Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira



Índices do turismo em alta


Menor Basílica do mundo, é uma capela do século XVIII, no ponto mais alto do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté

 

Pelo segundo mês consecutivo, Minas Gerais foi o segundo Estado que registrou o maior crescimento no Índice de Atividades turísticas, medido pelo IBGE, com 45,3%. Já o setor de turismo cresceu 45,2% no primeiro semestre. O Estado esteve também acima da média nacional, que foi de 25,9%. 

 

O percentual apurado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi impulsionado principalmente pelos segmentos de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, e serviços de bufê. Regionalmente, todos os 11 Estados e o Distrito Federal registraram alta no período, com destaque para Ceará (43,8%), Rio Grande do Sul (42,1%) e Santa Catarina (35,35%). No acumulado do ano, o segmento cresceu 61,5%, enquanto a variação em 12 meses registrou avanço de 52, 3%.


Em se tratando da receita nominal das atividades turísticas, Minas Gerais teve um aumento de 58,9% quando comparados os índices de junho de 2022 e 2021, estando, nesse caso, levemente abaixo da média nacional, que registrou 60%.  Paradoxalmente, esse valor se comporta dessa forma pelo fato de o mês de junho do ano passado já ter apresentado resultados bastantes positivos naquela ocasião, principalmente quando comparado à própria média nacional. 

A região do lago de Furnas atrai turistas para aventuras da natureza

 

Para exemplificar, o número-índice de base fixa (2014=100) de receita nominal de Minas Gerais neste mês foi de 162, ao passo que a média nacional obteve um número-índice de 129,9. Já em enquanto em junho de 2021, Minas havia apresentado um resultado de 101,9 enquanto o índice para o Brasil havia sido de 81,6. Assim, como as variações são calculadas com base na divisão desses números-índices, Minas Gerais apresentou um aumento menor que a média nacional neste mês.

Nascente do rio São Francisco, em São Roque de Minas

  

O cenário de retomada do turismo em Minas Gerais também se reforça através dos resultados da economia formal, na qual se verifica um estoque de 372.930 empregados que trabalham direta ou indiretamente no setor turístico em junho de 2022.

Os profetas feitos a mão por Aleijadinho, são atrações em Congonhas do Campo


Seguindo a mesma linha de comparação ao do Iatur, verifica-se que esse valor representa um aumento de 12,3% em relação ao estoque registrado no mesmo mês do ano anterior, que foi de 332.110 empregados, ou diferença de 40.820 empregados entre os dois períodos, o que leva a um saldo médio mensal positivo de 3.401 empregados nesse último ano. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e outros serviços.

Emprego no turismo

No mês de junho, foram criados 277.944 postos de trabalho no país com carteira assinada. No setor de Turismo, caso dos segmentos de alojamento e alimentação, transporte aéreo e agências de viagens, foram criadas cerca de 100 mil vagas, demonstrando a sua força e contribuição para a recuperação da economia do país. O balanço aponta ainda que o setor de serviços, no qual o Turismo está inserido, foi responsável pela geração de quase 125 mil postos, principalmente nos estados de São Paulo (80.267), Minas Gerais (31.092) e Rio de Janeiro (22.922). Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na última semana pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O índice de Atividades Turísticas, medido pelo IBGE, já havia apontado o bom desempenho do setor nos primeiros cinco meses de 2022, quando registrou alta de 50,2%, em relação ao mesmo período de 2021. Regionalmente, todos os 11 estados e o Distrito Federal, que integram a pesquisa, registraram alta no período, com destaque para Minas Gerais (82,1%), Rio Grande do Sul (68%), São Paulo (56,7%), Bahia (47,2%) e Rio de Janeiro (27,9%).

 

Turismo do futuro

Os candidatos a governador dos 26 Estados e do Distrito Federal receberão, nos próximos dias, documentos específicos formulados pelo movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro contendo as demandas e as recomendações de políticas públicas do setor para a gestão 2023–2026.


Representantes das Fecomércios dos Estados e do DF com os documentos que levantam demandas e recomendações para o turismo

 


O início da regionalização da mobilização ocorreu durante um seminário nesta quarta-feira (10/08), realizado pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O objetivo é incluir o turismo no olhar estratégico das campanhas políticas e nos debates eleitorais. As propostas para cada estado estão disponíveis no site vaiturismo.com.br e podem ser consultadas pela população. 

 

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, que ressaltou a importância de fortalecer as políticas públicas de valorização do turismo como vetor estratégico para a economia e para o meio ambiente. “O poder público ainda tem uma visão que não é a ideal para o tamanho e a importância do turismo, o maior distribuidor direto de renda no Brasil”, afirmou. “Com a mobilização regional, damos mais um passo seguro para que o turismo assuma o protagonismo que lhe cabe em um país como o nosso, com um potencial praticamente inigualável. Os documentos produzidos são verdadeiros roteiros regionalizados para o desenvolvimento do setor que levam em conta as demandas e necessidades de cada estado”, acrescentou Tadros. 

Ele também destacou que o segmento movimenta diversos setores, como transporte, hotelaria, gastronomia, e, por isso, incluir o fomento ao turismo nas propostas de governo é fundamental. “É importante destacar o papel social do turismo, como gerador de empregos, de renda e de qualificação profissional”, ressaltou o presidente da CNC. 

O chefe da Divisão de Economia e Inovação (Dein) da CNC, Guilherme Mercês, destacou que o turismo vem se recuperando de forma gradativa e consistente dos efeitos da pandemia da covid-19. No ápice das medidas restritivas, o setor perdeu 469,8 mil vagas formais. Entre outubro de 2020 a junho deste ano, foram recuperados 365,1 mil postos de trabalho. 

A expectativa da CNC é que o turismo brasileiro restabeleça o nível de ocupação do período pré-pandemia a partir do início do período de contratações para a próxima alta temporada, encerrando 2022 com 319,4 mil postos de trabalho criados. “Apesar da crise que afeta o mundo inteiro, o Brasil está em vantagem e terá muitas oportunidades. O turismo está inserido neste processo”, afirmou Mercês. A CNC revisou de +3,5% para +4,3% a expectativa de crescimento do setor em 2022, em relação ao ano passado, levando em conta o atendimento a demanda reprimida dos últimos anos e a próxima alta temporada. 

O diretor da CNC responsável pelo Cetur e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, salientou o novo momento do Vai Turismo – Rumo ao Futuro, cuja proposta é contribuir para incluir o turismo no debate político nacional, a começar pelas eleições. “Nós contamos com o apoio das Federações, dos sindicatos e das principais associações empresariais do turismo para que possamos apresentar as demandas regionais aos candidatos e, assim, inserir a pauta do turismo nas campanhas eleitorais nos Estados. Cabe aos candidatos aproveitar a mobilização e o apoio de tantas instituições para assumir o compromisso em seus planos de governo e, quando eleitos, implementar as ações”, destacou Sampaio.

Ressignificando o Turismo

Personalidades do turismo e do empreendedorismo estão na grade de painelistas do Meeting, área de conteúdo do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado. Com a temática Ressignificando o Turismo, o Meeting acontece no período da manhã dos dias 4 e 5 de novembro, e oportunizará ao participante uma imersão em conhecimento a partir dos cases apresentados.

 

Podem assistir às palestras profissionais da área de Turismo como agentes, guias e operadores de viagens, pessoas que trabalham direta ou indiretamente com o segmento (Trade), estudantes e público geral. Até o dia 13 de setembro, o ingresso de 1º lote custa R$299,00, após essa data, o valor será de R$399,00. A inscrição já pode ser realizada no site www.festurisgramado.com/meeting.

Quem adquirir o ingresso para o Meeting possui acesso à feira geral, que ocorre à tarde nos dias 4 e 5 de novembro, além de acesso às mentorias, experiências e toda a programação paralela do evento. O participante também receberá um E-book exclusivo do conteúdo das palestras e certificado digital. 


 

Serra Park

  Com experiência de 25 anos na Calçados Beira Rio, a diretora comercial e marketing, Maribel Silva, vai abordar o tema “Design em Servir”. Líder no segmento de calçados, a empresa gaúcha lança tendências para mais de 97 países com as marcas Beira Rio, Moleca, Vizzano, Molekinha, Molekinho, Modare Ultra Conforto, Actvitta e BR Sport. Além disso, a empresa é referência em sustentabilidade, transformando tudo o que é resíduo em produtos para o mercado, e recentemente recebeu o selo Origem Sustentável Diamante.

 

Com o ritmo acelerado nesse pós-pandemia, o co-fundador da Gol Linhas Aéreas, Tarcísio Gargioni, terá a missão de apresentar o tema “Agilidade e estratégia no mundo 4.0”. Experiente profissional, possui 50 anos de atuação em empresas familiares e hoje atua como consultor e mentor empresarial.

 

O tema Brasilidade: a alma brasileira como inspiração para negócios de sucesso será da empresária e estilista Martha Medeiros. Ela transformou o artesanato do nordeste, a renda, em artigo de luxo e muito cobiçado. A empresária buscou na herança local e familiar a motivação para mais de 450 mulheres rendeiras locais. O cenário turístico e de compras do Nordeste alavancou com a produção e a valorização do artesanato. Hoje, em Alagoas, seu lifestyle se aproxima do turista em um novo espaço, na Casa Martha Medeiros.

Proporcionar prazer e experiência às pessoas sempre foi um entusiasmo do empresário Fábio Maders, diretor-presidente do Grupo Leceres, rede hoteleira que une negócios e entretenimento presente em todo o Brasil. São do grupo as marcas: Wish, Prodigy, Linx e Marupiara. no Meeting debaterá o tema “A transformação através das pessoas”.

 

Também são palestrantes confirmados: Lelei Teixeira, jornalista e escritora que apresentará o tema “Acessibilidade e inclusão - desafios fundamentais do turismo para acolher a diversidade humana”; Fabrizio Gueratto, digital influencer, especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, palestrante e escritor falará sobre “Finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo”, Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur com o painel “Grife Gramado: A força da marca que impulsiona o desenvolvimento”, e o empresário Clóvis Tramontina, presidente da Tramontina.

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Food & Drinks Experience e Wedding. Mais informações sobre o evento que acontece de 3 a 6 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS), em www.festurisgramado.com. 

_________________________________________________________________________________________

 Informações para a coluna enviar para

 @sergiomoreira63   sergio51moreira@bol.com.br

 

 

 

 

Fiat promove “Dia D” com as melhores ofertas do ano. Melhor momento do ano para sair com um Fiat zero quilômetro, a ação comercial traz carros com pronta entrega, taxa zero e descontos de até R$ 21 mil

Após grande sucesso nas edições anteriores, a Fiat traz de volta o “Dia D”. De 18 a 20 de agosto, todas as suas 518 concessionárias espalhadas pelo país estarão mobilizadas para oferecer as melhores ofertas do ano para quem deseja comprar um carro da marca. A ação comercial traz veículos com pronta entrega, taxa zero e condições especiais para Vendas Diretas e PCD com descontos de até R$ 21 mil na linha Toro. Além disso, a Fiat também oferece redução do IPI em dobro.

Conhecido por ser o melhor momento do ano para o cliente comprar um Fiat 0km, o Dia D tem atrativos para toda a gama Fiat, inclusive para as recém-lançadas linhas 2023 do Argo, Pulse, Toro, Strada e Cronos. Aliás, o MY23 do sedan da Fiat, que chegou com grandes novidades como o câmbio CVT e versões com motor 1.0, já traz ofertas logo em seu primeiro mês de vendas. A linha está disponível a partir de R$ 74.490.

Todas as versões do Mobi, Argo, Cronos e Pulse contam com outra novidade do Dia D: o IPI reduzido em dobro. Isso significa que a Fiat concede um desconto adicional com o mesmo valor da redução do IPI, para as vendas realizadas no canal Varejo.

Além disso tudo, o Cronos 1.3, Cronos 1.3 Drive, Argo Drive, Pulse Drive Turbo e Pulse Audace serão oferecidos com taxa zero para financiamento de 18 e 24 parcelas. E não para por aí: vale destacar ainda a grande disponibilidade do estoque da rede, já que o Argo, Cronos, Pulse e Toro estão sendo comercializados com pronta entrega.

As picapes da Fiat também não ficaram de fora. As versões diesel da Fiat Toro estão com descontos de até R$ 21 mil. Já a Nova Strada também oferece condições especiais.

Para completar, condições especiais para PCD também são destaque na ação. Novos descontos serão praticados para Cronos 1.3 e Pulse nas versões Audace e Impetus.

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.214 — 18/8/22

 



Como a Suécia inverteu a

 mão de direção há 55 anos

 


Em 19 de agosto de 1967 comecei no jornalismo especializado em automóveis atraído inicialmente pelas competições. Foi a data de estreia ao vivo do programa Grand Prix, na TV Tupi do Rio de Janeiro (RJ). No ano seguinte, iniciei uma coluna sobre indústria automobilística no Jornal do Commercio, também no Rio.

Desde 1976 em São Paulo (SP) e agora com 55 anos nesta estrada, escolhi um fato relevante no ano de 1967. Foi a mudança na Suécia em 3 de setembro de 1967 que inverteu a chamada mão esquerda de direção (ou inglesa) para a mão direita (também conhecida como francesa).

Historiadores relatam que desde os tempos do Império de Roma os cavaleiros escolhiam o lado esquerdo das trilhas para poderem manejar a espada com a mão direita, caso fossem atacados. O imperador da França Napoleão Bonaparte, no século XIX, inverteu o sentido. Uns dizem por ser canhoto, outros porque podia ver melhor os inimigos a distância ou apenas para contrariar os ingleses.

Os primeiros carros tinham volante de direção na direita e outros na esquerda. A mão direita acabou prevalecendo, mas a Suécia levou décadas para mudar. Havia muitos carros importados da Europa e outros países com direção no lado esquerdo até o Parlamento sueco decidir em 1963 trocar a mão de circulação. Um planejamento minucioso de quatro anos decorreu até o domingo marcado para a mudança, conforme a Wikipédia.

“Todos os veículos tinham de parar completamente às 04:50 da manhã, para em seguida cuidadosamente mudar para o lado direito das vias e parar novamente, até a autorização para circular ser dada às 05:00. Na capital Estocolmo e em Malmö, a proibição de tráfego foi bem mais duradoura: das 10:00 da manhã de sábado às 15:00 do domingo.” Na segunda-feira os cuidadosos suecos se envolveram em acidentes reportados abaixo da média e nenhum fatal por conta da inversão de mão. Até os faróis assimétricos dos carros tiveram de ser trocados, o que não era tão caro na época.

Hoje ainda há 70 países com mão de direção do lado esquerdo, a grande maioria com frotas pequenas. Incluindo territórios são 76.

Em 1967 houve 32 lançamentos importantes de automóveis no mundo. Entre os mais conhecidos aqui: Alfa Romeo Montreal e 1750, Aston Martin DBS, Chevrolet Camaro, Ford Escort, Mercury Cougar, Pontiac Firebird e Toyota 2000 GT.

No Brasil novidades eram raras. Em 16 de fevereiro de 1967 começou a produção do Ford Galaxie. Até o Fusca 1300 era “comemorado” naquele ano, embora o 1.200 já fosse líder desde 1961. A VW comprou a Vemag e descontinuou a produção do DKW, inviabilizando o Puma GT dos quais foram produzidas (estimativamente) apenas 135 unidades. Os mais vendidos 55 anos atrás, depois do Fusca, eram Kombi, Ford Rural, Galaxie, Aero-Willys e Willys Jeep nas primeiras seis posições.

 

Toyota Mirai aposta no hidrogênio

Grupo Toyota é o maior produtor mundial de veículos praticamente empatado com o Grupo VW. Ao contrário de outros fabricantes continua dando atenção aos híbridos comuns e aos plugáveis, além de investir nos elétricos a bateria, inclusive nas de estado sólido que ainda não estão viabilizadas. No Brasil foi pioneira com o Corolla e Corolla Cross híbrido flex.

A empresa importou para demonstração um carro elétrico que substitui as baterias comuns por pilhas a hidrogênio. O Mirai (Futuro, em japonês) é um sedã grande com 4,97 m de comprimento e 2,92 m de entre-eixos. Ainda está longe de se tornar viável no mercado porque a infraestrutura do hidrogênio, além de muito cara, precisa partir do zero. Em futuro mais distante pode tornar-se opção.

Fiz rápida avaliação do Mirai na pista de teste da fabricante em Sorocaba (SP). Tem a vantagem de ser abastecido em apenas cinco minutos para 650 km de alcance. Acelera bem como todo elétrico, porém com um único motor de 182 cv e 30,6 kgf.m para 1.950 kg de massa não chega a empolgar. Nos EUA é vendido por US$ 49.000 (R$ 252.000, conversão direta) certamente com subsídio implícito da Toyota para promover essa tecnologia.

 

ALTA RODA

 

Ford ainda não tem uma data para importação do elétrico Mustang Mach-e, um crossover com alguns traços inspirados no Mustang cupê. Acaba de mostrar o carro estático no campo de provas de Tatuí (SP), onde passa por avaliação. Também em Camaçari (BA) o carro é visto circulando nas ruas em torno do Centro Técnico. A produção nos EUA ainda não atingiu o nível que permita atender o mercado interno e exportações. Foi o terceiro modelo elétrico mais vendido naquele país no primeiro semestre.

Volvo C40 Recharge alcançou a segunda colocação em vendas de elétricos no País com 370 unidades nos primeiros seis meses. Só perde para outro Volvo, o XC40 Recharge (629 unidades). O C40 tem estilo atraente de um SUV cupê, embora arrojado demais no caimento do teto que prejudica a retrovisão, se duas pessoas sentarem no banco traseiro. Espaço atrás, porém, é muito bom. Teto panorâmico de vidro ilumina o interior, sem deixar passar calor do sol. Os dois motores (um em cada eixo) totalizam 408 cv e fazem até esquecer os 2.185 kg de massa. O sistema de selecionar um só pedal para aceleração e frenagem regenerativa é de fácil adaptação. Falta o alerta sonoro para pedestres em baixa velocidade que outros elétricos já oferecem.



 

 

4º São Lourenço Coffee Music 2022 traz entretenimento diversificado ao Sul de Minas. Campeonato de barismo, exposições, degustações, workshops e palestras, shows e até passeio de balão estão na programação de um dos principais eventos de cafés especiais do País, que acontece de 19 a 21 de agosto

 

Fotos do evento em 2019. Em 2020 e 2021 a pandemia impediu a realização do encontro

O Sul de Minas vai novamente ser o foco do principal produto que alavanca a economia da região durante o 4º São Lourenço Coffee Music 2022, que acontece de 19 a 21 de agosto, na Praça João Lage. Trata-se de um dos principais eventos do gênero voltados para o mercado de cafés especiais do País.

Durante os três dias haverá diversas atrações que vão agitar ainda mais a turística estância hidromineral e deve atrair cerca de 5 mil visitantes. “Participar do São Lourenço Coffee Music é vivenciar a produção das lavouras do Sul de Minas Gerais, onde se encontra metade do cultivo de café do Estado”, ressalta o diretor da Production Eventos, Milton Furtado, organizador do evento.

Segundo ele, o momento será de experimentar todas as notas e aromas que os cafés especiais podem oferecer. “Além de conhecer as diversas apresentações e modalidades existentes na praça do Barismo, e desfrutar dos atrativos e belezas naturais da região, que oferece paisagens inesquecíveis e clima acolhedor”, acrescenta.



Com entrada gratuita – mas com acesso controlado - o público terá à disposição diversas atividades de entretenimento. Confira quais:

• Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits

• Campeonato Brasileiro de Latte Art

• Workshops e palestras com grandes músicos nacionais

• Rota do Café Especial – “Do pé à xícara”

• Voos de balão na Fazenda Sertão

• Shows com bandas de blues, jazz e música instrumental

• Campeonato de Arremesso de Sacas de Café

• Campeonato Brasileiro de Cup Bier

• Vila do Produtor

• Exposição e degustação de cafés e derivados

• Praça de Alimentação

• Beer Garden com cervejas artesanais da Krug Bier

 


COMPETIÇÕES DE BARISMO

Durante o 4º São Lourenço Coffee Music 2022 serão disputadas etapas do Campeonato Brasileiro de Barismo, com a presença dos principais baristas do País. Os vencedores irão representar o Brasil em torneios internacionais da modalidade.

Desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a competição tem duas categorias: Coffee in Good Spirits e Latte Art.

A primeira é voltada a baristas que criam drinques com bebidas alcóolicas e café. Já a segunda técnica consiste em criar desenhos sobre o café – são verdadeiras obras de arte. Diversos critérios são avaliados pelos juízes, entre eles estão tempo de produção, nível de dificuldade, criatividade e qualidade das bebidas ou desenhos.

Os expositores participantes do 4º São Lourenço Coffee Music 2022 têm excelentes expectativas quanto à realização de mais esta edição. Para o diretor do Unique Cafés Especiais, Hélcio Júnior, por exemplo, o evento possibilidade o fomento e ainda expande a apreciação do café especial e divulga nacionalmente e internacionalmente a cultura do café e seu universo - é excelente para os produtores.

“Além disso, movimenta a economia local e reforça ainda mais as capacidades turísticas de São Lourenço, hoje um polo que atrai visitantes de todo o País, Afinal, está em uma localização privilegiada e equidistante das principais capitais do País (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte)”, avalia o empresário.

 


INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE

Mais uma vez, a Producition Eventos tem a grande preocupação com o conforto e a segurança dos visitantes. A estrutura (tenda) montada em São Lourenço tem 1.200 m2, com piso elevado e contém arquibancadas, palco para os espetáculos, auditório para palestras e workshops e UTI móvel, além de banheiros.

Outra medida importante adotada pela Production Eventos diz respeito à segurança sanitária. A parceria com uma empresa especializada em higienização (DCA Distribuidora) de São Lourenço permite que os ambientes fiquem protegidos não só contra o coronavírus, como também de outros vírus e bactérias nocivos à saúde.

O produto - chamado Nippo Bac Plus - é o mesmo utilizado em desinfecção de superfícies de centros médicos, inclusive UTIs, e forma uma espécie de película protetora e duradoura, além de ser inodoro.

A aspersão acontece todos os dias antes da abertura dos ambientes para o público, incluindo sanitários e a área de alimentação.

A mesma empresa contratada pela Production Eventos é responsável pela instalação e reposição dos diversos dispensers de álcool em gel, que vão ficar espalhados pelos ambientes, além do abastecimento constante de sabão líquido e papéis higiênicos e para mãos nos sanitários.

O acesso ao local do evento também será controlado, a fim de garantir segurança a todos. Para fazer a inscrição gratuita e ter acesso ao 4º São Lourenço Coffee Music 2022, o visitante precisa entrar no site da GoFree (www.gofree.co), acessar a página do evento, onde vai encontrar todas as informações, como datas, horários, atrações e programação.

O site é intuitivo e solicita o preenchimento de cadastro. Ao final, vai gerar um e-mail com sua inscrição para apresentar no dia do evento, impresso ou no celular. Importante salientar, o acesso é gratuito e a inscrição servirá apenas para controle de público por parte dos organizadores.

 

TRANSMISSÃO PELA WEB

O 4º São Lourenço Coffee Music 2022 será híbrido, portanto, além de se presencial poderá ser assistido por pessoas de outros locais. Isso porque haverá transmissão ao vivo pelo canal oficial do evento pelo Youtube. Serão várias horas de transmissão todos os dias, desde a abertura das atividades até o encerramento, com imagens da área do evento, das competições de barismo, dos shows e das entrevistas com visitantes, competidores, organizadores e patrocinadores.

A equipe da produtora contratada pela Production Eventos vai usar equipamentos de última geração com câmeras digitais padrão Broadcast, mesas com tecnologia de fibra ótica e microfones de alta resolução sem fio para captarem o som ambiente do evento. Além das imagens ao vivo, serão exibidos ao longo do São Lourenço Coffee Music vídeos editados de momentos incríveis que também vão ser compartilhados nas redes sociais.

 

PROGRAMAÇÃO

19/8 - SEXTA FEIRA

5h30 - Voo de balão em São Lourenço

Agendamentos no site (www.rotadocafeespecial.com.br);

8h30 - Rota do Café Especial (Do pé a xícara)

Agendamentos no site (www.rotadocafeespecial.com.br);

9h30 - Abertura oficial do “Campeonato Brasileiro de Barismo”

Representante: Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e

Hélcio Junior (Unique Cafés Especiais);

10h - Início do campeonato;

10h - Abertura dos estandes;

14h - Rota do Café Especial - Do pé a xícara.

Agendamentos no site (www.rotadocafeespecial.com.br);

15h - Workshop sobre Torra Assistida - Unique Cafés

Torra guiada com degustações de diferentes cafés na torrefação da Unique Cafés (gratuito);

15h - Workshop de música com Adriano Campagnani

Tema: Técnicas Avançadas para baixo Elétrico

Local: Oficina de Música Eric Mathias;

15h - Palestra com Arthur Resende

Tema: Concepção de Grooves baixo e bateria 

Local: Oficina de Música Eric Mathias;

18h - Palestra Sebrae com Emílio Alves Fonseca - Engenheiro Agrônomo

Tema: Educampo e a importância da gestão das propriedades Rurais;

20h - Show com a Banda Intrepido Blues Quarteto;

22h30 - Show com Adriano Campagnani e Bauxita;     

 

20/8 – SÁBADO

5h30 - Voo de balão em São Lourenço

Agendamentos no site (www.rotadocafeespecial.com.br);

8h30 - Rota do Café Especial (Do pé a xícara)

Agendamentos no site (www.rotadocafeespecial.com.br);

10h - Abertura dos estandes;

10h - Início do campeonato;

10h30 - Palestra com Mariana Proença

Tema: Mulheres do café: Café de qualidade e gestão do negócio;

14h - Rota do Café Especial (Do pé a xícara)

Agendamentos no site (www.rotadocafeespecial.com.br);

14h - Campeonato de Arremesso de Sacas de Café / Coffee Bean Bag Toss,

Vagas limitadas. Inscrições no evento (infantil e adulto);

15h - Palestra do Sebrae com Alessandro Hervaz- Aprocam / Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira

Tema: “Mantiqueira de Minas, uma Denominação de Origem com 25 anos de História”;

15h - Palestra com João Gabriel 

Tema: Concepção rítmicas para guitarra na música instrumental latina.

Local: Oficina de Música Eric Mathias;

15h - Workshop com Aloizio Horta

Tema: Improvisação para todos os instrumentos

Local: Oficina de Música Eric Mathias;

16h3 - Palestra com Sérgio Vieira Júnior

Tema: Empreendedorismo e Autorresponsabilidade na gestão do seu negócio;

18h - Anúncio dos finalistas do Campeonato Brasileiro de Barismo;

19h - Show com a Orquestra de Violeiros de São Lourenço;

2030 - Show com a Banda Soul Much Blues;

22h30 - Show com a Banda Macondos;   

 

21/8 – DOMINGO

5h30 - Voo de balão em São Lourenço

Agendamentos no site (www.rotadocafeespecial.com.br);

8h30 - Rota do Café Especial (Do pé a xícara)

Agendamentos no site (www.rotadocafeespecial.com.br);

10h - Abertura dos stands;

11h - Palestra com Felipe Nascimento - Campeão Brasileiro de Degustação.

Tema: Como identificar um bom café;

11h30 - Final do Campeonato Brasileiro de Barismo;

14h30 - Palestra: Café Três Corações com Carolina Pardo Barreto

Tema: Cafés especiais e métodos de preparo;

15h30 - Campeonato Brasileiro Cup Bier

16h30 - Workshop Júlio Bitencourt.

Tema: Interplay

Local: Oficina de Música Eric Mathias;

16h30 - Palestra Sebrae com Maria Paula Rocha  - Bussines Maneger / Ascarive  (Associação dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde).

Tema: O comércio justo em prol da coletividade social;

18h - Resultados e premiações do Campeonato Brasileiro de Barismo;

19h - Show com Bitencourt Duo.    

 

ANOTE AÍ

 

4º São Lourenço Coffee Music 2022

Data: 19 a 21 de agosto

Local: Praça João Lage, São Lourenço

Entrada: Gratuita, mas inscrição deve ser feita no www.gofree.co

Outras informações: www.productioneventos.com.br

WhatsApp - (31) 99151-0525

 

 

Novo Chevrolet Bolt chega mais equipado e sofisticado. Tem autonomia de 459 km e vem mais confortável, seguro e conectado




São Caetano do Sul – O segmento de carros elétricos é o que mais cresce no mundo e já representa quase 10% das vendas – quatro vezes mais do que em 2019. O aumento do interesse do consumidor pela tecnologia também é exponencial aqui no Brasil, onde a Chevrolet está lançando o Novo Bolt EV. O modelo zero emissão de maior sucesso global da marca chega com design renovado, interior mais refinado, além de equipamentos adicionais de segurança, conforto e conectividade.

Outro destaque do Novo Bolt EV é seu conjunto de propulsão e bateria, com números que impressionam:

  • 459 km de autonomia no ciclo WLTP (ou 416 km no ciclo EPA). O carro conta com o sistema de condução One Pedal e freios regenerativos, que reduzem a velocidade, ajudando a parar o veículo. Também é capaz recuperar parte da carga das baterias em frenagens, por exemplo;
  • 203 cv de potência e torque instantâneo de 36,7 kgm, suficientes para levar o carro 100% elétrico da Chevrolet de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. A mesma agilidade se vê em ultrapassagens, incluindo em trechos de aclive;
  • 40 minutos em estações super-rápida de corrente contínua (DC) são suficientes para recarregar cerca de metade da bateria de 66 kWh. Na nova estação residencial de recarga rápida oferecida pela Chevrolet, a cada hora na tomada, o veículo ganha cerca de 40 km de autonomia.


Todo esse conjunto coloca o Novo Bolt EV num patamar ainda mais elevado dentro da categoria dos veículos elétricos e o transforma também no Chevrolet mais tecnológico do portfólio da marca no país. Isso fica evidente desde o design marcante do veículo, que ganhou uma dianteira completamente inédita, com formato inovador dos faróis e ausência de grade central, já que o motor elétrico não precisa de entrada central para arrefecimento.

Atrás, as mudanças incluem as lanternas de LED e o para-choque, agora mais envolvente. Na lateral, chama a atenção as rodas aro 17" com acabamento diamantado e a moldura em preto brilhante de ponta a ponta que contorna também os vidros e valoriza as proporções do carro.

O maior salto evolutivo do produto, no entanto, está na cabine, que foi totalmente renovada e traz a partir de então aspecto mais premium, com o uso abundante de materiais nobres e macios ao toque e revestimentos predominantemente escuros com insertos cromados, valorizando as novas telas e comandos. Tudo isso proporciona uma ambientação mais tecnológica também.


A cabine, aliás, diferencia-se pelo excelente aproveitamento de espaço, com assoalho plano e assentos mais confortáveis. Seletor do modo de condução por botão (P,N, R, D, One Pedal, Sport), novo volante com base reta, controle de cruzeiro adaptativo, banco do motorista com regulagem elétrica, sistema de telemática avançada OnStar, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, além de nova geração do MyLink com Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos são algumas das outras novidades do modelo.  

“O Bolt EV sempre ditou tendências. Foi lançado em 2019 no Brasil e logo se transformou em referência entre os entusiastas de carros elétricos, pelo seu conceito inovador. Já o novo modelo agrega ainda mais sofisticação e conteúdo para conquistar também aqueles que buscam um veículo urbano prazeroso de dirigir e bastante refinado para o dia a dia. Isto porque a faixa dos automóveis premium será a primeira que os EVs vão dominar”, diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.     



O Novo Bolt EV se diferencia especialmente pelo prazer ao dirigir, com respostas vigorosas do motor elétrico de torque instantâneo e pelo nível de ruido emitido até 10 vezes inferior ao de um carro tradicional a combustão, propiciando um maior silencio a bordo. O Chevrolet destaca-se ainda pela excelente estabilidade, devido ao ajuste avançado da suspensão e pela distribuição de peso praticamente semelhante entre os eixos, além de elevada rigidez torcional da carroceria já que a bateria compõe a plataforma. Tudo isso com zero emissão – nem escapamento o carro tem.

O primeiro lote do Novo Bolt EV estará disponível a partir de setembro em versão única de acabamento nos 78 pontos de vendas da rede Chevrolet especializadas em EVs - incluso assistência técnica. As cores disponíveis para o modelo são: Vermelho Rubi, Branco Summit, Preto Ouro Nego e Cinza Urbano.


Conheça as principais tecnologias e inovações no Novo Bolt EV:

  • Sistema regenerativo dos freios com aleta atrás do volante para otimização da operação
  • Modo de condução One Pedal
  • Sistema de recarga configurável da bateria
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • 10 airbags
  • Assistente de estacionamento com visão 360 graus e câmeras de alta definição
  • Assistente de permanência na faixa
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de movimentação traseira em marcha ré
  • Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres
  • Frenagem automática para mitigar acidentes
  • Driver Information Center com painel digital customizável de 8 polegadas
  • MyLink com nova interface e tela de 10,2 polegadas
  • Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos
  • Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabos para Android Auto e Apple CarPlay
  • Sistema BOSE de áudio com subwoofer          
  • Sistema de recarga de smartphone sem fio por indução magnética
  • Sistema de telemática avançada OnStar com pacote Protect & Connect grátis por um ano
  • Aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância
  • Sistema de atualização remota de software (OTA)
  • Bancos e volante com revestimento premium e aquecimento
  • Banco do motorista com regulagem elétrica de 8 posições
  • Faróis e lanternas Full LED com sensor crepuscular
  • Freio eletrônico de estacionamento
  • Pneus auto-vedantes
  • Assoalho plano com fechamento aerodinâmico


Para a Chevrolet, o carregador residencial é um equipamento fundamental para uma completa experiência com o veículo elétrico, pois traz praticidade e liberdade ao consumidor. Tanto que aproximadamente 85% dos proprietários de EVs dizem carregam seus EVs quase que exclusivamente em casa, através de equipamentos como o wallbox de 240V, que permite uma recarga quase 10 vezes mais rápida que se ela fosse feita numa tomada convencional de 110V.

Por isso, junto com o Novo Bolt EV, a marca está lançando um novo carregador de corrente alternada (AC), com muito mais recursos. O Home Charge Pulsar Plus permite, por exemplo, carregar veículos elétricos com potências de 7,4kVA até 22kVA, comandar e gerenciar toda operação à distância por meio de um aplicativo, incluindo o recebimento de notificações. Até 25 unidades do aparelho podem ser ligadas ao medidor do condômino para cobranças avulsas ou individualizadas e ele ainda pode ser configurado para utilizar apenas energia do sistema fotovoltaico, quando disponível.

Com o Home Charge Pulsar Plus, cada hora de recarga em potência 7,4kVA adiciona ao Novo Bolt EV autonomia de 40 km, média de deslocamento diário do brasileiro. Com base neste cálculo, uma noite de recarga seria suficiente para rodar mais de uma semana.

GM já anunciou os próximos EVs da Chevrolet para a região

A General Motors tem o compromisso de liderar a eletrificação da mobilidade na América do Sul, com a mais completa linha de veículos zero emissão, que virá para complementar o atual portfólio da marca Chevrolet. Para isso, está investindo globalmente USD 35 bilhões no desenvolvimento de 30 elétricos e autônomos até 2025.

A GM já anunciou os próximos lançamentos de elétricos para a nossa região. Entre as novidades estão o Bolt EUV, o Blazer EV e o Equinox EV. Apesar de todos esses SUVs serem produtos tecnologicamente inovadores, com design atraente e alta performance; cada qual terá proposta e características próprias para atender diferentes perfis de consumidores.



Esses veículos elétricos zero emissão da Chevrolet passam a ser identificados de forma diferenciada em comunicações da marca, com as letras EV do logotipo destacadas em azul.

Com sua visão de um futuro com “Zero acidente, Zero emissão e Zero congestionamento”, a GM tem o compromisso de se tornar neutra em carbono até 2040. Parte importante deste processo é tornar cada vez mais sustentáveis nossos veículos a combustão até a migração total do mercado para os carros 100% elétricos, os únicos que não emitem qualquer gás poluente.



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.