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terça-feira, 26 de março de 2013

O SUV CLASSE M MERCEDES-BENZ FOI ELEITO NA EUROPA O "CARRO DO ANO", NA SUA CATEGORIA, PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA. A ESCOLHA FOI FEITA POPR 115 MIL LEITORES DA REVISTA "AUTO BILD ALLRAD"


Stuttgart - Os leitores da maior revista especializada em veículos 4x4 da Europa, Auto Bild Allrad, confirmaram o sucesso obtido no ano passado pelo Mercedes-Benz Classe M, escolhendo-o novamente como "Carro do Ano". 

O Classe M transformou-se em um múltiplo vencedor, com títulos conquistados nas mais diversas pesquisas e rankings.

Mais de 105 mil leitores fizeram suas escolhas em uma pesquisa online, realizada entre 11 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano, com a participação de 151 modelos de veículos com tração integral, divididos em dez categorias. 

Na divisão "Veículos off-road e SUVs acima de 40 mil euros", cerca de 12% dos votantes decidiu a favor do Classe M - como ocorreu no ano passado – elegendo-o assim, mais uma vez, vencedor geral. O prêmio foi entregue no dia 21 de março.


DAIMLER AG E UNIVERSIDADE DE STUITTGART CONCEBEM EM CONJUNTO O VEÍCULO E A PRODUÇÃO DO FUTURO EM QUE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO ENVOLVERÁ PLÁSTICO REFORÇADO COM FIBRA DE VIDRO, E COM CARBONO, VISANDO REDUÇÃO DE PESO, JUNTO COM NOVOS DESIGNS


No futuro, pesquisadores dos campos dos negócios e da ciência trabalharão juntos no projeto ARENA2036 Research Campus (campus de pesquisa ARENA2036), na Universidade de Stuttgart, em tópicos relacionados à "produção flexível e construção de baixo peso com funções integradas". 

O objetivo do consórcio é unir, desde o início, o desenvolvimento da construção de novos produtos com peso reduzido com a pesquisa de produção. 

Paralelamente a seis institutos da Universidade de Stuttgart e a Daimler, numerosos outros representantes das áreas de negócios e ciências de Baden-Württemberg estão envolvidos na iniciativa de longo prazo do Campus, que é respaldado financeiramente pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa.

Para apoiar as atividades planejadas pelo Campus de Pesquisa, a Daimler e a Universidade de Stuttgart assinaram um acordo adicional de cooperação a longo prazo, que envolve a participação de candidatos ao doutorado e empregados do Instituto para Design de Aeronaves.

Eles estão envolvidos no desenvolvimento conjunto de pesquisas com especialistas da Daimler sobre assuntos fundamentais no campo da produção, simulação e design de componentes de construção leve em FRP / CRP.

Segundo o professor Herbert Kohler, vice-presidente de Pesquisa e Sustentabilidade do Grupo e diretor-chefe de Sustentabilidade da Daimler AG, "uma combinação inteligente de materiais e construção de baixo peso tem sido parte integral da construção de veículos da Mercedes-Benz por décadas". 

"Além de aços de alta resistência - revelou -, também utilizamos outros materiais com o objetivo de reduzir os pesos de nossos veículos, aumentando desta forma sua eficiência". 

A Daimler, acrescentou o executivo, confia no uso inteligente de componentes de FRP/ CRP - sempre de acordo com o princípio do material certo no lugar certo.

"O desafio é usar tanto o FRP como o CRP nos veículos produzidos em série de maneira economicamente eficiente, de forma que os custos totais continuem atraentes para os consumidores. Estamos nos dedicando a isso juntos, dentro da estrutura de nossa cooperação", adiantou.

O professor Peter Middendorf, diretor do Instituto para o Design de Aeronaves da Universidade de Stuttgart, ressaltou que no Instituto para o Design de Aeronaves, "já faz muitos anos que desenvolvemos estruturas de construção de baixo peso para a aviação reforçadas com fibras".

Segundo ele, a pesquisa é focada na tecnologia de pré-forma / moldagem de compósito líquido e na representação virtual da cadeia de processos completa, oferecendo um alto potencial de transferência para a indústria automotiva.

"Juntamente com a Daimler, queremos investigar no futuro procedimentos mais rápidos e viáveis em termos de custos para responder aos desafios da produção em larga escala com novas tecnologias”, frisou. 

O material certo no lugar correto
A construção com peso reduzido é um componente integral da estratégia da Daimler rumo à mobilidade sustentável. 

Um dos objetivos de desenvolvimento da empresa é reduzir o peso da carroceria de todos os veículos da Mercedes-Benz em aproximadamente 10% comparado aos modelos anteriores. 

Isto significa que a eficiência no consumo de combustível pode ser melhorada ainda mais, assim como a redução de emissões. 

Para atingir esse objetivo, a Daimler está concentrada no desenvolvimento de novas tecnologias - baseada no princípio do "material certo no lugar correto".

ARENA2036 Research Campus
No ARENA2036 (Active Research Environment for the Next Generation of Automobiles - ambiente de pesquisa ativa para a nova geração de automóveis), cientistas e outros especialistas realizam pesquisas fundamentais no campo das tecnologias de construção leve e modelos de produção para o carro do ano 2036, quando acontecerá o 150º aniversário da invenção do automóvel.

O ARENA2036 Research Campus está entre os vencedores do concurso "Research Campus - public/private partnership for innovations" (Campus de Pesquisa - parcerias público-privadas para inovações) organizado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha. 

 O ARENA2036 ficou à frente de inúmeros participantes. O programa impressionou por seu extraordinário potencial de inovação para uma produção versátil no futuro relativo à construção de baixo peso integrada à funcionalidade, além do conceito experimental de cooperação entre vários parceiros sob o teto de uma única "fábrica de pesquisas". 

 O Arena é o único entre os dez programas vencedores que já atingiu a fase principal.

Mais informações sobre a Daimler estão disponíveis nos links: www.media.daimler.com e www.daimler.com

Mais informações sobre a Universidade de Stuttgart estão disponíveis em: http://www.uni-stuttgart.de/hkom

BMW MOTORRAD COMEMORA 90 ANOS DE ATIVIDADE FABRICANDO MOTOS PARTICIPANDO DA LISBOA MOTOSHOWE, DE 4 A 7 DE ABRIL, EM LISBOA


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BMW R 1200 GS (Enduro)
Ao comemorar o 90° aniversário da marca, a BMW Motorrad estará presente na primeira edição do Lisboa MOTOSHOW que acontecerá, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), de 4 a 7 de Abril de 2013.


BMW F 800 GT (Tour)

No stand, de 300 m2, a BMW Motorrad exibirá toda a sua gama, dedicando especial atenção aos modelos mais recentes em comercialização: BMW R 1200 GS (Enduro), BMW F 800 GT (Tour), BMW S 1000 RR (Sport) e BMW HP4 (Sport).

BMW S 1000 RR (Sport)
Estarão também expostos os três modelos da Edição Comemorativa dos 90 anos BMW Motorrad, exemplos da história de sucesso da marca: a BMW R 1200 GS Adventure, uma referência no segmento enduro de viagens de longa distância; a BMW R 1200 R, sinônimo da tradicional BMW roadster e a BMW R 1200 RT, o epítome da "moto touring".

BMW HP4 (Sport)
Os visitantes terão ainda à disposição no stand BMW Motorrad uma loja de venda ao público com equipamentos das novas coleções Ride e Style, a preços especiais.

BMW F 700 GS
Durante os dias do evento, poderão ser realizados test-drives (sujeitos a confirmação mediante condições climatéricas) nos seguintes modelos: BMW R 1200 GS, BMW R 1200 RT, BMW C 650 GT, BMW F 700 GS, BMW R 1200 RT.

BMW R 1200 RT

segunda-feira, 25 de março de 2013

RENAULT E ALAIN PROST RENOVAM PARCERIA. O TETRA CAMPEÃO MUNDIAL É AGORA CONSELHEIRO DO COMITÊ EXECUTIVO DA RENAULT SPOPT F1



O Grupo Renault e o Tetracampeão do Mundo de Fórmula 1, Alain Prost, renovaram a parceria de consultoria que o piloto presta à marca desde 2012, por mais um ano. Prost será agora conselheiro no Comitê Executivo da Renault Sport F1.

Alain Prost é embaixador da Renault desde o ano passado e sua atividade,
 como consultor, da divisão Sport F1 foi-se fortalecendo na temporada. 

Ele estará presente em vários GP de Fórmula 1, bem como em eventos fora do calendário, entre eles o World Series by Renault e outras competições.


A Renault e 
Alain Prost têm uma longa história em comum. Ele foi piloto da equipe Renault Elf, no início de sua carreira na Fórmula 1, entre 1981 e 1983, ano em ficou apenas a pontos da conquista do título de Pilotos, mas em que, nesse período, venceu nove Grandes Prêmios. 

Em 1993, quando entrou para a Williams, Alain Prost novamente foi parceiro da Renault. Em sua última temporada na Fórmula 1, dominou o campeonato com sete vitórias e um quarto e último título mundial.

Para Jean-Michel Jalinier, presidente da Renault Sport F1, a grande experiência de Prost na Fórmula 1, combinada à sua inteligência e paixão pela disciplina, já contribuíram bastante para consolidar nossa posição como fornecedores de motores para quatro escuderias. 

"Com a renovação da parceria, poderemos continuar a nos beneficiar de seu know-how neste ano. Sua presença é um verdadeiro diferencial, principalmente neste momento em que estamos nos preparando para novos desafios técnicos, com a regulamentação de motores de 2014”, reconheceu

Alain Prost ao comentar sua permanência na Renault frisou que a marca tem uma longa história na F1. "Tudo que ela fez foi coroado com sucesso e algumas das mais belas performances de minha carreira também foram realizadas com motores Renault", lembrou.

O tetracampeão mundial lembrou que no ano passado, "pude ver o quanto a paixão e a determinação ainda estavam presentes na F1, principalmente agora, que estamos trabalhando na nova Unidade de Potência de 2014".

Alan Prost finalizou revelando que "vou compartilhar com eles minha experiência e conhecimentos na categoria para orientar a equipe tanto na área estratégica quanto técnica. Será um período extremamente motivador para todos, pois temos um grande potencial de trabalho em conjunto.”

GRANDE PRÊMIO DA MALÁSIA: DOBRADINHA DA INFINITI RED BULL RACING RENAULT



Dois pilotos que competem com motor Renault terminaram nas duas primeiras posições do Grande Prêmio da Malásia, a segunda corrida da temporada. Sebastian Vettel (foto) recebeu a bandeirada, ao final das 56 voltas, na frente do seu companheiro de equipe, Mark Webber, assumindo também a liderança do Campeonato Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Graças a essa dobradinha, a Infiniti Red Bull Renault está em primeiro lugar no ranking das equipes.


Mark Webber ocupava a primeira posição no início da corrida, enquanto que Sebastian Vettel parou muito cedo nos boxes para colocar os pneus de pista seca.

As estratégias desses pilotos fizeram com que os dois se encontrassem na metade da corrida. Depois de ter ultrapassado Lewis Hamilton, Vettel assumiu a segunda posição, atrás de Webber.

O tricampeão mundial, que tinha feito a sua quarta e última parada mais cedo, aproximou de seu seu companheiro de equipe quando este saía dos boxes. Vettel assumiu a ponta na 46a volta, abrindo van tagem e chegando doze segundos na frente do segundo lugar.

A equipe Lotus, que na abertura da temporada venceu o GP da Austrália, viu os seus dois pilotos terminarem juntos a corrida: Romain Grosjean classificou-se na sexta posição, chegando na frente de Kimi Raikkonen, depois do combate que travaram, respectivamente, com a Ferrari de Felipe Massa e a Sauber de Nico Hülkenberg. Raikkonen ocupa o segundo lugar no Mundial de Pilotos, enquanto que, no ranking das equipes, a Lotus está em segundo lugar.

Outras equipes que também competem com motores Renault. O melhor piloto da Williams, Valtteri Bottas, classificou-se em décimo primeiro lugar, ficando a alguns décimos da sua primeira pontuação na Fórmula 1.

O seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, teve que abandonar a pista após 45 voltas, em razão de um provável problema no KERS.

Os dois carros da equipe Caterham terminaram a corrida: Charles Pic chegou em 14º lugar, na frente de Giedo Van der Garde.

Rémi Taffin, Diretor de Serviços de Pista da Renault Sport F1

O Grande Prêmio da Malásia representa sempre um grande desafio para os motores. Em grande parte do circuito, o motor trabalha em plena carga e, nas curvas, a baixa velocidade exige flexibilidade.

Administrar com eficácia o consumo de combustível constitui uma dificuldade complementar, em razão das rápidas mudanças climáticas.

No circuito de Sepang, por se tratar da segunda corrida da temporada, é possível identificar as estratégias referentes à utilização dos motores.

Algumas escuderias preferem acumular quilometragens, enquanto que outras utilizam sempre motores novos.

Neste ano, as posições no grid dependem de pouquíssimos fatores, fazendo com que a gestão dos motores e da quilometragem seja essencial para que, durante toda a temporada, o carro consiga fazer parte do primeiro pelotão.

Este Grande Prêmio foi muito interessante, com um resultado bastante satisfatório para a Renault Sport F1. Quatro motores Renault terminaram no top-10 da corrida e, no campeonato de pilotos, os três primeiros colocados correm com o motor RS27.

Nos grandes prêmios da Austrália e da Malásia, as nossas quatro escuderias parceiras percorreram, ao todo, aproximadamente 12.000 quilômetros, sem nenhum problema sério.

A mudança de motor no carro de Pastor foi uma medida de precaução e não afetou em nada o nosso planejamento definido para este ano. Estamos exatamente na situação que previmos.

Durante o período de tempo de que dispomos, no nosso centro técnico, em Viry-Châtillon, trabalharemos com as equipes visando otimizar o nosso desempenho para as duas próximas corridas da temporada.

BMW DO BRASIL CRIA EQUIPE BRASILEIRA NO CAMPEONATO MUNDIAL DE TURISMO. TIME TERÁ DOIS CARROS PILOTADOS POR CACÁ BUENO E ALLAM KHODAIR E RICARDO ZONTA E SÉRGIO JIMENEZ


A BMW do Brasil anunciou, hoje, sua equipe 100% brasileira no Campeonato Mundial de Turismo, o FIA GT Series. Comandada por Washington Bezerra e Antonio Hermann preparando os carros, duas fortes duplas irão acelerar nas pistas europeias.

No BMW Z4#0, o pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno, estará ao lado de outro grande nome do turismo nacional, Allam Khodair. 

No outro carro da equipe (BMW Z4 #5), o ex-piloto de F-1 e campeão mundial de FIA GT, em 1998, Ricardo Zonta, vai dividir a pilotagem com Sérgio Jimenez, multicampeão no kart e com vitórias em diversas categorias nacionais e internacionais.

Com isso, a BMW do Brasil inaugura um novo marco no automobilismo mundial. A história da BMW nas pistas foi escrita por importantes brasileiros, na Fórmula 1, com Nelson Piquet, no campeonato DTM, na Alemanha, com o piloto Augusto Farfus e a estreia bem sucedida no Campeonato Brasileiro de GT, em 2012. 


"A BMW tem uma forte ligação com o automobilismo. Esse nosso histórico em corridas funcionam como um laboratório para melhorarmos os nossos produtos e testar novas tecnologias, para garantirmos aos nossos clientes, o mais puro prazer em dirigir", Herlander Zola, diretor de Marketing da BMW do Brasil. 

O executivo considerou que a estreia do BMW Team Brasil no Campeonato Brasileiro de GT do ano passado "foi excelente e por isso, decidimos encarar este novo desafio no FIA GT Series, que é ainda mais competitivo".

"Acreditamos na qualidade e no talento da equipe e dos pilotos e na capacidade de mobilização que uma equipe brasileira, com pilotos brasileiros terá, competindo num dos mais importantes campeonatos de turismo no mundo”, acrescentou Zola.

Organizado pela FIA e pela SRO (Stéphane Ratel Organisation), o FIA GT Series é na verdade o Campeonato Mundial de Gran Turismo. 

O primeiro desafio das seis etapas da temporada acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, em Nogaro, na França, mas o campeonato também passará pela Bélgica, Holanda, Espanha e a última rodada será no Oriente Médio.

Para quem quiser acompanhar de perto todas as etapas do campeonato, as corridas serão transmitidas ao vivo pela SporTV.


Calendário da FIA GT Series:
1º de abril – Nogaro (Fra)
21 de abril – Zolder (Bel)
14 de julho – Zandvoort (Hol)
18 de agosto – Eslováquia (Esq)
13 de outubro - Navarra (Esp)
16 ou 23 de novembro – Oriente Médio

Para saber mais sobre o campeoanto, acesse: www.fiagtseries.com.

Ficha Técnica do BMW Z4 GT3:
Comprimento: 4.387 mm
Largura: 2.012 mm
Altura: 1.210 mm
Distância entre eixos: 2.509 mm
Distância entre rodas: 1.623 mm (dianteiras) 1.667 mm (traseiras)
Peso: aprox. 1190 kg
Capac. do tanque/combustível: 105 litros, Super Plus Unleaded (98ROZ)
Chassi/carroceria: Carroceria de aço de construção única, com célula de segurança soldada, feita de tubulação de aço extremamente rígida de precisão.

Transmissão: Caixa de transmissão X-TRAC sequencial de seis velocidades.

Suspensão: Suportes absorvedores de choque com conjunto de mola de baixa fricção, barra estabilizadora tubular com lâminas de ajuste (dianteiras), eixo de ligação longitudinal (traseiro), barra estabilizadora tubular com ajuste.

Amortecedores: KW ajustáveis de 4 vias

Motor
Tipo de motor: V8
Capacidade: 4.361 ccm
Diâmetro x curso: 92 x 82 mm
Compressão: 13,0 : 1
Potência máx.: aprox. 560 bhp a 8.600 rpm
Torque máx.: aprox.515 Nm a aprox.5.500 rpm
Rotações máx. do motor: 9.000 rpm
Bloco de cilindros: Alumínio
Controle Eletrônico do Motor
BMW ECU408 com dois microprocessadores de alto desempenho, injeção de cilindro individual, função limitadora de velocidade no box, função de mudança rápida, EM, controle integrado de tração, unidade de controle VANOS, monitoramento eletrônico de rede

Carroceria
Carroceria de competição em alumínio e fibra de carbono, com estrutura protetora de segurança soldada

Tanque de combustível de segurança FT3 com rápido abastecimento
Sistema de macaco pneumático
Portas e capôs de carbono
Para-brisa aquecido Macrolon, vidros laterais e traseiros Macrolon
Assento de corrida RECARO com sistema HANS
Crashpad

Sistema de transmissão
Motor V8 com lubrificação por cárter seco
Embreagem sinterizada de três discos.
Caixa de câmbio X-TRAC sequencial de seis velocidades com comando no volante e arrefecimento de óleo.
Transmissão final com deslizamento limitado e arrefecimento de óleo.

Suspensão e Chassi
Suspensão de competição com absorvedores de choque ajustáveis e barras de torção e amortecedores KV de quatro vias

Rodas BBS 12x18" (frente) e 13x18" (atrás) com cubo rápido e bloqueio central.

Sistema de freio de competição AP com seis pistões 378 mm (frente) e com quatro pistões 355 mm (atrás).

Opções
Pacote de peças para corridas de longas distâncias (abastecimento, razão da caixa de câmbio, freios, sob chassi)
Sistema de registro de dados opcionais
Luzes noturnas

Para mais informações acesse:
www.bmwteambrasil.com.br
Facebook: facebook.com/bmwteambrasil
Twitter: twitter.com/bmwteambrasil


LINHA 2014 DO FIAT NOVO UNO TRAZ NOVIDADES E UMA NOVA SÉRIE ESPECIAL


A série especial College, com motor 1.0, quatro portas, que a Fiat acaba de lançar do Novo Uno já está à venda nas concessionárias da marca. A informação divulgada pela Fiat revela que o modelo custa R$ 33.470,00.

Derivada da versão Vivace 1.0, quatro portas, a versão especial College, de acordo com a Fiat, apresenta um acabamento externo "exclusivo e novas soluções internas, além de um pacote de equipamentos de série muito atraente para o cliente final". 

Ousadia é a palavra que define bem o Uno desde seu nascimento mundial em 1983. Um modelo inovador nas linhas e nos conceitos, que conquistou o público e o mercado ao longo dos anos.


Este ícone da indústria automotiva redefiniu o seu espaço em 2010, quando ousou mais uma vez com o conceito “round square”, suas novas cores fortes e alegres e o seu nível de personalização até então inédito no mercado. 

O Uno College vem somente nas cores Branco Banchisa e na nova Azul Vitality. 
Os retrovisores e as maçanetas externos e os anéis estéticos na grade dianteira são na cor vermelha e as novas rodas de liga leve pintadas na cor branca.


Externamente ele também traz barras no teto derivadas da versão Way, faróis com máscara negra e lanternas traseiras fumê. Para completar o visual diferenciado, adesivos laterais nas portas e badge na coluna C.

No interior, o Novo Uno College tem novo tecido dos bancos com detalhes nas cores azul e vermelho e é mais colorido: chega com uma nova moldura central na cor azul e detalhes em vermelho no painel do carro e no volante em couro. 

São ainda na cor vermelha as saídas de ar laterais, as maçanetas nos painéis de porta e o botão central do comando de ar condicionado. Já os puxadores de porta são na cor azul. 


Para completar o interior, foi criada uma moldura no quadro de instrumentos (insert molding - um filme estampado e injetado conjuntamente ao plástico) na cor cinza.

O Novo Uno College conta de série com
 ar condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, travas e vidros elétricos, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, volante com regulagem de altura, pré-disposição para rádio, cintos dianteiros com regulagem de altura, cintos laterais traseiros retráteis, conta giros e econômetro, além de espelho no para-sol do lado do motorista, porta-óculos e tapetes específicos. 


A linha 2014 do Novo Uno também chega com novos equipamentos. A versão Sporting ganha roda de liga leve com nova cor preto fosco, enquanto as versões Vivace e Economy passam a ter na lista de opcionais nova roda de liga leve aro 14”. Todas as versões também contam agora com um novo rádio com entrada USB como opcional.

Essas novidades deixam a linha 2014 do Fiat Novo Uno muito mais competitiva no mercado.



FICHAS TÉCNICAS

 VivaceEconomy 1.4Way 1.0Way 1.4Sporting 1.4Mille Fire EconomyMille Way Economy
Motor
PosiçãoTransversal, dianteiroTransversal, dianteiroTransversal, dianteiroTransversal, dianteiroTransversal, dianteiroTransversal, dianteiroTransversal,dianteiro
Número de cilindros4 em linha4 em linha4 em linha4 em linha4 em linha4 em linha4 em linha
Diâmetro X Curso70,0 x 64,9 mm72 x 84 mm70,0 x 64,9 mm72,0 x 84,0 mm72,0 x 84,0 mm70,0 mm x 64,9 mm70,0 mm x 64,9 mm
Cilindrada Total999,1 cm³1.368,3 cm³999,1 cm³1.368,3 cm³1.368,3 cm³999,1 cm³999,1 cm³
Taxa de compressão12,15:112,35:112,15:112,35:112,35:111,65:111,65:1
Potência máxima (ABNT/regime)73 cv / 6.250 rpm (gasolina) e 75 cv / 6.250 rpm (álcool)85 cv / 5.750 rpm (gasolina) 88 cv / 5.750 rpm (etanol)73 cv / 6.250 rpm (gasolina) e 75 cv / 6.250 rpm (álcool)85 cv / 5.750 rpm (gasolina) e 88 cv / 5.750 rpm (álcool)85 cv / 5.750 rpm (gasolina) 88 cv / 5.750 rpm (etanol)65 cv / 6.000 rpm (gasolina) – 66 cv/ 6.000 rpm (etanol)65 cv / 6.000 rpm (gasolina) – 66 cv/ 6.000 rpm (etanol)
Torque máximo (ABNT/regime)9,5 Kgfm / 3.850 rpm (gasolina) e 9,9 Kgfm / 3.850 rpm (álcool)12,4 Kgfm / 3.500 rpm (gasolina) 12,5 Kgfm / 3.500 rpm (etanol)9,5 Kgfm / 3.850 rpm (gasolina) e 9,9 Kgfm / 3.850 rpm (álcool)12,4 Kgfm / 3.500 rpm (gasolina) e 12,5 Kgfm / 3.500 rpm (álcool)12,4 Kgfm / 3.500 rpm (gasolina) 12,5 Kgfm / 3.500 rpm (etanol)9,1 kgfm / 2.500 rpm (gasolina) – 9,2 kgfm / 2.500 rpm (etanol)9,1 kgfm / 2.500 rpm (gasolina) – 9,2 kgfm / 2.500 rpm (etanol)
Número de válvulas por cilindro20222222
Eixo de Comando de válvulasUm no cabeçote01 no cabeçoteUm no cabeçoteUm no cabeçoteUm no cabeçoteUm no cabeçoteUm no cabeçote
Ignição
TipoMagneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoMagneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoMagneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoMagneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoMagneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoMagneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeçãoMagneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Alimentação
CombustívelGasolina/ÁlcoolGasolina/EtanolGasolina/EtanolGasolina/ÁlcoolGasolina/EtanolGasolina/EtanolGasolina/Etanol
Injeção eletrônicaMagneti Marelli, multiponto, sequencialMagneti Marelli , multiponto, sequencialMagneti Marelli, multiponto, sequencialMagneti Marelli, multiponto, sequencialMagneti Marelli, multiponto, sequencialMagneti Marelli, multiponto, seqüencialMagneti Marelli, multiponto, seqüencial
Câmbio
Número de marchas5 à frente e uma à ré05 à frente e 01 à ré5 à frente e uma à ré5 à frente e uma à ré5 à frente e uma à ré5 à frente e uma à ré5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão1ª – 4,273; 2ª - 2,238; 3ª - 1,444; 4ª - 1,029; 5ª - 0,872; Ré - 3,9091ª – 4,273 / 2ª - 2,238 / 3ª - 1,444 / 4ª - 1,029 / 5ª - 0,872 / Ré - 3,9091ª – 4,273; 2ª - 2,238; 3ª - 1,520; 4ª - 1,156; 5ª - 0,919;Ré - 3,9091ª – 4,273; 2ª - 2,238; 3ª - 1,444; 4ª - 1,029; 5ª - 0,872; Ré - 3,9091ª – 4,273 / 2ª - 2,238 / 3ª - 1,444 / 4ª - 1,029 / 5ª - 0,872 / Ré - 3,9091ª - 4,273 / 2ª - 2,238 / 3ª - 1,444 / 4ª - 1,029 / 5ª - 0,838 / Ré – 3,9091ª - 4,273 / 2ª - 2,238 / 3ª - 1,444 / 4ª - 1,029 / 5ª - 0,872 / Ré – 3,909
Relação de transmissão do diferencial4,0673,7144,3574,3574,3574,0674,067
TraçãoDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticasDianteira com juntas homocinéticas
Embreagem
TipoMonodisco a seco com mola a disco e comando mecânicoMonodisco a seco com mola a disco e comando mecânicoMonodisco a seco com mola a disco e comando mecânicoMonodisco a seco com mola a disco e comando mecânicoMonodisco a seco com mola a disco e comando mecânicoMonodisco a seco com mola a disco e comando mecânicoMonodisco a seco com mola a disco e comando mecânico
Sistema de Freios
ServiçoHidráulico com comando a pedal (ABS opcional)Hidráulico com comando a pedalHidráulico com comando a pedal (ABS opcional)Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional)Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional)Hidráulico com comando a pedalHidráulico com comando a pedal
DianteiroA disco ventilado (Ø de 240 mm) com pinça flutuanteA disco sólido (Ø de 257 mm) com pinça flutuanteA disco sólido (Ø de 257 mm) com pinça flutuanteA disco sólido (Ø de 257 mm) com pinça flutuanteA disco sólido (Ø de 257 mm) com pinça flutuanteA disco rígido (Ø de 240 mm) com pinça flutuanteA disco rígido (Ø de 240 mm) com pinça flutuante
TraseiroA tambor (Ø de 185 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogoA tambor (Ø de 185 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogoA tambor (Ø de 185 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogoA tambor (Ø de 185 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogoA tambor (Ø de 185 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogoA tambor (Ø de 185 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogoA tambor (Ø de 185 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Suspensão dianteira
TipoMacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversaisMcPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversaisMacPherson com rodas independentes e braços oscilantes inferiores transversaisMacPherson com rodas independentes e braços oscilantes inferiores transversaisMacPherson com rodas independentes e braços oscilantes inferiores transversaisMacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadoraMacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora
AmortecedoresHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elásticoMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalMolas helicoidaisMolas helicoidais
Suspensão traseira
TipoCom eixo de torção e rodas semi-independentesEixo de torção com rodas semi-independentesCom eixo de torção e rodas semi-independentesCom eixo de torção e rodas semi-independentesCom eixo de torção e rodas semi-independentesCom rodas independentes, braços oscilantes inferioresCom rodas independentes, braços oscilantes inferiores
AmortecedoresHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeitoHidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elásticoMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalMola HelicoidalFeixe de molas transversal autoestabilizador (3 lâminas)Feixe de molas transversal autoestabilizador (3 lâminas)
Direção
TipoMecânica com pinhão e cremalheiraMecânica com pinhão e cremalheiraMecânica com pinhão e cremalheira (Opt.Hidráulica)Mecânica com pinhão e cremalheira (Opt.Hidráulica)Hidráulica com pinhão e cremalheiraMecânica com pinhão e cremalheiraMecânica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva9,8 m9,8 m9,8 m9,8 m9,8 m10,0 m10,0 m
Rodas
Aro5,0JX13”5,5 J x 14”5,5JX14”5,5JX14”6,0JX15”4.5JX13”5.0JX13”
Pneus165/70 R13175/65 R14175/65 R14175/70 R14185/60 R15165/70 R13175/70 R13
Peso do veículo
Em ordem de marcha (Std A)884 Kg (2 portas) / 895 Kg (4 portas)914 Kg (2 portas) / 925 Kg (4 portas)909 Kg (2 portas) / 920 Kg (4 portas)929 Kg (2 portas) / 940 Kg (4 portas)944 Kg (2 portas) / 955 Kg (4 portas)810 Kg (2 portas) 830 Kg (4portas)820 Kg (2 portas) 840 Kg (4portas)
Capacidade de carga400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg
Carga máxima rebocável (sem freio)400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg400 Kg
Dimensões externas
Comprimento do veículo3.770 mm3.770 mm3.770 mm3.770 mm3.770 mm3.692,8 mm3.692,8 mm
Largura do veículo1.636 mm1.636 mm1.656 mm1.656 mm1.673 mm1.548 mm1.548 mm
Altura do veículo (vazio)1.480 mm1.480 mm1.548 mm1.555 mm1.487 mm1.445 mm1.489 mm
Distância entre-eixos2.376 mm2.376 mm2.376 mm2.376 mm2.373 mm2.361,5 mm2.361,5 mm
Bitola dianteira1.430 mm1.430 mm1.430 mm1.430 mm1.430 mm1.337 mm1.337 mm
Bitola traseira1.420 mm1.420 mm1.420 mm1.420 mm1.420 mm1.357 mm1.357 mm
Altura mínima do solo (vazio)165 mm165 mm183 mm190 mm170 mm146 mm190 mm
Volume do porta-malas280 litros (290 litros com regulagem de inclinação de bancos traseiros e 690 litros com bancos traseiros totalmente rebatidos)280 litros280 litros (290 litros com regulagem de inclinação de bancos traseiros e 690 litros com bancos traseiros totalmente rebatidos)280 litros (290 litros com regulagem de inclinação de bancos traseiros e 690 litros com bancos traseiros totalmente rebatidos)280 litros (290 litros com regulagem de inclinação de bancos traseiros e 690 litros com bancos traseiros totalmente rebatidos)290 litros290 litros
Tanque de combustível48 litros48 litros48 litros48 litros48 litros50 litros50 litros
Desempenho
Velocidade máxima151 km/h (gasolina) / 153 km/h (álcool)170 km/h (gasolina) / 172 km/h (etanol)149 km/h (gasolina) / 151 km/h (etanol)165 km/h (gasolina) / 167 km/h (álcool)170 km/h (gasolina) / 172 km/h (etanol)151 km/h (gasolina) / 153 km/h (etanol)151 km/h (gasolina) / 153 km/h (etanol)
0 a 100Km/h14,7 s (gasolina) / 13,8 s (álcool)11,1 s (gasolina) / 10,8 s (etanol)16,8 s (gasolina) / 15,8 s (etanol)11,8 s (gasolina) / 11,5 s (álcool)11,5 s (gasolina) / 11,2 s (etanol)15,1 s (gasolina) / 14,7 s (etanol)15,1 s (gasolina) / 14,7 s (etanol)
Consumo (Norma NBR 7024)
Ciclo estrada
Ciclo urbano
Consumo (Conforme PBEV / INMETRO)
Ciclo Estrada
Ciclo Urbano

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