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domingo, 12 de setembro de 2021

O test-drive do Chevrolet Tracker 1.2 turbo flex, Premier, revelou um carro equilibrado, econômico, confortável, seguro e confiável. Na viagem de teste conhecemos o Castelo de Itaipava, em Petrópolis, construído em 1920 com projeto de Lúcio Costa.

 

Texto e fotos:
Arnaldo Moreira









Domingo parcialmente nublado, temperatura amena do inverno carioca, excelente para subir a serra de Petrópolis e conhecer um ponto turístico em Itaipava, distrito da cidade imperial, o Castelo de Itaipava, aproveitando a viagem para avaliação do SUV Chevrolet Tracker 1.2 turbo Premier 2021/22, top de linha. "O Tracker 1.2 não é bom, é ótimo", garantiu o proprietário da agência Thivor, de Belo Horizonte. Esse motor colocou o carro num novo patamar de mercado, acrescentou.

Quem imagina que um carro pesado, de 1,271 kg, como a Tracker não possa ter um bom desempenho com um motor 1.2 está certo, mas aí entra em ação um turbo compressor com intercooler que injeta potência nesse propulsor de 3 cilindros, o que torna esse SUV compacto um foguetinho, graças ao casamento perfeito com a caixa automática GF6-3 de seis marchas, ele fez bonito subindo a serra fácil e faceiramente. A arrancada é perfeita, as retomadas firmes e a rodagem bem macia.

O Castelo, embora não tenha um fosso, nem uma ponte movediça na entrada, é monumental, vistoso, uma bela obra que o barão J. Smith de Vasconcellos  idealizou, em 1920 e a que o arquiteto Lúcio Costa deu vida. Para garantir uma aparência mais medieval um imponente cavaleiro portando uma enorme lança guarda o castelo. 

Todo o material usado na construção dessa obra de características renascentistas foi trazida da Europa. 

O castelo com seu estilo medieval ganhou status de único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas e funciona como um confortável hotel, de quatro andares.

Foto: Marcos Lara

Tem 82 suítes de 12 categorias distintas, de apartamentos mais simples até suítes de luxo com hidromassagem em diversas configurações de decoração e tamanho.

A viagem até Petrópolis foi muito agradável, tanto pela paisagem exótica, entre montes e vales, como pela excelente dirigibilidade e conforto do Novo Chevrolet Tracker. 

À noite, a volta foi tranquila graças aos excelentes faróis que o carro possui.

O que logo se nota neste SUV compacto é o seu desempenho, ao mínimo toque no acelerador o turbo mostra suas garras e o carro avança célere e firmemente pelas curvas sinuosas da serra. 

Um ponto alto do carro é sua amigável e eficiente multimídia Chevrolet MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 8", com câmera de ré, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, espelhamento de GPS, rádio AM/FM, função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB, além de seis alto falantes, entrada USB dupla para o banco traseiro e WiFi nativo no veiculo para até sete dispositivos eletrônico, além controle do ar condicionado automático.

A boa dirigibilidade, beneficiada pela direção elétrica, coincide com a sensação agradável que a cabine oferece. A forração das portas e painéis são de bom gosto e parte do painel central é coberta de material macio e a restante superfície de plástico duro, mas de boa qualidade. 

O espaço é generoso tanto na frente quanto no banco traseiro (bipartido e rebatível), ambos confortáveis e revestidos de couro. Os passageiros são protegidos por seis airbgs, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. 

O banco do motorista tem regulagem de altura e o volante multifuncional, coberto de couro e de boa pegada, conta com controles de velocidade de cruzeiro, de som, telefone e viva voz e piloto automático. No painel de fácil identificação estão os dados do computador de bordo que fornece informações do veículo, da viagem e de consumo, controle de pressão de pneus.

O Novo Tracker vem equipado com o motor transversal, 12 válvulas, com comando duplo variável, 1.2 de três cilindros, turbo, flex, com 132 cv (abastecido com gasolina) e 133 cv (etanol), que gera 19,4 e 21,4 kg de torque, respectivamente, a 2.000 rpm. Este novo propulsor colocou o Tracker entre os SUVs compactos mais econômicos. Durante o teste o computador de bordo registrou uma média de cidade/estrada 11,5 km/l abastecido com etanol. De acordo com o Inmetro, o consumo do Tracker é de 9,4 km/litro na estrada e 7,7 km/litro na cidade, com etanol. O tanque de combustível é 44 litros. A velocidade máxima de 185 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 9,4 s.

O Tracker chama à atenção por onde passa pelo porte altivo da frente de capô alto e longo com vincos decorativos. O conjunto ótico tem faróis tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras. Nas pontas do para-choques a luz de condução diurna também em LED. 

As linhas modernas e rodas de 17" com pneus 215/55, com design exclusivo nesta versão Premier, valorizam as laterais. 

A traseira é uma das mais vistosas do segmento pela tampa do porta-malas, de 395 litros, de linhas abauladas, valorizada pelas belas lentes alaranjadas, em LED, que invadem a lateral, e o spoiler.

Porta-malas com capacidade capacidade de 395 litros

O Novo SUV é muito bem guarnecido de tecnologia. Possui sistema start/stop, com botão de ignição do motor que desliga o motor momentaneamente em sinais ou paradas, regulagem de altura e acendimento automático dos faróis, sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA"), sistema de imobilização do motor, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, alarme antifurto, alerta de colisão frontal emite um sinal sonoro e visual pelo para-brisas quando há risco, alerta de ponto cego sensores nos cantos traseiros do carro que avisam, por meio de sinais luminosos no retrovisor, se houver algum veículo no ponto cego.

O Tracker merece ganhar o sistema de troca de marchas manuais no volante (paddle shift), hoje, essa troca só pode ser feita num botão específico na alavanca de câmbio. O encosto de braço para o motorista e carona podia avançar um pouco mais para oferecer mais conforto durante a condução.

A altura de 18,5 cm do solo é suficiente para que o carro não arraste o fundo pelos quebra-molas. 

O SUV Tracker custa a partir de R$ 110.750,00 na versão básica, manual turbo de 116 cv. Já na versão avaliada de 133 cv turbo Premier o preço é a partir de R$ 137.650,00.

Itens de série

  • SEGURANÇA
    • 06 Airbags (duplo frontal, duplo laterais e duplo de cortina)
    • Alarme Anti-furto
    • Alerta de Colisão Frontal
    • Alerta de Ponto Cego
    • Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro
    • Brake Light
    • Cintos de segurança do motorista com ajuste de altura
    • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
    • Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos
    • Controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC)
    • Faróis dianteiros tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras
    • Frenagem automática de emergência em baixa velocidade
    • Ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão ISOFIX e TOP TETHER
    • Indicador de distância do veículo da frente
    • Indicador de nível de vida de óleo
    • Luz de condução diurna / Luz de posição em LED
    • Regulagem de altura dos faróis
    • Sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA")
    • Sistema de imobilização do motor
    • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • ITENS DE APARÊNCIA
    • Adesivo de coluna na cor preto
    • Friso cromado no contorno inferior do vidro das 
    • portas
    • Grade frontal com detalhes cromados
    • Lanterna em LED
    • Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado
    • Maçanetas internas cromadas
    • Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor prata
    • Rack de Teto na cor prata
    • Roda de alumínio aro 17" com design exclusivo para a versão PREMIER
    • Spoiler traseiro
    • Volante esportivo com revestimento premium
    CONFORTO & CONVENIÊNCIA
    • Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
    • Alça dianteira no teto, lado do passageiro
    • Alças traseiras no teto
    • Ar-condicionado digital
    • Assistente de partida em aclive
    • Câmera de ré
    • Carregador Wireless
    • Chave com sensor de aproximação
    • Cobertura do porta-malas
    • Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
    • Computador de bordo (Informações do Veículo, Viagem e Consumo)
    • Console central com descansa-braço
    • Controlador de limite de velocidade
    • Controlador de velocidade de cruzeiro
    • Controles do radio e telefone no volante
    • Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos
    • Desembaçador elétrico do vidro traseiro
    • Direção Elétrica Progressiva
    • Easy Entry - Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
    • Easy Park - Sistema de Estacionamento Automático
    • Easy Start - Partida sem chave
    • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
    • Espelhos retrovisores externos elétricos, com luz indicadora de direção integrada e na cor do veículo
    • Interruptor para inibir o air bag do lado do passageiro (com indicação visual)
    • Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
    • Luz de cortesia no porta-luvas
    • Luz de cortesia no porta-malas
    • Luz de cortesia traseira
    • Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro
    • Painel de instrumentos 3,5" digital TFT colorido
    • Porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável (piso)
    • Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro
    • Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
    • Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro
    • Sistema de luz "leve-me" (acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto)
    • Sistema de luz "siga-me" (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas)
    • Sistema Stop/Start (desligamento e partida do motor automático em paradas do veículo). Inclui botão para desabilitar o sistema
    • Sombreiras - motorista e passageiro com espelho, cobertura e iluminação
    • Teto solar elétrico panorâmico
    • Tomada de força 12V no console central
    • Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual (modo de seleção de marcha eletrônico ERS)
    • Trava elétrica da tampa de combústivel
    • Trava elétrica das portas com acionamento na chave
    • Trava de segurança nas portas traseiras
    • Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave

  • BANCOS
    • Bancos com revestimento premium nas cores Preto "Jet Black" e Azul "Captain Blue"
    • Banco do motorista com regulagem de altura
    • Banco traseiro bipartido e rebatível
    • Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura
    • Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura.























    2 comentários:

    1. Três realizações planejadas e executadas com sucesso: O Castelo de Itaipava, o Tracker 1.2 turbo flex, Premier e a reportagem do jornalista Arnaldo Moreira.

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    2. A meu ver, devia ter freio eletrônico e não o convencional, ou seja, com alavanca. O preço é elevado, embora todos os carros estejam à venda pelos olhos da cara, como se diz popularmente. Ótimo carro pelos que foi escrito a seu respeito. Valeu, amigo-confrade Arnaldo Moreira.

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