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sexta-feira, 24 de abril de 2020

SUV 100% elétrico Audi e-tron chega ao mercado brasileiro. ● Autonomia de até 436 km (ciclo europeu WLTP) garante liberdade também para longas distâncias. Custa R$ 459.990 no lançamento



Veículo é o primeiro elétrico da marca no Brasil e faz parte da estratégia da empresa de ser totalmente neutra em carbono até 2050.

São Paulo, 24 de abril de 2020 – A Audi do Brasil inicia um novo capítulo em sua consagrada história de 25 anos de presença no País: o SUV Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca e totalmente livre de emissões, chega ao mercado brasileiro a partir de abril como o personagem principal da estratégia de sustentabilidade da empresa, cujo compromisso é ser neutra em carbono até 2050. 

O modelo já está disponível em concessionárias que possuem a bandeira e-tron, com preço público sugerido a partir de R$ 499.990,00, e possui 4 anos de garantia no veículo e 8 anos nas baterias. Durante o período de lançamento, existem condições exclusivas: preço especial de R$ 459.990,00, 4 anos de manutenção inclusos e valorização de R$15.000,00 na troca do usado.

“O e-tron é um verdadeiro marco na história da Audi no mundo todo, pois é o primeiro veículo 100% elétrico da marca produzido em série e comercializado com sucesso em diversos mercados. Agora chegou a vez do Brasil, como prometido ainda no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. É um veículo extremamente inovador e incrível de dirigir, que traz todas as características de esportividade, conforto e praticidade de um grande Audi. É o embaixador perfeito da nova fase do nosso lema Vorsprung durch Technik, que significa evolução através da tecnologia”, avalia Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil.


Motores elétricos e nova tração quattroO Audi e-tron, primeiro SUV 100% elétrico da marca, chega ao Brasil com uma das construções mais impactantes da marca. Montado sobre a plataforma MEB, o novo modelo é equipado com dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. Por ter torque instantâneo, completa 0-100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.


Uma nova geração da tração quattro – a tração elétrica nas quatro rodas – garante excelência em aderência e dinâmica em qualquer tipo de terreno. O modelo regula a distribuição ideal de torques de acionamento entre os dois eixos em uma fração de segundo. 

Na maioria dos casos, o SUV usa principalmente seu motor elétrico traseiro para obter a mais alta eficiência. Se o motorista exigir mais energia, a tração elétrica nas quatro rodas redistribui o torque conforme necessário para o eixo dianteiro.


Além disso, com o Audi drive select o motorista pode variar as características de direção entre sete perfis: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual. No modo Dynamic, a tração privilegia a esportividade ao dar maior preferência de torque para o eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos os eixos.

Baterias e sistemas de recuperaçãoO sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e é composto por 36 módulos de alumínio, que deixam o centro de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedan. O veículo possui autonomia de até 436 quilômetros (ciclo europeu WLTP), ideal para percorrer longos trajetos, e pode recarregar de diversas formas.

Uma delas é por meio de redes externas. Basta plugar o veículo em uma tomada, desde uma simples 110V até as de alta tensão, para iniciar a recarga, cujo tempo varia de acordo com a potência elétrica disponível. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.


Na maioria dos casos, os consumidores optam por carregar o veículo elétrico durante a noite, como os smartphones. Nesse caso, o Audi e-tron pode ser carregado com a potência máxima disponível considerando outros equipamentos elétricos no domicílio para evitar sobrecarga do sistema residencial. Os clientes também podem definir suas próprias prioridades, como programar o horário de carregamento de acordo com o horário que oferece valor reduzido da energia.

Além da recarga em redes externas, o SUV pode recuperar a energia de outras duas maneiras: simplesmente ao tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado. Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o e-tron recupera a energia exclusivamente por meio de seus motores elétricos.

Um fato totalmente novo é que o motorista pode selecionar o grau de recuperação de energia em três níveis utilizando as aletas localizadas atrás do volante, que lembram os tradicionais shift-paddles.


No nível 0, o Audi e-tron não recupera energia quando o motorista solta o pedal do acelerador. No nível 1, de desaceleração mínima, e no nível 2, de alta desaceleração, os motores elétricos geram torque de freio regenerativo, fazendo com que o SUV elétrico reduza a velocidade notavelmente enquanto produz eletricidade – o motorista pode desacelerar e acelerar usando apenas o pedal do acelerador, criando a sensação de pedal único. 

Em baixas velocidades, praticamente não há necessidade de usar o pedal do freio.

Além de ajustar manualmente o nível de recuperação com as aletas do volante, o motorista também pode selecionar o modo automático na MMI. Assim, o modelo aproveita seu potencial máximo de recuperação em combinação com o sistema de controle integrado de freios eletro-hidráulicos. A Audi é o primeiro fabricante do mundo a usar esse tipo de sistema em um veículo elétrico produzido em série.

O gerenciamento térmico do sistema de bateria é um capítulo à parte: um total de 22 litros de líquido de arrefecimento flui através dos 40 metros de conexões no Audi e-tron, garantindo que as baterias sejam mantidas, na maior parte das vezes, dentro de sua faixa ideal de eficiência de 25ºC a 35ºC em várias situações, desde um dia frio no inverno até os dias quentes de verão, o que contribui para a vida útil.


Retrovisores virtuais: aerodinâmica e esportividade
A aerodinâmica inteligentemente projetada também contribui bastante na eficiência. Um dos destaques são os retrovisores externos virtuais – uma novidade mundial em modelos de produção em série. 

Quando equipado com esta tecnologia inovadora, o Audi e-tron alcança um coeficiente de arrasto de 0,27, melhor resultado no segmento de SUV, aumentando muito sua eficiência e contribuindo para sua autonomia.


Os retrovisores virtuais não apenas reduzem o arrasto, mas também levam a digitalização do veículo a um nível totalmente novo. O equipamento conta com uma câmera, onde as imagens são processadas digitalmente e exibidas nos monitores internos laterais de 7 polegadas com tecnologia OLED de 1.280 x 800 pixels, cujo brilho se ajusta automaticamente. 

Se o motorista move o dedo sobre a tela sensível ao toque, símbolos são ativados possibilitando mover a imagem e ajustar o ângulo desejado. Graças ao processamento sofisticado de imagens, os monitores oferecem uma qualidade superior ao espelho convencional em várias situações, como o reflexo direto da luz solar, nitidez para visão noturna ou mesmo pelo fato de não embaçar em dias chuvosos.

Outras soluções aerodinâmicas também foram adotadas, como a suspensão a ar, que se ajustam individualmente às condições da estrada. Dependendo da velocidade e preferência do motorista, a altura da suspensão varia até 76 milímetros. Especialmente em viagens mais longas, uma altura de condução mais baixa melhora a aerodinâmica e também contribui para a autonomia.


É possível destacar ainda a parte inferior do veículo totalmente forrada com placa de alumínio, que além de proteger a bateria também reduz o arrasto, e a entrada de ar frontal ajustável na grade dianteira conhecida como Singleframe, que pode se abrir e fechar dependendo das condições.

Toda essa eficiência aerodinâmica resulta em um silêncio que merece atenção especial. Os únicos sons perceptíveis são do rolamento dos pneus na superfície e do suave funcionamento dos motores elétricos. O conforto acústico é um dos pontos fortes de todos os modelos Audi e o e-tron aumenta ainda mais essa experiência.


Direção eletrizante e dimensões
A sensação de dirigir o Audi e-tron é de muita esportividade e excelente dinâmica. Um fator-chave para isso é a posição baixa e central na qual o sistema de baterias é instalado: entre os eixos, na forma de um bloco plano e largo, e abaixo do habitáculo reservado aos passageiros. 

Desta forma, a distribuição de peso é perfeitamente equilibrada em 50:50 nos eixos. A bateria é fixada à estrutura do corpo do Audi e-tron em 35 pontos, o que aumenta sua rigidez torcional e contribui para o alto nível de segurança. Comparado a um SUV convencional, o Audi e-tron oferece rigidez torcional 45% maior, um parâmetro essencial para excelência na dirigibilidade.


Dependendo do modo de direção selecionado no Audi drive select, o sistema também influencia a suspensão padrão com amortecedores adaptáveis. Como resultado, existe uma grande diferença entre conforto para rodar suavemente ou escolher uma dirigibilidade mais esportiva.

O modelo tem 4.901 milímetros de comprimento, 2.043 milímetros de largura e 1.629 milímetros de altura. Com entre eixos de 2.928 milímetros, o Audi e-tron tem amplo espaço para cinco ocupantes e bagagens. Como o veículo elétrico não possui o eixo cardã, na parte traseira não há mais o túnel central, o que oferece um ganho de espaço incrível para o passageiro no assento central do banco de trás.

A capacidade de bagagem é de 600 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.725 litros. 

A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi compact charger.


Eletrificação visual: exterior e interiorComo representante elétrico da gama de veículos SUV da marca, o e-tron tem a grade Singleframe de design octogonal com linhas verticais e horizontais. Na extremidade inferior, o modelo é amplamente fechado, identificando-o como um modelo totalmente elétrico. 

A linha de ombro desenhada desde os faróis Full LED até as lanternas dá ao Audi e-tron a impressão de um modelo ainda mais próximo do chão. Com o teto solar panorâmico Open Sky, o modelo intensifica a sensação de leveza e espaço amplo.

Na borda inferior dos faróis, quatro linhas horizontais criam a assinatura e-tron nas luzes diurnas. Pela primeira vez, isso é integrado diretamente aos faróis. 


Na parte traseira, a assinatura ótica mantém o design inaugurado no Audi Q8 e chama a atenção para a ausência dos tubos de escape. Na lateral do veículo, destaca-se o logotipo e-tron na cor laranja na tampa de abertura para acoplar o carregador.

Dentro do veículo, o design incorpora desempenho, inteligência e leveza. Os assentos possuem costura que lembra placas de um circuito elétrico, com ajuste de lombar e com memória para o motorista. 

A área do motorista foi projetada para que os dois grandes displays do MMI Touch, de 10,1 e 8,6 polegadas, com retorno tátil e sonoro, sejam levemente direcionados para o condutor.

No visor superior, o motorista controla informações, entretenimento, navegação e configurações do e-tron – onde eles podem ativar um timer de carregamento ou especificar o tipo de regeneração, por exemplo. Na parte inferior, o motorista gerencia a entrada de texto, as funções de conforto e o ar-condicionado com o pulso apoiado confortavelmente no seletor de modo de direção.

Versões, preços e opcionaisO Audi e-tron será comercializado em duas versões recheadas de equipamentos de série. A versão Performance traz dentre os itens de conforto bancos dianteiros elétricos em couro com ajuste lombar e memória para o motorista, ar-condicionado de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico Open Sky, volante com ajuste elétrico de altura, projeção do logotipo e-tron em todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções.


Como itens de segurança, vem de série com faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags.

Como equipamentos de informação e entretenimento, os principais destaques são rádio MMI com sistema de navegação e interface para smartphones com sistema iOS e Android. 


A estrutura do menu é intuitiva como em um smartphone e muitas funções também podem ser controladas através do sistema de controle de voz natural. Há também o Audi virtual cockpit plus, onde o motorista pode escolher entre duas visões que apresentam claramente todas as informações na forma de gráficos nítidos e de alta resolução.

Como opcional nesta versão existe apenas a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que contempla head-up display, pre sense dianteiro – que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente – e o night vision assist.

A versão topo de linha é a Performance Black, que agrega no interior bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamentos na cor cinza volcano e teto interior na cor preta.


No exterior, incorpora o kit S line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black e pinças de freio laranja. De série nessa versão há também o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.

Na Performance Black, além dos opcionais de pintura metálica e Pacote Tecnológico, os clientes podem acrescentar os retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e o Audi Side Assist. 


Este último é um pacote que contempla tecnologias inovadoras como o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios caso necessário).

As rodas em ambas as versões são de 21 polegadas, mas na Performance Black o desenho é exclusivo. São 11 cores externas disponíveis na versão Performance: Azul Galáxia, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Manhattan, Cinza Tufão, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya. No interior, são três opções: bege, preto e marrom.


Na versão Performance Black, são nove cores externas – Azul Antigua, Azul Navarra, Bege Siam, Branco Geleira, Cinza Daytona, Prata Florete, Preto Brilhante, Preto Mito e Vermelho Catalunya – e duas interiores, cinza e preto.

Produzido na fábrica de Bruxelas, na Bélgica, o Audi e-tron tem garantia de 4 anos no veículo e 8 anos nas baterias. Seu preço público sugerido será de R$499.990,00 na versão Performance e de R$539.990,00 na Performance Black. 
Contudo, durante o período de lançamento haverá condições especiais: as versões serão negociadas, respectivamente, por R$459.990,00 e R$499.990,00, além de valorização de até R$15.000,00 na troca do veículo usado e 4 anos de manutenção já inclusos.

Estratégia de eletrificação e infraestrutura de recargaO Audi e-tron SUV fez sua estreia no Brasil no primeiro semestre de 2019, ao ser apresentado ao lado da embaixadora Isabelle Drummond, durante a avant première do filme Os Vingadores: Ultimato, patrocinado globalmente pela marca das quatro argolas. 


Após avaliações de compatibilidade com a infraestrutura local, avaliação de performance e autonomia em diferentes condições de temperatura e pisos mais comuns em solo brasileiro, o modelo chega definitivamente ao mercado em abril de 2020.

A Audi anunciou em fevereiro investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos para instalação de 200 pontos até 2022. O objetivo é instalar os pontos em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes, ou seja, localidades que o cliente frequenta e pode deixar o veículo carregando enquanto realiza outra atividade.


Além da infraestrutura oferecida pela Audi do Brasil, a marca também se aliou à Porsche, Volkswagen e EDP para instalar 30 estações de recarga ultra rápida localizadas em estradas e rodovias pelo território brasileiro. Serão 29 estações de 150 kW e uma unidade de 350 kW.

Concessionárias e-tron
A Audi também anunciou recentemente as 14 concessionárias que terão a bandeira e-tron. Cada uma delas já possui representantes especializados para oferecer a melhor experiência em toda a jornada do cliente, desde um atendimento personalizado com um especialista no produto até a manutenção necessária com equipe altamente treinada. Todas as concessionárias também terão pontos de carga rápida DC de 22 kW e pelo menos um veículo e-tron para test drive.


Os 14 Audi Centers habilitados estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo.


Fiat doa ambulâncias Ducato para hospitais de campanha apoiados pela FCA em MG e PE





A Fiat solidária n
o combate à propagação da Covid-19 trnsformou dois forgões Ducatos em ambulâncias que foram doadas para apoiar os hospitais de campanha instalados com apoio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) nas cidades de Betim (MG) e Goiana (PE).




quinta-feira, 23 de abril de 2020

CAOA realiza serviço a domicílio neste momento de coronavírus. Clientes poderão adquirir seus novos veículos completamente higienizados e de forma segura sem sair de casa




A CAOA iniciou uma nova forma de comercialização dos seus veículos no Brasil também na rede Ford. Com a ação, os clientes serão atendidos por um vendedor autorizado e, se desejarem, poderão realizar o test drive do veículo de maneira segura, sem riscos à sua saúde.

Para solicitar o retorno de um consultor, o consumidor pode acessar o site www.caoa.com.br ou solicitar o contato pelo whatsapp: 11 94294-5880. 


Dessa forma, o cliente será direcionado para um especialista que tirará todas as dúvidas, consultará condições de financiamento, realizará os procedimentos para a aquisição e fará a avaliação do veículo usado para troca. 

Caso o cliente se interesse, ele poderá ainda agendar um test drive em veículos que passam por higienização completa a cada uso. Os profissionais da CAOA também realizam procedimentos extras de higiene, seguindo as recomendações e orientações de saúde, garantindo a segurança dos clientes.

A ação tem validade para venda de veículos zero quilômetro e contemplam todas as concessionárias CAOA Ford do Brasil.

A iniciativa pioneira da CAOA revela a preocupação com a manutenção das normas de higiene e saúde, com foco no consumidor, e a personalização no atendimento e a qualidade dos serviços prestados pela CAOA, que é referência em venda e pós-venda no País, buscando sempre a satisfação total de seus clientes. A ação tem ainda como objetivo oferecer aos consumidores CAOA uma nova opção de compra dos produtos neste período de quarentena.

PromoçãoA Rede Ford CAOA, maior distribuidor da marca Ford na América Latina, está realizando uma ação promocional especial para os modelos Ford KA, sucesso de vendas da marca.

Com o valor do KA Hatch SE, R$ 42.990,00, você acrescenta 10 x de R$ 299,00 no cartão de crédito, sem juros, e leva um KA Sedan SE 1.0. Financiamentos podem ser feitos ainda com carência de 180 dias.

Em tempos de quarentena, saiba a melhor maneira de higienizar seu carro. O álcool em gel é mesmo ideal para a higienização do interior do seu veículo?




É fato que a chegada do COVID-19 mudou drasticamente os hábitos de grande parte das pessoas. Itens como luvas, máscaras e álcool em gel se tornaram os maiores aliados na luta contra o coronavírus, além de artigos raros de serem encontrados.

Se não faltam informações sobre como cada um de nós podemos nos prevenir da melhor forma contra a pandemia, pouco se fala sobre os cuidados que devemos tomar com os nossos carros.


Assim como as compras, as entregas e as nossas roupas devem ser devidamente higienizadas quando não estamos em casa, os nossos veículos também devem receber o mesmo cuidado.

No caso deles, ao contrário do que se pode pensar, o uso do álcool em gel, assim como qualquer solvente à base de benzina petróleo ou querosene não são recomendados para a higienização do interior do nosso veículo. 


Isso porque suas substâncias não apenas podem descolorir, mas também ressecar a superfície de couro, tecido ou plástico que revestem os bancos, painel, portas e volantes dos nossos veículos.

Para Fábio Maggion, supervisor de engenharia da Mitsubishi no Brasil, “a forma correta de higienizar o interior de um veículo é usando apenas um pano humedecido em uma solução de água e sabão neutro e, em seguida, remover essa solução em um pano com apenas um pouco de água”.
Segundo a UNESCO, o uso do sabão é extremamente eficaz para quebrar a membrana lipídica oleosa que envolve o COVID-19, evitando a contaminação.


Caso o uso do álcool em gel ou das substâncias acima já tenham afetado as peças ou bancos do veículo, Maggion recomenda que os reparos sejam feitos na rede de concessionárias autorizadas de cada marca.

BMW Service e MINI Service continuam a assegurar assistência e serviço aos seus Clientes





Durante este período de pandemia, as redes de concessionários BMW Service e MINI Service continuam em constante funcionamento, de maneira a fornecerem o melhor serviço possível aos seus Clientes, visto que os mesmos também podem adquirir peças originais da marca.  Desta forma, a rede de concessionários adaptou os seus processos e equipas às medidas de distanciamento social impostas pelo Governo português.

Tendo como foco responder, com o melhor serviço possível, às necessidades e exigências dos seus Clientes, o BMW Group também prolongou até dia 30 de abril os prazos das garantias BMW e MINI, bem como, dos contratos de manutenção BMW e MINI Service. Assim, o BMW Group fornece a devida tranquilidade aos seus Clientes, de maneira a beneficiar dos respetivos programas, oferecendo mais tempo de ajustamento na programação da ida à oficina.  

O serviço de Pick-Up & Delivery também foi reforçado, de forma a permitir aos Clientes que permaneçam em suas casas, enquanto a sua viatura vai à oficina. Através deste serviço, o Cliente apenas precisa de efetuar a marcação do serviço online em www.marcacoes-online.bmw.pt  ou www.marcacoes-online.mini.pt, selecionando o Ponto de Serviço Autorizado da sua preferência, indicar o serviço após-venda pretendido e, por fim, selecionar como Solução de Mobilidade o Pick-Up & Delivery, informando o dia, a hora e o local de recolha e entrega da viatura.


Na hora agendada, um motorista com equipamento individual de proteção irá recolher o BMW ou MINI, cumprindo todos os procedimentos de higiene e segurança da viatura, quer no momento de levantamento, quer no de entrega.


Para que o Cliente acompanhe o respetivo serviço no seu BMW ou MINI, o BMW Group dispõe de meios digitais de comunicação interativa, com o envio por email do vídeo do diagnóstico da viatura, bem como o relatório orçamentado das necessidades de intervenção prioritárias para respetiva análise e aprovação.


O BMW Group está empenhado em levar o Serviço Após Venda aos seus Clientes ou prestar-lhe as condições de segurança necessárias para que possam manter os seus veículos nas melhores condições possíveis, garantindo a contante excelência do serviço prestado aos Clientes BMW e MINI.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Mercedes-Benz e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC chegam a acordo para fábrica de São Bernardo do Campo (SP) que garante estabilidade de emprego até 31 de dezembro





·       Diante do atual cenário de pandemia do Coronavírus, a Mercedes-Benz do Brasil tem atuado em duas principais frentes:1) garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para seus colaboradores, conforme as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e 2) assegurar a saúde financeira da Empresa, ajustando seus volumes de produção à atual realidade do mercado.
  
·       Com base nessas importantes premissas, de sobrevivência dos profissionais e de nossos negócios, após negociação entre a Mercedes-Benz e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foi aprovado em votação online, no dia 18/4/2020, um novo acordo para os mais de 8 mil profissionais da unidade de São Bernardo do Campo (SP).

·       Principais medidas acordadas a partir de 4/5, quando as atividades presenciais passam a ser retomadas gradualmente:
ü  Redução de jornada de trabalho de 25%, no período de 4/5 a 31/7/2020, para todos os administrativos que não estejam ligados à produção, com a consequente redução salarial conforme patamar de salário dos empregados. Todos os funcionários administrativos que puderem desenvolver atividades à distância seguirão trabalhando em home office, atendendo as recomendações da OMS.

ü  Suspensão temporária de contratos de trabalho de cerca de 50% dos colaboradores ligados diretamente à produção entre 4/5 e 30/6/2020. Ao término, será concedido um segundo período de suspensão temporária do contrato de trabalho, de 1/7 a 31/8/2020, para os outros 50% dos colaboradores ligados à produção. A consequente redução nos salários também seguirá o patamar salarial dos empregados.

·       Com este acordo, a Mercedes-Benz também vai garantir estabilidade de emprego até 31 de dezembro de 2020 para os profissionais da planta de São Bernardo do Campo.

·       Dessa maneira, a Empresa mantém o seu compromisso de evitar demissões, além de assegurar a sustentabilidade do seu negócio no mercado brasileiro. São alternativas viáveis e que trazem mais tranquilidade a todos durante esse período extremamente desafiador.

·       Para as demais plantas de Campinas e Iracemápolis (SP) e Juiz de Fora (MG), as negociações seguem em andamento.

TopTopic: BMW Motorrad entra no TikTok (BMW Group PressClub Brazil)




BMW Motorrad é a primeira fabricante de motocicletas a usar o TikTok;  Novo canal amplia a comunicação global da marca com a Geração Z;  Rede Social acumulou mais de 1 bilhão de usuários ativos no ano passado.


A BMW Motorrad, por meio de sua divisão global, está oficialmente no TikTok, rede social popular entre os jovens da geração Z (de 16 a 24 anos), que alcançou 1 bilhão de usuários ativos em novembro de 2019. O movimento representa uma grande oportunidade para interagir com um público-alvo completamente novo, criando lealdade a longo prazo. Neste ambiente, a BMW Motorrad é a primeira fabricante de motocicletas a usar a oportunidade para abrir novos caminhos na comunicação.

No TikTok, os usuários criam vídeos curtos de até 15 segundos, usando uma música selecionada previamente. Na plataforma também é possível participar de desafios, que aumentam a motivação do usuário para se envolver e criar conteúdo específico. 

A proposta de vídeos curtos cria uma abordagem completamente nova para a marca, uma vez que estes são muito próximos e diretos, permitindo que sejam comunicadas informações do universo da BMW Motorrad, tais como produtos, pessoas e valores por trás deles. Além disso, o formato dos desafios, em específico, é ideal para o espírito da BMW Motorrad.

Siga a BMW Motorrad no TikTok: www.tiktok.com/@bmwmotorrad  

terça-feira, 21 de abril de 2020

VW desenvolve vídeos com cuidados para os carros durante a quarentena. Conteúdo é divulgado nas redes sociais oficiais da marca




A Volkswagen do Brasil - com o objetivo de auxiliar os proprietários de carros da marca que dependem de seus veículos diariamente, mesmo durante o período de quarentena -, preparou nove vídeos, apresentados pelo Professor Scopino, instrutor de mecânica especializado em veículos VW, e que serão divulgados nas páginas de suas redes sociais oficiais no Facebook, Instagram e  YouTube.

Os vídeos tratam dos mais diversos temas, desde como manter a calibragem dos pneus quando o veículo fica muito tempo parado na garagem, até a instrução completa de troca e manutenção de itens essenciais como filtro de ar, fluído de freio e muitos outros que são necessários para o bom funcionamento dos veículos. 

Ao término de cada vídeo, um link será feito para a Loja Oficial da Volkswagen no Mercado Livre, gerando oportunidades de negócio e ressaltando a importância de se utilizar peças originais.

Os vídeos serão postados todas as segundas, quartas e sextas, durante as próximas três semanas. 

Clique aqui e confira os primeiros episódios.

VW fecha acordo de flexibilização trabalhista com sindicatos que protege empregos e garante valor líquido dos salários dos empregados




São Bernardo do Campo, 21 de abril de 2020 - Em razão dos impactos da COVID-19 no mercado, a Volkswagen do Brasil informa que em Assembleias Virtuais, realizadas ontem (20) e hoje (21), empregados de suas quatro fábricas (São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos em São Paulo, e São José dos Pinhais no Paraná), Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo/SP e Escritórios Regionais aprovaram proposta de redução de 30% da jornada de trabalho sem impacto no valor líquido dos salários. Também foi aprovada a postergação para dezembro de 2020 de 20% da primeira parcela de PLR. Todos os empregados das categorias horistas e mensalistas são impactados com esta medida pelos próximos 90 dias.


"Os efeitos provocados pela pandemia do novo Coronavírus levaram a VW a aplicar novas medidas de flexibilidade previstas em Acordo Coletivo de trabalho, negociadas em parceria com os sindicatos de todas as nossas operações no país. Temos o compromisso de proteger o emprego e evitar demissões, além de garantir a sustentabilidade do nosso negócio", reforça Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

A proposta aprovada pelos empregados permite desconto de 30% no valor do salário bruto do empregado e o mesmo percentual de redução em jornada de trabalho. Serão aplicados os critérios da MP 936 e, desta forma, será possível obter o complemento de renda, parte paga pelo governo e parte pela VW.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Coluna Mecânica Online



COLUNA 
MECÂNICA ONLINE® 

20 | ABRIL | 2020




Fique de olho no aumento da temperatura, do motor


Um dos sintomas que algo não está funcionando bem é seu aumento de temperatura, quer seja um veículo ou mesmo nosso corpo. Assim como as altas temperaturas são incômodas para nós, o motor e outros componentes mecânicos do seu veículo também podem sofrer sérios danos quando esquentam demais. É importante que os sensores de temperatura e os sistemas de arrefecimento estejam sempre em ordem.

Antes da injeção eletrônica, os carros antigos com carburadores e motores refrigerados a água costumavam ter apenas um sensor desse tipo, para controlar o termômetro do painel.

Eles também usavam outros dois componentes para deixar o líquido de arrefecimento sob controle. O interruptor térmico (conhecido como “cebolão”) ligava a ventoinha elétrica do sistema de refrigeração e a válvula termostática controlava o fluxo de água entre o motor e o radiador.

Atualmente nos veículos com injeção eletrônica, podemos encontrar vários sensores que controlam a temperatura do ar que entra no motor, ligam a partida a frio do etanol, regulam o ar condicionado, monitoram o câmbio e os diferenciais, informam como está o clima, etc.

Esses componentes trabalham integrados com os módulos eletrônicos que controlam todo o veículo. Quanto mais sofisticado e caro é o modelo, mais sensores são usados.

Quando os sistemas mecânicos estão em funcionamento, seus componentes internos se movimentam bem rápido, gerando atrito e, consequentemente, calor. Manter essa temperatura controlada é vital para garantir uma operação precisa, evitar quebras prematuras e aumentar a durabilidade das peças. Os sensores de temperatura desempenham uma função muito importante para manter tudo em ordem.

Para manter a temperatura do veículo dentro dos limites corretos, é preciso deixar o radiador, o condensador do ar condicionado (que fica montado junto, na parte da frente) e os trocadores de calor (podem existir para o óleo do motor, câmbio ou diferencial) muito bem limpos e sem vazamentos.

A válvula termostática é uma peça muito importante, uma vez que controla o fluxo do líquido de arrefecimento entre o motor e o radiador. Quando começa a dar problema, é fácil descobrir. Preste atenção se o carro demora em aquecer quando é ligado, se o ponteiro da temperatura fica oscilando ou a luz de alerta acende e apaga.

Falhas no sistema elétrico ou eletrônico costumam dar muita dor de cabeça e causar grandes prejuízos para os donos dos veículos. Desconfie ao notar que a ventoinha não liga na hora certa, se o carro “cheira a queimado” quando você estaciona ou se alertas aparecem volta e meia no painel.

Use o tipo de óleo recomendado pelo manual do seu veículo para cada sistema mecânico, troque nos intervalos certos e substitua os filtros usando produtos de qualidade. Com esses cuidados, você evita quebras prematuras e aumenta a durabilidade de todos os componentes. É um investimento que vale a pena!

Os sensores de temperatura do seu veículo são extremamente importantes para indicar se há algo de errado com o nível de calor interno dos principais sistemas mecânicos. Se não funcionam direito, podem causar danos severos no motor, câmbio e diferenciais.

O pior é que, na maioria das vezes, essas falhas provocam uma “reação em cadeia”. Nos motores, por exemplo, são comuns os estouros de mangueiras, queima da junta de cabeçote, derretimento dos pistões, entre outras avarias.

As transmissões automáticas e os eixos diferenciais (principalmente os modelos com sistemas de deslizamento limitado) também sofrem danos graves quando a temperatura sai do controle, principalmente no conjunto de discos.

Para não ficar pelo caminho ou amargar um prejuízo inesperado, o melhor é sempre ficar alerta a qualquer sinal estranho do carro, e sempre que acender uma luz indicativa na cor vermelha no painel do seu carro, pare o veículo imediatamente e acione seu mecânico de confiança.


Mecânica Online



Futuro das cidades – O Salão Veículo Elétrico Latino-Americano acompanha as transformações que a tecnologia e a sustentabilidade trouxeram à mobilidade e dá espaço ao E-MOB – Salão de Mobilidade Elétrica & Cidades Inteligentes. O evento será pautado em três pilares: mobilidade elétrica, infraestrutura & cidades inteligentes e conectividade & tecnologia. Esses pilares, de acordo com especialistas do setor, formam a tríade do futuro das cidades. A previsão é que o evento aconteça no período de 03 a 05 de novembro em São Paulo.

Relatório de Sustentabilidade 2019 da FCA - No Brasil, a FCA começou um novo ciclo de investimento relevante de R$16 bilhões (aproximadamente €3,4 bilhões), que trará um alinhamento de produto renovado para as marcas Fiat e Jeep®, e acrescentará uma nova fábrica de motores de última geração, que se tornará o maior centro de desenvolvimento de motores da América Latina.

Mais admirados na imprensa automotiva 2020 – Muitas das publicações que compartilham nossa coluna possuem colegas entre os mais admirados da imprensa automotiva 2020. Também fiquei muito feliz com esse reconhecimento e divido com todos vocês os parabéns pelo empenho e trabalho que desenvolvemos e somos reconhecidos.

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Região do Alentejo tem o menor número de casos de Covid-19 de Portugal e não registra vítimas fatais



Praça do Geraldo, em Évora

Um mês e meio após o país detectar a pandemia de coronavírus, a região muito visitada por brasileiros e conhecida pelo turismo, gastronomia, vinícolas, cultura e por obter hotéis de luxo, se torna um oásis no continente

Há quem diga que o mundo todo está tomado pelo Coronavírus, uma pandemia que transformou do dia para a noite o planeta. Mas, em quase todo deserto existe um oásis, e neste caso, se chama Alentejo. A região de Portugal detém o menor número de casos do país, e mantêm nula as estatísticas de morte.

O local abriga hospedagens de luxo, história milenar e quilômetros de terras com fantásticas vinícolas e plantações diversas, às margens do Rio Tejo.

Comparando com outros locais do país, que em uma única região registrou mais de 10 mil casos testando positivo, o Alentejo apresentou apenas 155 confirmados registados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Mas, o que realmente chama a atenção, é que Alentejo é a única região de Portugal Continental e Península a não apresentar vítimas fatais do coronavírus. Especialistas da saúde afirmam que a melhor explicação para tais fatos positivos foi a rapidez para dispersão social e o fechamento das fronteiras.

Empreendimentos de toda a região estão esperançosos com a melhora da pandemia, com o retorno das atividades turísticas e do convívio social.


O Convento do Espinheiro, primeiro hotel cinco estrelas do Alentejo, e que carrega consigo uma lenda baseada no milagre da Nossa Senhora do Espinheiro, encerrou suas atividades logo no início da Pandemia, visando preservar clientes, funcionários e colaboradores. 

Mas, decidiu manter o serviço ao cliente à distância (como cancelamentos, adiamentos e reservas futuras) feito por sua equipe em home office. Além disso, o hotel que possui mais de 70 funcionários está usando o tempo de reclusão para criar novas experiências aos clientes e oferecer uma reabertura diferente, afinal o Convento está colocando em consideração mudanças de comportamento, de consumo e de visão, por parte da população mundial. 

Por ser considerado uma referência na região, o antigo mosteiro receberá no pós quarentena, e de braços abertos como exige um monumento tombado e centenário, seus hóspedes, eventos e casamentos adiados, com implantação e formação de novas medidas de proteção para o após Covid 19.

domingo, 19 de abril de 2020

Aldeia Manoel Alves cancela festas tradicionais para proteger povo Krahô do contágio pelo novo Coronavírus



Principais rituais da tradição Krahô estão canceladas neste ano

Ritual Ketuwayê, que ocorreria neste final de semana, e mais duas festas, todas com presença de turistas confirmada pela Tekoá Brasil, não serão realizadas em 2020.


O povo Krahô é reconhecido como o mais sorridente entre as etnias indígenas brasileiras. “Amji kin” é a expressão que traduz este estado de felicidade, vivenciado ao longo do ano por meio de várias festas e rituais para celebrar a colheita, o crescimento das crianças, os antepassados e outros momentos. Porém, em 2020, todas as atividades festivas da Aldeia Manoel Alves estão canceladas, em função da pandemia do novo Coronavírus, decisão que vem sendo adotada por outras aldeias.


De acordo com o cacique Roberto Krahô Cahxêt, a primeira morte provocada pela Covid-19 na Capital do Estado do Tocantins, Palmas, no último dia 14 de abril, trouxe muita apreensão aos indígenas, que já estavam montando guaritas para impedir o fluxo de pessoas não autorizadas na Reserva Indígena Krahô, localizada entre os municípios de Itacajá e Goiatins. 


A restrição do acesso segue a orientação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), como forma de evitar a disseminação do vírus nas aldeias do País, uma vez que essas populações se encontram no grupo de risco de contaminação. 


A Aldeia Manoel Alves fica localizada a apenas 8 km do centro urbano de Itacajá, sendo a única a desenvolver atividade de etnoturismo de forma organizada, em parceria com a Tekoá Brasil. Neste final de semana ocorreria o Ritual Ketuwayê, que marca o início da educação tradicional para as crianças. Um grupo de turistas iria participar da festa, porém a Tekoá já havia cancelado a vivência. Nesta semana, as lideranças decidiram não realizar o ritual, mesmo que restrito aos indígenas.


A atriz Letícia Sabatella é uma das apoiadoras da campanha

De acordo com o cacique Roberto Krahô Cahxêt, outras duas festas, o Pemp’kahàc e a Feira Tradicional de Sementes também não ocorrerão em 2020. “Vamos programar os Amji kins para o próximo ano”, completa. 
“Hoje, a prioridade é resguardar a saúde da população Krahô”, enfatiza o diretor da Tekoá Brasil, Marcos Luz, lembrando que os roteiros voltarão a ser negociados quando a pandemia passar e a aldeia confirmar a retomada de suas festividades, já que as vivências turísticas seguem o calendário de rituais da aldeia. “Também criaremos protocolos de saúde que garantam a proteção de indígenas e turistas”, completa. 


Campanha
O etnoturismo é uma das fontes financeiras da Aldeia Manoel Alves. Para garantir a aquisição de alimentos, remédios e combustível para a comunidade neste momento de crise, a Associação Hotxwa Cia Hiken iniciou a campanha Salve Krahô. O engajamento de não indígenas à campanha, incluindo pesquisadores, empresários, artistas, como a atriz Letícia Sabatella, motivou a ampliação do projeto, que atenderá todas as aldeias. Os Krahô somam mais de 3 mil pessoas, divididas em 40 aldeias.


As doações em dinheiro podem ser feitas por transferência bancária para a Associação Hotxwa Cia Hiken.

Dados bancários:
Associação Hotxwa Cia Hiken
CNPJ 16.849.941/0001-34
Banco Bradesco (237)
Agência: 1725-6
Conta Corrente: 0086375-0
IBAN: BR71 6074 6948 0172 5000 0863 750C 1

sábado, 18 de abril de 2020

Volvo cria condições especiais de financiamento na compra de caminhões em tempos de recessão do coronavírus, mas não reduz preços



 
Carência de até seis meses e taxas especiais a partir de 0,81% ao mês são alguns dos diferenciais que a Volvo oferece aos transportadores para estimular a aquisição de caminhões novos, por meio da Volvo Financial Services, o Banco Volvo. São opções de financiamento com prazos de 24 até 60 meses, nas modalidades Finame e CDC.

Visando atender as demandas do setor de transportes e apoiar os seus clientes neste período da Covid-19, a Volvo está oferecendo por meio do seu banco de fábrica, condições especiais de financiamento nos meses de abril e maio, através de linhas BNDES, como o Finame TFB, que é um financiamento pré-fixado, livre de qualquer oscilação do mercado, garantindo tranquilidade aos transportadores.


Além da carência, que pode chegar até 6 meses, o banco está operando com taxas que variam de 0,81% ao mês para prazo de 24 meses até 0,86% ao mês para financiamento de 60 meses. Estas condições são válidas até o final de maio. “Esse é um momento em que todas as empresas buscam menor impacto possível no caixa. Além de taxas reduzidas, a carência de 6 meses é uma grande ajuda aos transportadores que necessitam de novos caminhões, mas que precisam poupar recursos agora”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo no Brasil.


Opções de financiamento também no CDC
Além do Finame, o Banco Volvo também está oferecendo condições especiais para financiamentos CDC, válidas apenas durante o mês de abril. As taxas variam de 0,84% ao mês até 0,89% ao mês. A carência pode ser de até 6 meses e os prazos também são até 60 meses.

“Tanto no Finame quanto no CDC estamos operando com condições muito especiais neste mês de abril, em apoio aos clientes da marca. Neste momento de incertezas, o financiamento via Finame pré-fixado do BNDES é uma ótima opção para os transportadores. Cada cliente pode avaliar a melhor alternativa para suas operações”, assegura Valter Viapiana, diretor comercial da Volvo Financial Services.
As condições de Finame são válidas até o final de maio próximo e as opções de financiamento via CDC até o final deste mês de abril. A concessão do financiamento está sujeita à análise e aprovação do crédito pelo Banco Volvo e de acordo com os requisitos do BNDES para acesso às linhas de financiamento na modalidade Finame.



sexta-feira, 17 de abril de 2020

VW do Brasil lança Anuário de Responsabilidade Corporativa 2019, destacando avanços em digitalização, tecnologia, mobilidade elétrica e sustentável


São Bernardo do Campo - A Volkswagen do Brasil acaba de lançar seu Anuário 2019 de Responsabilidade Corporativa, que está disponível no site da Marca (www.vw.com.br - Acesse o ícone Planeta VW e a aba Sustentabilidade) ou clique aqui para ler agora. 

Em sua 8ª edição, o Anuário ressalta o compromisso da empresa com a sustentabilidade, transparência e responsabilidade corporativa, princípios fundamentais na estratégia da Marca, além do desenvolvimento da Digitalização como um dos pilares do negócio.

Entre os avanços está a Ofensiva de Produtos e Inovação da Volkswagen do Brasil, impulsionada com o lançamento do T-Cross, o primeiro SUV e primeiro carro 100% conectado da Marca na América Latina, desenvolvido e fabricado pela Volkswagen do Brasil.

Outro lançamento importante de 2019 foi o híbrido plug-in Golf GTE, dando início à ofensiva de elétricos e híbridos na América Latina. No que diz respeito à infraestrutura visando o desenvolvimento da eletrificação no País, a Volkswagen anunciou, junto com Audi e Porsche, empresas de energia e universidade, uma parceria para a instalação de 30 novos pontos de carregamento ultrarrápidos que vão cobrir todo o estado de São Paulo e parte dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

"O Anuário compartilha com nossos públicos de relacionamento os resultados e avanços da Volkswagen do Brasil em 2019. Foi um ano de grande evolução na construção da Nova VW e em nossa Jornada Digital. Além disso, mostrou que um time integrado e criativo é capaz de impulsionar nossa jornada rumo a resultados sustentáveis", afirmou o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.

A digitalização e a alta tecnologia revolucionaram a VW, desde o desenvolvimento dos veículos, com o uso de protótipos virtuais, realidade virtual e aumentada; passando pelo processo produtivo, com tecnologias da Indústria 4.0, e chegando à venda e ao pós-vendas, com a Concessionária Digital, Venda Móvel e o App Meu VW.

O Anuário também destaca que em 2020, a Volkswagen segue na consolidação de sua Ofensiva de Produtos. Além do Polo GTS e Virtus GTS, está programado o lançamento do Nivus, com o conceito 'New Urban Coupé', o primeiro modelo 100% desenvolvido no Brasil e que também será produzido na Europa. O Nivus contará com o VW Play, uma nova era em conectividade, streaming e serviços.

Acessibilidade digital - A áudio descrição é a mais nova ferramenta de acessibilidade digital do Anuário. Desde sua edição passada, a publicação já oferece outras ferramentas de acessibilidade, como a tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) feita por um avatar, aumento da fonte, alteração do contraste, destaque de links, entre outros recursos.

Fundação Grupo VW amplia oferta de conteúdos on-line e lança podcast. Objetivo é apoiar educadores, alunos e famílias durante isolamento pelo COVID-19


A Fundação Grupo Volkswagen tem a missão de promover transformações na educação e mobilizar cidadãos para atuarem como protagonistas do desenvolvimento de comunidades. Assim, para apoiar educadores, alunos e famílias durante o isolamento social, indicado pelas autoridades de saúde em virtude do COVID-19, a Fundação e parceiros ampliaram a oferta gratuita de conteúdos on-line:

Vida em Movimento - o podcast da Fundação Grupo Volkswagen
Mensalmente, especialistas dialogam sobre as causas de atuação da entidade: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. O primeiro episódio acaba de ser lançado e tem como tema terceiro setor, responsabilidade social e investimento social privado.


Conhecimento que Salva Pessoas
A Fundação lançou a plataforma #ConhecimentoQueSalvaPessoas, para divulgar iniciativas inovadoras e solidárias que proponham caminhos de superação dos desafios socioeconômicos do COVID-19.

Para conhecer, acesse: https://fundacaogrupovw.org.br/conhecimento-que-salva-pessoas/

Cursos on-line para educadores e empreendedores
Em parceria com a Aliança Empreendedora, a plataforma Tamo Junto oferece cursos sobre vendas, comunicação, finanças etc., além de dicas para que os empreendedores consigam superar os desafios do novo coronavírus. 


Além disso, para educadores e gestores escolares, a Fundação e a Nova Escola disponibilizam formações on-line sobre mobilidade urbana e aprendizagem baseada em projetos.

Saiba mais sobre os cursos em: https://bit.ly/39LNMms
Conteúdos pedagógicos
A Fundação ampliou o oferecimento de conteúdos pedagógicos em seu portal. São cadernos, apostilas, e-books, guias e materiais sobre temas como primeira infância, mediação de leitura e brincadeiras para todos. O site também traz aplicativos e jogos sobre mobilidade urbana e patrimônio artístico-cultural brasileiro. Além disso, em parceria com a ONG Mais Diferenças, um conjunto de materiais utilizados no Brincar, projeto de educação inclusiva realizado com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, também foi disponibilizado para download gratuito.

Acesse no portal da Fundação: https://fundacaogrupovw.org.br/materiais-educativos/

Volkswagen inicia retomada gradual da produção





As fábricas de automóveis da marca Volkswagen devem reiniciar sucessivamente suas atividades. Primeiro, a produção será retomada nas fábricas de Zwickau e Bratislava (Eslováquia) na semana de 20 de abril. 

As demais fábricas na Alemanha e em Portugal, Espanha, Rússia e EUA devem reiniciar a produção na semana a partir de 27 de abril. Posteriormente, em maio, a produção será retomada na África do Sul, Argentina, Brasil e México. 

Ralf Brandstätter, COO da marca Volkswagen, disse: "Com as decisões dos governos federal e estaduais na Alemanha e o relaxamento das restrições em outros estados europeus, foram estabelecidas condições para a retomada gradual da produção. 

A Volkswagen se preparou intensivamente para essas etapas nas últimas três semanas. Além de desenvolver um catálogo abrangente de medidas para a proteção da saúde de nossos empregados, também avançamos com o restabelecimento de nossas cadeias de suprimentos."

A produção será retomada de acordo com a disponibilidade atual de peças, os requisitos governamentais na Alemanha e na Europa, o desenvolvimento dos mercados de vendas e os modos de operação resultantes das plantas. Independentemente destas evoluções, o cumprimento das rigorosas medidas de proteção da saúde dos empregados será sempre a principal prioridade.

Andreas Tostmann, membro do conselho da marca Volkswagen responsável por Produção e Logística, disse: "Estamos retomando a produção e a logística com uma abordagem faseada de uma maneira bem organizada. A saúde de nossos funcionários é a nossa maior prioridade. Estamos fornecendo postos de trabalho seguros e o nível máximo possível de proteção à saúde com um plano de 100 pontos. Com total consciência de nossa responsabilidade, garantimos que a economia recupere impulso e os carros deixem as fábricas mais uma vez e cheguem a nossos concessionários e clientes."

Bernd Osterloh, presidente do conselho de empresa, disse: "Nunca vivenciamos uma situação como essa antes. No entanto, sei que nossos colegas estão motivados para começar a trabalhar novamente. À luz da pandemia, precisamos adaptar nossas rotinas. Uma resposta é o nosso novo acordo sobre proteção da saúde. Com cerca de 100 medidas, mantemos o risco de infecção na Volkswagen o mais baixo possível. Isso definirá um padrão para o setor. Mas precisamos ser realistas: no início, os novos procedimentos darão lugar a dúvidas e restrições por parte de nossos colegas. Nunca desenvolvemos, produzimos e vendemos veículos nessas condições antes. É por isso que espero que nossos gestores garantam que os empregados estejam completamente familiarizados com os novos procedimentos. Reservar um tempo para responder a perguntas é mais importante agora do que os números diários de produção."

A Volkswagen Group Components já havia começado a retomar a produção gradualmente em suas fábricas em Brunswick e Kassel desde o dia 6 de abril, seguida pelas fábricas de Componentes em Salzgitter, Chemnitz e Hannover, bem como nas fábricas polonesas, desde o dia 14 de abril, para garantir suprimentos de componentes para produção de veículos na China. 


Thomas Schmall, CEO da marca Volkswagen Group Components: "A reabertura gradual de nossas plantas foi importante para abastecer de suprimentos os locais no exterior. Agora precisamos reiniciar toda a rede de produção enquanto tomamos medidas de proteção abrangentes e fornecer componentes a todas as fábricas de veículos das várias marcas. Os mesmos requisitos elevados para a proteção da saúde de nossos funcionários se aplicam a todas as nossas plantas."

Na retomada da produção, a empresa também pode recorrer à experiência adquirida com o aumento da produção em suas fábricas na China, onde um grande número de medidas consistentes de proteção à saúde foi implementado com sucesso. Até agora, 32 das 33 fábricas na China retornaram à produção. Não foram relatados casos de coronavírus entre os funcionários de lá. 


A Volkswagen continua a monitorar de perto a situação global que surge como resultado da pandemia de coronavírus. Outras ações serão baseadas, em grande parte, no diálogo e nos procedimentos do Grupo Volkswagen e nas recomendações, incluindo as do Instituto Robert Koch.

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