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domingo, 12 de setembro de 2021

O test-drive do Chevrolet Tracker 1.2 turbo flex, Premier, revelou um carro equilibrado, econômico, confortável, seguro e confiável. Na viagem de teste conhecemos o Castelo de Itaipava, em Petrópolis, construído em 1920 com projeto de Lúcio Costa.

 

Texto e fotos:
Arnaldo Moreira









Domingo parcialmente nublado, temperatura amena do inverno carioca, excelente para subir a serra de Petrópolis e conhecer um ponto turístico em Itaipava, distrito da cidade imperial, o Castelo de Itaipava, aproveitando a viagem para avaliação do SUV Chevrolet Tracker 1.2 turbo Premier 2021/22, top de linha. "O Tracker 1.2 não é bom, é ótimo", garantiu o proprietário da agência Thivor, de Belo Horizonte. Esse motor colocou o carro num novo patamar de mercado, acrescentou.

Quem imagina que um carro pesado, de 1,271 kg, como a Tracker não possa ter um bom desempenho com um motor 1.2 está certo, mas aí entra em ação um turbo compressor com intercooler que injeta potência nesse propulsor de 3 cilindros, o que torna esse SUV compacto um foguetinho, graças ao casamento perfeito com a caixa automática GF6-3 de seis marchas, ele fez bonito subindo a serra fácil e faceiramente. A arrancada é perfeita, as retomadas firmes e a rodagem bem macia.

O Castelo, embora não tenha um fosso, nem uma ponte movediça na entrada, é monumental, vistoso, uma bela obra que o barão J. Smith de Vasconcellos  idealizou, em 1920 e a que o arquiteto Lúcio Costa deu vida. Para garantir uma aparência mais medieval um imponente cavaleiro portando uma enorme lança guarda o castelo. 

Todo o material usado na construção dessa obra de características renascentistas foi trazida da Europa. 

O castelo com seu estilo medieval ganhou status de único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas e funciona como um confortável hotel, de quatro andares.

Foto: Marcos Lara

Tem 82 suítes de 12 categorias distintas, de apartamentos mais simples até suítes de luxo com hidromassagem em diversas configurações de decoração e tamanho.

A viagem até Petrópolis foi muito agradável, tanto pela paisagem exótica, entre montes e vales, como pela excelente dirigibilidade e conforto do Novo Chevrolet Tracker. 

À noite, a volta foi tranquila graças aos excelentes faróis que o carro possui.

O que logo se nota neste SUV compacto é o seu desempenho, ao mínimo toque no acelerador o turbo mostra suas garras e o carro avança célere e firmemente pelas curvas sinuosas da serra. 

Um ponto alto do carro é sua amigável e eficiente multimídia Chevrolet MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 8", com câmera de ré, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, espelhamento de GPS, rádio AM/FM, função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB, além de seis alto falantes, entrada USB dupla para o banco traseiro e WiFi nativo no veiculo para até sete dispositivos eletrônico, além controle do ar condicionado automático.

A boa dirigibilidade, beneficiada pela direção elétrica, coincide com a sensação agradável que a cabine oferece. A forração das portas e painéis são de bom gosto e parte do painel central é coberta de material macio e a restante superfície de plástico duro, mas de boa qualidade. 

O espaço é generoso tanto na frente quanto no banco traseiro (bipartido e rebatível), ambos confortáveis e revestidos de couro. Os passageiros são protegidos por seis airbgs, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. 

O banco do motorista tem regulagem de altura e o volante multifuncional, coberto de couro e de boa pegada, conta com controles de velocidade de cruzeiro, de som, telefone e viva voz e piloto automático. No painel de fácil identificação estão os dados do computador de bordo que fornece informações do veículo, da viagem e de consumo, controle de pressão de pneus.

O Novo Tracker vem equipado com o motor transversal, 12 válvulas, com comando duplo variável, 1.2 de três cilindros, turbo, flex, com 132 cv (abastecido com gasolina) e 133 cv (etanol), que gera 19,4 e 21,4 kg de torque, respectivamente, a 2.000 rpm. Este novo propulsor colocou o Tracker entre os SUVs compactos mais econômicos. Durante o teste o computador de bordo registrou uma média de cidade/estrada 11,5 km/l abastecido com etanol. De acordo com o Inmetro, o consumo do Tracker é de 9,4 km/litro na estrada e 7,7 km/litro na cidade, com etanol. O tanque de combustível é 44 litros. A velocidade máxima de 185 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 9,4 s.

O Tracker chama à atenção por onde passa pelo porte altivo da frente de capô alto e longo com vincos decorativos. O conjunto ótico tem faróis tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras. Nas pontas do para-choques a luz de condução diurna também em LED. 

As linhas modernas e rodas de 17" com pneus 215/55, com design exclusivo nesta versão Premier, valorizam as laterais. 

A traseira é uma das mais vistosas do segmento pela tampa do porta-malas, de 395 litros, de linhas abauladas, valorizada pelas belas lentes alaranjadas, em LED, que invadem a lateral, e o spoiler.

Porta-malas com capacidade capacidade de 395 litros

O Novo SUV é muito bem guarnecido de tecnologia. Possui sistema start/stop, com botão de ignição do motor que desliga o motor momentaneamente em sinais ou paradas, regulagem de altura e acendimento automático dos faróis, sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA"), sistema de imobilização do motor, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, alarme antifurto, alerta de colisão frontal emite um sinal sonoro e visual pelo para-brisas quando há risco, alerta de ponto cego sensores nos cantos traseiros do carro que avisam, por meio de sinais luminosos no retrovisor, se houver algum veículo no ponto cego.

O Tracker merece ganhar o sistema de troca de marchas manuais no volante (paddle shift), hoje, essa troca só pode ser feita num botão específico na alavanca de câmbio. O encosto de braço para o motorista e carona podia avançar um pouco mais para oferecer mais conforto durante a condução.

A altura de 18,5 cm do solo é suficiente para que o carro não arraste o fundo pelos quebra-molas. 

O SUV Tracker custa a partir de R$ 110.750,00 na versão básica, manual turbo de 116 cv. Já na versão avaliada de 133 cv turbo Premier o preço é a partir de R$ 137.650,00.

Itens de série

  • SEGURANÇA
    • 06 Airbags (duplo frontal, duplo laterais e duplo de cortina)
    • Alarme Anti-furto
    • Alerta de Colisão Frontal
    • Alerta de Ponto Cego
    • Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro
    • Brake Light
    • Cintos de segurança do motorista com ajuste de altura
    • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
    • Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos
    • Controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC)
    • Faróis dianteiros tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras
    • Frenagem automática de emergência em baixa velocidade
    • Ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão ISOFIX e TOP TETHER
    • Indicador de distância do veículo da frente
    • Indicador de nível de vida de óleo
    • Luz de condução diurna / Luz de posição em LED
    • Regulagem de altura dos faróis
    • Sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA")
    • Sistema de imobilização do motor
    • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • ITENS DE APARÊNCIA
    • Adesivo de coluna na cor preto
    • Friso cromado no contorno inferior do vidro das 
    • portas
    • Grade frontal com detalhes cromados
    • Lanterna em LED
    • Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado
    • Maçanetas internas cromadas
    • Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor prata
    • Rack de Teto na cor prata
    • Roda de alumínio aro 17" com design exclusivo para a versão PREMIER
    • Spoiler traseiro
    • Volante esportivo com revestimento premium
    CONFORTO & CONVENIÊNCIA
    • Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
    • Alça dianteira no teto, lado do passageiro
    • Alças traseiras no teto
    • Ar-condicionado digital
    • Assistente de partida em aclive
    • Câmera de ré
    • Carregador Wireless
    • Chave com sensor de aproximação
    • Cobertura do porta-malas
    • Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
    • Computador de bordo (Informações do Veículo, Viagem e Consumo)
    • Console central com descansa-braço
    • Controlador de limite de velocidade
    • Controlador de velocidade de cruzeiro
    • Controles do radio e telefone no volante
    • Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos
    • Desembaçador elétrico do vidro traseiro
    • Direção Elétrica Progressiva
    • Easy Entry - Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
    • Easy Park - Sistema de Estacionamento Automático
    • Easy Start - Partida sem chave
    • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
    • Espelhos retrovisores externos elétricos, com luz indicadora de direção integrada e na cor do veículo
    • Interruptor para inibir o air bag do lado do passageiro (com indicação visual)
    • Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
    • Luz de cortesia no porta-luvas
    • Luz de cortesia no porta-malas
    • Luz de cortesia traseira
    • Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro
    • Painel de instrumentos 3,5" digital TFT colorido
    • Porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável (piso)
    • Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro
    • Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
    • Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro
    • Sistema de luz "leve-me" (acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto)
    • Sistema de luz "siga-me" (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas)
    • Sistema Stop/Start (desligamento e partida do motor automático em paradas do veículo). Inclui botão para desabilitar o sistema
    • Sombreiras - motorista e passageiro com espelho, cobertura e iluminação
    • Teto solar elétrico panorâmico
    • Tomada de força 12V no console central
    • Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual (modo de seleção de marcha eletrônico ERS)
    • Trava elétrica da tampa de combústivel
    • Trava elétrica das portas com acionamento na chave
    • Trava de segurança nas portas traseiras
    • Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave

  • BANCOS
    • Bancos com revestimento premium nas cores Preto "Jet Black" e Azul "Captain Blue"
    • Banco do motorista com regulagem de altura
    • Banco traseiro bipartido e rebatível
    • Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura
    • Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura.























    quinta-feira, 9 de setembro de 2021

    COLUNA FERNANDO CALMON

    Coluna Fernando Calmon 


    Nº 1.166 — 9/9/21

     

    SALÃO DE MUNIQUE AMPLIA

    O FOCO NA MOBILIDADE

     


    O maior salão internacional do automóvel (IAA, na sigla em alemão) do mundo abriu suas portas no último dia 7 e vai até o próximo dia 12, em Munique, Alemanha. Aliás, abrir as portas nunca teve um sentido tão figurado: a exibição inclui um grande espaço ao ar livre (no total sete cenários na área central da cidade) e muitas atividades interativas com o público. A exposição bienal (anos ímpares) não é mais tão gigantesca quanto a tradicional realizada em Frankfurt. Certamente receberá muito menos visitantes por reflexos da pandemia do covid-19 que obrigou os organizadores a cortar as atividades de 11 para 6 dias.

    O evento até foi rebatizado. Agora se chama IAA Mobility e inclui um setor dedicado inteiramente a bicicletas elétricas, por exemplo. A grande maioria dos lançamentos valorizou os modelos 100% elétricos que, por si só, não se trata mais de novidade. A indústria, no entanto, está engajada no longo prazo. Então é necessário demonstrar seu potencial criativo e técnico desde já. Algumas marcas mais otimistas, outras, cautelosas.

    Várias projetam datas para a virada total de chave, de combustão para elétrico, sem ter em vista limitações de poder aquisitivo de cada país e, além disso, a infraestrutura capilar ser cara de implantar. Isso sem contar a matriz energética mundial, que precisa dar uma guinada muito forte para reduzir o uso de fontes fósseis como petróleo, gás e carvão para gerar eletricidade.

    As fabricantes alemãs, como sempre, mantêm o protagonismo de donos da casa. Audi mostrou o carro-conceito Grandsphere que indica como será o sucessor do A8, seu sedã topo de gama, com mudanças externas e internas impressionantes. Outros modelos da marca seguirão a diretriz: Skysphere e UrbanSphere. A BMW apresentou o avançado conceito i Vision Circular, previsto para 2040. Aplica matérias-primas amplamente recicláveis em um compacto de quatro metros de comprimento. O iX5 Hydrogen pode ser testado pelos visitantes no circuito do seu estande.

    Mercedes-Benz apresentou o EQE, versão elétrica do seu sedã grande, e surpreendeu com o EQG, a visão de como será o SUV elétrico de maior porte que respeita os traços originais. O Porsche Mission R, desenhado para futuras competições de monomarca, mantém essa herança e destaca lanternas traseiras com efeito gráfico tridimensional.

    A Volkswagen exibiu o conceito de um subcompacto, o ID.Life, também propondo o uso de materiais recicláveis. O entre-eixos de 2,50 m (entre up! e Polo) permitirá agilidade e facilidade de estacionar. Intenção da marca é oferecê-lo, em 2025, por 20.000 euros (R$ 124.000, em conversão direta), equivalente ao atual up!.

    Interessante a posição do presidente mundial da Renault, Luca de Meo, quando perguntado durante o Salão pela revista inglesa Autocar, sem citar a Tesla, se não o incomodava uma fabricante iniciante ter valor de mercado muitas vezes superior. “Quando se acumulam mais de 100 anos de história e uma força de trabalho de 200.000 pessoas como a nossa, pode ser estranho ver a valorização de bilhões em empresas que oferecem apenas uma promessa. Mas esse é o mundo em que vivemos. Distorção faz parte da vida. Tenho que aceitar isso”, respondeu.

     

    ALTA RODA

     

    DIFICULDADES de fornecimento de peças, em especial semicondutores, continuam a comprometer fortemente as vendas de automóveis e comerciais leves novos. Dados da Fenabrave mostram queda de 8,6% em agosto sobre o mesmo mês de 2020. Indicam que filas de espera continuarão sem perspectivas de melhora até o final do ano. Porém, no mercado de usados, ao contrário, a comercialização subiu 13,8%. E no comparativo janeiro a agosto de 2021 com o mesmo período de 2020, mais 47,2%, segundo a Fenauto.

    COMO se previa, o Corolla Cross ultrapassou as vendas do Corolla sedã nos últimos três meses. Estilisticamente o novo modelo se enquadra mais como crossover do que SUV. Dinâmica ao volante e desempenho são quase equivalentes ao sedã. Na parte interna, ênfase à praticidade e menos aos materiais de acabamento. Acionado com o pé, o freio de estacionamento é uma solução datada.

    LATIN NCAP perde-se cada vez mais com discursos agressivos e desligados da realidade econômica da região, embora esteja correta sua disposição de elevar o nível de segurança. Seu erro primário, no entanto, é impor testes de colisão do mesmo modelo com protocolos diferentes. Além de tecnicamente falacioso, o que programas na Europa e EUA descartaram, confunde mais do que ajuda. Essa distorção grave é escondida, de forma injustificável, dos resultados.

    CONCORRÊNCIA chegou ao mercado de automatização de passagem por pedágio e saída de estacionamento. O banco Itaú isentará de mensalidade os portadores de seus cartões de crédito que utilizam adesivos Conectcar, a partir do próximo dia 15, e do seu futuro tag próprio, em novembro. Até o final do ano todos os correntistas estarão livres da cobrança. Espera-se que outros fornecedores parem de exigir essa taxa. Não há sentido em diminuir custos de pedágio e estacionamento com a automatização, sem repassá-los ao usuário do serviço.

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    www.fernandocalmon.com.br

    quarta-feira, 8 de setembro de 2021

    Citroën lança série especial C4 Cactus X-SERIES no Brasil. • Nova série especial do Citroën C4 Cactus valoriza visual esportivo do SUV. • São 600 unidades que agregam modernidade e uma identidade visual única ao utilitário. • O C4 Cactus X-SERIES inaugura uma nova cor ao portfólio do modelo: a Cinza Artense. • A novidade chega em toda rede de concessionárias do País com valor sugerido de R$ 106.990,00.

    A Citroën apresenta o SUV C4 Cactus X-SERIES, que chega ao mercado em setembro. Produzido no Brasil, o utilitário esportivo que mudou os padrões do segmento B-SUV no país, ganha uma edição especial. Uma série exclusiva desenvolvida para consumidores conectados e que admiram o visual esportivo do SUV. 

    São 600 unidades do C4 Cactus X-SERIES, que oferecem uma experiência ainda mais elegante; agregando detalhes de design externos e internos, além de diferenciais exclusivos. O novo SUV da Citroën estará disponível em toda rede de concessionários da marca com valor sugerido de R$ 106.990,00. 

    A série especial chega com uma personalização exclusiva. O monograma X-SERIES se destaca nos detalhes internos e externos do modelo. A cor bronze Ocre nos faróis de neblina e no airbump traz ainda mais esportividade ao SUV C4 Cactus, tornando o modelo mais exclusivo e moderno. Internamente, detalhes personalizados nos bancos, volante em couro, tapetes especiais em tecido, além de rodas de liga leve pintadas em preto de 16”. 

    O C4 Cactus X-SERIES também inaugura uma nova cor ao portfólio da marca - a Cinza Artense. Um tom diferenciado que remete ao cinza grafite. As barras longitudinais integradas ao inédito teto dual tone em preto. Destaque para os detalhes na parte externa da edição que reforçam o DNA de um legítimo SUV do modelo. 

    A versão traz ainda freios ABS com REF (Electronic Brake Distribution), controle de estabilidade de comando (ESP) e de tração (ASR), assistente de partida em rampa (Hill Assist), ar-condicionado digital, piloto automático com regulador e limitador de velocidade e assinatura luminosa em LED. Retrovisores com regulagem elétrica, Isofix, vidros elétricos com função One Touch e outros equipamentos, completam a extensa lista de itens de série do SUV. Além do cluster 100% digital e central multimidia de 7” com sistema de espelhamento Google Android Auto e Apple CarPlay. 

    Sob o capô, o SUV Citroën C4 Cactus X-SERIES embarca o motor flex 1.6 VTi, de 118 cavalos de potência, com sistema de partida a frio, unido ao consagrado câmbio automático sequencial de 6 marchas, com dois modos de condução que tornam a direção ainda mais confortável e segura para o condutor. Modo ECO, ideal para ser utilizado no trânsito intenso das grandes metrópoles, esta modalidade tem como principal funcionalidade economizar combustível e o modo SPORT, desenvolvido para obter respostas mais rápidas e potentes do motor.  


    CITROËN C4 CACTUS X-SERIES 

    Destaques da Série Especial Limitada:

    • Carro com a inédita cor Cinza Artense e teto dual tone em preto;

    • Monograma X-SERIES nas portas dianteiras, porta-malas e bancos;

    • Faróis de neblina, Airbumps e frisos nos bancos em bronze;

    • Tapetes de tecido exclusivos;

    • Rodas liga leve de 16 ” pintadas em preto;

    • Volante revestido em couro. 


    Outros destaques do modelo:

    • Central multimídia de 7” com Android Auto e Apple Carplay;

    • Piloto Automático;

    • Assistente de partida em rampa (Hill Assist);

    • Cluster 100% digital;

    • Luzes Diurnas em LED;

    • Lanterna traseira em LED com efeito 3D;

    • Câmera de ré;

    • Vidros elétricos One Touch;

    • Barras longitudinais integradas ao teto;

    • Função Eco e Sport.



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