Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Índices do turismo em alta
Menor Basílica do mundo, é uma capela do século XVIII, no ponto
mais alto do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté
Pelo segundo mês consecutivo, Minas Gerais foi o segundo Estado
que registrou o maior crescimento no Índice de Atividades turísticas, medido
pelo IBGE, com 45,3%. Já o setor de turismo cresceu 45,2% no primeiro semestre.
O Estado esteve também acima da média nacional, que foi de 25,9%.
O percentual apurado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi
impulsionado principalmente pelos segmentos de transporte aéreo e rodoviário de
passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, e serviços de bufê. Regionalmente,
todos os 11 Estados e o Distrito Federal registraram alta no período, com
destaque para Ceará (43,8%), Rio Grande do Sul (42,1%) e Santa Catarina
(35,35%). No acumulado do ano, o segmento cresceu 61,5%, enquanto a variação em
12 meses registrou avanço de 52, 3%.
Em se tratando da receita nominal das atividades turísticas, Minas
Gerais teve um aumento de 58,9% quando comparados os índices de junho de 2022 e
2021, estando, nesse caso, levemente abaixo da média nacional, que registrou
60%. Paradoxalmente, esse valor se comporta dessa forma pelo fato de o
mês de junho do ano passado já ter apresentado resultados bastantes positivos
naquela ocasião, principalmente quando comparado à própria média
nacional.
A região do lago de Furnas atrai turistas para aventuras da
natureza
Para exemplificar, o número-índice de base fixa (2014=100) de
receita nominal de Minas Gerais neste mês foi de 162, ao passo que a média
nacional obteve um número-índice de 129,9. Já em enquanto em junho de 2021,
Minas havia apresentado um resultado de 101,9 enquanto o índice para o Brasil
havia sido de 81,6. Assim, como as variações são calculadas com base na
divisão desses números-índices, Minas Gerais apresentou um aumento menor que a
média nacional neste mês.
Nascente do rio São Francisco, em São Roque de Minas
O cenário de retomada do turismo em Minas Gerais também se reforça
através dos resultados da economia formal, na qual se verifica um estoque de
372.930 empregados que trabalham direta ou indiretamente no setor turístico em
junho de 2022.
Os profetas feitos a mão por Aleijadinho, são atrações em
Congonhas do Campo
Seguindo a mesma linha de comparação ao do Iatur, verifica-se que esse valor representa um aumento de 12,3% em relação ao estoque registrado no mesmo mês do ano anterior, que foi de 332.110 empregados, ou diferença de 40.820 empregados entre os dois períodos, o que leva a um saldo médio mensal positivo de 3.401 empregados nesse último ano. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e outros serviços.
Emprego no turismo
No mês de junho, foram criados 277.944 postos
de trabalho no país com carteira assinada. No setor de Turismo, caso dos segmentos
de alojamento e alimentação, transporte aéreo e agências de viagens, foram
criadas cerca de 100 mil vagas, demonstrando a sua força e contribuição para a
recuperação da economia do país. O balanço aponta ainda que o setor de
serviços, no qual o Turismo está inserido, foi responsável pela geração de
quase 125 mil postos, principalmente nos estados de São Paulo (80.267), Minas
Gerais (31.092) e Rio de Janeiro (22.922). Os dados são do Novo Cadastro Geral
de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na última semana pelo
Ministério do Trabalho e Previdência.
O índice de Atividades Turísticas, medido pelo
IBGE, já havia apontado o bom desempenho do setor nos primeiros cinco meses de
2022, quando registrou alta de 50,2%, em relação ao mesmo período de 2021.
Regionalmente, todos os 11 estados e o Distrito Federal, que integram a
pesquisa, registraram alta no período, com destaque para Minas Gerais (82,1%),
Rio Grande do Sul (68%), São Paulo (56,7%), Bahia (47,2%) e Rio de Janeiro
(27,9%).
Turismo do futuro
Os
candidatos a governador dos 26 Estados e do Distrito Federal receberão, nos
próximos dias, documentos específicos formulados pelo movimento Vai Turismo –
Rumo ao Futuro contendo as demandas e as recomendações de políticas públicas do
setor para a gestão 2023–2026.
Representantes
das Fecomércios dos Estados e do DF com os documentos que levantam demandas e
recomendações para o turismo
O
início da regionalização da mobilização ocorreu durante um seminário nesta
quarta-feira (10/08), realizado pelo Conselho Empresarial de Turismo e
Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC). O objetivo é incluir o turismo no olhar estratégico das
campanhas políticas e nos debates eleitorais. As propostas para cada estado
estão disponíveis no site vaiturismo.com.br e podem ser consultadas pela população.
A
abertura do encontro foi feita pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, que
ressaltou a importância de fortalecer as políticas públicas de valorização do
turismo como vetor estratégico para a economia e para o meio ambiente. “O poder
público ainda tem uma visão que não é a ideal para o tamanho e a importância do
turismo, o maior distribuidor direto de renda no Brasil”, afirmou. “Com a
mobilização regional, damos mais um passo seguro para que o turismo assuma o
protagonismo que lhe cabe em um país como o nosso, com um potencial
praticamente inigualável. Os documentos produzidos são verdadeiros roteiros
regionalizados para o desenvolvimento do setor que levam em conta as demandas e
necessidades de cada estado”, acrescentou Tadros.
Ele
também destacou que o segmento movimenta diversos setores, como transporte,
hotelaria, gastronomia, e, por isso, incluir o fomento ao turismo nas propostas
de governo é fundamental. “É importante destacar o papel social do turismo,
como gerador de empregos, de renda e de qualificação profissional”, ressaltou o
presidente da CNC.
O
chefe da Divisão de Economia e Inovação (Dein) da CNC, Guilherme Mercês,
destacou que o turismo vem se recuperando de forma gradativa e consistente dos
efeitos da pandemia da covid-19. No ápice das medidas restritivas, o setor
perdeu 469,8 mil vagas formais. Entre outubro de 2020 a junho deste ano, foram
recuperados 365,1 mil postos de trabalho.
A
expectativa da CNC é que o turismo brasileiro restabeleça o nível de ocupação
do período pré-pandemia a partir do início do período de contratações para a
próxima alta temporada, encerrando 2022 com 319,4 mil postos de trabalho
criados. “Apesar da crise que afeta o mundo inteiro, o Brasil está em vantagem
e terá muitas oportunidades. O turismo está inserido neste processo”, afirmou
Mercês. A CNC revisou de +3,5% para +4,3% a expectativa de crescimento do setor
em 2022, em relação ao ano passado, levando em conta o atendimento a demanda
reprimida dos últimos anos e a próxima alta temporada.
O
diretor da CNC responsável pelo Cetur e presidente da Federação Brasileira de
Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, salientou o novo momento do
Vai Turismo – Rumo ao Futuro, cuja proposta é contribuir para incluir o turismo
no debate político nacional, a começar pelas eleições. “Nós contamos com o
apoio das Federações, dos sindicatos e das principais associações empresariais
do turismo para que possamos apresentar as demandas regionais aos candidatos e,
assim, inserir a pauta do turismo nas campanhas eleitorais nos Estados. Cabe
aos candidatos aproveitar a mobilização e o apoio de tantas instituições para
assumir o compromisso em seus planos de governo e, quando eleitos, implementar
as ações”, destacou Sampaio.
Ressignificando
o Turismo
Personalidades
do turismo e do empreendedorismo estão na grade de painelistas do Meeting, área
de conteúdo do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado. Com a
temática Ressignificando o Turismo, o Meeting acontece no período da manhã dos
dias 4 e 5 de novembro, e oportunizará ao participante uma imersão em
conhecimento a partir dos cases apresentados.
Podem
assistir às palestras profissionais da área de Turismo como agentes, guias e
operadores de viagens, pessoas que trabalham direta ou indiretamente com o
segmento (Trade), estudantes e público geral. Até o dia 13 de setembro, o
ingresso de 1º lote custa R$299,00, após essa data, o valor será de R$399,00. A
inscrição já pode ser realizada no site www.festurisgramado.com/meeting.
Quem
adquirir o ingresso para o Meeting possui acesso à feira geral, que ocorre à
tarde nos dias 4 e 5 de novembro, além de acesso às mentorias, experiências e
toda a programação paralela do evento. O participante também receberá um E-book
exclusivo do conteúdo das palestras e certificado digital.
Serra
Park
Com
experiência de 25 anos na Calçados Beira Rio, a diretora comercial e marketing,
Maribel Silva, vai abordar o tema “Design em Servir”. Líder no segmento de
calçados, a empresa gaúcha lança tendências para mais de 97 países com as
marcas Beira Rio, Moleca, Vizzano, Molekinha, Molekinho, Modare Ultra Conforto,
Actvitta e BR Sport. Além disso, a empresa é referência em sustentabilidade,
transformando tudo o que é resíduo em produtos para o mercado, e recentemente
recebeu o selo Origem Sustentável Diamante.
Com o
ritmo acelerado nesse pós-pandemia, o co-fundador da Gol Linhas Aéreas,
Tarcísio Gargioni, terá a missão de apresentar o tema “Agilidade e estratégia
no mundo 4.0”. Experiente profissional, possui 50 anos de atuação em empresas
familiares e hoje atua como consultor e mentor empresarial.
O tema
Brasilidade: a alma brasileira como inspiração para negócios de sucesso será da
empresária e estilista Martha Medeiros. Ela transformou o artesanato do
nordeste, a renda, em artigo de luxo e muito cobiçado. A empresária buscou na
herança local e familiar a motivação para mais de 450 mulheres rendeiras
locais. O cenário turístico e de compras do Nordeste alavancou com a produção e
a valorização do artesanato. Hoje, em Alagoas, seu lifestyle se aproxima do
turista em um novo espaço, na Casa Martha Medeiros.
Proporcionar
prazer e experiência às pessoas sempre foi um entusiasmo do empresário Fábio
Maders, diretor-presidente do Grupo Leceres, rede hoteleira que une negócios e
entretenimento presente em todo o Brasil. São do grupo as marcas: Wish,
Prodigy, Linx e Marupiara. no Meeting debaterá o tema “A transformação através
das pessoas”.
Também
são palestrantes confirmados: Lelei Teixeira, jornalista e escritora que
apresentará o tema “Acessibilidade e inclusão - desafios fundamentais do
turismo para acolher a diversidade humana”; Fabrizio Gueratto, digital
influencer, especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças,
palestrante e escritor falará sobre “Finanças pessoais, investimentos e
empreendedorismo”, Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur com o painel
“Grife Gramado: A força da marca que impulsiona o desenvolvimento”, e o
empresário Clóvis Tramontina, presidente da Tramontina.
O
Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América
Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª
edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços
segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Food
& Drinks Experience e Wedding. Mais informações sobre o evento que acontece
de 3 a 6 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS), em
www.festurisgramado.com.
_________________________________________________________________________________________
@sergiomoreira63 sergio51moreira@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário