Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

100% elétrico Nissan LEAF já está disponível nos estados do Rio Grande do Norte e Alagoas

 



Rio de Janeiro – O veículo 100% elétrico mais vendido do mercado brasileiro em 2021, o Nissan LEAF, já está disponível em mais dois estados da região Nordeste. O Rio Grande do Norte, com a Nissan Fort, localizada em Mossoró, e Alagoas, com a Nissan Nikai, que fica em Maceió, seguem o caminho da mobilidade elétrica com estas concessionárias oferecendo todo o atendimento para os clientes experimentarem e terem acesso ao único modelo japonês 100% elétrico vendido no país.

A preparação destas revendas para comercializar o Nissan LEAF faz parte da segunda fase da eletrificação da Nissan no Brasil, que ampliou a quantidade de lojas e estados que disponibilizam o modelo. "Nosso plano de eletrificação no Brasil é robusto e estamos seguindo firmes para alcançar o objetivo de levar a eletrificação a mais e mais brasileiros. Ficamos felizes que a Fort e a Nikai estejam integradas ao nosso plano de ampliar a rede de concessionárias homologadas para disponibilizar todo o inovador conceito de mobilidade do Nissan LEAF aos nossos clientes", afirma Tiago Castro, Diretor Sênior de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil.

A Nissan Fort está localizada Avenida Lauro Monte, 80, em Mossoró, enquanto a Nissan Nikai fica na Avenida Comendador Gustavo Paiva, 4.175, em Maceió.

Nissan LEAF: sucesso global e no Brasil

O modelo 100% elétrico da Nissan tem mais de 500 mil unidades vendidas em todo o mundo. A atual geração, a segunda do modelo, é comercializada no Brasil desde 2019. Seguindo o conceito da visão Nissan Intelligent Mobility, e graças à excelente autonomia e a sistemas inovadores, o Nissan LEAF fortalece o sucesso da Nissan em veículos elétricos e promove a expansão do segmento globalmente. O modelo é produzido em três países, de três continentes diferentes, e é comercializado em mais de 50 mercados pelo mundo.

O Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas. Ele conta, por exemplo, com o inovador e-Pedal, que permite o condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.

Com um moderno e-powertrain, o Nissan LEAF oferece grande eficiência energética por meio baterias de íon-lítio de 40 kWh. O conjunto oferece um desempenho estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm. É desempenho com emissão zero.

Tudo isso com uma economia significativa com recarga/abastecimento. Em um levantamento da Nissan do Brasil com dados médios de mercado para o custo do litro de gasolina e do quilowatt-hora (kWh), a redução de custos de recarga/abastecimento pode chegar a 75% ao se rodar com um Nissan LEAF em comparação com um automóvel de tamanho similar com motor a combustão.

Já para assegurar a segurança dos ocupantes, o modelo vem com o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse "escudo inteligente de segurança" integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Gasolina no Sudeste tem a média mais alta do País em janeiro e diesel ficou 3,47% mais caro. Diesel da região apresentou o 2º maior aumento no território nacional, atrás apenas da Região Sul



De acordo com o mais recente levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), a gasolina da Região Sudeste foi destaque em janeiro no balanço nacional, pois registrou o maior preço médio entre as demais regiões, a R$ 6,954 o litro, mesmo com um aumento quase estável de 0,07% em relação a dezembro. A região ainda registrou o segundo maior aumento no preço médio do diesel comum no fechamento de janeiro, atrás apenas da Região Sul. O combustível apresentou uma alta de 3,47% em relação ao mês anterior e foi comercializado a R$ 5,547.

No recorte por Estado, os postos fluminenses registraram a maior média para a gasolina, de R$ 7,274, com recuo de 0,11% no preço. Em contrapartida, no Estado de São Paulo, o litro da gasolina baixou 0,06% e foi comercializado a R$ 6,428, sendo o mais barato do Sudeste.

O mesmo cenário foi registrado para o etanol, vendido a R$ 6,227 no Rio de Janeiro, maior média entre os quatro Estados da região, mesmo com baixa de 1,98%. O preço médio mais barato foi encontrado nas bombas paulistanas, a R$ 4,942, e também o maior recuo no preço, de 2,68%.

“Assim como na análise nacional, o aumento no valor do diesel também foi identificado nos postos de abastecimento do Sudeste. Já o etanol registrou recuo em toda a região. Apesar de a gasolina do Sudeste ter apresentado a maior média do território nacional em janeiro, quando a comparamos ao etanol na relação 70/30, ela é mais vantajosa para os motoristas que abastecem em toda a região”, aponta Douglas Pina, head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.


O diesel e o diesel S-10 foram comercializados pelo maior preço médio em Minas Gerais, a R$ 5,676 e R$ 5,735, respectivamente. Em relação às menores médias, São Paulo liderou com o diesel comum a R$ 5,484. Já para o diesel S-10, os postos paulistanos empataram com os fluminenses e ambos comercializaram o combustível a R$ 5,585.

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

Variações e correlação gasolina x etanol

Bondinho Pão de Açúcar terá bar temporário e descontos para o verão. Um dos principais atrativos do mundo receberá bar pop-up da Aperol Spritz, terá desconto em todos os ingressos e cenografia especial de praia

 


O Bondinho Pão de Açúcar vai trazer mais motivos para que cariocas e turistas aproveitem a estação mais aguardada do ano no Rio de Janeiro. Até o final de fevereiro, o famoso parque vai receber um bar temporário do drink italiano Aperol Spritz, oferecer descontos exclusivos em todos os ingressos e ainda terá um cenário especial de verão para que os turistas possam interagir e registrar muitos momentos.
 

Com a proposta de celebrar o verão com experiências únicas e inesquecíveis, o Bondinho Pão de Açúcar vai receber ao parque a primeira edição do Aperol Spritz Sunset Bar, uma versão pop-up de bar da conhecida bebida internacional. Em um bar ambientado em um bonde histórico da segunda geração de 1972, o local oferecerá descontos para combos para que os visitantes possam apreciar o drink do verão com um pôr do sol memorável. A iniciativa permanecerá até o dia 23 de fevereiro, no Morro da Urca, e também conta com opções de petiscos e cervejas artesanais locais para todos os gostos.
 

Além disso, para o verão, o Bondinho Pão de Açúcar ainda oferecerá 5% de desconto em todos os tipos de ingressos, desde o tradicional ao Carioca Maravilha, em todas as compras realizadas através do site oficial do parque com o cupom VERAO5. A promoção irá até o dia 28 de fevereiro.
 

Outra iniciativa do parque especialmente para o verão é uma cenografia especial de praia. Idealizada para homenagear as praias cariocas, símbolo da estação, a ação busca proporcionar aos visitantes interação e mais diversão no Morro da Urca. Entre os objetos temáticos estão cadeira de praia, prancha e cenografia de uma praia que vão possibilitar que os visitantes possam curtir e enviar as fotos para familiares com a temática de verão.
 

E para promover a estação que é a cara do Rio, o Bondinho Pão de Açúcar elegeu um time de embaixadores do verão que vão desenvolver conteúdos exclusivos sobre o parque para comunicar e informar sobre as novidades da estação. São eles: @carioquess; @redescubraorio; @inleblon; @placesbylu; @orioeocarioca; @tesourosdobrasil; @mariqguimaraes L12; @girodacarioca; @ipanema_cool; @riofaciloficial; @deolhonorio; @casalssejoga; @vidadecarioca; @biapelorio e @daiibrasil.
 

“Temos paixão por encantar e levar felicidade a todos os visitantes que recebemos. Por isso, nada melhor do que homenagearmos o verão. Esse mês, preparamos ações temáticas de verão para que todos possam aproveitar essa energia da estação mais esperada na cidade, aqui no Bondinho Pão de Açúcar.”, diz Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar.
 

Serviço:


Vem Viver o Verão no Bondinho Pão de Açúcar

Data: até 23/02 (Aperol Spritz Sunset Bar) e até 28/02 (desconto de 5% em todos os bilhetes comprados pelo site com código VERAO5)

Horário de funcionamento do parque: todos os dias, das 9h às 20h, com entrada de visitantes no parque permitida até as 19h.


É obrigatório apresentar comprovante de vacinação físico ou do app Conecte SUS, de acordo com o calendário de vacinação do Rio de Janeiro, e documento de identificação com foto para entrada no parque. Mais informações no site.


Valor dos ingressos: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia entrada).


Crianças até 5 anos não pagam.


Para a visita, a orientação é adquirir o bilhete antecipadamente no site.

Todas as informações estão disponíveis no perfil oficial do parque no Instagram (@bondinhopaodeacucar).


Endereço: Avenida Pasteur, 520 -- Urca.

Abrangência de municípios do Grande Rio para promoção Carioca Maravilha: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá, Petrópolis, Cachoeira de Macacu e Rio Bonito.

Jeep® alcança desempenho histórico em janeiro e completa seis anos de liderança entre os SUVs no Brasil

 



- Marca registrou 9,7% de participação na indústria, quebrando recorde de outubro de 2021

- Renegade segue na liderança em sua categoria e entre todos os utilitários esportivos

- Compass e Commander são os mais vendidos de seus segmentos 


Comemorando a liderança em SUVs no Brasil há seis anos, a Jeep começou 2022 com o pé direito e com diversas conquistas. A marca emplacou dois modelos entre os mais vendidos do país e ainda Renegade, Compass e Commander garantiram a liderança de seus respectivos segmentos. E não para por aí: com 9,7% de participação no mercado e um total de 11,4 mil carros emplacados em janeiro, a Jeep alcançou a sua melhor performance mensal na indústria no Brasil em toda a sua história. O maior percentual tinha sido registrado em outubro do ano passado: 8,8%. 

“Tivemos números impressionantes de participação de mercado no início do ano, o que torna janeiro de 2022 o melhor mês de nossa história em performance no Brasil. O Renegade conquistou a liderança do segmento em janeiro, assim como em 2021, o que só destaca a confiança do mercado e nos deixa mais animados para o lançamento do Novo Renegade, que chega nos próximos dias e, com certeza, seguirá sendo um sucesso. Para completar, estamos celebrando os seis anos da Jeep como número 1 em SUVs no Brasil. Nossa marca tem uma forte relação com o consumidor brasileiro e continuaremos focados na qualidade de atendimento nas Vendas e Pós-Vendas para tornar esta liderança cada vez mais sólida e perene”, destaca Everton Kurdejak, responsável por Operações Comerciais da Jeep para o Brasil.

Em janeiro, o Jeep Renegade chegou a 5.000 unidades comercializadas e 15,8% de participação no mercado entre os B-SUVs. Além disso, também conquistou o terceiro lugar entre os carros de passeio mais vendidos no mês, seguido de outro modelo da marca, o Jeep Compass, que teve 4.907 unidades vendidas e 47% da fatia de mercado em seu segmento. O Jeep Commander também merece destaque. Lançado no fim de agosto, conquistou pelo segundo mês seguido o topo entre os D-SUVs, desbancando os antigos líderes, com 1.437 veículos vendidos e 33% de participação de sua categoria.


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

COLUNA FERNANDO CALMON



Coluna Fernando Calmon


Nº 1.186 — 3/2/22

 



GWM: PRODUÇÃO COMEÇA

COM SUV HÍBRIDO FLEX  

 


O interesse dos chineses em ter fábrica no Brasil vem desde 2014. Nos dois anos anteriores o País era o quarto maior mercado do mundo, 3,8 milhões de unidades entre veículos leves e pesados. A Chery investiu US$ 400 milhões (R$ 2,1 bilhões na cotação atual) em Jacareí (SP). No entanto, as vendas no País caíram para 2 milhões em 2016 e tanto o Celer quanto o QQ não atraíram o consumidor. O Grupo CAOA adquiriu 50% da operação em 2017 e impulsionou a marca.

Agora a GWM (Great Wall Motor Company), empresa de capital privado e ações em bolsa na China, chega com mais empenho financeiro (R$ 4,4 bilhões até 2025, mais R$ 6 bilhões até 2032) e muito apetite. Adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e pretende ampliar a capacidade instalada de 20.000 para 100.000 unidades/ano. Espera gerar até 2.000 empregos diretos e 8.000 indiretos.

No último trimestre deste ano vai importar o primeiro modelo e a produção aqui começa no segundo semestre de 2023. A empresa manterá foco em SUVs das marcas Haval, com pegada urbana, e Tank, mais voltada ao mundo 4x4, além das picapes Poer. Os modelos escolhidos começarão a ser conhecidos no Salão do Automóvel de Pequim, em abril. No total entre importados e de produção local (com índice de nacionalização de até 60%) serão 10 modelos das três marcas. Também vai oferecer produtos 100% elétricos da marca Ora.

A GWM desenvolveu enfoque diferenciado em relação aos modelos híbridos plugáveis atualmente no mercado mundial. Para isso adotou bateria de até 45 kWh que, em geral, é usada apenas em veículos elétricos. Assim, enquanto híbridos plugáveis têm bateria pequena e alcance entre 50 e 90 km, a solução dos chineses é bem interessante, pois permite rodar até 200 km em trânsito urbano. E ainda pode-se viajar por estradas, aproveitando o silêncio e as ótimas acelerações dos elétricos, sem necessidade de planejamento prévio para recarga.

Para se tornarem mais competitivos no Brasil houve planejamento minucioso. Aproveitaram os programas de incentivos fiscais com desconto de até 25% do ICMS no Estado de São Paulo. Há ainda o federal Rota 2030 que diminuiu três pontos percentuais do IPI, desde 1º de janeiro último, exclusivamente para híbridos flex (hoje, só Corolla e Corolla Cross se enquadrariam, caso não ocorra alguma reviravolta). Dessa forma enquanto os SUVs importados serão híbridos a gasolina, posso adiantar que os de produção local já terão motorização híbrida flex.

A fabricante ainda não revelou as especificações dos produtos que estarão disponíveis aqui entre híbridos convencionais e híbridos plugáveis. Na China os motores de 1,5 litro turbo, em conjunto com dois e até três motores elétricos, entregam potências combinadas entre 230 e 430 cv e torques combinados de 41 a 77 kgf.m. Os plugáveis, dependendo da capacidade da bateria, conseguem consumo com gasolina entre 75 km/l e 208 km/l, embora os preços sugeridos sigam diretamente estes valores. As baterias de íon de lítio desenvolvidas pela própria GWM são livres de cobalto e menos sensíveis a variações de temperatura ambiente.

Com amplos recursos de conectividade (incluindo a nova internet 5G), de condução semiautônoma e até de reconhecimento facial (numa segunda fase) os preços serão altos, mas bastante competitivos frente ao que oferecerão em termos de alta tecnologia e equipamentos de série.

A rede de concessionárias da GWM começará com 30 pontos no País, porém aumentará gradativamente até 130 conforme a demanda.

 

ALTA RODA

 

FÁBRICA da BMW em Araquari (SC) completou 30.000 unidades do Série 3 desde sua inauguração em 2014. O sedã médio-grande, em três versões produzidas aqui (320i GP, 320i Sport GP e 320i M Sport, todas com motor flex), divide a linha de montagem com os SUVs e crossovers X1, X3 e X4. Haverá mais um produto a ser anunciado em junho. Roberto Carvalho, diretor comercial, afasta o pessimismo para este ano: “Teríamos crescido mais que os 17% em 2021, se não faltassem componentes mundialmente. Este ano espero incremento de 10% a 12% do mercado premium no qual estamos e lideramos com 33% de participação. Híbridos plug-in e elétricos vão continuar a crescer no segmento premium brasileiro. Até 2030 acredito que possam chegar a 50% das vendas”.

PULSE vem crescendo e já aparece entre os dez modelos mais vendidos em janeiro último entre hatches, sedãs, SUVs e crossovers. Seu ângulo de ¾ de traseira é o mais bonito. Por dentro, espaço um pouco maior do que o Argo, especialmente no banco traseiro. Os porta-malas dos dois modelos aparentam volumes equivalentes, mas a Fiat mudou o método de medição e informa maior volume no Pulse. Sua tela multimídia tem boa resolução, permite espelhamento sem fio e conexão 4G (paga). Na versão Audace avaliada, o volante não pode ser regulado em distância. Maior destaque é a combinação muito boa entre motor turbo 1-litro (130 cv (E)/125 cv (G)) e a caixa CVT. As sete marchas estão sempre presentes, mesmo no modo automático.

_____________________________________________________________________________________________

www.fernandocalmon.com.br



 

Citroën começa 2022 com seu melhor resultado dos últimos anos no Brasil

 



  • Citroën conquista 2,1% de participação de mercado em janeiro, seu melhor resultado desde março de 2014, mais que quadruplicando sua participação em relação a janeiro de 2021;
  •  A marca comercializou 2.488 unidades em janeiro de 2022, um crescimento de 207%;
  •  O SUV C4 Cactus alcançou em janeiro 7,2% de participação no concorrido segmento B-SUV;
  •  Entre os utilitários, Citroën mantém um sólido crescimento de 31% ante janeiro do ano passado.

 

 A Citroën mantém em 2022 o forte ritmo de crescimento registrado em todo ano passado. Em um início de ano acelerado, a Marca comercializou em janeiro 2.488 unidades, um crescimento de 207% em volume de vendas, se comparado com janeiro de 2021. Um resultado acima da média, em um cenário geral marcado pela retração de 28% no período.

Esse volume de vendas garantiu à Citroën uma participação de mercado de 2,1% em janeiro de 2022, seu melhor desempenho nos últimos oito anos. “Um início de ano forte e motivador para a Citroën. Números que reforçam o trabalho que estamos fazendo, em sinergia com a nossa rede de concessionários. Essa performance confirma a estratégia de crescimento sustentável da Marca no país, implementada no primeiro semestre de 2021 e apresentada em novembro do mesmo ano, no plano Citroën 4All”, diz Edgard Alexandrino, Diretor Comercial da Citroën no Brasil.

O grande destaque segue sendo o SUV C4 Cactus, que no ano passado já havia demonstrado a sua força de vendas, crescendo acima da média de seu segmento de mercado. O utilitário esportivo da Citroën conquistou sua melhor participação no concorrido segmento B-SUV, com uma fatia relevante de 7,2% no primeiro mês de 2022.

Em janeiro deste ano, o modelo emplacou 2.283 veículos e garantiu presença na lista dos TOP 6 entre os B-SUV. Com esse desempenho, o C4 Cactus bateu a marca de 50 mil unidades vendidas no país desde o seu lançamento.

A Citroën também sustentou o seu desenvolvimento entre os VULs (Veículos Utilitários Leves). Em janeiro de 2022, a Marca cresceu 31% ante janeiro de 2021. A gama Citroën JUMPY e a família JUMPER garantiram os ótimos números da Citroën entre os VULs em 2022.

“Em um mercado em queda, temos alcançado um desempenho de destaque, que coloca a Marca em outro status no Brasil. E essa sequência sustentável de crescimento tem sempre o consumidor no centro das estratégias da Marca - e tudo se move para que as suas experiências sejam extraordinárias”, explica Edgard.

Produzido na fábrica de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, o C4 Cactus atingiu o patamar de 50 mil unidades vendidas desde o seu lançamento, em 2018. “São novos clientes satisfeitos pelas ruas do país, desfrutando do prazer de dirigir esse veículo único, moderno, confortável e tecnológico. E teremos muitos mais nos próximos meses e anos, tenho certeza disso”, completou.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Sorriso Maroto apresenta projeto A.M.A. em Búzios e Rio de Janeiro


Quase dois anos depois da gravação do projeto “A.M.A – Antes que o Mundo Acabe”, na Praia do Francês, em Alagoas, o grupo Sorriso Maroto está na estrada com o show que virou o DVD de mesmo nome e que acumula mais de 100 milhões de plays nas plataformas digitais de áudio e vídeo. O grupo se apresenta no Rio de Janeiro, em três oportunidades no mês de fevereiro. Dia 13, no Silk Beach Club, em Búzios, dia 20, no Palma Gastrobar, na Barra da Tijuca, e dia 25, no CarnaRildy, no Rio Centro.

Os dois primeiros passos da turnê foram dados com três apresentações esgotadas no Rio de Janeiro e duas em São Paulo. Segundo o vocalista Bruno Cardoso, o musical vem ainda mais carregado de energia boa por conta de estar de volta aos palcos. “Gravamos esse projeto em fevereiro de 2020, antes de tudo acontecer e só agora estamos falando sobre a retomada. Estamos muito felizes com a volta e não vemos a hora de viajar o Brasil todo de novo, levando música e alegria para um recomeço geral”, completa.

O repertório do show é formado por canções repletas do melhor pagode, experimentações unindo gêneros e gerações, e uma mensagem de transformação coletiva através da música. A inédita “Nosso Flow”, que mistura o pagode com o trap, “100 Likes”, que já alcançou o single de Ouro, e “Reprise”, que fez parte do DVD anterior do grupo são algumas das músicas escolhidas para o show. O público poderá ouvir também as faixas “50 Vezes”, música que marcou uma virada do Sorriso Maroto após 20 anos de carreira, e “Primeiros Erros”, sucesso conhecido pelo grupo Capital Inicial e “Eu Topo”, escolhida como música de trabalho por seu clima romântico.

Fruto das experiências pessoais do vocalista Bruno Cardoso e do desejo do grupo de viver em um mundo melhor, o projeto AMA foi gravado com um visual deslumbrante e contou com diversas participações. O DVD reúne, ao todo, 20 faixas, incluindo medleys, sendo 12 canções inéditas, e tem direção e cenário da UnicFilm, por Fernando Trevisan.

Para as apresentações, o grupo segue todas as recomendações indicadas pelo Ministério da Saúde, como o uso obrigatório de máscara, capacidade reduzida e distanciamento de mesas. “A gente acredita que esse movimento de retomada das atividades, com todos os cuidados, é uma forma também de motivar a galera a seguir em frente, voltar a sorrir e retomar suas rotinas. Para nós, músicos, estar no palco tem um sentimento de esperança muito grande”, reflete Bruno.

Serviço

Show Sorriso Maroto

*Búzios
Local: Silk Beach Club
Data: Dia 13 de fevereiro | Domingo
Horário: a partir das 17h
Preço: R$90 (feminino) e R$110 (masculino)

Vendas | https://pagplanet.com/v1/event.php?codEvento=4086

*Rio de Janeiro | Barra da Tijuca
Local: Palma Gastrobar – Palma Sunset
Data: Dia 20 de fevereiro | Domingo
Horário: a partir das 16h
Preço: R$160 (feminino) e R$200 (masculino)

Vendas | https://www.sympla.com.br/evento/palma-sunset-com-sorriso-maroto/1430312

*Rio de Janeiro | Rio Centro
Local: CarnaRildy | Rio Centro
Data: Dia 25 de fevereiro | Sexta-feira
Horário: a partir das 17h

Preço:
Arena Rildy | R$ 110 (feminino) e R$130 (masculino)
Arena Open | R$450 (feminino) e R$650 (masculino)

Vendas | https://www.ingressocerto.com/carnarildy-25-02

Alfa Romeo lança fragrância masculina Black Collection. O exilir do poder está à venda nas melhores perfumarias do País

 


Uma icônica referência masculina no mundo do luxo, Alfa Romeo apresenta a fragrância Black Collection, a nova interpretação de um amadeirado especiado, a verdadeira aliança entre autenticidade, sofisticação e inovação. Criado pelo perfumista Cristiano Canali, Black Collection seduz imediatamente graças a explosiva dupla de notas de limão e toranja. O coração é magnético e combina noz moscada, cedro e black rose.

A nota de fundo é uma assinatura inesquecível de patchouli misturado com um sensual aroma de madeira de ébano. O contraste é dado com acordes de oud e alcântara que resultam em uma mistura quente e elegante.Preto e fosco, o frasco celebra o espírito puro e aventureiro da marca. Para manter a tradição da fabricante italiana, a tampa cromada é inspirada nos faróis do Giulia, clássico modelo de carro Alfa Romeo. Já os elementos do logo — a cruz vermelha e o dragão conhecido como Biscione — aparecem estampados em preto e branco na superfície lisa do frasco e remetem ao emblema da Casa Visconti, que comandou Milão entre os séculos 13 e 15.

Embalagem
A escolha para a embalagem foi o DNA da marca, de forma simples mas impactante. Os tons preto e prata, assim como a impressão metálica do logotipo Alfa Romeo, remetem ao legado da casa italiana.

Tendo o horizonte italiano como fundo, a campanha de Black Collection marca as pistas de Milão como o ponto de chegada e partida de uma viagem pela história dos carros clássicos da marca e sua profunda relação com os campeonatos de corrida. As cenas retratam a energia e paixão do homem Alfa Romeo.

Fundada em 1941, no coração de Milão, a Alfa Romeo é uma tradicional marca de automóveis italiana, com clássicos modelos de carros inspirados no estilo de vida da Itália e uma história íntima com as pistas e campeonatos de corridas. Caracterizada por expressar a atitude e o espírito livre da cidade, a Alfa Romeo aborda o design de seus carros e fragrâncias com uma visão autêntica e inovadora.

O perfume Alfa Romeo Black Collection pode ser encontrado nas melhores perfumarias do país pelo preço sugerido de R$186 (40ml) e R$343 (125ml). Informações adicionais através do e-mail sac@weitnauer.com.br.

Vendas de veículos leves têm pior janeiro em 17 anos. Foram emplacados 116,6 mil unidades, volume 28% inferior ao registrado há um ano



Por Giovanna Riato, AB

As vendas de veículos começaram 2022 em marcha lenta. Em janeiro, foram emplacados 116,6 mil automóveis e comerciais leves, com queda de 28,3% sobre o mesmo mês do ano passado e de 39,7% na comparação com dezembro de 2021.


Os dados foram apurados pela agência Autoinforme. Com isso, a indústria automotiva teve o pior janeiro em vendas dos últimos 17 anos, perdendo apenas para janeiro de 2005, quando o mercado interno absorveu 99,5 mil veículos novos.

A empresa destaca que, no período recente, o volume de vendas do mês passado só não foi inferior ao dos meses de abril e maio de 2020, justamente quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil e impôs o fechamento de fábricas e concessionárias de veículos.

A média diária de vendas foi de fracos 5,5 mil emplacamentos/dia, com retração de 32% na comparação com o resultado de um ano atrás.

Preço em alta, renda em baixa

Para a Autoinforme, o resultado anêmico do primeiro mês de 2022 reflete a conjuntura do aumento de preço dos carros – algo que não tende a ser revertido neste ano. Segundo a Kelley Blue Book Brasil (KBB), a tabela dos carros mais vendidos do Brasil teve reajuste médio de expressivos 30% entre janeiro de 2021 e o mês passado.

Entre os fatores que contribuem para o encarecimento do automóvel está a escassez global de semicondutores provocada pela pandemia. Os chips eletrônicos têm preço dolarizado e, portanto, elevados na moeda brasileira. Há ainda a queda na renda da população, que teve suas atividades afetadas pelo avanço da variante ômicrom da Covid-19.

Na quarta-feira, 2, a Fenabrave, entidade que representa os diistribuidores de veículos, vai divulgar os resultados oficiais de mercado - incluindo as vendas de caminhões, ônibus e motocicletas.

Fonte: Setor Automotivo

Fusões e aquisições de empresas da Holanda sobem 40%

 

O número de operações de fusões e aquisições envolvendo empresas holandesas no Brasil registrou alta de 40% na comparação entre 2021 (7 transações) e 2020 (5 transações). Além disso, em 2021, o percentual da participação dos holandeses representou apenas 1% do total de negócios fechados (674) considerando a participação de outros países nesses tipos de transações no Brasil. Os dados são da pesquisa de fusões e aquisições realizada pela KPMG.

 

“O aumento no número dessas transações evidencia que as empresas holandesas continuam ativas em operações de fusões e aquisições no Brasil. Ainda assim, a participação da Holanda ainda é baixa nessas transações e há oportunidades para que mais negócios sejam realizados”, afirma Alexandre Fujimoto, sócio-líder do Desk Holanda da KPMG no Brasil.

 

Segundo a pesquisa, em 2021, as fusões e aquisições no Brasil tiveram a participação de empresas de 36 nacionalidades. A Holanda ficou em 13º lugar entre os países que mais concretizaram transações no Brasil, bastante atrás de Estados Unidos (378), Reino Unido (37), Japão (31), Argentina (29), Canadá (28) e Alemanha (15).

 

A pesquisa da KPMG destacou ainda que as operações de fusões e aquisições no Brasil encerraram 2021 com desempenho recorde, registrando ao todo 1963 transações nos últimos 12 meses. Essa marca supera em 59% o total verificado ao longo de 2019 que era, até então, o melhor ano da série histórica, concluído com 1231 negociações. Dessa maneira, os resultados de 2021 consolidam o ano passado como o melhor período desde 1996, ano em que a pesquisa foi iniciada pela KPMG.

Renault, Nissan & Mitsubich anunciam roadmap comum Alliance 2030: o melhor dos três mundos para um futuro melhor baseado em carros elétricos

 

  • Roadmap para 2030 tem como foco veículos 100% elétricos e mobilidade conectada.

  • Objetivo é aumentar o uso de plataformas comuns, chegando a 80% em 2026.
  • Mitsubishi Motors vai fortalecer sua presença na Europa, com dois novos veículos baseados nos modelos mais vendidos da Renault.

  • Investimentos da ordem de 23 bilhões de euros nos próximos cinco anos, dando sustentação a uma estratégia ofensiva em eletrificação.

  • Os 35 novos veículos previstos até 2030 constituirão a maior gama de modelos elétricos em todo o mundo, baseados em cinco plataformas elétricas comuns.
  • A Nissan está revelando seu novíssimo veículo elétrico baseado na plataforma CMF-BEV da Aliança, em substituição ao Micra na Europa; o veículo deve ser produzido no polo industrial dedicado aos veículos elétricos no norte da França, o Renault ElectriCity.

  • Fortalecimento da estratégia de baterias comuns, atingindo uma capacidade global de produção de 220 GWh até 2030.

  • A Nissan vai liderar o desenvolvimento da tecnologia disruptiva de baterias de estado sólido, em benefício de todos os membros que fazem parte da Aliança.

  • A Renault vai liderar o desenvolvimento centralizado de arquiteturas elétricas e eletrônicas comuns, e irá lançar o primeiro veículo criado sob a lógica do full software defined vehicle até 2025.

O Renault Group, a Nissan Motor Co., Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation, os três membros que fazem parte de uma das maiores alianças automotivas do mundo, anunciaram ações e projetos comuns para acelerar e preparar seu futuro compartilhado para 2030, com foco na cadeia de valor da mobilidade.

Um ano e meio depois de anunciar seu novo modelo de negócios colaborativo para dar sustentação à competitividade e lucratividade de suas empresas-membro, a Aliança está assentada em bases sólidas, beneficiando-se de uma governança corporativa operacional eficiente, bem como da ampliação e flexibilização de suas cooperações.



Dando continuidade à estratégia Líder-Seguidor (Leader-Follower) definida em maio de 2020, tecnologias específicas estão sendo desenvolvidas por uma equipe líder com o apoio dos seguidores, permitindo que cada membro da Aliança tenha acesso a todas as tecnologias-chave

A Aliança definiu um roadmap comum para 2030 para veículos 100% elétricos e mobilidade Inteligente & Conectada, compartilhando investimentos em benefício de suas três empresas-membro e seus clientes.

“Entre os líderes da indústria automotiva mundial, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi é um modelo comprovadamente único. Há 22 anos, temos nos baseado em nossas respectivas forças e culturas em benefício comum”, disse Jean-Dominique Senard, Presidente do Conselho da Aliança. “Hoje, a Aliança está acelerando para liderar a revolução da mobilidade e entregar ainda mais valor para os clientes, nossas pessoas, nossos acionistas e todos os nossos stakeholders. As três empresas-membro definiram um roadmap comum para 2030, compartilhando investimentos em futuros projetos de eletrificação e conectividade. Esses são investimentos massivos, que nenhuma das três empresas poderia fazê-los sozinha. Juntos, estamos fazendo a diferença para um novo futuro global e sustentável, para a Aliança se tornar carbono neutro até 2050”.

Trabalhando juntas em benefício de todas – a estratégia Líder-Seguidor

Os membros da Aliança desenvolveram uma metodologia de “diferenciação inteligente”, que define o nível desejado de compartilhamento de componentes para cada veículo, integrando diversos parâmetros para o possível uso comum de plataformas, plantas de produção, motorizações ou segmentos de veículos. 

Tudo isso é complementado e reforçado por uma estratégia mais rigorosa de diferenciação do design e da carroceria. Por exemplo, a plataforma comum para o segmento C e D será utilizada para cinco modelos das três marcas da Aliança (Nissan Qashqai e X-Trail, Mitsubishi Outlander, Renault Austral e um futuro SUV de sete lugares).

Para fortalecer este processo, as empresas que fazem parte da Aliança vão intensificar o uso de plataformas comuns nos próximos anos, passando dos 60% atuais para mais de 80% do total combinado de 90 modelos em 2026. Com isso, cada empresa poderá aumentar o foco nas necessidades de seus clientes, seus melhores modelos e mercados-chave, ampliando as inovações dentro da Aliança, com custos menores.

Como parte desta estratégia, a Mitsubishi Motors vai fortalecer sua presença na Europa com dois novos modelos, incluindo o Novo ASX, baseado em modelos campeões de vendas da Renault.




Cinco plataformas comuns para veículos elétricos: a maior gama de modelos do setor

Renault, Nissan e Mitsubishi são pioneiras no mercado de veículos elétricos, com investimentos que ultrapassam os 10 bilhões de euros na área de eletrificação. Em seus principais mercados (Europa, Japão, EUA, China), 15 plantas da Aliança já produzem peças, motores elétricos e baterias para 10 modelos elétricos em circulação, com mais de 1 milhão de carros elétricos comercializados até hoje e 30 bilhões de quilômetros rodados movidos a eletricidade.

Graças à sua expertise única, a Aliança está acelerando ainda mais, com um investimento adicional total de 23 bilhões de euros nos próximos cinco anos em eletrificação, que resultarão em 35 novos veículos elétricos até 2030.

90% destes modelos serão baseados em cinco plataformas elétricas comuns, cobrindo a maior parte dos mercados em todas as grandes regiões:

  • CMF-AEV, a plataforma mais acessível do mundo, base do novo Dacia Spring.
  • KEI-EV (miniveículo), uma plataforma para veículos elétricos ultracompactos.
  • LCV-EV, uma plataforma destinada aos clientes profissionais, base do Renault Kangoo e do Nissan Town Star.
  • CMF-EV: a plataforma elétrica global e flexível já estará nas ruas daqui a algumas semanas, base do crossover elétrico Nissan Ariya e do Renault Mégane E-Tech Electric. Com suas inovações tecnológicas e o potencial oferecido por sua modularidade, a plataforma CMF-EV é a referência para uma nova geração de veículos elétricos para as empresas que fazem parte da Aliança. 
  • A plataforma foi criada para integrar e otimizar todos os elementos específicos para uma motorização 100% elétrica, contando com um novo motor elétrico de alta performance e uma bateria extremamente fina. Até 2030, mais de 15 modelos serão baseados na plataforma CMF-EV, com até 1,5 milhão de carros produzidos anualmente com base nesta plataforma.
  • CMF-BEV, a plataforma elétrica compacta mais competitiva do mundo, que será lançada em 2024. Esta plataforma oferece até 400 km de autonomia e incríveis performances aerodinâmicas, permitindo uma redução de 33% dos custos e até mais de 10% em consumo de energia quando comparada ao Renault ZOE atual. Ela servirá de base para 250.000 veículos por ano para as marcas Renault, Alpine e Nissan, como o Renault R5 e o novo veículo compacto elétrico que substituirá o Nissan Micra. Desenvolvido pela Nissan e produzido pela Renault, o novo modelo deve ser fabricado no polo industrial Renault ElectriCity, localizado no norte da França.



Estratégia de baterias comuns, inovações de ruptura em baterias e previsão de capacidade de 220 GWh de produção, permitindo oferecer modelos altamente competitivos e atrativos para todos os clientes

Competitividade é fundamental; por isso, as empresas-membro criaram uma estratégia comum de baterias da Aliança, principalmente com a escolha de um fornecedor comum de baterias para a Renault e a Nissan nos mercados-chave. 

A Aliança está trabalhando com parceiros de negócios comuns para atingir escala e acessibilidade reais, permitindo reduzir os custos das baterias em até 50% em 2026 e 65% até 2028.

Com esta estratégia, até 2030, a Aliança terá uma capacidade de produção de 220 GWh para baterias de veículos elétricos, considerando todas as plantas-chave de produção em todo o mundo.

Além disso, a Aliança compartilha uma visão comum para a tecnologia debaterias de estado sólido (ASSB). Com base em sua profunda expertise e experiência única na condição de pioneira da tecnologia de baterias, a Nissan vai liderar as inovações nesta área, em benefício de todas as empresas-membro da Aliança.

A tecnologia ASSB terá o dobro de densidade de energia em comparação com as baterias de íons de lítio líquidos atuais. O tempo de recarga também será bastante reduzido – um terço do nível atual –, permitindo que os clientes façam viagens mais longas com mais conforto, segurança e prazer.

O objetivo é produzir em massa a tecnologia ASSB até meados de 2028. Posteriormente, a meta é equiparar os custos com o nível dos veículos movidos a combustão, o que reduzirá os custos para 65 $ por kWh, acelerando a mudança para a motorização elétrica em escala global.



A Aliança também conta com um sistema de gestão da bateria de alta tecnologia da Aliança. Ao contrário de outros players no setor, a Aliança escolheu controlar 100% de seu hardware e software, beneficiando-se de valiosos dados preditivos que permitem monitorar o estado de saúde da bateria e aperfeiçoar a tecnologia.

A Aliança está trabalhando com parceiros estratégicos para oferecer as melhores soluções de recarga pública aos seus clientes. A Mobilize Power Solutions oferece aos clientes B2B serviços completos de ponta a ponta, incluindo o desenvolvimento do projeto, instalação, manutenção e gestão otimizada da infraestrutura de recarga e todos os serviços relacionados para satisfazer suas necessidades de negócios.

A Aliança assinou recentemente um contrato com a Ionity, por meio do fornecedor de serviços de mobilidade elétrica Alliance Plug Surfing, para permitir que seus clientes tenham acesso a tarifas preferenciais na rede de recarga ultrarrápida da Ionity na Europa.

Com mais de 10 anos de experiência no segmento de veículos elétricos, as empresas que fazem parte da Aliança têm profundos conhecimentos que as colocam um passo além na competição pela otimização do reuso de baterias, principalmente com aplicações de segunda vida e reciclagem, com soluções eficientes e sustentáveis em todo o ciclo de vida da bateria.

25 milhões de carros conectados à Alliance Cloud até 2026: a melhor experiência digital da indústria para os clientes

As áreas de mobilidade conectada e inteligente são fundamentais para aumentar o compartilhamento de inovações na Aliança.

Com 20 anos de experiência em dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS) e condução autônoma, a Aliança continua aperfeiçoando a segurança, conforto e prazer de dirigir em condições reais de uso, entregando inovações em tecnologias de assistência ao motorista e inteligência veicular, tendo como exemplo o premiado sistema ProPILOT da Nissan.  

Com plataformas e eletrônica compartilhada, até 2026 as empresas que fazem parte da Aliança pretendem ter mais de 10 milhões de veículos em circulação com 45 modelos da Aliança equipados com sistemas de condução autônoma.

Atualmente, 3 milhões de veículos já estão conectados à Alliance Cloud, com trocas de dados permanentes. Até 2026, mais de 5 milhões de sistemas da Alliance Cloud serão entregues por ano, com um total de 25 milhões de carros em circulação. A Aliança também será a primeira fabricante global que produz modelos de vários segmentos a lançar o ecossistema Google em seus carros.

Sob a liderança da Renault, a Aliança está desenvolvendo uma arquitetura eletrônica e elétrica centralizada comum, para convergir aplicações de hardware e software com o objetivo de oferecer o máximo de benefícios e um nível otimizado de performance.



A Aliança vai lançar seu primeiro full software defined vehicle até 2025. Com este veículo, a Aliança vai aprimorar a performance em termos de OTA (Over-the-Air) durante todo o ciclo de vida de seus carros. Isso significa mais valor para os consumidores, com a integração do carro com o ecossistema digital do cliente, oferecendo uma experiência personalizada, serviços novos e ainda melhores, além de custos de manutenção reduzidos. 

Assim, os membros da Aliança terão condições de melhorar o valor de revenda de seus veículos. Além disso, os chamados software defined vehicles estarão habilitados para se comunicar com infraestruturas, usuários e objetos conectados, abrindo novas possibilidades de valor para as montadoras da Aliança.

Esta experiência digital única da Aliança e o volume de dados inédito que ela gerará vai definir as novas fronteiras da indústria automotiva, com o Renault Group, a Nissan Motors e a Mitsubishi Motors ocupando a vanguarda desta revolução.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.