Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira




Coluna Minas Turismo Gerais 



Jornalista Sérgio Moreira




Mercado Central comemora 95 anos


Início do Mercado Central

Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e muita personalidade à feira mais querida de Belo Horizonte. Há mais de nove décadas, o Mercado Central é ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade.



Neste tempo, deliciosos pratos da comida típica, diferentes formas de religiosidade, toda a criatividade e delicadeza do artesanato e muitos outros preciosos traços da cultura popular mineira fazem do Mercado Central um espaço único, que une tradição e contemporaneidade e encanta por sua singularidade.



Minas são muitas. Belo Horizonte tinha apenas 31 anos quando um prefeito empreendedor resolveu reunir, em um só local, os produtos destinados ao abastecimento dos 47.000 habitantes da jovem cidade. Foi assim que o Mercado Central nasceu, em 07 de setembro de 1929: unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária. Em um terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, o prefeito Cristiano Machado reuniu todos os feirantes, centralizando o abastecimento da população. Nos 14.000 m² do terreno descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos, as barracas de madeira se enfileiravam para a venda de alimentos.

Queijos de várias regiões nas lojas

O Mercado, então denominado Mercado Municipal, com sua atividade intensa e movimento alegre, funcionou até 1964, quando o prefeito da época, Jorge Carone, resolveu vender o terreno, alegando impossibilidade de administrar a feira. Para impedir o fechamento do Mercado, os comerciantes se organizaram, criaram uma cooperativa e compraram imóvel da Prefeitura. No entanto, teriam que construir um galpão coberto na área total do loteamento no prazo de cinco anos. Se não conseguissem, teriam que devolver a área à Prefeitura.



A tarefa não foi fácil. À duas semanas do fim do prazo dado pela prefeitura, ainda faltava o fechamento da área. Foi então que os irmãos Osvaldo, Vicente eMilton de Araújo, fundadores do Banco Mercantil do Brasil, decidiram acreditar no empreendimento e investiram no projeto. Foram contratadas quatro construtoras, ficando cada uma responsável por uma lateral, para que o galpão pudesse ser fechado no prazo estabelecido. Ao fim do prazo, os 14.000 m² de terreno estavam totalmente fechados. Os associados, com seu empreendedorismo e entusiasmo, viam seu esforço recompensado.



Assim, bem organizado e com participação ativa dos comerciantes, a cada dia ao longo dos anos o Mercado ampliava suas atividades, expandia seus negócios e se transformava em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos pelos mineiros.



Cerca de 30 mil pessoas passam no mercado por dia

Atualmente, com 95 anos de vida, o mercado possui mais de 400 lojas,atrai milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo diariamente e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias para contar.

Os tira gostos do mercado são especiais


Para comemorar os 95 anos, dia 77 de setembro, terá a Box. Bold Xperiences promove evento gratuito na Av. Augusto de Lima, em frente ao local, com shows e muita gastronomia mineira. Os ingressos estão disponíveis para retirada na plataforma da Ingresse (ingresse.com/mercadocentral). O evento é apresentado pela Kto e tem o apoio da Itambé e o Grupo Roma.

Um dos pontos mais queridos dos belo-horizontinos e mais buscados pelos turistas guarda em seus corredores mais de 400 lojas. Produtos típicos de Minas Gerais ocupam as prateleiras, como doce de leite, goiabada, cachaça e queijo variados. Nas laterais, bares e restaurantes são ponto de encontro, na clássica boemia mineira. Entre os diversos destaques, ícones como o Bar da Lora, que serve o famoso fígado acebolado com jiló; a Tradicional Limonada, com o refresco gelado, comercializado desde 1983; e o Comercial Sabiá, onde o pão de queijo com pernil é sucesso.

Essa tamanha tradição é celebrada no evento, dia 7 de setembro, que ocupa a avenida com diversas barracas da gastronomia do mercado e de convidados. A festa não podia ficar sem música: nas 12h de programação, de 9h às 19h, sete atrações musicais se apresentam. Tem espaço para o pop, para a música brasileira e para o chorinho e samba, que fazem parte da vivência de qualquer frequentador assíduo dos bares da capital.

“Começando a contagem regressiva para o centenário do Mercado, a gente quer celebrar tudo que esse local reúne: cultura, gastronomia e história. O Mercado Central é um lugar de integração entre os próprios mineiros, nosso lugar de encontro e conforto, mas também é essa potência que mostra a riqueza das nossas tradições pra todo o mundo. Todo turista que vem para BH, com certeza escuta: ‘você tem que conhecer o Mercado Central’”, comenta Guilherme Rabelo, um dos sócios do evento.

Entre as atrações musicais, algumas já estão confirmadas. Tem a animação carnavalesca do Baile do Maguá, que coloca diversos estilos brasileiros no ritmo do repique. Também tem rock, com a banda Ca$h, já com 23 anos de estrada, celebrando diferentes gerações do gênero. Já o grupo Trem dos onze representa o efervescente samba mineiro, que conquista qualquer um, com repertório cheio de clássicos.

Mercado Central 95 anos -Dia 7 de setembro ;;horário: 9h às 19h;Local: Av. Augusto de Lima, 744

Acesso gratuito

Retirada de ingressos pela ingresse.com/mercadocentral

Mais informações: https://www.instagram.com/bebox.cc/


Empregos do turismo em alta

Mais empregos no turismo brasileiro. De janeiro a julho de 2024, foram criadas 110.012 novas vagas no setor, resultado 35% superior ao registrado por importantes ramos da economia, como por exemplo a agropecuária, que admitiu 80.999 trabalhadores no mesmo período.



Os dados, compilados pelo Ministério do Turismo, constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego. Somente o sétimo mês do ano marcou a contratação de 11.337 pessoas com carteira assinada em atividades ligadas à atividade turística do país.

A abertura de vagas no setor está se igualando à de áreas a exemplo do grupo “Comércio”, que, também de janeiro a julho de 2024, gerou pouco mais de 120 mil postos formais de ocupação.

Três atividades econômicas ligadas ao segmento se destacaram em julho. A fila foi puxada, com folga, pelo setor de “Alojamento e Alimentação” (8.252 mil novos empregos), seguido por “Arte e Cultura” (959) e “Eventos” (720).

Instituído em janeiro de 2020, o Novo CAGED fornece estatísticas sobre o emprego formal no país por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, CAGED e Empregador Web. A metodologia utilizada para os cálculos considera apenas trabalhadores com carteira assinada, não incluindo os informais.


39º Natal Luz de Gramado

O prazo para comprar ingressos com desconto especial do segundo lote da 39ª edição do Natal Luz de Gramado no RS foi prorrogado até o dia 15 de setembro. O Nativitaten e O Grande Desfile de Natal são os espetáculos disponíveis para aquisição de tickets.

Foto – Cleiton Thiele/Natal Luz


Na imagem uma foto do Natal Luz de 2013 quando ocorreu o último desfile de Natal no centro de Gramado e que retorna este ano para a área central da cidade

A promoção de 15% de desconto nestes ingressos foi devido as atualizações da abertura e venda de passagens no Aeroporto Salgado Filho.

A venda de ingressos ocorre através do site oficial do evento www.natalluzdegramado.com.br e os descontos são concedidos por lotes. “Com a decisão da data da abertura do Aeroporto e a venda de passagens, as pessoas começam se programar para vir para Gramado e para o Natal Luz, e com isto estamos proporcionando mais estes dias para aquisição dos tickets com um bom desconto”, disse a presidente da Gramadotur, Autarquia Municipal de Turismo responsável pela realização do Natal Luz, Rosa Helena Pereira Volk. Após o dia 15 de setembro, o desconto será de 10%, e em outubro, até o dia 23, será 5%.

O 39º Natal Luz de Gramado acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025 e é apresentado pelo Bradesco. A hospedagem oficial é da Laghetto e o apoio é da RBT Internet. A promoção é da Prefeitura Municipal de Gramado e realização da Gramadotur.

O Brasil passa a exigir visto de entrada para 
estrangeiros de mais de 60 países

O Brasil passou a exigir desde 27 de agosto visto de entrada para estrangeiros de mais de 60 países, mesmo para uma visita rápida. A medida que é do Ministério da Justiça foi tomada para dificultar a entrada de imigrantes irregulares no Brasil. 



Segundo informações atualizadas do Itamaraty, 64 países precisam de visto para entrar ao Brasil. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a medida foi determinada após a Polícia Federal identificar que imigrantes sem documentação adequada estão sendo usados por organizações criminosas de tráfico de pessoas.

Países que precisam de visto: Afeganistão - Arábia Saudita - Argélia - Angola- Butão - Camboja - Cazaquistão - Chade - China - Comores - Coreia do Norte - Costa do Marfim - Cuba - Djibouti - Egito - Eritréia - Gabão - Gâmbia -Gana -Guiné - Guiné-Bissau - Guiné Equatorial
Haiti - Iêmen - Índia - Iraque - Irã - Jordânia - Laos - Lesoto - Libéria - Líbia - Madagascar - Malawi - Maldivas - Mali
Marrocos - Mauritânia - Moçambique - Nepal- Níger - Nigéria - Omã - Paquistão - Quênia - Quirguistão- República do Congo
República Democrática do Congo - Ruanda - Senegal - Serra Leoa - Somália - Sri Lanka - Sudão - Sudão do Sul -Taiwan
Tanzânia - Togo - Uganda - Uzbequistão- Vanuatu - Vietnã - Zâmbia - Zimbábue

Isenções -Viajantes de alguns países têm isenção de visto para diferentes períodos:

30 dias Cazaquistão - Indonésia - Singapura

60 dias -República Dominicana, Venezuela

90 dias -África do Sul - Albânia - Alemanha - Andorra - Antígua e Barbuda - Argentina - Armênia - Austrália - Áustria - Bahamas -Barbados - Belarus - Bélgica - Belize - Bolívia - Bósnia - Botsuana - Bulgária -Canadá - Chile - Chipre - Colômbia -Coreia do Sul - Costa Rica - Croácia - Dinamarca - Dominica - El Salvador - Emirados Árabes - Equador - Eslováquia -Eslovênia - Espanha - Estados Unidos - Estônia - Fiji, Ilhas - Filipinas - Finlândia - França - Granada - Grécia -Guatemala -Guiana - Honduras - Hong Kong - Hungria - Irlanda - Islândia - Israel - Itália - Jamaica - Japão - Letônia - Lituânia -Luxemburgo - Macau - Macedônia - Malásia - México - Moldova - Mônaco - Mongólia - Montenegro - Namíbia -Nicarágua - Noruega - Nova Zelândia - Ordem Soberana e Militar de Malta - Países Baixos - Panamá - Paraguai -Peru - Polônia - Portugal - Reino Unido - Romênia - Rússia - San Marino - Santa Lúcia - São Cristóvão e Nevis -Vicente e Granadinas - Suécia - Tailândia - Turquia - Uruguai -Vaticano


Ouro Minas Dolce By Wyndham investe na modernização do hotel com aporte de R$ 30 milhões

Com um ambicioso projeto de retrofit, o Ouro Minas Dolce by Wyndham, único resort urbano de Minas Gerais, aposta na modernização do hotel com investimentos de R$ 30 milhões.



O projeto, com com 70% já concretizado visa garantir uma infraestrutura completa digna de um resort urbano para toda a família, com ambientes mais confortáveis aos hóspedes que viajam a lazer e deve ser finalizado até o final de 2024. As reformas incluem total renovação nas 346 suítes distribuídas em 25 andares, ampliação e reforma das áreas de eventos, criação de novos espaços como o José Café Bar, tecnologia de ponta, entrada de um novo cardápio no Restaurante Quinto do Ouro e confeitaria , projeto para construção de uma nova piscina externa, entre outras novidades.

De acordo com a diretora do hotel, Érica Drumond, o aprimoramento contínuo é essencial para hotelaria e faz parte do nosso planejamento estratégico para a consolidação do Ouro Minas como uma referência em resort urbano .

Diretora Érica Drumond


"Unimos a tradição mineira com tecnologia de ponta, matérias primas de excelência e ambientes que vão levar os hóspedes a uma experiência inesquecível. O investimento de R$ 30 milhões demonstra a expectativa positiva do hotel em relação ao turismo nos próximos anos”.

As suítes foram redesenhadas com uma decoração mais sóbria


Nova Suíte Premier e inauguração do José Coffee & Bar no 25 andar- As suítes foram redesenhadas com uma decoração mais sóbria, sem carpetes, espaços mais clean, funcionais e banheiros revestidos em mármore, ressaltando o branco. A Suíte Presidencial Real, anteriormente com 360 m², foi transformada na Suíte Premier, oferecendo o mesmo conforto em um espaço otimizado e revestimentos de traduzem um clima contemporâneo. “Teremos um novo menu de travesseiros com opções aconchegantes e terapêuticas para a qualidade máxima do sono dos nossos hóspedes”.

Outra novidade é o novo José Coffee & Bar. "Vamos inaugurar em 90 dias a Pe, um espaço exclusivo que servirá um sofisticado café da manhã à la carte nos finais de semana, com um cardápio elaborado com, frutos do mar , caviar e outras iguarias", destaca. A diretora conta que pelo menos R$ 2 milhões foram investidos em tecnologia para aprimorar o atendimento ao cliente. "Nosso novo gerenciador de Wi-Fi permite distribuir a internet de forma eficiente, atendendo às áreas com maior demanda. Atualizamos todo o cabeamento do prédio e instalamos uma antena a cada dois apartamentos, com planos de ter uma antena por apartamento em breve", explica.



Andar do atleta -Com o objetivo de atender a perfis de clientes no segmento esportivo, o Ouro Minas também faz reformulação do Andar dos Atletas, visto que recebe constantemente times de vôlei, futebol e outros que necessitam de uma ala mais reservada do hotel, para café da manhã, almoço e jantar, além de sala de jogos e reuniões no andar, para facilitar a rotina dos atletas. Outro detalhe alinhado com o perfil desse cliente é com as refeições, que são preparadas de acordo com a dieta dos hóspedes, incluindo os veganos.

Na reforma das suítes para os atletas o tamanho maior da cama e colchoes novos foram adquiridos.



Novidades: Restaurante 24 horas e sistema all inclusive no espaço para eventos - O restaurante Quinto do Ouro voltará a funcionar 24 horas por dia para atender funcionários das companhias aéreas e clientes que buscam uma opção noturna. "Essa opção de funcionamento sem pausa é um grande plus, visto que em BH faltam hotéis e restaurantes com esse atendimento”. Esta faltando somente o retorno do transporte publico regular na madrugada. O cardápio, que até então era voltado para uma gastronomia internacional, também mudou, e irá incluir pratos da cozinha regional mineira, como lombo, feijão tropeiro, canja mineira e caldo verde. “A ideia é oferecer uma comida mais sofisticada com ingredientes diferenciados. Nossa confeitaria também passará por mudanças, permitindo que os hóspedes vejam a fabricação dos doces e bolos através de uma janela", detalha Érica.

Na ala dos eventos, responsável por 60% do faturamento do hotel, foram ampliadas as salas de apoio e trocadas mil cadeiras, novos carpetes e divisórias acústicas.



O hotel também passou a oferecer o sistema "all inclusive" para congressos e convenções. "Criamos esta opção para as empresas, em que é possível dispor de diárias com café da manhã, coffee break, almoço, coquetel e jantar", acrescenta Érica Drumond.

Lazer e Lobby - No setor de lazer, a principal novidade e o projeto de uma piscina externa, além da piscina climatizada no primeiro andar. "Já demos entrada na Prefeitura com a documentação para obter a autorização e, se tudo der certo, em 2025 poderemos oferecer mais essa opção ao hóspede".



O Kids Club foi ampliado, a academia recebeu melhorias e a Copa Família está sendo reformada para melhor atender mães com filhos pequenos.

O lobby do hotel esta sendo completamente reformado, adotando uma decoração mais clean e moderna. "Na recepção, a ideia é trocar a função dos recepcionistas, que passarão a atuar como agentes de hospedagem para melhor atendimento ao hóspede", explica Érica.



Diretrizes sustentáveis - O Hotel vem destacando também nos últimos anos na adoção de práticas sustentáveis. Uma das práticas mais visíveis do Ouro Minas é seu programa de reciclagem. Latas e garrafas são cuidadosamente separadas e encaminhadas para reciclagem, reduzindo assim a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.

Além disso, o hotel investe em energia solar, por meio de painéis solares, adoção de chuveiros e torneiras monocomando para economizar água, controlando o fluxo e reduzindo o desperdício; tratamento de resíduos orgânicos, transformado em adubo sólido e líquido; e reutilização de águas cinzas.

informações e reservas https://www.ourominas.com.br/namorados

31 3429-4000/ 31 3429-4000 reserva@ourominas.com.br


Entur Summit 2024 entrega ferramentas práticas para o 
crescimento dos agentes de viagens 



A terceira edição do Entur Summit, maior evento de capacitação em marketing e vendas para turismo do Brasil, encerrou com chave de ouro após três dias de imersão reunindo mais de mil profissionais do setor. O evento, realizado em Maceió de 29 a 31 de agosto, proporcionou um ambiente dinâmico para aprendizado, networking e troca de experiências.



Com uma programação inovadora, o Entur Summit 2024 substituiu palestras tradicionais por painéis e mentorias, abordando temas cruciais para o sucesso no mercado turístico atual. Especialistas renomados compartilharam insights sobre estratégias de vendas, fidelização de clientes, marketing digital, gestão financeira, inteligência emocional, aspectos jurídicos do turismo, mercado de luxo, programas de milhas e muito mais.

Destaques do Evento -Capacitação e União: O evento reforçou a importância da capacitação contínua e da colaboração entre os agentes de viagens para fortalecer o setor.

Mentorias Práticas: Os participantes tiveram acesso a mentorias especializadas, oferecendo ferramentas e estratégias para otimizar seus negócios.

Mercado de Luxo: O Hub High Travel explorou as nuances do mercado de luxo, destacando a importância do posicionamento e da consultoria personalizada.

“Acreditamos que o evento proporcionou ferramentas e inspiração para que os agentes de viagens alcancem novos patamares de sucesso em seus negócios”, afirmaram os idealizadores do Entur Summit.


Globo de Ouro do Turismo 


O ponto alto do evento foi a cerimônia de entrega do Globo de Ouro do Turismo, a primeira premiação do setor definida exclusivamente pelos agentes de viagens. Os vencedores, escolhidos entre os finalistas mais indicados, foram:

Melhor Seguradora de Viagem: Assist Card

Melhor Operadora de Turismo: Cativa

Melhor Provedor de Tecnologia para Agentes de Viagens: monde

Melhor Consolidadora: Flytour

Melhor Suporte ao Agente: CVC Agentes

A premiação reconheceu o compromisso dessas empresas em oferecer serviços de excelência e suporte aos agentes de viagens, consolidando sua posição como líderes no mercado.

Sobre a Entur -A Escola de Negócios no Turismo (Entur) é a maior comunidade de aprendizado em turismo do Brasil, com mais de 6,8 mil alunos ativos. A instituição oferece cursos, treinamentos e eventos para agentes de viagens, com o objetivo de prepará-los para o sucesso no mercado competitivo do turismo. informações: www.entursummit.com.br.

Connection Experience Terroirs

Foi realizado de 28 a 31 de agosto,o Connection Experience Terroirs do Brasil 2024 com a presença dos realizadores do evento, de produtores certificados, autoridades e imprensa.

Eduardo Zorzanello, CEO do evento, celebrou o aumento da participação de produtores este ano (em 2023 foram 27 IGs presentes e agora foram 51) e ressaltou a importância do tema.

Fotos: Crédito Rafael Cavalli




“A gente passou a ficar apaixonado por tudo o que o tema representa, por tudo o que impacta, por tudo o que transforma. As IGs transformam vidas, transformam comunidades. Quando falamos sobre IGs é falar sobre arte, é falar sobre cultura, é falar sobre saberes, o fazer humano. Essa mistura entre os elementos naturais e a mão humana, que é algo único. Então nós hoje estamos muito, podem ter certeza disso, muito felizes em estarmos lidando com um evento completo, único, e que realmente tem um potencial gigantesco de crescimento”, celebrou.

A realização do evento, que se dá em um ano de dificuldades para todo o estado após as enchentes de maio no Rio Grande do Sul, foi celebrada como um ato de resistência e otimismo.“Nós nunca desistimos, não é verdade? Essa palavra não existe. A gente não desiste. A gente tem força. A gente é resiliente. O nosso olhar é sempre pro futuro. E aqui, hoje, a partir de hoje, no coração de Gramado, estamos unindo o Brasil de ponta a ponta”, disse Marta Rossi, CEO do evento, que é um dos primeiros eventos do setor a ser realizado depois da tragédia climática.



Autoridades de Gramado e do estado também participaram da solenidade. Claudia Mara Borges, Diretora de Turismo do Rio Grande do Sul também ressaltou o momento de retomada: “Estamos nos preparando para uma retomada incrível após a reabertura do aeroporto, mas a gente ficou nesse momento recolhidos, trabalhando, aprendendo, planejando, ressignificando, para que vocês voltem para cá ainda mais encantados e que saiam daqui sempre querendo retornar numa nova estação, com novos sabores, com novos aromas. Vamos aproveitar aqui, sair da caixa, pensar, produzir, planejar e inovar”.

O Connection Terroirs do Brasil, que segue até sábado, é realizado pela Rossi e Zorzanello com correalização do Sebrae, grande apoiador de produtores na certificação de origem.

Gustavo Rech, Gerente do Sebrae na Região da Serra Gaúcha destacou a relevância do evento para o desenvolvimento econômico e turístico de comunidades e destinos. “O Connection traduz um sentimento de valorização dos nossos produtos, mas principalmente da nossa história, das nossas experiências, que faz com que as pessoas que nos visitem, que elas consigam experimentar um pouquinho daquilo que nós temos de melhor. Os produtos de origem são um dos pilares com que o turismo se coloca. Muitas vezes, é por causa deles que existe turismo naquela região e, com certeza, esse sentimento vem valorizar essa possibilidade. É uma honra para o Sebrae poder fazer parte desse evento e que a gente possa juntos mostrar aquilo que a gente tem de melhor para todos que vieram visitar. Nós temos um papel importante de poder valorizar, mostrar e cada vez mais incentivar, que nós possamos criar novos eventos ou novas oportunidades de desenvolvimento para o nosso estado e para o nosso país”, ressaltou.

Com apresentações da Orquestra Jovem de Gramado e do músico Pepeu Gonçalves, a cerimônia concedeu ainda um troféu de participação a 32 Indicações Geográficas que estão participando do evento pela primeira vez. A noite foi encerrada com um coquetel com produtos de Origem e Indicação Geográfica oferecido pelos Terroirs do Sul do Brasil com o apoio do SENAC-RS.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Novidade na orla carioca: terminais ATM 24h chegam nas praias da Zona Sul. Três pontos estratégicos da orla ganharam caixas eletrônicos, que estão disponíveis para todos

 

Fotógrafo: Mauricio Pereira


A Orla Rio trouxe mais uma inovação para as praias da zona sul da cidade: a instalação de três caixas eletrônicos em Copacabana e no Leme. Automated Teller Machine (ATM) são máquinas com funções de saque, depósito, consulta de saldo, entre outros, que atende não somente ao público local, mas também está disponível para os turistas. Com a intenção de melhorar a experiência de praia da população, a concessionária trouxe essa iniciativa inédita e instalou terminais ATM 24h em três pontos estratégicos da orla: no Leme o terminal fica no quiosque Estrela de Luz, e em Copacabana, existe um no quiosque Enchendo Linguiça e outro no posto 5.


Com essa novidade, todos os frequentadores das praiais ganham mais praticidade e segurança ao aproveitar o ponto turístico mais democrático da cidade. A iniciativa é fruto da parceria com a ATM, empresa líder no setor bancário, que já está presente em grandes redes de hotéis e pontos turísticos de todo o Brasil, conhecida por sua confiabilidade e abrangência. A chegada à orla carioca reforça ainda o compromisso das duas empresas com a qualidade e a conveniência dos serviços oferecidos a todos.
 

“A Orla Carioca é muito mais do que um ponto turístico, na orla há convivência, lazer e bem-estar. A chegada dos terminais ATM 24h reforça o nosso compromisso de tornar a experiência na orla cada vez mais completa e conveniente. Estamos sempre em busca de inovações que agreguem valor ao dia a dia de quem frequenta nossas praias”, comenta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.


Com esses novos terminais, a concessionária dá mais um passo importante para consolidar a orla carioca como referência em infraestrutura e serviços, mostrando que inovação e bem-estar andam lado a lado no cartão-postal mais famoso e democrático do Brasil.


Casal de brasileiros embarca em nova aventura pelos Andes a bordo de um Nissan Kicks equipado com cama




Rio de Janeiro/ RJ – Após conquistarem a Patagônia, o casal de influenciadores brasileiros Camila e Guilherme Knabben, conhecidos como Estica e Dale, está percorrendo sua mais nova aventura: uma jornada de 40 mil quilômetros pela majestosa Cordilheira dos Andes a bordo do seu companheiro de viagem, um Nissan Kicks equipado com cama.

Testemunho da criatividade e engenhosidade do casal, o Kicks deles tem uma cama instalada no espaço do banco traseiro e do porta-malas que, assim como na expedição da Patagônia, está servindo de hospedagem para eles durante toda a aventura. O carro conta também com mantas removíveis de isolamento térmico no assoalho e vidros para controle da temperatura durante a noite. 

"Dormir em nosso Kicks nos permite acampar em lugares incríveis e praticamente inacessíveis," explica Guilherme. "Já acordamos com vistas de tirar o fôlego, desde geleiras até vulcões ativos." Para esta jornada dos Andes, a novidade é o bagageiro de teto, que os permite carregar mais itens. 

 O casal partiu em maio deste ano de Florianópolis, Santa Catarina, e já passou pela Argentina e Chile. Ao longo dos próximos seis meses, percorrerão mais cinco países da América do Sul: Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e, possivelmente, Venezuela.




Desde o início da expedição já rodaram mais de 9.500 quilômetros com alguns desafios superados. Atravessaram a fronteira da Argentina com o Chile, a estrada dos Caracoles, composta por 29 sinuosas curvas em montanhas com neve. Também passaram pelo ponto mais alto da Ruta 40, na Argentina, a 4.895 m de altitude e dirigiram em terrenos desafiadores. “Com gelo na pista, cruzamos diversas vezes rios ao lado de penhascos e pedras soltas. Foi uma conquista enorme”, relembra Guilherme.

Os aventureiros estão enfrentando também um dos invernos mais frios do século. “Dormir a -16 graus dentro do carro e ver pela manhã a nossa garrafa com água virar uma pedra de gelo ao lado da nossa cabeça, foi chocante! Até nosso azeite de oliva congelou, nem sabíamos que isso era possível”, comenta.

A jornada promete não apenas desafios geográficos, mas também uma profunda experiência cultural. "Cada país tem sua própria magia e nosso Kicks nos permite explorar isso de uma maneira única," reflete. "Estamos não apenas cruzando fronteiras geográficas, mas também expandindo nossos horizontes pessoais."




Compartilhando a Aventura

Os interessados podem acompanhar as aventuras de Estica e Dale em seu Nissan Kicks através das redes sociais da Nissan e também no perfil do casal onde são compartilhados vídeos, dicas de viagem e relatos emocionantes dos desafios enfrentados. "Queremos inspirar outros a sonharem grande e perceberem que, com criatividade e determinação, é possível transformar um SUV em um grande parceiro de aventura!".

A primeira expedição do Estica e Dale com o Nissan Kicks, no ano passado, teve como destino a Patagônia. Os dois rodaram mais de 13 mil quilômetros durante 36 dias partindo de Florianópolis (SC) até o Ushuaia, na Argentina.  

Vice-presidente Geraldo Alckmin realiza primeiro abastecimento 100% com etanol de veículos flex durante visita ao Polo Stellantis de Goiana, pioneira no Brasil ao abastecer os carros flex que saem da linha de montagem com 100% de etanol que reduz cerca de 87% de emissões de CO2 na queima de combustível do primeiro abastecimento. Em 2025, a iniciativa será expandida para os Polos Automotivos de Minas Gerais e Rio de Janeiro




Goiania, 2 de setembro de 2024 – A visita oficial do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e comitiva marcou hoje o início do abastecimento com etanol dos carros com motorização flex produzidos pela Stellantis no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco. Com isso, a Stellantis dá mais um passo rumo ao objetivo estratégico de desenvolver tecnologias e iniciativas para a descarbonização da mobilidade. 

A partir de hoje, os veículos com as motorizações T270 Flex e Turbo 270 Flex produzidos em Pernambuco passam a sair da fábrica abastecidos com etanol. Em 2025, a iniciativa será expandida para os polos automotivos de Minas Gerais e Rio de Janeiro.



Inicialmente, a ação será realizada com os modelos Jeep Renegade Flex T270 e Flex T270 4x4, Compass Flex T270 e Commander Flex T270, além da Fiat Toro Turbo T270 Flex. No próximo ano, a alteração de combustível acontecerá também com todos os veículos flex produzidos pela companhia.

“A Stellantis foi estabelecida com uma visão de mobilidade sustentável e está na vanguarda das discussões e ações em prol da sustentabilidade. Não à toa que o plano estratégico global da empresa prevê a completa descarbonização de todo o ciclo de produção até 2038, com uma redução de 50% já em 2030. Para atingir esse objetivo, a Stellantis está sempre buscando desenvolver estratégias para promover a mobilidade de baixo carbono e identificou que essa era mais uma mudança a ser feita para avançar com a descarbonização”, explica Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

A iniciativa, implementada nos veículos produzidos no Polo Automotivo de Goiana, reduzirá mais de 2,1 mil toneladas de CO2 emitidas na queima de combustível do primeiro abastecimento, o que representa uma diminuição de cerca de 87% em emissões.



“Ao abastecer o veículo na fábrica com etanol, a Stellantis está contribuindo para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa nas unidades industriais e na cadeia de valor. Isso porque a nossa meta vai além da fabricação dos veículos, envolve todo o ciclo de vida, desde as matérias-primas até o final de vida do veículo”, pontua Cappellano.

Rota do etanol

A matriz energética brasileira é mais sustentável, devido ao uso de biocombustíveis e da geração de energia elétrica por meios renováveis. Esta característica da matriz energética abre para o país um leque de opções de soluções de mobilidade, em condições privilegiadas. Por isso, o etanol é um forte aliado na redução das emissões de CO2 no Brasil.

Quando considerado no ciclo de vida completo do automóvel, o uso do etanol é extremamente eficiente em emissões, uma vez que a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve CO2, o que proporciona cerca de 60% de mitigação final do CO2 emitido quando comparado ao uso da gasolina.



O Brasil acumula mais de quatro décadas de tecnologia nesse combustível e possui uma imensa plataforma produtiva, logística e de distribuição já implantada. Além disso, a tecnologia flex fuel está presente em cerca de 80% a frota brasileira de veículos leves. Assim, o etanol se mostra como uma alternativa competitiva para a descarbonização no país.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Ford inicia a venda do Territory 2025 com nova partida remota para climatização da cabine e dos bancos como equipamento adicional, por R$ 212.000


A Ford iniciou a venda do Territory 2025, SUV médio que recentemente passou por uma grande renovação e vem ganhando espaço no mercado. Oferecido na versão de topo Titanium, ele se destaca por ter o melhor espaço interno, conforto e acabamento da categoria, além de conteúdo completo de itens de tecnologia e conveniência. Como novidade, o modelo agora traz chave com função de partida remota, por R$ 212.000.

A renovação do Territory incluiu desde o design e o acabamento até a motorização e os equipamentos. As mudanças foram bem recebidas e as suas vendas cresceram mais de 300% entre janeiro e agosto de 2024 comparado ao mesmo período do ano passado, para mais de 3.300 unidades.



“O Territory é um SUV moderno, tecnológico e avançado para quem busca um veículo refinado e completo. Cada vez mais clientes estão descobrindo o padrão superior de conforto que ele oferece, com um espaço surpreendente na cabine, principalmente para quem viaja no banco de trás. Isso se refletiu nas vendas e o novo ano-modelo está ainda melhor”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.

A nova função de partida remota permite acionar o ar-condicionado e a ventilação do banco do motorista pela chave, preparando o veículo para estar na temperatura ideal no momento da partida.



Espaço e desempenho

O novo Territory tem uma presença marcante, com design de linhas modernas, aerodinâmicas e esportivas que são destacadas pela grade dianteira hexagonal, pelo conjunto óptico com faróis e lanternas full-LED e pelas rodas de 19 polegadas. Maior SUV da categoria, ele tem acabamento interno sofisticado, com materiais de alta qualidade e revestimentos suaves ao toque.



Seu motor 1.5 EcoBoost de ciclo Otto, de 169 cv, tem um desempenho refinado e silencioso, acoplado à transmissão automática de dupla embreagem banhada a óleo de sete velocidades. Ele é o único da categoria com quatro modos de condução – Normal, Serra/Colina, Eco e Esportivo –, que ajustam o veículo automaticamente a diferentes condições de rodagem.



Refinado e completo

O pacote de itens de série do SUV é completo. Ele vem com painel de instrumentos digital de 12,3”, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de dupla zona com saídas traseiras, bancos de couro com ajuste elétrico e assentos ventilados, câmera 360°, farol alto automático, central multimídia com tela de 12,3” e carregador por indução, entre outros.

Suas tecnologias de segurança incluem assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, sensor de ponto cego, alerta e assistente de permanência em faixa, sensor e assistente de estacionamento e seis airbags com detecção inteligente de ocupantes. O Territory 2025 vem com cinco opções de cores: Azul Metálico, Vermelho Vermont, Preto Toronto, Cinza Catar e Branco Bariloche.



VAMOS VOAR PELO MUNDO // Avianca anuncia o início das vendas de sua nova rota direta: São Paulo-Medellín que começa a partir de 3 de dezembro


Avianca anuncia o início das vendas da nova rota direta: São Paulo-Medellín que começa em 3 de dezembro

  • Os voos serão operados em aviões A320 com capacidade para 180 passageiros, disponibilizando mais de 500 assentos semanais.
  • Os clientes que desejarem comprar suas passagens podem fazê-lo por meio do site avianca.com, aplicativo móvel, pontos de venda físicos e agências de viagem.

 

São Paulo, 2 de setembro de 2024. A Avianca anunciou o início das vendas de uma nova rota internacional que reforçará a conexão aérea do Brasil com um destino-chave na América do Sul. A partir de 3 de dezembro de 2024, os clientes poderão desfrutar de voos diretos partindo de São Paulo para Medellín, na Colômbia.
 

A nova rota será operada por aviões Airbus A320, com capacidade para 180 passageiros, e terá três frequências semanais, oferecendo mais de 500 assentos disponíveis por semana.
 

"Na Avianca, estamos há décadas conectando o Brasil com a Colômbia e abrindo novas portas para que mais turistas conheçam o país. Por isso, é motivo de orgulho para nós oferecer nova conectividade e maior acesso dos nossos clientes com mais destinos diretos na América Latina. Essa nova rota entre São Paulo e Medellín não apenas facilitará o trânsito entre ambas as cidades, mas também impulsionará o crescimento econômico e turístico da região", comentou David Alemán, diretor de vendas da Avianca para a Colômbia e América do Sul.
 

Itinerários da nova rota:

Rota**

Voo

Hora de partida*

Hora de chegada*

Frequência

Data de início

Medellín-São Paulo

AV163

17:50

1:55

Terça, quinta e sábado

3 de dezembro

São Paulo -Medellín

AV162

3:00

6:59

Quarta, sexta e domingo

4 de dezembro

*Horários locais ** Operações sujeitas à aprovação governamental.


Com a abertura dessa nova rota, que se soma à operação existente da companhia aérea, os clientes da Avianca agora contarão com as seguintes rotas entre Brasil e Colômbia: São Paulo-Bogotá; Rio de Janeiro-Bogotá; Manaus-Bogotá; e em breve, São Paulo-Medellín.
 

Os clientes que desejarem comprar suas passagens podem fazê-lo por meio do site avianca.com, aplicativo móvel, pontos de venda físicos e agências de viagem.

COLUNA MECÂNICA ONLINE®


COLUNA MECÂNICA ONLINE®


Tarcisio Dias 


2 | SETEMBRO | 2024


Acabe com os mitos no uso diário do seu carro

Alguns mitos, por mais populares que sejam, podem ser enganosos ou até prejudiciais para o veículo e seu desempenho.

O mundo automotivo está repleto de informações e conselhos que, muitas vezes, são transmitidos de geração em geração. No entanto, nem todas essas dicas e truques são baseados em fatos. 

Alguns mitos, por mais populares que sejam, podem ser enganosos ou até prejudiciais para o veículo e seu desempenho. Foi pensando nisso que separei alguns para lhe ajudar no uso diário do seu automóvel e que todos os motoristas devem conhecer:

Acelerar o motor antes de desligar ajuda a preservar o motor - Mito clássico! Acredita-se que acelerar o motor antes de desligá-lo ajuda a limpar o sistema de combustível ou prolonga a vida útil do motor. Na realidade, isso pode causar desgaste adicional ao motor e ao sistema de escape. O ideal é deixar o motor em marcha lenta por alguns segundos antes de desligar, especialmente se você acabou de fazer uma viagem longa.

Trocar o óleo a cada 5.000 km é obrigatório - Esse é um mito baseado em recomendações antigas. Os veículos modernos e os óleos sintéticos de alta qualidade permitem intervalos de troca de óleo muito maiores, muitas vezes entre 10.000 km e 15.000 km. Sempre siga as recomendações do manual do proprietário do seu veículo.

Combustível de alta octanagem melhora o desempenho em qualquer carro - Muitos acreditam que usar gasolina premium, com maior octanagem, melhora o desempenho e a eficiência do combustível. No entanto, a maioria dos motores comuns foi projetada para funcionar com gasolina regular. Usar combustível de alta octanagem em um carro que não precisa pode ser um desperdício de dinheiro, sem benefícios reais.

Deixar o carro em ponto morto nas descidas economiza combustível - Essa prática é não apenas um mito, mas também perigosa. Além de comprometer o controle do veículo, os carros modernos cortam automaticamente o fornecimento de combustível quando estão em descida com uma marcha engatada, o que significa que andar em ponto morto não economiza combustível.

Pneus mais cheios melhoram a economia de combustível - Enquanto pneus com a pressão correta podem melhorar a economia de combustível, inflá-los além do recomendado não é uma boa ideia. Pneus muito cheios podem desgastar-se de maneira desigual e comprometer a aderência, aumentando o risco de acidentes.

Lavagem frequente do carro causa desgaste da pintura - Lavar o carro regularmente não danifica a pintura, desde que seja feito corretamente. O uso de produtos adequados e esponjas limpas é essencial. Deixar sujeira acumulada por muito tempo pode, na verdade, causar microarranhões e desgaste da pintura.

Aquecer o carro antes de dirigir - Nos tempos antigos, aquecer o motor antes de dirigir era uma prática necessária. Nos carros modernos, isso não é mais necessário. Motores modernos são projetados para funcionar eficientemente logo após a partida. Aquecer o carro em marcha lenta por muito tempo pode até desperdiçar combustível.

Alternar entre gasolina e etanol pode prejudicar o motor - Nos veículos flex, essa prática é perfeitamente normal e segura. Os sistemas de injeção de combustível desses carros são projetados para lidar com diferentes tipos de combustível sem problemas. A mistura ou alternância não danifica o motor.

Ar-condicionado consome menos combustível do que dirigir com janelas abertas - O ar-condicionado realmente consome combustível, mas em velocidades acima de 80 km/h, a resistência ao ar causada pelas janelas abertas pode ser maior do que o consumo do ar-condicionado. Portanto, em alta velocidade, é mais eficiente usar o ar-condicionado.

Desmistificar essas crenças populares pode ajudar a melhorar a vida útil do seu veículo, economizar dinheiro e garantir uma condução mais segura. Ao invés de confiar em mitos, é sempre bom consultar o manual do proprietário e buscar conselhos de profissionais de confiança. O conhecimento correto faz toda a diferença!

Novo Citroën C3 YOU! reforça acessibilidade e performance para consumidores PCD, partir de R$ 82.259, e a partir de R$ 78.839 para taxistas



O novo Citroën C3 YOU! já surpreendeu o mercado ao ser lançado como o hatch mais rápido de seu segmento e também o modelo automático e com motor turbo mais acessível do Brasil. Além desses atributos, o Novo C3 YOU! também entrega um pacote altamente competitivo para diferentes tipos de público que possuem benefícios fiscais previstos em lei.

Para clientes PCD elegíveis, o novo C3 YOU! pode , dependendo da legislação local. Já taxistas podem adquirir a novidade por valores de até R$ 78.839, também conforme regulamentação vigente.

Equipado com o premiado motor Turbo 200, o novo C3 YOU! tem 130 cv com etanol. Essa potência, somada ao moderno câmbio automático CVT de sete marchas, permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em só 8,4 segundos. Além disso, o C3 YOU! segue com todos os atributos que o tornaram um modelo único em seu segmento, com muita atitude SUV, amplo espaço interno e o maior espaço da categoria.

O novo C3 YOU! já pode ser encomendado nas mais de 170 concessionárias Citroën espalhadas pelo Brasil

domingo, 1 de setembro de 2024

BYD faz pré-lançamento do Yuan Pro com 1 ano de seguro grátis. Quem reservar o SUV 100% elétrico até o lançamento poderá contar com a proteção sem custo

BYD Yuan Pro tem sua pré-venda anunciada e primeiros compradores ganham um ano de seguro

Contagem regressiva para a chegada do novo SUV 100% elétrico da BYD no mercado brasileiro. O Yuan Pro será apresentado oficialmente no próximo dia 05/09 em São Paulo, mas a partir de hoje é possível realizar uma pré-compra com uma super vantagem: 1 ano de seguro grátis da Porto Seguro. Além disso, o comprador vai receber um carregador wallbox de 7kWh de cortesia.

Os interessados em ter mais informações e fazer o cadastro para obter o benefício já podem acessar o site: Link .

 

SUV 100% elétrico Yuan Pro é um modelo com perfil jovem que atende os desejos e necessidades de uma geração que é interessada em carros que possuam tecnologia de ponta, design único, sustentabilidade e com um preço atrativo.

 

Tornar possível o acesso à mobilidade elétrica é um compromisso da BYD com os brasileiros, ajudando a população a construir sonhos. A greentech é líder absoluta no segmento de veículos 100% elétricos e vende mais de 7 a cada 10 modelos emplacados no Brasil.

 

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.