Azul anuncia confirmação de seu Plano de Reestruturação e avança para saída de seu processo de transformação
A AZUL S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ) (“Azul” ou “Companhia”), a maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, anunciou hoje que o Tribunal dos Estados Unidos aprovou o Plano de Reorganização da Companhia (o “Plano”).
Mais conforto
A partir de 15 de janeiro de 2026, a experiência Business Class Américas estará disponível em 47 rotas nacionais da Colômbia, Equador e Guatemala. Essa experiência foi significativamente ampliada, estando presente em mais de 80 rotas internacionais, e será estendida para outras 18 rotas, completando a operação em todo o continente.
Além disso, em solo, o padrão de hospitalidade é elevado com o novo serviço Insignia by Avianca Check-in em El Dorado, exclusivo para os membros Lifemiles Diamond e Concierge, bem como com a renovação das Salas Vip Diamond para voos nacionais e, em breve, para voos internacionais em Bogotá.
Mais conectividade:
A companhia avança com a instalação progressiva de conectividade wi-fi a bordo, por meio do Avianca On Air, inicialmente disponível em dez aeronaves. Atualmente, os passageiros contam com acesso a mais de 300 filmes, séries e documentários da HBO Max, Fórmula 1 TV e mais.
De maneira geral, a Avianca encerra um ano em que continuou expandindo sua rede para mais de 155 rotas, conectando mais de 80 destinos em mais de 25 países das Américas e da Europa, com inaugurações recentes das rotas Guayaquil-Miami, Bogotá-Belém e Bogotá-Monterrey, que se somam ao crescimento de 13% na conectividade oferecida pela companhia aérea à região.
Com mais de 27 milhões de passageiros transportados em mais de 195.000 voos nos três primeiros trimestres do ano, a Avianca consolidou um ano de operação sólida e eficiente, demonstrando consistência em seus indicadores-chaves de gestão e serviço.
Resultados no Brasil:
A companhia também anunciou que, entre janeiro e setembro de 2025, transportou mais de 544.668 passageiros de e para o Brasil, o que representa um crescimento de 14,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando transportou 475.036 clientes.
Adicionalmente, durante os mesmos meses, registrou um incremento de 26,7% na quantidade de voos operados, em comparação com 2024, com um total de 3.769 decolagens. Esse desempenho reflete o papel-chave da Avianca na conectividade, no desenvolvimento e crescimento do turismo e no impulso econômico do Brasil.
Da mesma forma, a Avianca encerrou o terceiro trimestre do ano com quatro rotas em operação (São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belém para Bogotá) e um total de 49 frequências a serviço dos brasileiros e os milhões de turistas que visitam o país.
Nos três primeiros trimestres do ano, a companhia aérea transportou mais de 27,3 milhões de passageiros em mais de 195.000 voos.
A LATAM Airlines Brasil informa que alguns de seus voos nesta quarta-feira (10 de dezembro de 2025) foram cancelados ou reprogramados devido à meteorologia adversa na cidade de São Paulo (aeroportos de Guarulhos e Congonhas), fato totalmente alheio ao controle da companhia. Por isso, a LATAM recomenda os seguintes cuidados e ações aos seus passageiros impactados por esta situação:
1. Se você já está no aeroporto de Congonhas ou Guarulhos
Consulte o status do seu voo antes de ingressar na sala de embarque do aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.
2. Se você ainda não chegou ao aeroporto
Consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.
Hospedagem em São Paulo
Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a LATAM pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.
Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro
O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo até 15 dias depois. Essa medida ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas.
A LATAM lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões.
TAAG marca novo capítulo na renovação da frota com a chegada da aeronave Airbus A220-300 D2-TAJ ao AIAAN
Nova aeronave fortalece estratégia de modernização, eficiência operacional e expansão da companhia no continente africano
A TAAG Linhas Aéreas de Angola recebeu no dia 10, no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), a mais nova adição à sua frota: o Airbus A220-300, matrícula D2-TAJ. A incorporação dessa aeronave de última geração está alinhada ao Plano Estratégico 2024–2029 e reforça o compromisso da companhia com a modernização e a transformação de suas operações.
O Airbus A220-300 da TAAG tem capacidade para 137 passageiros, com configuração de 12 assentos na Classe Executiva e 125 na Classe Econômica. O modelo se destaca pelo alto desempenho operacional, eficiência no consumo de combustível e menor impacto ambiental.
Com a incorporação do quarto Airbus A220-300, a TAAG consolida sua estratégia multimarca, reforçando a frota com uma aeronave moderna, versátil e de elevado conforto para os passageiros. A adição do novo equipamento amplia a competitividade da companhia e aumenta sua capilaridade na cobertura de destinos no continente africano.
A nova aeronave, batizada com o nome “Luvili”, presta homenagem à identidade cultural angolana, em referência ao Monte Luvili, uma das maiores formações rochosas do mundo, localizada na província do Huambo, na comuna do Alto Hama. A escolha do nome reforça o compromisso da TAAG em valorizar referências culturais e geográficas nacionais, integrando-as à sua frota moderna.
Essa entrega faz parte do ciclo de encomendas realizado junto ao lessor (entidade locadora) Air Lease Corporation (ALC) e representa mais um avanço no processo de renovação da frota da TAAG. A iniciativa integra a visão de crescimento da companhia no continente africano e reforça seus pilares estratégicos de Excelência Operacional, Superioridade Comercial e Conectividade & Oferta de hub.
Cresce em outubro, frente a setembro, o número de passageiros afetados por voos com atrasos superiores a duas horas no Brasil, aponta relatório da AirHelp
- 66 mil passageiros sofreram com o problema em outubro contra 62 mil em setembro
- Aeroporto de Guarulhos lidera em número de passageiros afetados
- O voo pousou ou decolou em um aeroporto brasileiro
- O voo foi cancelado com aviso tardio, o voo estava com mais de 2 horas de atraso (estamos contradizendo algo que esteja na lei?) ou estava com overbook
- Os passageiros não foram atendidos adequadamente pela companhia aérea
- O problema ocorreu nos últimos 5 anos
Iberia amplia conexão entre América Latina e Ásia com acordo com a China Southern
- As companhias conectarão seus hubs de Madri e Guangzhou para ampliar opções e melhorar a experiência dos clientes da América Latina em rotas para a Ásia, onde a Iberia já voa diariamente para Doha e quatro vezes por semana para Tóquio.
- O acordo expande a rede da Iberia na Ásia e a da China Southern na Espanha e na América Latina, reforçando a complementaridade entre as duas empresas e consolidando Madri como um hub global.
- A parceria integra o Plano de Voo 2030, que prevê investimento de 6 bilhões de euros, renovação da frota, digitalização de serviços e fortalecimento da conectividade internacional.
A Iberia e a China Southern Airlines assinaram em Madri um acordo de compartilhamento de código que reforça a conectividade entre China, Europa e América Latina. A nova rota direta Guangzhou–Madri, operada pela China Southern, será o eixo dessa cooperação. Com ela, clientes da Iberia na América Latina poderão se conectar às principais cidades chinesas via Guangzhou, enquanto passageiros vindos da China terão acesso à extensa rede da Iberia na Espanha, Europa e América Latina — consolidando Madri como um hub global de conexões.
Pelo acordo, a Iberia passará a incluir seu código (IB) no voo Guangzhou–Madri e em outros destinos operados pela China Southern no país. Já o código da China Southern (CZ) será incorporado aos voos domésticos da Iberia e a diversas rotas para a América Latina, com seus serviços para Madri. Os voos em codeshare entre as duas companhias operarão três vezes por semana, às terças, quintas e sábados.
“Esta aliança é um passo decisivo em nossa estratégia de crescimento internacional. Reforça a posição de Madri como hub intercontinental e consolida o papel da Iberia como ponte natural entre a Europa, a Ásia e a América Latina. Este acordo se soma aos nossos voos para Tóquio e Doha e reflete nossa firme aposta na Ásia, oferecendo mais opções e uma experiência de viagem alinhada às exigências de um mercado cada vez mais global e competitivo”, afirma María Jesús López Solás, diretora Comercial, de Desenvolvimento de Rede e Alianças da Iberia.
Iberia na Ásia
A posição geográfica da Espanha faz do país uma porta natural de conexão entre a América Latina, a Europa, o Oriente Médio e a Ásia. A Iberia fortalece sua presença no continente asiático combinando rotas próprias e alianças estratégicas. Atualmente, opera um voo diário para Doha — complementado por até três frequências diárias da Qatar Airways — e quatro voos semanais para Tóquio, reforçando sua atuação em mercados-chave.
Com o voo para Doha, a Iberia integrou-se ao maior acordo de negócios conjuntos entre companhias aéreas do mundo, firmado por Qatar Airways e British Airways, que abrange mais de 60 países e oferece conexões para mais de 200 destinos na Ásia, Oriente Médio e África. Juntas, Iberia e Qatar Airways disponibilizam até quatro frequências diárias entre Madri e Doha, ampliando significativamente a conectividade entre a Península Ibérica e os principais mercados dessas regiões, além da Austrália.
A parceria com a China Southern complementa essa estratégia e reforça o papel da Iberia como um dos principais agentes de conectividade intercontinental, consolidando Madri como um dos hubs globais mais relevantes e fortalecendo a ligação entre Europa, Ásia e América Latina. A partir de Madri, clientes que continuam suas viagens com a Iberia têm acesso a 18 destinos em 16 países da América Latina, 10 destinos diretos nos Estados Unidos e 46 cidades na Espanha — posicionando a capital espanhola como um ponto de conexão único entre três continentes.
Plano de Voo 2030: conectividade global como prioridade
O fortalecimento das conexões de longo curso é um dos pilares do Plano de Voo 2030, a estratégia da Iberia para a próxima década. O programa prevê investimento de 6 bilhões de euros para renovar e expandir a frota — de 48 para 70 aeronaves de longo curso —, acelerar a digitalização dos serviços, aprimorar a experiência do cliente e consolidar a conectividade entre Europa, Américas e Ásia.
Nesse contexto, a Iberia inaugurou recentemente novas rotas de longo curso, como Orlando, Recife e Fortaleza, e, em 2026, ampliará sua presença em mercados estratégicos com destinos como Monterrey e Toronto. O acordo com a China Southern integra essa visão e reforça o protagonismo da Iberia na conectividade global, fortalecendo Madri como um dos principais hubs intercontinentais do mundo.
Ethiopian Airlines celebra conquistas recentes e expectativas para 2026
Premiações, reconhecimentos e ordem de compra de novas aeronaves colocam a companhia na vanguarda do cenário de aviação comercial e de cargas
A Ethiopian Airlines conclui o ano de 2025 com diversos prêmios de grande prestígio anunciados recentemente em eventos do setor. Durante a 57ª Assembleia Geral Anual da African Airlines Association (AFRAA), realizada em Luanda, na Angola, a companhia recebeu quatro premiações que reafirmam sua liderança, resiliência e notável contribuição para o avanço da aviação africana.
- Companhia Aérea do Ano pela Melhor Lucratividade em Operações Globais em 2024
- Companhia Aérea do Ano pela Maior Melhoria na Conectividade Intra-Africana em 2024
- Prêmio de Serviço Excepcional pela contribuição significativa para a indústria de aviação africana em 2024
- Prêmio de Serviço Distinto, em reconhecimento ao apoio da Ethiopian como companhia aérea pioneira no Projeto de Espaço Aéreo de Rotas Livres na África, contribuindo de forma notável para o avanço da aviação no continente.
A Ethiopian Cargo & Logistics Services, a maior operadora de rede de carga aérea da África, tem o orgulho de anunciar que foi reconhecida e premiada como “Melhor Companhia Aérea de Carga – África” pelo terceiro ano consecutivo no Arabian Cargo Awards 2025, realizado em novembro de 2025, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O prêmio destaca o compromisso contínuo da companhia e seus avanços na oferta de soluções de carga de nível mundial, mantendo eficiência operacional e padrões elevados de segurança nos serviços globais de carga e logística.
12ª Cerimônia de Premiação Nacional de Qualidade
O Grupo Ethiopian Airlines conquistou o prestigioso First Level Award of Excellence na 12ª Cerimônia de Premiação Nacional de Qualidade, organizada pela Ethiopian Quality Award Organization. O CEO do Ethiopian Airlines Group, Mesfin Tasew, recebeu o prêmio das mãos do Convidado de Honra, Sua Excelência Taye Atske Selassie, Presidente da República Democrática Federal da Etiópia.
Comentando sobre as inúmeras premiações recebidas, o CEO do Grupo Ethiopian Airlines, Mesfin Tasew, declarou: “Esses prêmios são a prova dos valores panafricanos essenciais da Ethiopian Airlines e da dedicação inabalável de toda a nossa equipe. As prestigiosas distinções que recebemos reafirmam nosso compromisso com o crescimento do continente e com o fortalecimento da integração regional.”
Aeroportos do Nordeste movimentam 1,7 milhão de passageiros em outubro
Região mantém crescimento e registra alta em voos nacionais e internacionais
A aviação nordestina encerrou outubro em ritmo de expansão. No mês, os aeroportos da região registraram a circulação de 1.760.444 passageiros, somando voos nacionais e internacionais com origem nos terminais do Nordeste. Desse total, 1.688.447 viajantes foram transportados em rotas domésticas, um crescimento de 5,5% em relação a outubro do ano passado, além de 71.997 passageiros internacionais.
.
O Aeroporto do Recife segue líder na movimentação da região, com 857.013 passageiros entre embarque e desembarque, alta de 2,4% frente aos números apurados no mesmo período do ano passado. Um quarto do total de passageiros que partem ou chegam no Nordeste passa pelo terminal pernambucano. Salvador é o segundo estado da região em movimentação de viajantes. Por lá, no décimo mês do ano, passaram 676.712 pessoas, crescimento de 7,6% relação aos dados de 2024. Fortaleza fechou a lista dos três terminais mais movimentados da região, com 516.708 turistas, número 6,2% superior ao total apurado há um ano.
![]() | ||
|
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 4,64 bilhões em apoio financeiro para o plano de ampliação, modernização e manutenção de 11 aeroportos administrados pela concessionária Aena no país, incluindo o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A operação foi estruturada como project finance non-recourse, modelo em que o pagamento é feito com as receitas do próprio projeto, e representa um dos maiores financiamentos já direcionados ao setor aeroportuário brasileiro.
“O apoio aprovado pelo BNDES demonstra a determinação do presidente Lula e do Ministério de Portos e Aeroportos em modernizar nossos aeroportos, ampliar capacidade e garantir mais conforto e segurança aos passageiros. Esses investimentos fortalecem a aviação regional, impulsionam o turismo, geram empregos e ajudam a conectar ainda mais o Brasil. Estamos trabalhando para entregar uma infraestrutura à altura do crescimento econômico e das necessidades do país”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O pacote financeiro inclui R$ 4,24 bilhões em debêntures e R$ 400 milhões via linha Finem (destinada a financiar projetos de investimentos públicos ou privados), além de uma oferta pública de debêntures coordenada pelo BNDES e Banco Santander, totalizando R$ 5,3 bilhões. Ao todo, o financiamento para a Aena Brasil chega a R$ 5,7 bilhões. Os investimentos abrangem os aeroportos de Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).
A iniciativa permitirá a execução da Fase I-B dos contratos de concessão, que reúne os principais investimentos em ampliação e adequação de infraestrutura, melhorias estruturais e aumento de capacidade operacional. As obras devem ser concluídas até junho de 2028, em Congonhas, e junho de 2026 nos demais aeroportos. A estimativa é de geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos durante a implantação e cerca de 700 novos postos após a conclusão.
Em Congonhas, que receberá cerca de R$ 3,3 bilhões, está prevista a ampliação do terminal de passageiros de 61 mil m² para 134 mil m², instalação de sete novas pontes de embarque, reformulação do embarque remoto e expansão das áreas comerciais para 43 mil m².
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que os investimentos acompanham a expansão da demanda por transporte aéreo. Em 2024, os 11 aeroportos movimentaram 27,5 milhões de passageiros, o equivalente a 12,8% do total no Brasil e 3% acima do nível pré-pandemia.
O mecanismo financeiro desenvolvido pelo BNDES permitirá que, após a conclusão das obras, a Aena possa refinanciar sua dívida em condições mais competitivas, reduzindo custos e eliminando o risco de rolagem. A operação recebeu rating AAA.br pela agência Moody’s Local Brasil, classificação que indica o mais alto nível de qualidade de crédito na escala nacional, refletindo baixo risco e elevada capacidade de pagamento.
A Aena administra os 11 aeroportos beneficiados e outros seis terminais no Nordeste, que também contaram com apoio do BNDES em operações anteriores.
![]() |
| Fotos: Latam |
São Paulo, 15 de dezembro de 2025 - A LATAM Airlines Brasil vai abrir hoje (15 de dezembro) as primeiras vagas para comandantes e copilotos que irão operar o Embraer E195-E2, o novo modelo de aeronave que começa a integrar a frota da companhia no último trimestre de 2026 para fortalecer e otimizar a sua malha aérea.
As inscrições para as novas vagas estarão abertas até 4 de janeiro de 2026 na página Trabalhe Conosco da LATAM. Os profissionais serão admitidos a partir de fevereiro de 2026 e a LATAM pagará uma única vez um bônus de contratação para os comandantes (R$ 160 mil) e copilotos (R$ 80 mil) aprovados.
“A LATAM é a principal escolha no Brasil para quem sonha alto e quer desenvolver na aviação uma carreira sólida, em constante evolução e pautada pelo respeito e transparência. Com o investimento no E2, estamos ampliando ainda mais as oportunidades para quem quer ingressar em uma empresa líder do mercado brasileiro e que vem crescendo de maneira sustentável”, aponta Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
LATAM: MAIOR EMPREGADORA DA AVIAÇÃO NO BRASIL
O novo processo seletivo reforça o papel da LATAM como marca empregadora de referência no setor aéreo brasileiro, sempre oferecendo planos estruturados de desenvolvimento, capacitação contínua e benefícios que sustentam uma carreira de longo prazo na aviação. A LATAM entende que segurança também é poder crescer com tranquilidade e com o apoio de uma equipe que acredita no potencial dos seus profissionais.
Com mais de 22 mil funcionários – incluindo 2,3 mil pilotos e 5,2 mil comissários de voo – a LATAM Brasil é hoje a maior empregadora do setor aéreo nacional e a companhia que mais contratou tripulantes nos últimos três anos.
Desde 2023, a LATAM ampliou em 20% o seu quadro de tripulantes no país, impulsionada pelo aumento de voos e pela expansão sustentável das suas operações. As movimentações internas também cresceram 46% no período, fortalecendo oportunidades de carreira e capacitação. O avanço acompanha a expansão sustentável da empresa, que já atua em 59 aeroportos no Brasil (serão pelo menos 63 em 2026) e oferece a maior conectividade do país para o exterior.
REQUISITOS PARA AS VAGAS DE COMANDANTE E195-E2 DA LATAM:
No mínimo de 500 horas como piloto em comando em aeronaves similares ou maiores que o E2;
ICAO 4 ou Superior válido no ato da inscrição e com validade mínima de 1 ano no ato da contratação;
CMA válido;
Carteira válida E-JETS E1 e E2, ou experiência recente (últimos 3 anos);
Passaporte brasileiro válido;
Diferencial: IFR válido;
Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido;
Diferencial: Ensino superior completo.
Experiência mínima de 500 horas totais de voo de avião;
Licença de Piloto Comercial de Avião;
Habilitação IFRA;
Habilitação MLTE ou Tipo;
CCT de PLA;
ICAO 4 ou superior válido no ato da inscrição e com validade mínima de 1 ano no ato da contratação;
CMA de primeira classe com validade mínima de 6 meses - no ato da admissão;
Carteira válida E-JETS E1 e E2, ou experiência recente (últimos 3 anos)
Curso Superior Completo;
Passaporte brasileiro válido;
Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido.

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.png)
.jpg)
.png)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário