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terça-feira, 27 de agosto de 2013

INTERLAGOS TEVE UM DIA AGITADO COM A PRESENÇA DE 500 ESTUDANTES E PROFESSORES DE 31 UNIVERSIDADES DE TODO O BRASIL QUE PARTICIPAM DA 10ª MARATONA UNIVERSITÁRIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. AMANHÃ (28/8), EMERSON FITTIPALDI DARÁ A LARGADA PARA OS 59 PROTÓTIPOS NUMA CORRIDA EM QUE SAIRÁ VENCEDOR QUEM PERCORRER MAIS QUILÔMETROS COM MENOS COMBUSTÍVEL


O Kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, na zona sul de São Paulo esteve movimentado nesta terça-feira com o início das atividades da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que acontece até sexta-feira (dia 30). 

Apesar do frio que se instalou na capital paulista o primeiro dia do evento foi quente e concorrido nos boxes, com as equipes correndo contra o tempo e se empenhando para finalizar os últimos preparativos.

"Nossa maratona está crescendo. Além de maior adesão, as equipes das universidades estão mais organizadas, o nível dos projetos e construção está superior e acredito que a chance de quebra de recordes é boa", comemora Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.


Ao fazer um panorama das vistorias técnicas realizadas pela empresa Green Works nos 48 protótipos que já estão montados e preparados, o líder dos fiscais Ângelo Cesar Nuti destacou que todas as verificações feitas foram bem-sucedidas ocorrendo poucos retrabalhos, diferentemente de edições anteriores. 

"Tivemos um percentual elevado de veículos aprovados logo na primeira inspeção", ressaltou.

De acordo com ele alguns veículos precisaram apenas de pequenos ajustes, nada muito grave, considerando muito positiva a avaliação. 

"Por enquanto nenhum deles chamou atenção negativamente, no geral os veículos estão melhores do que o ano passado, no aspecto técnico, no de construção e na qualidade, houve uma melhoria", analisou.

Entre os estudantes de engenharia, as mulheres são maioria na pilotagem. 

O trabalho de Nuti prossegue até sexta-feira porque algumas equipes ainda não chegaram, em virtude de problemas na viagem - exemplo da Universidade Estadual do Maranhão -, e outras ainda estão montando os seus protótipos. 

"Temos que observar se o veículo atende ao regulamento e se mesmo assim ele é seguro para o condutor, se tem algum detalhe que o regulamento não explique. Como exemplo se uma mangueira de combustível está passando perto do escapamento. O regulamento não fala especificamente disso, aí é que usamos o bom senso de engenharia e recomendamos a equipe fazer pequenas alterações para que não tenha nenhum tipo de problema", explicou.

O piloto Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo, vai dar a largada da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, a partir das 10 horas desta quarta-feira (28/8). 

Está confirmada a participação de 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros, com 59 protótipos inscritos, reunindo mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia.

Hora de almoço, afinal, ninguém é de ferro.

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.

Todos os veículos das categorias gasolina e etanol usarão um pequeno frasco com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.

Os protótipos movidos a motor elétrico recebem o mesmo tipo de bateria, com exatamente a mesma carga mínima. "Para deixar tudo mais justo, a escolha das baterias é feita por sorteio. Os veículos vão para a pista e depois de percorrerem a distância determinada fazemos a medição da carga restante", explica Andriolo. O protótipo vencedor é aquele que ficar com mais carga na bateria.

Todos os veículos poderão fazer uma tentativa por dia, percorrendo o anel externo do kartódromo (804 metros de comprimento) por cerca de doze voltas seguidas. A vitória depois de três tentativas em cada categoria será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível.

O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, na sexta-feira (30/8), a partir das 13 horas. O prêmio é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios.

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

CREDENCIAMENTO
Os veículos de comunicação que tiverem interesse em fazer a cobertura da 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, através de seus repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, deverão entrar em contato com Otazú, pelo Nextel 11-7860.5508.

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault, Instituto Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.

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