"Agora eu fiquei doce igual caramelo,
Tô tirando onda de Camaro amarelo."
A música de Munhoz e Mariano "Camaro Amarelo" criada para homenagear o icônico carro da Chevrolet, em 2011, faz sucesso até hoje, tamanha a sua fama.
Por onde passa o Camaro chama a atenção e gera suspiros pelo porte, linhas, mexendo com o imaginário de quem o olha e saboreia.
Eu que já tinha tirado uma onda com o Camaro, conversível, cuja matéria foi publicada no dia 20/12/16, tive o prazer e o privilégio de sentir de novo essa bela máquina, ao lado do meu amigo Ivan Oliveira, assessor de Imprensa da GM, no Rio de Janeiro.
Pilotar este Camaro 2017, também amarelo, mas modelo Coupê SS causa uma mistura de sensações.
Você encosta a cabeça no banco e se imagina correndo num circuito da Naskar, ou deslizando pelos Champs Elysée, num final de tarde de Primavera, em Paris.
Dentro do cockpit, o apertar o botão da ignição (engine start/stop) desperta os 461 cavalos adormecidos sob o longo capô.
O ronco grave do poderoso motor incentiva novas pisadas no acelerador, que se denunciam no ponteiro do conta-giros.
Está na hora de andar arrancar, suavemente, para sentir o Camaro deslizar, como uma onda se espraiando e deixando o seu rendilhado na areia, bem ali sob os nossos olhos na praia da Restinga da Marambaia.
Este, é o outro lado do famoso Chevrolet: esbanjar charme, conforto, leveza no rodar e uma deliciosa dirigibilidade.
À parte as raras acelerações a que submeti o Camaro, que sempre respondia de pronto, como te convidando a pisar mais fundo no acelerador, sentimos que ele ria de felicidade. Mas, sr. Camaro, não estamos numa pista de autódromo.
E ali vai ele com os outros carros o paquerando e seus motoristas derramando sobre ele um olhar comprido, desfilando feliz por uma via que responde pelo nome de Avenida Ayrton Senna, no Recreio.
O habitáculo do Camaro é uma festa. Moderno, bonito, absolutamente operacional, agradável, assim como a dirigibilidade que proporciona.
Hoje, o Camaro, independente de sua cor. não é mais um carro masculino, pois as mulheres passaram a reparar nele e a adquiri-lo.
Efeito dos novos e bem vindos tempos em que a diversidade de gêneros começa a ganhar espaço e as mulheres conquistando o direito a gostar de carros potentes e belos tal como o Camaro se apresenta.
Afinal, um Camaro não pode ser visto apenas como aquele carrão de machos que disputam criminosamente rachas pelas ruas e estradas e sim como uma automóvel desportivo confortável, excelente para agradáveis viagens com absoluta segurança e conectado através do My Link da Chevrolet.
O fantástico motor V8 de 6,2 litros de 461 nervosos cavalos, sob o longo capô, garante ir de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h - também o que esperar de um torque de 62,9 kgfm?
O Camaro - mesmo sem ser o amarelo - é um dos carros mais rápidos à venda no Brasil.
Uma caixa de câmbio automática de oito velocidades - com Active Select permite a troca de marchas nas aletas que sobressaem atrás do volante.
O Camaro ainda tem um gerenciador de consumo de gasolina que desliga quatro cilindros quando em baixa potência, ao circular na cidade, por exemplo.
A cada nova versão, a cada novo modelo, o Camaro faz-nos sentir num cockpit de um avião, embora refestelado num banco abraçando seu corpo.
Verdade, a GM foi exímia nas rentáveis alterações e excelentes melhorias que foi fazendo ao longo dos anos, até chegar a esta 6ª geração.
Não faltam equipamentos que garantam a segurança dos ocupantes do Camaro, a ponto de as informações ao motorista, como do perigo de colisão, ou a velocidade a que vai, serem projetadas no pára-brisas para que ele não precise desviar a atenção da direção.
Sensores alertam a movimentação na traseira e acaba com o ponto cego com um sensor de aproximação repentina. Controles de tração e estabilidade de última geração, suspensão traseira Multi-Link independente elevam a segurança deste Camaro.
Quem não sonha ter um Camaro? Não apenas por ser esse potente esportivo mas por fazer parte do inconsciente coletivo.
O problema para a maioria continuar apenas sonhando com o Camaro é acima de tudo o custo: R$ 305 mil.
Nada que um financiamento não resolva. Certo?
Entretanto, embale seu sonho na música:
P'ra mim, chegou a hora de o recolher à garagem e devolver o Camaro amarelo à GM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário