Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 21 de março de 2022

Nissan R390 GT1 de 7 centímetros repete a história real e conquista o título de melhor customização de miniaturas da marca


 Concurso fez parte do Salão Diecast 2022, evento de miniaturas de automóveis que reuniu mais de 3 mil colecionadores, customizadores e visitantes em São Paulo neste fim de semana

Nissan expôs LEAF e Kicks de verdade e em miniaturas


São Paulo – Um modelo especial de 7 centímetros de comprimento do superesportivo Nissan R390 GT1 repetiu uma história real e conquistou o prêmio da categoria Nissan do Concurso de Customização de Miniaturas do Salão Diecast 2022. 

O maior evento de miniaturas do Brasil aconteceu neste fim de semana em São Paulo e reuniu mais de 3 mil colecionadores, visitantes e, também, customizadores de carrinhos, entre eles o paulistano Eduardo Kenji, que criou o R390 GT1 vencedor da edição desse ano.

Na vida real a história do R390 GT1 começou em 1997, quando a Nissan decidiu disputar a categoria GT das 24 Horas de Le Mans. Para isso, seguindo as regras da época, para conseguir a homologação de um carro GT na corrida, precisava que ele fosse baseado em um em veículo “de passeio”, que pudesse ser conduzido em vias públicas. Mesmo que só existisse uma unidade desse automóvel de rua. 

Assim nasceu o Nissan R390 GT1 de rua que deu origem aos bólidos de mesmo nome, reconhecidos até hoje como os de maior sucesso da marca japonesa nas pistas de Le Mans. Essa mesma história de evolução de um carro de passeio para um modelo de competição se repetiu agora no Salão Diecast 2022 pelas mãos de Eduardo Kenji, que venceu também a primeira edição da categoria Nissan do Concurso de Customização, em 2019.

O modelo campeão de 2022, assim como o carro real, tem como base um R390 GT1 de passeio, no caso, uma miniatura de 7 centímetros – escala 1/64 – encontrada em lojas de brinquedos. Mas o carrinho passou por uma “preparação” total realizada pelo customizador Kenji, em um trabalho que demorou cerca de três semanas. Uma transformação tão impressionante que superou mais 17 réplicas em escala reduzida de automóveis da marca japonesa customizadas por colecionadores de vários estados do Brasil. A escolha da melhor miniatura da categoria foi feita por designers da equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina, que fica na cidade de São Paulo.

“A miniatura ficou muito bem feita e a atenção aos detalhes é incrível. A customização foi realizada com alta qualidade e representando bem as características de design e engenharia do R390”, explica John Sahs, designer-chefe do Estúdio de Design da Nissan América Latina.

Se a miniatura original tem carroceria inteiriça, Kenji teve o trabalho de recortá-la para criar capôs móveis na dianteira e na traseira. Toda a parte externa recebeu aplicação de fibra de carbono, como carros de competição de verdade. Foram aplicados decalques representando marcas tradicionalmente usadas em carros de corrida da Nissan. Um grande aerofólio foi instalado na traseira, como nos R390 de competição.

O modelo em escala reduzida foi rebaixado e ganhou rodas de metal com rolamentos e equipadas com pneus de borracha. Elas podem ser retiradas e, nesse caso, deixam a mostra diminutos discos de freios!

A criação de capôs móveis para o modelo customizado teve uma razão: revelar a parte mecânica que também foi toda criada por Eduardo Kenji. Assim, é possível ver um diminuto motor V8 – que no bólido real tinha 3,5 litros e 650 cv de potência. Com menos de 1 centímetro de comprimento, esse propulsor usado na miniatura foi desenvolvido tendo como base dois minimotores de quatro cilindros. Também foram feitos, e estão visíveis, componentes da suspensão e da transmissão.

“Fazer a parte mecânica foi o maior desafio técnico na preparação dessa miniatura. Mas todo o desenvolvimento do projeto foi complexo porque não existem muitas informações sobre o R390, não tive como buscar referências do modelo real e, por isso, precisei apostar mais na criatividade para fazer uma miniatura que ficasse bonita sem perder o estilo original. Escolhi o R390 exatamente para homenagear esse esportivo da Nissan que é pouco conhecido pelas pessoas, mesmo sabendo das dificuldades que teria de superar no projeto de customização”, conta Kenji, que também é colecionador e tem cerca de 2 mil miniaturas de carros da Nissan.

Como vencedor, além do troféu, ele vai visitar o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, onde é produzido o Novo Nissan Kicks, e ver como um carro de verdade é fabricado.

No Salão Diecast 2022, a Nissan também expos miniaturas e dois carros de verdade: o 100% elétrico Nissan LEAF e o Novo Nissan Kicks. O evento seguiu o formato dos principais encontros internacionais de miniaturas e, além do concurso de customização, teve áreas para exposição de coleções, troca e venda de miniaturas, palestras de fabricantes e personalidades do setor, lançamentos de novos veículos em miniatura e competição de Downhill (corrida em pistas especiais).

A primeira edição do Salão Diecast aconteceu em 2019 e teve mais de 2.500 visitantes. Em função dos protocolos de segurança, a segunda edição do evento aconteceu no ano passado totalmente online.

Estapar e CCR Aeroportos assinam contrato para operação de 11 estacionamentos em aeroportos no País. Empresas que lideram seus segmentos trarão aos passageiros o que há de mais moderno e inovador em experiência ao cliente

 


São Paulo
Estapar (ALPK3), maior empresa de estacionamentos do Brasil, e a CCR Aeroportos, divisão do Grupo CCR (CCRO3) que consolida sua atuação como a maior operadora em número de aeroportos no Brasil, firmaram um acordo para a administração e operação dos estacionamentos de 11 aeroportos, concedidos em 2021, que contarão com aproximadamente 5,5 mil vagas.

 

O contrato se iniciou no dia 9 de março, com o início das operações da CCR Aeroportos nos aeródromos de Palmas (Tocantins) e Londrina (Paraná). O processo prevê a modernização e qualificação dos serviços, para oferecer uma infraestrutura completa e uma boa experiência para os clientes.

 

Até 2028, os estacionamentos de outros importantes aeroportos operados pela CCR também serão administrados pela Estapar gradativamente: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte; Foz do Iguaçu, no Paraná; além de Navegantes e Joinville, em Santa Catarina.

 

Somando estes novos ativos, a Estapar terá 24 estacionamentos de aeroportos sob sua gestão.


“Levaremos para o portfólio de aeroportos da CCR estruturas e ferramentas que gerem mais resultados para as operações e, principalmente, uma melhor experiência. Os passageiros desses aeroportos contarão com o que há de mais atual no mundo, já oferecidos em outros grandes aeroportos operados pela Estapar”, conta André Iasi, CEO da Estapar.

 

A CEO da CCR Aeroportos, Cristiane Gomes, explica que “a CCR Aeroportos quer oferecer a melhor experiência aeroportuária para seus clientes, por isso está trazendo para este processo empresas de porte, altamente qualificadas, como a Estapar, que também tem como premissas a segurança e o conforto das pessoas”. Durante o mês de março, a empresa assume a operação de 15 novos aeroportos em todo o Brasil. Até o meio do ano, termina a transição operacional do Aeroporto da Pampulha. Com o fim deste processo, a empresa passará a operar 20 aeroportos em todo o mundo, que movimentam cerca de 40 milhões de passageiros/ano.

 

Entre as facilidades para os passageiros, estarão o Estapar Reserva, em que o cliente reserva o estacionamento, tendo acesso a melhores tarifas e benefícios exclusivos, antes mesmo de sair de casa, e o pagamento do estacionamento via aplicativo, pelo Estapar Pay, com comodidade e segurança de não enfrentar filas e nem passar pelo caixa, além do serviço de localização do veículo. Para estas e outras opções, o cliente pode acessar o site ou baixar o aplicativo “Vaga Inteligente” da Estapar e contar com outras vantagens.

 

Além disso, os aeroportos receberão também o sistema Ecovagas, que conta com estações de recarga para veículos elétricos e poderão ainda, conforme viabilidade técnica, serem implementados espaços para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos, conhecidos como Praças Pick Up.

 

Já para a melhoria de infraestrutura e sistema tecnológico dos aeroportos, a Estapar instalará o sistema control room para controle remoto da gestão do sistema de automação e controle de acesso, gerando mais eficiência, qualidade e segurança, já que a operação é monitorada em tempo real por diferentes áreas, e um sistema de gestão de preços dinâmicos, conforme o volume de carros.

domingo, 20 de março de 2022

Falta um mês: Aeroporto do Galeão se prepara para virar um autódromo

 


Por Carlos Ferreira

O esporte nacional está prestes a ver inaugurado um novo tipo de circuito de corrida, com a realização da etapa do aeroporto internacional do Rio de Janeiro da Stock Car Pro Series 2022. A prova, que está prevista para o dia 10 de abril, será a primeira corrida em um aeroporto comercial no Brasil.

Como informado anteriormente pelo AEROIN, em primeira mão, a pista da corrida será montada na pista 10/28 do Galeão. O evento contará com uma etapa da Stock Series, categoria de acesso da Stock Car. A iniciativa marca também as comemorações dos 70 anos do RIOGaleão, inaugurado em 1º de fevereiro de 1952.

Momento histórico – “Há um sentimento de grande orgulho em todos os membros da Stock Car pela façanha que estamos construindo, isso vai dos pilotos aos engenheiros, mecânicos e patrocinadores. Certamente os fãs sentirão o mesmo. Será um momento histórico”, destaca Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.



Um aeroporto comercial possui uma complexidade logística muito especial. Some-se a isso a complexidade natural de se realizar uma corrida fora de um autódromo, onde todas as instalações e pista já existem, e então você começa a entender o tamanho do desafio. Queremos deixar um grande legado, o retorno em definitivo, do automobilismo no Rio de Janeiro”, acrescenta Márcia Dias, CEO da Buenos Dias, parceira da Vicar na implantação da prova.

O Estado do Rio de Janeiro é sede de algumas das principais equipes da história da categoria, a ponto de Petrópolis já ter sido carinhosamente chamada de “capital da Stock Car”. Além disso, a cidade do Rio também já sediou 42 provas da categoria, desde seu surgimento, em 1979. A capital fluminense foi ainda palco da estreia da famosa Corrida do Milhão, realizada no ano de 2008, em Jacarepaguá.

Mesmo assim o GP Galeão Rio 2022 marcará a volta da Stock Car Pro Series à capital fluminense após quase uma década: a última etapa disputada lá aconteceu no extinto Autódromo de Jacarepaguá, no dia 15 de julho de 2012.




COLUNA MECÂNICA ONLINE®


COLUNA MECÂNICA ONLINE® 


20 | Março | 2022 

Tarcisio Dias




Da pintura ao motor, o que pode estragar o seu carro (e dá para evitar)


Como se já não bastasse o aumento nos preços dos carros, o combustível tem sido um grande vilão e tornando o automóvel um bem, novamente, distante das pessoas. É cada vez maior a quantidade de pessoas nas paradas dos ônibus, algumas delas, mesmo tendo um veículo, não conseguem manter o seu custo diário para acompanhar suas atividades.

Assim, para quem ainda tem um automóvel, é preciso aumentar os cuidados para ampliar sua vida útil e valorizar seu investimento.

Recentemente participei de uma entrevista para o CBN AutoEsporte destacando os cuidados para evitar o desgaste excessivo do carro, que você pode acessar através do link (https://audioglobo.globo.com/cbn/podcast/feed/209/autoesporte-na-cbn-carro-moto#)

Você não pode acreditar, mas deixar seu o veículo sujo; ignorar as sinalizações no quadro de instrumentos do veículo; não realizar as revisões programadas; não realizar periodicamente a substituição do óleo do motor; ficar esperto com os pneus; apoiar a mão sobre a alavanca do câmbio; acelerar ao desligar o veículo, são situações que vão diminuir a vida útil do seu veículo.

Os produtos à base de petróleo devem ser usados para limpeza do veículo apenas em casos específicos. Não utilize esses produtos para limpeza geral do veículo.

O uso de produtos de limpeza não apropriados para veículos pode provocar problemas na pintura, principalmente quando não removidos completamente. Procure por produtos com PH neutro para limpeza do seu veículo.

É sempre importante verificar se, durante o abastecimento, ocorreram respingos de gasolina, diesel ou etanol sobre a pintura. Se isso acontecer, remova imediatamente com água e sabão neutro. Caso perceba tarde demais, leve o veículo à uma funilaria para fazer o polimento especializado para remoção.

O pano ideal para limpeza do carro é o de microfibra, pois possui pequenos furos que "guardam" a sujeira, evitando que fiquem na parte superficial, riscando o veículo. Lave o pano em uma máquina de lavar com centrifugação, pois higienizá-lo e torcê-lo a mão pode estourar suas fibras, o que acabará com os micros furos. O mesmo pano pode ser utilizado até perder sua maciez. Vale lembrar que o ideal é começar a limpeza do automóvel pelas partes superiores, como o teto, onde há menor concentração de sujeira, deixando as partes de baixo por último.

Cuidado também ao manusear as capas de proteção. Esteja sempre atento à sua limpeza para não provocar arranhões. Dê preferência a capas que possuam ventilação, para que não haja acúmulo de umidade, que pode resultar na transferência da cor da capa para a pintura.

Vou aproveitar e citar alguns mitos e verdades para ampliar a durabilidade do seu veículo. Vamos lá!

Ao trocar os discos de freio, é necessário substituir as pastilhas também?

Mito! Existe uma recomendação para que motoristas aproveitem esse momento para realizar as duas substituições. No entanto, as pastilhas sofrem mais desgaste do que os discos de freio. Logo, elas sempre serão trocadas mais vezes. Ou seja, você pode economizar com o valor dos discos sem se preocupar em causar danos ao veículo. 

Deixar o carro desengatado em descidas reduz o consumo de combustível?

Sem dúvida, entre mitos e verdades sobre carros, essa afirmação se posiciona como uma das mais comuns. No entanto, ela é falsa. Além de não gerar economia, essa prática coloca a sua vida em risco. Atualmente, os carros são equipados com injeção eletrônica. Dessa maneira, o sistema identifica sozinho quando deve cessar o fluxo de combustível. 

Quanto mais pesado estiver o carro, maior o consumo?

Verdade! Só para ilustrar, esse aumento pode ser de 1% a cada 50 quilos, conforme o modelo. 

As lombadas devem ser atravessadas com as rodas na diagonal?

Este é mais um mito recorrente. As lombadas devem ser atravessadas com as rodas na perpendicular, já que a suspensão está preparada para esse tipo de movimento. Inclusive, com o intuito de gerar menos torção no monobloco e não sobrecarregar os amortecedores, o ideal é fazer essa travessia em baixa velocidade.  

A mistura entre etanol e gasolina faz com que o combustível dure mais tempo?

Mito! Aliás, os carros com tecnologia flex são projetados para consumir a mesma quantidade de combustível, independentemente de ser etanol ou gasolina.  

Deixar o pé sobre a embreagem danifica a peça?

Sim, porque a pressão contínua sobre a embreagem afasta o platô do disco, bem como promove o lixamento desse componente. Dessa maneira, o disco não demora a sofrer desgaste, o que leva ao superaquecimento de todo o sistema. Em pouco tempo, a embreagem pode sofrer ruptura.

Repousar a mão sobre o câmbio reduz a vida útil deste componente?

Semelhantemente ao tópico anterior, manter a mão sobre a alavanca de câmbio reduz a durabilidade do mesmo. Contudo, não apenas o câmbio, como também sua caixa e outras peças sofrem com esse hábito. 

Carros abastecidos com etanol devem ser aquecidos no inverno?

Para finalizar a sessão de mitos e verdades sobre carros, listamos mais um clássico que não passa de uma inverdade. Os veículos atuais saem de fábrica equipados com um sistema de gerenciamento eletrônico para garantir a partida em qualquer época do ano. Ou seja, as bombas de óleo e de combustível, a mistura de ar e combustível e a lubrificação do sistema estão programadas para funcionar perfeitamente nessas situações.

==============================================

Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.

Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.

Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

____________________________________________________________________________________________

https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

O piloto Bruno Baptista cumpriu as duas corridas da Stock Car, em Goânia, e acumula 28 pontos


Conforme havia previsto, Bruno Baptista fez duas boas corridas na segunda etapa do Campeonato Brasileiro da Stock Car Pro Series, disputadas neste último domingo (20), à tarde, no Autódromo de Goiânia.

Piloto revelação da categoria, que já tem duas vitórias e uma pole, Bruno Baptista chegou em sétimo na primeira prova e ainda obteve bom oitavo na segunda. Com os resultados, está empatado com o experiente tricampeão Ricardo Mauricio no décimo lugar do campeonato, com 28 pontos. 

“Felizmente deu tudo certo aqui em Goiânia. Os dois bons resultados mostram que eu tenho condições de terminar a temporada entre os cinco primeiros colocados e, quem sabe, até lutar por mais vitórias e pelo meu primeiro título na principal categoria do automobilismo brasileiro”, comentou 

Bruno Baptista, que tem apoio das empresas Loctite, Cobra Automotiva, NGK do Brasil e Volt.


Bruno correu com a frase “Stop War” nas principais partes do seu carro. O seu pedido para o fim das guerras numa importante homenagem para os ucranianos apareceu bastante nos treinos e nas próprias corridas. E quem despontou também foi Rubens Barrichello que venceu as duas provas de forma sensacional, passando a somar 56 pontos no campeonato, ficando em terceiro e próximo do líderes Gabriel Casagrande, com 63 pontos e de Thiago Camilo, com 62 pontos. 

__________________________________________________________________________________________

Jornalista Responsável: Charles Marzanasco Filho, mtb 12.079

Secretaria de Estado de Turismo promove ExpoRio Turismo com entrada gratuita: cultura, artesanato, shows e atrações regionais marcam a grande retomada das atividades no RJ. Realizado com o apoio da Fecomércio RJ, o evento contará com experiências sensoriais, atrações musicais e experiências nos segmentos de Negócios, Cultura, Gastronomia e Entretenimento







Vem aí a 1 ª edição da ExpoRio Turismo, maior evento de turismo do estado do Rio de Janeiro, que marca a retomada das atividades do setor. Entre os dias 24 a 27 de março, a feira vai reunir os principais players da cadeia produtiva do segmento de forma inédita, no Jóquei Clube Brasileiro. 

O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), com apoio da Fecomércio RJ por meio dos seus braços operacionais Sesc RJ e Senac RJ. O evento marca a ampliação da oferta turística fluminense na retomada e a integração de ações entre os setores público e privado, a favor do setor.

Durante os quatro dias de evento, a ExpoRio Turismo vai apresentar experiências focadas nos segmentos de Negócios, Cultura, Gastronomia e Entretenimento dos 92 municípios que compõem o estado. As 12 regiões turísticas do RJ estarão representadas com espaços exclusivos, além das atrações culturais por todo o evento. Haverá também uma área com experiências sensoriais, onde os visitantes poderão sentir as diversidades do Rio de Janeiro; mostra de artesanato, espaço gastronômico e shows.

O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressalta a potência do evento para a divulgação do estado e a retomada efetiva das atividades turísticas no RJ.

– O Jockey Clube Brasileiro será a casa do turismo fluminense. Teremos a representação dos 92 municípios trazendo a sua cultura, gastronomia, história e atrativos turísticos em um grande salão de exposição com experiências sensoriais. Também teremos uma área de palestras, encontro comercial entre vendedores e compradores do destino Rio de Janeiro, além de uma área focada na tecnologia e atrações musicais. Esse é um grande passo rumo à retomada efetiva das atividades turísticas no Rio de Janeiro. – explica o secretário.



Experiências para todos os públicos e gostos

A ExpoRio Turismo contará com experiências para todos os públicos e gostos. Além das experiências de negócios, como o encontro "O Rio é de Vocês", em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), e as voltadas para o setor, os participantes podem aproveitar para conhecer mais todo o Rio de Janeiro, conhecendo a gastronomia, cultura e os sons das 12 regiões turísticas. Além disso, o evento conta com um espaço kids, com atividades recreativas oferecidas pelo Sesc RJ para as crianças. Confira abaixo um pouco das atrações do evento.

Percurso Imersivo TônoRio

A ideia é despertar o público visitante para as diversas alternativas que o estado do Rio de Janeiro apresenta, valorizando as peculiaridades regionais. Para isso, o público será convidado a uma experiência sensorial com cinco visões audiovisuais categorizadas: Sol, Relevo, Natureza, Gente e Cantos. Lá, o visitante vai percorrer a chamada “Área de Encantamento” e conferir as belezas singulares dos municípios e todas as suas vertentes atrativas.

Lá, o público percorrerá as “Expedições Fotográficas” e poderá conferir o resultado de fotos dos destinos em uma verdadeira experiência multimídia pelo RJ.

Espaço Fecomércio/Sesc/Senac

O Espaço Fecomércio/Sesc/Senac oferecerá uma programação de palestras com especialistas da área de turismo, presença da Editora Senac com publicações para o desenvolvimento profissional, oficinas gastronômicas, experimentações da nossa hotelaria e turismo social. Além disso, sexta e sábado, às 19h30, promoverá um show de drones que marcará a continuidade do movimento Rio de Mãos Dadas, projeto idealizado pela Fecomércio RJ em prol do Estado do Rio de Janeiro.

Boulevard Tô no Rio

Espaço institucional para os municípios e associações mostrarem seus destinos e equipamentos turísticos.

Boulevard Gastronômico

Destinado às rotas das cervejas e à gastronomia regional. A ideia é fazer da união dos ambientes uma área de confraternização e negócios com os representantes da cadeia produtiva do turismo.

Empório Rural RJ

O Empório Rural RJ integra o programa Turismo Rural RJ, implementado pela Setur-RJ/TurisRio e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) que, juntas, mapeiam e fomentam o segmento de Turismo Rural, uma das principais características do turismo no interior. É um espaço destinado ao fomento da produção associada ao turismo, que gera benefícios para todos os envolvidos, porque, além dos produtores rurais, os destinos também ganham ao construírem e fortalecerem uma oferta mais diversificada, competitiva e interessante aos turistas. No local, o visitante poderá degustar e conhecer mais sobre os produtos da agroindústria.

Manifestações culturais nos palcos “Elza Soares” e “Tom Jobim”

O evento contará ainda com diversas manifestações culturais das cidades, com apresentações em dois palcos: “Elza Soares” para os shows e “Tom Jobim” para as atrações culturais dos municípios. A programação de shows traz grandes nomes da música brasileira: Alex Cohen (24), Diogo Nogueira (25), Tony Garrido (26) e Barão Vermelho (27).

Espaço do Artesanato RJ

Área destinada aos artesãos dos municípios do Rio de Janeiro, que terão a oportunidade de expor seu trabalho. Quem passar por lá poderá conhecer as peculiaridades nos estilos de produção artesanal de cada região e ainda levar uma lembrança para casa.

A ExpoRio Turismo tem como público alvo profissionais do setor, estudantes, turistas e a população em geral. A entrada é gratuita, com inscrições pelo link. O evento seguirá as normas do decreto vigente no município.

O RioSolidario vai participar da ExpoRio Turismo mobilizando a solidariedade, promovendo os projetos realizados para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica em todo o Estado do Rio e arrecadando doações com a campanha Chuva de Solidariedade para seguir apoiando instituições da sua rede, formada por mais de 1300 em diferentes municípios, incluindo Petrópolis. Além do RioSolidário, o Mesa Brasil Sesc RJ também estará no local arrecadando alimentos e itens de limpeza para as vítimas do município da Serra Verde Imperial.

Serviço:

Expo Rio Turismo

Dias: 24, 25, 26 e 27 de março de 2022

Horário: quinta e sexta-feira (24 e 25/03), das 16h às 22h; Sábado e domingo (26 e 27/03), das 14h às 22h.

Agenda de Shows: Alex Cohen (24)/ Diogo Nogueira (25)/ Toni Garrido (26)/ Barão Vermelho (27)

Endereço: Praça Santos Dumont, 31 - Gávea, Rio de Janeiro

Entrada gratuita, mediante inscrição pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfDdJwt9dogvHbbK4eOMqeMrvEYip9JXYpQkvckYJAC4SmTyA/viewform


sábado, 19 de março de 2022

Scania abre inscrições para competição de profissionais de serviços. Ação exclusiva para a rede de concessionárias da marca é realizada globalmente para promover a competência técnica; final nacional será em junho

Marcelo Montanha

São Paulo – A edição 2022/2023 do torneio global Scania Top Team está com as inscrições abertas. Apenas para colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, o evento tem por objetivos o desenvolvimento, a  capacitação, a valorização e o reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe. As Casas Scania podem inscrever quantas equipes quiserem até o dia 11 de abril de 2022. A Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) darão o suporte necessário para a realização das fases.  

Cada time deverá ter de três a cinco componentes – serão aceitos apenas profissionais da área de serviços (a exemplo mecânicos, eletricistas e consultores) –, além de um coaching e um representante da concessão (grupo econômico da rede Scania).   

“A edição 2022/2023 será especial pois vamos comemorar 65 anos de Brasil, em julho. O Top Team é uma competição muito saudável entre as equipes técnicas de todo o Brasil. Não foi possível realizar o evento presencial em 2020/2021 em razão da pandemia. Será uma grande festa de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento do nosso competente corpo técnico da rede”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Vamos avaliar a competência técnica, a habilidade de realizar diagnósticos e de solucionar problemas no menor tempo possível, sempre trabalhando em grupo. A competição reproduz em um ambiente de laboratório as condições que são fundamentais para a sustentabilidade do negócio Scania no dia a dia. Ou seja, nada foge da realidade diária. O cliente deseja que seu veículo chegue na concessária e seja atendido de forma precisa, com o diagnóstico certo e numa solução ágil para que ele volte à operação o mais rápido possível entregando disponibilidade e rentabilidade.”  

A competição é dividida em cinco etapas, sendo as duas iniciais virtuais. A primeira é o período de inscrições. A segunda será o processo seletivo por meio das provas teóricas. Serão dois momentos, de 18 a 26 de abril e de 27 de abril a 3 de maio, cada um com 50 questões, totalizando 100 perguntas.  

Em razão da diminuição das restrições sanitárias da pandemia da Covid-19 será possível organizar as três últimas fases de forma presencial. A terceira etapa será a final nacional, dia 11 de junho, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). Para esta disputa estarão classificadas as 10 melhores equipes, independentemente de serem ou não da mesma concessionária, do ranking geral das provas teóricas. Os critérios de desempate serão maior nota, data de entrega das respostas e rapidez no preenchimento.  

A quarta etapa será a final regional, no dia 12 de novembro, que será relizada na Argentina. A equipe brasileira vencedora da final nacional estará apta a disputar o desafio com as campeãs dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, que será a final mundial, na Suécia, em maio de 2023. Em 2018, o troféu mundial foi disputado por Argentina, Áustria, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Suiça e Taiwan. A grande vencedora foi a Nova Zelândia.  

Maria Luiza Delavy

“O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição e um programa de sucesso nos países onde a Scania atua. Trata-se de uma grande oportunidade para os profissionais técnicos estarem em equipe aperfeiçoando juntos os conhecimentos, buscando novos aprendizados e mostrando o quanto conhecem o produto Scania. Dessa forma, eles se tornarão ainda mais capazes de entregar bons serviços aos clientes e reciclar seus estudos. Estamos muito felizes que o Top Team está de volta”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania no Brasil, que engloba a Scania Academy.  

O ano de 2022 será muito especial para a área de Serviços, pois espera-se um ano recorde no país. Em relação à rede de concessionárias, haverá uma expansão com a abertura de 15 pontos de atendimento, sendo oito de Serviços Dedicados – com estrutura Scania dentro da instalação do cliente. Em 2021, foram dez novos e sete em 2020. Hoje, são 161 pontos entre filiais, matrizes, Serviços Dedicados e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. A rede está 100% digitalizada e conectada e a certificação de padrões da marca atingiu 92%, o maior índice já obtido pela Scania no Brasil.  

Histórico

O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 países europeus. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011 registrou 44 representantes e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final mundial com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). Em 2012-2013, a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais – PR. Nas últimas edições (2014-2015) e (2017-2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel, do Rio Grande do Sul. Em 2021, em razão da pandemia não foi realizado o torneio presencial. Por isso, foi criado o Top Team Challenge, que recebeu de forma virtual ideias para melhorias nos serviços da rede Scania. O Brasil teve 164 equipes e 256 projetos apresentados (52% de todas as sugestões enviadas em todo o mundo). A Casa Scania Movesa Vitória da Conquista (BA) levou não só o primeiro lugar no pódio nacional como também conquistou a segunda colocação no ranking global.


Na Stock Car Bruno Baptista sai na sexta posição neste domingo, em Goiânia, com o carro homenageando a Ucrânia: Stop War




O jovem Bruno Baptista foi muito bem no treino de classificação para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, neste sábado (19), à tarde, no Autódromo de Goiânia, onde está homenageando no seu carro a Ucrânia com a frase “Stop War”.

O piloto que ficou com o sexto tempo do grid de largada com 50s354, espera conseguir dois bons resultados nas duas provas deste domingo, pelo anel externo da pista, a partir das 15 horas, que terá transmissão, ao vivo, pelos canais SportTV3 e Band TV. 

“Por pouco não consegui ficar entre os quatro primeiros, que seria melhor para tentar o pódio. Mas meu carro está competitivo e acredito ainda que posso lutar para ficar entre os três primeiros na primeira ou na segunda disputa. Confiança não falta para isso”, explica Bruno Baptista, que tem apoio das empresas Loctite, Cobra Automotiva, NGK do Brasil e Volt.

Numa disputa diferenciada das anteriores do ano passado, para não haver benefícios de vácuo entre os carros, a pole-position da primeira corrida ficou para o experiente Rubens Barrichello, com 50s111, seguido pelo argentino Matias Rossi, em segundo, com 50s256 e Cesar Ramos, em terceiro, com 50s267.

______________________________________________________________________________________

Jornalista Responsável: Charles Marzanasco Filho, mtb 12.079

Renault 5 comemora meio século de vida e tem um espaço no Salão Rétromobile, onde mostra o Renault 5 Prototype. O salão encerra-se amanhã (20) em Paris


Renault 5 de 1972

Em 2022, o Renault 5 comemora seu 50º aniversário. Apesar da idade memorável, o Renault 5 está mais relevante do que nunca, cujo renascimento está previsto para 2024. Verdadeiro símbolo da cultura pop, o modelo teve mais de 5,5 milhões de unidades vendidas, em vários países. E para comemorar este aniversário de forma excepcional, era preciso ter grandes ambições. A marca vai oferecer encontros regulares durante todo o ano, como eventos, reuniões e ativações nas redes sociais.

2022 Renault 5 Protótipo

De 16 a 20 de março de 2022, a Renault está de volta à 46ª edição do salão Rétromobile em Paris, com um estande dedicado ao emblemático Renault 5. Serão expostas 12 das mais belas versões históricas do modelo, ao lado do Renault 5 Prototype.

“É muito bacana comemorar o 50º aniversário do emblemático Renault 5 junto com os apaixonados, fãs, jornalistas, parceiros e clubes no Salão Rétromobile, um dos salões de automóveis antigos mais relevantes da Europa. No estande da Renault, os visitantes poderão redescobrir a história do modelo e dar uma espiadinha no futuro da marca com o Renault 5 Prototype,” declarou Hugues Portron, diretor da Renault Classic."

Renault 5 1992

O ESTANDE DA RENAULT NO SALÃO RÉTROMOBILE

O estande da marca no salão Rétromobile presta uma homenagem ao Renault 5. O próprio formato do estande de 820 m² é baseado no logo criado para as comemorações do 50º aniversário do veículo

Os 12 modelos históricos da coleção Renault Classic estarão dispostos de forma a recriar o número cinquenta. No número 5, os visitantes poderão retraçar a história do Renault 5, desde o lançamento dos primeiros modelos que saíram das linhas de produção, em 1972, até o sucessor digno de portar este nome, o Supercinq. Logo ao lado, os carros que formam o número 0 dão destaque à ampla gama de cores "pop" do Renault 5, o carro da cultura pop, que nasceu do espírito não conformista de maio de 1968.

As versões de corrida também terão seu lugar no estande, com modelos que contribuíram para criar um mito, ao lado do Renault 5 Prototype que deverá chegar às ruas em 2024.

O estande também apresentará o célebre Renault Estafette, ao lado do qual os visitantes poderão conhecer e adquirir diversos artigos da nova linha de produtos derivados, criada especialmente para o 50º aniversário do Renault 5.


12 modelos históricos no estande

Ao visitar o estande da Renault que tem o formato do número 50, os visitantes poderão conhecer 12 modelos históricos:

  • Renault 5 TL, laranja
  • Renault 5 TL, verde
  • Renault 5 L, amarelo
  • Renault 5 Superproduction
  • Renault 5 Alpine
  • Renault 5 Le Car Van
  • Renault 5 Turbo
  • Renault 5 GTL
  • Renault 5 elétrico
  • Renault 5 Police
  • Renault Supercinq GT Turbo
  • Renault Supercinq Baccara

Ao lado destes modelos históricos, o Renault 5 Prototype apresenta aos visitantes o futuro da marca.

46ª EDIÇÃO DO SALÃO RÉTROMOBILE

A 46ª edição do Salão Rétromobile acontece de 16 a 20 de março de 2022 no Parque de Exposições Porte de Versalhes, em Paris. O estande da Renault estará localizado no pavilhão 7.3. 

Audi apresenta novo A6 Avant e-tron concept com autonomia de 700 km, campeão de carga em duplo sentido, sistema de tração elétrica, possibilidade de carregamento rápido de até 270kW capaz de carregar 300 km em apenas 10 minutos


Ingolstadt, Alemanha Como parte da Conferência Anual de Mídia de 2022, a Audi apresentou o novo Audi A6 Avant e-tron concept, o próximo modelo em seu futuro A6 totalmente elétrico. A empresa das quatro argolas apresentou o Audi A6 e-tron quase um ano atrás, no Shanghai Auto Show. O veículo Audi A6 Avant e-tron concept foi apresentado bem próximo de sua versão de produção e ilustra a síntese da tecnologia de tração pioneira e o design mundial tradicional da Audi: o Avant.

Como o Audi A6 e-tron concept que foi apresentado no último ano, o A6 Avant também tem um sistema de tração exclusivamente elétrico baseado na plataforma PPE, desenvolvida sob a liderança da Audi. Ao mesmo tempo, ele representa um novo conceito de design com as mesmas dimensões do A6 e-tron. 

O modelo possui 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,44 metro de altura. Suas linhas representam o desenvolvimento consistente da linguagem contemporânea da Audi. Elementos como a grade Singleframe fechada e a faixa contínua de luzes na traseira enfatizam seu parentesco com os outros modelos elétricos da linha e-tron.

As linhas e proporções elegantes do novo A6 Avant e-tron Concept antecipam os futuros modelos elétricos que serão produzidos e oferecem pistas sobre como serão elegantes e dinâmicos.

“Com o Audi A6 Avant e-tron concept estamos oferecendo um visual completamente tangível nos futuros modelos produzidos em nossa nova plataforma de tecnologia PPE”, disse Oliver Hoffmann, Membro do Conselho Audi para Desenvolvimento Técnico. 

“Não estamos simplesmente eletrificando a história bem sucedida de 45 anos do Avant. O que nós mais queremos é usar a competência técnica para acrescentar um ponto de exclamação. Isso inclui a potente tecnologia de 800 volts, 270 kW de capacidade de carga e uma autonomia WLTP de até 700 km.”

Ostentando o emblema do A6, o carro-conceito destaca seu lugar na história da marca. Esta família tem representado a marca em um dos segmentos de maiores volumes do mundo desde 1968 (até 1994, como o Audi 100). Há modelos Avant em série desde 1977 - uma reinterpretação revolucionária e projetada com muita emoção da classe de station wagons.

Com o Avant, a empresa literalmente desenvolveu um novo tipo de veículo que tem sido frequentemente seguido pela concorrência. Avant, um termo derivado de avant garde e um slogan de propaganda da Audi em 1995, é também o nome dado para as mais belíssimas station wagons do mundo. 

No futuro, o Audi A6 e-tron terá 700 km de autonomia no padrão WLTP e a versão mais potente deverá acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.

A traseira do Audi A6 Avant, que é tão bela quanto espaçosa, é indiscutivelmente a única coisa que o qualifica como campeão de armazenamento em duplo sentido. O sistema de tração e a tecnologia da bateria também justificam esse título. Com seu sistema de 800 volts e 270 kW de capacidade de carga, ele consegue obter energia suficiente em apenas 10 minutos em estação de carga rápida para dirigir cerca de 300 km.


Inconfundível e-tron: o design

Com base em suas dimensões, o Audi A6 Avant e-tron concept representa claramente os segmentos superiores com 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,44 metro de altura. Com suas proporções dinâmicas e linhas elegantes, inclusive a traseira Avant típica da marca, se torna claro que o veículo foi concebido em um túnel de vento.

A aerodinâmica sempre desempenhou um papel principal na longa história de sucesso da Audi no segmento de luxo. O valor do coeficiente de arrasto na Audi é sinônimo de lendas. O Audi 100 – campeão do mundo em aerodinâmica com o valor do coeficiente de arrasto 0,30 – já estava bem adiante do desempenho dos concorrentes em 1982 e continuou assim por muitos anos.

Agora a família elétrica do Audi A6 e-tron concept está escrevendo um novo capítulo em sua história de sucesso, provando mais uma vez que a marca sempre combina forma e função. O valor de somente 0,22cx não tem precedente no segmento C eletrificado. 

Com sua extensa linha do teto, o arrasto aerodinâmico da carroceria Avant é somente 0,02 unidades acima disso. O acerto fino no túnel de vento mais uma vez resultou em um projeto orgânico com excepcional elegância e harmonia até o último detalhe.

Rodas largas de 22 polegadas e distâncias curtas dos eixos com um arco de teto dinâmico dão ao Avant proporções que são distintamente remanescentes de um veículo esportivo.

A ausência de bordas rígidas resulta em transições suaves entre as superfícies convexas e côncavas através da carroceria, além de sombras suaves. O arco do teto suavemente inclinado para a traseira, com a coluna D inclinada é uma característica típica do projeto de vidro do Audi Avant e a coluna D sobre da base estável da traseira do veículo de forma especialmente fluida. 

Os arcos das rodas chamativos acentuam efetivamente a largura da carroceria e estão simultaneamente integrados de forma orgânica às superfícies laterais.

Os arcos das rodas ficam conectados por uma área da bateria esculpida especialmente acima do painel lateral das portas, destacada em preto – um elemento do projeto que agora é um destaque da frota de veículos elétricos da marca Audi. Também típicos dos modelos e-tron da Audi são os elegantes retrovisores externos virtuais baseados em câmeras na base da coluna A.

Visto de frente, fica imediatamente aparente que o Audi A6 e-tron concept é um representante elétrico da marca das quatro argolas. Uma característica importante é a grande grade Singleframe, que tem uma moldura inferior de profundas entradas de ar para arrefecimento de pneus, bateria e freios. As molduras planas dos faróis se estendem além das laterais, sustentando a arquitetura da carroceria do veículo alinhada horizontalmente.

A influência do túnel de vento sobre a traseira também é inconfundível. A traseira é moldada para criar uma borda de separação aerodinamicamente funcional e em forma de circunferência. O aerofólio traseiro com friso colorido enfatiza visualmente a silhueta alongada e orientada horizontalmente do Audi A6 Avant e-tron concept. Ele também desempenha papel importante com o fluxo de ar para melhorar a aerodinâmica.

E na seção inferior, as duas entradas de ar dos difusores traseiros com tamanho generoso estão integradas na área do para-choque. Esses componentes, que também têm frisos coloridos, canalizam o ar que flui debaixo do veículo de modo a reduzir a turbulência – uma combinação perfeita de arrasto aerodinâmico reduzido e elevação minimizada.

A silhueta esportiva do veículo é enfatizada por sua sombra cinza chamada Neptune Valley. Enquanto a pintura tem um visual moderno e sutil quando na sombra, seu efeito total aparece no sol, criando pigmentos de sombras de ouro suave como efeito.

Iluminando de qualquer perspectiva: tecnologia em iluminação

Os faróis e lanternas traseiras são finos e alinhados com a composição geral das linhas. A tecnologia Full LED digital Matrix e OLED digital possibilitam obter a luminosidade máxima e uma ampla gama de características, mesmo com uma área mínima de superfície, enquanto ao mesmo tempo oferece assinaturas personalizáveis da luz. 

O time de projetistas e desenvolvedores de iluminação da Audi mais uma vez realizaram um trabalho notável – este veículo conceito apresenta várias novas funções e opções de personalização em suas unidades de iluminação.

Três pequenos projetores de LED de alta resolução estão embutidos em cada lado da carroceria, transformando o piso abaixo deles em um palco quando as portas são abertas - efeitos de iluminação pequenos, extensos e dinâmicos saúdam os ocupantes com mensagens em seu próprio idioma.

A combinação de funções de segurança e projeto estético é particularmente importante para a Audi. É por isso que os pequenos projetores de alta resolução mostram também símbolos de advertência no solo – para avisar um ciclista que a porta do veículo será aberta, por exemplo.

Outros quatro projetores de LED de alta resolução – discretamente integrados nos cantos do veículo – geram projeções dos indicadores de direção. O projeto pode ser modificado para abordar diferentes mercados, se necessário.

Os faróis Full LED Digital Matrix obtêm uma qualidade quase cinematográfica. Por exemplo, se o Audi A6 Avant e-tron concept for estacionado em frente a uma parede durante uma pausa para recarregar a bateria, o motorista e os passageiros podem aproveitar para jogar um videogame projetado nessa parede. 

Ao invés de ver em uma pequena tela na cabine, eles verão as paisagens virtuais do jogo atual projetadas na parede – e tudo isso através dos faróis Full LED Digital Matrix.

A traseira do veículo conceito apresenta uma nova geração de elementos digitais OLED que, como uma faixa contínua de luzes, atua como um display. Eles também podem ser usados para criar variações quase personalizáveis sem limite de assinaturas digitais da luz e displays dinâmicos de iluminação que podem ser adaptados ao gosto pessoal de cada motorista.

Uma nova função das lanternas traseiras é a arquitetura tridimensional dos elementos OLED digitais que, adaptados ao formato da carroceria, possibilitam integrar perfeitamente o projeto noturno ao visual geral. Isso torna possível experimentar o show dinâmico das luzes não somente em duas dimensões – como acontecia anteriormente – mas com um efeito espacial 3D impressionante.

E nem é preciso dizer que as lanternas traseiras combinadas, assim como os faróis, atendem às exigências dos desenvolvedores no que se refere às funções tradicionais de iluminação do veículo, principalmente de ver e ser visto – na frente, um pavimento iluminado com clareza e intensidade com faróis que se adaptam de forma inteligente às condições do tráfego, clima e redondezas, além de se comunicar com outros usuários da via. 

Na traseira, as lanternas traseiras digitais combinadas de OLED ultra brilhantes, homogêneas e de alto contraste podem aumentar de forma particular e significativa o nível de segurança nas estradas do futuro.

Além disso, as projeções ao redor do veículo permitem pela primeira vez estender sua faixa de comunicação além do veículo. Com a ajuda da conectividade inteligente no veículo, o Audi A6 e-tron concept fornece informação a outros usuários da via com sinais visuais.


PPE: a nova plataforma para veículos elétricos

A Premium Platform Electric, ou PPE, é projetada exclusivamente para veículos elétricos. Este sistema está sendo desenvolvido sob a liderança da Audi em conjunto com a Porsche AG. Os primeiros veículos Audi construídos na plataforma serão apresentados a partir de 2023.

 

O elemento chave da futura frota de veículos nascidos na PPE é o módulo de bateria entre os eixos, que no A6 Avant e-tron concept armazena cerca de 100 kWh de energia. 


O uso de toda a base do veículo permite obter um layout relativamente plano para a bateria. Isso significa que, pela primeira vez, será possível usar a mesma plataforma tanto para veículos com grande distância do solo quanto em veículos com uma arquitetura dinâmica e plana, como o conceito Audi A6 Avant e-tron concept, sem qualquer alteração na arquitetura básica.

 

O tamanho da bateria e da base dos veículos PPE são variáveis, tornando-os adequados para uso em diferentes segmentos de mercado. Os ocupantes dos futuros modelos com a plataforma se beneficiarão da longa distância entre eixos, que se traduz em um interior mais longo e mais espaço para as pernas em ambas as fileiras de bancos – um benefício importante em todos os segmentos. 


Além disso, os veículos elétricos também são geralmente mais espaçosos graças à ausência do túnel central, que simplesmente não é necessário em veículos elétricos.

 

Mesmo sem o túnel central, os clientes da Audi terão o sistema de tração quattro, marca registrada da Audi. A futura gama de modelos PPE incluirá versões com um motor elétrico montado em cada eixo usando um controle eletrônico para fornecer tração nas quatro rodas sob demanda e atingir um equilíbrio perfeito entre a dinâmica de direção e eficiência energética. 

A família e-tron também incluirá versões básicas otimizadas para consumo mínimo e autonomia máxima – neste caso, a propulsão virá de um único motor elétrico montado no eixo traseiro. Os dois motores elétricos do Audi A6 Avant e-tron concept são capazes de entregar 350 kW de potência total e 800 Nm de torque.

Com a PPE, os veículos elétricos passarão a ser atraentes também para os clientes que preferem segmentos além do SUV – como o Sportback e o icônico Avant. Como resultado, a Audi pode efetivamente expandir a gama de veículos elétricos em seu portfólio e as economias de escala permitirão que esta tecnologia do segmento de luxo e várias versões de modelos sejam incorporados a uma ampla linha de produtos sem igual no mercado premium.

 

Por último, o consumo da frota e as emissões de CO2 também se beneficiam. Em resumo, a PPE garantirá que a rápida transformação da empresa em direção à mobilidade elétrica por meio de volume e variedade se tornará mais uma história de sucesso da Audi.

 

A6 Avant e-tron: o campeão de armazenamento

O coração da tecnologia de tração do Audi A6 Avant e-tron concept – e aquela de todos os modelos PPE futuros – será a tecnologia de carga de 800 Volts. Como o Audi e-tron GT quattro. A tecnologia garante que a bateria possa ser carregada com até 270 kW em curto espaço de tempo em estações de carga rápida.

Assim, o A6 Avant será o campeão de armazenamento em duplo sentido – não somente devido à sua traseira espaçosa. A tecnologia PPE permite cargas que ficam próximo de uma parada convencional para reabastecer um veículo tracionado por motor a combustão. 

Apenas 10 minutos são suficientes para carregar a bateria em nível suficiente para o veículo rodar mais de 300 km. E em menos de 25 minutos você pode carregar a bateria de 100 kWh do Audi A6 Avant e-tron concept de 5 a 80%.

Junto com uma autonomia de até 700 km – dependendo do sistema de tração escolhido e da potência do motor – os modelos da família do Audi A6 e-tron são decididamente adequados para longos percursos. 

E tem mais, sua autonomia e velocidade de carga acompanham aquelas dos motores a combustão, tornando-os veículos universais perfeitos para as necessidades diárias, desde percursos curtos ao supermercado até viagens mais longas durante as férias.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.