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sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Conheça o funcionamento das novas gerações de motores da Renault e veja porque são mais econômicos



   COLUNA 

MECÂNICA ONLINE®




Novas gerações de motores 1.0 SCe e 1.6 SCe foram desenvolvidos no centro de engenharia Renault Tecnologia Américas (RTA)

O princípio de funcionamento mecânico no motor de combustão interna continua o mesmo ao passar dos anos. 


O que observamos por parte da engenharia é encontrar meios de obter o máximo da eficiência energética do combustível durante seu funcionamento.

Do sistema com carburação para injeção eletrônica, injeção direta de combustível, downsizing, entre outras tecnologias e recursos para tirar o máximo de energia produzida pelo motor. 


Estamos evoluindo para garantir alta eficiência, prazer ao dirigir e baixo custo de manutenção.

Desenvolvidos pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, a Renault lança os novos motores 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) para a linha Sandero e Logan e 1.6 SCe para Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch.

O 1.0 SCe 12V de três cilindros traz inovações como duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, tecnologia inédita entre os motores de entrada. Todo em alumínio, é 20 kg mais leve que o seu antecessor.

Já o 1.6 SCe 16V de quatro cilindros traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote e outras novidades que garantem alta eficiência e bom desempenho. Também em alumínio, é 30 kg mais leve.

No aspecto de tecnologia temos o ESM (Energy Smart Management) sistema de regeneração de energia que já equipa Duster e Duster Oroch com o motor 2.0 desde a metade do ano. 


O funcionamento é simples e eficiente: durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. 

Nesse momento, o alternador passa  automaticamente a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. 

Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração. Esse sistema garante um consumo até 2% menor.

Já a bomba de óleo com vazão variável (1.0 SCe) é mais uma solução que surgiu nas pistas de competições e chega aos carros de rua. 


Ela ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação e a carga do motor. Como resultado, o motor absorve menos energia e, consequentemente, fica mais econômico.

Outra novidade é a adoção da direção eletro-hidráulica em todas as versões, que representa uma condução ainda mais leve e um menor esforço na hora de realizar manobras. 


A direção com esforço variável ainda se ajusta de acordo com a velocidade, ficando mais pesada em altas velocidades e proporcionando maior segurança. 

Como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico à parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e se reduz em até 3% o consumo de combustível.

O motor 1.6 SCe traz ainda o sistema Stop&Start, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas. 


Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível e está disponível nos modelos Sandero e Logan, de forma que pode ser ativado/desativado conforme a necessidade do motorista por meio de um botão à esquerda do volante.

O novo motor 1.0 SCe deixa Sandero e Logan até 19% mais econômicos. Com o 1.6 SCe, a economia chega até 21%. 


Hatch e sedã equipados com os novos motores e câmbio manual são destaques do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com nota “A”. 

Já Duster e Duster Oroch equipados com o 1.6 SCe estão até 18% e 16% mais eficientes, respectivamente.

No 1.0 SCe os anéis de pistão, tuchos e polias variáveis (VVT) são revestidos em DLC (Diamond Like Carbon), um composto de carbono com propriedades de dureza muito altas por causa da sua estrutura similar ao diamante (daí a inspiração para o seu nome).

Outra evolução é a utilização de corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa a troca e garante baixo custo de manutenção.

O 1.0 SCe é ainda mais potente que o seu antecessor. O motor gera 82 cv de potência quando abastecido com etanol e 79 cv com gasolina – 2 cv a mais que o antigo quatro cilindros, seja com qual for o combustível.

No 1.6 SCe, esses elementos são revestidos em PVD (Physical Vapor Deposition). Estes revestimentos reduzem atrito e desgaste do motor, além de contribuir para uma melhor eficiência energética. 


Tanto o DLC quanto o PVD são soluções que surgiram nas pistas da Fórmula 1 e agora ganham as ruas.

Assim como o 1.0 SCe, o novo 1.6 SCe utiliza corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa a troca. 


Traz ainda sistema de acessórios com acionamento através de correia elástica (sem polia tensora), que garante baixo custo de manutenção.

Com os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, Sandero e Logan ficam entre os carros mais econômicos de suas categorias (na cidade e com gasolina), segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). 


O hatch 1.0 é o único modelo de seu segmento a superar a casa dos 14 km/l, enquanto o sedã 1.0 se destaca pelo consumo de 13,8 km/l. 

Com o motor 1.6, o hatch atinge a excelente marca de 12,8 km/l, enquanto o sedã chega a 13 km/l. Já o Duster 1.6 dá um salto de 9,5 km/l para 11,3 km/l com o novo motor.

Destaques do motor 1.0 SCe:


· Duplo comando de válvulas variável

· Bloco do motor, cabeçote, pré-carter e cárter em alumínio

· Comando de válvulas por corrente no lugar de correia

· Polias, tuchos e anéis de pistões com revestimento em DLC (Diamond Like Carbon)

· Tampa de cabeçote plástica com bolhas de ar

· Coletor de escapamento integrado ao cabeçote

· Bielas fraturadas

· Bielas forjadas em aço

· Virabrequim de aço forjado

· Bomba de óleo de vazão variável

Destaques do motor 1.6 SCe:

· Bloco do motor, cabeçote, cárter e pré-carter em alumínio

· Duplo comando de válvulas variável na admissão

· Comando de válvulas por corrente no lugar de correia

· Injetores posicionados no cabeçote

· Pistões e anéis com baixo atrito

· Coletor de escapamento integrado ao cabeçote

· Bielas forjadas em aço

· Virabrequim de aço forjado

· Sistema de acessórios com acionamento através de correia elástica
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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online®(www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.


Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Audi, BMW, Daimler, Ford e Porsche fecham acordo para implantação de uma rede de 400 postos de abastecimento de carros elétricos até 2017. Na Europa, já existem 180 mil postos de recarga em estradas e cidades. O mundo avança incentivando o uso de carros elétricos e híbridos e no Brasil... nada. Entretanto, a anunciada VW Amarok Diesel ficou para 2017, com preços que variarão de R$ 114 mil (cabine simples) e 178 mil (cabine dupla)


Alta Roda 

Nº 917

Fernando Calmon — 




EMPURRÃO ELÉTRICO

Quatro grandes nomes da indústria automobilística mundial acabam de anunciar um acordo sobre a criação de uma rede própria de abastecimento de carros elétricos, em estradas e autoestradas europeias. 

Audi, BMW, Daimler (Mercedes-Benz), Ford e Porsche decidiram adotar a tecnologia CCS (Sistema de Carregamento Combinado, na sigla em inglês) de alta potência: até 350 kW. 

O acordo envolve todas as marcas dos grupos e é uma plataforma aberta para adesão de qualquer outro fabricante.

Empurrão importante, pois até pouco tempo não havia uniformidade nem no tipo de tomada padronizada de encaixe no veículo. 


Por outro lado, a iniciativa prevista para 2017 demonstra a indústria ter deixado a inércia para trás e decidido não esperar governos ou empresas de eletricidade para investir na infraestrutura. Mas convém certa cautela ao analisar a decisão, longe de resolver outros empecilhos.

Primeiro: apenas 400 pontos serão inaugurados em 2017 e até 2020 a rede será ampliada. 


Na Europa, para comparar, há cerca de 180.000 postos convencionais de abastecimento em ruas e estradas. 

Segundo: a recarga elétrica será ultrarrápida, mas não se anunciou qual o tempo gasto. Em três minutos ou menos é possível restabelecer 100% da autonomia de um veículo comum. 

Espera-se algo entre 10 e 15 minutos para 80% da autonomia nominal (os 20% restantes levariam um tempo 10 ou mais vezes maior).

Terceiro pormenor, ainda por esclarecer, é se as recargas desse tipo diminuirão bastante a vida útil das baterias. 


Há novas unidades de íons de lítio em desenvolvimento, até com autonomia ampliada. 

Porém, pelo que se sabe no momento, abastecimento ultrarrápido (semanal, por exemplo) doerá muito no bolso do proprietário em médio prazo.

Por coincidência, a SAE organizou semana passada, em São Paulo, o VI Simpósio de Veículos Elétricos e Híbridos. 


Foram 17 palestras, nem todas pintando cenários róseos à frente. Entre os problemas, a grande desvalorização dos atuais carros elétricos no mercado de usados justamente por não se saber qual é a verdadeira durabilidade da bateria de íons de lítio (com 80% de sua vida útil não gera mais potência para mover o veículo). 

Sem falar na reciclagem, responsabilidade do fabricante do carro. Tesla, por exemplo, suspendeu o abastecimento gratuito de seus modelos nos EUA.

Estudo abrangente sobre o futuro desse mercado no mundo foi apresentado por Jomar Napoleão, da consultoria internacional LMC, representada aqui pela Carcon. 


A demanda por automóveis híbridos recarregáveis em tomadas, ainda com motores a combustão, crescerá rapidamente até pelo menos 2026. 

Modelos elétricos exclusivos com baterias não terão como deslanchar antes de 2022.

Somando-se os dois segmentos, a previsão é de que dentro de 10 anos a eletrificação combinada ou isolada possa alcançar 26 milhões de unidades vendidas em um ano, ou 25% da comercialização mundial. 


A China estará à frente com 10 milhões de veículos, seguida pela Europa (7,8 milhões) e EUA (3,4 milhões). 

Em torno de 5 milhões estarão espalhadas pelo mundo com predominância bastante acentuada do Japão.

Para o Brasil, em especial, a consultoria não fez previsões. Tudo que depender de subsídio ou estímulo ao consumidor não aparece no radar.


RODA VIVA

SALÃO do Automóvel de São Paulo, encerrado no último dia 20, não chegou a bater recorde de público. 

Apesar de instalações bem superiores ao anterior Parque Anhembi, atraiu 715.477 visitantes (ante os cerca de 750.000 da edição anterior). 

Possível reflexo da situação econômica, mas foi o Salão mais conectado do mundo com 759 mil fãs no Facebook.

NOVO motor Firefly de 3 cilindros/1 litro/77 cv (etanol) estreia agora no Mobi. A Fiat o colocou no meio da gama de seu subcompacto com preços entre R$ 39.870 e R$ 49.020. 


Também estreou o aplicativo que transforma o smartfone em central multimídia, porém caro demais. Motor se destaca antes de tudo pela suavidade. Baixo peso do modelo também ajuda.

HONDA atendeu a apelos e oferece câmbio manual no novo Civic Sport. Motor de 2 litros e câmbio de seis marchas traz saudades (engates e curso de alavanca ótimos), mas nível de vendas será muito baixo. 


No outro extremo, o Touring com o turbo de 1,5 litro (só gasolina) tem desempenho melhor, mas apenas na posição “S” do câmbio CVT anima o motorista.

PICAPE Amarok 2017 recebeu interior novo (inclui sistema de infotenimento mais moderno), além de mudanças na grade e para-choque dianteiro. 


Todas as versões receberam sistema de frenagem automática pós-colisão que deveria ser recurso universal de segurança. 

Motor V-6 diesel ficou para 2017. Preços: de R$ 113.990 (cabine simples) a R$ 177.990 (cabine dupla).

EXPLICAÇÃO: na coluna anterior, sobre 60 anos do primeiro carro nacional convencional (perua DKW-Vemag), o decreto que criou o Geia é de 16 de junho de 1956. 


Mas, a indústria foi pautada pelo decreto de 26 de fevereiro de 1957, mais completo e específico, exigindo mínimo de quatro passageiros (incluído o motorista). Havia total lógica nessa decisão.

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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2


quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Um importante guia que pode influenciar quem deseja comprar um carro acaba de ser divulgado pela Cesvi Brasil. Aponta o Ford Focus, topo de linha, o carro mais seguro à venda no Brasil, seguido do Jeep Renegade. Vale a pena dar uma boa olhada, pois segurança deve ser uma grande preocupação na hora de adquirir um automóvel




Ranking dos carros mais seguros no Brasil, de acordo com o Cesvi:

Montadora
Versões
Estrelas

Nota
1
Ford
Focus Hatch Titanium Plus 2.0 AT
4
22
2
Jeep
Renegade Limited Edition
4
23
3
Ford
Ranger Limited 3.2 Diesel 4×4 AT
4
25
4
Jeep
Renegade 1.8
4
25
5
Jeep
Renegade Longitude
4
25
6
Jeep
Renegade Sport
4
25
7
Jeep
Renegade Sport 75 anos
4
25
8
Jeep
Renegade Trailhawk
4
27
9
Ford
Focus Hatch SE Plus 1.6
4
27
10
Ford
Focus Hatch SE Plus 2.0 AT
4
27
11
Ford
Ranger XLT 3.2 Diesel 4×4 AT
4
28
12
Volkswagen
Golf GTI 2.0 TSI
4
28
13
Honda
Civic Touring
4
29
14
Ford
Ranger Limited Edition 2.5 Flex – MT
4
29
15
Ford
Ranger XLS 2.2 Diesel 4×4 – MT
4
29
16
Honda
Civic EX
4
29
17
Honda
Civic EXL
4
29
18
Honda
Civic Sport
4
29
19
Ford
Ecosport Free Style Plus 1.6 AT
4
29
20
Ford
Ecosport Titanium 2.0 AT
4

29
O CESVI Brasil, Centro de Experimentação e Segurança Viária, divulgou, esta semana, um levantamento dos carros mais seguros à venda no Brasil. Trata-se da primeira atualização do índice desde que foi criado em 2008.
A análise classificou os veículos mais vendidos em 2015, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Foram estudadas 293 versões, provenientes de 58 veículos de 14 montadoras, base que representa cerca de 90% dos veículos novos comercializados no ano passado.

Pelo critério, os veículos que tiverem a nota de menor número (entre 10 e 60), são os melhores colocados em termos de segurança. Também são classificados de 1 a 5 estrelas, no qual quanto maior o número, melhor é a posição do carro no ranking.

No quesito Segurança Ativa são avaliados itens como freios (ABS), assistência à frenagem (BAS); distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS).

Já em Segurança Passiva são avaliados 18, entre os quais, barras de proteção lateral, Isofix, encosto de cabeça para todos os ocupantes e número de airbags, entre outros.

Novidade no estudo, a categoria Assistência à Condução contempla 16 itens como alerta de saída de faixa, desembaçador traseiro e limitador de velocidade, entre outros.

Também nova, a categoria Assistência à Segurança avalia cinco itens: alerta de desativação de airbag (visível), de uso de cinto de segurança para motorista, para passageiro dianteiro, para todos os ocupantes e detector de fadiga.

Com a atualização, o índice também passou a incluir o grupo Proteção ao Pedestre, onde são considerados componentes que têm como objetivo minimizar danos pedestres em caso de acidentes, como capô ativo, barras de proteção (posicionadas na região dianteira dos veículos, evitam agravamento de danos à pessoa atropelada) e airbag para pedestres.



quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Serão conhecidos, amanhã (8/12, os vencedores do 18º Prêmio Imprensa Automotiva. As marcas concorrem em 10 categorias, entre as quais na primeira fase foram escolhidos os finalistas a serem eleitos amanhã



Durante o almoço de comemoração dos 18 anos da Abiauto - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva -, que será realizado a partir das 12 horas desta quinta-feira (8/12), em São Paulo, serão eleitos os Melhores Carros de 2016.

O The Factory Buffet será palco da eleição a que estarão presentes os principais executivos da indústria automobilística nacional e internacional e o juri formado por 21 profissionais da Imprensa Automotiva que elegerá os ganhadores do 18º Prêmio Imprensa Automotiva.

"Vamos comemorar o fortalecimento de nossa entidade, que foi totalmente regularizada e saneada depois de muito trabalho e luta. E ao mesmo tempo vamos destacar os principais produtos e ações de nossa forte indústria automobilística, através de votação de um colegiado formado por jornalistas especializados, o que certamente dará a credibilidade e o aval técnico que sempre pautou a nossa tradicional premiação", ressalta a jornalista Célia Murgel, presidente da ABIAUTO.

Lembrando os modelos finalistas em cada uma das categorias:
MELHOR COMPACTO
Chevrolet Onix
Fiat Mobi
Ford Fiesta
Hyundai HB20
Peugeot 208
VW up!

MELHOR MINIVAN
Chevrolet Spin
Citroën AirCross
Honda Fit
Peugeot 2008
Subaru Outback

MELHOR PICAPE

Chevrolet S10
Fiat Toro
Ford Ranger
Renault Oroch
Toyota Hilux

MELHOR IMPORTADO
Audi A4
Ford Fusion
Nissan Sentra
Subaru Impreza
VW Passat

MELHOR SUV
Audi Q3
Ford Edge
Honda HR-V
Jeep Compass
Nissan Kicks

MELHOR NACIONAL

Audi A3
Chevrolet Cruze
Honda Civic
Mercedes C180
VW Golf

MELHOR ESPORTIVO

Audi RS 3
Audi TTS
Chevrolet Camaro
Mercedes C AMG
Subaru WRX

CARRO VERDE

BMW i3
Ford Fusion Hybrid
Lexus CT 200
Mitsubishi Outlander PHEV
Toyota Prius

DESIGN 2016


TECNOLOGIA 2016

Um verdadeiro tesouro automobilístico, embora em muito mau estado, foi encontrado num túnel de uma pedreira na região central da França. Suspeita-se que os carros estão guardados nesse local, que não foi divulgado, há cerca de 70 anos e pertenciam a moradores da região que os esconderam dos nazistas




Diversos automóveis clássicos, na sua maioria dos anos 30, estavam escondidos dentro de um túnel de uma pedreira na região central de França. 


Segundo o Daily Mail, acredita-se que este tesouro automobilístico eteja guardado neste local há mais de 70 anos.




Entre os automóveis encontrados existem também alguns de anos posteriores e até modelos mais recentes. 

Estão praticamente todos em péssimo estado de conservação, na sua maioria destruídos pela corrosão associada à umidade deste local.


Acredita-se que, com o avanço alemão nazista para o interior da França, os habitantes do local tenham escondido os seus veículos na pedreira para não serem confiscados pelos alemães, que os converteriam em aço para os seus armamentos.



Sabe-se que alguns automóveis foram vendidos recentemente e que algumas peças foram levadas em anos anteriores, provavelmente vendidas pelo proprietário da pedreira, que permanece no anonimato, assim como a localização exata desta pedreira.

Esta história está envolta em mistério uma vez que não se sabe o que aconteceu aos antigos proprietários, que não retornaram para levar os seus veículos, nem se sabe o número de automóveis que estão naquele local.




domingo, 4 de dezembro de 2016

OnStar estreia Diagnóstico Avançado no Brasil. Caso detecte alguma alteração no veículo, aplicativo OnStar alerta e instrui usuário, a fim de proporcionar mais segurança e comodidade, minimizando riscos de pane mecânica e de encadeamento dos danos. Com início das vendas prevista para o dezembro, Novo Cruze Sport6 será o primeiro modelo a oferecer o serviço, que se estenderá a outros veículos da linha 2017 da Chevrolet equipados com OnStar. Mais novo serviço OnStar permite que usuário cheque, por meio de um aplicativo ou portal na internet, a condição dos principais sistemas do veículo como motor, transmissão, emissões, freio


São Caetano do Sul
– Líder em sistemas de conectividade para automóveis, a Chevrolet apresenta 
o Diagnóstico Avançado, que permite ao usuário fazer um check-up dos principais sistemas do veículo pelo aplicativo no smartphone ou pelo portal na internet.

Essa função chega para complementar outros serviços já oferecidos pelo OnStar, como os de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação. A tecnologia é exclusiva da marca Chevrolet no Brasil.

Com o Diagnóstico Avançado OnStar, além de informações essenciais referentes ao veículo, como pressão instantânea de pneus e informações de quilometragem total percorrida, o usuário pode consultar a situação dos seguintes sistemas:

- Motor e transmissão
- Airbag
- Controles de tração
- Freios ABS
- Emissões
- OnStar



O Diagnóstico Avançado OnStar realiza um check-up básico do veículo com um simples toque de botão. 

Quando o sistema aponta qualquer anomalia, ele automaticamente envia para o usuário um alerta, orientando sobre o melhor procedimento. 

Com isso, os clientes têm mais segura e comodidade, além de minimizar riscos de pane mecânica e outros danos.

“Em casos extremos, o usuário pode ser convidado a levar imediatamente o veículo à oficina para evitar consequências de proporções mais graves e onerosas. O Diagnóstico Avançado OnStar oferece tranquilidade para ao cliente Chevrolet”, explica André Nishimura, gerente de operações do OnStar.

Com início de vendas prevista para o próximo mês, Novo Cruze Sport6 será o primeiro modelo a oferecer o serviço, que se estenderá também a outros veículos da linha 2017 da Chevrolet equipados com OnStar.



Saiba mais sobre o OnStar
Exclusividade da marca Chevrolet no país, o OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, diagnóstico, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional. Conheça alguns deles:

• Assistência à recuperação veicular em caso de roubo ou furto - o Centro de Atendimento OnStar pode localizar e bloquear o veículo para facilitar a sua recuperação por parte das autoridades competentes;


• Monitoramento em rotas - ligação do usuário para o Centro de Atendimento OnStar, através do botão central de assistência no retrovisor, para monitoramento durante o seu trajeto e auxílio em caso de necessidades;


• Destino seguro - serviço de alerta de chegada ao destino para pessoa indicada pelo usuário;


• Localização e reservas – hotéis, restaurantes, salão de beleza, entre outros;


• Pontos de Interesse - localização de qualquer local como postos de gasolina, concessionárias Chevrolet, lojas, etc.;


• Turn by turn – Envio do destino solicitado para o multimídia Chevrolet MyLink para instruções de navegação mesmo em veículos sem mapa integrado (através de setas e comandos de voz);


• Consultas rápidas - previsão do tempo, cotação do dólar do dia, conferir o placar de uma partida de futebol, entre outros;


• Acionamento de emergência pelo botão do retrovisor – em casos de emergência, usuário terá prioridade de atendimento; 


• Resposta automática de acidentes - Centro de Atendimento OnStar, quando detectada uma ocorrência através de sensores do veículo, entra em contato com o veículo oferecendo suporte e, em caso de necessidade, aciona os órgãos públicos de emergência;


• Transferência de ligação para Chevrolet Road Service em caso de pane elétrica ou mecânica, serviço gratuito durante o primeiro ano da compra do veículo;


• Alerta de movimento - informa usuário por e-mail ou alerta no smartphone quando o veículo é movimentado;


• Alerta de valet - informa usuário por e-mail ou alerta no smartphone quando o veículo ultrapassa o perímetro de 500 metros do local do acionamento da função;


• Alerta de velocidade - informa usuário por e-mail ou alerta no smartphone quando a velocidade estipulada no aplicativo é ultrapassada;


• Alerta de Rodízio - aviso sonoro informando cliente de restrição veicular nas cidades onde a lei se aplica;


• Ligação via APP - contato direto do usuário com a Central de Relacionamento Chevrolet e com a linha de emergência OnStar;


• Localização - informação e compartilhamento da coordenada do veículo ou do celular do usuário nas redes sociais;


• Luzes e buzina - acionamento remoto com disparos de buzina e acendimento dos faróis;


• Siga Me - monitoramento remoto do veículo por 15 minutos, com informação de localização a cada 2 minutos;


• Travamento e destravamento remoto das portas;


• Informações em tempo real do veículo - como alerta de pressão dos pneus, quilometragem total percorrida, situação do motor, transmissão, freios, emissões, controle de tração e do sistema OnStar por meio do aplicativo ou site OnStar.

A disponibilidade dos serviços OnStar dependem da tecnologia do veículo e do plano optado pelo usuário. Atualmente existem três tipos de planos: Safe, Protect e Exclusive. A empresa oferece um período de experiência para que o cliente possa degustar dos serviços. Mais informações podem ser obtidas no site da
 Chevrolet na internet.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.