com o desenvolvimento social da região, a Fiat convidou lideranças comunitárias, comerciantes, representantes do poder público e de instituições sociais e de saúde, além de moradores do Jardim Teresópolis, para desenhar uma Visão de Futuro compartilhada para os próximos 10 anos.

FRONTEIRAS QUE SEPARAVAM MERCADOS AUTOMOTIVOS VEEM CAINDO E DESTA VEZ ENVOLVERAM A FORD E A MERCEDES-BENZ. O ICÔNICO MUSTANG E O PODEROSO MERCEDES-AMG GT SERÃO VENDIDOS EM QUALQUER PONTO DO PLANETA E PODERÃO SER APRECIADOS NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO. O ANÚNCIO DA CONSTRUÇÃO DE UMA FÁBRICA DA VOLVO NO PAÍS GANHA CORPO E A JAGUAR LAND ROVER DEFINIR OS MODELOS QUE SAIRÃO DE SUA NOVA FÁBRICA DE ITATIAIA.

Alta Roda 

Nº 804 — 02/10/14

Fernando Calmon

SEM FRONTEIRAS

Nessas últimas semanas as pouquíssimas fronteiras automobilísticas que, teoricamente, ainda existiam para separar mercados e mesmo marcas foram fortemente abaladas. 

E isso aconteceu dos dois lados do norte do Oceano Atlântico. 

Os protagonistas foram Ford e Mercedes-Benz e os carros, o novo Mustang (vendas começam agora nos EUA), e o completamente repensado Mercedes-AMG GT (disponível na Europa no primeiro trimestre de 2015). 

Ambos estarão no Salão do Automóvel de São Paulo e serão comercializados aqui dentro de até um ano e meio.

Começando pelo Mustang que ganhou passaporte para ser vendido em qualquer parte do mundo por rede própria do fabricante. 

Antes, o modelo responsável há 50 anos pela criação da classe de carros americanos “musculosos” ficava restrito às fronteiras nacionais ou importações por clientes individuais. 

Quando se apresentou à imprensa em dezembro de 2013, o conceito de fato tinha evoluído, sem rompimento drástico com os traços originais de 1964. 

E para incrementar o potencial de vendas, na Europa em especial, oferece um motor turbo de quatro cilindros 2,3 L/310 cv.

Ao guiar o carro, semana passada em Los Angeles (EUA), o primeiro contato foi justamente com este motor. 

É ruidoso, como esperado, mas o desempenho está coerente com a proposta de gastar menos combustível. 

O comportamento dinâmico evoluiu bastante graças à suspensão traseira independente (pela primeira vez) e a direção eletroassistida que surpreende pela precisão de resposta. 

Há ainda um motor V-6/3,7 l/304 cv. Manteve a tradição de 2+2 lugares, ou seja, atrás só espaço para crianças.

Mustang, no entanto, é sinônimo de V-8 e, claro, a versão para o Brasil terá câmbio automático de seis marchas. 

Cerca de 100 kg a mais de peso ficam evidentes já ao volante, mas o ronco provocante do motor e sua elasticidade fidelizam fãs. 

De um 5-litros aspirado, obter 441 cv demonstra superioridade sobre rivais como o Camaro (6,2 L/406 cv), além de se poder escolher entre três modos de desempenho/dirigibilidade. Se importado hoje, estaria na faixa de R$ 240 mil.

A Mercedes-Benz também pulou fronteiras com o AMG-GT até ao retirar o nome Benz de seu novo superesporte. 

Se a referência de prestígio e sucesso é o Porsche 911 por que não se inspirar nas suas linhas traseiras, por exemplo? 

O carro é, de fato, superlativo, mas ainda sem preço definido. Estima-se que a versão GTS – motor V-8 biturbo/4L/510 cv – custaria 10% menos que os US$ 150 mil do 911 Turbo nos EUA.

Não se trata de substituição do descontinuado SLS AMG, que era ainda mais caro, mas o Mercedes AMG-GT se destaca por soluções técnicas refinadas e nada usuais no portfólio da marca. 

Tudo é novo, a começar pelo chassi em alumínio, tampa do porta-malas em aço e teto em compósito de fibra de carbono. 

Motor dianteiro entre-eixos e transeixo (câmbio e diferencial juntos) traseiro levaram a uma distribuição de peso de 47% na frente e 53% atrás. 

A fábrica garante que será referência em dirigibilidade entre os melhores carros esporte, mas por ora houve apenas apresentação estática. 

O carro tem interior aconchegante, ergonomia excelente, além de quatro saídas de ar centrais e mais duas nas extremidades. Porta-malas é bem amplo para um 2-lugares: 350 litros.
RODA VIVA

DEMOROU só nove meses para VW confirmar acordo com sindicato de metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP) e repor 900 empregos que se foram com a Kombi. 

Novo Jetta será produzido no segundo trimestre de 2015, em operações um pouco além de montar kits importados e motor/câmbio nacionais. 

Baseado no Golf 6, não precisava ficar no Paraná, de onde sairá Golf 7.

CHEVROLET S10 entrou na era do motor flex e injeção direta etanol/gasolina. Embora por razão de preço mais baixo o anterior 2,4-L/147 cv (etanol) de injeção indireta permaneça, a nova unidade ganhou bastante em potência específica. 

Agora são ótimos 206 cv/27,3 kgfm (etanol) para 2,5 L. Preços: R$ 86.400 a R$ 103.700 (4x4). Mais em que conta versões Diesel.

FALTA pouco para Jaguar Land Rover confirmar produtos da sua nova fábrica de Itatiaia (RJ). 

Escolha natural é o sucessor do Freelander, Discovery Sport, que estreia esta semana no Salão do Automóvel de Paris. 

Nos planos também, o Jaguar XE, novo rival do Série 3 e do Classe C. Falta decisão sobre o Evoque, Land Rover mais vendido no País.

PRESSIONADA por cota de apenas 3.000 veículos importados por ano, Volvo e sua proprietária chinesa Geely estudam ter fábrica no Brasil. 

Ambas negam, mas talvez não haja alternativa para concorrer em um mercado que, apesar de queda recente, estará entre os quatro ou cinco maiores do mundo no fim desta década.

CÂMBIO automatizado de uma embreagem, pelo preço mais baixo, tende a se firmar. No VW up! já representa em torno de 20% das versões em que a opção é oferecida. 


No pesado trânsito urbano, com pequena adaptação no modo de dirigir, o up! automatizado passa marchas sem grandes incômodos. Mas não tem conforto de automático, claro.

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fernando@calmon.jor.br e twitter.com/fernandocalmon

A VOLKSWAGEN FABRICARÁ NO BRASIL SEU TERCEIRO CARRO MUNDIAL. OS RESULTADOS DOS INVESTIMENTOS QUE FARÁ ATÉ 2018 DE R$ 10 BILHÕES, APARECERÃO JÁ NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2015 COM A SAÍDA DO NOVO JETTA DA FÁBRICA DE ANCHIETA, QUE ESTÁ RECEBENDO A NECESSÁRIA MODERNIZAÇÃO. ANCHIETA JÁ PRODUZIU DESDE SUA INAUGURAÇÃO EM 1959 MAIS DE 12,5 MILHÕES DE VEÍCULOS.


A produção nacional do Novo Jetta será iniciada no primeiro semestre de 2015.


A Volkswagen do Brasil anuncia a produção nacional do Novo Jetta, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A produção nacional do modelo vai complementar a importação atual do México, para que a marca possa atender à demanda do modelo no Brasil. 

O montante investido para as adequações na linha faz parte dos R$ 10 bilhões que a empresa vai investir no País até 2018.

“Com mais esse passo, comprovamos nossa qualidade mundial de produção e demonstramos, mais uma vez, a confiança no Brasil e, principalmente nos importantes acordos negociados com os sindicatos dos trabalhadores”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.


Depois do up! na fábrica de Taubaté (SP), do anúncio da produção nacional do Novo Golf na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e do lançamento da família global de motores EA211 o Novo Jetta será o terceiro modelo mundial a ser produzido no Brasil e demonstra o crescimento sustentável e qualitativo da empresa e sua linha de produtos no Brasil.

A fábrica Anchieta estará recebendo a infraestrutura e as novas instalações para a produção do modelo que será iniciada já no primeiro semestre de 2015, com capacidade de produção anual de 18 mil unidades.

“A produção nacional do Novo Jetta é uma importante etapa da Volkswagen em seu processo de Conexão Tecnológica com a matriz na Alemanha, que proporciona a chegada de modelos e tecnologias mundiais aqui no País”, conclui Thomas Schmall.

A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, foi inaugurada em 18 de novembro de 1959. 

Foi a primeira da marca fora da Alemanha e já produziu mais de 12,5 milhões de veículos desde sua inauguração.


Jetta
O Volkswagen Jetta, consagrado em seu segmento pela excelente performance e alta tecnologia, foi lançado no Brasil, em julho de 2006. 

O Jetta sempre se destacou pela harmonia do design interno e externo, somado ao conjunto de equipamentos de série que procura garantir maior segurança, conforto e prazer ao dirigir.

Atualmente em sua sexta geração, o Volkswagen Jetta foi reconhecido com cinco estrelas pelo Latin NCAP, uma organização de defesa do consumidor da América Latina. 

O Jetta é um dos modelos de maior sucesso da Volkswagen no mundo. 


A engenharia alemã é uma das chaves para conquistar consumidores ao redor do mundo. 
Ela reflete os mais altos níveis de acabamento, qualidade e eficiência tecnológica. 

O Jetta projeta essa filosofia para o futuro, através da excelência na economia de combustível e seu conceito abrangente de segurança.


BRASILEIROS QUE VISITEM BOGOTÁ E CIRCULEM DE ÔNIBUS PELA CIDADE, MUITO PROVAVELMENTE ESTARÃO USANDO UM DOS QUASE 300 ÔNIBUS VOLVO FABRICADOS NO BRASIL ADQUIRIDOS PELO MUNICÍPIO COLOMBIANO.


A Volvo Bus Latin America vendeu 274 ônibus para o SITP - Sistema Integrado de Transporte Público, capital da Colômbia. 


Foram 204 para a ETIB empresa E
TIB – Empresa de Transporte Integrado SAS (36 híbridos, 56 veículos convencionais com piso baixo e 112 com piso alto) e 70 unidades convencionais com piso baixo para a Massivo Capital. 

Os ônibus vão circular em linhas alimentadoras e complementares ao Transmilênio, BRT da cidade.

A ETIB adquiriu os veículos para substituir sua frota atual por ônibus com tecnologias menos poluentes. 


Os veículos da Massivo Capital serão destinados à reposição de frota e também para circular nas vias de ampliação do SITP. 



Os modelos convencionais possuem tecnologia Euro 5 e são 80% menos poluentes que os veículos em circulação atualmente. Já os híbridos poluem 50% menos que os modelos Euro 5.

“Optamos por renovar nossa frota com veículos Volvo pela qualidade dos ônibus que operam no Transmilênio, por possuir híbridos em seu portfólio de produtos, porque os ônibus consomem menos combustível que os ônibus que utilizamos atualmente, e ainda pelo pós-venda oferecido pela marca”, afirma Diego Martinez, gerente-geral da ETIB.

No final de 2013, o município de Bogotá baixou um decreto pelo qual adota o Plano de Melhoria Tecnológica (Plan de Ascenso Tecnológico) no transporte público que determina a substituição progressiva de veículos movidos a diesel em circulação atualmente, por outros com zero ou baixa emissão de poluentes. 


A partir dessa determinação, toda a frota circulante na cidade começa a ser substituída por ônibus com tecnologia Euro 5, ou com outras tecnologias mais limpas, como veículos híbridos e elétricos.

“Nossos veículos são uma excelente opção para atender às exigências dos administradores do sistema de transporte de Bogotá. Temos híbridos em nosso portfólio e nossos veículos movidos a diesel, além da redução de emissões característica da norma, são os mais econômicos do mercado, o que reduz ainda mais a emissão de CO2”, destaca Alexandre Selski, gerente de ônibus urbanos da Volvo Colômbia.

Os ônibus convencionais têm capacidade para 80 passageiros. São equipados com caixa de transmissão automática e um sistema de controle de aceleração que reduz o consumo de combustível e o desgaste das peças, o que, além de diminuir as emissões, diminui os custos operacionais.

A venda dos híbridos inclui um pacote de manutenção que garante a tranquilidade e a segurança do cliente. 


Os veículos possuem contrato de manutenção plena, que vai desde a troca de óleo até reparos, e um contrato de sessão da bateria do motor elétrico, pelo qual a Volvo cobra um valor mensal e assume toda a responsabilidade pela bateria, caso haja necessidade de substituição e a destinação final ambientalmente correta.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO TEM PROGRAMA DE RENOVAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DA FROTA DE CAMINHÕES, QUE HOJE TEM IDADE MÉDIA DE 17,1 ANOS. TRANSPORTADORAS FLUMINENSES VÊM ADERINDO AO PROJETO E ADQUIRINDO CAMINHÕES E APOSENTANDO OS VELHOS PESADOS. O GOVERNO ESTIMULA A DESTRUIÇÃO DE 40 MIL UNIDADES, ATÉ 2018.




A WMS World Marine Service, empresa especializada em transporte de carga aduaneira, acaba de adquirir o primeiro caminhão MAN TGX pelo Programa de Renovação de Frota do Rio de Janeiro. 

O escolhido para dar o pontapé inicial foi o imponente modelo 29.440, produzido na fábrica da MAN Latin America, em Resende, que se destaca pela robustez e tecnologia embarcada. 

Enquanto a indústria de extrapesados acima de 350 cavalos registra queda, a montadora comemora crescimento de 13% de participação frente ao mesmo período do ano passado.

O veículo percorrerá, em média, dez mil quilômetros por mês entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Esta é a primeira unidade da família MAN adquirida pela WMS, cuja frota já contempla oito caminhões Volkswagen. 

“Itens como robustez e credibilidade da marca MAN me chamaram a atenção e a oportunidade de adquirir pelo programa foi ideal para nossa necessidade. A idade média da frota nacional é bastante alta ainda e incentivos como este refletem a preocupação com a melhoria no transporte brasileiro”, fomenta Paulo Bachur, sócio-gerente da WMS e também representante do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro – Sindicarga.

Lançados no País, em 2012, os caminhões MAN chegaram para consolidar a presença da MAN Latin America no segmento de extrapesados. 

Os modelos tiveram sua configuração otimizada para atender às necessidades específicas de transporte em países emergentes, utilizando o melhor da tecnologia alemã para garantir veículos com excelente desempenho e alto nível de conforto. 

Antes de chegar às concessionárias do Brasil, os veículos percorreram um longo trajeto. 

Em três anos, foram mais de R$ 100 milhões de investimento, seis milhões de quilômetros e 100 mil horas de testes em campo, em condições extremas.

Para Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, “a primeira aquisição do MAN TGX pelo programa aumenta o leque de opções aos clientes que desejam renovar suas frotas e contribuir para o meio ambiente. 

O veículo é perfeito para operações de longas distâncias e oferece o que há de mais moderno e sofisticado em transporte de cargas, com níveis de conforto e segurança comparáveis aos de um automóvel de luxo”.

Destinado ao transporte rodoviário de médias e longas distâncias, o caminhão MAN TGX 29.440 é indicado para o transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74 toneladas, com aplicações que utilizam Combinação Veicular de Carga (CVC) tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem e tritrem. 

O veículo é equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos da roda e com capacidade máxima de tração de 80 toneladas, a maior da categoria.

Renovação de frota
O Programa de Incentivo à Renovação, Modernização e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado do Rio de Janeiro pretende renovar, em pelo menos 30%, em cinco anos, a frota de caminhões do estado. 

A MAN Latin America incentiva esta iniciativa. Desde o início do programa já foram adquiridos mais de 300 caminhões Volkswagen.

Além da WMS, a empresa Civilport, do segmento de engenharia civil, também aposta na marca e acaba de adquirir 35 unidades, entre os modelos VW Constellation 31.280 e VW Worker 17.190.

O Rio tem frota de 137 mil caminhões com idade média de 17,1 anos, embora mais da metade desses veículos rode há duas décadas. 

O objetivo do programa é reduzir esse patamar para 12 anos até 2018. Para isso, o governo estimulará com incentivos fiscais a destruição de 40 mil unidades, cerca de um terço da frota registrada no estado. 

Esses veículos deverão ser transformados em sucata nas recicladoras credenciadas.

Ao dar fim ao caminhão antigo, o caminhoneiro autônomo ou frotista obterá um "certificado de destruição" que o habilitará a comprar um veículo novo, fabricado no estado do Rio, com isenção de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

O valor de face do certificado não poderá ser inferior a 7,8% do valor do caminhão novo. O proprietário do veículo também terá o direito a utilizar um crédito, equivalente aos 12% do valor do caminhão novo, para abater, em 48 parcelas, o ICMS a ser pago sobre as atividades do caminhão no estado.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O AUDI TT QUE JÁ ERA UM DOS MAIS EMBLEMÁTICOS SURGE COM UMA NOVA ESCULTURA ESPORTIVA, MAIS ALONGADA PERMITINDO UM CARROCERIA COM LUGAR PARA QUATRO ASSENTOS E CINCO PORTAS, OBEDECENDO AO CONCEITO SPORTBACK. SURGE COM UM POTENTE MOTOR DE 400 CV ACOPLADO A UMA TRANSMISSÃO S TRONIC DE SETE VELOCIDADES. COM 450 Nm DE TORQUE CHEGA DE 0 A 100 KM/H EM MÍSEROS 3,9 SEGUNDOS. O CARRO NÃO ESTARÁ NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO PARA ENCANTAR QUEM FOR AO SALÃO DE PARIS



Ingolstadt/Paris, 1º de outubro de 2014 – Um veloz carro esportivo com quatro assentos e de cinco portas – a Audi apresenta o carro conceito TT Sportback durante o Salão do Automóvel de Paris. 

O exterior do modelo invoca o idioma de design do clássico TT, desenvolvendo o modelo para adquirir uma nova escultura alongada. Ele é movido por um motor 2.0 TFSI de alta potência que gera 400cv.

“Com o TT, a Audi criou um dos ícones do design automotivo dos últimos 20 anos” disse o prof. dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho da Audi para Desenvolvimento Técnico. 

“Desde então, projetamos os esportivos e elegantes Audi A5 Sportback e Audi A7 Sportback de cinco portas. No nosso Audi TT Sportback conceito, estamos reunindo ambos os conceitos para formar um novo membro de uma potencial família de modelos TT”, explicou.


O Audi TT Sportback conceitual cativa com a potência de 400 cv que flui através de uma transmissão S tronic de sete velocidades para a tração integral permanente quattro. 

A arrancada de 0 a 100 km/h leva apenas 3,9 segundos. 

A sofisticada suspensão e o baixo centro de gravidade garantem um manuseio dinâmico, e a carroceria integra inúmeros componentes leves de alumínio. 

Um foco a laser que complementa o farol alto está presente em cada um dos faróis dianteiros – uma inovação da Audi que incrementa significativamente a segurança ao dirigir no escuro.

A cabine virtual da Audi domina o interior de design elegante do modelo conceitual, com a tela de 12.3 polegadas substituindo os instrumentos convencionais e o monitor MMI. 

A tela exibe elementos gráficos de altíssima qualidade e permite que o motorista escolha entre vários níveis de exibição. 

No terminal MMI, o botão de pressão rotativo inclui um painel de controle sensível ao toque que é usado para inserir caracteres e gestos como em um smartphone. A operação do controle de temperatura foi realocada para as aberturas de ar.



Design externo

O Audi TT Sportback conceitual de cinco portas tem 4,47 metros de comprimento, 1,89 metros e largura, e 1,38 metros de altura, incluindo uma distância entre os eixos de 2,63 metros. 

Se comparado ao novo TT em produção, ele é 29 centímetros mais longo, 6 centímetros mais largo, e possui uma distância entre os eixos 12 centímetros mais ampla; sua altura é 3 centímetros menor que a do novo TT.

Com uma pintura em vermelho Marte, a carroceria é uma declaração de poderosa elegância: linhas de alta precisão margeiam as superfícies atleticamente abobadadas, e um solário plano é posicionado sobre uma resistente carroceria. 


As características linhas horizontais na parte frontal do novo Audi TT Sportback conceitual reforçam o visual amplo e esportivo. 

Trazendo o símbolo da quattro na sua extremidade inferior, a grade Singleframe é mais plana e mais larga do que no cupê de duas portas e inclui um painel de grade alveolar com um visual de alumínio escuro resplandecente.

As bordas laterais da grade tipo Singleframe se estendem ao longo da capota como linhas estampadas, conferindo a ele um contorno esportivo. 

Para a Audi o design costuma formar um todo coerente, com todas as linhas e superfícies do carro de exibição sendo conectadas entre si de forma lógica.

A parte frontal do Audi TT Sportback conceito possui outro recurso característico na forma de amplas e admiráveis entradas de ar. 

Emolduradas por bordas pronunciadas, as entradas de ar têm o visual de estruturas individuais e incluem painéis alveolares que preenchem seu interior. 

Uma terceira entrada plana em baixo da grade Singleframe as conecta entre si. 

A aleta que provê a estrutura da grade Singleframe apura o visual do modelo otimizando sua aerodinâmica.

Outro típico recurso de design do TT são os faróis dianteiros com novo design, com separadores que ilustram a assinatura exclusiva da luz de circulação diurna. 


No Audi TT Sportback conceitual, o foco do farol alto é provido por tecnologia laser – em cada farol dianteiro, um módulo englobando quatro potentes diodos gera um feixe de luz que ilumina várias centenas de metros. 

O foco a laser, que é ativado a 60 km/h ou mais, complementa o farol alto. 

Para o motorista, isso é um incremento significativo para a visibilidade e a segurança; uma câmera é usada para detectar e ofuscar outros usuários nas estradas.

O conceito da iluminação é complementado pelo indicador com uma tela dinamizada que também é usada nas luzes traseiras. 

Ela inclui uma série de diodos individuais que se acendem um após o outro de dentro para fora, indicando a direção selecionada pelo motorista.

A vista lateral do carro é uma indicação particularmente admirável da estreita relação entre esse modelo conceitual e o TT em produção. 

Os amplos semicírculos das cavas das rodas, cada um dos quais projeta-se em 3 centímetros, têm um visual sobreposto. 

O semicírculo da parte frontal define a borda da capota, que se estende como uma aguçada linha de ciclone entre as portas e a extremidade traseira.

O desbaste da soleira lateral, que conecta as cavas das rodas entre si, também possui uma aparência ampla e esportiva. 

No estilo clássico de um carro esportivo, os espelhos externos e seus compartimentos angulares são posicionados sobre os ombros superiores das portas. 

A parte no lado direito abriga a tampa circular do radiador, outro ícone clássico do TT.

Os ombros bem marcados da resistente carroceria do veículo sustentam um solário baixo que se alonga em direção à parte traseira. Isso segue a tendência da linha Sportback conforme implementada pela Audi nos seus modelos das séries A5 e A7. 

O pilar C plano flui de forma elegante até o ombro, e a traseira possui um visual compacto e insinuante. 

As quinas altamente arredondadas da janela traseira são uma homenagem ao TT original.

A traseira do Audi TT Sportback conceitual também é bem marcada e escultural, com cinco linhas horizontais que enfatizam sua largura. 


As luzes traseiras monobloco – que também incluem separadores verticais inspirados no modelo de corrida, o R18 – formam estruturas independentes. 

Essas são conectadas entre si pela ponta da maçaneta do bagageiro, que constitui uma guarnição contínua contornada de forma marcante.

A superfície que abriga a placa de identificação fica localizada na sombra da base do para-choque. 

Os dois grandes canos de descarga elípticos do sistema de escapamento são embutidos no difusor e conectados por uma guarnição.

Interior
O motorista e os passageiros entram no Audi TT Sportback conceitual através de portas com vidraças sem moldura. 

O interior se molda em torno delas com a precisão de um macacão esportivo. No interior, a impecável esportividade do Audi TT alcança a funcionalidade de um sedan de cinco portas. 

Isso é enfatizado por aplicações elegantes no painel de instrumentos e nas portas, assim como um longo console central que continua ao longo de toda a área interna. 

Costuras feitas à mão se estendem ao longo do console central e do ombro superior da parte frontal até o bagageiro, conferindo uma elegância esportiva para o seu interior. 

O revestimento também inclui um elegante contorno que acentua o espaço interior. Os assentos super esportivos com os apoios de cabeça integrados são acentuadamente contornados e altamente ajustáveis.

Há espaço para duas pessoas no banco de trás, e do mesmo modo que nos assentos individuais eles possuem apoios de cabeça integrados. 

Eles são separados por compartimentos de armazenamento funcionais e um confortável apoio para o braço. 

Os encostos podem ser dobrados para que grandes objetos também possam ser alojados no bagageiro em baixo da porta do bagageiro.

As linhas firmes e sinuosas criadas pelos projetistas da Audi no interior do carro de exibição são estreitamente influenciadas pelas linhas do TT em produção. 

Quando visto desde cima, o painel de instrumentos se parece com a asa de um avião e as cinco aberturas de ar arredondadas fazem lembrar motores a jato. 

Os controles de aquecimento dos bancos, recirculação do ar, temperatura, e a distribuição e potência do fluxo de ar estão localizados sobre seus eixos. 

A eliminação do clássico painel de controle de ar condicionado e do monitor MMI tornou possível projetar o painel de instrumentos segundo uma arquitetura leve e insinuante que é totalmente voltada para o motorista.

A cabine virtual da Audi, com o conjunto de instrumentos digitais, substitui os painéis físicos convencionais e o monitor central MMI. 

O motorista pode navegar pela tela de 12.3 polegadas em vários níveis para visualizar elementos gráficos de altíssima qualidade. 

O sistema é operado através do volante multifuncional ou do terminal MMI. O painel de controle sensível ao toque localizado no botão de pressão rotativo arredondado é usado para digitar caracteres e também processa vários gestos dos dedos – o motorista pode ampliar a visualização do mapa como ele faria em um smartphone.

Mantendo seu caráter de elegância esportiva, o interior do Audi TT Sportback conceitual é definido pelo uso de materiais de alta qualidade. 

O painel de instrumentos e a área superior das portas são da cor granito cinza escuro. 

Os apoios de braço das portas, o console central e os assentos utilizam um novo couro macio em bege pergaminho – este é processado para proporcionar um visual particularmente quase natural e possui um brilho sedoso. 

O ombro superior da porta é acolchoado em tecido Alcântara, na cor bege pergaminho. O estofamento do assento inclui um padrão no formato de um diamante. 

Os reforços laterais dos assentos são aparados com faixas realçadas especiais feitas de couro cinza escuro, que são fixadas com fios vermelhos usando uma técnica de costura especial.

O painel de instrumentos e as guarnições das portas contêm superfícies decorativas com um visual em alumínio escuro. 

Outros realces desse visual são proporcionados pelos fechos nas laterais dos assentos e pelos anéis aparadores das aberturas de ar. 

O conceito das cores e dos materiais é complementado por tapetes pretos feitos de material emborrachado que também cobre o piso do bagageiro.

Transmissão
O motor 2.0 TFSI do Audi TT Sportback conceitual cativa com suas características de desempenho: ele gera 400 cv de potência a 6.400 rpm, com um rendimento específico de 200 cv por litro de deslocamento. 

O motor de quatro cilindros aplica 450 Nm de torque no virabrequim entre 2.400 e 6.000 rpm, com mais de 300 Nm já disponíveis a apenas 1.900 rpm.

Como membro da família de motores Audi EA 888, há um amplo pacote de tecnologias de última geração a bordo para a unidade de injeção direta turbocomprimida. 

O ajuste da árvore de cames nos lados de entrada de ar e do escapamento e o sistema Audi Valvelift, que varia o curso das válvulas do escapamento em dois estágios, garantem um bom suprimento das câmaras de combustão. 

Com carga parcial, a injeção indireta complementa a injeção direta FSI. O coletor de escape embutido na cabeça dos cilindros é um componente importante da gestão térmica. O fluxo de fluido refrigerante é gerido por um potente módulo lateral rotativo.

Para gerar alta potência de rendimento, o 2.0 TFSI passou por profundas modificações, incluindo pistons especiais de alumínio com um canal de arrefecimento integrado e um virabrequim feito de aço forjado de ultra alta potência. 

O cárter consiste de uma liga de fundição nova e de alta resistência, e a cabeça dos cilindros foi projetada para prover uma maior taxa de fluxo de gás. 

O turbocompressor também foi redesenhado e acumula um aumento máximo relativo de pressão de 1,8 bar. 

Ele contém uma roda de turbina de fluxo misto que é muito conhecida pelo seu desempenho de arranque particularmente rápido. 

Ao dirigir, as dinâmicas extremas da unidade de quatro cilindros são impressionantes. 

O motor turbocomprimido de injeção direta acelera o Audi TT Sportback conceitual de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, demonstrando possuir excelentes características de resposta e rodando a 7.200 rpm até a máxima velocidade nominal. 

O som esportivo do motor se torna ainda mais ressonante como o aumento da carga e da velocidade do motor.

A força do motor flui para uma compacta transmissão S tronic de sete velocidades com um layout de três eixos que realiza trocas diretas de marchas em centésimos de segundo. 

O motorista pode deixar que a transmissão de embreagem dupla opere segundo dois programas automáticos, ou assumir o controle usando as alavancas do volante.

A potência na estrada é gerada pela tração integral e permanente quattro. Para obter uma ótima distribuição do peso, a embreagem multi-disco hidraulicamente ativada e controlada eletronicamente fica localizada no eixo traseiro. 

O sistema de transmissão da quattro controla ativamente a distribuição de torque entre os eixos em questão de milésimos de segundos, ampliando assim o manuseio dinâmico do carro.

Chassis
A suspensão também reflete o expertise tecnológico por trás do Audi TT Sportback conceitual. 

A suspensão frontal se baseia no sistema McPherson; componentes de alumínio reduzem o peso das massas não suspensas do chassis. 

A suspensão com quatro pontos de apoio é capaz de processar separadamente as forças longitudinais e transversais.

As rodas grandes têm 21 polegadas de diâmetro e um formato de pneu 255/30. Os quatro discos dos freios no formato 18 polegadas possuem um design em onda redutor de peso.

O Electronic Stabilization Control (Controle Eletrônico de Estabilização/ESC) dá um toque final à dirigibilidade do modelo. 

Uma sub-função do ESC é ativada no limiar da curva – através da aplicação mínima dos freios sobre as rodas na parte interna da curva, que suportam uma carga menor, e o controle seletivo de torque sobre as rodas desvia o torque de tração para as rodas na parte externa da curva. 

Para o motorista, isso significa um maior incremento em termos de neutralidade, estabilidade e tração.

Carroceria
A carroceria exerce um papel fundamental para a construção leve do Audi TT Sportback conceitual com base na matriz transversal modular (MQB). 
Toda a seção frontal é feita de aço. 

O piso do compartimento de passageiros inclui componentes de aço moldados a quente e de alta resistência que, graças às suas impressionantes propriedades de resistência, possuem paredes finas e são igualmente leves. 

A estrutura do compartimento, a camada externa, e as portas e tampas são feitas do clássico nódulo fundido com perfil extrudado e metal laminado para produtos de alumínio semiacabados da Audi.

Com seu conceito composto, a carroceria representa a mais recente evolução da Audi Space Frame (Estrutura Espacial da Audi/ASF). 

Sua construção híbrida assegura que o carro de exibição possua um baixo centro de gravidade – ideal para a direção esportiva.

SCANIA LANÇA NOVO PROGRAMA MAIS DE MANUTENÇÃO COM MAIS SERVIÇOS. A COMPANHIA, QUE SUBSTITUIU O GERENTE DE VENDAS, PEÇAS E SERVIÇOS, NO BRASIL, TEM HOJE 115 CONCESSIONÁRIAS NO PAÍS

Pietro Nistico Neto, novo gerente de Vendas de Peças e Serviços.

Atenta às demandas do mercado e mantendo sua filosofia de se antecipar às necessidades dos clientes, a Scania lança o Mais, a nova categoria do Programa de Manutenção da empresa, que passa a oferecer cinco níveis. 

Além disso, o Departamento de Serviços registra a chegada de Pietro Nistico Neto como novo gerente de Vendas de Peças e Serviços para o Brasil. 

O executivo substitui Silvio Renan Souza, transferido para a Scania México.

De acordo com Fabio Souza, o aumento na aquisição de serviços por parte dos transportadores é uma tendência definitiva, pois a redução dos custos operacionais é garantida. 

No balanço do primeiro semestre de 2014 em comparação ao mesmo período de 2013, houve incremento de 12,6% nas vendas de peças e de 8% nas de programas de manutenção da Scania. 

“O transportador vem comprovando que o portfólio Scania gera mais disponibilidade e produtividade na frota”, completa Souza.

Outro destaque da área é o aumento pelo interesse no Scania Serviços Dedicados – o atendimento na estrutura do cliente –, que torna a operação mais ágil e rentável. 

Para isso, a concessionária Scania local monta sua instalação para o trabalho personalizado dentro da empresa do cliente, seja de caminhões (semipesados, rodoviários ou fora de estrada) ou de ônibus (urbanos ou rodoviários).

“Mas não adianta lançar novos tipos de serviços sem contar com uma rede de concessionárias capacitada para atender o cliente com qualidade”, salienta Souza. 

Para acompanhar o aumento da frota Scania no País, a rede recebe constantes investimentos. 

“Atualmente, temos 115 pontos de atendimento, que cobrem 100% do território nacional. Até 2015, nossos planos são de chegar a 133 unidades.”

Scania Mais

O novo Programa de Manutenção Scania agora conta com cinco categorias. A novidade, o Scania Mais, contempla todas as revisões e a mão de obra necessárias à realização das manutenções corretivas decorrentes de desgaste natural. 

O valor será calculado a partir de variáveis como tipo de veículo, implemento utilizado, aplicação/operação, quilometragem rodada por ano, treinamento do motorista e tempo contratado. 

O pagamento é feito por meio de uma taxa mensal cobrada conforme a quilometragem rodada. “Dessa forma, o cliente mantém o controle dos gastos com revisões básicas e não se preocupa com a mão de obra da ação corretiva”, explica Pietro Nistico Neto.

As outras quatro categorias do Programa de Manutenção Scania são Premium, Trem de Força, Standard e Compacto, que oferecem o mais moderno e eficiente controle de custos da manutenção das frotas de caminhões ou de ônibus.

Serviços: ponto 
fundamental da estratégia Scania

As Soluções de Serviços Scania oferecem um portfólio desenvolvido para cada segmento, de caminhões, ônibus ou motores, buscando a máxima disponibilidade dos produtos. 

As soluções contemplam: Scania Assistance, um serviço de emergência 24 horas durante todo o ano e em qualquer localidade do Brasil (0800-019-4224), assistência técnica, programas de manutenção, treinamento de motoristas, consultoria de desempenho, sistema de diagnose e programação, manutenção flexível, atendimento remoto, Scania Oil, peças, sistema de troca de peças, pacotes de serviços, mão de obra especializada, reformadora e garantia Scania.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

NOVO FOX E SAVEIRO CABINE DUPLA SÃO DESTAQUES DA VOLKSWAGEN NO CONGRESSO E MOSTRA SAE BRASIL 2014, QUE ACONTECE ATÉ O DIA 2 EM SÃO PAULO


A Volkswagen do Brasil marca presença no 23º Congresso e Mostra Internacionais SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) Brasil de Tecnologia da Mobilidade 2014, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, sob o tema "Construindo a Mobilidade Inteligente - os Veículos do Futuro". 

Como uma das patrocinadoras do evento, a marca apresentará em seu estande seus mais recentes lançamentos, o Novo Fox Highline e a Saveiro Cross Cabine Dupla, além do inovador motor EA 211 1.0l de três cilindros, que equipa o up! e Fox BlueMotion. 

Representada por seus profissionais, a Volkswagen do Brasil também estará presente em painéis e debates sobre tecnologia e desafios da mobilidade urbana.

Entre os destaques, o gerente executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança e Predições Veiculares, Antonio Carnielli Jr., fará a palestra “Mobilidade – Visão do Futuro”, dentro do painel “Soluções da Engenharia para os Desafios da Mobilidade Urbana”; o gerente executivo de Academia e Gestão de Competências Corporativas, Raimundo Ramos, falará sobre “Desenvolvimento da Escola de Manufatura Volkswagen para o Futuro”, como parte do painel “Gestão de Conhecimento na Manufatura”; e o gerente de Compras Produtivas Químico Externo, Till von Bothmer, participará do painel “Compras Automotivas: Estratégias para o Futuro”.

“O Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil é uma vitrine para apresentarmos os produtos e as inovações da Volkswagen a importantes públicos de relacionamento da empresa, como empresários, executivos, autoridades, acadêmicos e jornalistas. Por isso, estamos levando ao evento nossos mais recentes lançamentos e tecnologias”, explicou Frank Sowade, diretor da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil e vice-presidente da SAE Brasil. 

A programação do Congresso também inclui homenagem para profissionais de destaque no setor da mobilidade. 

Neste ano, o homenageado da área de Manufatura será o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

Estande da Volkswagen
Os visitantes poderão conhecer no estande da Volkswagen do Brasil o inovador motor EA 211 1.0l de três cilindros, que equipa o up! e o Fox BlueMotion, e também os recém-lançados Novo Fox Highline e Saveiro Cross Cabine Dupla, que são referência em tecnologia, segurança, sofisticação e desempenho em seus segmentos.

O Novo Fox chega como o veículo com mais recursos de tecnologia de seu segmento. Entre os destaques do Novo Fox estão o controle eletrônico de estabilidade (ESC), a ampla gama de motores e transmissões – incluindo o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv e o inédito câmbio manual de seis marchas, o sistema Easy Drive (direção com assistência elétrica) e os faróis de neblina com acionamento automático de luz nas conversões (cornering light).

O modelo passa a ser o primeiro carro nacional da Volkswagen a trazer a evolução do design mundial da marca. A característica mais marcante na frente do Novo Fox são os faróis, mais inclinados. Assim como na dianteira, todos os componentes da parte de trás do modelo são novos. O interior do Novo Fox também está mais moderno e sofisticado.



A Saveiro Cabine Dupla mantém o compromisso de oferecer, ao mesmo tempo, excelente espaço na cabine, com capacidade para acomodar cinco adultos confortavelmente, e ampla área útil da caçamba. Disponível em três versões (Trendline, Highline – que estreia na Saveiro Cabine Dupla – e Cross) e com duas opções de motores, a Saveiro Cabine Dupla traz uma série de inovações, estabelecendo um patamar superior em recursos de segurança na categoria.

Entre eles: freio a disco nas quatro rodas e três apoios de cabeça no banco traseiro de série em todas as versões, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), freios ABS com função off-road, controle de assistência de partida em rampa (HHC) e o melhor índice de reparabilidade da categoria, de acordo com o Cesvi Brasil.

Confira a participação de profissionais da Volkswagen do Brasil no “Congresso SAE Brasil 2014”:

Painéis temáticos

Painel “Compras”
Data: 1/10, às 9h
Local: Auditórios Santana 2 e 3
Palestrante convidado: gerente de Compras Produtivas Químico Externo da Volkswagen do Brasil, Till von Bothmer (um dos palestrantes).
Tema principal: “Compras Automotivas: Estratégias para o futuro”

Painel “Manufatura”
Data: 2/10, às 11h
Local: Auditório Santana 1
Palestrante convidado: gerente executivo de Academia e Gestão de Competências Corporativas da Volkswagen do Brasil, Raimundo Ramos (um dos palestrantes).
Tema principal: “Gestão de Conhecimento na Manufatura”

Cerimônia de Encerramento
Data: 2/10, às 19h30
Local: Expo Center Norte
Participação: Frank Sowade, diretor da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil e vice-presidente da SAE Brasil.

Números do congresso
Em sua 23ª edição, o Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil 2014 dissemina conhecimento, inovações, tendências e pesquisas, além de se manter como referência técnico-científica em relação à mobilidade.

O Congresso SAE Brasil é o maior fórum do gênero no Hemisfério Sul e o segundo do mundo depois do SAE Congress, promovido pela SAE International em Detroit (EUA), contando com a participação de indústrias automobilísticas e sistemistas.

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