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terça-feira, 7 de julho de 2015

MITSUBISHI LANÇA SÉRIE ESPECIAL NUMERADA DE APENAS 200 UNIDADES PAJERO HPE-S, POR R$ 179.990,00. O MOTOR DIESEL 3.2 É DE 180 CV E GARANTE UM TORQUE DE 38KGF.M, À SUV 4 X 4 QUE CARREGA O DNA DA MARCA JAPONESA CAMPEÃ DE RALIS. OFERECE SETE LUGARES E MIMOS COMO TROCA DE MARCHAS NO VOLANTE, DO CÂMBIO DE CINCO VELOCIDADES E NOVOS DETALHES DE ACABAMENTO, ALÉM DE NOVAS RODAS DE 18", TANQUE DE 90 LITROS




Potência, robustez, tecnologia e esportividade são itens habituais nos modelos SUV da Mitsubishi Motors, agora mais acentuados na versão especial Pajero HPE-S, com um toque especial no design. 

A série especial é numerada e conta com apenas 200 unidades a R$ 179.990 cada uma.

Por fora, os detalhes em grafite chamam a atenção e estão por toda a parte: maçanetas, retrovisores, rack de teto, skid plates e grade dianteira. 

As novas luzes de iluminação diurna (DRL) em led completam o visual e dão ainda mais segurança. 

Na parte interna, o conjunto de bancos na cor bright grey tem costura especial que realça o espaço interno e dá ainda mais requinte. 


O Pajero HPE-S vem com novas rodas de liga aro 18" e pneus Pirelli Scorpion Verde All Season 265/60 R18.

Este SUV leva confortavelmente toda a família com espaço de sobra para até sete ocupantes e é capaz de enfrentar as mais difíceis situações off-road, graças ao completo sistema de tração com reduzida.

O Pajero HPE-S é um veículo completo e equipado com sistema multimídia, bancos com couro com regulagem elétrica nos dianteiros, direção hidráulica com Paddle Shifters em Titanium Style, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, ar condicionado automático, keyless para abertura e fechamento das portas, retrovisores com rebatimento elétrico, além do sistema Full Airbags, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.

Tecnologia e praticidade estão presentes em todos os detalhes do Pajero HPE-S. 

Além de todo o conforto, o veículo é ideal para as longas viagens, já que é equipado com tanque de combustível de 90 litros, proporcionando muito mais autonomia. 

Com um raio de giro de 5,6 metros, o Mitsubishi Pajero é versátil em qualquer situação, permitindo curvas e manobras com facilidade.




Completo
O Mitsubishi Pajero HPE-S tem espaço de sobra para até sete ocupantes, graças à terceira fileira com o sistema Double Action Folding, onde os bancos são rebatíveis e ficam embutidos no assoalho, deixando um espaço livre ainda maior para o porta-malas. 

Quando utilizados, oferecem total conforto aos passageiros, inclusive com comando de ar-condicionado independente. 

A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.627 litros.

Para o conforto ainda maior do motorista e passageiros, o Pajero tem 24 porta-objetos distribuídos pelo veículo, duas tomadas 12V e 12 luzes de cortesia que garantem melhor visibilidade no interior.

A frente Frontside tem desenho arrojado e harmônico, grade off-road integrada ao conjunto óptico que recebe faróis de xênon HID com regulagem automática de altura e lavador. 

Além disso, o Pajero HPE-S é equipado com o moderno DRL com lâmpadas de led, que deixam o visual ainda mais arrojado e garantem a segurança para rodar durante o dia. 



Os faróis de neblina estão integrados ao para-choque e as rodas Power Design são de liga leve de 18".

O veículo é equipado com sistema multimídia Power Touch, GPS, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, câmera de ré com as imagens sendo exibidas na tela de 7" e sensor de estacionamento.

Força e resistência
Robusto por fora e dócil ao volante, o Pajero HPE-S é equipado com motor diesel de quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas, injeção eletrônica direta com mon-rail, turbocompressor e intercooler, desenvolvendo potência de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm.

A tecnologia do Mitsubishi Pajero permite até 20 combinações de marcha, o que torna este SUV um veículo perfeito para rodar nas grandes cidades e nos mais diversos tipos de terreno. 



O câmbio automático tem cinco velocidades e é equipado com Sports Mode e INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System), que reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta, automaticamente, tornando ainda mais agradável a condução do veículo em qualquer situação.

O motorista pode optar pelo modo sequencial Sports Mode, onde a troca de marchas é feita de forma manual tanto na alavanca no console, como nos Paddle Shifters localizados estrategicamente atrás do volante.

Off-road completo
A vocação off-road é item de série neste SUV graças ao moderno sistema de tração Super Select 4WD com quatro modos distintos de seleção: 4x2 (2H), 4x4 (4H), 4x4 bloqueado (4HLc) e 4x4 bloqueado com reduzida (4LLc).




No modo 2H, o SUV opera somente com a tração traseira, sendo recomendado para uso urbano e em rodovias, onde não é necessário a força nas quatro rodas e privilegia a economia de combustível. 

O modo 4H faz com que o veículo distribua eletronicamente a força de tração nas quatro rodas, atuando quando necessário e ideal para estradas e pisos molhados com baixa aderência.

Já no modo 4HLc, a tração estará atuando o tempo todo nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e é recomendado para situações off-road. 

O modo 4LLc também tem a tração nas quatro rodas com o diferencial central bloqueado e reduzido, onde se faz necessária força total, como na transposição de obstáculos.

Os ângulos de entrada e saída mostram toda sua vocação off-road. 

O ângulo para subida é de 36º, de saída de 25º, com possibilidade de inclinação lateral que chega a até 45°, além de capacidade máxima de subida de 35º. 

A altura livre do solo é de 215 mm, o que deixa o motorista e passageiros com uma visão completa de dentro do veículo.

O Mitsubishi Pajero é construído no conceito cab on chassi, e tem 20 pontos reforçados em sua estrutura, resultando em viagens mais prazerosas, tranquilas e confortáveis. 

O chassi é constituído por longarinas do tipo box type com alta resistência a torção e flexão, capaz de enfrentar os maiores desafios off-road

A suspensão ryde dynamics é resistente e confortável em todas as situações.

Segurança
O Pajero é equipado com o que há de mais moderno em segurança. A cabine conta com o sistema RISE de deformação programada. 

A coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno são colapsáveis e este SUV conta ainda com barras de proteção lateral e sistema Full Airbag, com oito airbags: dois frontais, dois laterais e quatro de cortina.

O sistema de freios tem a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.




Acabamento exclusivo
O estilo e a beleza estão presentes em cada detalhe do Pajero HPE-S. 

Para o acesso ao veículo, o sistema keyless facilita o travamento e destravamento das portas. 

O modelo possui conjunto óptico integrado ao para-choque, luzes de neblina com moldura na cor grafite e contorno cromado, além de grade frontal com moldura cromada. 

Para-barro nos para-lamas dianteiro e traseiro preserva a carroceria e a pintura em situações extremas.

Com dois amortecedores a gás, a abertura da tampa traseira é feita sem dificuldades. 

Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e as maçanetas das portas recebem acabamento cromado. 



Estribos posicionados estrategicamente facilitam o acesso ao veículo. Completando a parte externa.

O volante de três raios vem com piloto automático e comandos de áudio integrados, além de ajuste da coluna de direção.

O Pajero HPE-S tem 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm.

Cores
Produzido na fábrica Mitsubishi Motors em Catalão, no interior de Goiás, o Mitsubishi Pajero HPE-S têm três anos de garantia e está disponível em três cores: Branco Alpino, Cinza Londrino, e Preto Ônix.

Preço
Pajero HPE S - R$ 179.990,00.




FCA LIDERA MERCADO NO PRIMEIRO SEMESTRE E PALIO É O CARRO MAIS VENDIDO NO BRASIL


A FCA – Fiat Chrysler Automobiles encerrou o primeiro semestre de 2015 no topo do ranking de vendas do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. 

O grupo vendeu 246.026 unidades nos primeiros seis meses do ano, o que representa um market share de 19,3%. 

Em junho foram licenciados 40.135 carros das marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM. 

Os dados foram divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A Fiat, marca líder por 13 anos, também segue na primeira posição em vendas, com 236.680 unidades licenciadas (18,6% de market share) no primeiro semestre e 36.676 veículos em junho. 


A Jeep, após o lançamento do SUV compacto Renegade fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE), vem ganhando participação e responde por 1,6% do mercado, com 3.268 automóveis vendidos.


O Fiat Palio também mantém a liderança no ano, com 62.757 unidades vendidas nos primeiros seis meses do ano e 10.581 no mês passado. 


A picape Strada segue líder absoluta no segmento de comerciais leves, com 54.513 veículos vendidos no ano e 8.678, em junho.


segunda-feira, 6 de julho de 2015

RENAULT CRESCE EM PARTICIPAÇÃO DE MERCADO E ALCANÇA QUASE 8%, EM JUNHO


A Renault atingiu 7,6% de participação de mercado em junho, o que representa um aumento de 0,5 ponto percentual em relação a junho de 2014.

No total, a Renault emplacou 15.490 veículos no mês, em um mercado que teve queda de 18%, totalizando 204.778 emplacamentos.

Nos primeiros seis meses de 2015, a marca acumulou 7% de market share, o que representou 0,1 ponto percentual a mais que em 2014, com 89.527 veículos emplacados.

No mês junho de 2015, comparativamente a junho de 2014, as vendas da Renault registraram diminuição de 12%.

No acumulado do ano, frente a uma queda de 19,6% do mercado, a Renault registrou uma redução de 18,7%.

Entre os produtos da marca com melhor desempenho, estão o Sandero, que ficou entre os 10 mais vendidos do mês; o Novo Duster 2016, lançado no final de março deste ano com evoluções no design, melhor acabamento interno e mais conectividade, cresceu 38% comparativamente a maio, atingindo 3.482 emplacamentos.

Na mesma comparação, também se sobressaíram o novo Logan (6,8%), Fluence (3,8%) e Kangoo (8,2%).

O Novo Master, que continua líder em seu segmento, registrou 7,3% de crescimento em junho em relação ao mês passado.

QUEM PRETENDER ADQUIRIR UM CARRO DAS MARCAS JEEP, CHRYSLER, DODGE E RAM JÁ PODERÁ FINANCIAR A COMPRA NA BRADESCO FINANCIAMENTOS. A FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL E O BANCO FIDIS FECHARAM ACORDO COM O BANCO BRADESCO POR UM PRAZO DE 10 ANOS. O OBJETIVO É PROMOVER O AUMENTO DAS VENDAS DE VEÍCULOS NO PAÍS

Ao lado do Jeep Renegade, Gunnar Murillo, Cledorvino Belline e Luiz Carlos Cappi.
Quem desejar adquirir carros das marcas Jeep, Chrysler, Dodge e RAM poderá, a partir de agora, financiá-los na Bradesco Financiamentos. 

A FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil (“FCA Brasil”) e o Banco Fidis, firmaram parceria com o Bradesco, pelo prazo de 10 anos. 

O Banco Fidis, que pertence ao grupo FCA e oferece financiamento de estoque para a rede de concessionárias no Brasil, atuará como gestor comercial da parceria, intermediando as relações entre clientes da FCA Brasil e as concessionárias, junto à Bradesco Financiamentos, na oferta de produtos financeiros.

Caberá ao Bradesco disponibilizar o funding
(consolidação financeira das dívidas de curto prazo) para as operações, avaliar o crédito e realizar todos os processos de back office

Além disso, oferecerá produtos e serviços financeiros e terá exclusividade nas campanhas promocionais de financiamento dirigidas aos clientes finais da rede de concessionárias dessas marcas.

O presidente da FCA para a América Latina, Cledorvino Belini, declarou que o estabelecimento desta aliança operacional e acordo de financiamento mostra a confiança recíproca entre esses dois parceiros e é a relevante contribuição para o aumento das vendas de veículos no Brasil, nos próximos anos.

O presidente Executivo do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, sublinhou que este acordo une marcas reconhecidas em seus setores, contribuindo, desta forma, para impulsionar a indústria automobilística, um dos segmentos de maior relevância da economia brasileira.

O presidente do Banco FIDIS, Gunnar Murillo, considerou que a parceria também traz muitos ganhos para os consumidores brasileiros "que passam a contar com o suporte de instituições financeiras aptas a oferecer uma ampla variedade de serviços, e mais importante, comprometidas com a satisfação dos clientes”.

domingo, 5 de julho de 2015

BMW E MINI TÊM NOVOS ÓLEOS QUE ASSEGURAM MAIOR POTÊNCIA, EFICÁCIA, REDUÇÃO DE CONSUMO E MAIS VIDA ÚTIL DO MOTOR. SÃO PRODUZIDOS PELA SHELL


O BMW Group Brasil anuncia o lançamento nacional dos novos óleos originais para as marcas BMW e MINI. 

Oferecidos em mais de 140 países, os lubrificantes oficiais, produzidos em parceria com a Shell, garantem mais potência, eficiência, redução de consumo e maior vida útil ao motor. 



A linha de óleos originais oferecida no Brasil passa a contar com dois produtos: BMW Twin Power Turbo e MINI Original Engine Oil.

O desenvolvimento contínuo de veículos com motores de alto desempenho requer o uso de lubrificantes que satisfaçam as exigências dos clientes. 

Os óleos originais para as marcas BMW e MINI são produzidos com a nova tecnologia patenteada Shell PurePlus, que produz óleos básicos a partir do gás natural ao invés do petróleo bruto. 



Os óleos básicos são responsáveis por quase 90% da composição de um lubrificante de motor. Esta tecnologia permite que a Shell desenvolva óleos básicos cristalinos com 99,5% de pureza.

A utilização dos óleos originais garante a redução do desgaste natural do motor por meio da limpeza ativa, alta resistência à oxidação e excelente estabilidade térmica. Adicionalmente, a baixa viscosidade garante menor consumo de óleo e combustível. 


“A BMW tem o perfil de produzir veículos que oferecem o máximo em desempenho e tecnologia. Por isso, contar com óleos originais que permitam a plena utilização deste potencial, com confiabilidade, é essencial”, afirma Antonino Gomes de Sá, diretor de Pós-Vendas para as marcas BMW e MINI, no Brasil.


O BMW Group une sua experiência na produção de veículos premium, que são referências globais em alto desempenho, com a expertise da Shell na produção oficial dos óleos para motores recomendados para as marcas BMW e MINI. 

Os óleos originais estão disponíveis com exclusividade na rede de concessionárias do BMW Group no Brasil ao preço sugerido de R$ 60,00 o litro.




FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES INVESTE EM SUA JOINT VENTURE NA ÍNDIA PARA EXPANDIR CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA JEEP

A Fiat Chrysler Automobiles N.V. (FCA) anunciou sua intenção de investir aproximadamente US$ 280 milhões em sua unidade produtiva Fiat India Automobiles Private Limited, uma joint venture com a Tata Motors Limited. 

O investimento na planta de Ranjangaon, Índia, possibilitará a produção de um novo veículo Jeep, a partir do segundo trimestre de 2017.

“Demos um importante passo ao continuarmos a expandir a disponibilidade de produtos Jeep em todo o mundo”, disse Sérgio Marchionne, CEO da FCA. 

“Estamos satisfeitos por este investimento fortalecer a presença da FCA na Índia, e confiantes na habilidade da joint venture de produzir carros de qualidade mundial como os que carregam a lendária marca Jeep”, completou Marchionne.

O anúncio foi feito no encontro de uma delegação, liderada pelo ministro-chefe do estado de Maharashtra, Devendra Fadnavis, com Mike Manley, presidente e CEO global da marca Jeep e COO para Ásia Pacífico, além de outros representantes da companhia, na sede da FCA América do Norte em Auburn Hills, Estados Unidos.

“A associação da Fiat com Maharashtra data de muitas décadas”, disse o ministro-chefe Fadnavis. 


Em 2014, as vendas da Jeep superaram um milhão de unidades no mundo, alcançando um novo recorde pelo terceiro ano consecutivo. 

Para alcançar uma clientela global ainda maior, Ranjangaon será a quarta planta fora dos Estados Unidos para produção em escala de veículos Jeep. 

Carros da marca também são fabricados na Itália e no Brasil, e começarão a ser produzidos na China no quarto trimestre de 2015.

sábado, 4 de julho de 2015

FORD LANÇA NOVO FOCUS HATCH 2016, IMPORTADO DA ARGENTINA, COM A MESMA MOTORIZAÇÃO - 1.6 DE 135 CV E 2.0, 178 CV -, MAS MAIS COMPLETO, COM MELHOR ACABAMENTO E PREÇO COMPETITIVO EM TODAS AS VERSÕES. A MAIS BARATA COM MOTOR 1.6 CUSTA A PARTIR DE R$ 69.900. PROPRIETÁRIOS DOS FOCUS 2014/2015 TERÃO DESCONTO DE 15% SE OPTAREM PELA COMPRA DO NOVO MODELO, QUE CONTA COM CONTROLES DE ESTABILIDADE, TRAÇÃO E DE TORQUE EM CURVAS, ALÉM DO ASSISTENTE DE FRENAGEM AUTÔNOMO NA VERSÃO TITANIUM TOP DE LINHA QUE CUSTARÁ R$ 95.900.00. A NOVA GERAÇÃO TEM O MESMO PREÇO DA ATUAL



Depois de dois anos de lançado no Brasil, um novo Ford Focus hatch chegará ao Brasil. O modelo 2016 com a grade frontal do Aston Martin e novo conjunto ótico, já aplicados ao Fusion e ao novo Fiesta, será apresentado, em julho, aos técnicos das concessionárias. A venda acontecerá, em princípio, em setembro deste ano.



Talvez para minimizar e compensar a desvalorização do antigo modelo que é substituído em apenas dois anos, a Ford anunciou a concessão de um desconto de 15% na compra do novo modelo, aos proprietários dos modelos 2014/2015. 


A oferta será, porém, válida por três meses, e vale apenas durante o sistema de pré-venda. 

O desconto, segundo a Ford, não está condicionado à venda do veículo usado e quem adquiriu o veículo financiado também tem a opção de carregar o financiamento para o modelo novo.

“Esta é uma ação inédita de respeito ao consumidor, criada para a sua fidelização”,
  afirma Oswaldo Ramos, gerente-geral de Marketing da Ford. O que não deixa de ser verdade. 

“Com esse desconto especial estamos mostrando que o cliente que já está na linha Focus é o mais importante para nós”, sublinhou.


Seguro próprio
Junto com o Novo Focus, a Ford lança também uma condição inédita no mercado de seguros para a linha, por meio do programa Seguros Ford. 

Além do preço muito competitivo para todas as versões, quem adquirir a versão Titanium Plus terá um desconto de 15% no seguro, na condição promocional de lançamento, já que essa versão vem equipada com assistente de frenagem autônomo que reduz a probabilidade de acidentes em baixa velocidade.


“O Focus é um carro para quem gosta de carro, com um conjunto de inovações que vão desde o design até a criação de versões completas”, defende o gerente-geral de Marketing da Ford. 

“Como ele é um dos veículos de maior lealdade dos clientes, preparamos uma estratégia de comercialização que vai desde uma pré-venda exclusiva com descontos para proprietários dos modelos atuais 2013/2014 até os preços mais atrativos do segmento", acrescentou.


O novo hatch 2016 com inovações no design, tecnologias inéditas de segurança e conveniência e mecânica ainda mais apurada.


O carro também chega mais completo e com uma estratégia de mercado agressiva no segmento: parte de R$ 69.900 – o mesmo preço da geração anterior –, só que com muito mais equipamentos e refinamento.


Por esse valor, o modelo de entrada SE 1.6 já vem de série com: rodas de liga leve de 17”, sistema AdvanceTrac, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2”, AppLink e Assistência de Emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retroviso
r eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável MyKey, entre outros itens.

Por uma diferença de R$ 2.000, o consumidor pode optar pela versão SE Plus 1.6, que acrescenta: rodas de liga leve 17” exclusivas, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital de dupla zona. 


Esse mesmo pacote com motor 2.0 Direct Flex e transmissão sequencial de seis velocidades sai por R$ 78.900, na versão SE Plus 2.0 AT.

A versão Titanium 2.0 AT, com acabamento Titanium, rodas exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida inteligente Ford Power, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch e Sony Premium Sound, custa R$ 86.900. 

Já a topo de linha Titanium Plus 2.0 AT, com assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico, fica em R$ 95.900, com itens que realmente somente são encontrados em carros  de preço muito superior.

Tecnologias inéditas
A chegada do novo modelo, simultaneamente aos mercados europeu e norte-americano, mostra a importância deste veículo na linha mundial da marca. 

Ele representa uma grande evolução, com a modernização do seu design esportivo e aerodinâmico, novos faróis, grade dianteira trapezoidal e rodas de liga leve aro 17, seguindo a tendência global da marca. 

O interior refinado, em estilo cockpit, centrado no motorista, exibe materiais de acabamento premium.


Entre suas novas tecnologias, destaca-se o assistente de frenagem autônomo, que evita a colisão traseira em velocidades de 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto em até 50 km/h. 

Há ainda o sistema de estacionamento automático de nova geração, para vagas paralelas e perpendiculares, além dos faróis bi-xenon adaptativos que ajustam a iluminação de acordo com a condição de rodagem. 

Toda a linha conta com o recurso AdvanceTrac, uma combinação de funções de segurança, incluindo o controle de estabilidade e tração. 

Incorpora ainda conectividade e um sistema de acionamento do SAMU em caso de acidente.

A dirigibilidade, reconhecida como uma das principais qualidades do Focus, foi acentuada através do refinamento mecânico, com o aumento da rigidez da carroceria e novas calibrações de direção e suspensão. 

Finalmente, o Focus vem com troca de marchas atrás do volante.
Somam-se a esses elementos o casamento ideal com os dois avançados motores de última geração que permanecem na linha: o 1.6 Sigma Flex, de 135/131 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, e o 2.0 Direct Flex, de 178/175 cv, com transmissão sequencial de seis velocidades, agora disponível com o sistema de acionamento "paddle shift”.


Dirigibilidade e eficiência
O desenvolvimento de engenharia do Novo Focus Hatch 2016 foi um trabalho apoiado em quatro pilares: prazer de dirigir, segurança, inovação e qualidade. 

O seu objetivo foi aprimorar ainda mais o desempenho dinâmico do carro que é reconhecido como referência em dirigibilidade.

O aprimoramento aerodinâmico e do sistema elétrico são outros avanços que contribuem para aumentar a eficiência energética do Novo Focus. 

O seu coeficiente de arrasto foi reduzido para 0,287 Cx (um ganho de 3% comparado ao modelo anterior). 

O novo sistema de monitoramento da bateria e o compressor do ar-condicionado de geometria variável ajudam a economizar combustível.

O isolamento acústico também recebeu uma atenção especial, reduzindo tanto o nível de ruído interno e externo como as vibrações, o que aumenta a percepção de qualidade do veículo.


Segurança e controle
O Ford Focus é reconhecido pelo alto padrão de segurança e foi o primeiro carro produzido na América do Sul a conquistar a classificação máxima de 5 estrelas do Latin NCAP. 

Na nova geração, ele avança ainda mais nesse quesito com tecnologias inéditas na categoria.

O assistente de frenagem autônomo (Active City Stop) é um sistema operado por sensor óptico que monitora continuamente o tráfego à frente e reduz a velocidade do veículo ao detectar uma colisão iminente, operando em até 50 km/h. 

Nessa situação, ele pré-carrega os freios e, se o motorista não tomar nenhuma ação, aciona automaticamente os freios, reduzindo a severidade do impacto ou evitando a colisão.

O sistema AdvanceTrac – item de série em toda a linha Focus – engloba várias funções que ajudam o motorista a manter o controle e a estabilidade do veículo em diferentes condições de rodagem. 

Além do controle eletrônico de estabilidade e tração, ele traz como novidade o sistema de estabilidade preventivo (ETS), que age preventivamente antes mesmo de o veículo começar a derrapar, acionando os freios.

Também fazem parte do sistema o controle de torque em curvas – que distribui melhor a força do motor nas rodas dianteiras, principalmente em estradas sinuosas –, aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampas, assistência de frenagem de emergência e luz de emergência em frenagens bruscas.


Sistema de conectividade
O Novo Focus Hatch 2016 vem equipado de série com o sistema de conectividade SYNC, com tela colorida de 4,2”, conexão Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz em português para áudio e telefone, sistema AppLink com cinco novos aplicativos e Assistência de Emergência. 

Esse sistema faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência 192, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.

A versão Titanium vem com o SYNC MyFord Touch, com tela de 8 polegadas, sistema de navegação, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e Sony Premium Sound com nove alto-falantes. 

Tem ainda uma tela multifuncional de 4,2” no painel de instrumentos, que pode ser configurada pelo motorista.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

O NOVO ALFA ROMEO 4C, ANTES MESMO DE RODAR PELAS RUAS E ESTRADAS DO MUNDO JÁ SURGE COMO UM FUTURO CLÁSSICO - PARA QUEM É DO RAMO, COMO FRISA O NOSSO COLUNISTA ROBERTO NASSER. O CRUZE VAI CHEGAR DE CARA NOVA, MAIS LONGO, MAIS BAIXO E MENOS PESADO.



Coluna nº 2.715 - 2 de julho de 2015
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Máquina do tempo, o Alfa Romeo 4C


Ele é instigante, reativo, feito quase artesanalmente e, melhor dos mundos, produzido agora já é considerado um futuro Clássico. 

Claro, tal rótulo não em proveniência nacional, de repórteres mal informados ou comerciantes descompromissados, assim chamando qualquer lata velha, cuja característica maior é o peso dos anos.

Clássico, para quem do ramo, é produto com projeto individual reunido a melhor mão de obra, os melhores processos e materiais, caro e de produção contida. 

Quer um exemplo? 

Os mito-marquetados Ferraris candidatam-se a tal rótulo, apenas se com motor 12 cilindros. 

Automóvel criado de supetão, em poucos dias, produção extra Fiat e limitada pela pequena capacidade da empresa fornecedora do monocoque em fibra de carbono. 

Construção típica de carros de corrida, congrega resistência com baixo peso, um dos segredos de sua performance. 

Com pequeno motor, de produção igualmente especial, porém base para futura família, quatro cilindros em linha, construção em alumínio, 16 válvulas, gasolina injetada diretamente e turbo compressor. 

Seus 1,75 litros produzem 240 cv de potência. O baixo peso, 895 kg, permite ótimo rendimento, um comportamento arisco. 

A colocação entre eixos traseira ajuda muito na estabilidade.

O Alfa Romeo 4C, no caso aqui relatado, é a recente versão Spyder, conversível – já dirigira, contidamente, a versão Coupé, inaugurando a família. 

Baixo, relativamente confortável para entrar e sair, oferece a sensação de vestir os ocupantes.

Não há espaço de sobra e, pela ambiência, a proximidade do solo, o nervosismo na reatividade, lembram os Lotus dos tempos de Colin Chapman.

Não é automóvel para ser o único da família; não serve para levar meninos ao colégio; sequer para fazer compras no mercado. 

Também não o é para moças, exceto para as que efetivamente gostam de conduzir e entendem do produto, até porque, a noção de rodagem confortável é-lhe antagônica. 

Como passageiras, reclamarão. 

O ar condicionado é atravessado sob o painel em couro pespontado em vermelho e, no espaço exíguo, disputa com o joelho esquerdo da, do acompanhante. 

Para manter-se no solo tem a suspensão endurecida e a direção é mecânica, exigindo braços e músculos peitorais dispostos. 

Para os de boa memória, o rodar de um Puma VW, perto do 4C, é de Rolls-Royce.

Acomodado – ou vestindo o automóvel -, pedaleira esportiva, sem alavanca de marchas, apenas botões no console. 

A alavanca de marchas e seu engatar, característica Alfa, inexistem. 

Mudanças automáticas no câmbio de seis velocidades e dupla embreagem. 

No console, botão rotativo em alumínio recartilhado, permite quatro tipos de regulagens para motor, faixa de mudança de marchas, reatividade da suspensão.

Ronco másculo, elaborado – a Alfa Romeo tem se especializado em manter sua assinatura sonora – avisa logo de sua personalidade. 

Anda como quiser o freguês. 

Desde mudar marchas em baixas rotações, como fazê-lo em seu limite, com o motor viril troando pouco atrás de seus ouvidos, e com a música física do turbilhonamento da transformação da queima de ar e gasolina, em energia e ruído. 

Há artifício eletrônico típico do câmbio – um ruído de aceleração do motor, como se fosse automóvel com caixa de marchas sem sincronização, exigindo ao motorista uma acelerada para compatibilizar velocidade, rotação do motor e do câmbio. 

Quem ouve tributa homenagens.


Freia muito, e o ABS só opera no limite da irresponsabilidade, curva muito bem, mas lembra a toda hora ser um brinquedo a exigir identidade. 

Bobeou, ele tende a sair de traseira, demandando contra esterço e cautela para acelerar na correção. 

É daqueles automóveis que resgatam a exigência de cumplicidade para conduzi-lo. Pista de Balocco, a grande fazenda ex-Alfa, ex-Fiat e agora FCA nas proximidades de Milão, e pomposamente chamada FCA Prooving Ground, com emaranhado de pistas para avaliação, incluindo o circuito escolhido, reproduzindo curvas famosas de autódromos da Fórmula 1. 

Meu guia na pista, piloto de testes, estava em casa. Andava rápido, contido – limitava a 200 km/h a velocidade máxima -, mas desenhava o circuito invejavelmente, instigava segui-lo. Um professor. 

Você se sentia como ele – mas sabia, o limite do mestre estava muitíssimo acima dos seus esforços.

É um carro de marketing, como o antecessor 8C, dirigido no mesmo circuito.

Feitos para manter vivos, instigantes, tema de assuntos e dúvidas, a imagem e o interesse pela marca no deserto de produtos quase ao final. 

Produção limitada pela pequena capacidade industrial do produtor do monocoque, embora sempre aumentada pois a demanda superou a capacidade de entrega. E não virá para o Brasil. 

À Argentina, onde não se exige adaptações para funcionar com a mistura de gasálcool, prometem-se três unidades. Custa: médios 63.000.
Como eram o MiTo e a Giulietta 1.4 turbo também à disposição no circuito? Não sei. Em dia de caviar você não deve misturá-lo com sardinhas...


Alfa 4C


Roda-a-Roda

Cruze – Apresentado nos EUA, previsto para início de 2016. Aqui, Salão do Automóvel do mesmo ano, e vendas como modelo 2017. 

Relativamente às unidades atuais, cresceu 7,5 cm, baixou 2,5 cm, adelgaçou 110 kg, tornou-se mais fluído e o mais aerodinâmico dos sedãs GM.

Trilha - Segue caminho de mudança de gosto do consumidor, automóveis menores, com menor consumo. 

Motor dianteiro, transversal, em alumínio, quatro cilindros e modesta cilindrada, 1,4 litro, 16 válvulas, abertura variável, injeção direta, turbo alimentado. 

Potência imaginada para o Brasil cerca de 150 cv. Motor e Cruze serão argentinos.

Surpresa - Cruze é fenômeno nos EUA. Em 2014, dentre os compactos foi o terceiro mais vendido, 273 mil unidades, atrás de Toyota Corolla, 340 mil, e Honda Civic, 326 mil. Curiosidade é ser projeto coreano, herdeiro da Daewoo.


Mary Barra, presidente da GM, apresenta o Cruze

Mudança – No limbo gerado pelo pedido de demissão de Ferdinand Pïech, ex-CEO do VW Group, e a posse de novo membro da mesa diretora, Martin Winterkorn, há clima de fim de festa – o encerrar do atual projeto de gestão -, e o início da proposta do novo diretor e novo condutor.

Foco
– No caminho das obviedades está a sacudir a estrutura e fazer crescer vendas nos EUA e no Brasil, onde a marca caiu; cortar custos para aumentar lucros; retomar velocidade de crescimento para assumir a liderança mundial.

Fofoca – Jornalistas europeus e norte-americanos insuflam tese de remoção de Christian Kingler, chefe de vendas do grupo, nomeador dos diretores de vendas, incluindo EUA e Brasil, mercados em queda. 

Na prática, presidentes locais convivem com subordinado hierárquico, porém, autônomo no acatar ordens diretas do diretor alemão.

Aqui – Atribui-se a Klinger a substituição de executivos brasileiros por alemães, sem conhecimento do mercado nacional, e as quedas de vendas e participação.

Idem – Localmente, a recente nomeação do argentino Jorge Portugal como nº 1 em vendas foi exigência de David Powels, novo presidente da VW Brasil, batendo com algum instrumento poderoso na mesa, dizendo, se mandassem outro alemão para vendas, que fossem dois – outro para substituí-lo na presidência.

Questão – Mundo globalizado, competitivo, dispensar gente não é problema, exceto em feudos familiares, como no caso do controle de VW AG e de sua controladora a holding Porsche SE. 

Ele é chairman da Porsche Salzburg, maior rede de concessionários na Europa, criada por Louise, mãe do demissionário Pïech – e filha do professor Porsche. E casado com sobrinha da família.

Festa – Um ano de mercado e o pequeno picape chinês Lifan Foison, em vendas, supera a soma dos concorrentes. 

Razão, ter motor com 1,3 litro de deslocamento, 85 cv e maior caçamba da categoria.

Prévia – Na Internet fotos do novo picape Fiat na linha de produção da FCA em Goiana,
 PE. E desenho do produto. 

O nome, Toro, é de sonoridade e imagem aos visados mercados latino americanos – confirmado por fonte acreditada.
Linhas do novo picape Fiat são estas. Nome, Toro, também.

Caminho – VW iniciou produzir o motor 1.0 TSI – o up! turbo. 

Três cilindros, 101 cv a gasálcool e 105 a etanol – sem turbo 75 e 82cv. 

Torque saltou de 95 para 165 Nm. Disponível a partir da versão Move up!

Tratamento - Você anda triste, sem graça? A Volkswagen pensou em você. O up!, muda conceito sobre tamanho, performance e agradabilidade de dirigir, será lançado em dias.

up! turbo terá tampa traseira preta.

Mais – Anunciou investir R$ 460 milhões na fábrica de São Carlos, SP, para produzir nova família TSI, os motores com injeção direta, abertura variada de válvulas e turbo. Moverão VWs, como up!, Jetta, Golf, e Audis, como A3 e Q3.

Aqui, não - O LatiNCAP entidade aferidora de segurança em veículos, cancelou os pontos dados ao Renault Clio montado na Colômbia com partes brasileiras e argentinas. 

Motivo, num primeiro teste caiu em exigência e a marca prometeu compor o veículo, não o fazendo. 

Renault brasileira explicita, a versão aqui vendida tem legalmente o ABS e almofadas de ar. Lá, não.

Inverno – Carro a álcool dependente do jurássico tanquinho não gosta de partida no inverno. 

Ao combustível vegetal falta capacidade energética para ignitar em baixa temperatura, daí o auxílio do gasálcool para iniciar funcionar.

Preparação - Para melhorar o processo, gasolina nova no tanquinho – use Petrobras Podium ou Shell Racing, mais duráveis; bateria em bom estado com bornes e terminais limpos; velas em boa operação, eletrodos regulados; cabos de velas limpos e com boa conectividade. 

E, conselho de mecânico velho, coloque 15% de gasolina no álcool. Mistura não é chocolate, mas é uma alegria.

Volta – Nelson Ângelo Piquet, o segundo na atual geração da família, venceu o Campeonato FIA de Fórmula E – uma espécie de fórmula 1 com motor elétrico.

Seu carro utilizava motorização Renault, então padrão na categoria. Bom retorno. Nelson havia deixado a Fórmula 1.

Categoria
– É uma incógnita. Neste ano cada prova foi ganha por piloto diferente. Na próxima temporada, com a liberação de fornecedor, a disputa terá mais uma variável: motores e eletrônica, além de chassis e piloto.

Mais – DS, marca de luxo da Citroën, associou-se à inglesa Virgin Racing Engineering na Fórmula E FIA. 

Apostam na vitrine de tecnologia e na atração pelas disputas. 

Desenvolvimento e a imagem da tecnologia de vanguarda muito interessam aos fabricantes de automóveis na transição de matriz energética.

Negócio – Atual mercado automobilístico não vende preferências, fidelidade, agrado: compras são por condições de pagamento. 

Ágil, o Banco Rodobens estimulou vendas das concessionárias do grupo, com proposta atrativa.

E? –Trocar seminovo por O Km, refinanciando com parcelas iguais ou menores ao contrato original. 

Em dois meses, com negócios em casa, gerou mais de R$ 1 milhão em vendas e metade deste valor em financiamento.

Cuidado – Veículos de transporte escolar serão obrigados a utilizar cadeira de bebê para crianças até sete anos e meio. 

São três modelos: “bebe conforto” entre um e quatro anos; daí aos sete, cadeiras com acento de elevação, encosto e cinto próprio. 

Descumprimento gerará multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH. A partir de fevereiro de 2016.

História – Quatro de julho marca a operação que transformou a franco-italiana Simca em dona das operações Ford, na França, e segunda maior fabricante do país. Também, o início do fim da marca.

Afinação – Legisladores de Portugal criaram conta ao contrário: em vez de perder pontos por infrações de trânsito, motoristas podem ganhá-los assistindo aulas sobre o Código e procedimentos, e poderão abatê-los de outras penalidades. Negócio objetiva reduzir elevada acidentalidade.

Negócio
– Enquanto os aficionados veem a Fórmula 1 como disputa esportiva, a bilionária movimentação não passa de atividade comercial bem explorada pela detentora de seus direitos, incluindo transmissão.

Interesse
- Empresário norte-americano, Stephen Ross, 75, investidor e dono do time de futebol Miami Dolphins, associado à Quatar Sports, quer assumir o negócio, comprando 35,5% das cotas da CVC Capital Partners, e os 5% detidos por Bernie Ecclestone, 84, mandão da Fórmula 1. Valor da proposta, 6,2 bilhões de Euros.

Gente – Domingos Boragina, 57, advogado, especialização em marketing e finanças, mudança. 

OOOO Saiu da mesa da Citröen onde comandou a expansão da rede concessionária e mudou de sala para assumir a direção comercial da Peugeot. 

OOOO Substitui Abelardo Pinto, agora do outro lado do balcão, diretor comercial do Group 1 Automotive 

OOOO Osamu Suzuki, 85, Presidente e CEO na marca, indicou sucessor. 

OOOO Toshihiro Suzuki, 56, filho. 

OOOO Não assume agora os cargos do pai, apenas quando do afastamento do mais longevo condutor de indústria automobilística. 

OOOO Olimpio Jayme, 86, antigomobilista, passou. 

OOOO Ativo, movimentado, advogado estelar, foi referência e base para a criação do antigomobilismo em Goiás, e a solidificação de relações com o movimento brasiliense. 

OOOO Do ramo, mesmo antes do movimento, preservou o Ford Modelo A, de 1929, com o qual, à falta de estradas, atendia à clientela no Goiás. OOOO
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quarta-feira, 1 de julho de 2015

PSA PEUGEOT CITRÖEN MUDOU SUA SEDE BRASIL E AMÉRICA LATINA PARA O CENTRO DO RIO DE JANEIRO: É NA AVENIDA CHILE, 500 - 25° ANDAR


A sede Brasil e América Latina do Grupo PSA Peugeot Citroën foi transferida da Praia de Botafogo para a Avenida República do Chile, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, onde funcionam o BNDES, a Petrobras e diversas outras companhias de grande porte.

“A América Latina continua a ser um dos principais eixos do desenvolvimento internacional da PSA Peugeot Citroën e nossas novas instalações reforçam o compromisso do grupo com o Brasil, com o Estado do Rio de Janeiro e com a região como um todo”, afirmou Carlos Gomes, presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.


Além deste escritório, o Grupo PSA no Brasil ainda conta com seu Polo Industrial na cidade de Porto Real, na região Sul fluminense, bem como instalações em São Paulo e Barueri.

O novo endereço da PSA Peugeot Citroën no Rio de Janeiro:Avenida República do Chile, nº 500 - 25º andar
Centro - Rio de Janeiro – RJ
CEP 20.031-170
PABX: (21) 3687-4900


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