![]() |
Nova rota começa a operar em 26 de outubro, com dois voos semanais, e coloca São Luís no mapa de ligações regulares de passageiros com a Europa
As capitais maranhense, São Luís, e portuguesa, Lisboa, terão uma conexão maior a partir deste ano. O Governo do Maranhão e a TAP Air Portugal anunciaram, na quarta-feira (4), o lançamento da rota Lisboa - São Luís, com início em outubro.
A rota Lisboa–São Luís integra a estratégia do Governo do Estado para ampliar a conectividade e impulsionar o turismo no Maranhão. Pela primeira vez, a capital maranhense passa a contar com voos internacionais regulares de passageiros, com ligação direta à Europa, por meio do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.
Com a nova ligação, a TAP também expande sua atuação no Brasil, fazendo de São Luís o 15º destino da companhia no país e consolidando a empresa como a aérea europeia com maior presença no país. Serão dois voos semanais conectando diretamente o Maranhão à Europa, através do hub da companhia em Lisboa. As operações começam dia 26 de outubro deste anoá
Operação
Os voos serão operados com aeronaves Airbus A321LR, reconhecidas pelo conforto e eficiência em voos de longo curso, com capacidade de 16 passageiros na classe executiva e 155 na econômica, através da rota Lisboa (LIS) – São Luís (SLZ) – Fortaleza (FOR) – Lisboa (LIS) duas vezes por semana.
![]() |
| @socorroaraújo (Foto: Foicinha) |
Frequências
Os voos Lisboa–São Luís ocorrerão às segundas-feiras e quintas-feiras, com partida às 19h05 e chegada às 00h10 do dia seguinte. Já o voo São Luís–Lisboa (via Fortaleza) acontecerá terças-feiras e sextas-feiras, com partida à 01h40, escala em Fortaleza às 3h, saída às 4h30 e chegada a Lisboa às 14h50.
Com esta nova ligação, a TAP amplia as opções de conectividade internacional, facilitando o acesso do Maranhão a diversos destinos europeus e reforçando sua presença no Nordeste brasileiro.
Impacto turístico
Esta nova ligação representa um impulso significativo para o turismo no Maranhão, facilitando o acesso internacional a um destino conhecido pelo seu centro histórico classificado como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pela proximidade aos Lençóis Maranhenses e facilidade de acesso a outros polos turísticos como o Delta das Américas e pela forte identidade cultural.
O ano de 2025 marcou a consolidação do turismo no Maranhão com aumento no número de visitantes, crescimento no fluxo aéreo, alta ocupação hoteleira e fortalecimento dos principais polos turísticos, segundo dados do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA).
Foram 2.013.951 passageiros transportados, entre embarques e desembarques, crescimento de 13,67% em relação a 2024, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), analisados pelo Obstur-MA. Outro indicador relevante foi a ocupação hoteleira. Em São Luís, a taxa média chegou a 85,62%, encerrando o ano com alta demanda por meios de hospedagem.
![]() |
| Roadshow do leilão do Aeroporto do Galeão - Eduardo Oliveira/MPor |
Governo Federal conclui roadshow do leilão do
Aeroporto do Galeão, previsto para 30 de março
![]() |
| Paz Lovisolo, presidente Executiva da Flybondi |
Flybondi tem primeira CEO de sua história, Paz Lovisolo e o ex-CEO, Mauricio Sana, se torna vice-chairman
Buenos Aires, fevereiro de 2026 - A COC Global Enterprise, fundo de investimento sediado nos Estados Unidos com sólida presença na Argentina, anunciou alterações na estrutura de liderança da Flybondi, primeira companhia low cost a conectar Brasil e Argentina, e da OCA. A presidência executiva da Flybondi será assumida por Paz Lovisolo, que já atua como presidente da companhia aérea e participa ativamente das decisões estratégicas junto ao Conselho de Administração.
Lovisolo faz história ao se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de CEO na empresa. Ela manterá simultaneamente sua função de General Counsel da COC Global Enterprise, liderando processos de aquisição em múltiplos países e assuntos regulatórios do grupo.
Em sua nova posição na Flybondi, Lovisolo conduzirá um estágio crucial na evolução da aérea, após o anúncio de um plano de expansão de frota com investimento estimado em aproximadamente US$ 1,7 bilhão. A iniciativa apoiará o crescimento contínuo e a expansão para novos mercados na América Latina e no Caribe, por meio da incorporação de aeronaves de última geração e ganho de eficiência operacional.
Neste novo cenário, Mauricio Sana, até então CEO da Flybondi, assume novas responsabilidades como vice-chairman da companhia e passa a ocupar também o cargo de CEO da OCA. Durante sua gestão na low cost, Sana liderou um ciclo de consolidação operacional e expansão. A estratégia sob sua gestão focará em inovação tecnológica e qualidade de serviço em uma estrutura que conta com mais de 8.500 trabalhadores.


.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário