Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Raposa - Um destino turístico que revela uma herança histórica e natural. Da vila de pescadores, a um destino promissor que fortalece o turismo na Grande São Luís

 

Município de Raposa se destaca no turismo maranhense, revelando-se um destino promissor que mantém viva suas raízes históricas com sustentabilidade 

A cidade de Raposa segue conquistando aqueles que estão dispostos a se aventurar pelas belas paisagens da região. A estrada até o município de Raposa é de fácil acesso, pois de São Luís até à sede são cerca de 30 minutos de carro, onde se pode observar muito verde e a brisa vindo das praias, como Olho d’água e Araçagi, que permeiam os limites da cidade. 

Nos passeios pelo município, a descoberta de novos atrativos entre os manguezais e igarapés que circundam esse belo cenário natural

Além da paisagem natural, as mulheres que vendem suas tradicionais rendas são destaques na cidade, onde é possível se apreciar o artesanato desde a entrada da cidade ao percurso que leva os visitantes até as praias e atrativos.




O passeio por Raposa, no Maranhão, é uma atração imperdível para quem também viaja a São Luís e busca destinos dentro da Grande São Luís. O vilarejo de pescadores, que está a cerca de 30km da capital maranhense, possui lindas paisagens naturais, além de suas famosas dunas, que são conhecidas como “Fronhas Maranhenses” por serem uma versão menor dos Lençóis Maranhenses.


De Raposa saem os passeios de barco que vão rumo às Fronhas, que são um aperitivo do que vamos encontrar em outro destino maranhense, os Lençóis. Em alguns dos passeios é possível se degustar camarão, peixes e bebidas que são inclusas em alguns dos diversos barcos que percorrem os manguezais e igarapés do município. Outros barcos também permitem que os passageiros levem suas próprias bebidas. Uma dica importante é que os visitantes usem roupas leves e bebam água para se hidratar.


O município se transformou num belo complexo turístico-natural com vários restaurantes que se encontram à disposição do turista, nos quais se pode usufruir da rica gastronomia maranhense nos diversos recantos, apresentando ainda quiosques à beira da praia com serviços de artesanato, posto de informação e um cardápio de opções de lazer para quem deseja usufruir do que que o destino oferece.

Rememorando sua história e preservando sua identidade, o artesanato permeia todo o ambiente, exaltando o acervo construído ao longo dos anos

A Raposa é uma praia muito frequentada, sobretudo pelos próprios maranhenses que aproveitam a belezas de um lugar muito próximo da capital para passeios com amigos, familiares e visitantes que chegam a São Luís.

Com uma infraestrutura em constante planejamento para cada vez mais fortalecer a região e um forte apelo turístico: praias, mangues e braços de rios servem de subsistência para a população, e é através da pesca e da produção de renda que é fomentado o artesanato local, devido à oportunidade de produção das diversas peças que a herança cultural da cidade deixou para seus moradores.


Como um de seus principais cartões postais, a Raposa guarda também suas praias e ilhas, a exemplo a Praia de Carimã e a Ilha de Curupu (Fronhas Maranhenses), um comparativo recebido pela exuberante formação de dunas claras, que se assemelham aos tão famosos Lençóis, localizados na cidade de Barreirinhas

Como já frisamos, o caminho para chegar até essa praia especifica é realizado por meio de travessia de barco, que pode incluir paradas em pontos turísticos, como manguezais e igarapés. No decorrer do passeio, é possível apreciar as belas paisagens compostas por restingas, além de inúmeras espécies de aves limícolas e outros animais.


Localizada entre as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e São Luís que, conjuntamente com o município de Raposa, formam o Polo São Luís, a cidade supera as expectativas dos visitantes, seja por suas belezas naturais ou mesmo por sua riqueza cultural, histórica e gastronômica.

Outra opção para os amantes da natureza é a Praia de Mangue Seco, que oferece calmaria, paz e tranquilidade. Com uma maré refrescante e areias claras, o lugar ganha o coração dos visitantes. O espaço possui casas de aluguel diário, bares e restaurantes próximos à orla.

A rica gastronomia da Raposa que desperta o paladar dos maranhenses e visitantes, fortalecendo o turismo da Grande São Luís com o apelo de uma cidade de pescadores que ganham o sustento da força de sua gente e do sabor de sua culinária

O Cais de Raposa e o Porto do Braga são outras localidades que não podem passar despercebidos, sendo ótimas opções para quem deseja passear com a família à beira mar. Ambos são de fácil acesso, pois ficam próximos ao centro da cidade. Nestes lugares, também é possível contemplar parte do trabalho dos pescadores que descarregam os seus barcos.

Entre os atrativos apreciados pelos turistas que visitam Raposa está ainda o Corredor das Rendas, onde ficam as famosas confecções das rendas de bilros, produzidas pelas rendeiras locais. Recentemente, a influenciadora digital Thayanara Og posou com uma das peças no São João da Thay – festa essa que já se tornou uma referência forte no calendário das festas juninas maranhenses. Mais que cores e técnicas, as produções com renda de bilros revelam aspectos tradicionais do município, mantendo tradições vivas.

Embarcações tradicionais que cruzam as praias, rio e igarapés na Raposa fortalecendo a economia pesqueira

Fundada por famílias de pescadores vindas do estado do Ceará, Raposa tem sua identidade totalmente ligada à pesca. Por isso, quem deseja se alimentar com pratos típicos da região, não terá dificuldades para encontrar diversas opções de refeições que incluem peixes, crustáceos e mariscos que são servidos nos mais diversos restaurantes do município.

Fotos: Rodrigo Allef

 

Haval H6 e o ORA 03 para test-drives. Visitantes poderão testar os modelos Haval H6 PHEV, Haval H6 GT e ORA 03 GT na pista de provas do local

A GWM confirmou a sua presença na terceira edição do Electric Experience, maior evento de test-drive de veículos eletrificados do País. O Electric Experience acontecerá no Haras Tuiuti, localizado no município de Tuiuti (SP), distante cerca de 115 km da capital paulista, entre 16 e 20 de novembro. Nos dois primeiros dias o encontro é dedicado aos negócios. E, de 18 a 20, será aberto ao público das 10h às 17h.

No local, a GWM irá expor uma das versões do SUV Haval H6, líder de vendas do seu segmento, a H6 PHEV, e o automóvel 100% elétrico ORA 03, cujas entregas ao consumidor brasileiro começam em breve. Na pista, o público terá a chance de testar o Haval H6 PHEV, Haval H6 GT e o ORA 03 GT.

O test-drive será realizado em um circuito com 2,5 km de asfalto, repleto de retas curtas, curvas exigentes e mudanças de nível, condições ideais para testar os atributos de um veículo elétrico, tudo isso cercado por um visual belíssimo. 

O ingresso "Test Drive" dá direito a testes ilimitados no dia (de acordo com a disponibilidade de horários e veículos) e o ingresso "Acesso" permite a entrada no evento e a possibilidade de acompanhar o test-drive como passageiro.

LINHA HAVAL

A linha Haval destinada ao Brasil possui características exclusivas – do visual à mecânica -, que não existem em nenhum outro mercado do mundo, a exemplo do motor 1.5 turbo a combustão e dois motores elétricos (um em cada eixo), que produzem 393 cv de potência combinada e 77,7 kgfm de torque combinado. O Haval H6 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos (H6 GT) ou 4,9 segundos (H6 PHEV).

Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 34 kWh, que é responsável por uma autonomia elétrica de mais de 100 quilômetros, segundo o Inmetro.  Esse powertrain é único, criado pela GWM especificamente para o mercado brasileiro. 

A suspensão também foi retrabalhada para suportar as condições das estradas brasileiras e se adequar aos hábitos e preferências dos motoristas locais. O sistema de direção também sofreu modificações, com ajustes no nível de maciez da assistência elétrica e na relação de giro do volante, para tornar suas respostas mais rápidas e diretas. 

A nacionalização do projeto incluiu ainda a reprogramação de recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade, que é 100% em português, inclusive nos comandos por voz. 

Até o visual passou por uma renovação para agradar aos brasileiros. O H6 PHEV recebeu um pacote de acabamentos externos em black piano, formado pelas molduras das janelas, racks no teto, spoiler traseiro e frisos decorativos na traseira e nas laterais. E, ainda, o logotipo global “Haval”, que recebeu um novo grafismo e está mais compacto.

Já o H6 GT se destaca externamente pelas pinças de freio e emblema GT na cor vermelha, além de todos os logotipos pretos na tampa traseira e emblema “Haval” com fundo preto na grade frontal, além do novo logotipo “Haval”, mais compacto, na traseira.

ORA 03

Primeiro carro 100% elétrico da GWM no mercado brasileiro, o ORA 03 foi projetado para oferecer novas experiências de dirigibilidade, segurança, customização e personalização em um único veículo. 

Suas versões – Skin e GT - são equipadas com o mesmo motor elétrico, localizado no eixo dianteiro, que oferece 171 cv de potência e 250 Nm de torque, o maior nível de segurança da categoria e condução semiautônoma no nível 2+. O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos.

A principal diferença entre as versões está na capacidade energética da bateria. No ORA 03 Skin, a bateria é de 48 kWh, com autonomia de 232 km (Inmetro). Na opção GT, é de 63 kWh, com 319 km de autonomia (Inmetro). 

Os modelos podem ser carregados de 10% a 80% entre três e cinco horas com carregadores de corrente alternada (AC) ou 30 a 40 minutos na corrente contínua (DC).

Destaque do modelo dentro do seu segmento, o ORA 03 conquistou a nota máxima (cinco estrelas) nos testes do Euro NCAP e foi apontado pela associação como o veículo mais seguro da sua categoria comercializado na Europa, batendo os concorrentes alemães, americanos e suecos.

O modelo conta com o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor nível 2+ (ADAS – Advanced Driver Assistance System), que promove uma condução semiautônoma e extremamente segura e é composto por um radar frontal de curto, médio e longo alcances e cinco câmeras (para-brisas, para-choque dianteiro, para-choque traseiro e uma em cada retrovisor), entre outros equipamentos de segurança.

No quesito tecnologia, o ORA possui um painel de instrumentos e multimídia com processador Qualcomm Snapdragon, com duas telas integradas de 10,25 polegadas cada, Full HD, com textos em português. 

A central multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, com conexão via Bluetooth. Portas USB iluminadas nas dianteiras, sistema de som com 120 W de potência e seis alto-falantes também integram a lista de equipamentos do modelo.

Com itens personalizados para o ORA 03 GT, o carro conta com carregador por indução com tecnologia fast charge e potência máxima de 15 W, compatível com telefones certificados no padrão Qi. 

Os bancos dispõem de massageador, ventilação, ajuste elétrico com memória para o motorista e recurso Easy-Entry, no qual os assentos se afastam automaticamente ao abrir a porta, para oferecer espaço extra no acesso e ao sair do veículo. 

Além desses diferenciais, o modelo conta com o sistema “free-hands” para abertura do porta-malas, proporcionando mais agilidade e conforto para o cliente.

O ORA 03 pode ser totalmente personalizado. Na parte externa, o cliente pode escolher entre as cores Branco Ágata, Preto Hematita e Vermelho Brava, disponíveis para as duas versões, além de Cinza Amazonita, disponível apenas para o GT.

Internamente, o consumidor consegue definir o visual do seu Skin: Azul Copacabana, com acabamento nas cores cinza e azul; Branco Ágata, nas cores off-white e marrom; Preto Hematita, todo preto com costuras azuis; ou Vermelho Brava, nas cores gelo e vermelho. Já na versão GT, seu interior é sempre preto e vermelho.

Todos os carros GWM saem de fábrica com garantia de cinco anos para o carro e oito anos ou 200 mil km para a bateria. A marca ainda oferece dois anos do seu Pacote Tranquilidade, que consiste em um carregador portátil de 3,6 kW, proteção total de dois anos para a bateria em caso de danos físicos ou elétricos – além do já oferecido pela garantia –, Tag GWM / Veloe por um ano para pedágios e cancelas de estacionamento, financiamento com recompra garantida de 85% da tabela FIPE e a conveniência do serviço exclusivo Tomorrow Assistance, formado por oficina remota para revisões, pequenos reparos e carro cortesia.

Serviço

ELECTRIC EXPERIENCE 2023

Data: 16 a 20 de novembro, das 10h às 17h

Local: Haras Tuiuti (Rod. Eloy de Camargo Bueno, km 4 – Tuiuti-SP)

Valor: R$ 150,00 para ingresso Test Drive e R$ 75,00 para ingresso Acesso

Informações e ingressos: Site

BMW celebra 200 mil carros vendidos no Brasil BMW Group tem longa história de sucesso no Brasil desde sua chegada em 1995 BMW Série 3 representa 40% das vendas totais da BMW no país Planta de produção do BMW Group em Araquari desempenhou um papel crucial nessa conquista


A BMW do Brasil está orgulhosa em anunciar a conquista de um marco histórico: a venda de 200 mil carros no país. Essa marca reflete a excelência dos produtos e o compromisso da marca com os clientes brasileiros.

O BMW Group tem uma longa trajetória de sucesso no Brasil, e essa conquista é resultado do compromisso contínuo da BMW em oferecer produtos de alta qualidade e serviços excepcionais aos consumidores. Desde sua chegada oficial ao mercado brasileiro, em 1995, a marca tem consistentemente impressionado os entusiastas de automóveis em todo o país com uma gama de veículos que combinam elegância, desempenho, inovação e portfólio de produtos diversificado.

 

"Essa realização notável é um testemunho do compromisso incansável de nossa equipe em se antecipar na compreensão das necessidades dos nossos clientes e se dedicando em oferecer a melhor experiência do segmento premium a eles. O empenho de todos os envolvidos na produção, e da nossa Rede de Concessionárias espalhadas pelo Brasil fazendo um trabalho brilhante nas vendas e assistência aos consumidores, foram cruciais para alcançarmos esse feito”, celebrou Michele Menchini, diretora de Vendas da BMW do Brasil.

 

O BMW Série 3, veículo premium produzido no Brasil e líder em vendas no país, representou uma parte muito importante dessas vendas. Em 2022, por exemplo, o modelo foi o veículo premium mais vendido em todo o território nacional, e o caminho de sucesso continuou neste ano, com o BMW Série 3 sendo o carro premium mais vendido do país no primeiro semestre de 2023. Ao todo, o modelo representa 40% das vendas totais da BMW no Brasil.

 

A planta de produção do BMW Group em Araquari também desempenhou um papel essencial nessa conquista e tem sido fundamental na fabricação de veículos que conquistaram os corações dos brasileiros. Recentemente, a planta celebrou seu aniversário de 9 anos em solo nacional, com mais 90 mil unidades produzidas no Brasil desde a sua inauguração, em 2014.

 

O BMW Group continuará sua jornada de sucesso no Brasil, comprometida em proporcionar aos entusiastas de automóveis experiências excepcionais de direção, inovação e qualidade inigualável.

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Equipe Nissan de Fórmula E faz parceria com a Coral para reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade


Japão, Yokohama – A equipe Nissan de Fórmula E anuncia uma parceria com a empresa de software Coral para o próximo Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2023/24. Sediada nos Emirados Árabes Unidos, ela é especializada em compensação de carbono por meio do uso da tecnologia blockchain, trazendo transparência e verificação aos mercados de crédito de carbono.

A relação com a Coral é um dos passos da Equipe Nissan de Fórmula E para continuar com o seu compromisso de redução das suas emissões de carbono, após obter a Acreditação Ambiental 3 Estrelas da FIA em 2022. Ao mesmo tempo, a fabricante de automóveis que é pioneira na mobilidade elétrica, está analisando também o seu impacto ambiental e tenta acelerar melhorias nas tecnologias verdes no mundo do automobilismo.

A equipe reconhece a importância da sustentabilidade e a necessidade de inovações na gestão ambiental. O compromisso da Coral com a transparência faz dela um parceiro ideal para as iniciativas ambientais da Equipe Nissan de Fórmula E. 

Um protocolo de gases de efeito estufa e uma estrutura de padrões cientificamente comprovados serão usados ​​para avaliar com precisão a pegada de carbono da equipe. As corridas e um esquema de crédito robusto serão implementados, fornecendo total transparência sobre a compensação de carbono da equipe.

O objetivo da parceria é combinar o amplo alcance da Equipe Nissan de Fórmula E com a plataforma transparente e eficiente da Coral, a fim de conscientizar sobre o impacto dos créditos de carbono, contribuindo diretamente para a descarbonização global e um futuro mais limpo.

O logotipo Coral aparecerá em ambos os carros da equipe Nissan durante a 10ª temporada da Fórmula E. 


Tommaso Volpe, CEO da Equipe Nissan de Fórmula E: "Tanto para a Nissan como para a sua equipe de Fórmula E, a sustentabilidade é de vital importância. Renovamos recentemente a nossa acreditação ambiental de 3 estrelas da FIA e estamos sempre à procura do próximo passo para reduzir as nossas emissões. É por isso que estamos orgulhosos da parceria com a Coral. Ao escolher um parceiro para atingir nossa meta de neutralidade de carbono, queríamos garantir que a rastreabilidade de nossa compensação de carbono fosse a mais precisa possível. Compensação de CO2. Queremos desenvolver nosso relacionamento com a Coral e trabalhar juntos para um futuro mais verde."

Daniele Sileri, fundadora e diretora de estratégia da Coral: "Saudamos a parceria e a participação da Equipe Nissan de Fórmula E. É um exemplo para indivíduos e empresas, para que todos tomem medidas significativas para enfrentar as mudanças climáticas".

Sobre Coral
A Coral traz clareza e confiança aos mercados de carbono. A plataforma oferece uma solução simples e transparente para que a responsabilidade ambiental, por meio da compensação das emissões de carbono, esteja ao alcance de todos. Ao garantir total transparência na origem, certificação, procedência e verificação de cada crédito de carbono e no seu impacto ambiental, a Coral inspira confiança nos participantes do mercado.

Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan deFórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. 

A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Ram Classic é a picape grande mais valorizada, segundo o Prêmio Maior Valor de Revenda entre 93 modelos

RAM Laramie


A Ram não para de aumentar a sua sala de troféus! Depois de levar a melhor no Prêmio Autodata 2023 com a Nova Rampage, agora, foi a vez da Ram Classic brilhar, mais precisamente no Prêmio Maior Valor de Revenda, que homenageia anualmente os veículos que tiveram a menor depreciação de preço após um ano de uso. 

Com -8,8% de depreciação, a Classic foi eleita a picape grande que menos desvaloriza segundo o estudo da premiação realizada pela agência Autoinforme. Na sua 10ª edição, o Prêmio Maior Valor de Revenda analisou 93 modelos em 22 categorias, no período de setembro de 2022 e agosto de 2023. 

E o resultado é mais do que merecido. Confortável, rápida e luxuosa, a Classic foi sucesso de vendas já na noite de seu lançamento no ano passado, onde teve todo o volume previsto para o ano esgotado em poucas horas. A Ram Classic recebeu o título de classic muscle truck graças a sua força e ao seu design de traços fortes e inconfundíveis.   

RAM Classic

“É muito gratificante acompanhar o excelente desempenho que a Ram vem apresentando este ano, atingindo nosso objetivo de ampliar o alcance da marca. A Ram Classic tem surpreendido o consumidor desde seu lançamento e nos enche de orgulho receber este importante reconhecimento”, diz Breno Kamei, Vice-presidente da Ram.  

Novo Citroën C3 Live Pack 1.6 e 120 cv estreia como o carro automático de seis marchas mais acessível do Brasil. Venda do hatch com atitude de SUV começa ainda em novembroer vendida em todos os concessionários Citroën este mês a partir de R$ 93.990


O Novo Citroën C3 passará a ser oferecido no Brasil na inédita versão Live Pack com motor 1.6 16V e câmbio automático de seis marchas. Com essa novidade, o único hatch com atitude SUV do mercado passa a ser o carro automático mais acessível do Brasil. O modelo, que já começou a ser vendido nos concessionários Citroën de todo o país, parte de R$ 93.990 na modalidade e-commerce.

O conjunto mecânico do Novo C3 Live Pack é composto pelo consagrado e robusto motor 1.6 16V de até 120 cv associado a um câmbio automático de seis marchas autoadaptativo com opções de trocas sequenciais pela alavanca e modo Eco. 


Esse conjunto consagrado no mercado associa robustez, eficiência e performance com baixo custo de propriedade, reforçando a acessibilidade 360º presente em todos os modelos da Citroën.

O Novo C3 Live Pack 1.6 agrega todos os itens da versão Live Pack 1.0, incluindo o rápido e intuitivo Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas (com telecomando na chave) e controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa. Ele também agrega rodas de liga-leve de 15”, alarme e bancos dianteiros com encosto de cabeça ajustáveis.



Além disso, carrega todas as virtudes do Novo C3, com amplos ângulos de entrada e saída, 18 cm de vão livre do solo, excelente espaço interno e o maior porta-malas da categoria, com 315 litros (padrão VDA).

A novidade complementa a gama e ficará posicionada entre o Novo C3 Feel 1.0 e o Novo C3 Feel Pack 1.6 Automático, tornando-se uma alternativa única e diferenciada para quem busca um modelo confortável, acessível e com ampla versatilidade.




Festuris Ano 35: foi a maior edição de história do certame em que foram fechados R$ 400 milhões em negócios. O número de visitantes chegou a 15 mil e a feira teve um crescimento 23% maior do que em 2022. A 36ª edição será de 7 a 10 de novembro de 2024



Em clima de confraternização e bons negócios, foi encerrado na noite de sábado (11) o 35º Festuris - Feira Internacional do Turismo de Gramado. Apesar do levantamento ainda não estar concluído, a expectativa é de que o evento tenha superado os R$ 400 milhões em negócios nos dois dias de feira, no Serra Park. 

“Nas conversas com os expositores e no semblante das pessoas tivemos a confirmação de que o evento superou as expectativas”, afirmou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, ao anunciar para o período de 7 a 10 de novembro dd 2024 a 36ª Festuris.

Os números pré-evento já indicavam que esta seria a maior edição de todos os 35 anos: crescimento de 23% em relação ao ano passado; 27 mil m² de área construída; 400 estandes e 2.700 marcas reunidas; 7 palcos de conteúdo; 40 destinos internacionais; 15 mil participantes, 600 profissionais de comunicação, entre eles 26 jornalistas da imprensa internacional; e mais de 100 hosted buyers, procedentes do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, República Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

“A cada ano a responsabilidade de entregar um evento com expositores e buyers qualificados aumenta. Muitos participantes nos abordaram e, com carinho, disseram estar satisfeitos. Nós ficamos muito felizes por esses feedbacks”, completa a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi. A 36ª edição acontece de 7 a 10 de novembro de 2024.


Mulheres transformam vidas
As mulheres tomaram conta da 35ª edição da Feira Internacional do Turismo de Gramado na manhã de sábado (11/11), no Meeting do Festuris. A maratona feminina começou com Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni, seguiu com Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó, passou pela apresentadora e produtora de conteúdo Patty Leone e terminou com a fundadora da Iara Turismo, mais conhecida como Tia Iara.

Com o tema Liderança Positiva: Novo Líder Para Uma Nova Era, Tiziana citou a teoria desenvolvida pelo professor e escritor norte-americano, Martin Seligman, a Psicologia Positiva. Segundo o autor, o estudo está baseado em três pilares: as emoções, o engajamento e os relacionamentos. 

“A ideia é buscar a felicidade através do bem estar, experiências de contentamento e ter em mente que a vida possui sentido e que vale a pena”, ponderou Tiziana.

Mas o time feminino tinha mais integrantes para subir ao palco. Patty Leone contou sobre a sua trajetória como produtora de conteúdo. Ela é uma defensora intransigente da produção e disseminação de produtos pela Internet. “Compartilhem informações, invistam na qualificação. Uma boa ideia não basta, é preciso colocá-la em prática, ter persistência”, insistiu.

Na mesma linha, Simone Pereira lembrou os seus 19 anos de experiência à frente do turismo na Ilha do Marajó, extremo norte do Brasil, com o painel Mulheres Fortes do Norte. 

“Entrei no setor de turismo para transformar momentos em memórias afetivas”, assegurou ela. “A transformação é uma decisão e um ato de coragem”, definiu Simone, que terminou citando uma frase do ex-presidente norte-americano, Theodore Roosevelt: “Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está”.



E para fechar o time feminino, Tia Iara levou à plateia o tema Aos 80 Sem Parar. Empreendendo no Turismo com Energia e Otimismo na Melhor Idade. Uma das pioneiras do turismo no Rio Grande do Sul, do alto dos seus 83 anos de idade, a fundadora da Iara Turismo passeou pelo seu passado, pontuou o presente mas, sobretudo, mostrou que o futuro é logo ali.

Com o painel Como Quatro Agências Super-Premium Estão Lidando Com a Formação de Seus Consultores Travel Designers - o Case Radix, o CEO da Travel Designer, Ricardo Souto Ferreira falou especialmente sobre o treinamento e a formação da mão de obra através do Plano Radix. “O curso oferece três turmas para o aperfeiçoamento profissional: Travel Desinger básico, Intermediário e Viagens de incentivo”, detalhou. “Mas sem dúvida, o Radix está evoluindo pelo Brasil”.

Mais sobre o Festuris
Feira Internacional de Turismo de Gramado aconteceu de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. O patrocínio do Festuris é do Ministério do Turismo, CVC e do Sebrae. 

O evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. 

O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

--


segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Renault inaugura novas instalações do Renault Design Center Latam no complexo Ayrton Senna

· Como parte de sua estratégia internacional, a Renault está inaugurando seu novo Renault Design Center Latam (RDCL) em seu Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais.

· Criado em 2006, o RDCL está ampliando suas atividades, com modernas instalações de ponta, além de mais espaços para desenvolver a criatividade e a interatividade, como o Show Room Design “Indoor & Outdoor”, Estúdio de Modelização, estúdio de realidade virtual, entre outros.

· O RDCL é um dos quatro centros de design da Renault no mundo, contribuindo com expertise e conhecimento do mercado local e com diversidade criativa para o design global da marca.

· A localização permite maior sinergia com as equipes de produto, marketing, engenharia, produção e qualidade.

· Em uma área de 1.220 metros quadrados, a RDCL traz tecnologias avançadas para o desenvolvimento de carros-conceito e modelos de produção para projetos da América Latina e globais.

Lexus anuncia colaboração com Marjan van Aubel para Miami Art & Design Week 2023. Renomada designer solar apresentará instalação interativa no ICA Miami, celebrando os projetos pioneiros e sustentáveis da Lexus e da artista. O conceito LF-ZC (Lexus Future Zero-emission Catalyst) faz parte da próxima geração de veículos BEV da Lexus



A artista Marjan van Aubel

A Lexus anunciou uma nova colaboração com a aclamada designer solar holandesa Marjan van Aubel para criar uma instalação vibrante movida a energia solar no jardim de esculturas do Instituto de Arte Contemporânea de Miami (ICA Miami).

Inspirada no novo e avançado carro-conceito LF-ZC Lexus Battery Electric Vehicle (BEV) e realizada em conjunto com o estúdio de design de experiência espacial Random Studio, a instalação interativa elevará o investimento da Lexus e Marjan em expandir os limites do design e da tecnologia em direção a um futuro neutro em carbono. Ela será inaugurada no início de dezembro e estará exposta durante a Miami Art & Design Week 2023.

Intitulada 8 Minutos e 20 Segundos, em referência ao tempo que a luz do Sol leva para chegar à Terra, essa instalação mostrará de forma brilhante o incrível potencial de aproveitamento de energia neutra em carbono. 

Representa uma interpretação escultural do novo modelo inovador de eletrificação da Lexus, construído em torno do uso exclusivo de células fotovoltaicas orgânicas (OPV) de Marjan, comumente empregadas em aplicações de energia solar.

Por meio da perspectiva da experiência em design solar da artista, essa instalação não só presta homenagem à viagem do Sol, mas também amplifica a engenhosidade do veículo eletrificado da Lexus, ambientalmente consciente e tecnologicamente pioneiro.

O compromisso inabalável da Lexus com a responsabilidade social no design de mobilidade e em contextos sociais mais amplos orienta a marca, impulsionando-a a desafiar as convenções e a transcender as limitações, mantendo ao mesmo tempo uma visão abrangente para a sustentabilidade.

O conceito LF-ZC (Lexus Future Zero-emission Catalyst) faz parte da próxima geração de veículos BEV da Lexus. Tal como o nome sugere, o modelo constitui o catalisador para novas experiências na era elétrica, incluindo dinâmica de condução elevada, design descomprometido e novos serviços exclusivos – o epítome da promessa da marca Lexus de criar automóveis que enriqueçam a vida dos clientes mais exigentes.

A instalação é o primeiro projeto público de Marjan van Aubel em Miami. A Lexus traz instalações para a Miami Art & Design Week desde 2018, e esse projeto marca o segundo ano de sua parceria com o ICA Miami. Juntos, eles estão empenhados em construir experiências que inspirem os visitantes a considerar o impacto positivo do design criativo.

Para realizar a instalação, o estúdio de Marjan está colaborando com o Random Studio, a aclamada Certified B Corporation®, que cria experiências espaciais imersivas em todo o mundo. 

A instalação modelará o LF-ZC em escala, construído com folhas OPV (filme fotovoltaico orgânico) que projetam sombras coloridas à medida que a luz solar as atinge ao longo do dia. 

Sensores de luz e movimento dentro da escultura vão contribuir para a natureza envolvente e interativa da instalação, criando um espetáculo visual que ativa os sentidos e incorpora as possibilidades inspiradoras da revolução elétrica da Lexus.

Marjan van Aubel ganhou reconhecimento global por trazer a energia solar para a vida cotidiana por meio de soluções esteticamente agradáveis. Como defensora apaixonada da sustentabilidade no setor da arte e do design, a sua prática e investigação produziram designs premiados de mobiliário e iluminação, junto com impressionantes instalações públicas. 

Além disso, ela é cofundadora da primeira Bienal Solar do mundo, e seus trabalhos notáveis são exibidos em instituições de prestígio, incluindo o MoMA, o Vitra Design Museum, o Stedelijk Museum e o Victoria and Albert Museum.

Carro-conceito LF-ZC Lexus Battery Electric Vehicle

“A dedicação da Lexus à inovação e ao artesanato ressoa com o espírito da minha prática, o de que o design funcional pode ser sustentável e esteticamente bonito. Com essa colaboração, espero que possamos trazer luz ao conceito de que soluções de design sustentável são obras de arte”, disse Marjan.

“Estamos honrados por Marjan van Aubel, pioneira na área de design solar, estar trabalhando conosco para trazer sua experiência e seu brilhantismo para imaginar o carro-conceito BEV. Seu compromisso inabalável com o design sustentável que prioriza o ser humano é uma característica que valorizamos fortemente aqui na Lexus. Não poderíamos pensar em um local melhor para a inauguração de sua instalação do que no ICA Miami, uma instituição de classe mundial”, afirmou Brian Bolain, chefe global de marketing da Lexus.

“A sustentabilidade ambiental é uma prioridade para o ICA Miami, uma vez que assumimos um compromisso durante todo o ano para minimizar e compensar a nossa pegada de carbono. O poderoso trabalho de Marjan van Aubel com a Lexus representa avanços significativos no design sustentável inovador e como a preocupação ecológica global impulsiona soluções contemporâneas. Estamos muito satisfeitos por fornecer uma plataforma importante para Marjan van Aubel e seu poderoso trabalho durante a Miami Art Week”, declarou Alex Gartenfeld, diretor artístico de Irma e Norman Braman do ICA Miami.

Coincidindo com a instalação, a Lexus vai mais uma vez acolher o Lexus Art Series: Art and Innovation Talks with Whitewall, um programa de discussões e conversas entre embaixadores da Lexus e líderes da indústria nos mundos da arte e do design. Detalhes adicionais serão fornecidos ainda este mês.

Sobre Marjan van Aubel

Marjan van Aubel é uma premiada e inovadora artista de design solar que traz a energia solar para a vida diária, projetando para um futuro positivo por meio da combinação das áreas de sustentabilidade, design e tecnologia.

Seu estúdio está criando mudanças duradouras por meio do design solar, integrando a energia solar perfeitamente aos nossos ambientes, como edifícios e objetos, com o objetivo de tornar a energia solar mais acessível para todos. As obras mais notáveis são Sunne, Current Table, Power Plant e a cobertura do Pavilhão da Holanda na World Expo 2020 em Dubai.

Marjan colaborou com marcas globais como Cos, Timberland, Swarovski com o objetivo de acelerar a transição energética global para a energia solar.

Graduada no Royal College of Art (Design Products MA) em 2012 e na Rietveld Academy DesignLAB (BA) em 2009, Marjan van Aubel foi designada embaixadora da Dutch Design Week 2022, ampliando a iniciativa e as próprias ambições solares.

Sobre o Instituto de Arte Contemporânea de Miami

O Instituto de Arte Contemporânea de Miami (ICA Miami) dedica-se a promover a experimentação contínua em arte contemporânea, promovendo novos estudos e o intercâmbio de arte e ideias em toda a região de Miami e internacionalmente.

Por meio de um calendário de exposições e programas, e da sua coleção, o ICA Miami oferece uma importante plataforma internacional para o trabalho de artistas locais, emergentes e pouco reconhecidos, e promove a apreciação e compreensão do público da arte mais inovadora do nosso tempo.

Inaugurado em 2014, o ICA abriu sua nova sede permanente no Design District de Miami em 1º de dezembro de 2017. A localização central do museu o posiciona como uma âncora cultural dentro da comunidade e aprimora seu papel no desenvolvimento da alfabetização cultural em toda a região. O museu oferece entrada gratuita, proporcionando ao público acesso aberto à excelência artística durante todo o ano.

O Instituto de Arte Contemporânea de Miami está localizado em 61 NE 41st Street, Miami, Flórida 33137. Para obter mais informações, visite www.icamiami.org e explore o Canal ICA para conhecer suas exposições e as práticas dos artistas mais interessantes.


A Toyota Motor Corporation trabalha para desenvolver e fabricar produtos de alta qualidade, seguros e inovadores, além de serviços que criem felicidade ao oferecer mobilidade para todos. Acreditamos que a verdadeira conquista vem ao apoiar nossos clientes, parceiros, colaboradores e as comunidades onde estamos inseridos. Desde a nossa fundação, há mais de 80 anos, em 1937, aplicamos nossos princípios na busca de uma sociedade mais inclusiva, sustentável e segura. Hoje, ao nos transformar em uma empresa de mobilidade, desenvolvendo tecnologias conectadas, automatizadas, compartilhadas e eletrificadas, nos mantemos fiéis aos nossos princípios e a muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para contribuir com um mundo melhor, onde todos são livres para se locomover.

Fundadoras do Festuris são eternizadas em miniaturas no Parque Mini Mundo que ganha nova réplica do Palácio Pedro Ernesto

Eduardo Zorzanello, em nome de sua mãe, Sílvia, e Marta Rossi receberam a homenagem com muita emoção - Fotos Gustavo Merolli

Texto: Arnaldo Moreira

Quem visitar a partir de agora o parque temático Mini Mundo, em Gramado, encontrará eternizadas em miniaturas as fundadoras da Feira Internacional de Turismo - Festuris -,uma homenagem póstuma a Sílvia Zorzanello, falecida em 2010, e a Marta Rossi, hoje denominada Dama do Turismo brasileiro pela luta e trabalho em prol do turismo no nosso País, CEO do Festuris, junto com Eduardo Zorzanello, filho de Sílvia.

As figuras de Marta e Silvia ficam eternizadas no Mini Mundo

A homenagem aconteceu durante a 35ª edição do Festuris, que de 9 a 12 deste mês de novembro, levou ao pavilhão de exposições Serra Park de Gramado, 15 mil profissionais de Turismo do Brasil e de 40 destinos internacionais, colocando o Festuris entre os mais importantes certames do Turismo da América do Sul. 

O Palácio Pedro Ernesto está entre os edifícios históricos mais bonitos do Brasil
Foto: Divulgação M&E

Na ocasião da homenagem, o Mini Mundo inaugurou uma nova réplica do Palácio Pedro Ernesto, inaugurado no dia 21 de julho de 1923, e onde há um século funciona a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.






sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Festuris abre com emoção e resultados expressivos para o trade turístico: registro de 23,9% em relação a 2022 . Evento completa 35 edições com realização ininterrupta no Rio Grande do Sul

Não faltou emoção na solenidade de abertura da 35ª edição da Feira Internacional de Turismo realizada na noite desta quinta (09/11), no Palácio dos Festivais de Gramado. Ciceroneados pelos anfitriões Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris, o evento marcou a consolidação da Região Serrana do Rio Grande do Sul como um exemplo a ser seguido pelos demais estados da União. 

“Parabéns a Marta e Eduardo, parabéns a Gramado e vida longa ao Festuris”, desejou o ministro do turismo, Celso Sabino, que aterrissou no evento recém chegado da Inglaterra. Também o secretário estadual de turismo, Luiz Fernando Rodriguez Jr. fez coro à fala do ministro. Segundo Rodriguez, Gramado serve de exemplo para o Brasil como um turismo de sucesso. 


“Aqui realmente existe a parceria público-privada e o governador Eduardo Leite garantiu que não faltará recursos para o turismo gaúcho”, afirmou Luiz Fernando. A internacionalização do Festuris foi lembrada pelo ministro do turismo do Uruguai, Tabaré Viera. Para ele, o incremento do setor no Mercosul é fundamental para o desenvolvimento da América do Sul. 

“Para nós é muito importante estar aqui, em Gramado, para debater e solidificar o intercâmbio entre Brasil e Uruguai. Estamos no Festuris com uma delegação de 120 pessoas”, assegurou Tabaré.


35º Festuris inicia incentivado 

Um evento de muitas mãos, que valoriza pessoas e destinos. E que há 35 edições aposta na força do turismo como atividade econômica relevante para o mundo. Nas lembranças, nos pronunciamentos, nas apresentações artísticas e nas homenagens, as principais referências foram ao crescimento e posicionamento do Festuris como um evento de negócios e de debates das questões relacionadas ao setor de turismo. O evento conquistou o reconhecimento de melhor feira B2B de turismo das Américas que, neste ano, tem como tema central “Capital Humano: a Chave da Transformação”.


Vozes protagonistas do turismo

Nos discursos foi enaltecido o protagonismo do Festuris dentro do setor de turismo brasileiro. Marta Rossi disse que o 35º Festuris “é uma edição de 15 mil vozes. Este é o número de inscritos em 2023, portanto, os protagonistas são todos vocês que atuam na atividade turística.

O Festuris é o palco que dá voz a todos”. Acrescentou que a escolha do tema da edição deste ano: “Capital Humano: A Chave da Transformação”. “Esta é uma uma filosofia de nossa empresa  e que direciona todo o nosso trabalho e que certamente guindou o evento na posição de liderança”.Eduardo Zorzanello destacou o  crescimento do Festuris ao longo destes 35 anos, frisando alguns números significativos. 

“Comemoramos a maior de todas as edições. Crescemos 23% em relação ao ano passado e estamos ocupando, pela primeira vez, os três pavilhões do Serra Park, totalizando 27 mil m², com 400 estandes, 2.700 marcas em exposição e 7 palcos de conteúdo. O Brasil turístico de ponta a ponta está em Gramado e 40 destinos internacionais”. 

Eduardo enalteceu e lembrou a mãe, Silvia Zorzanello, falecida em 2010, que fundou o Festuris em 1989 ao lado da sócia, Marta Rossi. Lembrou que na infância via a mãe viajando com frequência e, muitas vezes, não entendia por quê.  “Era para divulgar o Festuris”, disse.

Reconhecimento a uma história de sucesso. O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse, ainda, que “o Festuris é um case de sucesso no Brasil”. Frisou que o Ministério estava trabalhando para fomentar o setor no país criando políticas e desenvolvendo ações que valorizem a cadeia do turismo. 

Para o secretário estadual de Turismo interino, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, o evento “congrega o setor de turismo brasileiro” e que o Rio Grande do Sul aproveita este espaço para divulgar seus atrativos. 

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot lembrou que o turismo é a base da economia  do município e que o Festuris tem tido um papel muito importante na divulgação da cidade. 

“Acompanhei de perto esta caminhada que hoje é aplaudida por 40 mil gramadenses”, frisou. Para Tabaré Vieira, ministro do Turismo do Uruguai, país convidado de honra da 35ª edição, estar presente no Festuris era muito importante para o seu país. Disse que o evento fortalece um dos propósitos do Ministério que é divulgar os atrativos do país para o mundo.


Momento de emoção

O evento foi aberto pela trupe do Natal Luz, regida pelo maestro Rodrigo Drecksler. Na abertura do evento, o hino nacional foi interpretado pela cantora Fátima Gimenez, acompanhada da Orquestra de Violões de Gramado e do acordeonista Felipe Moschem. 

No encerramento da cerimônia, ocorreu mais um momento de emoção. A música “O Que É, O Que É”, de Gonzaguinha, foi interpretada pela cantora gramadense Milena Dallarosa, acompanhada da Orquestra de Violões de Gramado, seguido do “Parabéns a Você" e do sopro de velinhas do bolo, acompanhado de Celina e Helena (netas de Marta Rossi) e Maria Eduarda (filha de Eduardo Zorzanello).


Homenagens a quem constrói o turismo

Durante a solenidade de abertura ocorreram homenagens aos diretores do Festuris. Vera Lúcia De Camillis, presidente da Skal Internacional Brasil, fez a entrega do Troféu Destaque Skal aos CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, em comemoração a 35ª edição do evento. Outra homenagem aos diretores do Festuris foi feita por Rita Vasconcellos em nome dos Amigos do Festuris.

Troféu Amigos do Festuris

O reconhecimento a quem trabalha pelo Festuris e pelo turismo como atividade econômica importante, foi feito através do Troféu Amigos do Festuris, honraria que está acima de cargos, empresas e Instituições. 

O valor considerado é o empenho pessoal em prol de engrandecer ainda mais o Festuris.1 - Emerson Bittencourt Monteiro - Sebrae - RS2 - Gabriela Schwan - Rede Swan3 - Marcelo Zingalli - agente de viagens 4 - Marcus Rossi - Gramado Summit5 - Paulo Queiroz - GTA - Global Travel Assistance 6 - Rogerio Linguanotti - Hello Brazil7 - Romeu Dutra - 1° secretário de Turismo de Gramado e um dos idealizadores do Festival de Cinema8 - Roque Baudean  - Turismo do Uruguai9 - Victor Hugo Almeida - Victor Travel

Reconhecimento a Larri Doile

Um dos momentos de maior integração entre os participantes do Festuris é a partida de futebol entre a Seleção Gaúcha e a Seleção do Resto do Mundo. Um dos idealizadores deste momento na década de 90, Larri Doile, teve reconhecido este seu empenho com uma homenagem. O Futebol Festuris é, hoje, uma das marcas de integração do trade turístico no evento.

Troféu Embaixadores

Durante a solenidade foram entregues, ainda, os troféus Embaixadores do Festuris aos que se destacaram na promoção e atração de profissionais de turismo para o evento. Este ano, os homenageados foram Luciano Teixeira e Luciano Bernardo.

O Festuris ocorre nesta sexta e sábado com intensa programação no Serra Park. No período da manhã, tem o Meeting, o maior palco de conteúdos de turismo das Américas e a feira de negócios abre ao meio-dia. Mais informações e a programação no site festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.