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domingo, 29 de outubro de 2023

A Renault lança no Brasil a nova geração do Kangoo E-Tech 100% elétrico


A Renault lança no Brasil a nova geração do Kangoo E-Tech 100% elétrico. O modelo, primeiro veículo comercial elétrico vendido no Brasil e que chegou ao mercado em 2013, contou com o pioneirismo da Renault em nenhum segmento, sendo uma base para o desenvolvimento de soluções para clientes profissionais, evolução da rede 100% E-Tech, além de auxiliar na construção da estratégia de pós-vendas de veículos elétricos contratados pela Renault atualmente.

O novo Kangoo E-Tech traz uma solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota, e chega com a proposta de oferecer uma entrega ágil e 100% elétrica, trazendo praticidade, segurança e baixo custo por milhão rodado.

Com mais de 4,4 milhões de unidades produzidas em 50 países em todo o mundo, o Kangoo é o veículo mais vendido do segmento na versão elétrica desde 2011, com uma incrível história de sucesso. No Brasil, foi o pioneiro do segmento de veículos comerciais elétricos e líder até os dias atuais com mais de 600 unidades comercializadas, estando presente em diversas empresas referências no setor logístico e last-mile.

“O Kangoo é um veículo emblemático para a Renault em todo o mundo e, no Brasil, sua versão elétrica é reconhecida por grandes empresas que buscam atingir seus objetivos de descarbonização por sua praticidade, baixo custo de operação e por todo o suporte que a marca oferece , por meio de sua Rede Pro+. Essa nova geração do modelo chega ao mercado para consolidar essa trajetória de sucesso”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Entrega ágil e 100% elétrica

O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico vem equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo para uma experiência de condução suave e sem estresse em todas as situações.

Graças à sua nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico possui

autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiqueta Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do INMETRO (SAE J1634). Com isso, os motoristas podem ficar tranquilos ao realizar um dia inteiro de viagens de trabalho, por um custo imbatível de operação.

A bateria possui sistema de resfriamento líquido e resistência elétrica permitindo a utilização na zona de temperatura adequada, mantendo assim sua autonomia e relaxamento no tempo de carregamento. As baterias têm garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, eles são liberados gratuitamente se sua capacidade diminuir para menos de 70% do seu valor nominal (SOC).

Comparada à geração anterior, a bateria possui maior capacidade (33 kWh X 45 kWh), refrigerante líquido, o que ampliou a autonomia e permitiu, também um aumento da garantia, de cinco para oito anos.

O modo Eco, que limita a potência e a velocidade máxima do veículo, ajuda a otimizar a autonomia geral e pode ser utilizado ao transportar uma carga leve.

O condutor pode escolher entre três modos de frenagem regenerativa:

· Cruzeiro (indicador luminoso B1): modo regenerativo limitado, adequado para condução em rodovias e vias rápidas

· Drive (B2): modo regenerativo padrão para uso versátil que tem uma sensação de motor à combustão ao pisar no acelerador

· Freio (B3): modo regenerativo máximo para uso em engarrafamentos e trechos de serra.

No novo Kangoo E-Tech a frenagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (Adaptive Regenerative Brake System), que maximiza a quantidade de energia recuperada independentemente do regime de frenagem selecionado.

A gama de configurações de modo de condução/regime de frenagem regenerativa significa que os condutores podem escolher entre seis estilos de condução diferentes para um conforto e autonomia ideais, de acordo com a utilização específica do veículo e as condições de trânsito.

As informações relativas ao modo de condução selecionado e gerenciamento de energia elétrica são exibidas em um painel de instrumentos digital colorido de 4,2 polegadas no centro do painel.

Para recarregar a bateria, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece diversas opções de carregamento:

· Carregamento de 2,3 kW, adequado para carregamento em tomadas domésticas

· Carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW (inédito em veículos comerciais), configurado para carregamento em postos públicos e wallboxes

· Carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para carregadores ultrarrápidos de rodovias.

A bateria do novo Kangoo E-Tech leva 2h40 (02h30) para passar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma Wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma Wallbox de 7,4 kW. O Kangoo E-Tech também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT em 220 volts com o uso de um carregador portátil, comercializado separadamente como acessório.

Praticidade e segurança

O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece um espaço de carga de 4,3 m³. A sua carga útil máxima é de 800 kg e a capacidade de reboque, de 1.500 kg. A sua porta lateral deslizante extralarga (864 mm) permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos, e seu espaço de armazenamento traz dimensões generosas, de 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,3 metro de altura. A área de carga possui portas traseiras 1/3 – 2/3 que podem abrir de 90° a 180°, facilitando o acesso mesmo que haja pouco espaço atrás do veículo.

As travas das portas laterais e traseiras foram removidas para aumentar a resistência à intrusão e ao roubo. Um sistema de supertravamento oferece um nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas só são ativados se a chave for usada. Com isso, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga (100% protegida) permanece fechada.

Os ocupantes também farão uma jornada com toda a segurança, já que o Kangoo E-Tech está equipado com diversas tecnologias, como quatro airbags, controles de tração e estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA). Além disso, a bateria é abrigada em uma estrutura de alta resistência e possui plugue de desconexão do sistema de alta tensão e dispositivo de extinção rápida de fogo na bateria no qual, existe um disco de ruptura que se rompe com a pressão da mangueira dos bombeiros , inundando o interior da bateria e auxiliando na contenção de chamas.

Design exterior forte e funcional

O Kangoo E-Tech apresenta um design inédito, mais forte e funcional: capô horizontal com nervuras, frente elevada e laterais esculpidas. Os destaques cromados e os acabamentos atraentes elevam o design.

A dianteira inédita ficou mais vertical, com acabamento cromado que fica entre a grade e o para-choque dianteiro. As lâmpadas apresentam as luzes diurnas em LED em formato C, características da marca Renault. O seu design traz uma sensação mais ágil e dinâmica, em linha com o restante da gama de veículos comerciais da marca.

Com as suas laterais esculpidas e ombros pronunciados, o Kangoo E-Tech rompe com o design tradicionalmente quadrado dos veículos comerciais. As linhas horizontais e as portas traseiras curvas e inclinadas conferem ao veículo uma sensação fluida e dinâmica. O modelo traseiro tem proporções mais equilibradas para um visual mais sólido. No novo Kangoo a bitola traseira e mais larga que a anterior para oferecer mais espaço de carga. O aspecto visual simplificado e as lanternas traseiras exclusivas em LED oferecem um toque mais moderno.

Os espelhos laterais mais largos (+35 mm de comprimento e +22 mm de largura) melhoram a visibilidade traseira em 35%. Faróis de neblina LED também estão disponíveis para melhorar a visibilidade na estrada.

Interior moderno e funcional

O Novo Kangoo E-Tech 100% elétrico tem um interior mais moderno e atualizado. O painel horizontal cria uma sensação de continuidade até os painéis das portas. Os assentos totalmente redesenhados são mais resistentes do que antes. O conforto no interior do habitáculo é aumentado pelo isolamento acústico adicional, proporcionando uma experiência de condução mais silenciosa e menos cansativa.

O interior foi atualizado com painel horizontal e um novo volante que abriga os controles principais. O jogo sutil de cores e texturas eleva o nível do interior. O Novo Kangoo E-Tech possui banco regulável em altura e profundidade. O volante também é ajustável em altura e profundidade, para maior conforto em longas jornadas.

O Kangoo E-Tech 100% elétrico também está equipado com o Espelho Amplo, que permite ver o que se passa no ângulo morto do veículo e, por exemplo, atravessar um cruzamento com segurança. Os bancos envolventes são reforçados com espuma e tecidos mais resistentes para tornar as horas de condução mais confortáveis.

A cabine do Kangoo E-Tech 100% elétrica dispõe de amplo espaço nos diversos porta-objetos espalhados no interior:

· Bandeja de teto

· Armazenamento central do painel

· Compartimentos de porta incluindo dois porta-copos

· Compartimento fechado do lado do motorista

Os porta-objetos foram concebidos para serem sempre facilmente acessíveis – enquanto conduzem ou saem do veículo – e para manter seus pertences fora da vista e em segurança.

Mais conforto nas jornadas

Para melhorar o conforto a bordo e reduzir o cansaço durante as jornadas, a acústica do Kangoo E-Tech 100% elétrico foi concebida para reduzir as perturbações sonoras: isolamento acústico reforçado do painel e dos painéis das portas, vidros mais grossos (+11% ), uso de estofamento de espuma etc. A acústica do sistema de som também foi aprimorada com dois alto-falantes nos painéis das portas e dois alto-falantes na base do para-brisa. Os dutos de ar foram reformulados para uma distribuição mais uniforme do fluxo de ar entre as aberturas laterais e centrais. E para evitar a entrada de poluição externa, o Kangoo E-Tech 100% elétrico está equipado com ar condicionado digital automático, com filtro de pólen integrado.

Para maior conforto térmico, as saídas de ar foram redesenhadas e permitem uma melhor distribuição dos fluxos de ar laterais e centrais.

O Kangoo E-Tech 100% elétrico também vem equipado com o novo sistema multimídia Renault EASY LINK e tela de 8” para maior comodidade. O display de 8”

está embutido no painel e é tão fácil de usar e personalizar quanto um smartphone. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o Renault EASY LINK pode ser ativado por voz para acesso a todas as funcionalidades de multimídia, navegação e infotainment, O motorista também pode fazer e receber chamadas usando o volante, a tela sensível ao toque ou comandos de voz , e pode ouvir e ditar mensagens de texto.

Um suporte para smartphones, que pode ser colocado na frente do motorista, à esquerda ou à direita (dependendo se ele estiver destro ou canhoto), permite a acomodação correta do aparelho e conta com tomada USB. O carregamento é automático quando a bateria está cheia, eliminando o risco de sobrecarga.

O Kangoo E-Tech conta ainda com sensores de chuva e luminosidade, além de vidros e travas elétricas, oferecendo muito conforto aos seus ocupantes.

Baixo custo operacional

O Kangoo E-Tech 100% elétrico é o parceiro ideal para empresas que buscam uma solução com baixo custo operacional e zero emissão de interferências e ruídos. O Kangoo E-Tech possui um baixo custo por milhagem rodada, de R$ 0,15 (versus R$ 0,50 de um modelo similar à combustão*), além de um custo 45% menor nos valores das seis primeiras revisões.

Além disso, por ser elétrico, possui isenção de IPVA em alguns estados, bem como não possui rodagem restrita em capitais que adotam o rodízio veicular, aumentando significativamente o custo total de rodagem.

“A Renault possui grande experiência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. Esse pioneirismo nos permite oferecer soluções para empresas que têm objetivos de redução de impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota”, afirma Alex Dias, diretor para vendas a empresas da Renault do Brasil.

Disponível em versão única, o Kangoo E-Tech 100% elétrico está disponível em duas cores: Branco Glacier e Cinza Urban. O modelo é equipado com rodas de aço de 16 polegadas e tem o preço sugerido de R$ 259.990.

Evolução notável

O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico teve uma evolução notável em diversos aspectos, se comparado com a geração anterior do modelo (Kangoo ZE), como mostra a tabela abaixo:

O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico teve uma evolução notável em diversos aspectos, se comparado com a geração anterior do modelo (Kangoo ZE), como mostra a tabela abaixo:

Uma rede formada

Atualmente, a Renault do Brasil comercializa a linha E-Tech 100% elétrica em suas 270 entregas em todo o Brasil. E, nas unidades com escritórios (259), é possível realizar revisões e manutenções regulares dos veículos 100% elétricos da marca, sendo estas, 45 unidades Full E-Tech, aptas a realizar qualquer intervenção em um veículo elétrico Renault.

Além disso, a Renault também reestruturou seu Centro de Distribuição de Peças em Quatro Barras (PR), criando uma área dedicada para peças de reposição de veículos elétricos comercializados no país. A operação permite a entrega de peças de veículos elétricos, em até um dia útil, para todas as capitais do Brasil. No caso de baterias, o prazo de envio dá em até três dias úteis.

Renault Pró+

Uma das grandes vantagens oferecidas pela Renault para veículos comerciais é o programa “Renault Pro+”, que inclui tratamento especializado no cliente de marca profissional, incluindo desde a consultoria no momento da compra até a manutenção programada.

O “Renault Pro+” é formado por uma rede de 43 concessionárias credenciadas em 19 estados, além do Distrito Federal, com área específica, dedicada exclusivamente à manutenção de veículos utilitários.

Parceira do seu negócio

Com a experiência de quem é líder no mercado europeu de veículos transformados, a Renault do Brasil oferece parceiros parceiros para a transformação dos veículos comerciais da marca. Os projetos são desenvolvidos por fornecedores validados pela Renault do Brasil, ou que garantem a segurança e a qualidade dos produtos.

Os veículos transformados pelas empresas certificadas com o Agrèment Renault têm facilidade na hora de realizar o financiamento, já que o cliente fatura o veículo completo, evitando a realização de dois financiamentos e/ou negociações distintas – o do carro e a adaptação.

Renault Kangoo, líder e pioneiro em veículos elétricos

O Renault Kangoo desempenhou um papel importante e por vezes conhecido ao ajudar a Renault a desenvolver conhecimentos em veículos elétricos.

Embora a Renault tenha começado a explorar a ideia de veículos elétricos em 1985, com uma versão EV do Renault Express, que operava com baterias de níquel-zinco, esta ambição tornou-se realidade no início dos anos 2000 com o Renault Kangoo.

O Renault Kangoo serviu de campo de testes para futuros veículos elétricos e estava disponível nas versões elétrica (Kangoo Electri'cité) e híbrida (Kangoo Elect'road) já em 2002.

Essas execuções em pequena escala ajudaram a marca a desenvolver conhecimentos reais em design, industrialização e, especialmente, manutenção de veículos elétricos. Na época, uma equipe de técnicos viajava até cada cliente para analisar, manter e melhorar os modelos já em circulação.

Em 2011, quando foi comercializado ao público em geral, o Renault Kangoo ZE tornou-se o primeiro veículo totalmente elétrico a ganhar o título de “Van Internacional do Ano”, criando assim um segmento para furgões elétricos. Em 2013, o veículo teve suas negociações iniciadas no Brasil.

A Renault aproveita agora seus anos de experiência e uso intensivo por profissionais para projetar o novo Kangoo E-Tech de alto desempenho, líder de mercado.

Desde então, este modelo tornou-se o veículo elétrico mais vendido da história, com mais de 100.000 unidades comercializadas.

Maubeuge, centro de excelência no coração da eletricidade

Desde 1997, a fábrica da Renault em Maubeuge, localizada em Hauts-de-France (norte de França), fabrica o Kangoo para todo o mundo.

Juntamente com as unidades de Douai e Ruitz, a fábrica forma o novo centro ElectriCity – o maior e mais competitivo centro de produção de veículos elétricos da Europa, através do qual a Renault planeia produzir 480.000 veículos elétricos por ano até 2025.

O motor elétrico e os carregadores do novo Kangoo E-Tech são todos fabricados na fábrica da Renault em Cléon, na Normandia (noroeste de Paris).

A fábrica de Maubeuge empregava 2.500 funcionários.

Sobre a Renault do Brasil

Produzindo no Brasil há 25 anos, a Renault do Brasil conta com 5,3 mil colaboradores duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de níveis comerciais (CVU) .

Oferecendo uma gama completa de veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes.

Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos de longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.

A Renault desenvolve, ainda, soluções de geração de energia limpa, com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construído uma

garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 865 mil pessoas ao longo dos seus 12 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

*Fonte: Aneel para valor de eletricidade e Petrobrás para gasolina, base de setembro de 2023, preço médio nacional.


Vídeos:

Kangoo E-Tech

• Dinâmicas

https://vimeo.com/870442783/6b57fccc23?share=copy

 

• Internas

https://vimeo.com/870469349/f470102ce8?share=copy

 

• Estáticas

https://vimeo.com/870460359/0d4558f307?share=copy


FICHA TÉCNICA:


LISTA DE EQUIPAMENTOS:




Etapa quente: Stock Car vai ao limite no Velocitta. Nas vitórias de Daniel Serra e Ricardo Maurício, brigas, toques e emoção do começo ao fim. Gabriel Casagrande consolida liderança, mas agora tem Felipe Fraga em seu encalço



A Stock Car Pro Series realizou a décima e antepenúltima etapa de uma empolgante temporada 2023 neste domingo (29). O Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), foi palco de duas grandes corridas, que foram vencidas pelos pilotos da Eurofarma RC. 

Na primeira prova do dia, Daniel Serra superou Felipe Fraga (Blau Motorsport) na estratégia de pit-stop e venceu pela terceira vez no campeonato, enquanto Felipe Baptista (KTF) foi o terceiro depois de superar Gabriel Casagrande na última volta.

Ricardo Maurício repetiu a tática adotada pelo companheiro de equipe na Corrida 2, mas também precisou segurar a forte pressão de Felipe Massa (Lubrax Podium) nas voltas finais para vencer pela segunda vez na temporada e a 37ª na Pro Series, empatando com Cacá Bueno (KTF) como o segundo maior vencedor em atividade na categoria. Fraga ficou na terceira posição.

Com um quarto e um décimo lugares neste domingo, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) conseguiu abrir ainda mais vantagem perante seus concorrentes diretos. O campeão de 2021 tem agora 279 pontos, 31 a mais que o novo vice-líder da temporada, Felipe Fraga, que foi o maior pontuador do fim de semana em Mogi Guaçu.

Autódromo Velocitta recebeu a décima etapa de grandes corridas na Stock Car
(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)


Estratégia leva Serra à vitória
Pole position, Fraga sustentou a liderança, com Serra em segundo e Casagrande em terceiro. Com o desenrolar da prova, o piloto da Blau conseguiu abrir vantagem na frente e controlou a disputa até a abertura da janela para pit-stop obrigatório.

Fraga foi justamente o primeiro piloto a fazer a parada nos boxes, sendo seguido por Casagrande, enquanto Serra adotou estratégia diferente, optou por ter pista livre e tentar buscar a liderança da corrida. Daniel partiu para os boxes na volta 11, fez o pit-stop, teve sucesso na sua tática e voltou logo à frente do Chevrolet Cruze #88 da Blau.

Os minutos finais de prova entregaram muita emoção com o duelo de campeões. Serra conseguiu sustentar a liderança e cruzou a linha de chegada na frente para vencer pela terceira vez na temporada e a 24ª na sua laureada carreira. Fraga confirmou o segundo lugar, enquanto Felipe Baptista fez a ultrapassagem na última volta, superou Gabriel Casagrande e foi o terceiro.

“Foi um misto de performance com estratégia. Paramos na hora certa e, como seguimos na pista [antes da parada obrigatória], viramos tempos bem rápidos. A equipe fez um pit-stop perfeito, mais uma vez, e voltamos em primeiro. Tivemos um pouquinho de sufoco ali depois do safety-car, mas depois deu tudo certo”, comemorou Daniel.

Ricardinho duela com Massa
Com uma primeira fila de oito títulos, Cacá Bueno e Ricardo Maurício puxaram o grid da disputa complementar deste domingo. O pentacampeão manteve a liderança, logo à frente de Ricardinho, enquanto Thiago Camilo era o terceiro, mas enfrentava a forte pressão de Felipe Massa.

Felipe Massa foi um dos destaques deste domingo em Mogi Guaçu (SP) Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

Entre os ponteiros, Cacá foi o primeiro a fazer seu pit-stop, na volta 9. Maurício seguiu na pista e tentou repetir a estratégia de sucesso com o companheiro de equipe Daniel Serra na Corrida 1. 

Ricardinho foi para os boxes duas voltas depois e regressou à frente do piloto carioca, que também perdeu posição para Massa.

37 vitórias: Ricardo Maurício igualou marca de Cacá Bueno na Pro Series
(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)


Ricardo Maurício partiu para as voltas finais tentando segurar a pressão exercida por Massa, enquanto Cacá Bueno vinha em terceiro, seguido de perto por Felipe Baptista e Felipe Fraga no momento em que houve nova intervenção do safety-car por conta de problema sofrido pelo campeão Marcos Gomes.

A prova foi retomada com bandeira verde quando restavam pouco menos de dois minutos. Massa tentou de tudo para vencer pela primeira vez na Stock Car e encostou em Ricardinho. 

Mas o tricampeão resistiu e partiu para a conquista da sua vitória 37 na Stock Car — igualando Cacá Bueno como o segundo maior vencedor em atividade. Felipe Baptista terminou na pista em terceiro, mas foi punido em razão do incidente com Cacá durante a prova, de modo que Felipe Fraga completou o top-3 oficial da disputa.

Maurício voltou ao pódio da Stock Car, que não frequentava desde a etapa de Interlagos, em abril, quando foi vencedor da Corrida 2. “Depois de alguns finais de semana que tivemos na temporada, é sempre bom voltar a vencer. Ainda mais aqui no Velocitta, que depois de Interlagos é nosso segundo quintal de casa. O resumo é que foi um fim de semana difícil, mas nossa equipe conseguiu encaixar um bom trabalho desde os treinos. 
O Daniel venceu a primeira e triunfei na segunda prova. Foi bem disputada, com lutas com o Cacá logo no começo e depois com o Felipe Massa. O que predominou mesmo foi a estratégia. E veio mais uma vitória, a 37ª da carreira, então estou bem feliz”, destacou.

Maior pontuador, Felipe Fraga na festa do pódio da Corrida 1 com Daniel Serra
(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

Fraga assume vice-liderança
A tabela do campeonato tem duas mudanças bem importantes no momento em que a temporada se aproxima da definição dos candidatos ao título. Felipe Fraga chegou ao Velocitta em sexto no campeonato e deixa o interior de São Paulo na vice-liderança. O paraense radicado em Palmas está agora a 31 pontos da liderança da tabela, que segue ocupada por Gabriel Casagrande.

Thiago Camilo (Ipiranga Racing) manteve a terceira posição do campeonato e soma 244 pontos. Rubens Barrichello marcou dez tentos neste fim de semana e caiu de segundo para quarto, com um total de 237 até agora. E Daniel Serra ganhou três posições na tabela depois da vitória neste domingo e deixa o interior paulista em quinto no campeonato, com 231 pontos.

Casagrande considerou ter vivido uma etapa favorável em termos de campeonato, já que ampliou de 22 para 31 pontos sua vantagem para o segundo colocado. “Foi um fim de semana positivo. Chegamos aqui pensando em não diminuir a diferença para o vice-líder, e ela aumentou. Sei do potencial e da enorme qualidade do Fraga, que é campeão, e com certeza ele iria incomodar. 

Mas temos uma vantagem grande e vamos para Cascavel para tentar manter essa diferença e, em Interlagos, que a gente possa chegar em Interlagos em plenas condições para conquistar o título”.

A 11ª e penúltima etapa do campeonato acontece em 26 de novembro no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná.

Stock Car Pro Series, etapa 10, Velocitta

Daniel Serra venceu a Corrida 1 e voltou ao top-5 de um acirrado campeonato
(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)


Corrida 1:
1º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 18 voltas em 31min42s840
2º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 1s312
3º - Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 2s048
4º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), a 3s104
5º - Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 3s643
6º - Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 4s424
7º - Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 5s204
8º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 7s224
9º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 8s350
10º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 8s498
11º - Rubens Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 8s746
12º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 9s156
13º - Lucas Foresti (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), a 9s368
14º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 9s722
15º - Rodrigo Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 10s190
16º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 11s703
17º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 12s065
18º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 12s487
19º - Felipe Lapenna (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 13s061
20º - Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 13s671
21º - Tony Kanaan (Texaco Racing/Toyota Corolla), a 14s074
22º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 14s177
23º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 14s737
24º - Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/Toyota Corolla), a 15s075
25º - Lucas Kohl (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 16s510
26º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 17s458
27º - Dudu Barrichello (Mobil Ale /Toyota Corolla), a 1min03s996
28º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 5 voltas

Não completou

Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 12 voltas

Excluído
Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze)

Corrida 2:
1º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 20 voltas em 32min52s660
2º - Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 0s531
3º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 3s397
4º - Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/Toyota Corolla), a 3s894
5º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 4s771
6º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 8s086
7º - Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 8s432
8º - Dudu Barrichello (Mobil Ale /Toyota Corolla), a 9s011
9º - Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 11s133
10º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), a 11s160
11º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 13s950
12º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 16s899
13º - Felipe Lapenna (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 18s176
14º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 19s159
15º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 20s665
16º - Lucas Kohl (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 21s670
17º - Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 23s358
18º - Tony Kanaan (Texaco Racing/Toyota Corolla), a 24s389
19º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 26s023
20º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 28s782
21º - Lucas Foresti (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), a 34s634
22º - Rubens Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 42s028
23º - Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 2 voltas
24º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 2 voltas
25º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 5 voltas

Não completaram
Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 9 voltas
Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 9 voltas
Rodrigo Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 10 voltas
Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 18 voltas
Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), não largou


Classificação do campeonato depois de dez etapas:
1º - Gabriel Casagrande, 279 pontos
2º - Felipe Fraga, 248
3º - Thiago Camilo, 244
4º - Rubens Barrichello, 237
5º - Daniel Serra, 231
6º - Rafael Suzuki, 221
7º - Ricardo Zonta, 205
8º - Gianluca Petecof, 204
9º - Ricardo Maurício, 190
10º - Guilherme Salas, 184
11º - Felipe Baptista, 180
12º - Cesar Ramos, 178
13º - Nelson Piquet Jr., 175
14º - Felipe Massa, 157
15º - Matías Rossi, 156
16º - Átila Abreu, 132
17º - Julio Campos, 126
18º - Lucas Foresti, 125
19º - Gaetano Di Mauro, 120
20º - Dudu Barrichello, 117
21º - Cacá Bueno, 115
22º - Bruno Baptista, 113
23º - Allam Khodair, 111
24º - Denis Navarro, 89
25º - Marcos Gomes, 85
26º - Rodrigo Baptista, 62
27º - Sergio Jimenez, 58
28º - Enzo Elias, 55
29º - Lucas Kohl, 43
30º - Tony Kanaan, 29
31º - Felipe Lapenna, 10
32º - Arthur Leist, 9
33º - Rafael Martins, 6
34º - Antonio Junqueira, 4
35º - Raphael Teixeira, 4
36º - Diego Nunes, 2
*pontuação extraoficial

Calendário da temporada 2023
Etapa / Data / Local
11ª – 26/11 – Cascavel (PR)
12ª – 17/12 – Interlagos (SP)

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