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As vendas de veículos começaram 2022 em marcha lenta. Em janeiro, foram emplacados 116,6 mil automóveis e comerciais leves, com queda de 28,3% sobre o mesmo mês do ano passado e de 39,7% na comparação com dezembro de 2021.
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As vendas de veículos começaram 2022 em marcha lenta. Em janeiro, foram emplacados 116,6 mil automóveis e comerciais leves, com queda de 28,3% sobre o mesmo mês do ano passado e de 39,7% na comparação com dezembro de 2021.
Os dados foram apurados pela agência Autoinforme. Com isso, a indústria automotiva teve o pior janeiro em vendas dos últimos 17 anos, perdendo apenas para janeiro de 2005, quando o mercado interno absorveu 99,5 mil veículos novos.
A empresa destaca que, no período recente, o volume de vendas do mês passado só não foi inferior ao dos meses de abril e maio de 2020, justamente quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil e impôs o fechamento de fábricas e concessionárias de veículos.
A média diária de vendas foi de fracos 5,5 mil emplacamentos/dia, com retração de 32% na comparação com o resultado de um ano atrás.
Para a Autoinforme, o resultado anêmico do primeiro mês de 2022 reflete a conjuntura do aumento de preço dos carros – algo que não tende a ser revertido neste ano. Segundo a Kelley Blue Book Brasil (KBB), a tabela dos carros mais vendidos do Brasil teve reajuste médio de expressivos 30% entre janeiro de 2021 e o mês passado.
Entre os fatores que contribuem para o encarecimento do automóvel está a escassez global de semicondutores provocada pela pandemia. Os chips eletrônicos têm preço dolarizado e, portanto, elevados na moeda brasileira. Há ainda a queda na renda da população, que teve suas atividades afetadas pelo avanço da variante ômicrom da Covid-19.
Na quarta-feira, 2, a Fenabrave, entidade que representa os diistribuidores de veículos, vai divulgar os resultados oficiais de mercado - incluindo as vendas de caminhões, ônibus e motocicletas.
Fonte: Setor Automotivo
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