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sábado, 23 de novembro de 2024

Stellantis reforça compromisso com a Inclusão e Diversidade Racial na Semana da Consciência Negra

 


  • Iniciativa interna destaca os resultados significativos alcançados em 2024, como parte de uma estratégia que considera a diversidade um pilar essencial para o sucesso e a inovação
  • Neste ano, mais de 70% dos colaboradores contratados se autodeclararam negros
  • Atualmente, 57% do total dos colaboradores é composto por pessoas negras, dos quais 16% ocupam cargos de alta liderança

A Stellantis reafirma seu compromisso com a inclusão racial durante a Semana da Consciência Negra, destacando a diversidade como um fator essencial para seu sucesso organizacional e social. Em 2024, a empresa alcançou avanços significativos, contratando mais de 70% de novos colaboradores autodeclarados negros, segundo o Censo Contínuo de Diversidade & Inclusão implementado pela Stellantis no Brasil e na América do Sul.

“Com o objetivo de compreender a diversidade de seus profissionais, a empresa implementou um censo contínuo de autodeclaração voltado para coletar informações relacionadas à cor e raça, identidade de gênero, orientação sexual e deficiência. A autodeclaração de raça, em particular, passou recentemente a ser uma atualização cadastral obrigatória, exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, a Stellantis busca mapear os diferentes grupos presentes na empresa para desenvolver estratégias mais assertivas de inclusão e promoção da equidade”, explica Frederico Battaglia, Sponsor do Grupo de Raça e Etnia da Stellantis para América do Sul.

Mesmo em um mercado onde apenas 6% das pessoas pretas e pardas ocupam Conselhos de Administração, e menos de 14% estão em cargos executivos, segundo o Instituto Ethos, a Stellantis trabalha para ser um agente de mudança. Atualmente, 57% do total de seus colaboradores é composto por pessoas negras, dos quais 16% ocupam cargos de alta liderança. Esses números refletem um passo importante em um cenário de baixa representatividade em posições de influência no Brasil, reforçando o compromisso da empresa com a transformação social e a equidade racial.

A política de diversidade e inclusão da Stellantis assegura que mais de 30% dos participantes de seus programas de desenvolvimento sejam colaboradores negros, reforçando o compromisso da empresa com o crescimento profissional e a capacitação em diversas áreas. Um exemplo de destaque é o Programa para Pessoas Negras em Finanças, criado para fortalecer competências e impulsionar a carreira de profissionais negros na área financeira. A iniciativa recebeu mais de mil inscrições, com um expressivo destaque para a representatividade feminina, que corresponde a 80% dos participantes selecionados.

Para Luciana Lira, HRBP de manufatura e líder do Grupo de Afinidade de Raça e Etnia “Nossa Voz” na Stellantis, diversidade e inclusão são forças inseparáveis e fundamentais, tanto para o crescimento das pessoas, quanto para o sucesso do negócio. “Ter pessoas diversas no ambiente de trabalho traz perspectivas, visões e atitudes diferentes, o que é essencial não só para o desenvolvimento humano, como também para os resultados da Stellantis”, afirma.

Para promover um ambiente mais inclusivo, a Stellantis realiza encontros com grupos de afinidade, que atuam em quatro eixos principais: Gênero, Raça/Etnia, PcD e LGBTQIA+, onde colaboradores podem expressar o que sentem, através de rodas de conversa.  Luciana acredita que esses momentos são fundamentais para fortalecer a equidade e criar um ambiente acolhedor, onde são compartilhadas experiências e histórias em um espaço de confiança e segurança. “Nos encontros ocorrem a desconstrução de expressões e atitudes preconceituosas, por exemplo, um passo essencial para a evolução de uma cultura antirracista, capaz de conscientizar e impulsionar a transformação social e organizacional.”

Semana da Consciência Negra na Stellantis

Para a Stellantis, celebrar a Semana da Consciência Negra é parte de um esforço contínuo de transformação cultural, em que a inclusão e a equidade racial são pilares fundamentais para construir um ambiente de trabalho mais forte, inovador e representativo. A iniciativa, direcionada ao público interno, será realizada em todas as localidades da Stellantis na América do Sul.

A programação deste ano inclui o lançamento da Cartilha de Raça e Etnia da Stellantis e rodas de conversa nos Polos Automotivos, organizadas pelo grupo de afinidade. Entre os palestrantes convidados para enriquecer esses momentos de reflexão e troca de ideias estão Bárbara Carine, escritora e professora doutora no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (IQ/UFBA), que apresentará uma palestra sobre a importância da ancestralidade na valorização da autoimagem, e Júlio Beltrão, publicitário, TEDx Talker, Forbes Under 30 e idealizador do Prêmio Potências. Júlio abordará a relevância de reconhecer conquistas e trajetórias, promovendo a inclusão e a visibilidade da cultura negra no mercado de trabalho.

As palestras serão realizadas online, transmitidas para toda a América do Sul, com tradução em Libras, reforçando o compromisso da Stellantis com a acessibilidade e o alcance dessas iniciativas de conscientização.

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

Com o objetivo de ampliar ainda mais suas iniciativas e contribuir para a construção de um ambiente corporativo mais justo, igualitário e respeitoso, a Stellantis aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do Trabalho e Emprego, a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A adesão oficial foi formalizada em maio de 2024, com a assinatura do Termo de Compromisso.

Entre as ações que fazem parte do plano da Stellantis para a 7ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, estão o impulsionamento de programas afirmativos de gênero e raça na empresa, o foco nas práticas de Recrutamento e Seleção para aumentar a presença de mulheres em áreas predominantemente masculinas, assim como a criação de mecanismos para promoção de carreiras e ascensão profissional. 

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Silverado fica mais versátil com exclusiva tampa de caçamba miltifuncional que facilita as operações de carga, descarga e acesso à caçamba com seis configurações de uso. Custa a partir de R$ 548.090

 

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CAETANO DO SUL, 22-11-2024 – A mais avançada picape da Chevrolet chega à linha 2025 ainda mais versátil. A Silverado ganha a inédita tampa Multi-Flex, que permite ampliar a área e o apoio da carga, além de facilitar o acesso ao compartimento e as operações de carregamento ou descarregamento de grandes objetos. Ao todo são seis configurações.

O manuseio é simples e intuitivo. A tampa da caçamba pode ser aberta por botão na cabine, na chave presencial ou diretamente na peça. Já o dispositivo articulado, por segurança, só pode ser destravado nele mesmo. O sistema Multi-Flex amplifica o uso tradicional da tampa, apenas utilizando a engenhosidade de dobradiças.

Conheça as funcionalidades da nova tampa de caçamba da Silverado:

Extensor de carga - permite o transporte seguro de determinados objetos que extrapolam a área da caçamba, evitando que deslizem para fora do veículo.

Fácil acesso à caçamba - a parte central da tampa pode ser baixada, reduzindo praticamente pela metade a distância até a borda do compartimento de carga.

Degrau de acesso – é possível baixar uma escada para subir na caçamba com mais ergonomia. A estrutura suporta até 170 kg e ainda dispõe de corrimão basculante.

Mesa auxiliar - a parte central da tampa também pode ser erguida, criando assim um suporte plano tipo bancada para apoio de laptops, ferramentas e até bebidas.

Apoio de carga - ajuda a manter inclinados itens que extrapolam a extensão do compartimento de carga, protegendo melhor tanto os objetos quanto a caçamba.

Abertura convencional – a tampa desce a 90º, cria uma superfície alinhada ao assoalho da caçamba e traz sistema de alívio de peso, tiras de segurança e proteção à lataria.

“A tampa de caçamba Multi-Flex foi concebida pela GM, referência no desenvolvimento de utilitários no mundo. Este recurso reforça a Silverado como a picape mais inovadora, completa e versátil do Brasil”, diz Suelen Arice, gerente de picapes da GM América do Sul.

A Silverado é a caminhonete com a maior caçamba do segmento (1.781 litros) e a que oferece a melhor mobilidade no transporte de carga. Conta inclusive com câmeras especiais para monitoramento dos itens transportados, doze ganchos de fixação na parte interna, pontos de iluminação de led e uma tomada 220V para a conexão de dispositivos elétricos com potência de até 400W.

Referência na categoria das picapes de luxo, o modelo é ofertado exclusivamente na configuração High Country, topo de linha. Conta com motor V8 5.3L com sistema de desligamento automático de cilindros para melhor performance e eficiência energética, além do mais abrangente pacote de segurança, conforto e conectividade - incluindo OnStar, Google built-in e myChevrolet app.

Outra novidade da linha 2025 é opção de cor Prata Shark, que se junta ao Branco Abalone, Preto Global e Vermelho Radiant.

Referência em soluções para caçamba

A Chevrolet tem o mais completo portfólio de picapes do Brasil: Montana, S10 e Silverado, fazendo jus à tradição da marca e ao lema #SomosPicapeiros. São modelos que se diferenciam pelo porte e proposta complementares, trazendo soluções exclusivas ou customizadas para o transporte de passageiros e carga.

Além disso, possuem juntas mais de 200 acessórios desenvolvidos para as picapes – mais de 80 deles com aplicação específica para as caçambas, agregando ainda mais funcionalidade, proteção e praticidade, com o estilo e a robustez que somente os acessórios originais oferecem.

Entre os modelos, a Montana combina o conforto e a dirigibilidade de um SUV com a versatilidade e a robustez de uma verdadeira picape, atendendo um perfil de consumidor que usa a caçamba quase como um porta-malas gigante (874 litros). Seu diferencial está num sistema avançado de vedação da cobertura que oferece melhor proteção contra entrada de água.

Já a S10 tem duas configurações: cabine simples e dupla. Ambas carregam mais de uma tonelada, porém, a primeira foca no trabalho, enquanto a outra mira também no uso recreativo. A picape foi recentemente renovada em design, mecânica e conteúdo. Ganhou inclusive mais soluções para o transporte de carga, como um protetor de caçamba com encaixes esculpidos na própria peça – ideal para acomodar divisórias de forma personalizada.

Custa a partir de R$ 548.090.


Ícone da Jeep®, Grand Cherokee 4xe ganha Adventure Intelligence e nova cor no Brasil. SUV híbrido Plug-in da Jeep passa a oferecer mais de 30 funcionalidades de conveniência, entretenimento, segurança e conforto da plataforma conectada da marca, o Adventure Intelligence. O modelo mais premium da Jeep no mercado brasileiro com preço público sugerido de R$ 549.990



Neste ano, a Jeep apresentou novidades para o Renegade, Compass, Commander, Wrangler e Gladiator. É claro que o SUV posicionado no topo da linha da marca não poderia ficar de fora. Por isso, uma atualização especial para o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in, que passa a contar com uma dose extra de tecnologia com o Adventure Intelligence, plataforma de serviços conectados da Jeep. 


E o Jeep Grand Cherokee 4xe conta agora também com a nova e sofisticada cor Azul Midnight Sky, que se junta à paleta consagrada de cores, incluindo Branco Bright, Preto Diamond Black e Cinza Baltic. Essas opções realçam ainda mais o design elegante e imponente do SUV. 

Legítima representação da essência da Jeep, o SUV mais premiado do mundo e o mais premium do portfólio da marca entrega aos clientes brasileiros muita sofisticação, sem abrir mão da lendária capacidade 4x4 que só a Jeep oferece.

E para completar as novidades desse modelo que é um ícone mundial, a marca traz mais competitividade para o Grand Cherokee híbrido Plug-in no segmento premium. Agora, o modelo está disponível a partir de R$ 549.990. O modelo é comercializado nas concessionárias 4xe, com cerca de 80 lojas espalhadas pelo Brasil que podem ser conferidas no site da marca.


Tecnologia é o grande destaque do Jeep Grand Cherokee Híbrido Plug-in 4xe

O que já era bom, ficou ainda melhor. O Grand Cherokee 4xe, que já se destacava por uma extensa lista de itens tecnológicos, agora está ainda mais completo. Com a nova plataforma Adventure Intelligence, o SUV oferece mais de 30 funcionalidades de conveniência, entretenimento, segurança e conforto. Itens como monitoramento remoto do veículo, alertas personalizados de manutenção e desempenho, chamada de emergência, assistência mecânica e muito mais. Além disso, a plataforma traz serviços especificas para o modo elétrico, como programação de recarga, permitindo também a climatização via app.


Os clientes do Jeep Grand Cherokee poderão usufruir de todos os serviços conectados da plataforma “Adventure Intelligence”, pelo período 12 meses após a ativação dos serviços conectados do veículo. Após esse prazo, o cliente tem a possibilidade de assinar os serviços, com um pagamento mensal ou anual, de acordo com o pacote escolhido. Mais informações e o pagamento do plano após o período de cortesia podem ser feitos diretamente no próprio Portal de Serviços Conectados da plataforma (https://myuconnect.jeep.com/br/pt/login), pela Central de Serviços Conectados (0800 007 7128) ou pelo whatsapp da Jeep.


Vale ressaltar que o Grand Cherokee 4xe ainda oferece condução semiautônoma nível 2 que inclui frenagem autônoma de emergência, monitoramento de mudança de faixa, piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistência de colisão em interseções, câmera 360º e câmera off-road, faróis de comutação automática, sensores de estacionamento, controle de pressão dos pneus, rodas de 20” e o heads-up display, para que a atenção fique sempre nas estradas. 

O modelo também se destaca pela tecnologia 4xe, com a motorização híbrida plug-in que garante potência combinada de 380 cv e 637 Nm de torque com três modos de condução: híbrido, elétrico e e-save, para manter o nível de carga da bateria. Outros atributos são a velocidade máxima de 206 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.  


Com um design feito para impressionar e todo o refinamento nos acabamentos, é impossível ficar alheio a sua presença imponente e cheia de personalidade pelas ruas do país. A mesma definição pode ser atribuída ao seu interior, capaz de entregar muito conforto e um acabamento de alto nível. Além disso, o Jeep Grand Cherokee 4xe conta também com o teto solar elétrico e panorâmico Command View, que amplia não somente a luminosidade dentro do veículo, como também a sensação de liberdade para quem está a bordo. 

A lista grande lista de itens de série do Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido Plug-in inclui ainda banco elétrico para o motorista e passageiro com oito direções de ajuste e memória para o do motorista, vidros acústicos, aquecimento para os assentos dianteiros e traseiros e resfriamento para os dianteiros, aquecimento de volante, ar condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, retrovisor interno eletrocrômico e digital, retrovisores elétricos com memória, porta-malas elétrico, entre muitos outros. 


Tudo isso para garantir a melhor experiência para o condutor e todos os ocupantes do SUV. E completando, o Jeep Grand Cherokee 4xe conta com um sistema de som premium Alpine, com 8 alto falantes e um subwoofer, amplificador de 506 Watts e cancelamento ativo de ruído.

Jeep® Grand Cherokee 4xe - R$ 549.990.

Hyundai HB20 começa a ser exportado para Argentina. Primeiro lote de veículos hatchback, com motor 1.6 litro de 123 cv de potência e opção de transmissão manual ou automática já chegou ao país vizinho

 


 

São Paulo, 22 de novembro de 2024 – Um dos modelos de maior sucesso no Brasil, o Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina. Produzido exclusivamente na planta da montadora sul-coreana em Piracicaba (SP), o veículo está entre os mais vendidos do mercado nacional e é exportado regularmente para Colômbia, México, Paraguai e Uruguai. O primeiro lote já foi enviado ao país vizinho e se destina à campanha de lançamento local.

 

“O HB20 é produzido unicamente aqui no Brasil e exportado para países da América do Sul  desde 2016, mas nunca havia sido destinado à Argentina, que agora adota uma política econômica mais aberta às importações e deverá voltar a ser um dos maiores mercados automotivos da nossa região. O consumidor daquele país sabe do sucesso do HB20 no Brasil e aguarda com grande expectativa o início das vendas locais. Entre os diferenciais altamente competitivos do HB20, tanto no Brasil, como na Argentina, estão o design recentemente atualizado, o elevado nível de equipamentos de segurança, conforto e tecnologia, além da comprovada confiabilidade do motor e da transmissão”, comenta Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai para o Brasil e as Américas Central e do Sul.

 

As vendas do HB20 no mercado argentino começam em dezembro. A primeira versão a ser comercializada é a hatchback, com motor 1.6 aspirado, de 123 cv e potência e 15,5 kgf.m de torque. Haverá opção de transmissão manual ou automática, sendo ambas de seis velocidades. Como itens de segurança, são de série seis airbags, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e piloto automático com limitador de velocidade. Algumas configurações também contarão com detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem autônomo.

 

Desenvolvido a princípio para ser produzido e comercializado exclusivamente no Brasil, o HB20 foi lançado em outubro de 2012. Desde então, já foram produzidas mais de 1,7 milhão de unidades, das quais 95% foram destinadas ao mercado nacional, onde o HB20 figura historicamente como um dos três modelos mais vendidos a cada ano. O HB20 é líder de vendas em sua categoria no Uruguai e no Paraguai.

 

 

Coluna Fernando Calmon

Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.328 — 22/11/2024

 

Brasil: primeiro tímido passo rumo

a ainda distante era do hidrogênio

Há uma série de vantagens no hidrogênio, entra estas sua abundância na natureza e sem emissões de gás carbônico (CO2), material particulado, monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio ou enxofre. Único subproduto no uso deste combustível de alta eficiência em motores é vapor d’água. Quando produzido a partir de fontes e/ou tecnologias renováveis (hidrelétrica, vento, sol, biomassa ou biogás) chama-se hidrogênio verde (H2V). Utilização em automóveis e caminhões não chega a ser novidade (ensaios também em aviões).

Em 1979, a BMW desenvolveu o primeiro sedã experimental movido a hidrogênio líquido, o 520, depois o 750 hL. Não foi à frente. Até fez uma conferência sobre o assunto no Brasil, em 2003. Lançará, em 2028, o iX5 Hydrogen. Toyota foi mais persistente e produz por ano cerca 2.000 sedãs grandes Mirai; Honda encerrou a fabricação do Clarity em 2021. As duas nipônicas ensaiam a volta ao H2. Todas são inciativas válidas e estendem sem prazo a vida dos clássicos motores a combustão interna.

Dificuldades maiores são a produção em larga escala e construir uma rede de abastecimento. Elétricos até hoje penam com a baixa oferta de postos de recarga, em particular nas estradas. Apenas a Noruega avançou, para valer, neste ponto.

Apesar de distante e incerta era do hidrogênio no Brasil e no mundo, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) inaugurou no fim de outubro último um Centro de Hidrogênio Verde. Além de pesquisas, começou a produção em escala simbólica do combustível para teoricamente até 20 carros compactos por dia. Recebeu ajuda financeira do governo alemão e apoio do Ministério de Minas e Energia, segundo relatou o reitor Edson Bortoni ao jornal O Estado de S. Paulo. Governo de Minas Gerais e a chinesa Great Wall Motors (GWM) também assinaram um memorando de entendimento de apoio à tecnologia.

Entretanto, bom ressaltar que hidrogênio exige um tanque ou cilindro(s) de armazenamento que suportem nada menos de 900 Bar (13.000 psi, quase 400 vezes a pressão de um pneu comum e 4,5 vezes mais que um cilindro de GNV). Um obstáculo severo de volume e massa em qualquer carro atual ou futuro.

Então, vamos com calma e cautela.


Carde está muito acima do que já viu no Brasil

Trata-se de um dos mais incríveis e surpreendentes museus de automóveis, em nível internacional. Sua inauguração ao público será no próximo dia 28, em Campos do Jordão (SP). Carde é acrônimo de Carro, Arte, Design e Educação. Sua proposta vai além de um clássico local de exposição. Destaca o automóvel como protagonista principal e enfoca no desenvolvimento histórico, econômico, político e social do Brasil durante o século XX.

Sua temática dinâmica reserva espaço para todo tipo de demonstração artística, da arquitetura à moda, pintura, escultura e outros. A começar pelo inusitado saguão de entrada no qual, sobre um estilizado cajueiro em metal, paira um raro Uirapuru. Este charmoso cupê esporte, criado no Brasil e lançado em 1964, era continuidade do Brasinca 4200 GT. No Carde teve a pintura caracterizada pelo artista Rudá Jenipapo com tema tribal nativo.

Este saguão dá acesso a nove salas temáticas divididas por épocas e tipos de veículos, que contam a evolução da mobilidade no País. Já no grande salão superior ficam expostos automóveis de diversas épocas e modelos em sistema rotativo do acervo, que tem cerca de 500 veículos. Houve aquisições no Brasil e no exterior, inclusive alguns repatriados. Inclui até um McLaren GTR.

“Boa parte pertenceu ao saudoso Og Pozzoli, mais importante colecionador brasileiro de automóveis, falecido em 2017. O acervo foi comprado no ano seguinte por dona Lia Maria Aguiar, que doou para a fundação que leva o seu nome”, destacou Luiz Goshima, idealizador do projeto, conselheiro e membro honorário da FMLA Carde.

Ingresso: R$ 120, de quinta a segunda-feira.


BMW X2 M35i é caro, mas devolve em desempenho

Padrão repete o conceito da linha M que se estende ao menor dos SUVs cupês da marca alemã. Fácil de reconhecê-lo pelas caixas de rodas traseiras aumentadas, defletor de teto, novo para-choque e ponteira dupla de escapamento. Lateralmente, rodas de 21 pol. para pneus 245/35R21 e pinças de freio em vermelho destacam-se. Grade tem contorno iluminado. Sob o capô o 2-L, quatro-cilindros turbo de 317 cv/ 40,8 kgf·m (ganho de 113 cv e 9,8 kgf·m) para garantir desempenho digno da grife M: 0 a 100 km/h em 5,4 s. Tração é integral e o câmbio automático de sete marchas, duas embreagens.

Dimensões: comprimento, 4.567 mm; largura, 1.845 mm; altura, 1.575 mm; entre-eixos, 2.692 mm; porta-malas, 560 L.  

Finalmente a BMW melhorou o destravamento das portas por celular ou smart watch, dispensando sua aproximação à maçaneta. Não era tão prático como a chave presencial com esta mesma função, guardada no bolso e já existente em outros carros. Pacote M Sport Pro apresenta acabamento interior em camurça Alcantara no painel. Suspensão é adaptativa.

Em primeira avaliação no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), a pista estava bastante molhada e foi escolhido modo Sport para as quatro voltas (incluídas a inicial e a de retorno aos boxes). Mesmo moderada por um carro-guia, deu para sentir ótima resposta ao volante e trabalho bem correto das suspensões em um modelo de elevado centro de gravidade, como todo SUV. Em resumo, não tão rápido como sedãs refinados da marca bávara, porém sem sustos.

Preço: R$ 512.950.


Não à toa, F-150 é a picape mais vendida nos EUA

Ao contrário do que acontece no maior mercado de picapes do mundo, as de grande porte apresentam vendas limitadas no Brasil em razão do preço elevado. Contudo, pelo viés de prestígio a Ford não titubeou em importar a versão mais recente (2025) e cara da F-150, a Lariat, por R$ 519.990.

Sem dúvidas quanto ao porte avantajado: comprimento, 5.907 mm; largura, 2.430 mm; altura, 1.958 mm; entre-eixos, 3.694 mm e massa, 2.387 kg. Para lidar com este último e elevado parâmetro há o motor Coyote a gasolina, V-8 de 5-L, da mesma família do Mustang, 405 cv, 56,7 kgf·m e câmbio automático de 10 marchas.

Grade frontal tem novo desenho e sistema ativo de persianas móveis para adaptação às condições de uso. Faróis igualmente são novos. Destaques: iluminação com autoajuste de altura e a função perimetral de 360° que identifica obstáculos, dispensando uma lanterna manual; tampa elétrica da caçamba aceita abertura lateral (como portas de armário) e para baixo.

No interior, quadro de instrumentos digital de 12 pol., tela multimídia também de 12 pol. com conectividade sem fio Android Auto e Apple CarPlay. Estreia o Head-up Display (projetor de dados no para-brisa) para conferir velocidade, alerta de obstáculos e curvas à frente sem desviar o olhar da pista.

Primeiro contato, de São Paulo a Itatiba (SP) ao longo de 228 km, ida e volta. A F-150 destacou-se por respostas imediatas do acelerador (quase ignora sua elevada massa em ordem de marcha), silêncio e sem vibrações a bordo, suavidade relativa de rodagem por se tratar de picape de grande porte e surpreendente desempenho geral em estrada, inclusive dos freios. Enorme viagem no tempo frente à longínqua F-1000 a diesel.

Muito além de Black Friday: Ram promove condições imperdíveis durante todo o mês de novembro: Taxa zero e ofertas especiais estão disponíveis para linha completa de Rampage MY24 e MY25. Picapes grandes também entram no pacote com descontos exclusivos e essas condições especiais são válidas para todas as concessionárias do Brasil. O preço da versão Limited Longhorn caiu para 497.990


A tradicional Black Friday dispensa apresentações, já que se trata de uma das datas mais esperadas do ano pelos clientes que buscam descontos imperdíveis. E é claro que a Ram não poderia ficar de fora! A marca do carneiro mais poderoso do mundo está promovendo além, a “Black Ram”: um mês inteiro repleto de ofertas exclusivas e condições incríveis para a oportunidade única de adquirir uma Ram na garagem. 

Essa é a chance de garantir a premiada picape Rampage, já que a Ram oferece 17% de desconto para vendas diretas e taxa zero em toda a linha 2024, com entrada de 60% e saldo em 36 parcelas, além de descontos que chegam até R$ 40.000 na troca do seminovo. 

A Rampage 2025 com o novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 450 Nm também participa da ação. A Ram oferece ainda supervalorização na troca do seminovo de R$ 15.000 para a compra da picape, além de taxa zero, 60% de entrada e a possibilidade de parcelamento residual em até 24 vezes. A Rampage 2025, com nova motorização, garante mais performance e menor consumo, a tornando ainda mais inigualável. 

Durante o mês de “Black Ram” os descontos se estendem também à Ram 3500 que conta com a supervalorização de R$ 35.000 na troca do seminovo e descontos excelentes. A luxuosa e potente versão Limited Longhorn, com o motor 6.7L Cummins Turbodiesel de 377 cv e 1.150 Nm de torque, pode ser adquirida de R$ 534.990 por R$ 497.990. 

Confira todas as ofertas da Black Ram disponíveis em:

https://www.ram.com.br/comprar/condicoes-exclusivas.html 

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Rampage é reconhecida em mais duas premiações do setor automotivo. A primeira Ram produzida no Brasil foi eleita como "Melhor Picape Intermediária" na 10ª edição do Carsughi L´Auto Preferita e no Prêmio Mobilidade Estadão 2025

 


Com pouco mais de um ano de vendas no Brasil e na América do Sul, a Rampage segue seu caminho de sucesso, com mais de 28 mil unidades emplacadas desde o seu lançamento no Brasil. E para reafirmar ainda mais esse sucesso, a primeira picape da Ram produzida no Brasil conquistou mais duas premiações nesta semana: na categoria de “Melhor Picape Intermediária” na 10ª edição do Carsughi L´Auto Preferita e no Prêmio Mobilidade Estadão 2025.


Em ambas premiações a Rampage foi eleita por um júri composto por jornalistas especializados no setor automotivo. A Rampage é consagrada como a picape intermediária mais potente e veloz feita na América do Sul, se destacando por sua performance, capacidade, luxo e tecnologia. 

“É um orgulho enorme em nome de todo o time Ram receber esses reconhecimentos tão relevantes da imprensa especializada no Brasil. A Rampage é um sucesso de vendas e de avaliações, seja dos jornalistas, como também dos clientes!” celebra Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul. “Já são 15 prêmios em pouco mais de um ano de mercado, além de mais de 28 mil picapes vendidas. A Rampage superou todas as expectativas e tenho certeza de que ainda será protagonista do mercado brasileiro por muitos anos.” completa Juliano.



A 10ª edição do Carsughi L´Auto Preferita aconteceu em grande estilo na noite de quarta-feira (13), em cerimônia realizada em uma das casas de eventos e shows mais prestigiadas da cidade de São Paulo, o Tokio Marine Hall, na zona sul da capital. Na presença de Claudia e Claudio Carsughi, a cerimônia reuniu os 22 jornalistas especializados para a entrega dos prêmios para os vencedores das 18 categorias.

Já o Prêmio Mobilidade Estadão, que está em sua 5ª edição, reconheceu em uma cerimônia na última segunda-feira (11) produtos e serviços divididos em 44 categorias em quatro trilhas: Jornal do Carro (que premia os melhores automóveis e picapes), Estradão (que elege os melhores caminhões e vans), MotoMotor (dedicado às motocicletas) e Mobilidade (que premia os melhores dentro do ecossistema de mobilidade). Além disso, há a categoria especial Cidade Destaque em Mobilidade.

Stellantis anuncia mudanças dos executivos de Compras na América do Sul


BETIM, 21 de novembro de 2024 – A Stellantis anuncia a chegada de Dulcinéia Caldeira Brant, que assume a posição de vice-presidente sênior de compras para a América do Sul, substituindo Juliano Almeida, que assumirá nova posição global na empresa. A executiva reportará diretamente a Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Com 28 anos de experiência no setor automotivo, Dulcinéia é formada em administração de empresas, com especialização em comércio exterior pelo Centro Universitário UNA (União de Negócios e Administração), e possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Ohio University, EUA. 

Dulcinéia retorna à empresa com uma vasta experiência, tendo ingressado na Stellantis em 2002, ocupando diferentes cargos de gerência na área de compras tanto no Brasil quanto na Europa, onde atuou por 10 anos. Em 2017, foi diretora de compras na Argentina e, em 2019, retornou ao Brasil como responsável pela área de compras de material direto nas commodities de interiores e elétrico para a América do Sul. Em 2020, assumiu responsabilidade global pela área de compras de materiais diretos de interiores.

Juliano Almeida assume a nova posição global de senior vice president direct material purchasing chassis and adaptation. Juliano tem uma trajetória na Stellantis desde 2001, onde iniciou sua carreira na área de compras. Em 2007, foi transferido para a China como coordenador de compras da Fiat LATAM na região APAC.

Posteriormente, trabalhou na Itália e nos Estados Unidos. Retornou ao Brasil em 2014, assumindo o cargo de diretor-adjunto de compras da FCA. Em 2021, foi nomeado vice-presidente sênior de compras & supply chain da Stellantis para a América do Sul e, em 2023, assumiu adicionalmente a responsabilidade por business development.

Juliano é engenheiro mecânico com ênfase em mecatrônica, graduado pela PUC Minas, possui MBA em negócios pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em engenharia de materiais pelo Cefet-MG.

Stellantis lança sua terceira plataforma totalmente nova e multienergia: a STLA Frame oferece o melhor alcance elétrico da categoria, com até 1.100Km ou 800km de autonomia para veículos BEV, com reboque e carga útil

 


  • Projetada para picapes e SUVs de grandes dimensões com estrutura de carroceria sobre chassi, a STLA Frame é versátil: suporta tecnologias de combustão interna, híbrida, hidrogênio, veículo elétrico com bateria (BEV) e veículo elétrico com extensor de alcance (REEV)
  • A estrutura da plataforma STLA Frame tem como objetivo oferecer os melhores recursos da categoria, incluindo até 1.100 km de alcance com REEV e 800 km com BEV, capacidade de carga útil de 1225kg e capacidade de reboque de 6.350kg
  • Os módulos duplos de acionamento elétrico (EDMs) oferecem capacidade padrão de tração em todas as rodas com suspensão suave e independente
  • Projetada com alta flexibilidade, a STLA Frame possui arquiteturas EV de 400 volts e 800 volts e oferece carregamento rápido DC de até 350 kW, adicionando 161 km em apenas 10 minutos
  • Veículos das marcas Ram e Jeep® são os primeiros a usar a STLA Frame

 


AMSTERDÃ, 21 de novembro de 2024 – A Stellantis N.V. apresenta a STLA Frame, uma plataforma multienergia nativa para BEV, projetada para picapes e SUVs grandes com estrutura de carroceria sobre chassi. Um segmento essencial na América do Norte e em mercados globais.

Os proprietários de picapes e SUVs de grande porte exigem potência e durabilidade sem abrir mão de capacidade, praticidade e desempenho. A plataforma STLA Frame foi projetada para oferecer alcance líder na categoria, com até 1.100 km com o REEV e 800 km em BEV, além de capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e carga útil de 1.224 kg. Além disso, a plataforma suporta travessias em água de até 610 mm, tornando-a ideal para enfrentar ambientes desafiadores e atender às diferentes necessidades de uso.

A plataforma STLA Frame foi concebida para sustentar veículos de grande porte da Stellantis, incluindo picapes, comerciais leves e SUVs. Inicialmente, será equipada com soluções de propulsão inovadoras, incluindo um sistema de veículo com bateria (BEV) completo e uma configuração de veículo elétrico com alcance estendido (REEV). A STLA Frame também permite incorporar, no futuro, tecnologias de combustão interna, híbridas e movidas a hidrogênio.

O sistema REEV que combina o motor térmico, conectado a um gerador, produz eletricidade que é enviada tanto para a bateria quanto para os motores elétricos de tração (EDM). Sem uma conexão mecânica direta do motor com as rodas, o gerador alimenta os EDMs para impulsionar o veículo e recarregar a bateria conforme necessário, garantindo maior autonomia mesmo sob condições de carga. Além disso, aproveita o torque dos motores elétricos, elevando a dinâmica do veículo a um novo patamar.

“A plataforma STLA Frame, assim como as STLA Medium e Large, oferece autonomia inédita e novos níveis de capacidade e desempenho superior, sendo referência em capacidade de carga e reboque. Isso atende aos clientes que buscam picapes e SUVs potentes para suas famílias ou negócios,” afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Com tecnologias elétricas e de alcance estendido chegando em breve, oferecemos soluções completas para quem ainda tem dúvidas sobre veículos elétricos. Essa conquista da engenharia será destaque nos próximos lançamentos da Jeep e da Ram”.


Design inovador para resistência e eficiência

A STLA Frame utiliza aço de alta resistência avançado, combinando durabilidade, rigidez e leveza. A bateria é posicionada na seção central ampliada, protegida por trilhos reforçados contra impactos laterais. Um revestimento inferior completo reduz o arrasto aerodinâmico, maximizando a autonomia e reforçando o compromisso da Stellantis com eficiência e desempenho.

A plataforma foi projetada para um alcance BEV de até 800 km e um alcance REEV de até 1.100 km. Ela acomoda baterias refrigeradas a líquido que variam de 159 a 200 quilowatts-hora(kWh). Ela também foi projetada para aceitar futuras tecnologias de armazenamento de energia, garantindo adaptabilidade nos próximos anos.

Os EDMs dianteiros e traseiros projetados e montados pela Stellantis, com capacidade de até 250 kW, oferecem capacidade de tração nas quatro rodas e podem impulsionar um veículo de 0 a 60 mph em 4,4 segundos. Os designs de suspensão flexíveis, incluindo suspensão pneumática, oferecem uma condução otimizada para diversas condições de condução e cenários de carga.

Principais medidas da STLA Frame:

  • Comprimento total: 5.488-5.941 mm
  • Largura total: 2.062-2.124 mm
  • Distância entre eixos: 3.143-3.690 mm
  • Distância ao solo: 168-262 mm
  • Diâmetro máximo do pneu: 32,8/33 polegadas

Flexibilidade de carregamento e potência bidirecional

A STLA Frame suporta carregamento rápido. Nas configurações BEV, o carregamento rápido de 800 volts DC de até 350 kW pode adicionar 160km de alcance em apenas 10 minutos, enquanto os REEVs podem atingir até 80km em 10 minutos com carregamento rápido de 400 volts DC de até 175 kW.

Os veículos com STLA Frame são equipados com capacidade de carregamento bidirecional, permitindo que a bateria do veículo carregue outro EV, alimente uma casa em caso de emergência ou alimente a eletricidade de volta à rede.

Abordagem única de várias energias

A plataforma STLA Frame é uma das quatro plataformas globais  BEV no centro do plano estratégico Stellantis Dare Forward 2030. Após o lançamento do STLA Medium, em julho de 2023, e do STLA Large, em janeiro de 2024, esta linha de plataformas garante que a Stellantis possa fornecer as soluções certas para os clientes com base em uma ampla variedade de cenários de adoção de eletrificação. Todas as plataformas globais da Stellantis são projetadas para ciclos de vida estendidos por meio da intercambialidade da química das células da bateria, EDMs, inversores de energia e controle de software.

A Stellantis está investindo mais de € 50 bilhões em eletrificação até 2030 para atingir suas metas ambiciosas: 100% do mix de vendas de BEV de carros de passageiros na Europa e 50% do mix de vendas de BEV de carros de passeio e caminhões leves nos EUA até 2030.

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