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terça-feira, 4 de julho de 2023

Toyota Gazoo Racing anuncia chegada do GR Corolla ao Brasil, esta semana. É o primeiro carro 100% esportivo da marca no País, nas versões Core (R$ 416.990) e Circuit (R$ 461.990), com tração integral, motor 1.6 turbo e 3 cilindros, 304 cv e 37,7 kgfm de torque, que participará do Festival de Interlagos


   

A Toyota Gazoo Racing, divisão esportiva que inspira e personifica o compromisso da Toyota em ultrapassar todos os limites para a fabricação de carros cada vez melhores, anuncia a chegada do GR Corolla no Brasil, um dos modelos mais aguardados do ano.

O hatch é o primeiro veículo com apelo 100% esportivo que a Toyota traz ao País em mais de 65 anos de história por aqui. Desenvolvido de entusiastas para entusiastas, o GR Corolla reflete a essência “pushing the limits for better” da TGR e chega com a missão de cativar os clientes da marca por meio de liberdade, aventura e diversão de condução.



As quatro GR Garages que a Toyota Gazoo Racing possui atualmente no Brasil, localizadas em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, começarão a receber as primeiras unidades do modelo ainda esta semana.




Legado, automobilismo e diversão

O Corolla, ícone desde 1966, carrega em seu legado os pilares do DNA Toyota, que une qualidade, durabilidade e confiabilidade. O modelo abriu portas para a empresa no automobilismo desde a sua participação no WRC, em 1973. Desde então, a Toyota nunca deixou de buscar inspiração nas pistas para seus produtos de rua, um lema absorvido como filosofia por sua divisão esportiva GAZOO Racing, criada em 2007. E, neste contexto, a partir do forte desejo do até então presidente global da Toyota, Akio Toyoda, de trazer de volta um Corolla que cative os clientes por sua inspiração em corridas, nasceu o GR Corolla.




Inspiração das corridas para as ruas

O GR Corolla foi totalmente concebido a partir das experiências extremas das corridas, quando o modelo Corolla hatchback iniciou sua participação na Super Taikyu Series, no Japão, equipado com motor a hidrogênio. O próprio Akio Toyoda, sob seu codinome para competições, MORIZO, participou desse desenvolvimento.




Mais que aprimorar novas tecnologias em um motor a hidrogênio, visando a neutralidade e carbono, o Master Driver MORIZO fez questão de ser atuante nessa etapa de criação para garantir que o GR Corolla pudesse ser dirigido com confiança e prazer em uma variedade de situações. Vale dizer que os protótipos foram testados não apenas em circuitos de corrida, mas também em terrenos de terra altamente exigentes e estradas cobertas de neve.




Destaques
O GR Corolla recebeu uma versão reforçada do motor turbo intercooler de três cilindros em linha de 1,6L, também encontrado no GR Yaris, resultando em uma potência máxima de 304 cv. A otimização do sistema de tração GR-FOUR, que também está presente no GR Yaris, para corresponder às especificações do GR Corolla foi uma das várias iniciativas realizadas para criar um carro que pode ser controlado com segurança, mesmo quando levado ao seu limite. O câmbio manual de seis marchas é outro diferencial do modelo, que contará somente com essa opção nas versões Circuit e Core, privilegiando a condução esportiva e divertida.

Ao adotar a estrutura básica da carroceria do Toyota Corolla Hatchback para permitir que ele herdasse ampla estabilidade em altas velocidades, o GR Corolla teve a geometria de suspensão aprimorada. O modelo possui uma bitola 60 mm mais larga na frente e 90 mm mais larga na traseira para comandar um alto nível de desempenho nas curvas e, como resultado, entrega diversão, confiança e esportividade na mesma medida.

 

Ainda sobre a inspiração das pistas para as ruas, o desenvolvimento do GR Corolla considerou a otimização do motor de combustão interna e atenção especial para garantir redução de peso sem comprometer a dirigibilidade​, além de aprimoramento do chassi​, teto de fibra de carbono ​na versão Circuit, redução de peso de itens de suspensão​ e o próprio uso do sistema GR-FOUR.


Com três saídas de escapes o modelo apresenta sonoridade exclusiva


O novo GR Corolla apresenta uma bomba de combustível de injeção direta aprimorada, proporcionando maior eficiência e desempenho ao sistema de alimentação. Além disso, os pistões foram redesenhados para suportar maiores esforços, garantindo uma operação mais confiável e durável do motor. Com a adição de um sistema de intercooler, o resfriamento do ar de admissão é otimizado, resultando em um aumento significativo na potência e eficiência do motor. Por fim, para garantir uma condução mais estável, os coxins do motor e da transmissão foram projetados com maior rigidez.


O sistema de freios do esportivo é equipado com pinças monobloco de alumínio de 14” na dianteira e 11.7” na traseira, proporcionando uma resposta de frenagem eficiente e precisa. Além disso, os discos de freio são ventilados e possuem ranhuras, melhorando a dissipação de calor e evitando o superaquecimento durante a frenagem intensa. Aliado a isso, a GAZOO Racing garante uma maior rigidez e leveza para as rodas com as forjadas BBS. Com isso, o carro ganha maior resistência aos impactos e reduz o peso na suspensão.


Plataforma e rigidez


Pensado para priorizar esportividade e ser um carro 100% focado na experiência do condutor, a partir dos feedbacks do Master Driver MORIZO e outros pilotos, o GR Corolla é construído sobre a plataforma GA-C da Toyota, com reforços estruturais desenvolvidos especificamente para o modelo na GR Factory, fábrica da Toyota de Motomachi, no Japão – unidade anteriormente conhecida por ser o berço de lendas como o Lexus LFA e o Supra A80.
 

O GR Corolla é construído sobre a plataforma GA-C da Toyota, com reforços estruturais desenvolvidos especificamente para o modelo


O GR Corolla conta com 349 pontos de solda a mais quando comparado ao Corolla hatchback. Somente em adesivo estrutural, elemento que contribui para elevar ainda mais a rigidez do veículo, são mais de 2,7 metros ao longo da carroceria e pelo menos mais quatro reforços no chassi para aumento de rigidez em comparação ao Corolla hatchback.


Toda essa estrutura reforçada garante carroceria com alta rigidez, respostas instantâneas e equilibradas tanto na traseira quanto na dianteira e mais resistência mesmo em casos de grandes impactos nos diversos tipos de terrenos que o GR Corolla foi desenvolvido para encarar.


Design externo – beleza funcional

Embora a estrutura básica da carroceria do Corolla hatch tenha sido adotada para o GR Corolla, os para-lamas dianteiro e traseiro são 30 mm mais largos para entregar uma experiência de direção mais empolgante. A grade frontal mais ampla favorece a admissão de ar.


As rodas BBS são forjadas, aro 18"


Os escapamentos triplos aumentam ainda mais a potência do motor e enfatizam a traseira única, poderosa e esportiva do GR Corolla. Um silenciador equipado com válvula reduz a pressão de escape e o ruído. Em resumo, contribui para que o motor ofereça aceleração impressionante e uma extensão mais agradável de RPMs.

O GR Corolla conta com 349 pontos de solda a mais quando comparado ao Corolla hatchback

O aprimoramento do desempenho aerodinâmico e de resfriamento do veículo em todos os tipos de estradas, incluindo circuitos de corrida, terrenos de terra e estradas cobertas de neve, resultou na inclusão de uma entrada de ar no para-choque dianteiro e saídas de ar no para-lama dianteiro e no capô. Ou seja, mais que um visual agressivo, todos os elementos que compõem o design também são funcionais.



Design interior

Um interior focado no condutor. Essa é a proposta do GR Corolla. A alavanca de câmbio de curso curto posicionada para operação natural permite mudanças rápidas de marcha. O freio de estacionamento, exclusivamente manual nas duas versões, Core e Circuit, foi usado para permitir um melhor controle do veículo, mesmo ao forçar o carro ao seu limite. O modelo não contempla apoio central de braço para o motorista, justamente para viabilizar mais espaço em casos de manobras mais agressivas – mais um pedido do Master Driver MORIZO.




O painel de instrumentos, que foi desenvolvido exclusivamente para os modelos GR, está presente também no GR Corolla. Inspirado em carros de corrida para refletir a visão de pilotos profissionais, o novo
 display melhora a visibilidade do condutor durante a direção esportiva e contém informações sobre pressão de turbo, indicador de posição de marcha e tacômetro. A central multimídia tem tela de 7” e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.


O volante conta com ajustes de altura e profundidade. O ar-condicionado é digital dual zone e a direção é eletroassistida progressiva (EPS). Para fechar o visual esportivo, as pedaleiras são cromadas, os bancos contam com assentos esportivos com acabamento de camurça Brin Naub® e couro sintético com costura vermelha.
 


Versões Core e Circuit

A versão Core (20% do mix) conta com bancos esportivos de couro e suede na cor preta, com detalhes e costuras em vermelho e encostos de cabeça com emblema GR.


A versão Core possui ainda o pacote High Grade que inclui:

  • Calipers customizados (vermelhos + logo GR)
  • Saídas de ar para refrigeração no capô
  • Rodas BBS - Forjadas​
  • Bancos customizados (Padrão GR - material suede)
  • Consoles com acabamento Black Piano​
  • TSS3 (Toyota Safety Sense gen3)​
  • Diferencial TorSen®️ (sensível ao torque) com deslizamento limitado (LSD)
  • Estepe temporário.
Na versão Circuit Edition (80% do mix), o principal diferencial é o teto de fibra de carbono. Além disso, são acrescentados head-up display (HUD), alerta de ponto cego (BSM) e carregador por indução.

Motorização

O GR Corolla é equipado com um motor 1.6 turbo de três cilindros, capaz de entregar 304 cv e um torque de 37,7 kgfm. Esse é o mesmo propulsor turboalimentado G16E-GTS usado no GR Yaris, apenas com aprimoramentos para um ganho maior de potência. 



Seu câmbio manual de seis velocidades proporciona uma experiência de condução empolgante, enquanto o sistema integral GR-FOUR garante uma tração eficiente nas quatro rodas, em qualquer tipo de terreno.


O motor é o mesmo presente no GR Yaris. Três cilindros de 1.6l, 304cv de potência e 37,7kgfm de torque


O propulsor também se beneficia de tecnologias de automobilismo que maximizam seu desempenho, incluindo resfriamento de pistão de jato de óleo múltiplo, válvulas de escape de grande diâmetro e uma porta de admissão parcialmente usinada. A combustão é alimentada pelo sistema de injeção direta D-4S da Toyota, que opera em alta pressão para dispersão máxima de combustível.


Tração integral GR-FOUR

Seguindo o padrão de confiabilidade, esportividade e segurança dos carros esportivos da TOYOTA GAZOO Racing, o sistema de tração do GR Corolla também nasceu dos rigores das corridas.


O esportivo ganhou o GR-FOUR, o primeiro sistema esportivo de tração integral da Toyota em mais de 20 anos. Desenvolvido em colaboração com a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team e aprimorado pelos pilotos do WRC, ele oferece níveis excepcionais de tração e controle com engenharia projetada para otimizar a potência de cada roda, mantendo-se simples e leve.



Por meio de um botão seletor, o GR Corolla ajusta seu desempenho de tração nas quatro rodas para atender às necessidades do motorista. Para situações cotidianas, a condução pode ser ajustada em 60:40 (dianteiro/traseiro). Caso a configuração desejada seja mais esportiva, o equilíbrio pode deslocar-se para trás, com distribuição 30:70. Porém, se o cenário é de estabilidade máxima, uma configuração de 50:50 pode ser usada para uma condução rápida. Em cada modo, o equilíbrio do torque será ajustado automaticamente em resposta às entradas do motorista, comportamento do veículo e condições da estrada ou pista.


A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, que é leve e maximiza o potencial de aderência dos pneus. Composta por molas helicoidais ajustadas, amortecedores e barras estabilizadoras, a suspensão dianteira é projetada para maximizar a entrega de potência às rodas e fornecer capacidade ideal nas curvas em todas as superfícies. A suspensão traseira usa um conjunto multilink do tipo double-wishbone.




Segurança

Todos os modelos GR Corolla vêm de fábrica com o Toyota Safety Sense 3.0 (TSS 3.0), que inclui aprimoramentos possibilitados pelos sensores do sistema com capacidade de detecção avançada.


O Sistema de Pré-Colisão (PCS) com Detecção de Pedestres também é capaz de detectar motociclistas e ciclistas em determinadas condições. Ao fazer uma curva ou se aproximar de um cruzamento, o sistema é projetado para detectar veículos que se aproximam à frente ou na lateral do veículo, fornecendo alertas audiovisuais e frenagem automática em determinadas condições para evitar ou minimizar impactos.


O Alerta de Saída de Faixa (LDA) com assistência à direção foi projetado para notificar o motorista por meio de alertas sonoros e visuais e uma leve força de direção, se detectar que o veículo está saindo da faixa sem acionar uma seta. O GR Corolla será equipado com Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar (DRCC), projetado para detectar o veículo à frente e ajustar a velocidade para manter uma distância predefinida.
 

O recurso Assistência à Sinalização Rodoviária (RDA) foi projetado para reconhecer certas informações de sinais de trânsito, usando uma câmera voltada para a frente, e exibi-las no visor multifuncional (MID).
 

Além do sistema TSS 3.0, outros recursos de segurança padrão do GR Corolla incluem o Monitor de Ponto Cego (BSM), projetado para ajudar a detectar e avisar quando veículos se aproximam ou se posicionam nas faixas adjacentes. O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) ajuda a detectar veículos que se aproximam de ambos os lados ao dar ré e fornece um aviso visual e sonoro.


‘Launch Edition’

A princípio a Toyota trará 99 unidades que terão uma placa exclusiva de identificação numérica GAZOO Racing. Complementando os itens, a marca disponibiliza uma capa para o GR Corolla, também numerada, e porta documentos exclusivos.


Cores

O GR Corolla chegará disponível em quatro cores: Branco Polar (sólido), Preto (sólido), Vermelho (metálico) e Cinza Precious Metal (metálico).
 

GR Garages e Assistência aos Clientes

As lojas GR Garage contam com uma ampla gama de peças confeccionadas com tecidos diferenciados e confortáveis, que vão desde chaveiros, bonés, camisetas, jaquetas, canecas e até garrafa térmica. São espaços dentro de concessionárias Toyota que trazem o conceito da marca TOYOTA GAZOO Racing com itens que remetem ao universo do motorsports e expõem os modelos vendidos atualmente, como: Corolla Cross GR-Sport, Corolla GR-Sport, Hilux GR-Sport, SW4 GR-Sport e agora o GR Corolla.
 

As unidades estão instaladas em pontos estratégicos para a TOYOTA GAZOO Racing e recebem entusiastas de onde estão posicionadas. As manutenções poderão ser feitas nas mais de 300 concessionárias Toyota espalhadas pelo País.


Preços
 

Core

Circuit

R$ 416.990,00

R$ 461.990,00




segunda-feira, 3 de julho de 2023

Honda Motor publica o “Honda ESG Data Book 2023”

 



Tóquio, Japão, junho de 2023 – A Honda Motor Co., Ltd. publicou hoje seu primeiro “Honda ESG Data Book 2023”, disponibilizado no site da empresa.
 

Para uma gama diversificada de stakeholders da marca, o Honda ESG Data Book 2023 resume, detalhadamente, a abordagem da empresa para a sustentabilidade e as iniciativas para a concretização da Visão 2030 da Honda – servir as pessoas em todo o mundo com a alegria de expandir o potencial de suas vidas – nas perspectivas de ESG.
 

Como uma das ferramentas para aprimorar a comunicação com seus acionistas, a Honda tem publicado anualmente o “Relatório de Sustentabilidade Honda”. Além disso, a empresa começou a publicar um relatório integrado chamado “Relatório Honda”, no ano passado. Com o objetivo de diferenciar o conteúdo que cada relatório transmite aos públicos de interesse de forma mais clara, a Honda renomeou o Relatório de Sustentabilidade como o “Honda ESG Data Book” e modificou o conteúdo.
 

Em contraste ao Relatório Honda, que se concentra em compartilhar histórias sobre como a Honda busca reforçar seu valor corporativo no futuro, o ESG Data Book 2023 resume principalmente a abordagem básica da empresa para sustentabilidade, as iniciativas em cada uma das áreas ESG e dados relacionados ao desempenho e conquistas da Honda em cada tema.
 


A Honda está se esforçando para evoluir como empresa para continuar criando um novo valor enquanto mantém seu desejo de “ajudar as pessoas e a sociedade” e “ampliar o potencial de vida das pessoas”, propósito que permanece inalterado desde a fundação da empresa.
 

Ao publicar o Honda ESG Data Book, a Honda pretende facilitar a compreensão entre os stakeholders sobre a abordagem da empresa e iniciativas relacionadas ao ESG. Além disso, a Honda buscará o aprimoramento sustentável de seu valor corporativo, enquanto continuará se esforçando para melhorar a interação e divulgação aos seus stakeholders.

Principais conteúdos:

  • Abordagem da Honda para a sustentabilidade
  • Iniciativas ambientais
  • Iniciativas sociais (segurança, qualidade, recursos humanos, gestão da cadeia de fornecimento e atividades de contribuição social)
  • Iniciativas de Governança (governança corporativa, compliance e gerenciamento de riscos)
  • Dados de performance (dados relacionados a cada área ESG)
     
  • Acesso ao Honda ESG Data Book 2023:

Link < Versão em inglês >

CAOA oferece condições especiais na compra do Hyundai Ioniq. Custa R$ 199.990



São Paulo, junho de 2023 – O modelo híbrido Hyundai Ioniq é uma das principais apostas da marca CAOA Hyundai para este momento em que o mercado brasileiro se abre para a eletrificação. A rede CAOA está oferecendo condições especiais para a compra do modelo.

Os clientes que desejarem adquirir o Hyundai Ioniq poderão optar por dar seu carro usado como entrada pelo preço da tabela FIPE (consultar condições direto na concessionária) ou aproveitar a taxa zero para financiamento do veículo. Além disso, a compra do carro híbrido garantirá diversos benefícios, como a economia no gasto com combustível, isenção do rodízio municipal em metrópoles como São Paulo (SP) e também a redução na emissão de poluentes.

Sob o capô, o Hyundai Ioniq Hybrid recebe um motor 1.6 litro GDi que desenvolve até 105 cv de potência e 15 kgfm de torque com apoio de um motor elétrico que entrega 43,5 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. Com a combinação de motores, o Ioniq Hybrid oferece 141 cv de potência e 27 kgfm de torque. Segundo dados homologados pelo Inmetro, o CAOA Hyundai Ioniq Hybrid faz 18,9 km/l rodando na cidade e 18,8 km/l na estrada.



Entre os itens de conforto, segurança e conveniência, o Hyundai Ioniq Hybrid possui elementos como: direção elétrica, paddle shift no volante e coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, freio de estacionamento elétrico com Autohold, bancos revestidos em couro material premium com ajustes elétricos e ajuste lombar no banco do motorista, motor com partida por botão, bluetooth com comando de voz, modos de condução, multimídia com 10.25” com conexão Android Auto / Apple CarPlay e navegador integrado, carregador de celular por indução no console e cluster de 7” com informações sobre o sistema híbrido.

Para os frotistas, a CAOA também oferece condições especiais. A compra do Hyundai Ioniq em grandes quantidades garante descontos exclusivos e um excelente custo-benefício para a renovação da frota.

O Hyundai Ioniq está disponível com valor de R$ 199.990 
em todas as lojas da CAOA Hyundai presentes no território nacional.



domingo, 2 de julho de 2023

Rede de concessionárias Nissan levou aos consumidores as novidades do “Versa Experience”


Rio de Janeiro – O mais novo lançamento da Nissan, o Novo Nissan Versa 2024, ganhou uma grande imersão na rede concessionárias da marca japonesa neste fim de semana, dias 30 de junho e 1 de julho. As revendas Nissan de todo o país abriram portas abertas e promoveram ações especiais para apresentar aos consumidores todas as novidades do sedã, que chega com mais itens de segurança, conforto e tecnologia, além de um design renovado.

O “Versa Experience" permitiu aos clientes conhecer mais sobre o que o modelo traz de novo, assim como condições de financiamento, acessórios disponíveis, além da oportunidade de fazer um test drive no modelo renovado.

Novo Nissan Versa

Com design refinado e atual, conforto superior ao oferecido na categoria e mais segurança e tecnologia, o Novo Nissan Versa traz versões mais equipadas, mais itens de segurança, conforto de série e um novo design. Muito mais seguro e equipado em suas três versões Sense, Advance e Exclusive, o sedã compacto foi refinado tendo como base três pilares: Nissan Emotional Geometry Design, Premium Excitement e Nissan Intelligent Mobility.

São mais de 10 equipamentos na lista de itens das versões do Novo Nissan Versa que definem o melhor conjunto de segurança e tecnologia do segmento: Alerta de Atenção do Motorista (DAA), Alerta de Colisão Frontal (FCW), Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta de Cinto de Segurança Destravado (frontal e traseiros), Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Seat Alert), Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), Monitoramento de Ponto Cego (BSW), Visão 360º Inteligente (AVM) e Detector de Objetos em Movimento (MOD). Esses são importantes equipamentos que fazem parte do Nissan Intelligent Safety Shield, o escudo de segurança da marca japonesa que ajuda a proteger motorista e passageiros e que é parte da visão de mobilidade da marca, a Nissan Intelligent Mobility (NIM).

Lançamento: BYD traz para o Brasil o Dolphin EV, um compacto 100% elétrico, econômico, confortável, 291 km de autonomia e muita tecnologia. Custa R$ 149.800

ASSISTA O VÍDEO E INSCREVA-SE NO CANAL:

https://youtu.be/cYZOKH6FdCQ


Texto: Arnaldo Moreira

Fotos: Divulgação BYD e de Arnaldo Moreira


Com o mercado de carros elétricos em expansão no Brasil e a concorrência se acirrando, a BYD, fabricante de carros chinesa, apresentou, ontem, à Imprensa e aos 45 concessionários da marca no Brasil, seu novo e primeiro carro compacto 100% elétrico, batizado com o nome de um dos mais admirados mamíferos dos nossos oceanos, o golfinho que deu o nome ao Dolphin EV, que arrancou elogios dos 150 de jornalistas automotivos presentes, pelo design, acabamento esmerado, espaço interno, tecnologia, ampla conectividade, multimídia com um tela de 12,8" rotativa, autonomia de 291 km, e preço de R$ 149.800, que admirou a todos.

A Imprensa automotiva respondeu em massa ao convite da BYD
para o lançamento do Dolphin EV


A apresentação do Dolphin EV, um compacto nascido da e-Platform 3.0, uma maternidade criada especialmente pela BYD para veículos puramente elétricos, responsável por integrar o sistema de alta tensão e as baterias com o chassi do carro, aconteceu no Clube Atlético Monte Líbano, em Moema, São Paulo.
A e-Platforme3.0 proporciona ao carro mais segurança e autonomia e permite uma interessante experiência de condução inteligente e é o primeiro veículo da BYD a adotar o design da linha “Ocean”, inspirada nos animais marinhos e nas ondas do mar.


O Dolphin EV tem 4,125 m de comprimento, 1,770 de largura e 1,570 de altura e 14 cm de altura mínima do solo, galgando bem os obstáculos como quebra-molas

Outra vantagem desta plataforma é a distância entre eixos de 2,7m que deixa o veículo mais espaçoso internamente. 

O ocupante do meio no banco traseiro sempre fica mais desconfortável, mas no Dolphin há mais lugar para as pernas com assoalho plano.


Isso faz com que os passageiros do banco traseiro tenham mais espaço para as pernas. O assoalho plano na parte traseira, o que melhora ainda mais o conforto dos passageiros.

O Dolphin EV com 95 cv  tem 18,35 kgfm de torque


Os consumidores não demoraram muito a descobrir as qualidades do Dolphin EV assim que surgiram as primeiras notícias divulgadas pela Imprensa sobre o carro, apresentado no último dia 28. Em 36 h após o lançamento foram vendidos 150 Dolphins, dos 300 encomendados para o lançamento, superando todas as espectativas dos dirigentes da BYD: 1 carro comercializado a cada dois minutos e meio. 


O BYD Dolphin EV é o quinto veículo de passeio da BYD no País que já conta com os elétricos BYD Tan EV, BYD Han EV e BYD Yuan Plus EV e os de motores híbridos SUV BYD Song Plus DM-i. A BYD é a maior vendedora de carros elétricos na China. 

“Somos orgulhosamente o primeiro fabricante a deixar de produzir carros a combustão e lideramos há nove anos o mercado de elétricos na China. Superamos a incrível marca de quatro milhões de veículos vendidos a essa nova energia” diz Stella Li, CEO da BYD Américas e vice-presidente Executiva da empresa.

Tecnologia: eficiência e praticidade


O Dolphin vai de 0 a 100 lm/h e, 10,9 s e tem velocidade máxima de 160 km/h


O BYD Dolphin EV se beneficia da moderna bateria Blade de 44.9kWh, que revolucionou a segurança, a durabilidade e o desempenho na indústria de veículos elétricos. Com a carga a cem por cento, o BYD Dolphin EV roda 291 quilômetros e, segundo dados do Inmetro, é o veículo com melhor eficiência energética disponível no Brasil, ou seja, ele é o que melhor aproveita a capacidade da bateria com 0,42MJ/km.


A bateria pode ser recarregada de forma simples. Com um adaptador é possível usar até uma tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de alta potência que estão em shoppings, postos, estacionamentos e muitas residências, a bateria do Dolphin pode ir de 20% a 80% em apenas 25 minutos.



Divertido, pop e conectado


O Dolphin tem ar condicionado automático 


O Golfinho que desembarca no País que tem uma das costas mais bonitas do mundo traz muita tecnologia e diversão. O modelo vem equipado com ICS (Inteligent Cockpit System) que possui uma tela de 12,8", rotação elétrica para posição vertical e horizontal, além de seis alto-falantes.

O novo compacto da BYD tem controle de tração e assistente de partida em subidas 



O veículo ainda vai dar oportunidade do consumidor usar o Apple Carplay, o Android Auto e o aplicativo BYD, que possibilita abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e até verificar o nível da bateria. Pra quem gosta de diversão, vai ser possível até jogar videogame com o carro parado ou cantar no Karaokê.

 

O BYD possui o inédito sistema de limpeza de disco de freio


O Dolphin EV conta ainda com comando de voz em que o motorista pode solicitar ações como: “Hi BYD, ligue o Spotify” e “Hi BYD, me guie para casa”, que ele executa as tarefas de forma descomplicada. Um carro altamente tecnológico.



Os bancos da frente são bem confortáveis e o carro conta com seis airbags


Outro detalhe que chama a atenção é a tecnologia NFC que virou a chave dos novos tempos. Você consegue abrir seu BYD Dolphin com um cartão. É só aproximar o cartão NFC do retrovisor do motorista para destravar a porta.


A bonita traseira recebeu lanternas em LED e sensores de estacionamento
VTOL

O novo modelo também é uma fonte de energia. O BYD Dolphin possui a função sistema VtoL (Vehicle to Load), com o uso de um adaptador a bateria do carro se transforma numa fonte de energia que pode utilizar equipamentos externos como uma cafeteira, um laptop, uma pipoqueira e até uma luminária.


Os faróis são full LED com luz diurna


OTA (On The Air)

Outro detalhe tecnológico que chama a atenção é o serviço OTA que permite fazer atualizações no sistema do carro à distância, parecido com o que fazemos com os smartphones. O proprietário do Dolphin recebe uma mensagem no painel que existe uma atualização disponível e faz o download quando estiver estacionado e em segurança. Para baixar o arquivo, é possível utilizar o pacote de internet que já vem instalado no veículo.


O Dolphin recebeu rodas de liga leve aro 16" com pneus 195/60


Design

Inspirado pelo golfinho, o design do BYD Dolphin foi desenvolvido por Wolfgang Egger e Michele Paganetti, duas grifes do mercado automotivo mundial. Primeiro lançamento da linha Ocean, o Dolphin carrega muitas referências ao mar e ao animal marinho por todas as suas linhas – externas e internas.


Com um porta-malas de boa capacidade, o Dolphin acomoda cinco ocupantes. Os assentos e apoios de cabeça possuem design ergonômico e o BYD Dolphin EV foi projetado com diversos espaços internos de armazenamento e organização para ajudar no dia a dia.





Cores e garantia

O BYD Dolphin EV chega ao Brasil nas cores Cinza (Grey), Rosa (Afterglow Pink) e Amarelo (Cheese Yellow). A garantia é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade® contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros percorridos.



sábado, 1 de julho de 2023

Air Europa firma parceria com empresa ferroviária que permite comprar viagens de avião e trem com uma única passagem entre Madrid e 11 cidades espanholas


Imagem: Air Europa

A Air Europa firmou uma parceria com a Iryo, primeira operadora ferroviária privada de alta velocidade da Espanha, para combinar viagens de avião e trem. O acordo foi fechado na última semana, a bordo de um trem da Iryo, na estação de Atocha, em Madrid, entre a CEO e gerente-geral da Iryo, Simone Gorini, e o CEO da Air Europa, Jesús Nuño de la Rosa.

A aliança permitirá que, antes do fim de 2023, os viajantes possam comprar viagens de avião e trem com um único bilhete, por meio do site da Air Europa ou por meio das agências de viagens autorizadas. 

Isso possibilita que o passageiro possa fazer conexões oferecidas pela Iryo entre Madrid e 11 cidades espanholas (Barcelona, Tarragona, Zaragoza, Cuenca, Valencia, Albacete, Alicante, Málaga, Antequera, Córdoba e Sevilla), com saídas dos 33 destinos que a Air Europa opera no continente e 21 transoceânicos na América.

Nesse caso, os viajantes brasileiros também conseguirão adquirir as passagens com saídas de São Paulo ou Salvador para algum destino operado pela Iryo, com conexão realizada na capital espanhola, local de pouso para os voos que partem do Brasil.

Os usuários, que serão considerados como passageiros em conexão, poderão desfrutar de todas as vantagens e benefícios que ambas as empresas oferecem aos clientes.

Com o acordo, a Iryo avança em sua estratégia multimodal, valorizando a figura do trem como alternativa sustentável para voos de média e longa distância. Da mesma forma, a Air Europa permite ampliar sua oferta de destinos, melhorando, assim, a experiência do cliente. 

A estratégia é considerada pelas duas empresas como fundamental para reduzir o impacto das mudanças climáticas nos deslocamentos. Igualmente, ambas as companhias fortalecem a conectividade do hub de Madrid Barajas com uma proposta eficiente e sustentável, com o objetivo de satisfazer quem viaja a lazer ou a negócios.

De acordo com a CEO da Iryo, Simone Forini, “esta aliança reforça o papel estratégico da Iryo na conectividade da Espanha com a Europa e a América. Graças a este acordo que estamos trabalhando, damos um passo a mais na mobilidade com soluções integrais que permitem ter uma experiência de transporte mais completa e sustentável. 

Para a Iryo, é uma honra contar com a Air Europa como a primeira parceira em uma associação ferrovia-avião, estando cada vez mais perto de conseguir nosso objetivo, que coloca no centro a experiência do cliente, a inovação e a proteção do meio ambiente”.

O CEO da Air Europa, Jesús Nuño de la Rosa, destaca a importância da conectividade como parte da missão da empresa. “Estamos trabalhando continuamente para oferecer aos nossos clientes soluções integrais para os deslocamentos. Por isso, este acordo com a Iryo é estratégico e nos permitirá oferecer todas as opções possíveis para melhorar a mobilidade por meio de uma experiência completa, eficiente e sustentável. 

Iniciar esta jornada com o novo player de alta velocidade ferroviária da Espanha com tantas possibilidades de crescimento no mercado, como a Iryo, deixa-nos muito felizes. Esperamos seguir de mãos dadas por muitos anos”, ressalta o executivo.

Esta é uma primeira fase que será concluída em 2025, quando a alta velocidade chegar diretamente ao aeroporto de Madrid-Barajas. Isso significará uma nova etapa no transporte multimodal, ao permitir que os viajantes que chegam de avião peguem o trem Iryo no próprio aeroporto e continuem sua rota.

A Air Europa atua no Brasil com voos diários saindo de Guarulhos (São Paulo), com destino a Madrid e decolagens saindo de Salvador, com dois voos semanais, também em direção à capital espanhola. Os interessados em comprar os trajetos combinados de avião e trem, com conexão em Madrid, podem acessar o site da Air Europa.

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