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quinta-feira, 10 de março de 2022

Protagonismo do Rio e reformulação da ponte-aérea serão discutidos em evento

 


No próximo dia 16, importantes personalidades do setor de turismo do Rio e de SP estarão reunidas no evento “Turismo – Planejamento e Resultados - A Importância do Rio de Janeiro para o Brasil”, a partir das 9h, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.

 

O encontro, promovido pela Associação Rio Vamos Vencer, pretende acender o debate sobre o protagonismo da Cidade Maravilhosa no Turismo do Brasil e motivar a criação de um plano estratégico para o fomento ao setor.

 

O primeiro painel será comandado pelo secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, que dividirá com os presentes a sua experiência à frente da secretaria.

 

“A aproximação com o Rio é um benefício mútuo. No ano passado, 4,2 milhões de passageiros transitaram na ponte-aérea Rio-SP, a principal do país, de acordo com a ANAC. A parceria Rio-SP historicamente deu certo, mas pode render muito mais. Um evento como este nos ajuda a renovar e criar novos projetos entre dois destinos de enorme potencial”, ressalta o secretário.

 

O presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, defende que o número de passageiros na ponte-aérea Rio-SP poderia ser muito maior se houvesse uma reformulação do modelo.

 

“A rota precisa voltar a ter tarifas previsíveis e endossáveis, permitindo flexibilidade nos voos e o fim da volatilidade de preços. Não podemos penalizar um executivo que precisou ficar mais uma hora em uma das duas cidades. É necessário que a ponte-aérea volte à origem, quando foi pioneira mundial e inspirou a criação de diversas pontes-aéreas no exterior”, acredita Marcelo Conde.

 

Ainda pela manhã, o secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, falará sobre “Promoção com resultados rápidos e mensuráveis”, onde mostrará os avanços obtidos pelo setor.

 

E para somar ao encontro, o executivo Gérard Bourgeaiseau, que acompanhou o desenvolvimento e implementação do Plano Maravilha, compartilhará os resultados do projeto que ficou reconhecido como um caso de sucesso na promoção do Rio de Janeiro, tanto no Brasil quanto no exterior.

 

“Precisamos refletir sobre o papel da nossa cidade como principal cartão postal do Brasil e resgatar o protagonismo que o Rio sempre teve. O Plano Maravilha é um ótimo norte para desenharmos um plano estratégico que possa alavancar o turismo e a economia da Cidade Maravilhosa”, defende Marcelo Conde.

 

Já no início da tarde, haverá o debate “A importância do planejamento no Turismo”, que contará com a mediação de Vinicius Lummertz e reunirá nomes como a presidente da Riotur, Daniela Maia; o presidente do Rio CVB, Carlos Werneck; o presidente da Hoteis Rio, Alfredo Lopes; o empresário Arthur Repsold; o publisher do Correio da Manhã, Claudio Magnavita, além de Marcelo Conde e Gérard Bourgeaiseau, anteriormente citados.   

 

A programação final do encontro será divulgada em breve.

Jeep® segue na liderança de SUVs em fevereiro com 19,3% de participação do segmento. Compass está entre os quatro modelos mais vendidos do País de todos os segmentos. - Commander alcança sua melhor participação de mercado no segmento de D-SUVs

 

- Novo Renegade lançado em fevereiro e teve mais de 10 mil unidades comercializadas em apenas quatro dias


“Em fevereiro seguimos na liderança do segmento de SUVs, em que somos referência. Além disso, o mês ficou registrado em nossa história pelo lançamento marcante do Novo Renegade, que chegou cheio de inovações e reúne ainda mais capacidade off-road, tecnologia e performance. O modelo mal chegou ao mercado e já é um sucesso, batendo marcas históricas de vendas em pouquíssimo tempo. É motivo de muito orgulho para todos nós. Vale dizer que o Compass e o Commander também fizeram bonito e continuam líderes dos seus segmentos”, destaca Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil.

Mais um mês fechado e tem algo que não muda: a Jeep® segue na liderança dos SUVs em fevereiro, com 19,3% de participação de mercado em seu segmento. No total, foram 8.357 unidades vendidas durante o segundo mês do ano.

Além de ser o número um entre os SUVs médios, o Compass também se posicionou como o quarto veículo mais vendido do Brasil de forma geral, com 4.505 unidades comercializadas. Já o Commander segue líder entre os D-SUVs, posição que assumiu pouco depois de ter sido lançado, com 1.614 unidades vendidas e 35,6% da fatia da categoria.

Outro destaque do mês foi o lançamento do Novo Renegade, o SUV mais tecnológico do segmento e líder da categoria em 2021. O modelo atingiu as impressionantes marcas de cinco mil unidades comercializadas em apenas cinco horas e dez mil veículos em quatro dias de comercialização. 

 

Citroën cresce 161% em 2022 com grande desempenho do C4 Cactus. No acumulado do ano, a Citroën soma 4.262 unidades vendidas, um crescimento de 161%. Os Veículos Comerciais Leves também tiverem crescimento de 21% em relação à 2021

 
C4 Cactus vende 1.587 unidades em fevereiro e fica 
entre os TOP 7 do segmento B-SUV

A Citroën mantém sua estratégia apresentada no plano “Citroën 4 All” e segue realizando excelentes resultados em 2022. Em fevereiro, comercializou 1.774 unidades, garantindo um crescimento de 116% frente a fevereiro do ano passado, em um mercado em queda de 26% no mesmo período.

No acumulado do ano, a Citroën já conquistou 1,8% de participação de mercado, com 4.262 veículos vendidos e um forte crescimento de 161% frente ao mesmo período de 2021, em um mercado em retração.

A grande performance do C4 Cactus em 2022 garante a posição do modelo entre os TOP 7 do B-SUV, com 7% de participação neste segmento. O utilitário esportivo da Citroën já emplacou 3.870 unidades esse ano, mostrando todo o seu potencial no mercado brasileiro.

Entre os VULs (Veículos Utilitários Leves), a Citroën segue seu crescimento, com 21% no acumulado do ano, em comparação com o mesmo período de 2021. A gama Citroën JUMPY, com suas versões FURGÃO PACK, VITRÉ, MINIBUS e Ë-JUMPY, juntamente com a família JUMPER garantiram um importante resultado da Citroën entre os VULs.

"Iniciamos o ano muito bem e estamos mantendo o nosso ritmo de vendas mês a mês, preparando a Citroën para o que está por vir! Conquistamos esse importante resultado em fevereiro, que reforça o grande trabalho realizado pela Marca e nossa Rede de Concessionários. Crescemos até agora 161% em um mercado ainda desafiador. A Citroën já está com 1,8% de participação em 2022, uma grande demonstração que estamos na direção certa e em linha com a nossa estratégia", comentou Edgard Alexandrino, diretor Comercial da Citroën no Brasil.

Stellantis amplia presença na América do Sul abocanhando 24,5% do mercado


Jeep, com 23,3 mil unidades vendidas chega a 4,7% de participação de mercado


A Stellantis ampliou sua participação no mercado sul-americano de automóveis e comerciais leves no acumulado do ano, assegurando a liderança na região. As vendas da empresa no primeiro bimestre superaram as 121 mil unidades, o equivalente a 24,5% do mercado sul-americano no período, em comparação com 22,3% de participação em janeiro e fevereiro do ano anterior, com um avanço de 2,2 pontos percentuais.

A Stellantis liderou os três maiores mercados da região. As vendas no bimestre totalizaram 80.679 unidades no Brasil, com 33,9% de participação, cresceram para 27.425 unidades na Argentina, com 40,1% de market share, e somaram 9.382 veículos no Chile, o correspondente a 13,6% daquele mercado.

A marca Fiat continua à frente, liderando o mercado brasileiro há 14 meses e acumulando no bimestre 49.713 unidades vendidas e 20,9% de participação de mercado. A marca também se destaca com 13.275 veículos vendidos na Argentina (19,4% de participação) e um total de 63.587 unidades na América do Sul e 12,8% das vendas na região.

Também avançam no mercado sul-americano as marcas Jeep (23,3 mil unidades e 4,7% de participação), Peugeot (21,1 mil unidades e 4,3%), Citroën (10 mil e 2%) e Ram (1,8 mil e 0,4%).

No Brasil, no acumulado do ano, as marcas vêm ganhando participação de mercado. Jeep somou 19.707 unidades e 8,3% de participação de mercado, enquanto Peugeot avançou para 6.675 veículos e 2,8%, Citroën registrou 4.267 unidades e 1,8% e Ram emplacou 302 veículos (0,1%).

Sobre a Stellantis

quarta-feira, 9 de março de 2022

Há 100 anos, André Citroën criou o primeiro carro do mundo pensado para as mulheres: o 5CV



Apresentado no Salão Automóvel de Paris de 1922, há exatos 100 anos, a CITROËN lançou no mercado o seu "petit citron", o CITROËN 5 CV. Ele se tornou o primeiro automóvel concebido para as mulheres, criado pelo próprio fundador da marca, André Citroën, quem o mundo considerava um grande visionário, pelas várias inovações realizadas.

Os carros criados até então não tinham direção hidráulica ou servo freio, eram pesados e seus motores exigiam que o motorista estivesse atento para regular manualmente diversos pontos, como a mistura de combustível e até a pressão no tanque de combustível. 



Isso significava que os carros eram destinados quase que exclusivamente ao público masculino, pois conduzi-los exigia muito esforço físico e, além disso, era uma tarefa que somente motoristas profissionais poderiam realizar. E naquela época os motoristas profissionais eram todos homens.
 
André Citroën sempre pensou em dar um passo além e enquanto outras marcas criavam carros caros e exclusivos para homens, ele criava carros para outros públicos: mais acessíveis e mais versáteis para jovens e mulheres que até então nunca tiveram a possibilidade de ter o seu próprio carro.

 


Inovadora também na comunicação, a campanha publicitária do CITROËN 5CV deu às mulheres um enorme destaque, mais até do que ao próprio carro. Seu objetivo era que elas se sentissem à vontade para dirigir e incentivadas a ter o modelo.
 
O CITROËN 5CV foi o primeiro carro popular produzido em grande escala na Europa e foi apresentado em cores muito vivas e alegres. Quase todas as primeiras unidades tinham sua carroceria pintadas na cor amarela com os para-lamas pintados de preto. Essa cor amarela, o seu tamanho e o formato da traseira do modelo fizeram com ele logo fosse conhecido como "Petit Citron" ("Pequeno Limão” em português, também brincando com o nome da marca).

 


Era um carro muito leve com um motor de 4 cilindros. Sua manutenção era muito simples, sua leveza e seus pneus estreitos tornavam muito mais suave sua condução e não era difícil usar os freios sem ter que ter pernas de atleta. Logo, o “Petit Citron” se tornou um sucesso entre o público feminino e uma pequena revolução social na época.
 
A CITROËN sempre foi uma marca humana, que respeita as diferenças e trabalha pela igualdade. Na América do Sul, a marca está sob a responsabilidade de Vanessa Castanho desde maio do ano passado. Com uma grande atuação em temas e discussões sobre igualdade, Vanessa Castanho é a sponsor do grupo de gênero do núcleo de D&I (Diversidade & Inclusão) da Stellantis na América do Sul.

 

A marca Citroën

A Citroën é uma marca de destaque no mercado automobilístico mundial, e desde 1919 construiu sua popularidade e prestígio ao sempre buscar inspiração, principalmente, nas pessoas e em seus estilos de vida. A marca incorpora um espírito enfatizado por seu slogan ’Inspired by you’, em livre tradução ‘Inspirada em você’, e materializado por carros que combinam um design único com conforto reconhecido. Entre os fabricantes generalistas, a Citroën também se distingue pela experiência única que oferece aos seus clientes. Em 2019, a empresa vendeu quase 1 milhão de veículos em mais de 90 países.

Jeep® lança podcast “Expedição Natureza” com a jornalista Flávia Vitorino


Mediado pela colunista, jornalista e influenciadora Flávia Vitorino, o podcast traz importantes reflexões sobre a preservação do meio ambiente

-  A primeira temporada já está disponível nas plataformas Spotify e Deezer

 

Preservar a natureza, conhecer novos destinos e desfrutar de paisagens paradisíacas normalmente faz parte da rotina de um jeepeiro. Pensando nisso, a Jeep® lança o podcast Expedição Natureza, uma parceria com Flávia Vitorino, colunista, jornalista, influenciadora e especialista em meio ambiente. Ela própria é quem irá abordar os mais variados assuntos sobre aventura, turismo consciente, meio ambiente e sustentabilidade. Com cinco episódios, a primeira temporada já está disponível no Spotify e Deezer. 

“Sustentabilidade é algo muito importante para nós da Jeep, pois a marca está intimamente ligada à natureza, desde a nossa fábrica até nas comunicações, temos diversas iniciativas relacionadas ao tema. Além de agir, é necessário informar e conscientizar. Por isso, trazemos a Flávia, uma jornalista que ama aventuras, para ser nossa parceira no Expedição Natureza, que é um podcast com conversas interessantes e convidados com boas histórias para contar. São bate-papos inspiradores, assuntos relevantes e histórias encantadoras”, afirma Malu Antonio, gerente de Storytelling e Content da Stellantis para a América do Sul.

Mediada por Flávia, a série de podcasts traz um convidado e um novo tema a cada episódio. São eles: Gustavo Ziller, falando de cumes e turismo de massa; Aretha Duarte abordando  a "1a Negra Latino Americana no Everest”; Maria Klink, contando sobre expedições para educação ambiental; Beto Pandiani, conversando sobre viagens remotas e saúde mental; e Ronaldo Lemos, debatendo a respeito de tecnologia para o meio ambiente. 

“A ideia do podcast é contar grandes histórias de aventura, só que mais do que isso, alertar sobre a importância da preservação da natureza. Para isso, trouxemos atletas, biólogos e especialistas engajados no assunto meio ambiente e sustentabilidade. São pessoas que, assim como a gente, amam a natureza e querem cuidar dela. É justamente essa mensagem que queremos passar”, afirma Flávia Vitorino, apresentadora do Expedição Natureza. 

Podcast Expedição Natureza

Spotifyhttps://spoti.fi/3KmCA2v

Deezer: https://bit.ly/3hNti39  

 

Acompanhe os canais da Jeep: 

Jeep Gear: https://www.jeep-gear.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/jeepdobrasil

Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/

YouTube: www.youtube.com/jeepdobrasil

Jeep Nation: https://jeepnation.jeep.com.br/

 

Ficha técnica 

Título: Podcast Expedição Natureza 

Anunciante: Stellantis

Agência: F.biz

co-CEO: Fernand Alphen e Paulo Loeb

CCO: Icaro de Abreu

Diretor Executivo de Criação: Fabiano Pinel

Head de Estratégia Criativa: Livia Lanzoni

Criação: Elisa Rubio e Bernardo Medina 

Conteúdo: Carlos Damazo, Giulia Perrone

Community Manager: Vagner Vital, Vanêsa Nazário

Montagem/Edição: Vinicius Lopes

RTVC: Aline Fernandes, Eriana Simões, Gabriela Cruz

Planejamento: Marcus Pesavento, Bruna Del Bosque, Guilherme Cipolla

CMO: Carolina Buzetto

Parceria (Projeto Especial):  Flávia Vitorino + Jeep Brasil 

Negócios: Daniela Lancellotti, Bruno Giorgetto, Thaís Fontenelle, Renata Caderno e Guilherme Paiva.

Direção: Flavia Vitorino 

Direção de Fotografia: Flavia Vitorino

Locução:  Flavia Vitorino 

Cliente: Frederico Battaglia, Maria Lúcia Antônio, Paula Salerno, Renato Miele e Lívia Lira

No Dia Internacional da Mulher lançado o grupo Global Women of Stellantis

 


 Women of Stellantis impulsiona a influência feminina nas estratégias de negócios e produtos do grupo, contando com mais de 3 mil integrantes

•            A estratégia global de diversidade e inclusão contribui para impulsionar a Stellantis em sua estratégia de tornar-se uma empresa global de tecnologia de mobilidade sustentável

•            Stellantis celebra o Dia Internacional da Mulher em comemorações globais e regionais


Amsterdã – A Stellantis celebrou o Dia Internacional da Mulher com o lançamento do grupo Women of Stellantis Business Resource Group, como parte das comemorações globais e regionais da data em toda a empresa. Diversidade & Inclusão são fundamentais para impulsionar a Stellantis em seu projeto de consolidar-se como uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável, reconhecendo os melhores resultados de desempenho dos empregados que trazem sua verdadeira essência para o trabalho.

“Quando a diversidade e a inclusão são integradas em todos os níveis corporativos, isso não apenas fortalece o desempenho e estimula o desenvolvimento de produtos inovadores, mas também é fundamental para representar as necessidades de nossos clientes”, disse Xavier Chéreau, diretor global de Recursos Humanos e Transformação da Stellantis. “Melhorar a representação, o desenvolvimento e a influência das mulheres é um avanço necessário e uma verdadeira fonte de orgulho para nossa empresa”.

A estratégia de diversidade e inclusão da Stellantis está focada em ações globais e regionais, organizadas em quatro pilares: engajamento, aprendizado e conscientização, marca empregadora e voz dos empregados.

A Stellantis celebra sua rede e representação diversificadas de empregados, ao mesmo tempo em que reconhece as oportunidades para uma comunidade corporativa mais diversificada:

• Stellantis é uma comunidade de empregados representando 170 nacionalidades em seis regiões do mundo

• Até 2030, Stellantis pretende ter mais de 35% dos cargos de liderança ocupados por mulheres

• Em 2021, as mulheres ocupavam 24% dos cargos de liderança global, um aumento de quatro pontos em relação à representação nas empresas anteriores em 2020

Lançamento Women of Stellantis

Grupos como o Women of Stellantis orientam a empresa em sua jornada de Diversidade & Inclusão. A iniciativa traz também o acervo acumulado pelos grupos dedicados ao tema que atuavam nas empresas que deram origem à Stellantis.

Globalmente, o Women of Stellantis representa e apoia cerca de 3 mil integrantes e aliados atuais em 26 países. O grupo trabalha para ampliar os esforços da empresa em melhorar a representação e o avanço das mulheres e garantir que as vozes, perspectivas e acuidade das mulheres da Stellantis estejam presentes nas estratégias de negócios e de produtos e no sucesso competitivo da empresa.

Atividades do Dia Internacional da Mulher

As atividades comemorativas do Dia Internacional da Mulher na Stellantis incluiram iniciativas internas organizadas regionalmente, como networking, engajamento, almoço, palestras e eventos de reconhecimento de empregados. Em nível global, os empregados da Stellantis são incentivados a #DriveToInspire, compartilhando em plataformas internas e externas mensagens sobre mulheres – pessoais ou profissionais – que os inspiram.

 

Casa Fiat de Cultura abre programação 2022 da Piccola Galleria com a exposição “À superfície, em silêncio”

 

Pinturas da artista Olívia Viana abordam os limites entre
 humanidade e animalidade, com reflexões sobre a nossa existência


As pinturas foram executadas nos primeiros meses do isolamento social, em 2020. Nas telas, 
corpos enormes de baleias, em contato com seres humanos, representam situações de estranhamento, surpresa e inutilidade. Afinal, como as pessoas reagem diante de uma situação inesperada?  

Outros encontros também são explorados nas obras, como a paleta de cores – com muitos azuis, pretos e cinzas –, e os próprios elementos de cena. A artista conta que a relação com as baleias não é nova. Em 2016, fez uma série de pinturas a óleo retratando o assassinato desses animais. Já em 2018, após ver a notícia sobre uma tentativa de salvamento de uma baleia em uma praia do litoral brasileiro, o tema voltou a permear uma de suas telas. 

“Essa pintura ficou encalhada por dois anos e em 2020 a temática ganhou corpo. Naquela época, estávamos em uma situação evidente de confronto com a morte e com a indeterminação. Nas telas, a baleia funciona como uma metáfora, que questiona a nossa relação diante de uma presença inesperada e as nossas ações, quando estamos repletos de impotência, solidão e incertezas”, revela Olívia.

“À superfície, em silêncio”, nova mostra da Casa Fiat de Cultura, foi selecionada por uma banca de especialistas no 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria. De autoria da artista belo-horizontina Olívia Viana, que pela primeira vez faz a exibição individual de suas obras, a exposição será realizada de 8 de março a 24 de abril de 2022, e abre a programação da Piccola Galleria em 2022. 

O conjunto de 12 pinturas em acrílico sobre tela representa o encontro de baleias encalhadas com seres humanos, propondo reflexões sobre a existência e a animalidade. A abertura será realizada no dia 8 de março, às 19h, em um bate-papo virtual ao vivo com a artista. O ingresso deve ser retirado gratuitamente pela Sympla.

A artista, que também é psicanalista, explora tensionamentos entre humanidade e animalidade em sua poética, não apenas no desenvolvimento estático, mas como uma espécie de convocação ética e política. “A aposta é que, paradoxalmente, a divisão explícita na pintura – bicho x gente – pode chamar para seu contrário, um borramento dessas fronteiras. 

Nesse sentido, é aí também que o litoral e a ideia de superfície entram no trabalho, trazendo a ideia da superfície como ponto de contato e limitação entre um animal e outro, entre vida e morte, entre um estado e outro”, explica.

Para Lilian Sais, poeta, ficcionista, roteirista e produtora de podcasts, que assina o texto de apresentação da exposição, as baleias estão entre os seres mais enigmáticos, fascinantes e até mesmo aterrorizantes. 

Ao serem retratados fora de seu habitat natural, a água, perdem todo o seu poder e cumprem o retorno ao ponto de partida ancestral: a superfície da Terra. Aos poucos, esse animal vira uma massa sem forma, que levanta questionamentos. É melhor removê-la? Salvá-la? Matá-la? 

“A impotência humana diante de uma baleia encalhada não difere muito da impotência humana diante da morte. Artista é quem silencia para ouvir o mistério que há nas coisas”, reflete.

A exposição “À superfície, em silêncio”,  é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, e co-patrocínio do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.  

“À superfície, em silêncio”: bate-papo de abertura

Para abrir a exposição “À superfície, em silêncio”, a Casa Fiat de Cultura realiza um bate-papo ao vivo, no dia 8 de março, às 19h, com a artista Olívia Viana. Ela desenvolve uma pesquisa plástica, em especial por meio da pintura, voltada para as noções de humanidade e animalidade e as tensões que nesse intervalo se produzem. 

Durante o evento, serão apresentados detalhes sobre o processo criativo, conceitos artísticos e reflexões propostas pelas obras, além de outras curiosidades sobre a trajetória artística de Olívia, que realiza sua primeira mostra individual. “Fico muito honrada pela oportunidade de fazê-la em um espaço acessível, especialmente neste momento de precarização da cultura.”

O público poderá interagir com a artista, por meio do chat virtual. Algumas perguntas serão respondidas ao vivo. A inscrição deve ser feita na Sympla.

Sobre as obras de  “À superfície, em silêncio”

Para realizar as pinturas dessa série, Olívia Viana fez pesquisas recorrentes pelo termo “baleia encalhada” em sites de busca, usando diferentes idiomas. Depois de ler as notícias, salva apenas as fotografias das baleias encalhadas nas praias sem qualquer informação adicional.

A partir daí, escolhe imagens que serão pintadas, se orientando pela estranheza das cenas e possibilidades de composição. As imagens servem como base, mas, nas telas, as figuras ganham novas cores, formatos e elementos. “Costumo fazer várias telas ao mesmo tempo, algumas demoram mais tempo e outras fluem rapidamente”, conta Olívia, que também afirma já ter uma ideia prévia de como será a paleta de cores. 

“Mas sempre pode mudar. O quadro vai se revelando de outra forma, a pintura vai pedindo algumas cores inesperadas ao longo de seu processo”, completa.

Lista de obras

12 pinturas em acrílica sobre tela, todas de 2020.

  • A inteireza do impossível
  • A praia onde habito é rica em desastres
  • O mar me esquece
  • O paradoxo estendido na areia
  • Ninguém mais se afogará
  • O silêncio mais grave
  • Na película que cobre o mundo
  • O canto dos homens
  • Por pura sede de vida
  • Em segredo quase de sonho
  • Cada coisa tem um monstro em si suspenso
  • Mais pesados que as pedras

A artista: Olívia Viana

Olívia Viana nasceu em Belo Horizonte, em 1990. Trabalha como artista e psicanalista em diferentes espaços: ateliê, consultório,instituições. Desenvolve uma pesquisa plástica, em especial por meio da pintura, voltada para as noções de humanidade e animalidade e as tensões que nesse intervalo se produzem. 

É graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG) com habilitação em Pintura (2013) e Xilogravura (2015), e em Psicologia (UFMG), com ênfase em Psicologia Clínica (2017). Atualmente, é  mestranda em Estudos Psicanalíticos (UFMG).

Já participou das exposições “Mostra córregos vivos” (2020); “Cisco, Lasca, Triz”, na Galeria Dotart (2018);  “Resto Humano | Rastro Animal”, na Galeria de Arte da Copasa (2017); “RAM6”, na Galeria Mama Cadela (2017); “XXI Nessa rua tem um rio”, no Instituto Undió (2017); “Tudo é Tangente”, no Memorial Minas Vale (2017); “Perfura: Ateliê de Performance”, no Sesc Palladium (2017); “Quase-pornô”, na Galeria Mama Cadela (2016); “100% APV”, na Galerie Commune, em Tourcoing, França (2015); “Performance” no Memorial, no Memorial Minas Vale (2014); Mostra Premiados da Escola Guignard, na Galeria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (2014); Exposição Formandos da Escola Guignard, na Galeria Mari'Stella Tristão, Palácio das Artes (2013) e . Mostra de Performance “Outra Presença”, Museu de Arte da Pampulha (2013). Também já fez parte de residências e projetos artísticos como Projeto Córregos Vivos (2020);  Residência Artística da Mutuca (2017) e Residência Camelo (2016).

Piccola Galleria

O espaço é destinado a artistas da cena contemporânea e foi criado em 2016, com o intuito de incentivar a produção nacional e internacional. Os artistas são selecionados por uma comissão de especialistas, que, nesta 5ª edição, contou com o curador e crítico de arte, Marcus Lontra; a historiadora e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Rita Lage, e o artista e professor da Escola Guignard, Sebastião Miguel, que investiga a relação entre representação e subjetividade, por meio de suas obras.

A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte – de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Além de Olívia Viana, outros cinco artistas foram selecionados na 5ª edição, e as mostras são exibidas no calendário de 2022 e 2023.

Nesta edição, o processo de seleção foi realizado de forma 100% online. Além de agilizar o processo de inscrição, o formato permitiu que pessoas de todo o Brasil participassem, somando 194 inscrições, de todas as regiões do país. A avaliação dos jurados também foi promovida por meio de encontro virtual.

As exposições selecionadas no 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria são exibidas em um espaço da Casa Fiat de Cultura voltado ao incentivo permanente de expressões artísticas e terão ações do Programa Educativo, desenvolvidas em conjunto com a curadoria de cada mostra. 

Serão realizadas visitas mediadas, para públicos agendados e espontâneos, além de ações especiais de comunicação em todos os canais da Casa Fiat de Cultura. A mediação é feita com recursos de acessibilidade, para ampliar o acesso do público e visibilidade dos artistas.

Nas quatro edições já realizadas, o Programa de Seleção da Piccola Galleria apresentou o trabalho de 22 artistas, abrigou mais de 300 obras e recebeu um público de mais de 300 mil pessoas.

A sala expositiva é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no hall principal da Casa Fiat de Cultura, o pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. 

Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. 

Mais de 60 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. 

Há 16 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. 

A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 580 mil participaram de suas atividades educativas. 

Serviço

Exposição virtual “À superfície, em silêncio”– Olívia Viana na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura

8 de março a 24 de abril
Visitação presencial
Terça a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Tour virtual no site

Abertura da exposição virtual: Bate-papo ao vivo com Olívia Viana
8 de março, das 19h às 20h, em transmissão ao vivo
Ingressos gratuitos pela Sympla: https://bit.ly/BatePapoOliviaViana

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de Funcionamento

Terça a sexta-feira, das 10h às 19h

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@fcagroup.com

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

YouTube: Casa Fiat de Cultura

http://www.circuitoliberdade.mg.gov.br/


Mais informações sobre o artista
Instagram: @oliviaviana

A Kombi, agora na versão elétrica ID.Buzz, volta a ser produzida pela VW e será vendida na Europa a partir de setembro. Sem autonomia informada, mas como um moderno veículo carregado de tecnologia, a kombi chega com emissão zero de poluentes e sem data de chegada ao Brasil




– O ID. Buzz transfere sete décadas de know-how da Kombi para a era do software e da digitalização;

– A versão mais recente de sistemas de assistência de última geração, como o 'Travel Assist com Swarm Data, com dados de trânsito e autônomo';

– Através do 'Plug & Charge', ID. Buzz tem carregamento fácil; oferece amplo espaço para a família e o modelo de bagagem;

– Lançamento na Europa está previsto para setembro


Hannover/Wolfsburg – Uma Kombi para o futuro. E agora elétrica. A Volkswagen Commercial Vehicles e Volkswagen Passenger Cars apresentam os novos ID. Buzz e ID. Buzz Cargo, primeira linha de veículo multiuso da Europa, oferecendo mais uma solução para a mobilidade sustentável e livre de CO2. O ID. Buzz vem com o ID mais recente. software e novos padrões em seu segmento com novíssimos sistemas e funções para segurança, conforto e carregamento.

“O ID. Buzz é um ícone genuíno da era elétrica. Um carro que só a Volkswagen pode construir. Na década de 1950, a Kombi representa uma nova sensação de liberdade automotiva, independência e grande emoção. 

O ID. Buzz carrega essa experiência de vida e transfere para o nosso tempo: livre de destino, sustentável e agora pronto para o próximo capítulo, a caminho do caminho. Com este carro, estamos reunindo as centrais da nossa estratégia ACCELERATE em um produto pela primeira vez”, diz Ralf Brandstätter, presidente e CEO da marca Volkswagen.





Totalmente elétricos, ID. Buzz e ID. Buzz Cargo se baseiam na primeira geração da Kombi original, um T1, e resgata um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica. O ID. Buzz também é neutro, desde a fabricação até o transporte. 

Além disso, o uso de um alto percentual de materiais recicladores e não-utilização de couro no interior do veículo completam a estratégia sustentável que a Volkswagen implementa com o ID. Buzz e ID. Buzz Carga.

Como novas versões da icônica Kombi chegarão ao mercado inicialmente em alguns países europeus, em setembro. As vendas antecipadas devem começar em maio. 

As unidades europeias serão equipadas com uma bateria de 77 kWh. Ela fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, que movimenta o eixo eixo. A potência de carga, usando corrente alternada (AC) é de 11 kW. Com uma tomada CCS, numa estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. 

Como acontece com todos os modelos da família ID. da Volkswagen, os novos ID. Buzz e ID. A Buzz Cargo são pensados ​​na plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen.

Identificação
Software de última geração com novas funções de assistência e carregamento

Os sistemas de assistência da nova linha de modelos proporcionam facilidade de condução e segurança. O ID. Buzz e ID. Buzz Cargo traz o sistema de alerta local 'Car2X', que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura para detectar perigos em tempo real. 

Outros itens apresentados são Front Assist e Lane Assist. Com o novo software, novas funções de assistência também estão a caminho. Uma delas é o “Travel Assist com Swap Data”, que facilita a condução na estrada, em toda a faixa de velocidade e pela primeira vez, a mudança de faixa de velocidade. Outra novidade é a função de memória para proprietário em um ambiente salvo anteriormente.

Alta tecnologia com uma grande história



As principais tendências automotivas de nossos tempos se fundiram no ID. Buzz e sem identificação. Buzz Cargo criar uma linha inteligente de multiusos e vans tão modernas para dispositivos variados: uma mobilidade elétrica, uma interligação de sistemas de informação e assistência ao condutor, atualizações de software Over-the-the-the-the-redesem fio) e compatibilidade com conceitos de mobilidade completamente novos. A moldura em torno de todos esses parâmetros é projetada pelo icônico design exterior. 

"O ID. Buzz tem uma grande dose de charme e traz uma afinidade com as pessoas de volta à estrada", diz Jozef Kaba?, Head de Design da marca Volkswagen. Tais proporções que tornam o ID. Buzz tão único. O time de design criou uma conexão direta com o veículo clássico original: "Na Kombi T1 (primeira geração), você fica sentado sentado em cima do antecipado - não há um balanço antecipado. O ID. Buzz incrivelmente curtos, tem certeza de tudo o que é importante.

Falando apenas em números, isso é ressaltado pela relação entre o comprimento de 4,71 m e a distância entre-eixos de 2,98 m. No caso da T1, a primeirabi, o design sempre seguirá a função. 

A forma segue a função - este princípio central da construção automotiva - também se aplica ao design do ID. Zumbido. Nela, como formas icônicas e limpas são idênticas por uma aerodinâmica excepcional: o ID. Buzz tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,285, o ID. Buzz Carga, 0,29. Isso reduz o consumo de energia e amplia a autonomia.

Passageiros têm 'sala de estar'



Os motoristas e passageiros do ID. Buzz experimentam a sensação interior da nova Kombi num concebido como um espaço aberto. Os dois veículos ID. Buzz para um espaço interno excepcionalmente grande sua pegada de veículo compacto. Ocupantes do ID. Buzz têm um ambiente digno de uma sala de estar: cinco pessoas de amplo espaço para viajar e levar suas bagagens (com até 1.121 litros de capacidade). 

Se a segunda capacidade de carga sobe para até 2.205 litros. Configurações com seis e sete lugares e distância entre eixos maior virão em médio prazo. Três bancos na dianteira (alternativamente dois) e uma divisória fixa separando o espaço de carga são itens da configuração do ID. Buzz Carga.

Milagre Econômico, Woodstock e mobilidade elétrica

Ambos os modelos do ID. Buzz não foram apenas pensados minuciosamente, mas também concebidos com um grande amor aos detalhes. Um pequeno exemplo disso, entre outros, é a silhueta estilizada do ID. Buzz estampada nas laterais e painéis dos bancos da versão com cinco lugares. 

É um elemento que lembra tanto o T1 como o veículo conceito de passageiros - o lendário show car apresentado em Detroit no ano 2000. Assim, refletido no icônico design exterior e interior do ID. Buzz e do ID. Buzz Cargo, é a história de uma das linhas de vans mais bem sucedidas, que vai do Milagre Econômico alemão até o presente, passando pelo festival americano de Woodstock. 

Ao mesmo tempo, porém, como unidades concebidas sobre uma plataforma totalmente inovadora com seu DNA exclusivo para tornarem-se a nova face de uma forma de mobilidade inovadora

Transformação elétrica do Grupo: MEB é a tecnologia-chave

Com o ID. Buzz, o Grupo Volkswagen está acelerando ainda mais sua transformação exclusivamente elétrica nos fornecedores líderes de veículos. Uma tecnologia-chave para isso é uma plataforma MEB (Modular Electric Drive Kit). A primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos fornece uma base para todo o tipo de diferentes modelos e segmentos para todas as marcas do Grupo. 

Atualmente, 30% de todos os veículos elétricos do Grupo já são na MEB. Até 2025, o planejado é ser mais de 80%. Para a Volkswagen Veículos Comerciais, o ID. Buzz é um elemento importante de construção para reduzir continuamente como em todo o seu portfólio de produtos.

Alta qualidade e fabricação alemã



Os novos modelos ID. Buzz e ID. Buzz Cargo está sendo lançado pela Volkswagen Commercial Vehicles em Hannover, na Alemanha. Desde 2022, essa fábrica tem sido uma das instalações de alta tecnologia do grupo para a produção de veículos totalmente elétricos. Nela, a produção do ID. Buzz atende, em algumas partes, um nível de automação de até 90%. 

Paralelamente à transformação da fábrica, a força de trabalho também está dando um grande passo para o futuro, que muitos perfis de funções estão mudando: através de medidas de treinamento, os trabalhadores estão adquirindo o know-how necessário para o novo hardware e software dos ID. Buzz e da Multivan com sistema de propulsão híbrido plug-in também feito em Hannover.

A maioria dos módulos do sistema de propulsão elétrica do ID. Buzz fornecido pela fábrica para isso também está sendo fabricado na Alemanha - os mais altos padrões de qualidade - nesse caso, pela divisão Volkswagen Group Components, do próprio Grupo. 

Os módulos estão sendo Ka nas fábricas de componentes, Braunschweig, Salzgitter e Hannover. Eles incluem o motor elétrico, o sistema de bateria e os eixos. Assim, o ID. Buzz é o primeiro modelo da família ID. para o qual a Volkswagen Group Components também está fabricando os eixos. Isto está sendo feito em uma área de montagem especialmente feita para a instalação do Hannover-Barsinghausen. Só lá, há 200 pessoas trabalhando. 

No longo prazo, Hannover também está produzindo o sistema de bateria para o ID. Zumbido. No momento, ele está sendo feito em Braunschweig. Hoje, a Volkswagen Group Components já está do valor total da criação do ID. Buzz - aproximadamente 10% mais do que para modelos convencionais.

Primeira Kombi elétrica estreou há 50 anos



Coincidentemente, o ID. Buzz não é a primeira versão da Kombi com sistema de propulsão elétrica. Há 50 anos, a Volkswagen já mostrava, na Feira de Hannover, uma Kombi T2 (segunda geração) impulsionada por um motor elétrico montado na parte traseira. O alcance máximo de 85 km, porém, mostra que a tecnologia de baterias desse projeto de duração ainda estava muito longe de ser adequada para o uso prático.

Mas, mesmo em 1972, um sonho nasceu: o sonho de uma Kombi totalmente elétrica, que agora se torna realidade.





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