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segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Coluna Mecânica Online mostra os pesados no caminho da sustentabilidade



A indústria no rumo 
da sustentabilidade







Em nossa rotina de redação é cada vez maior a utilização do termo sustentabilidade em muitas matérias da indústria automotiva como um todo, quer automóveis ou mesmo caminhões, motores e tecnologias.

A sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Partindo dessa definição temos que a palavra sustentável, derivada do latim “sustentare”, significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.
O conceito amplo de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, ele pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta.

O chamado tripé da sustentabilidade, apresentado pela professora de biologia, Lana Magalhães, compreende três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta.

Social
Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.
Ambiental - Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.

Econômico
Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.
A indústria cada vez mais demonstra sua preocupação nas ações de melhoria da sustentabilidade. Participamos de muitos eventos e acompanhamos o esforço na busca por um mundo melhor, mais eficiente na forma social, ambiental e economicamente viável.
Vou citar algumas ações que demonstram muito bem o rumo da sustentabilidade adotado pela indústria.

Ônibus GNV e/ou biometano
A dependência 100% ao diesel fica cada dia mais difícil de ser defendida do ponto de vista da sustentabilidade para melhorar o planeta. As emissões de CO2 contribuem para o aumento da poluição global. 
A Scania, parceira líder na transição para um setor de transporte mais sustentável, faz parte do problema e trabalha para ser parte da solução na busca por alternativas ao diesel. 
Neste momento, o ideal para o ‘Aqui e Agora’ no Brasil é o ônibus movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, que se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental.


Também é da Scania o primeiro caminhão movido a GNV (Gás Natural Veicular) e/ou biometano que circula pelo Nordeste brasileiro. O R 410 6x2 da marca chegou em solo pernambucano para cumprir mais uma etapa da jornada da empresa pela sustentabilidade no transporte.

A parceria da Scania com a Fundação SOS Mata Atlântica continua um sucesso. Desde 2018, quando as primeiras mudas começaram a ser semeadas, até o final de 2020 a quantidade plantada será de quase 75 mil. O que vai gerar uma compensação de 12,3 mil toneladas de CO2, de acordo com a ONG.

Neste primeiro momento, cada caminhão, ônibus, motor, financiamento ou cota de consórcio vendidos valerá uma muda. Em 2018, a “Floresta Scania” recebeu 18 mil mudas, relativas a 15 mil produtos vendidos e 3 mil financiamentos do Scania Banco. Uma compensação de 3 mil toneladas de CO2.

Uma parceria da Mercedes-Benz com o Grupo HEINEKEN e a Dinon Transportes, em prol da redução de emissões e sustentabilidade ambiental, ganhou o importante reconhecimento do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB).

Esse case de boa prática consiste na utilização de veículo com sistema de propulsão convencional (motor de combustão interna e transmissão automatizada) com parâmetros de software customizados no módulo de Powertrain (motor e transmissão) e acessórios aerodinâmicos, além do sistema de gestão de frota Fleetboard da Mercedes-Benz e treinamento completo do motorista sobre Eco Driving e Road Safety.

Já o Circuito de Sustentabilidade no Polo Automotivo da Jeep, em Goiana, Pernambuco, mostra a evolução em seu desenvolvimento desde sua inauguração e muitas ações com foco na eficiência sustentável.

Entre elas citamos o Programa de Biodiversidade da Jeep que objetiva a recuperação da mata atlântica nativa do sertão brasileiro. Desde 2014, já foram plantadas mais de 70 mil mudas de 289 diferentes espécies, sendo 27 em extinção. Os locais para o plantio são escolhidos com cuidado, para a formação de corredores ecológicos e atrair a fauna local.

Outra que anunciou sua estratégia de sustentabilidade ambiental foi a Cummins Inc. (NYSE: CMI) que inclui metas que atendem ou excedem os limites do Acordo de Paris das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Em 2050, a Cummins terá como meta emissões zero de carbono.
Durante a CES 2020 a Toyota resolveu apresentar a cidade do futuro, que combina tecnologia, mobilidade e sustentabilidade juntas para uma vida melhor. 

A cidade é planejada para ser sustentável, com edificações feitas principalmente de madeira tradicional japonesa para reduzir a pegada de carbono, e construções típicas do País. Os telhados gerarão energia solar. A maior fonte de energia, o hidrogênio. A vegetação, nativa.

Para o deslocamento dos moradores, apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono nas vias principais. Os e-Palletes serão utilizados para transporte e entregas. Diversos tipos de modais, para acomodar as mais diferentes realidades porque, sim, o futuro é mais sustentável e inclusivo.

Debater o futuro da mobilidade conectada será uma das missões da 29ª edição do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, evento que reunirá engenheiros e empresas do setor, entre os dias 8 e 10 de setembro, no São Paulo Expo.

A edição deste ano terá como tema central “O Futuro da Mobilidade Conectada, da Energia à Sustentabilidade” e pretende promover um debate sobre as principais soluções deste tema neste e nos próximos anos.

Em três dias o evento, que é visto pelo mercado como a maior vitrine e exposição de tecnologia da mobilidade do mercado nacional, unirá profissionais especializados nos principais temas da Engenharia para discutir os ecossistemas da mobilidade, desde a transformação de energia em movimento até as soluções sustentáveis na cadeia de desenvolvimento e produção.

Mecânica Online

Volkswagen
A Volkswagen do Brasil acaba de conquistar a certificação Top Employer 2020, o mais importante reconhecimento internacional da excelência nas práticas de Recursos Humanos. É a segunda vez consecutiva que a VW conquista este certificado e, em 2020, ainda é a única entre as montadoras do país a recebê-lo. O Top Employers Institute atua em 119 países de forma independente e conta com um processo de pesquisa e auditoria de 600 melhores práticas de gestão de pessoas.

Carnaval? A escola de samba Sociedade Rosas de Ouro, uma das mais tradicionais do carnaval paulistano, vai inovar no desfile em 2020. A escola vai levar para o Sambódromo do Anhembi o enredo “Tempos Modernos”, misturando diferentes experiências digitais interativas desenvolvidas em parceria com grandes empresas de tecnologia e centros acadêmicos, como a Poli – USP, o Centro Universitário FEI e o Instituo Mauá de Tecnologia.

Dentro desse conceito inovador, uma das atrações mais surpreendentes da Rosas de Ouro neste ano será o grupo cênico chamado de “Future-se!”, no qual vão desfilar 20 monociclistas conduzindo monociclos elétricos de última geração.

CAOA
A CAOA e suas operações, CAOA CHERY, CAOA Hyundai, CAOA HMB, CAOA SUBARU, CAOA Ford e Seminovos, atingiu a marca de 135.254 veículos vendidos durante o ano de 2019, observando um crescimento de 18,76% durante o período de 12 meses enquanto o mercado cresceu 8,6%.

O montante de Vendas da CAOA durante o período a colocaria na oitava posição do ranking de marcas que mais venderam no País em 2019. Entre os destaques de vendas da CAOA estão desde modelos recém-chegados ao Brasil, como os SUVs Tiggo 2, Tiggo 5x e Tiggo 7 ou veículos consagrados há mais de uma década, como o Hyundai HR.

Jeep® apresenta Gladiator Mojave, primeiro com selo Deserted Rated, e versões High Altitude no Salão do Automóvel de Chicago



- Os veículos Jeep® com o selo Desert Rated representam o que há de mais moderno em termos de capacidade e desempenho off-road de alta velocidade em ambientes difíceis de deserto e areia. 
- Os modelos Wrangler e Gladiator High Altitude reforçam uma combinação incomparável de design personalizado, conteúdo de última geração e tração 4x4

A Jeep® traz duas importantes novidades para seu portfólio de produtos para o Salão do Automóvel de Chicago (Estados Unidos), que começou dia 8 e vai até 17 de fevereiro. A marca Jeep® está inovando com o lançamento do Gladiator Mojave 2020, o primeiro veículo da marca a receber o novo selo Desert Rated. Além disso, apresenta também os novos Wrangler e Gladiator Premium High Altitude 2020, que oferecem estilo personalizado e sofisticado, interior bem equipado, uma longa lista de equipamentos de série de última geração e a lendária tração 4x4 da Jeep.

Os veículos Desert Rated representam o que há de mais inovador em recurso e desempenho off-road de alta velocidade ao percorrer ambientes áridos e desérticos. Os modelos Gladiator Mojave chegarão às concessionárias Jeep na América do Norte no segundo semestre de 2020.

“A capacidade 4x4 tem sido o principal pilar da Jeep e o novo Gladiator Mojave é uma extensão natural de nossa lendária liderança em 4x4 da classe Trail Rated. O Jeep Gladiator já é a picape de tamanho médio mais capaz do planeta e, com a adição do novo modelo Mojave, oferecemos a nossos clientes mais apaixonados um novo nível da capacidade de dominar terrenos arenosos em alta velocidade”, declara Jim Morrison, diretor da marca Jeep na FCA da América do Norte.


Evolução da lendária tração 4X4 da JeepA capacidade do Gladiator Mojave de enfrentar terrenos acidentados e difíceis é uma evolução natural da marca Jeep em sua história de quase 80 anos de liderança de veículo com tração 4x4. 

Os modelos Gladiator Mojave Jeep representam o que há de mais moderno em recurso e desempenho off-road de alta velocidade em ambientes desérticos, uma cortesia do renomado sistema 4x4 da marca com significativas inovações de suspensão e testes extensivos em terrenos desérticos e arenosos, que são difíceis para durabilidade e proteção do veículo.

O ponto de partida para o novo nível de robustez da edição Mojave é o sistema 4x4 Command-Trac do Gladiator, que oferece uma caixa de transmissão de duas velocidades com uma relação de marcha reduzida de 2.72:1, e eixos dianteiros e traseiros robustos Dana 44 de terceira geração com relação de eixo de 4.10:1 e diferencial traseiro de trava eletrônica padrão. O sistema 4x4 Command-Trac Jeep é usado para fornecer velocidades de operação superiores de 4LO (marcha reduzida) para escalada de dunas e outros desafios em desertos.

Um ângulo de abordagem inigualável de 44,7 graus, ângulo de ponto de inflexão de 20,9 graus, ângulo de partida de 25,5 graus e um espaçamento de solo líder de sua classe de 11,6 polegadas aprimoram as credenciais de off-road do Gladiator Mojave. 

Outros destaques do Gladiator Mojave incluem trilhos laterais deslizantes em areia Jeep Performance Parts, uma placa de proteção frontal prata para proteção em terreno arenoso difícil, articulação líder de sua classe e até 544kg de capacidade de carga e 2.721kg de capacidade de reboque.


Suspensão mais durável e 
amortecedores de alto desempenho
Para obter o selo Desert Rated pela primeira vez, os engenheiros da Jeep equiparam o Gladiator Mojave com amortecedores bypass internos de 2,5 polegadas FOX de alto desempenho especialmente ajustados para maximizar a dirigibilidade, conforto e resistência de toque no solo quando em alta velocidade em ambiente arenoso.

Os amortecedores FOX contêm passagens internas que permitem que o fluido passe pelo pistão através de portas reguladas quando ele passa pelo trajeto de suspensão. O resultado é uma direção previsível em condições de direção off-road normais, com a capacidade de aumentar a força de amortecimento em uso extremo.

Os reservatórios do amortecedor externos frontais e traseiros mantêm o fluido de amortecedor frio, impedindo a fadiga da peça durante percursos pelo deserto quente em alta velocidade. O fluido de suspensão de nível militar mantém o desempenho em temperaturas extremas e é o mesmo fluido usado em amortecedores de corridas off-road.


Os primeiros batentes antichoques hidráulicos frontais da indústria atuam como um par secundário de amortecedores, que fornecem força de amortecimento adicional quando a suspensão atinge uma compressão máxima para suavizar impactos e prevenir que atinja o solo em situações de off-road severas em alta velocidade. 

Eles combinam a tecnologia testada em corridas com novos recursos de ponta para fornecer desempenho de amortecimento aprimorado e controle de toque no solo nas últimas polegadas do trajeto da suspensão. 

Resumindo, os amortecedores e batentes antichoques fornecem aos motoristas confiança e capacidade, incluindo controle de impacto com o solo em terreno desértico difícil em altas velocidades, além de oferecer uma direção confortável em pavimentos irregulares ou de cascalho em estradas secundárias.

Um aumento de meia polegada na suspensão do Mojave oferece estabilidade adicional e permite o acomodamento dos amortecedores maiores. Os engenheiros da Jeep também reforçaram o quadro e o eixo para direção em terrenos rústicos em alta velocidade. 

O Jeep Gladiator Mojave oferece uma elevação de suspensão frontal de uma polegada para percurso de solavanco maior, com uma placa protetora frontal prata e pneus All-terrain Falken Wildpeak de 33 polegadas padrão ou pneus Mud-terrain Falken Wildpeak opcionais.

Esses aprimoramentos de engenharia à suspensão do Gladiator Mojave fornecem controle de direção e confiança em um terreno arenoso ou desértico em altas velocidades, enquanto um botão off-road plus permite que os motoristas coloquem o Gladiator em um outro nível de capacidade de tração. 

Ao apertar, os motoristas podem ajustar o estrangulador, os pontos de mudança de marcha e controle de tração para desempenho de pico em velocidades superiores em terreno arenoso, assim como durante a escalada de uma rocha em baixa velocidade. 

O modo de direção off-road plus no Mojave também oferece, pela primeira vez em um Jeep, a capacidade de travar o eixo traseiro em altas velocidades quando em “4H” (esse recurso será apresentado no final deste ano).


Sistema de transmissão comprovadoO motor V-6 Pentastar de 3,6 litros do Jeep Gladiator Mojave oferece 285 cv de potência e 352Nm de torque e conta com sistema stop-start. Ele é projetado para fornecer uma faixa de torque abrangente com um foco no torque final baixo, uma característica essencial necessária para percursos off-road extremos. A transmissão de série é manual de seis velocidades e há uma automática de oito velocidades como opcional.

O Jeep Gladiator 2020 utiliza o popular motor V-6 de baixo torque, necessário durante trilhas ou durante condições exigentes, tais como ao transportar carga ou rebocar um veículo. 

Com a transmissão manual de seis velocidades padrão, o Gladiator Mojave oferece uma impressionante relação de redução total de 57.3:1 e 52.6:1 nos modelos Mojave equipados com a transmissão automática de oito velocidades opcional - que facilitam a subida em uma duna ou a escalada em qualquer obstáculo em uma trilha.


Mojave dentro e foraDentro da cabine, o Gladiator Mojave oferece assentos frontais de estilo mais arrojado com reforços superiores integrados para manter os ocupantes confortavelmente acomodados. Os novos bancos estão disponíveis em couro ou tecido com costura em detalhes laranja e logotipos bordados do Mojave.

O Mojave apresenta duas opções de cores em seu interior: Preto e Cinza Steel, assim como o volante revestido em couro inspirado em competições com costura acentuada que oferece uma seção de aro arrojada para melhor pegada e ergonomia.

Oferecendo uma elevação de suspensão frontal de uma polegada que resulta em uma aparência mais
proeminente, o Gladiator Mojave é tem um decalque exclusivo em seu capô de desempenho robusto com quebra vento central, emblemas exteriores exclusivos, ganchos de reboque em laranja, rodas de 17 x 7,5 polegadas exclusivas e trilhos laterais deslizantes para areia Jeep Performance Parts entre as rodas.

Uma câmera off-road voltada para a frente disponível permite que obstruções no deserto sejam vistas facilmente (antes era opção exclusiva do Gladiator Rubicon).



Jeep Desert Rated O novo selo Desert Rated é o primeiro desse tipo para a Jeep e é uma extensão natural da lendária designação Trail Rated® da marca. Os veículos Desert Rated representam o que há de mais moderno em recurso e desempenho off-road de alta velocidade dos veículos Jeep em ambientes desérticos e arenosos difíceis. Cada veículo Jeep 4x4 Desert Rated foi desenvolvido e passou por uma série de exaustivos testes em cinco categorias: Controle e Estabilidade de Direção, Tração, Espaçamento do solo, Capacidade de Manobra e no Deserto.

· Controle e Estabilidade de Direção: com uma suspensão inigualável ajustada para o deserto, o Gladiator Mojave desafia terrenos desérticos ondulados sem comprometer o controle e o conforto

· Tração: ao operar estrategicamente e oferecendo potência, o Gladiator Mojave desafia superfícies imprevisíveis tais como areia, cascalho e sujeira espalhada com confiança

· Espaçamento do Solo: espaçamentos de operação maximizados com uma suspensão otimizada que
permite que o Gladiator Mojave escale dunas, atravesse ondulações e qualquer desafio que o deserto possa oferecer

· Capacidade de Manobra: a direção ágil e responsiva permite que o Gladiator Mojave se torne uma extensão do motorista ao navegar rapidamente por terrenos desérticos e escalar ângulos extremos

· Capacidade no Deserto: testado e comprovado para suportar calor intenso, areia grossa, cascalho e poeira que fazem parte de ambientes desérticos implacáveis


Jeep Wrangler e Gladiator High Altitude 2020Os novos modelos High Altitude do Jeep Wrangler e Jeep Gladiator oferecem um novo nível de conteúdo de última geração combinado com a lendária tração 4x4 da Jeep e um novo design personalizado. Os modelos High Altitude chegarão às concessionárias Jeep da América do Norte no segundo trimestre de 2020.

“Nossos novos Jeep Wrangler e Jeep Gladiator High Altitude são uma resposta direta para os clientes que continuam a pedir por itens ainda mais luxuosos, conteúdo e tecnologia de última geração nos dois veículos mais capaz que já oferecemos. Nós pegamos a picape média e o SUV mais robustos do planeta e entregamos um par de veículos verdadeiramente únicos por dentro e por fora, conciliando luxo e robustez”, afirma Morrison.

Equipados com recursos de última geração, os novos Jeep Wrangler e Jeep Gladiator High Altitude 2020 representam o topo da linha Jeep, em termos de luxo e funcionalidade. O exterior de cada modelo da edição High Altitude reforça uma aparência de alto padrão começando com as novas rodas de alumínio preto brilhante totalmente pintadas de 20 polegadas e um conjunto completo de luzes de LED exteriores (luzes de operação diurna, lâmpadas de neblina dianteiras, faróis refletores e luzes traseiras).

Os aprimoramentos exteriores de alto padrão continuam com tratamentos de cor de carroceria harmoniosos - capota rígida, para-lamas, espelhos exteriores, maçanetas da porta, puxadores do porta-malas, assim como para-choques dianteiro e traseiro que distinguem os modelos High Altitude. É a primeira vez que os modelos Wrangler e Gladiator High Altitude oferecem rodas de 20 polegadas. Estribos com um degrau integrado e um emblema Trail Rated completam o aspecto luxuoso de cada modelo High Altitude. 


Dentro da cabine, os modelos High Altitude oferecem um interior luxuoso totalmente em couro reforçando o painel revestido em couro, console central e painéis da porta, e assentos de couro Nappa com acolchoado. Uma gama de recursos tecnológicos de ponta também são padrão nos modelos High Altitude, como tela sensível ao toque de 8,4 polegadas com sistema de áudio de última geração e controle de farol alto automático.

Fiat Argo 1.3 Drive, câmbio manual, avaliado pelo Blog, se mostrou um carro confortável, econômico, com bom desempenho e um design esportivo. Custa a partir de R$ 55.690,00. Assista o vídeo.



Assista ainda no canal Blog do Arnaldo Moreira o vídeo de avaliação deste Argo. Link no final da matéria.




Várias pessoas que souberam que eu estava com o Fiat Argo 1.3 Drive, câmbio manual, para avaliar, me perguntaram o que achei do carro, inclusive uma delas quis saber minha opinião na sua escolha pela compra de um Argo. Por ser um modelo ainda muito recente, mas como já testei outras versões e o primo Cronos, posso afirmar que o Argo é um carro urbano, de uma boa dirigibilidade, que não faz feio na estrada, econômico, com bom desempenho, é confortável e tem uma suspensão que podemos considerar excelente, pois absorve muito bem os desníveis das ruas.



Porém, em termos de durabilidade, ou seja, como estará o Argo 1.3 daqui a 10 anos, 15 anos, não sei responder, mas levando em conta alguns modelos da marca como o Palio, produzido em 1996, ou seja 24 anos atrás, a station wagon Palio Weekend, com 23 anos de vida, a picape Strada, com 22 anos de fabricação, também derivada do Palio, carros que estão aí rodando até hoje, têm
 um perfil de durabilidade e confiabilidade. 



Contudo, é preciso deixar claro que a durabilidade de qualquer veículo depende muito dos cuidados que seus donos têm com eles e como os dirigem. Ou seja, se você roda, roda sem fazer a necessária manutenção é natural que seu carro fique imprestável antes do tempo. Assim como nós, se não cuidarmos da saúde. Uma coisa é certa, o motorista, o dono tem de se sentir parte integrante do carro para poder haver uma boa integração homem máquina, condição sine qua non para que a pessoa goste, se sinta confortável com seu carro.



A Fiat foi muito feliz com o desenho do Argo. É atraente, simples de linhas bem definidas. É esteticamente agradável às vistas, com seu ar esportivo. Ressalto os dois vincos laterais, um superior ligando os faróis às lanternas, na altura das fechaduras, e em baixo junto à saia inferior. 



O capô dá a sensação de ser mais amplo do que é na realidade. Encima a grade que decora a frente e separa os faróis com bom facho de luz e guias de LED, abaixo faróis de nevoeiro, importantes para iluminar melhor as margens da estrada.




A traseira guarda um porta-malas de 300 l, aumentados com o rebaixamento do banco. Tem um design moderno com lanternas que invandem a lateral. A tampa do porta-malas abre no interior do carro ou na chave, dificultando o furto e roubo do carro. As rodas de alumínio de 15" escurecidas, com pneus 185/60, dão o retoque de beleza ao Argo. Um ponto positivo, a altura do solo de quase 15 cm (14,9 cm).




O interior é austero e bem acabado. Na versão testada, o banco do motorista tem apenas regulagem de altura e o volante somente ajuste de altura e entre os bancos da frente não há apoio de braços. Os retrovisores externos têm controle elétrico. O ar condicionado, digital, tem as saídas mais amigáveis que existem nos automóveis, são redondas, podem ser direcionadas para qualquer direção e são cromadas.


O conforto interno é de bom nível, assim como o nível de ruído. Os bancos são confortáveis e há espaço para cinco passageiros nos quase dois metros da largura do Argo (1,962 m), aliás criar espaço interno há muito que é especialidade da Fiat. 
Senti falta de um lugar no Argo para colocar o celular.




No painel de material plástico, com cara de boa qualidade, ergue-se uma tela de 7" do sistema multimídia Fiat UConnect, com câmera de ré, controles de mídia, rádio, configurações do carro, e acesso ao sistema Android Auto e Apple Car Play, super amigável de operar. A Fiat oferece ainda wi-fi no carro. Há também tomadas USB e de energia para carregar celulares.



O painel de instrumentos contem o velocímetro, conta-giros e entre eles a tela com velocímetro digital, de 3,5", do computador de bordo. No volante há controles do computador de bordo, viva voz e som.  



No aspeto segurança, o Argo 1.3 Drive vem com controle de estabilidade e tração, direção elétrica, air bags frontais, Isofix, controles elétricos dos vidros dianteiros e traseiros, sensor de pressão de pneus. 


Apertando o terceiro botão, a partir da esquerda, desliga o star/stop

A versão é equipada com o sistema star/stop que desliga automaticamente o motor quando o carro para num sinal ou em outras situações. O star/stop sempre que entra em operação o ar condicionado desliga. Para evitar isso, o sistema pode ser desligado num botão no painel. 






O motor é o conhecido e eficiente Firefly 1.3 flex, com 101 cv e 13,7 kg de torque (gasolina) e 109 cv e 14,2 kg de torque, abastecido com etanol, a 3.500 rpm. Este propulsor atinge 184 km/h e chega de 0 a 100 km/h em 10,8 s, no etanol e faz de 0 a 100 km/h em 11,8 s e a velocidade máxima de 180 km/h, na gasolina. Já o consumo do Argo, de acordo com a montadora, é de 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l da estrada, com etanol, e 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l, na estrada, com gasolina. A caixa de velocidades precisa e macia nos engates é de cinco marchas manual.



Esta versão do Argo custa a partir de R$ 55.690,00.
Aprovado!

E assista o vídeo e se inscreva. Toque o sininho e curta os vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=Gn_hz9bqCu0


domingo, 9 de fevereiro de 2020

Marcopolo lança Marcopolo Parts, maior plataforma para vendas de peças de ônibus. O objetivo é criar um marketplace para que os clientes encontrem peças com eficiência e agilidade


Alinhado à sua estratégia de estar cada vez mais próxima dos clientes e atender com rapidez e eficiência seus desejos e necessidades, a Marcopolo lança a Marcopolo Parts, a maior plataforma brasileira de venda de peças de ônibus, tanto de carrocerias como chassis. 


O novo canal de venda terá à disposição do internauta a linha completa de componentes genuínos de reposição das marcas Marcopolo, assim como peças originais de diferentes marcas de chassis, num verdadeiro shopping virtual para reposição do segmento.

Segundo André Vidal Armaganijan, diretor de Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo, a Marcopolo Parts tem o objetivo de, por meio do relacionamento digital, agregar valor à venda de ônibus e ampliar a gama de serviços oferecidos pela fabricante, fidelizando os clientes. “Nosso trabalho é conectar o cliente com as lojas parceiras localizadas em todo o Brasil para que, com eficiência e agilidade, encontre o produto que precisa e deseja para o seu veículo”, explica o executivo.

Na Marcopolo Parts é possível encontrar componentes genuínos de modelos de carroceria Marcopolo, Neobus e Volare, e também de algumas das principais marcas de chassis de ônibus. O prazo de entrega dos produtos é de um a três dias, dependendo da região e da peça solicitada.

Até o final de março, a Marcopolo Parts receberá atualizações que impactará diretamente na acessibilidade e utilização do cliente final, bem como entrará em operação a funcionalidade de repasse, que permitirá ao cliente final visualizar os estoques integrados de todos os dealers, o preço público sugerido e algumas outras funcionalidades que facilitarão a identificação de peça e a navegação para o internauta.

Para facilitar e tornar mais rápida a consulta dos internautas, o cliente poderá visualizar as peças, que são apresentadas com imagens individuais, código de identificação, nome, tipo de veículo e aplicação, lojas com estoque disponível e preço da peça e do frete estimado.

A Marcopolo Parts se firma como alternativa relevante para o mercado, buscando ganhos de eficiência na gestão do inventário dos dealers autorizados e trazendo facilidades para os compradores. Para acessar a plataforma Marcopolo Parts, basta clicar em http://www.marcopoloparts.com.br.

Peças Genuínas MarcopoloNa Marcopolo Parts, o cliente tem ainda a garantia de adquirir componentes genuínos da marca Marcopolo, com garantia de fábrica e fabricados sob os mais rigorosos padrões de qualidade. 


De acordo com Carlos Eduardo Tonietti Rodrigues, gerente comercial de Pós-venda da Marcopolo, a peça genuína é certificada e possui as mesmas especificações e características técnicas da utilizada na linha de montagem. Também passa por rigoroso processo de avaliação e, por isso, oferece melhor TCO (Custo Total de Propriedade), maior durabilidade e confiabilidade.

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Volvo Cars fecha janeiro na liderança em eletrificação entre as marcas premium. Marca sueca projeta ano com aumento nas vendas e lançamentos de veículos híbridos



Mantendo o compromisso com eletrificação e um mundo mais sustentável, a Volvo Cars fechou o mês de janeiro na liderança no segmento de híbridos plug-in do segmento premium, com 41% de share.

Com o resultado de emplacamentos do mês, a marca alcançou a terceira posição em vendas no segmento premium, com 16,2% de share.

“Sabemos que a eletrificação é um tema muito relacionado às discussões sobre mobilidade urbana e o futuro, não apenas do mercado automotivo, mas do mundo. No entanto, a eletrificação não é o nosso futuro. Ela é o presente na Volvo”, ressalta Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e head da América Latina.

Em 2019, a Volvo Car Brasil apresentou crescimento de 15,8% com quase 8.000 veículos emplacados em território nacional e tornou-se líder no segmento de veículos eletrificados com 1.100 unidades.

As metas são ousadas para este ano e a marca projeta um crescimento de 20% em 2020 com 10.000 veículos comercializados em solo nacional, atingindo assim 19,4% de share no segmento premium.

South American Rally Race: Vitória de Rodrigo Luppi/Maykel Justo nos UTVs na etapa 2 Devido ao mau tempo parte do roteiro, deste sábado, foi cortado mas a dupla da Território Motorsport venceu novamente e está na liderança nos UTVs. Já Edu Piano/Solon Mendes tiveram problemas com o pneu mas completaram o 2º dia que terminou em Valle Fertil (San Juan/Argentina)




Valle Fertil (San Juan), 8 de fevereiro de 2020 – A dupla da Território Motorsport, Rodrigo Luppi/Maykel Justo #204, não deu chances aos adversários e venceu pelo segundo dia consecutivo nos UTVs no 1º South American Rally Race, que acontece na Argentina. Com o tempo de 51m51s, novamente, os brasileiros foram os mais rápidos do dia na geral e seguem na liderança. 

Já Edu Piano/Solon Mendes #204 tiveram problemas com um pneu que lhes roubou um tempo precioso de prova e terminaram o dia em 18º nos UTVs com 1h10m17s.  O mau tempo obrigou a organização da prova a cortar parte do roteiro da 1ª Especial (trecho cronometrado) e toda a 2ª Especial foi cancelada. Neste segundo dia, a caravana do rali chegou a Valle Fertil, ainda na Província de San Juan.

“O dia foi muito bom e produtivo e consegui imprimir um bom ritmo sem judiar do equipamento. A navegação do Maykel foi perfeita e me deu condições de fazer uma pilotagem mais agressiva. Todo esse conjunto nos fez vencer pelo segundo dia consecutivo e estamos felizes com mais esse resultado”, ressalta Luppi (Vinhedo/SP) que lidera no acumulado nos UTVs. “Andamos em terrenos totalmente diferentes do que estou acostumado a andar no Brasil e está sendo uma experiência valiosa porque o nível técnico da prova é muito alto”, completa o piloto.


Mesmo com mais da metade do trecho cronometrado cancelado, a prova foi dura com estradas de pedras, salar, fesh fesh, barro e erosões tanto que a dupla Piano/Mendes teve um pneu furado que acabou lhe custando várias posições conquistadas no dia anterior. 

“Levamos algum tempo para trocar o pneu e depois quando retornamos tivemos muito trabalho para fazer duas ultrapassagens e perdemos mais tempo ainda. Mas a Especial foi do jeito que gostamos dura, com muitas pedras, trechos de areia, trechos de alta e um salar bem legal. Agora vamos para a 3ª etapa”, explica Piano, que está usando de toda sua experiência de 30 anos no off-road no desafiante roteiro por onde o Rally Dakar já passou.

“Amanhã é outro dia e quanto mais difícil melhor para nós que gostamos de desafios. O importante é que concluímos mais uma Especial e, agora termos mais de 500 km até Chilecito”, diz Mendes. O navegador de Fortaleza/CE se refere a 3º etapa que vai terminar na Província de La Roja, com um total de 514 km (divido em três trechos cronometrados) e passará por rios secos, trechos sinuosos, com piso de cascalho e areia.

As duplas competem com UTVs Can-Am Maverick X3 preparados pela Território Motorsport que os adaptou especialmente para essa prova. 

O roteiro passa pelos caminhos por onde o Rally Dakar já passou quando era realizado na América do Sul e esse foi um dos motivos para a equipe abrir a temporada 2020 com esse desafio internacional. O South American Rally Race percorrerá até 14/2 2.500 km por três províncias argentinas.

Mais informações e resultados completos no www.sarr2020.com.


Para acompanhar a equipe em tempo real – Durante o 1º South American Rally Race será possível acompanhar, em tempo real, os competidores da Território Motorport pelo numeral – Edu Piano/Solon Mendes #204 e Rodrigo Luppi/Maykel Justo #207 - acessando o link http://www.satcron.com.br/territoriomotorsport/index.php

Equipe multicampeã - Com 21 anos, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. 

Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. 

No Sertões 2019 Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. 

Já Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró.
A equipe Território Motorsport conta com o apoio da Petróleo Minuano, Cerâmica Strufaldi, Top Line Cabine, SFI CHIPS e Garret. 


Mais informações:

Facebook: @territoriomotorsport4x4
Instagram: @territoriomotorsport
Twitter @territorio4x4


Resultado Etapa 1 – San Juan/San Juan (7/2)
Categoria UTVs Geral

1) Rodrigo Luppi/Maykel Justo #207 – 51m51s (Território Motorsport)
2) Zingoni/Acosta #237 – 58ms02s
3) Zille/Pelayo #217 – 58m03s
4) Rodriguez/De La Vega – 58m25s
5) Echegaray/Sisterna #218 – 58m26s
18) Edu Piano/Solon Mendes #204 – 1h10m17s (Território Motorsport)
(resultados completos no www.sarr2020.com)


Roteiro -  1º South American Rally Race  (7 a 14/2 – Argentina)
8/2 sábado:  Etapa 2 / SAN JUAN - VALLE FERTILLE (446 km)
ss1 113 km + ss2 134 km

9/2 domingo : Etapa 3 / VALLE FERTILLE – CHILECITO (514 km)
ss1 161 km + ss2 148 km + ss3 41 km

10/2 segunda-feira: rest day/ descanso 
11/2 terça-feira: Etapa 4/ CHILECIO – FIAMBALA (412 km – Maratona)
ss1 91 km + ss2 64 km + ss3 159 km

12/2 quarta-feira: Etapa 5/ FIAMBALA – BELEN (404 km)
ss1 126 km + ss2 157 km + ss3 149 km

13/2 quinta-feira: Etapa 6/ BELÉN - SANTA MARIA (321 km)
ss1 49km + ss2 132 km + ss3 81 km

14/2 sexta-feira : ETAPA 7 / SANTA MARIA - SANTA MARIA (144 km)
SS1 142 km

Peugeot faz parceria com Cabify e transforma corrida comum em Emotion Drive com um SUV Peugeot 2008 THP ao solicitar sua viagem pelo app. Este mês, no Emotion Drive o cliente poderá fazer test-drive com o SUV o dia inteiro




Já imaginou solicitar uma corrida por aplicativo e ser surpreendido com o novo SUV Peugeot 2008 THP? E se além de desfrutar de todo o conforto oferecido pelo veículo, ainda pudesse fazer um test-drive até seu destino e a viagem fosse gratuita? A ideia por trás da nova campanha “Emotion Cab Drive” da marca em parceria com a Cabify é de proporcionar uma experiência única para o consumidor.

O vídeo inspiracional de lançamento da campanha foi gravado em janeiro, com pessoas reais que haviam solicitado pelo app o serviço de transporte e acabaram surpreendidas com a ação. O resultado da inesperada viagem fica clara ao longo dos quase dois minutos de filme, que vai ao ar pelas redes sociais oficiais (Facebook, Instagram e Youtube) e canais de comunicação da Peugeot.


Durante todos os fins de semana de fevereiro, alguns motoristas do app estarão rodando pelas ruas de São Paulo com o novo utilitário esportivo turbo da Peugeot. Ao encontrar com o passageiro, a proposta será sempre a mesma: convidá-lo a realizar um teste de condução com o SUV e ainda ganhar a viagem como cortesia.

Os motoristas do Cabify passaram por treinamento com especialistas da Marca para conhecerem em detalhes os atributos do modelo. Ao longo da avaliação, eles vão revelar cada uma das funcionalidades do utilitário esportivo para os novos condutores.

A ação faz parte da campanha Summer Drive, que ocorre neste início de 2020 e traz ações especiais e ofertas diferenciadas a cada mês. O intuito dos vídeos é mobilizar o internauta a participar do Emotion Drive 24h. A iniciativa acontece em fevereiro, e proporcionará ao consumidor a oportunidade de testar o novo SUV Peugeot 2008 THP durante um dia inteiro. 

O regulamento e a lista de concessionárias participantes estão disponíveis para consulta no site https://carros.peugeot.com.br/ofertas/emotion-drive-24h.html.


O SUV Peugeot 2008 THPÀ frente do volante de um modelo da Marca as sensações de condução são renovadas em função do exclusivo Peugeot I-Cockpit®. A solução proporciona um posto de direção mais elevado e intuitivo. Privilegia o prazer da condução e amplifica as sensações únicas em guiar um veículo da marca. Com a tecnologia, o motorista fica completamente integrado ao veículo e tem facilidade no acesso à todas as funcionalidades presentes no painel ou no volante do carro.

O novo SUV Peugeot 2008 THP tem o premiado motor Turbo High Pressure (THP) 16V FLEX e 173 cv. O propulsor turbo garante uma nova experiência de condução ao motorista e amplifica ainda mais o prazer de dirigir. O modelo vem equipado de série com controle de estabilidade, Grip Control, quatro modos de condução (Eco, Sport, Drive e Manual), ar-condicionado digital bi-zone; 6 air bags; roda de liga-leve 16" Áquila Diamantada; teto de vidro panorâmico; sensor de chuva; sensor de luminosidade.


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