Assista o vídeo e inscreva-se no canal. Clique:
Rio de Janeiro, 13/03/2026 – A BYD deu mais um passo em sua trajetória de investimentos no Brasil ao anunciar, nesta sexta-feira (13), a criação do seu primeiro Centro de Testes e Avaliação Automotiva no País e o lançamento de uma nova Plataforma de Experiência e Pesquisa e Desenvolvimento no Rio de Janeiro. A iniciativa reforça a expansão da companhia no mercado brasileiro, hoje o maior da BYD fora da China, e marca uma nova etapa com foco em inovação, desenvolvimento local e demonstração das tecnologias que ajudaram a consolidar a liderança global da companhia em mobilidade sustentável.
Com investimento de R$ 300 milhões, o novo centro será desenvolvido no complexo do Aeroporto Internacional do Galeão, Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, em uma área total de 183.861 m², com fácil acesso para visitantes e parceiros que chegam à cidade de todas as partes do Brasil. Inspirado em estruturas semelhantes, que a companhia já opera na China, como a unidade de Zhengzhou, o espaço foi criado para funcionar como uma plataforma estratégica de experiência e P&D, dedicada à demonstração e à validação de veículos em condições reais de uso.
Foto: Presidente Lula, prefeito do Rio Eduardo Paes e vice-prefeito Eduardo Cavaliere recebem Stella Li, CEO da BYD nas Américas, Tyler Li, CEO da BYD no Brasil, e Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil para celebrar investimento da marca na cidade. Créditos: Ricardo Stuckert.
O projeto prevê infraestrutura completa para testes de velocidade, potência, resistência, durabilidade e performance, em linha com o nível de excelência alcançado por uma companhia que conta hoje com 122 mil profissionais dedicados à pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo. Haverá, ainda, pistas específicas para avaliações em diferentes condições de terreno, incluindo um circuito off-road, além do teste de flutuação do U8 em uma piscina gigante, que é uma das marcas dos avanços tecnológicos dos carros da BYD.
“A BYD vive hoje um momento muito especial no Brasil. Temos visto um crescimento consistente da nossa marca e uma conexão cada vez mais forte dos brasileiros com os nossos veículos. Esse novo centro P&D no Rio de Janeiro representa mais um passo importante nessa trajetória e reforça o papel estratégico que o Brasil passou a ocupar para nós e para o futuro da mobilidade elétrica”, afirma Stella Li, vice-presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa.
![]() |
| Stella Li, vice-presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa. (foto: Ricardo Stuckert) |
“Além de ampliar nossa presença no país, o espaço vai nos permitir gerar dados em condições tropicais, o que é essencial para desenvolver e adaptar tecnologias com ainda mais precisão para os países em que atuamos”, finaliza a executiva, que veio ao Brasil para anunciar o investimento e participar de outros eventos da marca.
Além de funcionar como vitrine para tecnologias globais da companhia, o investimento no Rio de Janeiro terá prioridade no desenvolvimento de inovações voltadas ao futuro da mobilidade no Brasil, com destaque para tecnologias ligadas à direção autônoma. A proposta é transformar o espaço em uma plataforma avançada para aceleração de soluções que possam ser testadas, demonstradas e futuramente adaptadas ao mercado brasileiro e latino-americano. As obras começam no fim de 2026 e a inauguração está prevista para 2028.
“O Brasil assumiu um papel de enorme relevância na estratégia global da BYD e hoje é o maior mercado da companhia fora da China. Os resultados que temos alcançado no país mostram a força dessa trajetória e nos dão ainda mais confiança para seguir ampliando nossos investimentos. O novo Centro de Testes e Avaliação, no Rio de Janeiro, marca uma nova fase da nossa atuação local, com mais capacidade de desenvolver soluções conectadas à realidade da região e de apoiar o futuro da mobilidade elétrica na América Latina”, destaca Tyler Li, CEO da BYD no Brasil.
![]() |
| Stella Li, vice-presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa e Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD Brasil e head Comercial e de Marketing da BYD Auto (Foto: Ricardo Stuckert) |

.jpeg)


.jpeg)






.jpeg)



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário