Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

CERAPIÓ 2014 SE FOI, MAS FICARAM AS FOTOS DO ANGELO SAVASTANO. O RALI EXIGIU MUITA RAÇA E NELE NÃO FALTOU EMOÇÃO E BELAS PAISAGENS


A cidade de Barreirinhas (MA), porta de entrada para os “Lençóis Maranhenses”, no sábado (01.02) foi palco do encerramento do maior rali de regularidade das Américas, o Cerapió. 



Desde a largada (28.01), em Fortaleza (CE), os competidores foram colocados à prova num percurso muito técnico onde qualquer erro seria fatal, tudo dentro em cenário belíssimo onde não faltaram emoção, resistência e superação de desafios.


O Rally Cerapió teve quatro dias de competição, de 28 a 31 de janeiro, percorrendo mais de 1.000 quilômetros entre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. 


O rally de bike consistiu em 408 quilômetros cronometrados. A prova teve como pernoites, além de Fortaleza, as cidades de Jijoca de Jericioacoara, Viçosa do Ceara, Cajueiro da Praia (bikes) e Parnaíba e Luís Correia, no litoral piauiense, e Barreirinhas, no Maranhão. 


A premiação aconteceu partir das 19 horas do dia 1º de fevereiro, no Gran Solare Lençóis Resorte.


Juiz de Fora mais uma vez se fez presente com várias duplas participantes entre elas Bráulio Ferreira e Breno Resende da Equipe Lobo Guará, campeões na categoria 
Carro em 2013, que nesta edição mais uma vez subiu ao podium para comemorar a terceira colocação na categoria Carros 4x4 


Bráulio destaca a pilotagem em diversos terrenos e principalmente nas tão temidas dunas. “Não foi nada fácil, pilotar na areia merece atenção redobrada tendo em vista que é um tipo de piso que não encontramos lá na nossa região”. E encerra parabenizando o diretor geral Ehrlich Cordão e prometendo voltar em 2015.


Foi uma prova bastante técnica onde não havia margem para erro, o piso de areia das dunas foi um grande desafio para os navegadores. “Tudo ajuda, o preparo físico e psicológico foram essenciais. Valeu moçada e até 2015” finaliza Breno.


Com componentes de Juiz de Fora, Santos Dumont e Rio de Janeiro a Araponga Rally Team mais uma vez marcou presença no maior Rally de Regularidade das Américas com boas colocações e prometem voltar ano que vem


Também de Juiz de Fora a dupla formada pelo experiente piloto Vander Rocha Cortes e tendo como navegador o super campeão da Mitsubishi Cup 2013 o piloto Marcelo Mendes encararam o desafio e destacaram o excelente nível técnico e as belíssimas paisagens do Cerapió 2014


Destaque para a participação da dupla formada pelo grande vencedor de diversas edições do Rally dos Sertões cat. Caminhões Carlos Salvini e o premiado navegador Weidner Moreira de Juiz de Fora quem também enfrentaram os desafios do Maior Rally de Regularidade das Américas.


Lourival Roldan e Andre Azevedo, entre outras personalidades do cenário Off Road nacional também estiveram presente no Cerapió 2014, confirmando a tradição de grande evento fora de estrada.


A ação solidaria “DE OLHO NA TRILHA” desenvolvida pelo Rally Cerapió 2014 na cidade de Parnaíba-PI levou médicos oftalmologistas e enfermeiros especializados além de distribuir óculos de grau para as comunidades carentes.


Completar a prova do maior Rally de Regularidade das Américas, seja qual for a colocação, é o prêmio maior para todas a equipes participantes nos Carros 4x4, Quadriciclos, UTVs, motos e bikes.


Assim definiu o jornalista e repórter fotográfico do caderno Conta Giros/Diário Regional Angelo Savastano que pelo quarto ano consecutivo esteve na cobertura do evento a convite da organização. 


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

VENDAS DE CARROS NO 1º MÊS DE 2013 FORAM 1,57% MAIORES QUE EM JANEIRO DE 2012, COM MAIS DE 463 MIL CARROS EMPLACADOS.

Embora com um aumento embora ligeiro de 1,57% sobre janeiro de 2012, o primeiro mês de 2014 revelou-se positivo para as concessionárias brasileiras, ao conseguirem emplacar 463.233 veículos.

Esse resultado de acordo com o presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti, o aumento nas vendas foi gerado pela corrida dos clientes às lojas para aproveitar a alíquota reduzida do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que valeu até o fim de janeiro. 

“Tradicionalmente, o primeiro mês do ano costuma ser um período mais fraco para vendas de automóveis. Porém, os estoques contavam com veículos ainda com desconto no IPI, e esse foi o fator relevante para o crescimento de 0,98%”, esclareceu Meneghetti.

Na comparação com dezembro, houve queda de 10,33% nas vendas - em números que incluem carros, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários.
Mas essa retração já era esperada porque o mercado tradicionalmente perde fôlego no início do ano, quando os consumidores já gastaram boa parte do décimo terceiro salário e têm renda comprometida com o pagamento de impostos ou material escolar.

Quando se olha apenas o mercado de automóveis de passeio e utilitários leves, as vendas somaram 299.768 mil unidades no mês passado, alta de 0,98% na comparação com janeiro de 2013. 

O desempenho foi puxado pela corrida de consumidores às concessionárias atrás dos últimos carros em estoque com alíquota menor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O levantamento da Fenabrave mostra ainda que as vendas de caminhões, de 10,836 mil unidades no mês passado, caíram 11,07% na comparação com o mesmo mês de 2013.
Na mesma base de comparação, os emplacamentos de ônibus cederam 16,77%, para 2,015 mil unidades.

Mas a tendência é que o ritmo mostrado em janeiro não se mantenha até o fim do ano. As projeções da Fenabrave apontam para uma estagnação, ou até mesmo queda de 3,2%, nas vendas de veículos em 2014.

Automóveis e comerciais leves
Emplacados 299.768  automóveis e comerciais leves em janeiro, contra 335.948 em dezembro, o que representa queda de 10,77%. Se comparados ao mesmo período de 2013 (296.852) o crescimento foi de 0,98%.

Caminhões
Os emplacamentos de caminhões apresentaram queda de 25,28% na comparação com dezembro.

Foram licenciadas 10.836 unidades em janeiro, contra 14.502 caminhões no mês anterior.

Na comparação com janeiro do ano passado, quando foram negociadas 12.185 unidades, o segmento retraiu em 11.07%.

Ônibus
O s
egmento de ônibus também caiu em janeiro. Foram emplacados 2.015, contra 3.413 em dezembro (retração de 40,96%). Na comparação com o mesmo período de 2013 (2.421 unidades), com queda de 16,77%.

Os setores de caminhões e ônibus, juntos, apresentaram retração de 28,27%, no comparativo entre dezembro e janeiro e de 12,02% na comparação com janeiro de 2012.

Motos
As motos também tiveram queda de 4,93% em janeiro, em relação a dezembro. Os emplacamentos foram de 133.552, em janeiro, contra 140.587 no mês anterior. Em relação a janeiro de 2013 (125.429), o crescimento foi de 5,71%.

Implementos Rodoviários
Foram vendidas 4.830 unidades em janeiro, contra 7.138 em dezembro. Este valor representa queda de 32,33% entre os dois meses. 

Em relação a janeiro do ano passado (4.955), o segmento também apresentou retração, que chegou a 2,74%.

Tratores e Máquinas agrícolas
Foram vendidas 3.306 unidades em janeiro, contra 5.796 em dezembro, com redução de 42,96% entre os dois meses. Em relação a janeiro (5.277) de 2013, houve retração de 37,35%.

Outros veículos
Carretas para transporte, apresentaram queda de 4,34% em relação a janeiro e dezembro, mas teve aumento de 11,9% comparado a janeiro de 2013.

BMW MOTORRAD REGISTRA O MELHOR RESULTADO DE SUA HISTÓRIA NO BRASIL EM 2013, AO VENDER 115 MIL MOTOCICLETAS, CERCA DE 10% A MAIS DO QUE EM 2012.


São Paulo, 03 de fevereiro 2014 - A BMW Motorrad registrou em 2013 seu melhor resultado de vendas de motocicletas no mundo. 

Com um total de 115 mil motocicletas comercializadas, um crescimento de quase 10% em relação a 2012, quando vendeu 106 mil unidades, a divisão de motocicletas da marca bávara divulga o ranking com seus 50 maiores concessionários em todo o mundo.

O Brasil, um dos principais mercados do mundo para o Grupo, teve um excelente resultado de vendas em 2013, totalizando 7.600 unidades comercializadas, sendo a F 800 GS, modelo da categoria Enduro da BMW Motorrad, a mais vendida com 2.534 motocicletas emplacadas. 

No ranking mundial, o Brasil segue em destaque com oito representantes, sendo cinco deles entre os dez primeiros. 

A Caltabiano que, pela terceira vez consecutiva, é o maior concessionário do negócio no mundo, comercializou 1.068 unidades em 2013. 

Já a Eurobike, que ficou em segundo lugar, à frente de concessionárias da Itália e Chile, fechou o ano que passou com 1.063 unidades vendidas.

“Quando assumi a BMW Motorrad Brasil tinha certeza do potencial do mercado brasileiro no segmento duas rodas. Fico muito contente com os resultados de vendas, sem dúvida isto é fruto de um trabalho com dedicação e estratégias bem sucedidas dos profissionais, parceiros e apaixonados pela marca. Ter cinco concessionários brasileiros entre os dez melhores do mundo é um diferencial.” Comenta Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

Confira o ranking dos 10 maiores concessionários da BMW Motorrad:
País
Concessionário
Localização
Vendas até
31-12-2013
BR
Caltabiano
São Paulo, SP
1068
BR
Eurobike
São Paulo, SP
1063
IT
BMW ROMA
Roma/Lazio
1013
Chile
Inchcape Chile
La Dehesa
798
BR
Autokraft
Rio de Janeiro, RJ
756
BR
Power
Santo André, SP
704
IT
BMW Motorrad Milano
Milano/Lombardia
616
KR
KJ Motorrad
Seoul/Busan/Changwon
520
BR
MBI
Campinas, SP
519
FR
BMW Motorrad ETOILE
PARIS
493


A CAR FASHION CRIOU UMA ALTERNATIVA AOS CAROS BANCOS DE COURO DOS CARROS. É ECOLOGICAMENTE CORRETA E CUSTA ENTRE R$ 169 E R$ 329.


Ecologicamente corretos e mais baratos que os bancos de couro, os produtos Car Fashion são de instalação descomplicada, fáceis de limpar e mais saudáveis do que os bancos de tecido e custam entre R$ 169 e R$ 329.

Nesta época do ano, em que as crianças estão de férias e não são poucas as viagens de carro, uma ótima pedida é revestir os bancos de seu automóvel com capas de couro. 

Para instalar a capa não é necessário remover o tecido estragado.

Para instalá-las, não é necessário remover o estofamento original do veículo. As capas Car Fashion são feitas de couro reconstituído, produto ecologicamente correto, pois utiliza o que é normalmente descartado pelos curtumes.

Essa matéria-prima tem origem em partes não utilizadas na produção da pele, que depois são processadas química e mecanicamente, desconstituídas e reconstituídas, recebendo acabamento pelo mesmo processo utilizado na confecção da pele do couro. 


São partes de couro normalmente descartadas no meio ambiente, pois as beneficiadores não têm destino certo para essas capas.

Caso sejam descartados incorretamente, esses resíduos representam ainda um problema ambiental, pois contaminam o solo e, com a ação das chuvas, acabam atingindo os rios e seus afluentes. 

No caso das capas Car Fashion, o corte é perfeito, dando a impressão de que o carro tem bancos de couro.

Melhor: a um custo bem mais baixo, tem-se todas as vantagens dos bancos de couro, como facilidade de limpeza, impermeabilidade bem maior, além de evitar o acúmulo de ácaros, fungos e bactérias, que podem causar doenças, principalmente em crianças e idosos. Ou seja, é um produto bem mais saudável.

Assista o vídeo e veja como é fácil instalar as capas:

domingo, 2 de fevereiro de 2014

TRANSPARANÁ TROLER 2014 FOI SUCESSO ABSOLUTO. PILOTOS PERCORRERAM 1.500 KM ENFRENTANDO ETAPAS RIGOROSAS. ROGÉRIO GONÇALVES E RODRIGO BORGES FORAM OS VENCEDORES DA 20ª EDIÇÃO QUE TERMINOU, ONTEM, NOS LENÇÓIS MARANHENSES.

Chegada em Guaratuba, Flávio Kath e Rafain, terceiros da Master

Depois de quase 1.500 quilômetros, a 20ª edição do Transparaná Troller chega ao fim. A última etapa que largou de Curitiba, neste sábado (1), finalizou em Guaratuba, no litoral paranaense. 

Foram 199 quilômetros navegáveis e 90 km de deslocamento, totalizando aproximadamente 4 horas e 37 minutos de percurso total. 

Durante os seis dias de provas, a temperatura esteve muito alta, com os termômetros marcando mais de 35 graus, sem chuva. 

Campeões da 20ª edição na Master: Alessandro Weirich e Jhonatan Ardigo

Apenas no primeiro dia, os competidores encontraram um piso mais liso, no percurso entre Foz do Iguaçu e Cascavel.

Alex Kollling, diretor-geral da competição, ressalta o sucesso do Transparaná Troller 2014. "A prova foi muito boa, conseguimos superar as expectativas. O calor judiou um pouco dos competidores e dos carros, mas foi magnífico. A edição de aniversário ficou marcada como uma prova boa, completa, tecnicamente bem feita, com eventos bem montados. Estamos trabalhando sempre no bem do rali nacional", explica Kolling.




Campeões
Rogério Gonçales/Rodrigo Borges (foto acima), da categoria Graduados, foram os vencedores do Transparaná Troller 2014 na geral, com 143 pontos. 

Com apenas um ponto a menos, Alessandro Ronerto Weirich/ Jhonatan Ardigo, da Master, ficaram em segundo, seguidos por Flávio Kath/Rafain Walendowsky, também da categoria Master, com 141 pontos.

Campeões na Junior: Irineu Pedroso e Robson Schuinka

Master
A dupla Alessandro Roberto Weirich/ Jhonatan Ardigo foram os vencedores na categoria Master, com 220 pontos, seguidos por Rone Branco/Enedir Jr., com 213 pontos e Flávio Kath/Rafain Walendowsky, com 209 pontos. 


Graduados
Na categoria Graduados, a dupla Rogério Gonçales/Rodrigo Borges foi a vencedora, com 207 pontos. 

André Luiz Pinto e Fábio Dutra ficaram com a segunda colocação, com 193, e André Pereira de Queiroz e Leandro Macedo Ferreira em terceiro, com 173 pontos.

Júnior

Irineu Pedroso/Robson Schuinka (Cascavel/PR) foi a dupla vencedora na categoria Junior, com 242 pontos. 

Fernando Hostins e Andressa Aviz ficaram em segundo, com 224, seguidos por Silvano de Jesus Taborda e Juliana Jaremizck, com 214 pontos. 

"Participar do Transparaná é sempre emocionante, fazemos uma família no rali e agora, nos veremos apenas no ano que vem. Estou muito feliz com o título", comemora Irineu Pedroso, campeão da Junior.

Transparaná Troller 2014
Foram seis dias de prova, em que os participantes são divididos em quatro categorias: Master, Graduados, Junior e Adventure, com o objetivo de completar os cerca de 1.500 quilômetros com a maior regularidade possível. 

Os percursos das etapas foram totalmente desconhecidos pelas equipes até o dia de cada uma das largadas, do total de 13, sendo duas provas por etapa com pausa entre elas (neutro) e o Super Prime, realizado no último domingo (26). 

Os competidores puderam descartar o pior resultado da classificação geral do evento, menos as duas últimas provas.

Séries
Para esta última etapa, onze equipes se inscreveram na categoria Series, em que os competidores poderiam fazer as provas de Curitiba ao litoral, sem pontuar na classificação geral. Foram nove duplas inscritas na categoria Jeep e duas na Adventure.

Demais resultados e informações no site
www.transparana.com.br.

Resultado final


Master
1) 14 Alessandro Ronerto Weirich/ Jhonatan Ardigo, Troller T4, Curitiba/PR e Apucarana/PR, 220 pontos
2) 12 Rone Branco/Enedir Jr. (Bolacha), Troller, Curitiba /PR e Chapecó/SC, 213
3) 1 Flávio Kath/Rafain Walendowsky, Troller, Blumenau/SC e Brusque/SC, 209
4) 15 Victor Pudell/Roberto Luiz Spessatto, Toyota Hilux, Toledo/PR e Constantina/PR, 171
5) 11 Pedro Agrelle Mendonça Souza/Rodrigo Berno Peternelli, Troller, Juiz de Fora/MG, 150
6) 13 Ricardo Salles de Oliveira Barra/Wagner Hirt, Paljero Full, Niterói/RJ e Apucarana/PR, 118
7) 16 Carlos Augusto Moreira/André Fernando Mocelin, Troller, Campo Largo/PR, 118
8) 7 Otávio Enz Marreco/ Allan Enz , Troller T4 3.2, Apucarana/PR, 69
9) 2 Paulo Roberto de Goes/Thiago Medeiros Stapazzoli, Troller, Joinville/SC, 60
10) 4 Hamilton dos Santos Medeiros/Renan Pamplona Medeiros, Troller, Curitiba/PR e Blumenau/SC, 57




Graduados
1) 118 Rogério Gonçales/Rodrigo Borges, Troller, Apucarana/PR, 207 pontos
2) 103 André Luiz Pinto/Fábio Dutra, Troller T4, Blumenau/SC, 193
3) 114 André Pereira de Queiroz/Leandro Macedo Ferreira, Troller T4, Curitiba/PR, 173
4) 105 Paulo Henrique Vieira/Vinícius Gunha (Gallo), Pajero Full, Curitiba/PR, 170
5) 121 José Carlos da Silva,/Waldemberg dos Santos Barros, Cuiabá (MT), 157
6) 104 Aurélio Bilhalva/Tiago Poisi, Pajero, Pelotas/RS e Gravataí/RS, 113
7) 108 Waldemiro Armindo Veiga/Luís Zanotti, Pajero Full, Joinville/SC, 112
8) 117 Marcos Osires Nunes/Marcos Vinícius Nunes, Troller, Curitiba/PR, 109
9) 116 Carlos Alberto Mendonça/Érik Fernandes de Brito, Troller T4 3.2, Criciúma/SC, 90
10) 110 José Eduardo Guerra/Márcia Maria Esteves Guerra, Pajero Full, Uberlândia/MG, 77
11) 109 Marcelo Prevideli/Marcos Fernando Evangelista, Troller, Curitiba/PR, 72
12) 113 Celso Leal de Macedo/Belén Macedo, Pajero Full, Piracaia/SP, 66
13) 119 Sandro Marcelo Suptitz (Xupitz)/ Eduardo Luiz Ortolan (Lobinho), Troller, Cascavel/PR, 65
14) 106 Robson Batista/Wilson Bastista, Pajero 3500, Curitiba/PR, 59
15) 120 Sidnei Cortes/Rafael Rocha da Silva, Curitiba/PR, 37
16) 107 Mário Luiz Rocco/Daniel Rocco, Troller/T4, São Paulo/SP e Pinhais/PR, 27
17) 112 Paulinho Theóphilo Dias Filho/Paulo César Camargo, Pajero Full, São Paulo/SP, 15




Júnior
1) 201 Irineu Pedroso/Robson Schuinka, Troller T4 3.2, Cascavel/PR, 242 pontos
2) 216 Fernando Hostins/Andressa Aviz, Troller, Alto Paraná/PR, 224
3) 217 Silvano de Jesus Taborda/Juliana Jaremzck, Troller, Cascavel/PR, 214
4) 215 Wilson Rogério Boscolo/Caio Boscolo, Jimny, Toledo/PR, 153
5) 211 Hoberson Henning/Igor Quirrenbach de Carvalho, Pajero Full, Castro/PR, 122
6) 204 Rodolfo Bertoluci Villas Boas/Everaldo Bonsenhor, L200, S. J. dos Pinhais/PR e Paranaguá/PR, 116
7) 214 José Mateus Carvalho/ Vicente Munhoz Neto, L200, Cambé/PR, 112
8) 213 Paulo Roberto Dalazoana/Edivaldo Luiz Soette, Pajero, Campo Magro/PR, 103
9) 205 Sueli Terezinha Dinamarques/Thais Stadler Silva, Hilux, Curitiba/PR, 89
10) 212 Dirceu Araújo Salla/Emerson Coleti, Curitiba/PR, 87
11) 208 Maria Aparecida Aoyama Salla/Cássia Ferreira Das Chagas, Suzuki Jimni, Ivaiporã (PR) e Brasília (DF), 71
12) 207 Rene Bordignon/Margarete M. G. Bordignon, Ford Ranger, Cascavel/PR, 62
13) 209 Ketleen Andreia Zani/ Anderson César Zani, Troller T4 3.2, Curitiba/PR, 15
14) 210 Thiago Parisotto Luquini/ Michel Parisotto Luquini, Troller, Ampére/PR, 11

MAN LEVA À COOPAVEL - FEIRA ESPECIALIZADA EM EQUIPAMENTOS PARA O AGRONEGÓCIO, QUE ABRE AMANHÃ (3/2) E VAI ATÉ DIA 7 - NOVIDADES EM EXTRAPESADOS.


A MAN Latin America levará suas novidades em caminhões extrapesados ao Show Rural Coopavel, evento que acontece de 3 a 7 de fevereiro, em Cascavel (PR), promovido pela Coopavel Cooperativa, com foco em tecnologias para o agronegócio.

A empresa, que é líder de mercado na região do evento, com 20,9% de participação em 2013, terá em seu estande o novo Constellation 25.420 e o TGX 29.440, ambos excelentes produtos para o segmento.

Além desses, o Delivery 9.160, o Worker 13.190 e os Constellation 24.280, 26.280, 25.390 completam o portfólio de produtos MAN Latin America na feira.

A montadora aproveitará o evento para divulgar o programa “Meu Primeiro 420”, que garante condições especiais aos clientes que adquirirem os veículos da nova linha de extrapesados Volkswagen.

A ação incentiva os clientes formadores de opinião a comprovarem na prática as vantagens operacionais dos veículos, reforçando o comprometimento da empresa com a satisfação contínua de seus públicos estratégicos.

Lançados na última Fenatran, os cavalos mecânicos 19.420, 25.420 e 26.420 são equipados com a nova transmissão automatizada V-Tronic modelo ZF 16 AS 2230 TD, de 16 velocidades, a mesma utilizada nos caminhões MAN TGX, obtendo grande sinergia entre os produtos da empresa.

Os veículos são equipados com o novo motor Cummins ISL de 420 cavalos de potência, torque máximo de 1.850 Nm, dotados de tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) e em conformidade com o Proconve P-7 no Brasil, equivalente ao Euro 5.

Os novos modelos Constellation Tractor foram desenvolvidos para atender à demanda do transporte de cargas em aplicações rodoviárias de até 63 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).

Já o TGX 29.440, outro destaque na feira, é destinado ao transporte rodoviário de médias e longas distâncias, o veículo é indicado para o transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74 toneladas.

Equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos da roda e com capacidade máxima de tração de 80 toneladas. O caminhão é perfeito para as aplicações que utilizam Combinação Veicular de Carga (CVC) como composições tipo bitrem, bitrenzão, rodotrem e tritrem.

CERAPIÓ 2014 CHEGA AO FIM E A CAN-AM VENCE NA CHEGADA A BARREIRINHAS NA CATEGORIA DE GRADUADOS NAS UTV'S

Lucas Barroso e o navegador Anibal Feijó são campeões da categoria Graduados no Rally Cerapió 2014. Fotos: Angelo Savastano/Terrabella Racing.
Barreirinhas (MA) – A Can-Am mostrou superioridade entre os UTVs do Rally Cerapió, que confirmou os vencedores da 27ª edição na noite deste sábado, na festa de premiação em Barreirinhas (MA). 

Lucas Barroso e Anibal Feijó foram os campeões da prova de regularidade na categoria Graduados, seguidos por Rômulo Valentim/Ricardo Valentim, sendo que as duplas aceleraram a bordo do Can-Am Maverick. 

Vale destacar ainda a vitória de Roger Rodrigues/Gabriel Agnol na classe Novatos com o Can-Am Commander. 



O Rally Cerapió, que nos anos ímpares é chamado de Piocerá, teve quatro dias de disputas, com início na última terça-feira em Fortaleza (CE). 

Foram 930 quilômetros de desafios e muita navegação por terrenos variados, sendo que o último dia de prova, na sexta-feira (dia 31), teve como palco as areias dos famosos Lençóis Maranhenses. 

Lucas Barroso estreou da melhor forma possível na tradicional prova, que abre o calendário off-road nacional, depois de ser campeão potiguar de Rally Baja. 

No Cerapió, Lucas Barroso e Anibal Feijó somaram 176 pontos, oito a mais que Rômulo e Ricardo Valentim. “Foi uma prova bem atípica, pois em alguns momentos parecia competição de velocidade, já que as médias estavam bem altas. Também teve muita navegação, com laços e o ‘pé embaixo’ em muitos trechos do percurso”, relatou Barroso. 

Os próximos desafios do piloto são as provas regionais de velocidade e o Rally RN 1500, no Rio Grande do Norte. 









A ORIENTAÇÃO NA DIREÇÃO DE VEÍCULOS USANDO O GPS, SEM DÚVIDA, AJUDOU MUITO OS MOTORISTAS A ENCONTRAR DESTINOS POR ELES DESCONHECIDOS, SEM O USO DO FAMOSO DITADO DE "QUEM TEM BOCA VAI A ROMA", MAS, OS GPS PRECISAM SER APERFEIÇOADOS E ESTAREM ATUALIZADOS PARA EVITAR, COMO JÁ ACONTECEU VÁRIAS VEZES, COM RESULTADOS FATÍDICOS, UM GPS LEVAR O MOTORISTA PARA O CORAÇÃO DE UMA FAVELA. FERNANDO CALMON FALA DAS VANTAGENS DESSE APARELHO.



NAVEGAÇÃO INTELIGENTE


Por Fernando Calmon


Navegadores GPS protagonizaram uma revolução no modo como os motoristas e seus veículos passaram a circular por ruas e estradas. 


Em passado não muito distante mapas impressos e guias em formato de livro de difícil consulta eram os únicos recursos disponíveis para chegar a um destino desconhecido. 

Fácil se perder, mesmo que o carona ajudasse a interpretar as melhores rotas. E se errasse o rumo, sobrava o consolo de apelar ao famoso lema dos desorientados: “Quem tem boca vai a Roma”. 

Só restava parar mesmo e confiar nas orientações dos passantes dispostos a ajudar.

Os primeiros PND (sigla, em inglês, para dispositivo pessoal de navegação), com suas instruções por voz e mapas móveis nas telas, deixavam as pessoas embasbacadas com a força da tecnologia. 

As telas, no início, eram pequenas (três pol.) e as rotas não tão precisas e nem muito abrangentes. 

Mas aperfeiçoamentos chegaram rapidamente ao incluir novas cidades, estradas, pontos de interesse, roteiros de maior precisão e atualizados com frequência.


Não tardou a chegada do conceito de rotas eficientes. Por meio de estatísticas o caminho pôde ser reorientado em função de históricos de trechos congestionados e de determinados dias da semana. 

O passo seguinte foi o surgimento dos mapas colaborativos, quando os próprios usuários inseriam informações on line, ainda antes da difusão dos telefones inteligentes. 
A mais recente evolução chegou agora por meio da empresa holandesa TomTom e o seu inovador sistema Traffic. 

Brasil é o 33º país a integrar uma grande rede mundial de informações entrelaçadas em tempo real. 

São centenas de milhões de dispositivos GPS de frotistas particulares e oficiais, além de usuários individuais, interligados via rede de dados móveis GSM com outras fontes, desde informações de acidentes e obras reportados por agentes de trânsito e jornalistas até sensores de solo responsáveis pelo controle de semáforos.


Estima-se que 100 milhões de pessoas no mundo deem sua contribuição diária de forma automática. Basta estar dirigindo. 

A partir disso é possível saber, pela velocidade média dos deslocamentos, os pontos exatos de lentidão e informar rotas alternativas, mesmo que aparentemente não sejam as naturais. 

Esse sistema integrado reduz o tempo médio de viagens em até 13% e, no caso de áreas congestionadas, até 30%. 

Portanto, um percurso que normalmente levaria uma hora diminuiria para cerca de 40 minutos.

Em cidades conurbadas, se apenas 10% dos motoristas usassem tal recurso o tempo de deslocamento poderia cair até 15% para usuários do sistema e 5% para os demais como beneficiários indiretos. 

Dessa maneira, o uso racional representaria alívio em investimentos públicos para ampliação da malha viária, sem contar a diminuição da poluição e a melhoria da qualidade de vida dos centros urbanos. 

Aplicativos para telefones celulares inteligentes, como o Waze, já conquistaram muitos fãs no mundo. 

Ajudam a traçar rotas alternativas, embora dependam de adesão espontânea e não livrem do atraso quem já está no congestionamento. 

Um recurso complexo e eficiente, como o Traffic, terá custo maior. O navegador com tela de seis pol. custará por volta de R$ 900, fora impostos.

MODALIDADE DE COMPRA DE VEÍCULOS EM DIVERSOS PAÍSES, OS CONSÓRCIOS NO BRASIL, DEPOIS DE SER MUITO UTILIZADO NO PAÍS NO FINAL NAS DÉCADAS DE 80 E 90, SÃO UMA ALTERNATIVA PRATICAMENTE SEM USO. PARA QUEM POSSUI UM CARRO E PRETENDA PLANEJAR A COMPRA DE OUTRO A LONGO PRAZO PODE ADQUIRIR O CONSÓRCIO. A FIAT OFERECE O NOVO UNO DESSA FORMA.

PERSONALIZAÇÃO

Com tantas opções de cores, kits e tecidos para revestir os bancos, você pode personalizar o seu Novo Uno por dentro e por fora em cada detalhe. Para isso você tem também uma série de opcionais e acessórios que vão deixar o seu Novo Uno ao seu gosto.
DESIGN

Linhas retas e arrojadas com quinas arredondadas. Os designers da Fiat criaram o conceito de “Round Square” – ou quadrado arredondado – para guiar o desenvolvimento do Novo Uno. E é esse design moderno, amigável e ao mesmo tempo sólido que faz do Novo Uno um carro tão querido pelos brasileiros.
DESEMPENHO E SEGURANÇA

O motor Fire 1.0 EVO se destaca por ser altamente econômico. Ele produz potência máxima de 75 cavalos e torque de 9,9 kgfm a 3.850 rpm. Para garantir o máximo de segurança, todas as versões do Novo Uno vêm com HSD (High Safety Drive) de série. O HSD écomposto por air bag duplo frontal e freios ABS com EBD, que otimiza a força de frenagem entre as rodas.

O consórcio é a união de pessoas físicas e jurídicas com a finalidade de formar poupança destinada a aquisição de bens. É um mecanismo de concessão de crédito isento de juros. Mensalmente, o dinheiro é retirado da conta para compor um ou mais bens. A pessoa pode ser contemplada por lance (oferecer maior percentual em relação ao valor do bem) ou sorteio. No consórcio não há taxa de adesão. Há o lance diluído, que permite a diminuição do valor da parcela. Pode-se liquidar ou antecipar parcelas a qualquer momento.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

TROLLER LANÇA O T4 COM NOVOS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E MAIOR VERSATILIDADE OFF-ROAD. CUSTA R$ 94.900,00. TRAZ NOVOS DISPOSITIVOS TRASEIROS PARA RESGATE E LIVRAR-SE DE ATOLEIROS.


A Troller traz o modelo T4, utilitário destinado ao segmento off-road, com novos equipamentos que aumentam a versatilidade para enfrentar qualquer tipo de trilha. 

O Troller T4 ano-modelo 2014 já está disponível na rede de distribuidores da marca por R$ 94.900, com frete incluso, e tem como novidades um conjunto formado por para-choques ainda mais robustos e novo dispositivo traseiro (manilha) utilizado para resgates e saída de atoleiros pesados.


Antes oferecidos como opcionais, os novos itens foram adicionados a outros aprimoramentos feitos no Troller T4, como o motor 3.2 diesel MWM International, com turbina de geometria variável e 165 cv, além de peito de aço e snorkel, respirador que amplia a capacidade de rodagem na água. 

O T4 é um dos mais completos da categoria e conta também com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de alumínio e santantônio revestido com material espumado como itens de série, que aumentam a conveniência de uso na cidade.

“O T4 2014 foi desenvolvido para aqueles que buscam um carro completo em todos os aspectos. O novo modelo está mais equipado e é ideal para aqueles que desejam se aventurar em trilhas off-road mais pesadas”, diz Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Vendas, Marketing e Serviços da Troller.


Legítimo off-road
O Troller T4 se consagrou ao longo dos anos como o veículo preferido pelos adeptos do off-road no Brasil. 


Vencedor de diversas competições, ele tem um design clássico, de concepção robusta, funcional e versátil. Possui capota removível que aumenta a sensação de liberdade nas atividades junto à natureza.

A carroceria é feita em material derivado de fibra, chamado compósito, de fácil manutenção, que não amassa nem enferruja. 


O chassi de perfil retangular possui alta rigidez torcional e longarinas fechadas, que evitam a penetração de umidade e a corrosão interna. Os para-choques de aço oferecem robustez nas trilhas.

Outras características que garantem sua capacidade para enfrentar todo tipo de terreno são a tração 4x4 com reduzida e o diferencial traseiro com sistema Trac-Lok, que compensa as variações do piso para manter a tração nas rodas. 


O freio a disco nas quatro rodas, equipado com válvula sensível à carga na traseira, segura o veículo com eficiência em diferentes condições, vazio ou carregado.

Os pneus Wrangler Adventure modelo LT 255/75 R15 da Goodyear, desenvolvidos para uso 50% em estrada e 50% fora de estrada, oferecem a versatilidade da aplicação todo terreno.



À SEMELHANÇA DO QUE ACONTECEU COM DIVERSOS OUTROS DE SEUS MODELOS A FIAT BENEFICIOU O IDEA COM UMA SÉRIE ESPECIAL DENOMINADA SUBLIME QUE OFERECE A SEUS CLIENTES MAIS REQUINTE E LUXO.


Série Especial Sublime do Fiat Idea chega ao mercado: sofisticação e exclusividade ao modelo


Acaba de chegar ao mercado a nova Série Especial Sublime do Fiat Idea que oferece ao modelo muito mais requinte e sofisticação, com acabamento de alto padrão, materiais que agregam exclusividade e que enriquecem o design tanto externo quanto interno. 


Ela vem da versão Essence 1.6 16V (câmbio manual ou Dualogic Plus), e está disponível somente nas cores Branco Kalahari e Preto Vulcano, ampliando o conceito de exclusividade.


Externamente, o Idea Série Especial Sublime pode ser identificado pela cor, pela sigla da Série Especial, que estará também na soleira das portas, pelos frisos cromados, adesivo preto fosco nas colunas, farol com máscara negra, faróis de neblina e pelas rodas exclusivas de liga leve com aro de 16 polegadas.


Internamente, recebeu bancos forrados em couro marrom, painéis de portas revestidos em couro e tecido, painel bicolor com Insert Molding na parte central, volante em couro com comandos de rádio, apoia-braço dianteiro em couro marrom, sobre tapete em carpete, vidros elétricos traseiros e rádio CD MP3 Connect com entrada USB e viva-voz Bluetooth.


A nova Série Especial Sublime chega ao mercado com um excelente contra valor, proporcionando ao consumidor um ótimo custo-benefício. Veja os preços abaixo:


Fiat Idea Série Especial Sublime – R$ 52.150
Fiat Idea Série Especial Sublime Dualogic – R$ 54.620.



BMW CONTINUA SUA EXPANSÃO NO PAÍS E SEU FORTALECIMENTO NO NORDESTE, ONDE CABA DE INAUGURAR EM FORTALEZA UMA NOVA CONCESSIONÁRIA QUE VENDERÁ TODOS OS PRODUTOS DA MARCA E ATENDERÁ OS CLIENTES NO PÓS-VENDA.


O BMW Group Brasil consolidou sua atuação na região Nordeste com a inauguração de um novo representante em Fortaleza. 

A Welle Motors, pertencente ao tradicional Grupo ADT SA, assumiu na quinta-feira, 30 de janeiro de 2014, a direção da concessionária local. Com o conceito Group Dealer, a loja representa as marcas do segmento premium BMW, BMW Motorrad e MINI, seguindo o alto padrão de qualidade do BMW Group.


A Welle Motors conta com uma estrutura que abrange showroom, serviços de pós-venda e boutique com produtos lifestyle das três marcas e está sob o comando do superintendente João França Junior. 

Fundado em 1932 e presidido atualmente por Francisco Tude de Melo, o Grupo ADT SA completa 82 anos de atividade, sendo 31 anos de atuação no segmento automotivo. 


Atualmente, a empresa conta com 5.000 funcionários e está presente nos 9 estados do Nordeste, além do Tocantins, somando 20 concessionárias das mais importantes marcas do país.


“Representamos o BMW Group por ser uma das principais empresas do mundo no segmento premium, tanto em relação à qualidade e design quanto ao desempenho dos produtos. A expectativa é muito grande, pois no Estado do Ceará os consumidores são apaixonados por carros, especialmente de luxo. Estamos entrando com muita força e dedicação nesta operação, com um estoque completo de produtos, atendimento totalmente personalizado e pós-venda altamente treinado e equipado para atender a esse público diferenciado”, afirma Bruno Tude de Melo, diretor geral de concessionárias do Grupo ADT SA.


Para o BMW Group, esse é mais um importante passo nos planos de consolidação da marca no Nordeste, que já conta com outros 5 pontos de venda na região. 


“O Nordeste brasileiro faz parte dos planos estratégicos de expansão da rede de concessionários do BMW Group e estamos muito satisfeitos com mais essa parceria. Com a Welle Motors, reforçamos o compromisso com o mercado nacional e o respeito com nossos clientes”, comenta Martin Fritsches, diretor de vendas da BMW do Brasil.

A Welle Motors está localizada na Avenida Santos Dumont, 8.001, em Fortaleza (CE).


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.