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segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Mercedes-Benz apresenta carro-conceito inspirado no filme AVATAR em parceria inédita que reafirma o compromisso da marca com o futuro sustentável




A Mercedes-Benz está presente, mais uma vez, na maior feira de tecnologia do mundo. Acontecendo em Las Vegas, nos Estados Unidos, desde a última segunda feira, dia 6, a Consumer Electronics Show (CES) apresenta as mais diversas inovações que as marcas projetam para o futuro.

Mantendo seu foco e estratégia global, a Mercedes-Benz apresentou o seu mais novo carro-conceito inspirado no filme AVATAR, o Mercedes-Benz VISION AVTR. O diretor do filme, James Cameron, esteve presente na avant-première do modelo ao lado do presidente do Conselho de Administração Daimler AG e Mercedes-Benz AG, Ola Källenius.

O Mercedes-Benz VISION AVTR remolda o conceito de luxo moderno da marca e carrega no seu nome o propósito da sua criação. O nome do inovador veículo conceito representa não apenas a estreita colaboração no desenvolvimento do veículo com a equipe AVATAR mas, também, a Transformação Avançada de Veículos, presente nos iniciais em Inglês de Advanved Vehicle Transformation.



A inspiração no filme AVATAR é resultado de uma parceria global inédita entre uma das marcas mais inovadoras da indústria do entretenimento e a oitava marca mais valiosa do mundo, a Mercedes-Benz, e mostra uma interação perfeita entre homem, máquina e natureza.

O Design UX - Interação Intuitiva
Os designers de UX (User Experience) da Mercedes-Benz moldam a relação entre homem e máquina e vice-versa. O foco está em oferecer operações mais simples e intuitiva aos usuários, como exibir as informações corretas no momento certo - e apenas enquanto for realmente necessário.

· Controle intuitivo
O Mercedes-Benz VISION AVTR já responde à abordagem dos passageiros visualizando o fluxo de energia e informação do ambiente com neurônios digitais que fluem através da grade a partir das rodas para a área traseira. A primeira interação entre o homem e o veículo ocorre de maneira totalmente intuitiva por meio da unidade de controle: ao colocar a mão no console central, o interior ganha vida e o veículo reconhece o motorista pela respiração. Isso fica visível no painel de instrumentos e na mão do usuário. Assim, o VISION AVTR estabelece uma conexão biométrica com o condutor e aumenta sua conscientização sobre o meio ambiente.

· O veículo como um espaço de experiência imersivo
A conexão visual entre passageiros e o mundo exterior é criada pelo módulo de exibição curvo, que substitui um painel convencional. O mundo exterior ao redor do veículo e a área circundante são mostrados em gráficos 3D em tempo real e, ao mesmo tempo, mostram o que está acontecendo na estrada diante do veículo. Combinadas com linhas de energia, essas imagens detalhadas em tempo real dão vida ao interior e permitem que os passageiros descubram e interajam com o meio ambiente de maneira natural, com diferentes vistas do mundo exterior.

· Família como foco principal
O VISION AVTR detecta automaticamente quando uma família está a bordo e se adapta de acordo com suas funções. Por exemplo, os bancos dianteiros são conectados ao banco traseiro por meio da função Child Connect. Os monitores podem ser usados ​​para monitorar o bem-estar das crianças na parte traseira pelos pais, na frente. Como uma conexão adicional entre os bancos frontais e a traseira, o pulso dos passageiros da frente na parte de trás dos bancos é visualizado pela luz. Isso dá aos passageiross mais jovens, em particular, uma sensação de conexão e segurança nos bancos traseiros.



O exterior - linguagem formal biônica
Quando as fronteiras entre homem e máquina são consideradas, a Mercedes-Benz combina luxo e sustentabilidade com o objetivo de tornar os veículos o mais econômico possível. Com o VISION AVTR, a marca agora mostra como um veículo pode se misturar harmoniosamente com o ambiente e se comunicar com ele. No ecossistema do futuro, o luxo definitivo é a fusão do homem e da natureza com a ajuda da tecnologia. 

O modelo é, portanto, um exemplo de luxo sustentável no campo do design. Assim que você entra, o veículo se torna uma extensão do seu próprio corpo e uma ferramenta para descobrir o ambiente, assim como no filme, os humanos podem usar avatares para ampliar e expandir suas habilidades.

Uma linguagem formal biônica inspirada na natureza caracteriza a aparência do VISION AVTR. Esse apelo sensual e inovador, com a linguagem de design "sem costura" típica do EQ, transforma o modelo em uma escultura de dentro para fora através de uma grande abertura oval em que o movimento espiral conecta o interior inseparavelmente ao exterior.


· Fusão holística do exterior e do interior
As conchas das portas transparentes dão a impressão de leveza e eficiência da carroceria do veículo com aparência biônica. Ao mesmo tempo, eles abrem a visão do interior e, assim, sublinham a abordagem holística do design: a fusão do exterior, interior e UX.

Todas as superfícies transparentes são enquadradas com a mais alta precisão por uma serigrafia decorativa. A espetacular abertura e fechamento das portas é inspirada nas asas de um banshee ou ikran, os montes voadores dos Na'vi da AVATAR.

O VISION AVTR impressiona com uma superfície prateada, além dos detalhes luminosos azulados, como na máscara frontal típica do EQ. Por outro lado, há o ouro-rosa quente dos braços expressivos do aro, que também é característico da linguagem de design da marca de produtos e tecnologia EQ.

· Comunicação e interação com o meio ambiente
O veículo se torna uma parte ativa de seu ambiente: 33 elementos de superfícies móveis multidirecionais na parte traseira do veículo permitem uma interação completamente nova do VISION AVTR com seus arredores. Esses "retalhos biônicos" lembram vários animais pandoranos e se comunicam por meio de movimentos naturais em gestos sutis. 

Tanto os "retalhos biônicos" quanto as linhas de luz neurais reagem à abordagem de fora e também refletem - conectando-se ao motorista - às emoções e atividades dos ocupantes. A energia natural flui visivelmente através do veículo. 

As "abas biônicas" mudam de orientação em sintonia, a fim de apoiar de maneira ideal o veículo durante as manobras e expressar a conexão entre o homem e o veículo também no exterior. Além disso, eles podem ser usados ​​como painéis solares.


· Naturalmente dinâmico: Rodas inspiradas nas sementes da árvore sagrada
Os designers da Mercedes-Benz usaram os woodprites, as sementes da Árvore das Almas da AVATAR, como inspiração para o design das rodas, que incorporam a inteligência da natureza. Os degraus e os braços iluminados do aro se fundem em uma escultura de roda completamente nova que parece ter crescido organicamente. 

Os seis segmentos de aparência orgânica do aro são intercalados com guias de luz azul. Devido à sua forma quase esférica, as rodas permitem ao VISION AVTR experimentar novos movimentos de direção, bem como um pequeno círculo de giro e minimizar a superfície de contato dos pneus com o substrato. 

Todas as quatro rodas do veículo podem mudar de direção. Em combinação com a disposição dos eixos do VISION AVTR, é possível mover o veículo não apenas para frente e para trás, mas também na diagonal. Como resultado, o modelo alcança uma agilidade extremamente alta e o chamado "movimento do caranguejo" confere ao veículo-conceito uma aparência de animal, mesmo em seu movimento.


O interior - inspirado na natureza
Apesar de suas abordagens revolucionárias, o VISION AVTR segue a linguagem de design da marca de produtos e tecnologia EQ: A beleza, combinada com elementos digitais, cria tensão, as tecnologias do futuro distante sublinham a linguagem de design progressivo e luxuoso.

· Mesclagem interior e exterior
Pela primeira vez, a Mercedes-Benz trabalhou com uma abordagem de design completamente nova no design do VISION AVTR. O conceito holístico combina as disciplinas de design interior, exterior e UX desde o primeiro esboço. A percepção humana é o ponto de partida de um processo de design de dentro para fora. 

O processo de design começa com a experiência dos passageiros e concentra-se conscientemente na percepção e nas necessidades de cada um deles. O objetivo foi criar um veículo que prolongasse a percepção de seus ocupantes. Era também uma questão de criar um espaço de experiência imersivo no qual os passageiros se conectassem com o veículo e o seu redor de uma maneira única.

A estrutura distinta de dentro para fora do VISION AVTR combina o interior e o exterior para criar um todo emocional. A abertura lateral da linha externa percorre o interior e cria uma estrutura de loop muito generosa, inspirada na conexão entre os Na'vi no filme AVATAR e seu ambiente natural em Pandora.

· Inspirado pela Mãe Natureza
A natureza serve como a principal fonte de inspiração para o interior do VISION AVTR: toda a estrutura é projetada a partir de uma linha e assume formas orgânicas. Elementos florais e tecidos suaves do interior contrastam com contornos dinâmicos. 

As faixas de luz nos assentos encontram sua extensão óptica em projeções no console central. O interior é animado com linhas de energia e gráficos em tempo real. A experiência do usuário como elemento central do VISION AVTR é comparável a um organismo simbiótico. Assim que os passageiros embarcam e se sentam, eles se fundem com o veículo e podem literalmente sentir o mundo ao seu redor e experimentá-lo ainda mais conscientemente. 

Elementos técnicos e funcionais podem ser operados intuitivamente. Este veículo não possui botões ou interruptores visíveis, as funções são projetadas no corpo ou na mão do condutor ou do passageiro - um novo nível de fusão homem-máquina. A tecnologia só é visível quando o motorista realmente precisa e deseja uitlizá-lo. O design do painel destaca essa experiência natural com uma aparência atmosférica e luminosa.


· Materiais sustentáveis ​​para um ambiente luxuoso e sustentável no interior do VISION AVTR
Grandes áreas, como a concha traseira do banco e o céu, são decoradas com um tecido que muda de cor, inspirado no mundo das cores do mar. Dependendo da luz, o tecido muda de cor de azul escuro para um sutil azul claro. 

Estes assentos são refinados pelo couro vegan DINAMICA®. DINAMICA® é a primeira e única microfibra que garante a sustentabilidade ambiental ao longo de todo o ciclo de produção. Trata-se de um material reciclado feito a partir de roupas velhas, bandeiras e garrafas de plástico PET. 

Durante a produção é dada atenção às baixas emissões de poluentes e ao baixo consumo de energia. Graças à sua versatilidade, desempenho máximo e alta qualidade, o DINAMICA® é adequado para uso em interiores de automóveis de luxo. Também garante resistência ao deslizamento para os passageiros nos assentos. A suavidade do material dá aos ocupantes uma sensação de "bem-vindo em casa".

No branco cristalino, DINAMICA® é impresso um gráfico abstrato com um gradiente sutil que visualmente fortalece a conexão com a natureza mais uma vez. O piso é decorado com uma madeira inovadora chamada Karuun®. O material fornece calor interior e irradia naturalidade. A combinação de materiais técnicos e naturais cria um clima interno agradável.

“Para mim, a inspiração no filme traz uma perspectiva muito ampla para um futuro sustentável. O mundo do AVATAR é um cosmos cheio de novas formas e cores, e essas inspirações são indiscutivelmente inspiradoras para os designers. Basta pensar em todos os ambientes extraordinários, formas de vida e também na cultura dos habitantes indígenas Na'vi. O mundo da Pandora está intimamente relacionado à nossa filosofia de design de sensual purity e à versatilidade das nossas marcas. Os Na'vi, como seres vivos altamente inteligentes, desenvolveram formas de transporte fascinantes e até aventureiras. AVATAR também é um filme em que a mobilidade e as dimensões desempenham um papel central e a conexão dos seres humanos com a natureza foi, obviamente, uma grande inspiração para nós”, conclui Gorden Wagener, Chief Design Officer do Grupo Daimler.

Para baixar os vídeos da CES 2020, acesse o link: https://we.tl/t-RSKXFqqIde

Projeto da Fundação VW, voltado à inclusão escolar de crianças, ganha prêmio e será apresentado na ONU.



O projeto Brincar, iniciativa da Fundação Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, foi um dos vencedores do prêmio internacional Zero Project 2020, na categoria de práticas inovadoras. O reconhecimento global é oferecido pela instituição austríaca Essl Foundation e está voltado aos direitos das pessoas com deficiência.

Os projetos premiados serão apresentados na Zero Project Conference, que ocorrerá em fevereiro no escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) em Viena, Áustria. Foram 86 vencedores de 56 países, entre 469 inscritos.

“Esse reconhecimento vem coroar os esforços da Fundação Volkswagen em prol da inclusão de pessoas com deficiência, sobretudo por meio de iniciativas que garantam uma escola de qualidade para todos. Com o Zero Project será possível multiplicarmos os aprendizados e experiências do projeto Brincar, inspirando ações ao redor do mundo que valorizem práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil”, comemorou Vitor Hugo Néia, diretor de Administração e Relações Institucionais da FVW.

As iniciativas também serão disponibilizadas gratuitamente em plataformas e publicações mantidas pela Essl Foundation. Além do Brincar, outros quatro projetos brasileiros foram contemplados, entre eles o Diversa, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes que conta, em seu formato presencial, com apoio da Fundação Volkswagen.

Sobre o BrincarO Brincar é um projeto de educação realizado pela Fundação Volkswagen em parceria com a ONG Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Seu objetivo é contribuir para o fortalecimento da qualidade da educação, em uma perspectiva acessível e inclusiva, que envolve a todos: alunos, comunidade escolar e familiares. 

Ao brincar, a criança fortalece vínculos e desenvolve competências essenciais. O projeto contribui para que o brincar cumpra, também, outro papel fundamental: o da inclusão. Isso acontece independentemente das condições físicas, intelectuais ou sociais das crianças, especialmente no início da trajetória escolar. A inclusão de pessoas com deficiência é uma das causas apoiadas pela Fundação VW.

Pop-Up Store da BMW expõe Série 7 híbrido com arte de Gabriel Wickbold. Em janeiro, o espaço da fabricante premium em São Paulo traz o modelo customizado pelo fotógrafo paulistano e expoente no meio artístico. Custa R$ 499.950,00




São Paulo, 13 de janeiro de 2020 — Durante todo o mês de janeiro, os visitantes da Pop-Up Store da BMW, no Shopping Cidade Jardim, vão poder apreciar de perto o talento do fotógrafo paulistano Gabriel Wickbold. A dica para o período de férias é conferir gratuitamente o BMW Série 745 Le M Sport, versão híbrida plug-in customizada do modelo, com arte desenvolvida pelo artista e exposto no local.

Além da novidade, será possível encontrar outras obras assinadas por Wickbold no espaço, que tem seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior. Em novembro do ano passado, como parte da parceria recente com a BMW, o trabalho do fotógrafo também ilustrou a loja conceito da marca na famosa avenida Georges V, em Paris, na capital francesa.

“A ideia de usar tecnologia para inspirar e criar, como a BMW fez o Série 7 híbrido plug-in, é similar ao meu processo artístico de criação. Por isso, escolhemos um trabalho que tivesse movimento, que remetesse à velocidade, sofisticação e à tecnologia do BMW Série 7. ”, destaca Wickbold, sobre a arte desenvolvida para o BMW Série 7.

“Arte é um pilar importante para o BMW Group, que apoia diversas iniciativas globalmente. Apreciamos muito as obras do Gabriel, pois, assim como a BMW, o artista propõe a união entre tecnologia, o belo e o design como referência de vanguarda”, explica Jorge Junior, Head de Marketing da BMW do Brasil. “Além disso, ele coloca muita paixão e dedicação em tudo o que faz, dois comportamentos muito importantes para a BMW”, acrescenta.

O BMW 745Le M Sport combina motores elétrico e a combustão, tração traseira, sistemas assistentes de condução semiautônoma, tecnologia, sofisticação e potência combinada de 394 cavalos. 


A nova versão híbrida plug-in do sedã de alto luxo é oferecida no Brasil ao preço de R$ 499.950,00, incluindo o Wall Box, que permite carregar o modelo para que funcione no módulo 100% elétrico. Fabricado em Dingolfing, na Alemanha, possui estrutura Carbon Core, desempenho de esportivo e diversas tecnologias de assistência ao motorista, Além disso, oferece o equilíbrio perfeito entre conforto, eficiência e performance esportiva. 

As tecnologias do modelo incluem o assistente pessoal em português, aumentando a interação do cliente com o veçiculo, conscierge 24 horas, TV digital, conexão com internet e diversas outras tecnologias, sem custos de assinatura.

Serviço
Exposição BMW Série 7 híbrido customizado por Gabriel Wickbold
Local: Loja conceito da BMW, localizada no 2º piso do Shopping Cidade Jardim.
Data: até 31/01, das 10h às 22h, durante a semana, e das 14h às 20h aos finais de semana.

Vitória brasileira no Dakar. Varela e Gugelmin venceram a especial desta segunda-feira



A dupla brasileira Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin venceu hoje (13/01) a oitava etapa do Rally Dakar, que está sendo realizado pela primeira vez na Arábia Saudita. Campeões da prova em 2018 na categoria UTV, o duo da equipe Monster Energy/Can-Am completou os 474 km de especiais do dia (trechos cronometrados em alta velocidade) em 4h50min48s. Ao todo, incluindo os 239km de deslocamentos, nesta segunda-feira os participantes percorreram 713km. Depois da inusitada quebra da barra de direção adaptada pela equipe logo no primeiro dia de corrida, fato que os relegou ao 36º lugar, os brasileiros agora ocupam a 10ª posição, executando uma corajosa prova de recuperação no deserto saudita.

O trajeto todo foi realizado na região de Wadi Al-Dawasir, com destaque para o percurso em cânions e montanhas, além de trechos de velocidade pura, com os pilotos tirando o máximo de seus veículos. Devido ao luto pelo falecimento do motociclista português Paulo Gonçalves, ontem em pleno deserto, as categorias moto e quadriciclo não competiram nesta segunda-feira. Apenas UTVs, carros e caminhões largaram para a oitava etapa. Mas o grid completo estará em ação a partir de amanhã.


“Esta especial foi bem ao nosso estilo, mesclando velocidade e trechos nos quais a navegação do Gustavo sempre faz a diferença”, comenta Reinaldo Varela. “Andamos forte quando era possível e fomos ágeis na hora que precisamos. O nosso UTV, um Can-Am Maverick X3, foi novamente um guerreiro – resistiu bravamente à pancadaria constante. É uma combinação muito boa em uma corrida longa, cansativa e cheia de adversidades como tem sido esse Dakar”, avaliou o piloto, lembrando que até agora os competidores percorreram 5.165 km, a maior parte no deserto.

Expectativa
Em termos de extensão, o percurso desta terça-feira será o maior de toda a 42ª edição do Rally Dakar. “O trajeto deve ter 891km no total, com praticamente a metade, 415km, de especiais”, observa Gustavo Gugelmin. “A informação que temos é que deve ser o trecho com menos extensões de areia. Mas isso não quer dizer que será mais fácil. Neste Dakar, a maior dificuldade tem sido justamente fora das dunas, com a quantidade e o tamanho das pedras – algumas delas capazes de destruir o carro em uma batida ou fazê-lo capotar, como já aconteceu várias vezes nos últimos dias. Só amanhã vamos saber exatamente o que nos espera”, conclui o navegador da equipe Monster Energy/Can-Am.


Paulo Gonçalves. O adeus ao piloto que socorria os amigos acidentados e em dificuldades nas pistas




Piloto português de 40 anos morreu neste domingo durante a sétima etapa do Dakar. Muito respeitado por todos no meio, além das suas qualidades esportivas ficou conhecido pelas constantes atitudes de grande esportivismo no auxílio aos colegas em dificuldades.
Paulo Gonçalves participava no 13º Dakar da sua carreira. Na edição de 2015 conseguiu um honroso segundo lugar.

Há um código de ética entre os pilotos do Dakar que (quase) todos cumprem à risca - nunca deixar um companheiro/amigo em dificuldades para trás. Paulo Gonçalves era um desses pilotos de causas, um aventureiro, um guerreiro, que ao longo das suas 13 participações no rali deu vários exemplos de camaradagem. 

Perseguiu sempre o sonho de um dia vencer a mais dura prova de todo-o-terreno do mundo. Mas neste domingo, aos 40 anos, perdeu a vida após uma queda quando seguia a alta velocidade na sétima etapa, que ligava Riade e Wadi-al Dawasir, na Arábia Saudita.

Quando a equipa médica chegou ao local, às 10,16h, oito minutos depois de ter sido dado o alerta, Paulo Gonçalves já estaria inconsciente e em paragem cardiorrespiratória. Foi transportado de helicóptero para o Layla Hospital, onde a morte foi confirmada. 

"O helicóptero com a equipa médica chegou perto do motociclista às 10,16h e encontrou-o inconsciente depois de ter sofrido uma paragem cardíaca. Após esforços para o ressuscitar no local, foi levado para o Layla Hospital, onde infelizmente foi declarado o óbito", escreveu a equipa do Dakar na sua página na internet.

"É uma grande consternação, uma tristeza imensa. Quando morre um piloto já ficamos abatidos, agora tratando-se de um português e que ainda por cima eu conhecia bem... deram-me a notícia logo pela manhã, estava a sair do avião que me trouxe de Riade. Sabem que eu sou português.., a morte do Paulo é grande choque. É muito complicado recebermos uma notícia destas no meio do deserto", lamentou Pedro Melvill de Araújo, diretor do Rali da Madeira, que está no Dakar como comissário desportivo da Federação Internacional do Automóvel (FIA), na qualidade de presidente do Colégio de Comissários Desportivos, que recorda um piloto corretíssimo e uma referência para todos na modalidade.

"Ele era muito respeitado por todos os pilotos e era sempre um candidato à vitória nas motos. Era um piloto de causas, que mesmo sabendo das penalizações ajudava sempre os colegas em dificuldades. E foram muitos os exemplos ao longo das várias edições do Dakar. Infelizmente não conseguiu cumprir o sonho que sempre perseguiu, o de vencer um Dakar. Mas a sua lenda vai ficar para sempre. Será para sempre recordado como um piloto de nível mundial", acrescentou.

De acordo com Pedro Melvill de Araújo, a queda terá sido causada pelo terreno acidentado: "Não é nada de oficial ainda, mas o que se diz por aqui é que terá sido pela forma do terreno, um declive de areia ou algo do género. Foi uma queda muito forte, a alta velocidade, num terreno propício a isso. Ele terá perdido controlo da moto."

Jorge Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), soube da notícia logo pela manhã, através de um telefonema de David Castera, o diretor da prova. "Disse-me que o encontraram já morto. Foi em reta, o que é estranho. Não sabem o que aconteceu. Não posso estar mais triste. Era um piloto que eu adorava e que conhecia desde pequenino. Era um exemplo como piloto e como pessoa."


O momento em que Paulo Gonçalves é assistido depois da queda que o vitimou na sétima etapa. 

Foram várias as vezes em que Paulo Gonçalves, natural de Esposende, parou a sua moto para dar auxílio a outros pilotos que sofreram quedas. Um dos maiores exemplos foi na edição de 2016 do Dakar, quando assistiu Matthias Walkner. 

O austríaco era um dos favoritos à vitória, mas nem isso impediu o português de auxiliar o piloto da KTM. Paulo Gonçalves liderava a prova, nesse dia 9 de janeiro, mas mesmo assim optou por parar 10 minutos e 53 segundos. Não vendeu o Dakar, mas o gesto valeu-lhe o Prêmio Ética no Esporte, do Instituto Português do Desporto e Juventude.  

"No Dakar o risco está sempre à espreita. Não sou um herói, sou um ser humano com respeito pelos outros. A nossa vida vale mais do que qualquer vitória, sem ela não vencemos. O espírito do Dakar é isso mesmo. Passamos muitas horas sozinhos, muitas vezes no deserto. Umas vezes ajudamos, noutras somos ajudados", disse na altura ao DN.

Neste domingo, Matthias Walkner fez questão de recordar esse gesto de desportivismo do português, numa mensagem deixada nas redes sociais em que surge ao lado de Paulo Gonçalves numa cerimónia de pódio. "É exatamente assim que te vou lembrar. RIP Campeão. Isto é horrível. Os resultados e a luta por um lugar no topo, de repente, não interessam nada! O Paulo era um veterano aqui. Ele parou e ajudou-me quando tive um acidente em 2016, era um atleta incrivelmente simpático, prestável e justo", escreveu o austríaco na rede social Facebook, lembrando que há alguns dias o português lhe disse que esta "seria a sua última temporada". Walkner termina a publicação com a frase: "É tão trá
gico, que nem sei o que dizer."

© FRANCK FIFE/AFP / Diário de Notícias / Nuno Fernandes

domingo, 12 de janeiro de 2020

BMW convoca os 1.564 proprietários das várias versões do X6 para recall para correção da peça de fixação do Isofix



A BMW do Brasil convoca os proprietários do modelo BMW X6 nas versões X6 xDrive50i, X6 xDrive35i, X6 xDrive30d e X6M, fabricados entre maio de 2014 e março de 2019, a entrarem em contato com uma concessionária autorizada da BMW para agendar, gratuitamente, a correção da peça de fixação ISOFIX dos veículos afetados.

Verificou-se que ao usar cadeiras de criança com fixação ISOFIX e apoio adicional na parte inferior do veículo, o aro de fixação ISOFIX pode sofrer fraturas por vibração. Ocorrendo a falha, em caso de o aro de fixação ser partido, a fixação da cadeira de criança não é mais possível, na medida em que o suporte ISOFIX pode se desprender do banco. Neste caso, não se descarta a possibilidade de acidentes fatais ou de acidentes que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.

A BMW do Brasil orienta que os proprietários dos veículos afetados não utilizem as cadeiras de criança até que seja efetuado o reparo da peça de fixação ISOFIX.

Um total de 1.564 veículos estão envolvidos neste recall, conforme tabela abaixo. Os chassis não sequenciais envolvidos são:


MODELODEATÉ
X6 xDrive50iWBAKU6100F0G57713WBAKU610XG0N49548
X6 xDrive35iWBAKU2100G0N29477WBAKU210XKLN98734
X6 xDrive30dWBAKV2100G0R26619
X6MWBSKW8100G0P67807WBSKW810XKLE85152


Para verificar se a sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou para mais informações, por favor, acesse www.bmw.com.br e clique na opção “Recall”, “Ferramenta de Busca de Recall”, “Busca de Recall” ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para recall, 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.

Os serviços poderão ser agendados de imediato, com início de atendimento a partir do dia 15 de fevereiro de 2020 e levam cerca de 02 horas.

sábado, 11 de janeiro de 2020

Lançamentos de 2020 na coluna do Fernando Calmon



Coluna                       
Fernando Calmon 


Nº 1.079 — 11/1/20




GRANDES LANÇAMENTOS EM 2020


O ano de 2019 foi muito bom para a indústria automobilística brasileira, mas poderia ter sido melhor. O mês de dezembro, por exemplo, alcançou a melhor média diária de vendas em seis anos, com 13.173 unidades. Isso ajudou a baixar o estoque total nas fábricas e concessionárias de 38 dias em novembro para 33 dias em dezembro, ligeiramente abaixo da média considerada normal de 35 dias. No entanto, as previsões iniciais para 2019 eram de crescimento entre 11 e 12% e acabou fechando em 8,6%.

As 2.787.850 unidades de veículos leves e pesados vendidas em 2019 foram suficientes para o Brasil subir de oitavo para sexto lugar entre os mercados mundiais. Porém ainda distante dos 3,8 milhões de 2012, quando o País foi o quarto maior do mundo. Produção total foi prejudicada pela queda das exportações, basicamente em razão da Argentina. Crescimento foi de apenas 2,3% sobre 2018 para 2,94 milhões de veículos.

Não houve mudanças na posição das 10 principais marcas. Chevrolet (18%), VW (16,3%), Fiat (13,4%), Renault (9,5%), Toyota (8,5%), Ford (7,6%), Hyundai (7,5%), Jeep (4,6%), Honda (4,5%) e Nissan (3,9%). Os SUVs desbancaram pela primeira vez os sedãs na preferência dos compradores, ficando apenas atrás dos hatches. 

Os motores de 1 litro, graças às versões com turbocompressor, subiram sua participação para 39%, a maior dos últimos oito anos.

O que esperar de 2020? Tradicionalmente, Fenabrave e Anfavea fazem suas previsões logo no começo de janeiro. Ambas confiam no crescimento da economia duas vezes maior, inflação controlada, oferta de crédito em ascensão, financiamentos com juros menores, consumidor mais confiante e nível de emprego em leve recuperação.

Em geral, a entidade das concessionárias é mais conservadora nas projeções, porém para este ano estimou aumento nas vendas de automóveis e veículos comerciais leves e pesados de 9,6%. A Anfavea espera números fracionalmente menores com o mercado interno 9,4% maior que 2019 e 3,050 milhões de unidades vendidas.

O ano de 2020 também terá muitas novidades, o que ajuda a aquecer o mercado e animar o consumidor a ir às compras. Será um período de grandes lançamentos e renovações em maior ou menor escala. Haverá produtos inteiramente novos, mudanças de geração de modelos existentes, versões inéditas de carros já no mercado e atualizações de ano-modelo.

No primeiro grupo enquadram-se SUV compacto com linhas de cupê VW Nivus, SUVs médios Ford Territory e Escape, sedã compacto Kia Rio, picape média Jeep Gladiator, SUV médio Chevrolet (ainda sem nome), SUV crossover Citroën C5 Aircross, Porsche Taycan, SUV clássico Land Rover Defender e da Chery SUV de sete lugares Tiggo 8, sedã médio Arrizo 6 e SUV de luxo Exeed. Mudanças de gerações também serão numerosas como hatch compacto Peugeot 208, SUV compacto Chevrolet Tracker, Honda Fit, sedã compacto Nissan Versa, picape compacta Fiat Strada e SUVs compactos Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA.

Entre as versões inéditas estarão Polo e Virtus GTS, Onix hatch RS e picape média Amarok de 258 cv. Das atualizações de ano-modelo destaques para SUV compacto Renault Duster e talvez o subcompacto Kwid, picape média Chevrolet S10 e SUV médio-grande Trailblazer.

ALTA RODA

PICAPES pesadas, até agora, dependiam de oferta superlimitada e restrita à marca Ram, da FCA. Mas, o grupo ítalo-americano vai importar no segundo semestre a nova 1500, bem maior que as picapes médias atuais (em média meio metro mais comprida). Rivais diretas Ford F-150 (esta já em pré-venda na Argentina) e Chevrolet Silverado também poderão chegar ao Brasil.

VANTAGEM da Ram 1500 é que não exigirá Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de profissional, além do preço um pouco menor. No caso da Ram 2500, antes importada a conta-gotas, sempre se tornou um limitador de vendas seu peso bruto total de 4.500 kg. Isso obriga a portar a mesma CNH de motorista de caminhão, que poucos estão dispostos a obter.

PEUGEOT 2008 turbo, com câmbio automático de seis marchas, destaca-se por acelerações bem rápidas e o prazer proporcionado pelo volante de menor diâmetro entre os SUVs compactos. Interior bem acabado e iluminado por teto solar panorâmico também agradam, além de numerosos itens de série e seis airbags. Espaço no banco traseiro é o seu ponto fraco.

VOLKSWAGEN implanta agora no mercado europeu, a partir do novo Golf de oitava geração, plano de manutenção com intervalos estendidos de 12 para 24 meses. Progressivamente será aplicado ao resto da linha. Limites de quilometragem percorrida continuarão sendo considerados, para quem roda acima da média. Boa economia de custos, além de conveniência.

MAIS um golpe de frentistas de postos. Quando pedem para verificar nível do óleo, aproveitam para abrir a tampa do vaso expansor do sistema de arrefecimento. Isso leva a uma leitura errada do nível do fluido (água destilada e etilenoglicol) e aproveitam para vender “reposição” por até R$ 100. Para checar o nível, não precisa abrir a tampa. Reclame e não volte a este posto.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

47ª Couromoda, de 13 a 15 de janeiro de 2020, no ExpoCenter, em São Paulo




Acontece entre os dias 13 e 15 de janeiro, a 47ª edição da Couromoda, mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é integrado a 10ª edição da São Paulo Prêt-à-Porter - Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios, e terá pela primeira vez três dias de duração.
Sempre abastecida com inovações e tendências, o evento apresenta cerca de 2.000 coleções dentro dos segmentos feminino, masculino, infantil, bolsas e acessórios, que representam em torno de 90% da produção brasileira de calçados e acessórios. No local, são gerados negócios que movimentam o setor ao longo de todo o ano entre os principais players e lojistas de todo o Brasil.

SERVIÇO:
COUROMODA

47ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda

@couromoda


SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER
10ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios
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13 a 15 de janeiro de 2020 (segunda-feira a quarta-feira)
Das 9h às 19h (diariamente)
Expo Center Norte - São Paulo/SP


Volkswagen é líder de mercado pelo 16º ano consecutivo na Argentina Nos 12 meses do ano, a Volkswagen comercializou 68.600 unidades no país. - A marca alemã comercializou 68.600 unidades no país em 2019, atingindo 15,6% de participação no mercado argentino. Amarok e T-Cross lideram




A marca Volkswagen fechou o ano de 2019 na liderança de vendas do mercado argentino, posição que sustenta há 16 anos de forma ininterrupta. Nos 12 meses do ano, a Volkswagen comercializou 68.600 unidades, o que representa 15,6% de participação de mercado, crescendo em relação a 2018.

Dentre os modelos de maior sucesso, destacam-se o Gol, com 13.600 unidades emplacadas em 2019, e o T‑Cross, com 3.700 unidades vendidas desde o seu lançamento em julho no mercado argentino, tornando-se uma referência no segmento de SUV compactos e liderando as vendas no varejo. 


A Amarok também foi um destaque no ano, com 12.700 unidades emplacadas. A pick-up Volkswagen está consolidada no segmento de pick-ups e figura no ranking dos 10 veículos mais vendidos da Argentina em 2019.

Além disso, a marca lançou vários produtos ao longo do ano, que têm contribuído para esse expressivo resultado, como o Vento GLI (no Brasil, recebe o nome de Jetta GLI), Novo Gol Automático e Novo Touareg. 


Adicionalmente, a Volkswagen tem somado tecnologia e inovação ao processo de venda de veículos, por meio da implementação do DDX (Digital Dealer Experience). Essa plataforma digital vai inovar ainda mais em 2020 e se estenderá a toda a rede de concessionários Volkswagen na Argentina.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Coluna Mecânica Online: do velho quebra-sol ao protetor virtual contra o sol







10 de janeiro 2020


Visor Virtual mostra futuro do quebra-sol 95 anos depois




Todos os anos milhares de acidentes de carros estão relacionados com o brilho do sol, você acredita? Estudos indicam que o risco de um acidente de carro é 16% maior com incidência direta da luz solar. Os dados foram resultados de estudos do National Highway Traffic Safety Administration.

E quem poderia nos salvar? O quebra-sol. Isso porque a luz solar causa cegueira temporária, fato que acarreta o dobro de acidentes de carro do que qualquer outra condição climática.

O quebra-sol tradicional não está equipado para lidar adequadamente com essa questão de segurança. Na melhor das hipóteses, ele bloqueia parte da luz do sol nos olhos, mas junto disso, parte da visão também é bloqueada.




Pensando nisso, a Bosch oferece uma solução com o revolucionário Visor Virtual – um LCD transparente e uma câmera intuitiva, que substituem completamente o quebra-sol convencional dos veículos: a tecnologia utiliza algoritmos inteligentes para bloquear intuitivamente o brilho do sol e não a visão da estrada à frente – trata-se da inovação de um item que já existe há quase um século.

"Para a maioria dos motoristas em todo o mundo, o visor, como conhecemos, não é suficiente para evitar a incidência direta da luz do sol nos olhos – especialmente ao amanhecer e anoitecer, quando o sol pode diminuir bastante a visão dos motoristas", afirma Dr. Steffen Berns, presidente da Bosch Car Multimedia.

"Algumas das inovações mais simples causam o maior impacto, e o Visor Virtual muda a maneira como os motoristas veem a estrada".

O Visor Virtual, que foi reconhecido como Melhor da Inovação no CES 2020 Innovation Awards, foi lançado na edição do evento deste ano, em Las Vegas. A tecnologia também recebeu o prêmio na categoria Entretenimento e Segurança, em virtude das classificações mais altas de um painel de juízes que incluiu designers, engenheiros e membros da mídia especializada em tecnologia.

Um quebra-sol adequado para o futuro 
O Visor Virtual vincula um painel LCD a uma câmera de monitoramento do motorista ou ocupante para rastrear a sombra projetada pelo sol no rosto dos indivíduos.

O sistema usa inteligência artificial para localizar o motorista na imagem da câmera e também para determinar os pontos de referência no rosto – incluindo os olhos, nariz e boca – para que ele possa identificar sombras.

O algoritmo analisa a visão do motorista, escurecendo apenas a seção da tela em que a luz bate nos olhos. O restante da tela permanece transparente – o que favorece a visão, já que não há um escurecimento total do display.



"Descobrimos no início do desenvolvimento que o usuário ajusta o quebra-sol para projetar sombra nos olhos", afirma Jason Zink, especialista técnico da Bosch na América do Norte e um dos co-criadores do Visor Virtual. "Essa percepção foi essencial para ajudar a simplificar o conceito do produto e impulsionar o design da tecnologia".

O uso criativo da tecnologia de cristal líquido para bloquear uma fonte de luz específica diminui a incidência da luz solar, o incômodo do motorista e o risco de acidentes, aumentando a visibilidade, o conforto e a segurança dos condutores.



Inovação que começou com um monitor reciclado - Desde a fase original de concepção até os testes e prototipagem, o Visor Virtual é uma solução que foi gerada graças à cultura de inovação estabelecida na Bosch.

Os funcionários são incentivados a aplicar metodologias enxutas para confirmar os benefícios para o cliente, o potencial de mercado e a viabilidade de novas ideias, que são validadas pelos pares e aprovadas para desenvolvimento.

"Construímos uma cultura para fortalecer nossos colaboradores, colocando-os na liderança", disse Mike Mansuetti, presidente da Bosch na América do Norte. O Visor Virtual foi desenvolvido por uma equipe na América do Norte como parte das atividades internas de inovação da Bosch.

"Como uma líder global no fornecimento de tecnologia, entendemos que a inovação pode vir de qualquer nível de uma organização e queremos ver isso crescer e acontecer cada vez mais".



Um grupo de três engenheiros de powertrain, liderado por Zink, desenvolveu a ideia do Visor Virtual e criou protótipos durante o tempo livre para garantir financiamento interno para o conceito do projeto.

"Como muitas ideias iniciais, estávamos trabalhando com capital e recursos limitados", afirma Zink. "O protótipo original, usado no primeiro lançamento do conceito, foi feito a partir de um monitor LCD antigo que recuperamos de uma lixeira".

A equipe responsável pela criação do Visor Virtual recebeu orientação dos executivos da Bosch, que buscaram financiamento e desenvolveram versões adicionais do produto. Por fim, o produto foi transferido para a divisão Bosch Car Multimedia.

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