Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Em noite de saudosismo, Paulus e Alcorta recebem homenagens na largada para o 36º Festuris. Guilherme Paulus da CVC e Guillermo Alcorta da Panrotas receberam Troféu Silvia Zorzanello e Moção de Reconhecimento

Guilherme Paulus, Marta Rossi, Guillermo Alcorta e Eduardo Zorzanello

O público que lotou o plenário da Câmara de Vereadores de Gramado na noite desta quarta-feira, dia 6, presenciou um momento marcante de homenagens, reconhecimento e histórias que mexem com o emocional de quem conhece Gramado e o Festuris.

A Sessão Solene do Poder Legislativo foi uma prévia da 36ª edição do Festuris e reuniu grandes personalidades para entregar uma Moção de Reconhecimento para o fundador da Panrotas Editora, Guillermo Alcorta, e o prestigiado troféu Silvia Zorzanello para o fundador da CVC Viagens, Guilherme Paulus. 

O ato solene foi testemunhado pelo prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e seu vice, Luia Barbacovi, o vice-prefeito eleito de Caxias do Sul, Edson Nespolo, o diretor da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, Milton Zuanazzi, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, o embaixador do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, uma comitiva de Campos do Jordão, empresários da região, imprensa e familiares e convidados dos homenageados.

Durante os pronunciamentos muitas lembranças de décadas passadas foram compartilhadas na tribuna. Alcorta falou de Gramado. “Falar de Gramado é falar de coisas boas. Esta cidade é especialista em agradar o visitante, por isso é um sucesso e exemplo para o turismo. Quem merece elogios são os gramadenses que fizeram desta cidade o que ela é hoje”, discursou.

Em seguida, o empresário Guilherme Paulus exaltou o trabalho de Silvia Zorzanello e o legado que ela, e sua sócia Marta Rossi, construíram pelo turismo, por Gramado, e pelo Rio Grande do Sul. “Se a cidade não for boa para quem mora nela, não vai ser para quem visita. E muito do que Gramado se tornou deve ao que fizeram minhas amigas Marta e Sílvia. O sucesso se resume a 5% de inspiração e 95% de transpiração, vejam só os obstáculos que os gaúchos estão vencendo neste ano, eu tenho Gramado e o Rio Grande do Sul no coração e sinto muito orgulho disso”, disse.

Logo após a entrega das homenagens, o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, foi convidado a se manifestar e comentou que a criação do troféu que leva o nome da sua mãe, e que já exaltou grandes personalidades do turismo, foi criado em 2011 com o intuito de preservar as raízes, a essência e o legado de quem recebe o troféu. Relembrou alguns feitos de Silvia, desde os tempos de Hotel Serrano até a criação do Festival de Turismo em 1989, o Chocofest anos mais tarde e a evolução do Festuris com projeção internacional expressiva.

O prefeito Nestor Tissot e o presidente da Câmara, Cícero Altreiter, finalizaram a solenidade exaltando a atuação de ambos e o esforço dedicado ao turismo e a Gramado.


Vereadores Rodrigo Paim e Neri Nascimento, o prefeito Nestor Tissot, Guilherme Paulus, Marta Rossi, Guillermo Alcorta, Eduardo Zorzanello, e os vereadores Cícero Altreiter, Andréia Reck, Professor Daniel e Renan Sartori

Conheça um pouco mais sobre os dois homenageados

JOSÉ GUILLERMO ALCORTA - Filho de pai argentino e mãe brasileira, nasceu em 1939, em Buenos Aires onde viveu até 1970, quando se mudou para o Brasil. Começou no turismo em 1971, liderando a agência de viagens Andrade Arnaud Turismo em São Paulo, pertencente ao banco Andrade Arnaud. Em 1974, fundou a Panrotas Editora. Seu primeiro produto foi o Guia Panrotas, um guia de tarifas e horários de voos cuja forma de apresentação revolucionou o mercado. Durante mais de duas décadas, o Guia Panrotas foi o carro-chefe da editora. 

Na esteira do Guia, vieram muitos produtos e publicações, entre eles o Panrotas de Bolso, o Jornal Panrotas, lançado em 1992 e que foi transformado em Revista Panrotas; e o Portal Panrotas, primeiro portal de notícias e informações para o setor de Viagens e Turismo, no ar desde 2000. 

Em 2003, criou o Fórum Panrotas, um fórum de tendências e debates que já completou 20 edições e se tornou a grande referência entre os eventos do setor.  

Em 2019, Alcorta foi homenageado durante o Festuris com o Troféu Silvia Zorzanello. Também faz parte da lista de Amigos do Festival, título concedido por Marta Rossi e Silvia Zorzanello. É titular da Cadeira 23 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

 

GUILHERME PAULUS - É formado em Administração de Empresas, começou a trabalhar aos 14 anos e hoje contabiliza mais de cinco décadas de atuação na área do Turismo. Começou como agente de viagem e hoje é considerado o principal empresário da história do turismo do Brasil.

Reconhecido nacional e internacionalmente, dono de ideias inovadoras e adepto à responsabilidade social, Paulus fundou a Agência de Viagens CVC juntamente com o sócio Carlos Vicente Cerquiari (de onde surgiram as iniciais da empresa) em 1972, em Santo André (SP). Cinco anos depois, Guilherme ficou sozinho à frente da gestão e transformou a CVC na maior operadora de viagens das Américas e uma das maiores do mundo.

De espírito empreendedor, também foi fundador da GJP Hoteis & Resorts, foi  proprietário da Web Jet Linhas Aéreas. Está à frente de projetos no enoturismo com o Terroir Wine Experience - plataforma que reúne oportunidades de negócios e lazer relacionadas ao vinho no Brasil e no mundo, e a mais nova investida é a “Special Travel” - plataforma que oferece viagens especiais com todo luxo e sofisticação para o viajante viver momentos inesquecíveis.

Atualmente participa do seleto Grupo Relais & Chateâu que está à frente do Hotel/Boutique Castelo Saint Andrews em Gramado (RS), hotel de montanha, único exclusive House do Brasil.

Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br

Crédito da Foto: Gustavo Mirolli/Festuris


Fiat apresenta Fastback e Pulse híbridos combinam etanol e eletrificação para combinar performance, eficiência e custo-benefício.O motor T200 Hybrid segue como o 1.0 mais potente do segmento, agora com melhor consumo e eficiência energética

 


ASSISTA OS VÍDEOS E INSCREVA-SE NO CANAL

https://youtu.be/NvPD1pQziwU

https://youtu.be/5hT7mIoaMrY

Há quase quatro anos consecutivos na liderança do mercado brasileiro, a Fiat está acostumada a conduzir as grandes revoluções do setor automotivo nacional, oferecendo modelos sustentáveis e acessíveis ao longo da sua história. Foi assim com o 147, primeiro automóvel a etanol produzido em série no mundo, com o Uno, sendo o primeiro veículo popular do Brasil e com diversos outros modelos exitoso e exemplos de inovação que a marca apresentou ao consumidor brasileiro.  

O sucesso não foi diferente quando a marca resolveu entrar no segmento de SUVs: o Pulse, primeiro modelo lançado no país, ultrapassou 150 mil unidades produzidas, seguido pelo Fastback, lançado um ano depois, que já acumula mais de 100 mil unidades fabricadas no Polo Automotivo Stellantis de Betim. 

Assim, os dois SUVs, que são referência no mercado, foram escolhidos para estrear a tecnologia híbrida da Fiat. O sistema garante uma experiência de condução mais sustentável, unindo performance e eficiência, mantendo a busca incansável da marca em oferecer o melhor custo-benefício para os clientes. 

O novo motor T200 Hybrid passa a equipar as versões Audace e Impetus do Fastback e do Pulse. A novidade reflete o compromisso da Fiat por uma indústria automotiva mais sustentável através da combinação entre etanol e eletrificação, uma alternativa competitiva de transição para uma mobilidade de baixo carbono alinhada ao potencial da matriz energética no Brasil. 

“Como marca que está no coração dos brasileiros e lidera o mercado nacional nos últimos anos, temos a obrigação de também liderar esta nova era de transformações. O DNA de inovações acessíveis está presente na Fiat, que sempre revolucionou e democratizou tecnologias no Brasil. Por isso, nossos SUVs vão impulsionar mais uma revolução, desta vez, intensificando os nossos esforços em oferecer uma mobilidade cada vez mais limpa”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da marca Fiat para a América do Sul. 

O lançamento do Fiat Fastback e Pulse híbridos materializam os esforços da Stellantis no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid, que deu origem à plataforma Fiat Hybrid, visando oferecer mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul. O Polo Automotivo Stellantis de Betim, no Brasil, é o centro global da empresa no desenvolvimento desta tecnologia, dando continuidade ao seu legado de inovação. 

Durante os próximos anos, mais de 40 novos modelos e 8 powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas, serão lançados pela Fiat e as demais marcas da Stellantis com parte dos R$ 32 bilhões em investimentos até 2030, o maior da história da indústria automotiva na região. 


Motor T200 Hybrid: mesma performance, ainda mais eficiência 

Nas versões híbridas do Fastback e do Pulse, o consagrado motor T200 Flex aliado ao câmbio CVT de sete velocidades, 1.0 turbo mais potente do segmento com 130cv e 20,4 kgfm de torque, terá maior eficiência energética, entregando performance e o melhor custo-benefício. No ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), e no Pulse o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol. 

O sistema híbrido da Fiat possui um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.


O sistema é composto pelos seguintes componentes: 

  • Duas baterias de 12V, sendo uma de chumbo-ácido (localizada no cofre do motor) e outra de íon de lítio (localizada abaixo do banco do motorista).  

  • Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada. 

  • Motor elétrico multifuncional de 12V e 3kW conectado mecanicamente ao motor de combustão e alimentado por uma bateria auxiliar de íon de lítio, que substitui o alternador e o motor de partida. 


O sistema funciona através de quatro modos de operação: 

  1. e-Start&Stop: função Start-Stop durante paradas. Quando o veículo para completamente, o sistema desliga o motor a combustão, economizando combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia. 

  2. e-Assist: assistência do motor elétrico ao motor de combustão. Durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível do veículo. 

  3. Alternador Inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão com baixos estados de carga, e o alternador inteligente permite o carregamento das baterias. No modo neutro, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão carregadas, e o alternador inteligente permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo. 

  4. e-Regen: regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em energia elétrica, que é armazenada nas duas baterias – chumbo-ácido e íon de lítio. O sistema é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional. 

Estes modos de operação formam um ciclo sequencial que será representado de forma lúdica através do novo painel digital, com 7 polegadas na versão Impetus e 3,5 polegadas na Audace, com imagens representativas de cada fase para que o motorista consiga gerenciar a eficiência do veículo. 


Fiat Fastback 2025: performance, conforto e ainda mais tecnologia 

Lançado em 2022 com a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia em um SUV coupé, o Fastback evolui em sua linha 2025. O modelo segue se destacando ao manter o melhor do segmento, com maior porta-malas da categoria, uma das maiores alturas em relação ao solo entre os concorrentes e a esportividade do premiado motor Turbo 200, agora com a opção híbrida. 

O design se mantém como ponto forte do Fastback, com curvas fluidas e esportivas, que faz com que ele pareça estar em movimento até quando parado, reunindo conceitos do renomado design italiano. Do ponto de vista de funcionalidade, o Fastback foi desenvolvido sobre a plataforma MLA, uma das mais modernas e versáteis da Stellantis, totalmente modular e que entrega muita qualidade e robustez. O veículo possui quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais, que possuem uma tecnologia tão eficiente que fazem dupla função, protegendo a cabeça e o tórax.  

Outro ponto forte do modelo é a altura do solo (192 mm) que está entre as melhores da categoria, e ainda assim garantindo baixa rolagem da carroceria em curvas. Os ângulos de ataque (20,4) e transposição (21,2) fazem com que o Fastback encare tranquilamente quaisquer obstáculos na cidade e os desafios no fora de estrada. O porte também impressiona pelo maior comprimento (4,43m) entre os seus principais concorrentes.  


Além disso, a partir da versão Audace o modelo segue equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), entregando frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, e a comutação dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente. 

Com diversos recursos de tecnologia, o Fastback agora oferece a central multimídia com 10,1 polegadas a partir da versão Audace, equipado também com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Com mais de 30 funcionalidades, o sistema conectado da marca permite que o usuário tenha acesso a todas as informações do seu Fastback, como diagnósticos e a localização do veículo pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant. 

O modelo conta ainda com wireless charger (carregador por indução) para smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico.  

O Fiat Fastback 2025 conta com as cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Silverstone, Prata Bari, Cinza Strato e a nova Azul Amalfi (exclusiva das versões Audace e Impetus). As versões Impetus oferece ainda o teto bicolor de série. 


Versões e preços 

Fastback Audace T200 Hybrid AT 

  • Motor T200 Hybrid (130cv) 

  • Cor exclusiva Azul Amalfi  (estreando na linha Fastback) 

  • Keyless 

  • Carregador por Indução 

  • Multimídia 10,1” 

  • Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist) 

  • AEB 

  • Detecção de Chuva 

  • Retrovisor Fotocrômico 

  • Farol Alto Automático 

  • Partida Remota 

  • Fastback Audace T200 Hybrid AT - R$ 151.990
    Fastback Impetus T200 Hybrid AT - R$ 161.990



Fastback Impetus T200 Hybrid AT 

Itens da versão anterior somados a: 

  • Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback) 

  • Cluster 7” 

  • Sensor de Estacionamento Dianteiro 

  • Farol de Neblina 

  • Luz no Retrovisor 

  • Retrovisor com tilt down e rebatimento 

  • Roda de Liga 18” 

  • Teto Bicolor 

  • Bancos em Couro 



Fiat Pulse: primeiro SUV da marca mantém pioneirismo e estreia tecnologia híbrida 

Lançado em 2021, o Pulse representou uma nova era da Fiat no segmento de SUVs, sendo desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro no Polo Automotivo de Betim. Combinando design, conforto, tecnologia e performance, foi responsável por estrear o premiado motor T200, o 1.0 turbo mais rápido do Brasil, que agora recebe a variante híbrida que melhora significativamente o custo-benefício do modelo. 

O modelo mantém o design com dianteira alta e imponente, combinada aos faróis full-led e ao para-choque elevado que amplia o ângulo de entrada. O estilo musculoso do Pulse se mantém na lateral, com grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros. O para-choque traseiro também otimiza o ângulo de saída, deixando o SUV pronto para todos os terrenos. 

O interior mantém o estilo italiano somado ao toque brasileiro, com painel em tons prata e cinza com diferentes elementos, e mix de texturas agradáveis ao toque que criam um alto valor percebido pelos passageiros. Completam o habitáculo o carregador por indução, painel 100% digital e o sistema multimídia com até 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados ainda mais graças ao rebatimento do banco traseiro na proporção 60/40. 

No quesito segurança, o Pulse segue equipado com ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) a partir da versão Impetus, em pacote que inclui frenagem automática de emergência, assistente de Permanência em Faixa, e a comutação dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente. 

O Fiat Pulse 2025 traz como opções de cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Vermelho Monte Carlo, Prata Bari, Cinza Strato, Cinza Silverstone e Azul Amalfi (exclusiva para Audace e Impetus). A versão Audace oferece teto bicolor por meio de opcional, enquanto na versão Impetus esta pintura é de série. 


Versões e preços 

Pulse Audace T200 Hybrid AT 

  • Motor T200 Hybrid (130cv) 

  • Cor exclusiva Azul Amalfi 

  • Multimídia 10,1” 

  • Banco Bipartido 

  • Câmera de Ré e Sensor de Estacionamento 

  • Keyless 

  • Carregador por Indução 

  • Partida Remota 

  • Rodas em Liga 16” 

  • Volante em Couro 

Pulse Impetus T200 Hybrid AT 

Itens da versão anterior somados a: 

  • Cluster 7” 

  • Multimídia 10,1” 

  • Sensor de Estacionamento Dianteiro 

  • Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist) 

  • Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) 

  • Farol de Neblina 

  • Luz no Retrovisor 

  • Retrovisor com tilt down e rebatimento 

  • Detecção de Chuva 

  • Retrovisor Fotocrômico 

  • Farol Alto Automático 

  • Roda de Liga 17” 

  • Bancos em Couro 

  • Teto Bicolor 



Preços

Pulse Audace T200 Hybrid AT - R$ 125.990
Pulse Impetus T200 Hybrid AT - R$ 140.990

VAMOS BEBER VINHO ETC. & TAL // Lidio Carraro no Festuris: visite nosso estande e vivencie nossa paixão pelo vinho

 

Enviado por Rossi e Zorzanello

Rampage 2025, que inclui novos equipamentos em todas as versões, fica ainda mais inigualável com novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e inédita versão Big Horn chega em breve ao mercado. Custa a partir de R$ 259.990,00



A Rampage é um sucesso de público e crítica desde seu lançamento, e agora ficou ainda mais poderosa em sua linha 2025, com a chegada do novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm (4,887 kgfm) de torque. Com a novidade, a Rampage 2025 2.2 ficou mais ágil e com redução no consumo de combustível. Além da estreia do propulsor, a gama também receberá em breve a inclusão da inédita versão Big Horn e adota novos equipamentos em todas as versões.

“A chegada do novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 450 Nm mostra que a Rampage pode unir dois pontos muito importantes para os clientes: mais performance e menor consumo. Isso só foi possível graças ao uso intenso de tecnologias de ponta e a expertise da Ram no desenvolvimento de picapes cada vez mais fortes, capazes e robustas. Além disso, a inédita versão Big Horn cria uma nova porta de entrada para uma picape que já é sinônimo de força e confiabilidade. Com isso, a Rampage 2025 está ainda mais inigualável, à altura da exigência dos nossos clientes”, afirma Juliano Machado, vice-presidente da Ram para a América do Sul.


NOVO MOTOR 2.2 DE 200 CV: UNINDO OPOSTOS

Até então poderia soar impensável desenvolver um motor com mais potência e torque, mas com menor consumo de combustível. Mas isso foi possível com a Nova Rampage 2025 2.2 Turbodiesel.

Desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades da América do Sul, o motor de 4 cilindros em linha 16V e 2.184 cm³ gera 200 cv de potência a 3.500 rpm e amplos 450 Nm (45,9 kgfm) de torque a somente 1.500 rpm. Ou seja, é mais potência e força disponíveis em rotações mais baixas, resultando em ainda mais agilidade e prazer ao dirigir tanto em ruas quanto em estradas e rodovias. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de 10 segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são feitas em 6,4 e 8,0 segundos, respectivamente, resultando em ultrapassagens mais seguras.

A eficiente transmissão automática de nove marchas passou a adotar um diferencial 14% mais longo, possibilitando a redução de rotação do motor em diferentes velocidades, sem perda da capacidade 4X4. O resultado é uma melhora ainda maior no consumo de combustível, que pode chegar 10,6 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l em uso rodoviário. A Rampage 2.2 Turbodiesel foi classificada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com a nota máxima “A”.


O motor 2.2 Turbodiesel reúne o que há de melhor em tecnologia, com cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável e wastegate elétrica, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração do motor. 

O sistema de escape possui duplo sistema de recirculação de gases (EGR) e pós-tratamento com injetor de ureia arrefecido por líquido, controlados por uma só central eletrônica — mudança que só foi possível por conta da adoção de processadores mais rápidos e eficientes.

O novo motor 2.2 Turbodiesel está disponível em todas as versões 2025 – exceto R/T – junto da tração 4x4 Auto, que distribui automaticamente a força para os 2 eixos. O sistema de tração também conta com modo reduzida. Outro conteúdo que auxilia a condução do modelo em diferentes tipos de terreno é o assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control), assegurando a capacidade off-road que está no DNA da marca.

O premiado motor 2.0 Hurricane 4 Turbo Gasolina de 272 cv de potência e 400 Nm de torque segue disponível nas versões Rebel, Laramie e R/T, e faz da Rampage a picape mais potente e veloz produzida na América do Sul.


BIG HORN, A PORTA DE ENTRADA PARA O MUNDO RAM

O nome Big Horn já é conhecido por clientes e entusiastas da Ram mundo afora, e agora fará sua estreia no Brasil em breve na Rampage 2025. O novo acabamento estará disponível somente com o novo motor 2.2 Turbodiesel e se torna a nova porta de entrada da marca e da Rampage. 

A inédita versão Big Horn chegará em breve ao mercado e amplia a versatilidade da gama, abrangendo novos clientes e permitindo que todos os consumidores encontrem a Rampage que melhor atende às suas diferentes demandas.

Por fora, a Rampage Big Horn possui para-choques dianteiro na cor do veículo e traseiro cromado com sensores de estacionamento; faróis totalmente de LEDs (incluindo os de neblina, com função cornering para iluminação em curvas); e lanternas também Full LED. 


A grade desta versão é exclusiva, com bordas cromadas e aletas em preto brilhante, destacando o logo RAM localizado na porção superior da mesma. Completam o visual as molduras das janelas e os espelhos retrovisores cromados, e as rodas de liga leve de 17” com pneus 235/65. 

A Rampage Big Horn 2.2 Turbodiesel possui 1.015 kg de capacidade de carga e caçamba com 980 litros. O compartimento oferece revestimento interno, iluminação interna de LED e capota marítima de série. A tampa traseira possui trava elétrica e amortecimento, facilitando o fechamento, e pode ser aberta remotamente através da chave presencial para maior conforto.

No interior, a versão Big Horn faz jus aos pilares luxo e tecnologia presentes em todas as picapes Ram. Com quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas customizável e central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação embarcada e conexão simultânea para até 2 smartphones, navegar entre as configurações e informações da picape é muito fácil, seja através do volante multifuncional com revestimento premium e borboletas para troca de marchas ou por meio de toques na central.

Completam as tecnologias da nova versão da Rampage a câmera de ré de alta definição, o carregador de smartphone por indução refrigerado e 6 portas USB espalhadas pela cabine, sendo 3 do tipo C com carregamento rápido. 


O pacote de itens de conforto soma ar-condicionado digital de duas zonas com saídas de ar traseiras, chave presencial com partida remota, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, console central com porta-copos removível, apoia braço com porta-objetos e ainda um porta-objetos inferior iluminado. 

Os bancos serão revestidos em tecido e forração premium na cor preta e os painéis de porta e de instrumentos são macios ao toque e também contam com forração premium.

Quando o assunto é segurança, a lista de equipamentos da Big Horn conta com seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina); limitador e controlador de velocidade; controles de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; e freios a disco ventilados nas 4 rodas com ABS e EBD.

A Rampage Big Horn 2025 também chegará equipada com o Ram Connect, a plataforma de serviços conectados da Ram. Através de um aplicativo no smartphone ou smartwatch, a tecnologia permite consultar remotamente informações sobre a picape, como por exemplo a quilometragem até a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além de enviar comandos remotos, como abrir/fechar as portas, dar a partida no motor, entre outras ações. 

O serviço, gratuito no primeiro ano, também traz um amplo pacote de segurança em tempo real, com alerta em caso de tentativa de furto com assistência para recuperação; socorro 24 horas em situações de emergência; navegação inteligente (como o cálculo da autonomia até a chegada ao destino com indicações de postos de combustível ao longo do percurso e a situação do trânsito no momento, por exemplo); além de transformar a picape em um ponto de Wi-Fi para até 8 (oito) dispositivos.

 

LINHA 2025 AINDA MAIS COMPLETA

As novidades da linha 2025 não param por aí. A capota marítima passa a ser item de série presente em todas as versões.

Já a versão Laramie, tanto na nova motorização 2.2 Turbodiesel como na 2.0 Turbo Gasolina, agora adota o Pack Elite como item de série. O pacote inclui o sistema de som premium certificado pela marca Harman Kardon® com 9 alto-falantes mais um subwoofer de 6” que geram 360W de potência; luzes ambientes de LED nos painéis de instrumentos e das portas dianteiras; e banco do passageiro com ajuste elétrico de 12 posições. O requinte da versão cromada é complementado com a projeção do logotipo Ram no chão através das luzes de cortesia posicionadas na parte inferior dos retrovisores externos.

Já a versão Rebel 2.2 Turbodiesel de 200 cv agora adota pneus todo-terreno Pirelli ScorpionTM All Terrain Plus 236/65 R17, com carcaça reforçada e escritas brancas, agregando mais estilo e capacidade fora de estrada ao modelo.

A nova versão Big Horn chegará ao mercado nas próximas semanas e seu preço será divulgado em breve. Confira abaixo o preço das demais versões da Rampage 2025 equipadas com o novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv, e também com o premiado motor Hurricane 4 Turbo Gasolina de 272 cv.

  • RAMPAGE REBEL 2.2 TURBODIESEL 4X4 2025: R$ 259.990

  • RAMPAGE REBEL 2.0 TURBO GASOLINA 4X4 2025: R$ 264.990

  • RAMPAGE LARAMIE 2.2 TURBODIESEL 4X4 2025: R$ 272.990

  • RAMPAGE LARAMIE 2.0 TURBO GASOLINA 4X4 2025: R$ 277.990

  • RAMPAGE R/T 2.0 TURBO GASOLINA 4X4 2025: R$ 295.990


SOBRE A RAM

Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do diverso portfólio de marcas oferecidas pela Stellantis.

Jeep Compass Blackhawk vence o Prêmio Top Car TV 2024. SUV médio mais rápido do país é reconhecido com versão inédita lançada neste ano


O Jeep Compass Blackhawk conquistou a categoria de “Melhor Utilitário Esportivo acima de R$ 201.000,00” no Prêmio Top Car 2024, realizado ontem (04) em São Paulo. Lançada neste ano, a nova versão torna o Compass o SUV médio mais rápido produzido no Brasil, com novo motor Hurricane 2.0T que entrega 272 cv.


Referência no mercado brasileiro, o Compass é o SUV mais tecnológico produzido no país em sua categoria, equipado com ADAS nível 2, que coloca o modelo na vanguarda da tecnologia de condução semiautônoma no país, com sistema que combina o uso do Lane Centering e do ACC, o que permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida. 

Líder do mercado nacional entre os C-SUVs desde 2017, o Compass segue em alta nas vendas, atingindo no último mês 5.043 unidades emplacadas, superando também a marca das 40 mil veículos vendidos em 2024.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.