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segunda-feira, 25 de março de 2013

GRANDE PRÊMIO DA MALÁSIA: DOBRADINHA DA INFINITI RED BULL RACING RENAULT



Dois pilotos que competem com motor Renault terminaram nas duas primeiras posições do Grande Prêmio da Malásia, a segunda corrida da temporada. Sebastian Vettel (foto) recebeu a bandeirada, ao final das 56 voltas, na frente do seu companheiro de equipe, Mark Webber, assumindo também a liderança do Campeonato Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Graças a essa dobradinha, a Infiniti Red Bull Renault está em primeiro lugar no ranking das equipes.


Mark Webber ocupava a primeira posição no início da corrida, enquanto que Sebastian Vettel parou muito cedo nos boxes para colocar os pneus de pista seca.

As estratégias desses pilotos fizeram com que os dois se encontrassem na metade da corrida. Depois de ter ultrapassado Lewis Hamilton, Vettel assumiu a segunda posição, atrás de Webber.

O tricampeão mundial, que tinha feito a sua quarta e última parada mais cedo, aproximou de seu seu companheiro de equipe quando este saía dos boxes. Vettel assumiu a ponta na 46a volta, abrindo van tagem e chegando doze segundos na frente do segundo lugar.

A equipe Lotus, que na abertura da temporada venceu o GP da Austrália, viu os seus dois pilotos terminarem juntos a corrida: Romain Grosjean classificou-se na sexta posição, chegando na frente de Kimi Raikkonen, depois do combate que travaram, respectivamente, com a Ferrari de Felipe Massa e a Sauber de Nico Hülkenberg. Raikkonen ocupa o segundo lugar no Mundial de Pilotos, enquanto que, no ranking das equipes, a Lotus está em segundo lugar.

Outras equipes que também competem com motores Renault. O melhor piloto da Williams, Valtteri Bottas, classificou-se em décimo primeiro lugar, ficando a alguns décimos da sua primeira pontuação na Fórmula 1.

O seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, teve que abandonar a pista após 45 voltas, em razão de um provável problema no KERS.

Os dois carros da equipe Caterham terminaram a corrida: Charles Pic chegou em 14º lugar, na frente de Giedo Van der Garde.

Rémi Taffin, Diretor de Serviços de Pista da Renault Sport F1

O Grande Prêmio da Malásia representa sempre um grande desafio para os motores. Em grande parte do circuito, o motor trabalha em plena carga e, nas curvas, a baixa velocidade exige flexibilidade.

Administrar com eficácia o consumo de combustível constitui uma dificuldade complementar, em razão das rápidas mudanças climáticas.

No circuito de Sepang, por se tratar da segunda corrida da temporada, é possível identificar as estratégias referentes à utilização dos motores.

Algumas escuderias preferem acumular quilometragens, enquanto que outras utilizam sempre motores novos.

Neste ano, as posições no grid dependem de pouquíssimos fatores, fazendo com que a gestão dos motores e da quilometragem seja essencial para que, durante toda a temporada, o carro consiga fazer parte do primeiro pelotão.

Este Grande Prêmio foi muito interessante, com um resultado bastante satisfatório para a Renault Sport F1. Quatro motores Renault terminaram no top-10 da corrida e, no campeonato de pilotos, os três primeiros colocados correm com o motor RS27.

Nos grandes prêmios da Austrália e da Malásia, as nossas quatro escuderias parceiras percorreram, ao todo, aproximadamente 12.000 quilômetros, sem nenhum problema sério.

A mudança de motor no carro de Pastor foi uma medida de precaução e não afetou em nada o nosso planejamento definido para este ano. Estamos exatamente na situação que previmos.

Durante o período de tempo de que dispomos, no nosso centro técnico, em Viry-Châtillon, trabalharemos com as equipes visando otimizar o nosso desempenho para as duas próximas corridas da temporada.

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