Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Novo Citroën C3 YOU!, o hatch turbo mais rápido de seu segmento, com motor Turbo 200 de até 130 cv, câmbio de sete marchas, faz de 0 a 100 km/h com etanol em 8,4 segundos e já está à venda a partir de R$ 95.990


VALE A PENA ASSISTIR O VÍDEO. CLIQUE NO LINK ABAIXO: 

A aceleração de 0 a 100 km/h é um dos principais atributos considerados para falar da performance de um modelo. No passado, índices abaixo de nove segundos eram acessíveis somente a carros esportivos. Mas, graças à sinergia da Stellantis e à modernidade da plataforma variante CMP, a Citroën apresenta uma novidade para este seleto grupo: o Novo C3 YOU!.



A nova versão topo de linha do único hatch com atitude SUV do Brasil estreia o premiado motor Turbo 200 de até 130 cv em sua gama, acoplado ao versátil câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução



Com esse conjunto, o Novo Citroën C3 YOU! chega ao mercado com uma série de marcos, sendo o carro turbo e o automático mais acessível do Brasil e também o modelo mais rápido de seu segmento. São necessários somente 8,4 segundos para que o C3 YOU! saia da imobilidade e alcance os 100 km/h. 



O modelo chega ao mercado com preço sugerido de R$ 95.990, destacando-se assim pela sua acessibilidade entre todos os veículos com esse tipo de propulsor e câmbio automático.



Toda essa performance só é possível por conta do motor Turbo 200 desenvolvido pelo Stellantis Tech Center na América do Sul. O propulsor, fabricado em Betim (MG), é o mais potente da categoria e reúne tecnologias exclusivas, com destaque para o avançado controle de válvulas MultiAir III. Reconhecido pela crítica e público após ser aplicado em diversos modelos da Stellantis, esta é a primeira vez que o Turbo 200 propulsiona um veículo tão leve.



A variante da plataforma CMP faz com que o Novo C3 YOU! pese somente 1.115 kg. Essa leveza, possível graças às tecnologias aplicadas na arquitetura, favorece não só o desempenho do modelo, como também lhe dá agilidade no dia a dia e ainda mais eficiência. Seguindo as metodologias oficiais de medição, o Novo C3 YOU! tem consumo de até 12,8 km/l com gasolina no ciclo rodoviário, com autonomia total superior a 600 km.


“O lançamento do Novo Citroën C3 YOU! reforça a acessibilidade, que é um dos pilares da marca, com ainda mais desempenho. 



Além disso, ele reúne, em um só conjunto, muita performance, eficiência, espaço interno e toda a versatilidade do único hatch com atitude SUV do mercado. 



Com o Novo C3 YOU!, a Citroën mostra que segue sempre atenta às demandas de seus clientes e está preparada para entregar sempre o melhor produto em seu segmento”, afirma Felipe Daemon, vice-presidente da Citroën para a América do Sul.



A MESMA ATITUDE SUV, COM MAIS DESEMPENHO E ESTILO

O Novo C3 YOU! foi desenvolvido pelo time de engenharia da Stellantis na América do Sul. Ele tem o compromisso de entregar ainda mais performance e eficiência, sem abrir mão dos atributos que fizeram do modelo produzido em Porto Real (RJ) um sucesso de vendas em toda a região, com mais de 50 mil unidades comercializadas no continente.



Para receber o novo motor Turbo 200, o C3 YOU! passou por mudanças no sistema de suspensão, com nova calibração de molas e amortecedores. O sistema de freios foi redimensionado, enquanto a direção assistida eletricamente recebeu uma nova calibração específica para esta versão.



O conhecido câmbio automático CVT de sete marchas também adota uma lógica de funcionamento exclusiva para o C3 YOU!, e inclui três modos de funcionamento: automático, que privilegia a eficiência; Sport, para quem busca ainda mais agilidade; e Manual, que possibilita a troca de marchas sequenciais por meio da alavanca, com indicador de troca no painel digital.



A equipe do Stellantis Tech Center South America rodou por todo o continente durante o desenvolvimento do Novo C3 YOU!, sempre com foco em robustez, conforto e qualidade. Dessa forma, é assegurado que o cliente terá em mãos um produto capaz de enfrentar todo tipo de situação de uso e terreno, sem nenhuma concessão.



Esse pacote de novidades é embalado por um visual único, desenvolvido especialmente para o Novo C3 YOU!. A lista de itens de design começa pelas molduras do farol de neblina pintadas na exclusiva cor Emerald Blue, também presente nos adesivos da coluna C e nos apliques laterais. 



O nome da versão está em logotipos posicionados nos dois para-lamas dianteiros, enquanto as rodas de liga-leve de 15” escurecidas reforçam o estilo diferenciado do modelo. Na traseira, o logotipo Turbo 200 revela a motorização por trás dessa grande novidade. 



A pintura bitom é de série e pode ser associada com três cores: Cinza Artense, Branco Banquise e Cinza Grafito.



O interior acompanha as mudanças, com destaque para os bancos dotados de uma exclusiva forração premium. O material recebe costuras também em tom azul, cor que se repete nas bordas dos tapetes com o nome da versão. Por fim, soleiras metalizadas completam o pacote de estilo que diferenciam o Novo C3 YOU!.



A lista de itens de série inclui ar-condicionado, direção elétrica, sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio com seis alto-falantes e comandos no volante, retrovisores, vidros e portas com travas elétricas, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, porta-malas com abertura elétrica, câmera de ré, faróis de neblina e a chave canivete, que passou a ser item de série em toda a gama do C3 a partir da linha 2025.



O modelo ainda pode ser incrementado com diversos acessórios originais Mopar, desenvolvidos e homologados pela Citroën para oferecerem o máximo de qualidade sem perda da garantia. 



Além dos itens que compõem a versão, o cliente pode personalizar seu carro com acessórios como carregador por indução, frisos laterais pintados, luz interna (ambient light) e outros itens para deixar o Novo C3 YOU! com a sua cara. E, como todo modelo da marca, o Novo C3 YOU! continua entregando o máximo de acessibilidade após a compra, com revisões a preço fixo e cesta de peças com valores altamente competitivos para o segmento.



Lista de itens de série - Novo Citroën C3 YOU! Turbo 200 AT

- Motor Turbo 200 de até 130 cv

- Câmbio automático CVT de sete marchas, com trocas sequenciais e três modos de condução

- Citroën Connect Touchscreen de 10,25” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante



- Controle de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa

- Três entradas USB



- Chave canivete

- Luzes de condução diurna (DRL) com leds

- Seis alto-falantes

- Ar-condicionado

- Direção elétrica


- Câmera de ré

- Monitoramento de pressão dos pneus

- Indicador de troca de marcha

- Banco do motorista com regulagem de altura

- Retrovisores elétricos

- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch

- Rodas de 15” de liga leve escurecidas com pneus 195/65

- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave

- Alarme

- Bocal do combustível com destravamento elétrico


- Barras longitudinais no teto

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira




Coluna Minas Turismo Gerais 



Jornalista Sérgio Moreira




Encontro da FEBTUR

A FEBTUR- Federação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo, realizou de 1 a 4 de agosto , o I Encontro Nacional da FEBTUR , que reuniu mais de 70 jornalistas de 12 estados e do Uruguai. Com o importante tema central Fronteiras Digitais Explorando Novas Dimensões no Jornalismo de Turismo, o encontrou começou na quinta feira, dia 1 de agosto, no auditório do Hotel Escola Senac Barreira Roxa, situado na Via Costeira, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Presidente Gorgônio Loureiro abre o Congresso de Natal

A abertura do evento com as boas-vindas aos congressistas foram proferidas pelo presidente da FEBTUR Nacional , jornalista Gorgônio Loureiro e o presidente da FEBTUR RN, jornalista José Maria Pinheiro. 

Jornalistas de vários estados e do Uruguai em Natal


A mesa da solenidade foi composta por: Marcelo Queiroz, Presidente do Sistema Fecomércio RN; deputado estadual Luiz Eduardo, Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; vereador Felipe Alves, representando a Câmara dos Vereadores de Natal; Solange Portela, Secretária de Estado de Turismo do Rio Grande do Norte, e neste ato representando a Governadora Fátima Bezerra; Ohana Fernandes, Secretária de Turismo de Natal, representou o prefeito Álvaro Dias, empresário Abdon Gosson, presidente da ABIH RN -Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte, todos destacaram a importância do evento que coloca o Turismo potiguar na mídia nacional e além das fronteiras brasileiras.

Participantes durante a plenária e debates


O I Encontro Nacional da FEBTUR trouxe temas importantíssimos que foram proferidos por pela representante do governo estadual, a secretária de Turismo Solange Portela reforçou a importância da visibilidade do destino por meio dos jornalistas e comunicadores. “Divulguem o que o RN tem de melhor”, “O Rio Grande Norte está muito feliz com vinda de todos vocês comunicadores de turismo aqui”, agradeceu o deputado estadual Luíz Eduardo, um grande incentivador para que o encontro da Febtur Nacional acontecesse no estado. “Tenho certeza de que todos aqui presentes ficaram supressos com os roteiros deste estado e que serão produzidos conteúdos fantásticos,” completou ao registrar que o turismo traz divisas é uma das principais atividades econômicas do estado.

Jornalista José Maria Pinheiro

As entidades do trade turístico do estado que estavam presentes na abertura, falaram da importância do encontro com profissionais de renomes nacionais e mundiais. “O Sistema Fecomércio reconhece a importância do Turismo”, lembrou o presidente da entidade no RN, Marcelo Queiroz, citando a atuação da Câmara de Turismo nas discussões sobre o desenvolvimento do Estado e completou, ressaltando a formação profissional por meio do restaurante escola do Hotel Barreira Roxa, do Senac/RN.

Jardiana Costa, presidente executiva do Natal Convention Bureau, enfatizou o grande potencial da capital potiguar para a realização de eventos, além do Polo Gastronômico. 

“Estivemos no Congresso em Salvador, em 2023, apoiando o Encontro de Natal por acreditar na importância deste evento”, comemorou. Representando a hotelaria do estado, Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih/RN), falou do preparo da rede hoteleira para receber o turista e da geração de 300 mil empregos diretos e indiretos.

Também houve as participações dos expositores: Solange Portela com foco no “SÍRIO – Inteligência de dados para impulsionar o Turismo do Rio Grande do Norte; o empresário Graco Parente, vice- presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. 

Diretamente de Portugal, o presidente da internacional Rede Villa Galé, o empresário Jorge Rebelo; Ana Paula, Coordenadora da Embratur, Jonhatan Góes que foram, dentre outros, palestrantes importantes que destacaram a importância da valorização e da modernidade da indústria turística e o secretário de Estado de Turismo de São Paulo, Roberto Lucena

A programação do evento constou o lançamento literário do livro Pontes, Céus e Mitologia do jornalista Paulo Atinzing, fundador e diretor do Diário do Turismo. Os congressistas foram contemplados com almoço e coffee break com apoio da Fecomércio RN. Outros assuntos de suma importância atinentes a FEBTUR Nacional foram abordados pelo jornalista Gorgônio Loureiro, e dentro dos temas discutidos ficou para a após as eleições municipais a escolha da edição do próximo Congresso Nacional da FEBTUR. O primeiro dia começou às 8 hs e terminou às 20 horas, com 12 horas de debates e projetos para o turismo brasileiro e o fortalecimento da FEBTUR que existe há apenas dois anos, reunindo jornalistas e escritores de turismo de vários estados.

O encontro contou com palestras, mesas-redondas, lançamento de livro, reunião plenária da entidade e visitas técnicas por roteiros emocionantes, como: as belezas da praia de Ponta Negra, na capital; as praias da localidade de Pipa, 
encantadoras, Maracajaú, de onde sai o passeio em alto mar para mergulho nas áreas de formação de corais, e Genipabu, com seus passeios de Buggy que deixam as pessoas com a adrenalina no alto.

    Fotos Canindé Soares
Maracajaú, a beleza do mar com corais




Adrenalina na alta em Genipabu além da beleza das dunas de areias que encantam, as belezas das falésias, que são paredões íngremes encontrados no litoral, e enchem de emoção os turistas.



Os participantes visitaram as instalações do Centro de Treinamento Barreira do Inferno, da Agência Espacial Brasileira. O Centro serve de base para lançamentos de foguetes e abriga o Museu Aeroespacial, onde estão à mostra protótipos de foguetes já utilizados, e informações das atividades ali desenvolvidas que são muito importantes para diversos setores.



Barreira do Inferno

A promoção de experiências e práticas em projetos de satélites e sondas de pequeno porte, além de promover a difusão da cultura aeroespacial para professores e estudantes de instituições de ensino médio e técnico-profissional. Esses equipamentos lançados ao espaço têm papel preponderante, contribuindo para avaliação da previsão do tempo, auxiliando nas práticas agrícolas, na formação e qualificação de novos profissionais em pesquisas e desenvolvimento, e na defesa do espaço aéreo da região.



Entrada do maior cajueiro do mundo
Também estiveram no maior cajueiro do mundo, segundo o Guiness Book, o qual, em tempos passados, produzia mais de 70 mil frutos a cada safra.



Maior cajueiro do mundo

Nesse período, os frutos são apanhados e oferecidos aos turistas que visitam o local.




Para encerrar o encontro com chave de ouro, a comitiva foi conhecer o Complexo Cultural da Rampa, pertencente à Marinha, onde está o Museu da 2ª Guerra, com uniformes e armamentos utilizados pelos pracinhas e as fotos dos presidente Roosevelt, dos EUA e Getúlio Vargas, do Brasil, assinando o Acordo de Potengi, que envolvia a cooperação dos países a fim de enfrentar os nazistas. Imperdível, até pelo esplêndido pôr-do-sol que se avista dali. Um espetáculo !

O evento contou com o apoio da @luckreceptivo;@praiamarhoteis;@focoturismo.com.br;@amandarochaeventos;@rnemprotur;@rnsetur;@fecomerciorn;@sebraern;@fbhaoficial;

@sistemaocern;@datashowbrasil;@natalcvb;@sindbuggyrn; @portaldemaracajau;@turbinouoficial;

@zurichairport;@abih.rn;@coopercrutac;@amotapioca;@entremarescatamara;@barracadaostrarn;

@baobavino

O 3º Seminário Sindicalismo e Associativismo Moderno acontecerá na sexta-feira, dia 30 de agosto, no Hotel Brasil, em São Lourenço, das 9h às 19h. O município, situado a 386 km de Belo Horizonte, foi escolhido para sediar o evento como forma de prestigiar o setor hoteleiro e de alimentação do local, essencial por ser uma das mais importantes cidades turísticas de Minas Gerais. O Sindicato de Hospedagem e Alimentação da cidade é associado à Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).



Seminário Sindicalismo e Associativismo Moderno

O evento conta com o apoio de entidades locais e regionais, além da Fecomércio MG, SESC, SENAC e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Ressaltamos a relevância do evento e agradecemos à FBHA pela escolha da nossa cidade para sediar esse importante evento de valorização e estímulo ao associativismo”, afirma o Secretário Luís Cláudio.


O seminário tem como objetivo valorizar a contribuição e as boas práticas de governança desenvolvidas pelos sindicatos, associações, cooperativas, circuitos, consórcios e outras instituições que influenciam positivamente o desenvolvimento do setor hoteleiro, gastronômico e turístico de Minas Gerais.

Durante o evento, serão apresentados projetos, programas e ações que promoveram melhorias na produção, divulgação, distribuição e comercialização de produtos e serviços, além da capacitação empresarial e profissional, que transformaram a realidade das pessoas, das empresas e de setores, especialmente no turismo. Um exemplo de inovação no setor é o projeto “Plantadores de Cerveja”, coordenado por Ricardo Naif, técnico cervejeiro e sommelier certificado, fundador da Cervejaria Sea Horse. Este projeto, patrocinado pela Ambev, capacita trabalhadores da agricultura familiar na produção de cervejas artesanais, valorizando a tradição e a qualidade da cerveja de Minas Gerais, estado conhecido como “Bélgica mineira”.

O Seminário Sindicalismo e Associativismo terá início às 8h30 com o credenciamento dos participantes e um Welcome Coffee, proporcionando um momento de networking e integração. Em seguida, ocorrerá a solenidade de abertura, estabelecendo o tom do evento. 

A primeira palestra será apresentada por Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CNC). 

Com mais de 40 anos de experiência no mercado hoteleiro, Sampaio discutirá a importância das organizações patronais, laborais, empresariais e profissionais na representação e defesa dos interesses coletivos de seus membros, ressaltando a relevância do associativismo como estratégia essencial para a sobrevivência no mercado globalizado.



Após essa abertura, a programação segue com Vanessa Paganelli, Analista de Turismo da CNC e especialista em planejamento e eventos. Paganelli abordará o estímulo de políticas públicas para o turismo sustentável, destacando a importância do setor turístico no desenvolvimento econômico e social do Brasil. 

Em seguida, Cristiano Lopes, professor e consultor, trará à tona um resumo das principais palestras e conceitos discutidos no Retail’s Big Show direto de Nova York. Sua palestra promete ser cativante e cheia de insights inovadores aplicáveis ao varejo e às estratégias das entidades representadas no seminário. 

Após uma pausa para o almoço às 12h15, o evento continua com Luiz Carlos Braga, Superintendente do Mercado Central de Belo Horizonte, que compartilhará as práticas de governança do 3º melhor mercado central do mundo.

Às 14h, Dolores Bertilla, Superintendente do Sistema Divina Providência, falará sobre o papel das entidades filantrópicas no desenvolvimento do espírito associativista, salientando a importância da profissionalização e engajamento do setor. Às 16h, uma nova pausa acontecerá para um momento de café e prosa. Às 16h30, Maria Paula Rocha, Gerente da Associação dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde – ASCARIVE, apresentará seu tema “O café brilha na exportação e no turismo também!”, discutindo a relação entre a qualidade dos produtos certificados Fair Trade e o turismo. Antes do encerramento, Deborah Albuquerque de Freitas, Coordenadora do SESC MG Mesa Brasil Zona da Mata, abordará o difícil equilíbrio entre a fome e o desperdício de alimentos. Fechando o evento com chave de ouro, uma palestra de Ricardo Naif às 18h30, que falará sobre o Projeto Plantadores de Cerveja – anteriormente citado –, refletindo o sucesso das cervejarias artesanais no cenário mineiro.



O seminário promete ser uma oportunidade única para troca de experiências, conhecimentos e aprendizado, reunindo profissionais de diversas áreas para promover o desenvolvimento do associativismo e do turismo em Minas Gerais e no Brasil.

Inscrição e programação: https://www.sympla.com.br/3-seminario-sindicalismo-e-associativismo-moderno__2541386

Emprego aumenta no setor turístico

Englobando cultura e turismo, a economia da criatividade gerou 21.968 empregos no primeiro semestre de 2024, número que corresponde a 13,5% das 162 mil vagas abertas em Minas Gerais no período. O estoque no setor é de 804.188 pessoas com carteira assinada, o que representa 16,4% dos 4,9 milhões de trabalhadores formais do estado.

Somente o turismo mineiro gerou 9.133 novos empregos de janeiro a junho. O período soma 436.385 pessoas empregadas formalmente, de acordo com o Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. Somente em junho foram admitidos 1.433 trabalhadores no setor, um crescimento de 186,6% em relação a maio.

Na cultura, foram criados 12.835 novos postos de trabalho de janeiro a junho, resultando em um estoque de 367.803 empregados. O maior destaque foi do ramo de entretenimento, que admitiu 508 trabalhadores apenas no último mês analisado.

Pelo segundo ano consecutivo, Minas Gerais permanece na liderança do crescimento da atividade turística no Brasil. No primeiro semestre de 2024, de janeiro a junho, o estado teve variação positiva de 9% em relação ao mesmo período de 2023, ficando 592,31% acima da média nacional (1,3%), juntamente com a Bahia.



Minas também segue em destaque em relação ao crescimento acumulado dos últimos 12 meses. Nesse intervalo, o estado cresceu 11,1%, enquanto a média nacional foi de 3,4%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram compilados pelo Observatório do Turismo (OTM), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).



“No primeiro semestre de 2024, Minas cresceu 9% na sua atividade turística segundo o IBGE, enquanto a média nacional esteve em torno de 1%. Isso mostra a liderança de Minas Gerais no cenário nacional de crescimento da atividade econômica e do turismo, que é geração de emprego e renda, visitantes e mais pujança para este estado tão bonito. Minas está na moda”, comenta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.



O semestre também foi marcado pelo recorde nos repasses do ICMS Turismo. Foram R$ 37,1 milhões distribuídos a 513 municípios pelo Governo de Minas. O valor é cinco vezes maior do que o repasse do mesmo período de 2023, quando o Estado destinou R$ 6,8 milhões às cidades mineiras.

O aumento histórico se deve à Lei º 24.431/2023, que elevou de 0,1% para 0,5% o percentual destinado à atividade turística na distribuição de parte da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Sancionada em setembro de 2023, a lei demonstra não só o compromisso do Governo de Minas com a descentralização dos recursos, como também os efeitos práticos para as cidades, que poderão investir ainda mais no desenvolvimento do turismo local.



Além disso, a Secult-MG fez investimentos de mais de R$ 3,3 milhões no setor. O montante foi aplicado em áreas estratégicas, como a divulgação turística de Minas Gerais no Brasil e no exterior, estruturação de produtos turísticos, desenvolvimento da política de regionalização, planejamento e monitoramento do turismo e capacitação profissional. Ao todo, foram R$ 40,4 milhões investidos nos seis primeiros meses de 2024.





Cresce movimento nos aeroportos - O movimento nos aeroportos mineiros também apresentou números expressivos no primeiro semestre deste ano. Mais de 3,27 milhões de pessoas desembarcaram nos terminais de janeiro a junho, um crescimento de 9,27% em relação ao primeiro semestre de 2023. Somente em junho, os terminais receberam 590.585 passageiros, desempenho 20,21% acima do registrado no mesmo período de 2023.

Ao longo do primeiro semestre, 253.659 passageiros passaram por Minas em voos internacionais. Panamá, Portugal, Colômbia, Chile e Curaçao foram os principais países emissores. Em nível nacional, os turistas mais frequentes vieram de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Parques estaduais em alta -Provando a vocação de Minas Gerais para o turismo verde, a visitação aos parques estaduais também cresceu de janeiro a junho deste ano. O estado registrou 304.914 visitantes no primeiro semestre, número 30,78% maior do que os 233.143 contados no ano anterior.

Considerando apenas o mês de junho, os parques mineiros receberam 47.432 pessoas, um aumento de 12,6% em relação a junho de 2023. Mais uma vez, o mais frequentado foi o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, localizado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 20.553 visitas.

Informações para Coluna Minas Turismo Gerais 
@sergiomoreira63  

Citroën leva para o Rio Innovation Week o pequeno e simpático AMI e os novos Aircross e C3, além do Basaltic que sai no fim do ano

Palestras sobre os mais diversos temas juntaram milhares de pessoas 

Texto e fotos Arnaldo Moreira

O Rio de Janeiro viveu pelo quarto ano consecutivo o sucesso do Rio Innovation Week que trouxe à Cidade Maravilhosa mais e 150 mil pessoas de diversos pontos do planeta e empresas que apresentaram seus produtos. Fiquei impressionado com o nível de organização e com o potencial comercial desenvolvidos. Esse é o tipo de evento que foi esculpido para o Rio de Janeiro. 

Além do AMI, a Citroën expôs o novo SUV Balsalt que pode sair até o fim do ano, e os novos C3 de sete lugares e o Air Cross

Fui ao Rio Innovation Week a convite da Citroën e lá estava no estande o carro que se coaduna exatamente com o espírito do evento, o Citroën elétrico AMI, que não deixa de ser um automóvel por ter quatro rodas, mas tem o tamanho de um quadriciclo e foi criado exatamente para facilitar a mobilidade nas grandes cidades. Tem autonomia de 170 km e sua bateria pode ser recarregada em três horas numa tomada de 220 volts da residência. 


Na Europa, onde custa menos de 9 mil euros, o AMI já roda há 14 anos e pode ser dirigido por maiores de 14 anos. O modelo que a Citroën trouxe ao Rio é o tipo bugre que as portas são barras e não possui janelas (como se vê na foto acima). 

O AMI hega no máximo a 45 km/h e não precisa de carteira para ser conduzido. 


O AMI tradicional possui portas como em qualquer carro urbano. Na Europa, custa menos de 9 mil euros e é muito usado como no Brasil são utilizadas as bicicletas do Itaú. O utilizador pega o AMI numa estação e pode devolve-lo em qualquer outra estação.


Tive a oportunidade de fazer um breve test-drive na pista das docas onde o Rio Innovation Week acontece nos armazéns das docas, no novo Citroën Aircross, que tem três versões: Shine, Pack e Feel com capacidade para cinco ou sete passageiros, com preços a partir de R$ 109.990. 


É equipado com motor Turbo 200 de até 130 cv, câmbio CVT de sete marchas e sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio.










CAFÉS ESPECIAIS SERÃO DESTAQUE EM GRAMADO

 

CAFÉS ESPECIAIS SERÃO DESTAQUE EM GRAMADO

O café é uma das bebidas mais amadas do mundo, e se essa é uma realidade para você, então esse é mais um dos muitos motivos para visitar Gramado no final deste mês.

O evento Connection Experience Terroirs do Brasil 2024 , que acontece de 28 a 31 de agosto, terá um espaço dedicado exclusivamente aos cafés brasileiros com Indicação Geográfica (IG).


No espaço chamado “Café de Origem Controlada Brasil”, localizado na Rua Coberta, os visitantes poderão experimentar 13 diferentes tipos de café em experiência guiada por um barista, aprendendo sobre o processo de produção, desde a colheita até a torrefação, e comprar diretamente dos produtores.

UMA EXPERIÊNCIA IMPERDÍVEL.

GARANTA AGORA MESMO SEU INGRESSO E AJUDE NA RECONSTRUÇÃO DO RS:

O valor total dos ingressos será destinado a Santa Tereza, uma das cidades mais afetadas pelas enchentes.

📅 Marque na agenda: 28 A 31 DE AGOSTO DE 2024 I GRAMADO/RS 🚀

FALE CONOSCO →
GARANTIR MEU INGRESSO →

Enviado por Festuris + Conexão

Rua Garibaldi, 308, sala 201, Gramado-RS-Brasil

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.