Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 26 de março de 2013

DAIMLER AG E UNIVERSIDADE DE STUITTGART CONCEBEM EM CONJUNTO O VEÍCULO E A PRODUÇÃO DO FUTURO EM QUE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO ENVOLVERÁ PLÁSTICO REFORÇADO COM FIBRA DE VIDRO, E COM CARBONO, VISANDO REDUÇÃO DE PESO, JUNTO COM NOVOS DESIGNS


No futuro, pesquisadores dos campos dos negócios e da ciência trabalharão juntos no projeto ARENA2036 Research Campus (campus de pesquisa ARENA2036), na Universidade de Stuttgart, em tópicos relacionados à "produção flexível e construção de baixo peso com funções integradas". 

O objetivo do consórcio é unir, desde o início, o desenvolvimento da construção de novos produtos com peso reduzido com a pesquisa de produção. 

Paralelamente a seis institutos da Universidade de Stuttgart e a Daimler, numerosos outros representantes das áreas de negócios e ciências de Baden-Württemberg estão envolvidos na iniciativa de longo prazo do Campus, que é respaldado financeiramente pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa.

Para apoiar as atividades planejadas pelo Campus de Pesquisa, a Daimler e a Universidade de Stuttgart assinaram um acordo adicional de cooperação a longo prazo, que envolve a participação de candidatos ao doutorado e empregados do Instituto para Design de Aeronaves.

Eles estão envolvidos no desenvolvimento conjunto de pesquisas com especialistas da Daimler sobre assuntos fundamentais no campo da produção, simulação e design de componentes de construção leve em FRP / CRP.

Segundo o professor Herbert Kohler, vice-presidente de Pesquisa e Sustentabilidade do Grupo e diretor-chefe de Sustentabilidade da Daimler AG, "uma combinação inteligente de materiais e construção de baixo peso tem sido parte integral da construção de veículos da Mercedes-Benz por décadas". 

"Além de aços de alta resistência - revelou -, também utilizamos outros materiais com o objetivo de reduzir os pesos de nossos veículos, aumentando desta forma sua eficiência". 

A Daimler, acrescentou o executivo, confia no uso inteligente de componentes de FRP/ CRP - sempre de acordo com o princípio do material certo no lugar certo.

"O desafio é usar tanto o FRP como o CRP nos veículos produzidos em série de maneira economicamente eficiente, de forma que os custos totais continuem atraentes para os consumidores. Estamos nos dedicando a isso juntos, dentro da estrutura de nossa cooperação", adiantou.

O professor Peter Middendorf, diretor do Instituto para o Design de Aeronaves da Universidade de Stuttgart, ressaltou que no Instituto para o Design de Aeronaves, "já faz muitos anos que desenvolvemos estruturas de construção de baixo peso para a aviação reforçadas com fibras".

Segundo ele, a pesquisa é focada na tecnologia de pré-forma / moldagem de compósito líquido e na representação virtual da cadeia de processos completa, oferecendo um alto potencial de transferência para a indústria automotiva.

"Juntamente com a Daimler, queremos investigar no futuro procedimentos mais rápidos e viáveis em termos de custos para responder aos desafios da produção em larga escala com novas tecnologias”, frisou. 

O material certo no lugar correto
A construção com peso reduzido é um componente integral da estratégia da Daimler rumo à mobilidade sustentável. 

Um dos objetivos de desenvolvimento da empresa é reduzir o peso da carroceria de todos os veículos da Mercedes-Benz em aproximadamente 10% comparado aos modelos anteriores. 

Isto significa que a eficiência no consumo de combustível pode ser melhorada ainda mais, assim como a redução de emissões. 

Para atingir esse objetivo, a Daimler está concentrada no desenvolvimento de novas tecnologias - baseada no princípio do "material certo no lugar correto".

ARENA2036 Research Campus
No ARENA2036 (Active Research Environment for the Next Generation of Automobiles - ambiente de pesquisa ativa para a nova geração de automóveis), cientistas e outros especialistas realizam pesquisas fundamentais no campo das tecnologias de construção leve e modelos de produção para o carro do ano 2036, quando acontecerá o 150º aniversário da invenção do automóvel.

O ARENA2036 Research Campus está entre os vencedores do concurso "Research Campus - public/private partnership for innovations" (Campus de Pesquisa - parcerias público-privadas para inovações) organizado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha. 

 O ARENA2036 ficou à frente de inúmeros participantes. O programa impressionou por seu extraordinário potencial de inovação para uma produção versátil no futuro relativo à construção de baixo peso integrada à funcionalidade, além do conceito experimental de cooperação entre vários parceiros sob o teto de uma única "fábrica de pesquisas". 

 O Arena é o único entre os dez programas vencedores que já atingiu a fase principal.

Mais informações sobre a Daimler estão disponíveis nos links: www.media.daimler.com e www.daimler.com

Mais informações sobre a Universidade de Stuttgart estão disponíveis em: http://www.uni-stuttgart.de/hkom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.