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quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira



Índices do turismo em alta


Menor Basílica do mundo, é uma capela do século XVIII, no ponto mais alto do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté

 

Pelo segundo mês consecutivo, Minas Gerais foi o segundo Estado que registrou o maior crescimento no Índice de Atividades turísticas, medido pelo IBGE, com 45,3%. Já o setor de turismo cresceu 45,2% no primeiro semestre. O Estado esteve também acima da média nacional, que foi de 25,9%. 

 

O percentual apurado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi impulsionado principalmente pelos segmentos de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, e serviços de bufê. Regionalmente, todos os 11 Estados e o Distrito Federal registraram alta no período, com destaque para Ceará (43,8%), Rio Grande do Sul (42,1%) e Santa Catarina (35,35%). No acumulado do ano, o segmento cresceu 61,5%, enquanto a variação em 12 meses registrou avanço de 52, 3%.


Em se tratando da receita nominal das atividades turísticas, Minas Gerais teve um aumento de 58,9% quando comparados os índices de junho de 2022 e 2021, estando, nesse caso, levemente abaixo da média nacional, que registrou 60%.  Paradoxalmente, esse valor se comporta dessa forma pelo fato de o mês de junho do ano passado já ter apresentado resultados bastantes positivos naquela ocasião, principalmente quando comparado à própria média nacional. 

A região do lago de Furnas atrai turistas para aventuras da natureza

 

Para exemplificar, o número-índice de base fixa (2014=100) de receita nominal de Minas Gerais neste mês foi de 162, ao passo que a média nacional obteve um número-índice de 129,9. Já em enquanto em junho de 2021, Minas havia apresentado um resultado de 101,9 enquanto o índice para o Brasil havia sido de 81,6. Assim, como as variações são calculadas com base na divisão desses números-índices, Minas Gerais apresentou um aumento menor que a média nacional neste mês.

Nascente do rio São Francisco, em São Roque de Minas

  

O cenário de retomada do turismo em Minas Gerais também se reforça através dos resultados da economia formal, na qual se verifica um estoque de 372.930 empregados que trabalham direta ou indiretamente no setor turístico em junho de 2022.

Os profetas feitos a mão por Aleijadinho, são atrações em Congonhas do Campo


Seguindo a mesma linha de comparação ao do Iatur, verifica-se que esse valor representa um aumento de 12,3% em relação ao estoque registrado no mesmo mês do ano anterior, que foi de 332.110 empregados, ou diferença de 40.820 empregados entre os dois períodos, o que leva a um saldo médio mensal positivo de 3.401 empregados nesse último ano. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e outros serviços.

Emprego no turismo

No mês de junho, foram criados 277.944 postos de trabalho no país com carteira assinada. No setor de Turismo, caso dos segmentos de alojamento e alimentação, transporte aéreo e agências de viagens, foram criadas cerca de 100 mil vagas, demonstrando a sua força e contribuição para a recuperação da economia do país. O balanço aponta ainda que o setor de serviços, no qual o Turismo está inserido, foi responsável pela geração de quase 125 mil postos, principalmente nos estados de São Paulo (80.267), Minas Gerais (31.092) e Rio de Janeiro (22.922). Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na última semana pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O índice de Atividades Turísticas, medido pelo IBGE, já havia apontado o bom desempenho do setor nos primeiros cinco meses de 2022, quando registrou alta de 50,2%, em relação ao mesmo período de 2021. Regionalmente, todos os 11 estados e o Distrito Federal, que integram a pesquisa, registraram alta no período, com destaque para Minas Gerais (82,1%), Rio Grande do Sul (68%), São Paulo (56,7%), Bahia (47,2%) e Rio de Janeiro (27,9%).

 

Turismo do futuro

Os candidatos a governador dos 26 Estados e do Distrito Federal receberão, nos próximos dias, documentos específicos formulados pelo movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro contendo as demandas e as recomendações de políticas públicas do setor para a gestão 2023–2026.


Representantes das Fecomércios dos Estados e do DF com os documentos que levantam demandas e recomendações para o turismo

 


O início da regionalização da mobilização ocorreu durante um seminário nesta quarta-feira (10/08), realizado pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O objetivo é incluir o turismo no olhar estratégico das campanhas políticas e nos debates eleitorais. As propostas para cada estado estão disponíveis no site vaiturismo.com.br e podem ser consultadas pela população. 

 

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, que ressaltou a importância de fortalecer as políticas públicas de valorização do turismo como vetor estratégico para a economia e para o meio ambiente. “O poder público ainda tem uma visão que não é a ideal para o tamanho e a importância do turismo, o maior distribuidor direto de renda no Brasil”, afirmou. “Com a mobilização regional, damos mais um passo seguro para que o turismo assuma o protagonismo que lhe cabe em um país como o nosso, com um potencial praticamente inigualável. Os documentos produzidos são verdadeiros roteiros regionalizados para o desenvolvimento do setor que levam em conta as demandas e necessidades de cada estado”, acrescentou Tadros. 

Ele também destacou que o segmento movimenta diversos setores, como transporte, hotelaria, gastronomia, e, por isso, incluir o fomento ao turismo nas propostas de governo é fundamental. “É importante destacar o papel social do turismo, como gerador de empregos, de renda e de qualificação profissional”, ressaltou o presidente da CNC. 

O chefe da Divisão de Economia e Inovação (Dein) da CNC, Guilherme Mercês, destacou que o turismo vem se recuperando de forma gradativa e consistente dos efeitos da pandemia da covid-19. No ápice das medidas restritivas, o setor perdeu 469,8 mil vagas formais. Entre outubro de 2020 a junho deste ano, foram recuperados 365,1 mil postos de trabalho. 

A expectativa da CNC é que o turismo brasileiro restabeleça o nível de ocupação do período pré-pandemia a partir do início do período de contratações para a próxima alta temporada, encerrando 2022 com 319,4 mil postos de trabalho criados. “Apesar da crise que afeta o mundo inteiro, o Brasil está em vantagem e terá muitas oportunidades. O turismo está inserido neste processo”, afirmou Mercês. A CNC revisou de +3,5% para +4,3% a expectativa de crescimento do setor em 2022, em relação ao ano passado, levando em conta o atendimento a demanda reprimida dos últimos anos e a próxima alta temporada. 

O diretor da CNC responsável pelo Cetur e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, salientou o novo momento do Vai Turismo – Rumo ao Futuro, cuja proposta é contribuir para incluir o turismo no debate político nacional, a começar pelas eleições. “Nós contamos com o apoio das Federações, dos sindicatos e das principais associações empresariais do turismo para que possamos apresentar as demandas regionais aos candidatos e, assim, inserir a pauta do turismo nas campanhas eleitorais nos Estados. Cabe aos candidatos aproveitar a mobilização e o apoio de tantas instituições para assumir o compromisso em seus planos de governo e, quando eleitos, implementar as ações”, destacou Sampaio.

Ressignificando o Turismo

Personalidades do turismo e do empreendedorismo estão na grade de painelistas do Meeting, área de conteúdo do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado. Com a temática Ressignificando o Turismo, o Meeting acontece no período da manhã dos dias 4 e 5 de novembro, e oportunizará ao participante uma imersão em conhecimento a partir dos cases apresentados.

 

Podem assistir às palestras profissionais da área de Turismo como agentes, guias e operadores de viagens, pessoas que trabalham direta ou indiretamente com o segmento (Trade), estudantes e público geral. Até o dia 13 de setembro, o ingresso de 1º lote custa R$299,00, após essa data, o valor será de R$399,00. A inscrição já pode ser realizada no site www.festurisgramado.com/meeting.

Quem adquirir o ingresso para o Meeting possui acesso à feira geral, que ocorre à tarde nos dias 4 e 5 de novembro, além de acesso às mentorias, experiências e toda a programação paralela do evento. O participante também receberá um E-book exclusivo do conteúdo das palestras e certificado digital. 


 

Serra Park

  Com experiência de 25 anos na Calçados Beira Rio, a diretora comercial e marketing, Maribel Silva, vai abordar o tema “Design em Servir”. Líder no segmento de calçados, a empresa gaúcha lança tendências para mais de 97 países com as marcas Beira Rio, Moleca, Vizzano, Molekinha, Molekinho, Modare Ultra Conforto, Actvitta e BR Sport. Além disso, a empresa é referência em sustentabilidade, transformando tudo o que é resíduo em produtos para o mercado, e recentemente recebeu o selo Origem Sustentável Diamante.

 

Com o ritmo acelerado nesse pós-pandemia, o co-fundador da Gol Linhas Aéreas, Tarcísio Gargioni, terá a missão de apresentar o tema “Agilidade e estratégia no mundo 4.0”. Experiente profissional, possui 50 anos de atuação em empresas familiares e hoje atua como consultor e mentor empresarial.

 

O tema Brasilidade: a alma brasileira como inspiração para negócios de sucesso será da empresária e estilista Martha Medeiros. Ela transformou o artesanato do nordeste, a renda, em artigo de luxo e muito cobiçado. A empresária buscou na herança local e familiar a motivação para mais de 450 mulheres rendeiras locais. O cenário turístico e de compras do Nordeste alavancou com a produção e a valorização do artesanato. Hoje, em Alagoas, seu lifestyle se aproxima do turista em um novo espaço, na Casa Martha Medeiros.

Proporcionar prazer e experiência às pessoas sempre foi um entusiasmo do empresário Fábio Maders, diretor-presidente do Grupo Leceres, rede hoteleira que une negócios e entretenimento presente em todo o Brasil. São do grupo as marcas: Wish, Prodigy, Linx e Marupiara. no Meeting debaterá o tema “A transformação através das pessoas”.

 

Também são palestrantes confirmados: Lelei Teixeira, jornalista e escritora que apresentará o tema “Acessibilidade e inclusão - desafios fundamentais do turismo para acolher a diversidade humana”; Fabrizio Gueratto, digital influencer, especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, palestrante e escritor falará sobre “Finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo”, Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur com o painel “Grife Gramado: A força da marca que impulsiona o desenvolvimento”, e o empresário Clóvis Tramontina, presidente da Tramontina.

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Food & Drinks Experience e Wedding. Mais informações sobre o evento que acontece de 3 a 6 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS), em www.festurisgramado.com. 

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 Informações para a coluna enviar para

 @sergiomoreira63   sergio51moreira@bol.com.br

 

 

 

 

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