Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Stellantis lança sua terceira plataforma totalmente nova e multienergia: a STLA Frame oferece o melhor alcance elétrico da categoria, com até 1.100Km ou 800km de autonomia para veículos BEV, com reboque e carga útil

 


  • Projetada para picapes e SUVs de grandes dimensões com estrutura de carroceria sobre chassi, a STLA Frame é versátil: suporta tecnologias de combustão interna, híbrida, hidrogênio, veículo elétrico com bateria (BEV) e veículo elétrico com extensor de alcance (REEV)
  • A estrutura da plataforma STLA Frame tem como objetivo oferecer os melhores recursos da categoria, incluindo até 1.100 km de alcance com REEV e 800 km com BEV, capacidade de carga útil de 1225kg e capacidade de reboque de 6.350kg
  • Os módulos duplos de acionamento elétrico (EDMs) oferecem capacidade padrão de tração em todas as rodas com suspensão suave e independente
  • Projetada com alta flexibilidade, a STLA Frame possui arquiteturas EV de 400 volts e 800 volts e oferece carregamento rápido DC de até 350 kW, adicionando 161 km em apenas 10 minutos
  • Veículos das marcas Ram e Jeep® são os primeiros a usar a STLA Frame

 


AMSTERDÃ, 21 de novembro de 2024 – A Stellantis N.V. apresenta a STLA Frame, uma plataforma multienergia nativa para BEV, projetada para picapes e SUVs grandes com estrutura de carroceria sobre chassi. Um segmento essencial na América do Norte e em mercados globais.

Os proprietários de picapes e SUVs de grande porte exigem potência e durabilidade sem abrir mão de capacidade, praticidade e desempenho. A plataforma STLA Frame foi projetada para oferecer alcance líder na categoria, com até 1.100 km com o REEV e 800 km em BEV, além de capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e carga útil de 1.224 kg. Além disso, a plataforma suporta travessias em água de até 610 mm, tornando-a ideal para enfrentar ambientes desafiadores e atender às diferentes necessidades de uso.

A plataforma STLA Frame foi concebida para sustentar veículos de grande porte da Stellantis, incluindo picapes, comerciais leves e SUVs. Inicialmente, será equipada com soluções de propulsão inovadoras, incluindo um sistema de veículo com bateria (BEV) completo e uma configuração de veículo elétrico com alcance estendido (REEV). A STLA Frame também permite incorporar, no futuro, tecnologias de combustão interna, híbridas e movidas a hidrogênio.

O sistema REEV que combina o motor térmico, conectado a um gerador, produz eletricidade que é enviada tanto para a bateria quanto para os motores elétricos de tração (EDM). Sem uma conexão mecânica direta do motor com as rodas, o gerador alimenta os EDMs para impulsionar o veículo e recarregar a bateria conforme necessário, garantindo maior autonomia mesmo sob condições de carga. Além disso, aproveita o torque dos motores elétricos, elevando a dinâmica do veículo a um novo patamar.

“A plataforma STLA Frame, assim como as STLA Medium e Large, oferece autonomia inédita e novos níveis de capacidade e desempenho superior, sendo referência em capacidade de carga e reboque. Isso atende aos clientes que buscam picapes e SUVs potentes para suas famílias ou negócios,” afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Com tecnologias elétricas e de alcance estendido chegando em breve, oferecemos soluções completas para quem ainda tem dúvidas sobre veículos elétricos. Essa conquista da engenharia será destaque nos próximos lançamentos da Jeep e da Ram”.


Design inovador para resistência e eficiência

A STLA Frame utiliza aço de alta resistência avançado, combinando durabilidade, rigidez e leveza. A bateria é posicionada na seção central ampliada, protegida por trilhos reforçados contra impactos laterais. Um revestimento inferior completo reduz o arrasto aerodinâmico, maximizando a autonomia e reforçando o compromisso da Stellantis com eficiência e desempenho.

A plataforma foi projetada para um alcance BEV de até 800 km e um alcance REEV de até 1.100 km. Ela acomoda baterias refrigeradas a líquido que variam de 159 a 200 quilowatts-hora(kWh). Ela também foi projetada para aceitar futuras tecnologias de armazenamento de energia, garantindo adaptabilidade nos próximos anos.

Os EDMs dianteiros e traseiros projetados e montados pela Stellantis, com capacidade de até 250 kW, oferecem capacidade de tração nas quatro rodas e podem impulsionar um veículo de 0 a 60 mph em 4,4 segundos. Os designs de suspensão flexíveis, incluindo suspensão pneumática, oferecem uma condução otimizada para diversas condições de condução e cenários de carga.

Principais medidas da STLA Frame:

  • Comprimento total: 5.488-5.941 mm
  • Largura total: 2.062-2.124 mm
  • Distância entre eixos: 3.143-3.690 mm
  • Distância ao solo: 168-262 mm
  • Diâmetro máximo do pneu: 32,8/33 polegadas

Flexibilidade de carregamento e potência bidirecional

A STLA Frame suporta carregamento rápido. Nas configurações BEV, o carregamento rápido de 800 volts DC de até 350 kW pode adicionar 160km de alcance em apenas 10 minutos, enquanto os REEVs podem atingir até 80km em 10 minutos com carregamento rápido de 400 volts DC de até 175 kW.

Os veículos com STLA Frame são equipados com capacidade de carregamento bidirecional, permitindo que a bateria do veículo carregue outro EV, alimente uma casa em caso de emergência ou alimente a eletricidade de volta à rede.

Abordagem única de várias energias

A plataforma STLA Frame é uma das quatro plataformas globais  BEV no centro do plano estratégico Stellantis Dare Forward 2030. Após o lançamento do STLA Medium, em julho de 2023, e do STLA Large, em janeiro de 2024, esta linha de plataformas garante que a Stellantis possa fornecer as soluções certas para os clientes com base em uma ampla variedade de cenários de adoção de eletrificação. Todas as plataformas globais da Stellantis são projetadas para ciclos de vida estendidos por meio da intercambialidade da química das células da bateria, EDMs, inversores de energia e controle de software.

A Stellantis está investindo mais de € 50 bilhões em eletrificação até 2030 para atingir suas metas ambiciosas: 100% do mix de vendas de BEV de carros de passageiros na Europa e 50% do mix de vendas de BEV de carros de passeio e caminhões leves nos EUA até 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.