O valor total do bem é R$ 438,7 mil. O trator deve ser entregue ao município até o dia 20 de setembro.
USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA, INCLUSIVE, NO BANCO DE TRÁS DO CARRO. CIRCULE TAMBÉM DE DIA COM OS FARÓIS BAIXOS LIGADOS. SE BEBER, NÃO DIRIJA. ULTRAPASSAGENS IRREGULARES SÃO A GRANDE CAUSA DOS ACIDENTES NAS ESTRADAS. NÃO ULTRAPASSE NUNCA COM FAIXAS CONTÍNUAS. PODERÁ CAUSAR A MORTE DE OUTRAS PESSOAS, A SUA E A DE QUEM FOR NO CARRO COM VOCÊ. TENHA PACIÊNCIA. VIAJE SEMPRE E MUITO E VISITE E CONHEÇA AS BELEZAS TURÍSTICAS DO BRASIL
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quinta-feira, 29 de agosto de 2013
POPULAÇÕES RURAIS DE GRAMADO TERÃO TRATOR ATRAVÉS DE EMENDA LIBERADA NO CONGRESSO NACIONAL
O Congresso Nacional liberou verba de R$ 250 mil, destinados à compra de um trator-esteira para utilização nas propriedades rurais e manutenção e abertura de estradas vicinais, em Gramado.
O GOVERNO E O CONGRESSO NACIONAL BRASILEIROS NÃO VÊM DEMONSTRANDO NENHUM INTERESSE NA ADOÇÃO DE CARROS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS NO PAÍS, ENQUANTO DIVERSAS NAÇÕES AVANÇAM NO USO DESSES MOTORES. "AQUI OLHAMOS PASSAR O BONDE DA TECNOLOGIA", DENUNCIA NOSSO COLUNISTA ROBERTO NASSER, QUE APRESENTA MUITAS OUTRAS NOVIDADES NA COLUNA "DECARROPORAÍ".
Coluna nº 3513 - 28 de Agosto de 2013
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Frankfurt, algumas novidades
Na monumentalidade de seu espaço – uns 15 km para percorrer diária e estafantemente - neste ano, muitas novidades, conceitos e caminho que ao mercado brasileiro é folclórico-institucional, os carros híbridos.
Lá, os combustíveis não petrolíferos evoluem. Aqui olhamos passar o bonde da tecnologia.
Lançamentos de ligação direta, os alemães. VW Golf sétima geração, a ser feito em Curitiba, Pr.
E, como antevisão, especial versão R, quarta etapa do motor 2.0 16V, injeção direta, turbo, salta dos 210 cv do Tiguan e Jetta, expelindo 296 cv, indo da imobilidade a 100 km/h em 4,9s.
Será opção nacional no Salão do Automóvel de S. Paulo, daqui a um ano.
2015 Volkswagen Golf R
Mercedes GLA – como CLA com produção nacional mundialmente antecipada pela Coluna – deixará de ser protótipo e será produto.
Nem automóvel nem utilitário esportivo, a inexplicável configuração dita crossover, mescla dos dois.
Motorização pequena, 2.0, de onde a AMG, a empresa de performance automobilística da Mercedes arranca 300 cv.
Mercedes GLA. Meio a meio
Híbridos
Terão referência com o Porsche 918, modelo e quantidade a ser feita. Motor V8 somado a dois outros elétricos, um para cada eixo, gerando 887 cv de potência.
Porsche 918 Spyder. Híbrido esportivo em 918 unidades.
Outros, Hybrid Range Rover Sport e Range Rover Sport, aparecerão em Frankfurt com vendas em 2015.
Usam o atual pico de desenvolvimento com motor diesel e elétricos, permitindo as conhecidas habilidades fora de estrada, economia – faz até 14,5 km/l -, e aceleram como um carro esporte – aos 100 km/h em menos de 7s.
BMW terá dois I, com denomina seus híbridos. Um, da série 8, é esportivo capaz de recarregar baterias na corrente elétrica doméstica.
Motor pequeno, o três cilindros 1.5 bi turbo e motor elétrico. No total 362 cv de potência.
Na mesma linha, o i3, pequeno, arranjo estético curioso, tendo como motor básico o três cilindros com 1,5 litro.
Um novo Mercedes com a mesma tecnologia de recarga, evoluiu para 500. Da luxuosa Classe S, V6 3.0 turbo, 328 cv, mais motor elétrico com 107 cv, dá-lhe esportividade e velocidade final cortada em 250 km/h.
Volkswagen levará dois elétricos, e-Golf e e-UP!. Mostra o seu caminho: nem híbrido, nem hidrogênio, apenas elétricos.
Neles, característica curiosa, desenvolveu e construiu suas próprias baterias e os trata como Volkswagens com característica de Volkswagen por facilidade de uso e resistência.
No operacional, além de emissões zero, operacionalidade para ser os econômicos de menor custo, tem ganhos de autonomia: e-UP! 160 km e e-Gol 190 km. São recarregáveis e 80% da carga total obtém-se em meia hora de ligação em tomada.
Factíveis na Alemanha sem petróleo e com motoristas rodando em média 50 km/dia.
Os comuns
Interessante, distante, XS Jaguar de menor porte, para resgatar o conceito que a Ford, então dona da marca, não entendeu e não vendeu, com os modelos X e S. A sigla sugere mescla.
Os indianos, conseguindo êxitos e glórias com Land Rover e Jaguar, deve vitoriar. O XS com motor 2.0 turbo, em torno de 250 cv, será concorrente para Mercedes C, BMW 3 e Audi 4.
Da marca, inimaginado SUV.
Conceito para balizar seus produtos para os próximos anos, o Opel Monza. Nome que a GM gosta, terceiro produto a utilizá-lo, linhas fluidas, lembrando ondas, eletrônica intensiva.
Da marca, inimaginado SUV.
Conceito para balizar seus produtos para os próximos anos, o Opel Monza. Nome que a GM gosta, terceiro produto a utilizá-lo, linhas fluidas, lembrando ondas, eletrônica intensiva.
Na prática, o caminho buscado: aerodinâmica, baixo peso, eletrônica, baixo consumo e emissões.
Na parte prática novo motor pode chegar ao Brasil para as próximas gerações de produto, quando a GM do Brasil se libertar de sua inspiração atual, os veículos e projetos herdados da coreana Daewoo.
Na parte prática novo motor pode chegar ao Brasil para as próximas gerações de produto, quando a GM do Brasil se libertar de sua inspiração atual, os veículos e projetos herdados da coreana Daewoo.
É um 1.0; três cilindros, 85 kW/115 cv, turbo, injeção direta, apresentado como mais silencioso, equilibrado que os concorrentes, incluindo o Ford desta categoria eleito Motor do Ano.
Torque de 16 kgmf deve permitir uso alegre acoplado a transmissão de 6 velocidades. Estará no Adam, o menor dos Opel e sua base é modular para 3 e 4 cilindros até 1.600 cm3.
Diz a GM, o bloco em alumínio, vazado a elevada pressão, o coletor de escapamento fundido no cabeçote, supera vibração e barulho atribuídos aos 1.0 três cilindros. A versão 4 cilindros, SIDI !.6, 16V, turbo, desenvolve 200 cv.
O conceito M4 BMW ocupará o lugar do atual M3 Coupé. Exibido dia 16 no Pebble Beach Concours d’Elegance , em Monterey, California. Possível motor L6, dois turbos, gerando tropa próxima a 450 cv.
Dos mesmos acionistas, o desafio de fazer a terceira geração do Mini Cooper. Importante lançamento, também reservou espaço para concomitantes Los Angeles Auto Show e Tokyo Motor Show em novembro.
Grade hexagonal, faróis em LEDs e motorização de três cilindros, último grito de tecnologia BMW.
De performance, os Porsches 911 Turbo e Turbo S baseados no recente modelo serie 991 também estarão em Frankfurt. O Turbo entrega 520 cv, o S, 560. A 100 km/h em respectivos 3.2 e 2.9s.
De performance, os Porsches 911 Turbo e Turbo S baseados no recente modelo serie 991 também estarão em Frankfurt. O Turbo entrega 520 cv, o S, 560. A 100 km/h em respectivos 3.2 e 2.9s.
Ferrari com novo modelo, o 458 Speciale, espécie de sucessor espiritual do 430. Mais leve e potente que o 458 Italia, em performance doméstica apenas superada pelo LaFerrari e pelo F 12 Berlinetta. Zero a cem km/h em 3.0s.
Ferrari 458 Speciale
E há itens de adeus. O Lamborghini Gallardo em última versão, Squadra Corse, nome de sua equipe de corridas, última ordem da Volkswagen, dona, mudando a cara da empresa, entrando em competições, evoluindo o produto.
Roda-a-Roda
Mercosul – Gaúcha Agrale incluiu tratores em sua ampliação industrial na Argentina. Marcha lenta, três modelos e 100 unidades neste ano. Investimento maior visa aumentar o conteúdo argentino de seus caminhões e ônibus a 56%.
Ampliação – Coincidência ou não com a contratação de Mark Hogan, 62, ex presidente da GM Corporation e presidente no Brasil, para ampliar negócios da Toyota nos mercados da América Latina, marca se expande na Argentina.
Controlada – Por meio da Master Trim, associação com a Johnson Controls, investirá US$ 10M em Campana, a 100 km de Buenos Aires.
Fará estofamentos e revestimentos para si e terceiros, incluindo o Chevrolet Cobalt nacional. A empresa já opera, e exporta largamente ao Brasil.
Hogan - Honda, com larga experiência mundial, é dos poucos com autonomia para analisar e falar. Criador da fábrica da GM em Gravataí, RS, operações altamente rentáveis, baseada no Corsa, transformado em Celta e Ágile, deve organizar o foco da Toyota, evitando erros como o Etios. Será o novo Bwana para a América Latina.
Hogan - Honda, com larga experiência mundial, é dos poucos com autonomia para analisar e falar. Criador da fábrica da GM em Gravataí, RS, operações altamente rentáveis, baseada no Corsa, transformado em Celta e Ágile, deve organizar o foco da Toyota, evitando erros como o Etios. Será o novo Bwana para a América Latina.
De novo – Mitsubishi em edição 2014, o New Outlander foca em uso familiar, espaço, tecnologia eletrônica para confortos e segurança.
Projeto e construção apurados, incluindo reduzir peso, aprimorar aerodinâmica, eletrônica intensa para evitar e minorar acidentes.
Como - Três versões, com motor L4, 2.0, 160 cv, V6, 3.0, 240 cv, e Full Technology Pack. Construção em alumínio, 4 válvulas por cilindro, sistema de variação em sua abertura. Transmissão automática, seis velocidades, autoprogramável.
Quanto – 2.0 R$ 103 mil; 3.0 R$ 131.000; Full Technology R$ 140 mil.
Apresentação – Usual, mundial e secularmente fábricas de automóveis fazem lançamentos antecipados à imprensa, quando instigam a cobertura jornalística, levantam o assunto, provocam interesse tudo com mídia graciosa. Após, venda e publicidade paga.
Novidade – Com o novo Focus, iniciando vendas, em outubro, Ford tenta inovar. Apresenta o automóvel em grande festa, público em geral, no Pavilhão da Bienal, São Paulo.
Como - Três versões, com motor L4, 2.0, 160 cv, V6, 3.0, 240 cv, e Full Technology Pack. Construção em alumínio, 4 válvulas por cilindro, sistema de variação em sua abertura. Transmissão automática, seis velocidades, autoprogramável.
Quanto – 2.0 R$ 103 mil; 3.0 R$ 131.000; Full Technology R$ 140 mil.
Apresentação – Usual, mundial e secularmente fábricas de automóveis fazem lançamentos antecipados à imprensa, quando instigam a cobertura jornalística, levantam o assunto, provocam interesse tudo com mídia graciosa. Após, venda e publicidade paga.
Novidade – Com o novo Focus, iniciando vendas, em outubro, Ford tenta inovar. Apresenta o automóvel em grande festa, público em geral, no Pavilhão da Bienal, São Paulo.
Nela, Imprensa, aparentemente lembrada à última hora - e por protesto o executivo da área não se fez presente - será apenas segmento em meio à convidada chusma midiática e social.
Dará resultado de divulgação e vendas a dispensa da pré-apresentação para a Imprensa? A ver.
On line – Honda oferece curso de uso do quadriciclo, veículo de aplicação fora de estrada. Foca segurança e técnicas de pilotagem. Grátis. A fim? www.honda.com.br/harmonianotransito
De volta – GTX, um dos óleos lubrificantes mais conhecidos no País, passou por reformulação e com atrativos quer o mercado de veículos usados.
Vem nas viscosidades 15W40 – 45% da frota o utiliza - e 20W60 para motores de projeto antigo ou com elevada quilometragem.
Plus - Em ambas, aditivo anti-borra, limpa e evita aderências nos dutos de lubrificação. A grosso modo, comparando com o corpo humano, impede a obstrução das artérias, impedindo infarto. Um anti-ateromas.
+ Um – Outro chinês em caminhões. Importadora mudou o nome dos caminhões CNHTC para Sinotruk, importou-os e, aprovado seu projeto de adesão ao programa Inovar-Auto, desembaraça enviando-os à rede de 30 distribuidores.
Negócio – Quer vender 702 unidades, isentas do pagamento do Super IPI – o imposto + 30 pontos percentuais -, até iniciar montagem, em 2015.
Sim – Pode suscitar dúvidas período extenso para implantar galpão e linha de montagem, o mais simplório passo da industrialização. É engenharia comercial.
A Elecsonic, representante da marca, busca sócios para montar o modelo A7 em versões 4x2, 6x2, 6x4 e 8x4.
Novo – Nos EUA, Cummins, de motores diesel, anunciou novo engenho: V8, 5.0, turbo, nos próximos picapes Nissan Titan. Projetado para 2006 caiu do programa pela crise econômica nos EUA e a encomenda da Nissan o viabiliza.
Continua – Não será exclusivo da Nissan no enfrentar o segmento dos picape peso pesado nos EUA.
Une baixo peso e capacidade aqui desconhecida, a de reboque, aplicada a traillers e barcos. Irá para outras aplicações e clientes.
Boa ideia – A Mercedes chamou sua agencia de turismo e moldou o projeto Van Comigo, trocadilho para induzir o uso de vans em transporte compartilhado para eventos, shows, programa esportivos...
Emprega o van Sprinter e não é locação do veículo, mas de assento. Interessado se inscreve e espera a formação do grupo. A Gemini Tour toma conta do processo. Em www.vancomigo.com.br..
Programa – Oficina Motor, programa sobre automóveis no Globosat terá matéria de Henrique Koifman sobre alinhamento e balanceamento como elementos de segurança e econômica. Segunda, dia 2, 21h.
Alfa – Ator Leonardo DiCaprio, no novo filme de Martin Scorcese –The Wolf of Wall Street, ainda sem título em português -, dentre outras demonstrações do poder do dinheiro utiliza exemplar de Alfa Romeo Spider Quadrifoglio 1987.
Já vi - É versão estadunidense do conhecido automóvel italiano, que explodiu no mercado quando apresentado em outro filme, The Graduate, com Dustin Hoffman em 1963. Nos EUA em novembro.
Definição – Dos EUA, consultor Rex Parker recém abrasileirado, sobre a intensa programação de leilões, exposições, passeios e corridas na costa californiana, genericamente chamado de programa de Pebble Beach: É a Semana Santa do Antigomobilismo. Ótimo rótulo para conteúdo e duração.
Gente - Carlos Tavares, português, 55, delegado-geral e nº 2 da Aliança Renautl-Nissan, disponibilidade.
OOOO Declarou que gostaria de chegar a nº1, mas tudo indica que Carlos Ghosn, 59, permanecerá no posto mais cinco anos.
OOOO Disse interessar-se por desafio na GM ou Ford.
OOOO Dançou, ou, como diz o comunicado oficial franco-nipônico, sairá para dedicar-se a projetos pessoais.
OOOO Dançou, ou, como diz o comunicado oficial franco-nipônico, sairá para dedicar-se a projetos pessoais.
OOOO P'ra bobo não serve, e a postura o coloca como primeiro interessado nas duas empresas que mudarão de CEO em um ano e iniciam a procurar sucessores. OOOO
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E o Alfa de corridas, que é um Fiat?
Automóveis antigos têm valor adicional por característica, raridade, participação em fatos, terem sido propriedade de alguém de relevo, condições adicionais ao detalhamento construtivo.
E o Alfa de corridas, que é um Fiat?
Automóveis antigos têm valor adicional por característica, raridade, participação em fatos, terem sido propriedade de alguém de relevo, condições adicionais ao detalhamento construtivo.
Exemplar bem conhecido no meio antigomobilístico brasileiro, é o qual chamam Alfa P3 ou Alfa da Hellé Nice, corredora e inovadora de costumes - ela apresentou o maiô de duas peças ao Brasil, fumava em público, - que se acidentou com Alfa - que não era P3, mas 8C 2900 - no I Grande Prêmio Cidade de São Paulo, - Av. Rebouças, julho de 1936.
O automóvel ficou muitos anos no pioneiro e corajoso Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, criação do antigomobilista Roberto Lee e, para ser salvo de depredação, foi doado à Prefeitura de Caçapava, SP.
Buscando resgatá-lo a boa forma, aficionados da marca Alfa Romeo em Minas Gerais junto com o Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, fizeram esforço conjunto para reunir meios, fazer um projeto, e restaurar o veículo.
Os colecionadores solicitaram ao Curador do Museu opinião quanto ao veículo, sua história e necessidades.
Exame local, na estrutura mecânica, e pesquisa histórica incluindo fontes como o historiador Napoleão Ribeiro, permitiram identificação e surpresa: o Alfa não é Alfa, mas um Fiat 520, de 1928.
Italiano, importado a Buenos Aires, foi transformado em carro de corridas pelo argentino Vittorio Rosa.
O construtor/piloto trouxe-o ao Brasil, correndo no Circuito da Gávea, prova da temporada internacional no Rio de Janeiro.
Após, vendido ao campineiro Dante di Bartolomeo, dono da Escuderia Excelsior, onde corriam Quirino e seu irmão Chico Landi.
Chico, com o carro, ganhou a primeira Volta do Chapadão, primeira corrida em Campinas, vitória indutora da criação do Automóvel Club do Estado de São Paulo.
Com o Fiat, Chico alinhou no I GP de São Paulo, liderou por duas voltas à frente de automóveis muito mais potentes e abandonou antes do final dramático.
Após, com o automobilismo brasileiro entrado em letargia, consequência dos acidentes dos GPs de S. Paulo e de Belo Horizonte, o Fiat desapareceu, sem traços.
Emergiu abandonado nas beiradas da Capital mineira ao final dos anos '60, quando comprado por Lee, que o restaurou.
O 520 usa motor Fiat de seis cilindros, aproximados 3.800 cm3 de potência, uns 100 cv de potencia, resistente caixa de marchas com 4 velocidades, eixo traseiro sem diferencial.
E porque tem grade e jeito de Alfa ? Não se sabe quando ou quem substituiu a original grade frontal com forma de capela pelo inconfundível frontal de Alfa nos anos '30, mas o historiador Ribeiro lembra, eram tantas as vitórias de Alfa, sinônimo de rendimento, que muitos dos carros de corrida tentavam copiar sua grade.
Para lembrar, nas corridas a Itália era representa pela Alfa, e nela Enzo Ferrari era gerente de competições.
Hoje ambas são marcas Fiat.
Hoje ambas são marcas Fiat.
O Alfa dito P3 do Museu em Caçapava ...
... é Fiat 520. Aqui, Chico Landi vencendo na Volta do Chapadão
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End. eletrônico: edita@rnasser.com.br
Fax: 55.61.3225.5511
VOCÊ SABIA QUE...
A MERCEDES-BENZ COMEMORA A VENDA DE 10 MILHÕES DO MODELO CLASSE C. LANÇADO EM 1982, FOI ELEITO, EM 2011,"CARRO DO ANO", NA ALEMANHA.
Stuttgart - Desde seu lançamento no mercado, em 1982, a Mercedes-Benz entregou a seus clientes mais de 10 milhões de veículos da família Classe C.
Somente da atual série de modelos, lançada em 2007, a marca vendeu mais de 2,3 milhões de sedãs, peruas e cupês em todo o mundo.
Segundo Joachim Schmidt, vice-presidente Executivo da Mercedes-Benz Cars, Vendas e Marketing, "a Classe C da Mercedes-Benz tem uma história de sucesso global. A venda de mais de 10 milhões de carros fala por si mesma. Lançado como o "Baby Benz", o Classe C é hoje um dos carros mais populares do segmento premium. A engenharia inovadora e a impressionante eficiência da Classe C tem motivado nossos clientes há mais de 30 anos”.
Os sedãs Classe C vendem extremamente bem nos Estados Unidos, África do Sul e nos países do BRIC, enquanto na Europa há uma demanda especial pela versão estate.
Eficiência destacada
Os clientes que compram carros da Classe C ficam particularmente impressionados por sua grande eficiência.
Segundo Joachim Schmidt, vice-presidente Executivo da Mercedes-Benz Cars, Vendas e Marketing, "a Classe C da Mercedes-Benz tem uma história de sucesso global. A venda de mais de 10 milhões de carros fala por si mesma. Lançado como o "Baby Benz", o Classe C é hoje um dos carros mais populares do segmento premium. A engenharia inovadora e a impressionante eficiência da Classe C tem motivado nossos clientes há mais de 30 anos”.
Os sedãs Classe C vendem extremamente bem nos Estados Unidos, África do Sul e nos países do BRIC, enquanto na Europa há uma demanda especial pela versão estate.
A Classe C cupê está no alto das listas de emplacamentos em quase todos os mercados, incluindo os dos Estados Unidos, Alemanha e China.
A Classe C é, também, um dos modelos mais populares entre clientes corporativos. A versão estate - que já soma quase um milhão de vendas -, foi eleita o carro de empresa do ano na Alemanha, em 2011.
A maioria dos clientes corporativos escolhe a Mercedes-Benz C 220 CDI Estate por sua excelente economia de co
Os clientes que compram carros da Classe C ficam particularmente impressionados por sua grande eficiência.
O C 220 CDI é a opção de motor mais popular e a edição BlueEFFICIENCY tem alta cotação por seu comportamento ambientalmente amigável.
Os modelos sedã e cupê consomem apenas 4,1 litros de diesel por 100 quilômetros - emitindo 109 gramas de CO2 por quilômetro.
A Classe C sempre foi reconhecida como pioneira em sua categoria graças a equipamentos de segurança inovadores, que incluem numerosos sistemas de assistência à condução, desde o detector de sonolência ATTENTION ASSIST ao controlador de proximidade DISTRONIC PLUS. Juntos, eles proporcionam um abrangente nível de apoio e proteção para motoristas e passageiros.
Expandindo a rede global de produção
A série de modelos da Classe C não é apenas altamente desejada em todo o mundo.
Expandindo a rede global de produção
A série de modelos da Classe C não é apenas altamente desejada em todo o mundo.
A partir de 2014, seus carros serão os únicos veículos da Mercedes-Benz produzidos em quatro continentes, saindo das fábricas de Bremen (Alemanha), East London (África do Sul), Beijing (China) e Tuscaloosa (Estados Unidos).
A fábrica da Mercedes-Benz, em Bremen é, também, o centro de excelência da nova geração da Classe C e controla sua expansão global. Bem mais de um milhão de veículos da Classe C, da atual série de modelos, já saíram da linha de produção em Bremen.
Sucesso global por mais de 30 anosA história de sucesso da Classe C começa em 1982, quando o Mercedes-Benz 190 foi lançado como modelo de porte médio.
Sucesso global por mais de 30 anosA história de sucesso da Classe C começa em 1982, quando o Mercedes-Benz 190 foi lançado como modelo de porte médio.
Como na época ele era o menor carro da linha da Mercedes-Benz, logo foi apelidado de "Baby Benz".
O primeiro carro com a designação Classe C foi apresentado em maio de 1993 e marcou uma nova era para a marca, não apenas em termos de engenharia, mas devido à grande variedade de opções de carrocerias.
A estate, lançada pela empresa em 1996, foi a primeira perua esportiva média.
Quando a Mercedes-Benz lançou a série de modelos seguinte da Classe C, no ano 2000, incluiu na linha o cupê esportivo, com um formato totalmente novo de carroceria.
A entrada da quarta geração da Classe C no mercado, em 2007, também coincidiu com o lançamento de uma nova opção de design: pela primeira vez, o design da dianteira de um sedã da Mercedes-Benz era diferente de acordo com a linha de equipamento do carro.
Enquanto a versão de equipamento ELEGANCE apresenta a estrela de três pontas em sua posição tradicional, no capô, na AVANTGARDE, mais esportiva, ela é montada no centro da grade do radiador.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
MITSUBISHI LANÇA O ALL NEW OUTLANDER 2014, TOTALMENTE NOVO, EM TRÊS VERSÕES 100 KG MAIS LEVE QUE O MODELO ANTERIOR E MOTORES DE 160 CV E 240 CV, O NOVO SUV OFERECE UMA TERCEIRA FILA DE BANCOS, TEM UM INTERIOR LUXUOSO E ESTÁ REPLETO DO QUE HÁ DE MAIS MODERNO EM TECNOLOGIA AUTOMOTIVA. O PREÇO VARIA DE R$ 103 MIL E R$ 140 MIL, APROXIMADAMENTE.
O que era bom ficou ainda melhor. Os conceitos de segurança ativa e passiva, os itens de tecnologia que melhoram a performance e otimizam o desempenho e o conforto são destaques no modelo.
A nova versão ganha em aerodinâmica e performance. O inédito e inteligente piloto automático adaptativo (ACC), o dispositivo de redução de risco de colisão através do radar (FCM) e a tração Multi Select com Trimode II reforçam a denominação High Tech deste crossover, que ainda ganhou o prêmio máximo de segurança automotiva no Euro NCAP, ANCAP e JNCAP.
Esse crossover tem ainda a terceira fileira de bancos e capacidade para sete pessoas, isolamento acústico aperfeiçoado, mais espaço, teto solar one touch e o novíssimo sistema multimídia Black Glass. Tudo isso aliado ao sistema eletrônico 4WD, Hill Start Assistance e nove Airbags.
O design do All New Outlander traz linhas marcantes e sofisticadas que remetem a muito espaço interno.
A grade dianteira cromada está integrada ao moderno conjunto óptico com faróis de xênon super wide range, regulagem de altura automático e lavador de faróis.
O aerofólio tem brake light integrado e um friso cromado contorna os vidros e destaca a linha de cintura alta, transmitindo a modernidade do design.
O rack de teto está integrado na aerodinâmica e as maçanetas cromadas reforçam o design sofisticado e dão um toque especial na parte externa.
Toda a tecnologia do All New Outlander se mostra antes mesmo de entrar no carro. Para destravar as portas, basta estar com a chave Smart Keyless no bolso ou em uma bolsa, e pressionar o botão na maçaneta cromada para que o veículo seja destravado.
Toda a tecnologia do All New Outlander se mostra antes mesmo de entrar no carro. Para destravar as portas, basta estar com a chave Smart Keyless no bolso ou em uma bolsa, e pressionar o botão na maçaneta cromada para que o veículo seja destravado.
Para dar a partida, um simples toque no botão Start/Stop Engine. Ao sair do veículo e travar as portas, os espelhos retrovisores, que são equipados com desembaçador, são rebatidos automaticamente.
Equipado com Comfort Pack, traz sensor de estacionamento, câmera de ré, sensor para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva, que ativa o limpador do para brisas.
Tecnologia com poucas letras: ASC, ATC, ACC, FCM e HSA. Essas poucas letras são as responsáveis pelo que há de mais moderno em tecnologia, segurança e praticidade.
Uma das grandes novidades do All New Outlander GT é o ACC, piloto automático adaptativo, um novo recurso tecnológico que vai além de um piloto automático convencional.
Equipado com Comfort Pack, traz sensor de estacionamento, câmera de ré, sensor para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva, que ativa o limpador do para brisas.
Tecnologia com poucas letras: ASC, ATC, ACC, FCM e HSA. Essas poucas letras são as responsáveis pelo que há de mais moderno em tecnologia, segurança e praticidade.
Uma das grandes novidades do All New Outlander GT é o ACC, piloto automático adaptativo, um novo recurso tecnológico que vai além de um piloto automático convencional.
Seu funcionamento é muito simples: o motorista programa a velocidade que deseja andar e, caso algum outro veículo em velocidade menor entre na sua frente, o All New Outlander GT reduz a velocidade automaticamente e mantém uma distância constante que pode ser determinada em Longa, Média e Curta.
Se o veículo da frente frear, o All New Outlander GT acompanha a frenagem, mantendo a distância programada. Quando a pista fica livre novamente, o veículo volta à velocidade inicial.
Outro destaque deste crossover é o FCM (Foward Collision Mitigation), um sistema que utiliza um radar para controlar a distância a possíveis obstáculos à frente.
Esta tecnologia é capaz de reduzir o risco de colisões a baixa velocidade. Ao entrar em distância de risco, o sistema ativa um alarme sonoro e um aviso no display solicitando ao motorista uma ação de frenagem.
Caso entre em uma distância de colisão, o sistema aplica força de frenagem no veículo. Se a velocidade relativa entre o All New Outlander e um outro veículo for de até 30 km/h, o sistema pode evitar o acidente.
O controle de estabilidade ativo (ASC) garante a perfeita trajetória em curvas e pisos de baixa aderência, mantendo o veículo na posição ideal. Já o controle de tração ativo (ATC) evita o escorregamento em curvas ou arrancadas.
Para completar, o Hill Start Assistance (HSA) impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampa, freando automaticamente as rodas e facilitando as manobras.
Design com eficiência
A nova estrutura do All New Outlander passou por um grande processo de aperfeiçoamento e muitas horas nos laboratórios de engenharia e no túnel de vento.
O controle de estabilidade ativo (ASC) garante a perfeita trajetória em curvas e pisos de baixa aderência, mantendo o veículo na posição ideal. Já o controle de tração ativo (ATC) evita o escorregamento em curvas ou arrancadas.
Para completar, o Hill Start Assistance (HSA) impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampa, freando automaticamente as rodas e facilitando as manobras.
A nova estrutura do All New Outlander passou por um grande processo de aperfeiçoamento e muitas horas nos laboratórios de engenharia e no túnel de vento.
A sua construção utiliza aços especiais de alta resistência, que proporcionaram uma redução de peso de cerca de 100 quilos e uma melhora de 10% no índice de penetração aerodinâmica.
Isso resulta também embaixo coeficiente de arrasto, com apenas 0,33, que proporciona um menor nível de ruídos, baixo consumo, maior estabilidade e excelente performance.
Duas opções de motor
Duas opções de motor
Os motores têm bloco, cabeçote e cárter de alumínio e o sofisticado sistema MIVEC, desenvolvido pela Mitsubishi, que atua nos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão para aperfeiçoar seu desempenho nos mais diferentes regimes de rotação.
Assegura ganho de torque e economia de combustível nas baixas rotações e gera maior potência e desempenho nas altas.
O All New Outlander GT é equipado com transmissão automática de seis marchas com sistema sequencial Sports Mode, que garante maximização do torque do motor e maior prazer ao dirigir.
Além disso, o câmbio possui o exclusivo INVECS II, que analisa o modo de dirigir de cada motorista, tornando as trocas de marcha muito mais suaves.
O All NewOutlander 2.0L possui transmissão CVT de última geração (INVECS III), com simulação de seis marchas.
Para uma condução ainda mais esportiva, Paddle Shifters estão posicionados atrás do volante. Feitos em titânio e com tamanho generoso, permitem a troca de marchas manual, deixando a sensação de dirigir ainda mais prazerosa.
Interior - Function and Relaxing Cockpit
Interior - Function and Relaxing Cockpit
Equipado com painel Soft Touch, o acabamento é em Silver Carbon. Os bancos são em couro, os dianteiros têm aquecimento e o do motorista conta com regulagem elétrica, trazendo ainda mais conforto e praticidade.
O novíssimo sistema multimídia completa o ambiente funcional e com muito conforto.
A praticidade está sempre à mão do motorista e passageiros, como o ar condicionado Dual Zone, onde cada lado do interior pode ter sua temperatura programada separadamente.
A praticidade está sempre à mão do motorista e passageiros, como o ar condicionado Dual Zone, onde cada lado do interior pode ter sua temperatura programada separadamente.
Além disso, o All New Outlander possui 12 pontos de refrigeração espalhados pela cabine, deixando a temperatura sempre agradável para todas as pessoas.
O volante é revestido em couro e tem os controles de áudio - Joystick Style -, além do controle do piloto automático Easy Ride.
A direção elétrica torna a condução ainda mais precisa e prazerosa e o volante conta ainda com ajustes de altura e profundidade.
O All New Outlander traz a praticidade para todos os ocupantes. São 15 porta-objetos, 10 porta-copos, oito luzes de cortesia, além de dois pontos de energia.
O All New Outlander traz a praticidade para todos os ocupantes. São 15 porta-objetos, 10 porta-copos, oito luzes de cortesia, além de dois pontos de energia.
O painel de instrumentos é moderno e tem display em LCD colorido de alto contraste, com computador de bordo e 13 funções.
A segunda fileira de bancos é deslizante em até 250 mm, o que garante um conforto ainda maior para os passageiros.
A segunda fileira de bancos é deslizante em até 250 mm, o que garante um conforto ainda maior para os passageiros.
Os bancos da terceira fileira são equipados com o Hide & Seat, rebatíveis e ficam embutidos no assoalho, deixando um espaço livre ainda maior para o porta-malas.
A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.625 litros com os bancos rebatidos e 798 litros com cinco passageiros.
O amplo porta malas é equipado com o inovador sistema Power Tailgate de abertura e fechamento, com anti esmagamento.
Com um simples toque no botão localizado à mão do motorista, na tampa do porta malas, ou pela chave Smart Keyless, o porta malas é aberto e fechado automaticamente, sem necessidade de fazer força ou deixar as bagagens e compras no chão. Uma praticidade a mais deste crossover recheado de tecnologia.
Em um veículo pensado para toda a família, o All New Outlander tem dois pontos com Isofix, que facilitam e dão mais segurança na fixação de cadeirinhas das crianças.
Novo sistema multimídia - Black Glass
Toda a tecnologia do All New Outlander GT está presente também em seu interior.
Em um veículo pensado para toda a família, o All New Outlander tem dois pontos com Isofix, que facilitam e dão mais segurança na fixação de cadeirinhas das crianças.
Novo sistema multimídia - Black Glass
Toda a tecnologia do All New Outlander GT está presente também em seu interior.
O novo sistema multimídia traz recursos inéditos e uma tela Black Glass Touch Screen de 7". Repleto de novos recursos e sensível ao toque, tem uma navegação ainda mais fácil e intuitiva, similar aos mais modernos tablets e smartphones.
É equipado com navegador GPS, 5.499 municípios mapeados no Brasil, Bluetooth com áudio streaming, USB com interface para smartphones, CD/DVD, rádio, entrada para cartões SD, câmera de ré e o Dynamic Information System (DIS), com acelerômetro, aceleração lateral, bússola, inclinação frontal e altitude.
Projeto e segurança
Desde a concepção do veículo, a Mitsubishi Motors pensa em todos os detalhes para garantir conforto e segurança.
É equipado com navegador GPS, 5.499 municípios mapeados no Brasil, Bluetooth com áudio streaming, USB com interface para smartphones, CD/DVD, rádio, entrada para cartões SD, câmera de ré e o Dynamic Information System (DIS), com acelerômetro, aceleração lateral, bússola, inclinação frontal e altitude.
Projeto e segurança
Desde a concepção do veículo, a Mitsubishi Motors pensa em todos os detalhes para garantir conforto e segurança.
O veículo foi projetado sob o conceito RISE de deformação controlada e os pedais e a coluna de direção são colapsíveis.
Os cintos de segurança são de três pontos para os sete ocupantes e os dianteiros tem pré-tensionador e limitador de força.
A utilização de aços especiais de alta resistência e baixa espessura contribuem para diminuir o peso do veículo e colabora para baixar o centro de gravidade e proporcionar mais estabilidade.
Para garantir ainda mais segurança, o All New Outlander é equipado com nove airbags: dianteiros, cortina, laterais e de joelho para o motorista.
Prova de toda essa tecnologia empregada em favor da segurança é a mais alta classificação em três dos mais renomados institutos: Euro NCAP, ANCAP e JNCAP, que concederam cinco estrelas ao All New Outlander.
Tecnologia 4x4
O All New Outlander GT carrega todo o DNA da Mitsubishi Motors no que há de melhor em segurança e estabilidade.
A utilização de aços especiais de alta resistência e baixa espessura contribuem para diminuir o peso do veículo e colabora para baixar o centro de gravidade e proporcionar mais estabilidade.
Para garantir ainda mais segurança, o All New Outlander é equipado com nove airbags: dianteiros, cortina, laterais e de joelho para o motorista.
Prova de toda essa tecnologia empregada em favor da segurança é a mais alta classificação em três dos mais renomados institutos: Euro NCAP, ANCAP e JNCAP, que concederam cinco estrelas ao All New Outlander.
Tecnologia 4x4
O All New Outlander GT carrega todo o DNA da Mitsubishi Motors no que há de melhor em segurança e estabilidade.
O sistema de tração é o Multi Select com Trimode II, com acionamento por botão tipo Push/Leave e três modos de operação: Eco, Auto e Lock.
Este sistema conta com novos sensores e está mais preparado para atender as mais diversas situações.
Este sistema conta com novos sensores e está mais preparado para atender as mais diversas situações.
A posição "Eco" permite uma maior economia de combustível, pois mantém o sistema preferencialmente em 4x2. Mas, caso necessário, a tração 4x4 é acionada automaticamente, trazendo mais segurança.
A posição "Auto" é um 4x4 ativo, onde os novos sensores garantem uma melhor distribuição da tração entre os eixos e é voltada para todo tipo de terreno, trazendo mais segurança em uma pilotagem esportiva.
A posição "Auto" é um 4x4 ativo, onde os novos sensores garantem uma melhor distribuição da tração entre os eixos e é voltada para todo tipo de terreno, trazendo mais segurança em uma pilotagem esportiva.
A posição "Lock" é a 4x4 em tempo integral, ideal para situações fora de estrada e pisos de baixa aderência.
A suspensão dianteira independente Mc Pherson, molas helicoidais, barras estabilizadoras e suspensão traseira multilink, que garantem maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares.
A suspensão traseira alia a sofisticação com a performance e permite que, durante uma curva, haja um esterçamento passivo das rodas aumentando a estabilidade e dirigibilidade.
Um veículo de alto desempenho tem que ter um sistema de frenagem capaz de proporcionar estabilidade e segurança.
A suspensão dianteira independente Mc Pherson, molas helicoidais, barras estabilizadoras e suspensão traseira multilink, que garantem maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares.
Um veículo de alto desempenho tem que ter um sistema de frenagem capaz de proporcionar estabilidade e segurança.
O All New Outlander é equipado com freio a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, e um gerenciamento eletrônico de alta tecnologia, com ABS, EBD e BAS.
As rodas são de liga leve 18" e pneus de perfil baixo 225/55R18 que garantem a melhor aderência nas pistas.
As rodas são de liga leve 18" e pneus de perfil baixo 225/55R18 que garantem a melhor aderência nas pistas.
O All New Outlander tem ainda um excelente raio de giro, com apenas 5,3 metros, ideal para manobras em garagens e lugares com pouco espaço.
Mitsubishi All New Outlander 2.0L
Para completar a família All New Outlander, a versão 2.0 vem com muitos itens de série, como o rack de teto, sensores automáticos de luz e chuva, teto solar panorâmico, bancos em couro, ajuste elétrico no banco do motorista, airbags duplos, laterais e de cortina, além do sistema multimídia com rádio, CD, DVD, MP3 integrado e Bluetooth.
Com tração 4x2, o modelo possui câmbio Invecs III, CVT automático com Paddle Shifters e Sports Mode sequencial de 6 marchas.
O Outlander 2.0L possui motor MIVEC a gasolina, montado transversalmente, com 160 cv de potência, injeção eletrônica multiponto sequencial, quatro cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando no cabeçote (DOHC).
Cores
O All New Outlander estará disponível nas concessionárias de todo o país a partir de setembro, nas cores: Copper, Titanium Gray, Black Pearl, White Pearl, Cosmic Blue Metallic e Cool Silver.
Para a tranquilidade dos proprietários, o All New Outlander tem três anos de garantia sem limite de quilometragem, além da MitRevisão com preço fixo.
Valores
All New Outlander 2.0L - R$ 102.990,00
All New Outlander GT - R$ 130.990,00
All New Outlander GT com Full Technology Pack - R$ 139.990,00.
Para completar a família All New Outlander, a versão 2.0 vem com muitos itens de série, como o rack de teto, sensores automáticos de luz e chuva, teto solar panorâmico, bancos em couro, ajuste elétrico no banco do motorista, airbags duplos, laterais e de cortina, além do sistema multimídia com rádio, CD, DVD, MP3 integrado e Bluetooth.
Com tração 4x2, o modelo possui câmbio Invecs III, CVT automático com Paddle Shifters e Sports Mode sequencial de 6 marchas.
O Outlander 2.0L possui motor MIVEC a gasolina, montado transversalmente, com 160 cv de potência, injeção eletrônica multiponto sequencial, quatro cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando no cabeçote (DOHC).
Cores
O All New Outlander estará disponível nas concessionárias de todo o país a partir de setembro, nas cores: Copper, Titanium Gray, Black Pearl, White Pearl, Cosmic Blue Metallic e Cool Silver.
Para a tranquilidade dos proprietários, o All New Outlander tem três anos de garantia sem limite de quilometragem, além da MitRevisão com preço fixo.
All New Outlander 2.0L - R$ 102.990,00
All New Outlander GT - R$ 130.990,00
All New Outlander GT com Full Technology Pack - R$ 139.990,00.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
INTERLAGOS TEVE UM DIA AGITADO COM A PRESENÇA DE 500 ESTUDANTES E PROFESSORES DE 31 UNIVERSIDADES DE TODO O BRASIL QUE PARTICIPAM DA 10ª MARATONA UNIVERSITÁRIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. AMANHÃ (28/8), EMERSON FITTIPALDI DARÁ A LARGADA PARA OS 59 PROTÓTIPOS NUMA CORRIDA EM QUE SAIRÁ VENCEDOR QUEM PERCORRER MAIS QUILÔMETROS COM MENOS COMBUSTÍVEL
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Apesar do frio que se instalou na capital paulista o primeiro dia do evento foi quente e concorrido nos boxes, com as equipes correndo contra o tempo e se empenhando para finalizar os últimos preparativos.
"Nossa maratona está crescendo. Além de maior adesão, as equipes das universidades estão mais organizadas, o nível dos projetos e construção está superior e acredito que a chance de quebra de recordes é boa", comemora Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.
Ao fazer um panorama das vistorias técnicas realizadas pela empresa Green Works nos 48 protótipos que já estão montados e preparados, o líder dos fiscais Ângelo Cesar Nuti destacou que todas as verificações feitas foram bem-sucedidas ocorrendo poucos retrabalhos, diferentemente de edições anteriores.
"Nossa maratona está crescendo. Além de maior adesão, as equipes das universidades estão mais organizadas, o nível dos projetos e construção está superior e acredito que a chance de quebra de recordes é boa", comemora Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.
"Tivemos um percentual elevado de veículos aprovados logo na primeira inspeção", ressaltou.
De acordo com ele alguns veículos precisaram apenas de pequenos ajustes, nada muito grave, considerando muito positiva a avaliação.
De acordo com ele alguns veículos precisaram apenas de pequenos ajustes, nada muito grave, considerando muito positiva a avaliação.
"Por enquanto nenhum deles chamou atenção negativamente, no geral os veículos estão melhores do que o ano passado, no aspecto técnico, no de construção e na qualidade, houve uma melhoria", analisou.
O trabalho de Nuti prossegue até sexta-feira porque algumas equipes ainda não chegaram, em virtude de problemas na viagem - exemplo da Universidade Estadual do Maranhão -, e outras ainda estão montando os seus protótipos.
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| Entre os estudantes de engenharia, as mulheres são maioria na pilotagem. |
"Temos que observar se o veículo atende ao regulamento e se mesmo assim ele é seguro para o condutor, se tem algum detalhe que o regulamento não explique. Como exemplo se uma mangueira de combustível está passando perto do escapamento. O regulamento não fala especificamente disso, aí é que usamos o bom senso de engenharia e recomendamos a equipe fazer pequenas alterações para que não tenha nenhum tipo de problema", explicou.
O piloto Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo, vai dar a largada da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, a partir das 10 horas desta quarta-feira (28/8).
O piloto Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo, vai dar a largada da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, a partir das 10 horas desta quarta-feira (28/8).
Está confirmada a participação de 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros, com 59 protótipos inscritos, reunindo mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia.
A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.
Todos os veículos das categorias gasolina e etanol usarão um pequeno frasco com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.
Os protótipos movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com exatamente a mesma carga mínima. "Para deixar tudo mais justo, a escolha das baterias é feita por sorteio. Os veículos vão para a pista e depois de percorrerem a distância determinada fazemos a medição da carga restante", explica Andriolo. O protótipo vencedor é aquele que ficar com mais carga na bateria.
Todos os veículos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.
O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.
O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na sexta-feira (30/8), a partir das 13 horas. O prêmio é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios.
Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
CREDENCIAMENTO
Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, através de seus repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, deverão entrar em contato com Otazú, pelo Nextel 11-7860.5508.
A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.
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| Hora de almoço, afinal, ninguém é de ferro. |
Todos os veículos das categorias gasolina e etanol usarão um pequeno frasco com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.
Os protótipos movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com exatamente a mesma carga mínima. "Para deixar tudo mais justo, a escolha das baterias é feita por sorteio. Os veículos vão para a pista e depois de percorrerem a distância determinada fazemos a medição da carga restante", explica Andriolo. O protótipo vencedor é aquele que ficar com mais carga na bateria.
Todos os veículos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.
O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.
O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na sexta-feira (30/8), a partir das 13 horas. O prêmio é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios.
Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
CREDENCIAMENTO
Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, através de seus repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, deverão entrar em contato com Otazú, pelo Nextel 11-7860.5508.
A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.
SUZUKI ADVENTURE MOVIMENTA CURITIBA, PELA PRIMEIRA VEZ, NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA (31/8 E 1º/9) E LEVA PILOTO DE MOTOVELOCIDADE E KITESURFISTA PARA PARTICIPAR DO EVENTO. CAPITAL PARANAENSE RECEBE A 4ª ETAPA DA COMPETIÇÃO QUE PERCORRE O PAÍS COM SEUS RALIS DE REGULARIDADE (FAMILIAR) E EXTREME (COM MAIS ADRENALINA). VEJA COMO PARTICIPAR.
Suzuki Adventure chega a Curitiba (PR) com participação especial de grandes nomes do esporte. Pela primeira vez em na cidade, o evento off-road da Suzuki promete muita aventura e diversão nas trilhas exclusivas da região paranaense.
Patrocinado pela Suzuki, o tricampeão mundial de kitesurf, Guilly Brandão já marcou presença na segunda temporada e estará em mais um desafio fora de estrada.
"Ano passado, em Joinville (SC), foi muito divertido colocar o carro na terra e explorar o desempenho 4x4 do meu Grand Vitara. Estou ansioso em poder fazer parte de mais uma etapa do Suzuki Adventure", comentou Guilly.
O atleta e os aventureiros das categorias FUN e PRO, terão aproximadamente 110 quilômetros de pura emoção durante a trilha que passará por fazendas, por diferentes tipos de terrenos e trechos em mata fechada.
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| O kitesurfista Guilly Brandão fará parte do grid do Suzuki Adventure |
Um rali de regularidade ideal para curtir com a família e amigos em um final de semana outdoor com paisagens incríveis durante todo o percurso.
Na Extreme, para quem gosta de encarar obstáculos off-road, piloto e navegador precisarão de integração para vencer os desafios.
Na Extreme, para quem gosta de encarar obstáculos off-road, piloto e navegador precisarão de integração para vencer os desafios.
No percurso, terão especiais com atoleiros, subidas íngremes e muita adrenalina em trechos por lama e poeira.
E será nesta categoria que o piloto Eduardo Costa, conhecido como Dudu, estará a bordo do Suzuki Jimny.
E será nesta categoria que o piloto Eduardo Costa, conhecido como Dudu, estará a bordo do Suzuki Jimny.
"Sobre quatro rodas só fiz alguns treinos e provas de kart, mas no off-road somente de motocicleta. Estou muito curioso para saber como será essa aventura", dividiu as expectativas, Dudu, campeão Paulista de motovelocidade, do Moto 1000 GP e outros títulos que fazem parte da sua carreira.
Para participar é preciso ser proprietário de um veículo Suzuki 4x4: Vitara, Grand Vitara, Jimny ou Samurai. São três categorias: Fun, para os iniciantes; e Pro, para os pilotos e navegadores mais experientes, e o passeio de obstáculos Extreme, para os carros preparados para enfrentar os mais desafiadores terrenos.
Inscrições
As inscrições estão disponíveis no site da marca (www.suzukiveiculos.com.br). Para concluir a participação, basta fazer a doação de dois cobertores novos, no dia do evento, que são destinados a instituições de caridade pelo programa "Suzuki pelo Bem".
Suzuki Pelo Bem
Ação social também faz parte do Suzuki Adventure com o "Suzuki pelo Bem". Em 2012, o programa beneficiou mais de 20 instituições de caridade. Ao total, foram mais de 2 mil cobertores distribuídos para associações regionais.
Para participar é preciso ser proprietário de um veículo Suzuki 4x4: Vitara, Grand Vitara, Jimny ou Samurai. São três categorias: Fun, para os iniciantes; e Pro, para os pilotos e navegadores mais experientes, e o passeio de obstáculos Extreme, para os carros preparados para enfrentar os mais desafiadores terrenos.
Inscrições
As inscrições estão disponíveis no site da marca (www.suzukiveiculos.com.br). Para concluir a participação, basta fazer a doação de dois cobertores novos, no dia do evento, que são destinados a instituições de caridade pelo programa "Suzuki pelo Bem".
Suzuki Pelo Bem
Ação social também faz parte do Suzuki Adventure com o "Suzuki pelo Bem". Em 2012, o programa beneficiou mais de 20 instituições de caridade. Ao total, foram mais de 2 mil cobertores distribuídos para associações regionais.
Durante o Suzuki Adventure 2013, em todas das etapas, os cinco primeiros colocados de cada uma das categorias recebem troféus. Além da premiação especiais que, na próxima etapa, será com um kit da Mandi & Co.
Ao final da temporada, o piloto campeão da categoria Pro ganhará uma hospedagem no Villa Rasa Marina. Localizado em Búzios (RJ), na Praia Rasa, o hotel está a poucos metros do mar em uma região tranquila e exclusiva do balneário.
O Suzuki Adventure tem o patrocínio da Mobil, Itaú, Vix Transportes, Fusion, Pirelli, Clarion, Brady, Juice Comunicação Concentrada, Cisa Trading, Mangels e Unirios.
Programação - 4ª Etapa Suzuki Adventure - Curitiba (PR)
27/08 Aula de Navegação
19h00 às 22h00
Local: Concessionária De Castro
Endereço: Rua Victor Ferreira do Amaral, nº 678 - Bairro: Tarumã - Curitiba
29/08/2013 - Aula de Navegação
19h00 às 22h00
Local: Concessionária Via Natsu
Endereço: Rua Arthur Bernardes, nº 10 - Bairro: Seminário - Curitiba
30/08/2013 - Secretaria e Briefing de prova
19h00 às 22h00
PRO: 20h00 às 20h15
FUN: 20h30 às 21h00
EXTREME: 21h00 às 21h30
Local: Estacionamento Parque Barigui
Endereço: Rodovia BR 376 - Curitiba
Funcionamento da Secretaria de Prova: 19h00 às 22h00
31/08/2013 - 4ª Etapa do Suzuki Adventure
A partir das 08h00
Local: Estacionamento Parque Barigui
Endereço: Rodovia BR 376 - Curitiba
Funcionamento da Secretaria de Prova: 08h00 às 10h00
Calendário Suzuki Adventure 2013
4ª Etapa - 31/08 - Paraná
5ª Etapa - 21/09 - Rio de Janeiro
6ª Etapa - 19/10 - São Paulo
Eventuais alterações de datas e locais serão comunicadas com antecedência no site www.suzukiveiculos.com.br
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