Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 25 de junho de 2023

Mais segurança nos pousos e decolagens: Azul seleciona o pneu conectado PresSense da Safran e da Michelin para equipar as suas aeronaves Airbus A320 e A321 e Embraer E1 e E2. A novidade permite medir remotamente a pressão dos pneus 45 minutos após o pouso e deve otimizar o tempo da companhia aérea e reduzir em mais de duas horas o período de inatividade dos aviões em solo


São Paulo, junho de 2022 – Azul escolheu o pneu conectado PresSense - com seu sistema de medição de pressão - para equipar a frota de Airbus A320 e A321 e Embraer E1 e E2, ou seja, cerca de 110 aeronaves. Resultado de uma parceria entre a Safran Landing Systems, líder mundial em sistemas de pouso, e a Michelin, líder mundial no setor de mobilidade, o PresSense deve simplificar as operações de manutenção da companhia aérea.  

  

O PresSense permite medir remotamente a pressão dos pneus da aeronave 45 minutos após o pouso. Em comparação, a maioria dos operadores ainda realiza essas verificações de manutenção diária obrigatória manualmente, usando um manômetro posicionado na válvula. 


Ocorre que, nestes casos, pelas normas de segurança, a operação só pode ser realizada, no mínimo, 3 horas após o pouso, que é o tempo necessário para o resfriamento do pneu.  

  

A tecnologia do PresSense compreende um sensor eletrônico de medição de pressão, desenvolvido pela Safran, integrado a um pneu projetado pela Michelin. Para verificar a pressão dos pneus, os agentes de manutenção precisam apenas colocar um leitor RFID (Identificação por Radiofrequência) na frente do pneu. 


As informações são lidas instantaneamente em um aplicativo de smartphone e enviadas para um banco de dados. Isso oferece às companhias aéreas a opção de realizar análises posteriores, destinadas, por exemplo, a operações de manutenção preditiva. 

  

Ao reduzir o tempo de inatividade das aeronaves em solo em mais de 2 horas todos os dias, o PresSense permite que as companhias aéreas otimizem a disponibilidade de suas frotas e, assim, ganhem vantagem competitiva. Também possibilita uma redução dos custos operacionais, uma vez que as operações de manutenção passam a ser realizadas em apenas alguns segundos.  

  

O PresSense passou por vários testes operacionais bem-sucedidos com várias companhias aéreas, permitindo que a Safran e a Michelin agora ofereçam uma solução madura. A Michelin foi encarregada de comercializar esta solução digital inovadora.  

  

“Foi aqui em Le Bourget, em 2017, que revelamos nosso projeto de pneus conectados PresSense em parceria com a Michelin. Hoje, é com muito orgulho que anunciamos sua primeira seleção, pela companhia aérea brasileira Azul. Este marco mostra a conclusão de vários anos de trabalho entre nossas equipes para refinar esta solução inovadora, confiável e de alto desempenho, comprovada por vários voos de teste. Em particular, o PresSense permitirá que nosso cliente otimize o tempo de inatividade de sua aeronave e possa ser usado para fins de manutenção preditiva”, explica François Bastin, CEO da Safran Landing Systems. 

  

“Estamos muito honrados com a confiança que a Azul depositou no PresSense, o pneu conectado resultante de uma parceria entre Michelin e Safran”, acrescenta o Sophie Brechoire, Presidente das atividades aeronáuticas do Grupo Michelin. 


“A escolha do PresSense pela Azul, importante player entre as companhias aéreas sul-americanas, valida a relevância de nossas escolhas técnicas no desenvolvimento dessa tecnologia inovadora. A Azul poderá, assim, aproveitar ao máximo todos os benefícios vinculados a esta solução: segurança, digitalização e eficiência em suas operações de manutenção. Uma oferta de serviços que atende às necessidades de nossos clientes”, conclui.  

  

Para Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul, a companhia se consolidou como referência, não só em experiência e atendimento ao Cliente, mas também em manutenção e reparos de aeronaves. “Essa expertise da Azul é compartilhada com outras empresas por meio de uma unidade de negócios diferente, a AzulTecOps. Para corresponder a esses altos padrões, estamos sempre em busca de inovações que possam trazer mais eficiência, como PressSense e parceiros em quem podemos confiar, como Safran e o Grupo Michelin. A dedicação inabalável e compromisso com a excelência contribuem muito para nossa busca por ser a melhor companhia aérea do mundo”.  

Azul inaugura nova rota entre Belo Horizonte e Fort Lauderdale. O voo conectará o segundo principal hub da Azul, em Minas Gerais, com a cidade na costa sudeste da Flórida, nos Estados Unidos


São Paulo, junho de 2023 – Para ampliar sua presença em mais um destino internacional, a Azul, maior companhia aérea do país em número de voos e destinos atendidos no Brasil, lançou, nesta sexta-feira (23), o voo que liga Belo Horizonte a Fort Lauderdale. Conhecida pelas praias e canais de navegação, a cidade é a maior do condado de Broward, sendo a maior cidade do estado.    

  

Além de oferecer aos mineiros mais uma opção de destino, o voo é um movimento estratégico para a Azul, já que o BH Airport é o segundo maior hub da companhia e recebe Clientes de todo o país que desejam se conectar com outras regiões do Brasil e do exterior. Da capital mineira para Fort Lauderdale, a Azul contará com três frequências semanais, às terças, sextas-feiras e domingo, decolando do BH Airport, às 12h30, com chegada prevista na cidade norte-americana às 20h. No sentido inverso, os voos acontecem às segundas, quintas-feiras e sábados, partindo de Fort Lauderdale às 20h, com pouso previsto em Belo Horizonte às 05h30.   

   

“Fort Lauderdale é conhecida como a Veneza da América e conta com 37 quilômetros de praias paradisíacas, que cobre oito cidades litorâneas. A localidade fica próxima a badalada Miami e tem uma vida cultural agitada, com boa gastronomia e um clima excelente durante todo o ano. Viabilizar voos para que muitos brasileiros possam conhecer esse destino é o que torna a Azul a companhia aérea com a maior capilaridade do país, conectando Clientes de diversos aeroportos aos nossos hubs”, afirmou Fabio Campos, diretor de Relações Institucionais e Aeroportuárias da Azul.  

  

Com uma área de quase 100 quilômetros quadrados, a cidade é um famoso destino turístico, possuindo 37 quilômetros de um litoral de praias paradisíacas, areia branquinha e mar turquesa. A orla de Fort Lauderdale é considerada uma das mais bonitas da Florida. Na região, é possível observar ainda os jacarés, ao navegar pelo famoso rio de grama nos Everglades, além de visitar o maior jardim de borboletas e aviário de beija-flores no Butterfly World. A vida noturna também é agitada, com restaurantes, bares e pubs com vários tipos de música. A diversidade cultural também está presente na região com opções de passeio em museus, festivais de música e muita gastronomia local.    

   

O condado de Fort Lauderdale, que fica ao norte de Miami, é uma porta de entrada, inclusive, para um dos destinos mais adorados pelos brasileiros. Miami é uma das cidades norte-americanas com maior parte da população formada por latinos. Entre porto-riquenhos, brasileiros, mexicanos e cubanos, eles representam 70% dos moradores.  

   

“Minas Gerais tem uma relação bem próxima com os Estados Unidos, seja comercial, empresarial ou pelo grande número de mineiros que vivem lá. Desde o início da atual gestão do Governo de Minas, sabíamos que seria importante para a economia mineira retomar essa ligação aérea. Trabalhamos junto com as Secretarias Estaduais, a Azul e a BH Airport para que isso ocorresse o mais rápido possível. Hoje temos a felicidade de inaugurar a rota Belo Horizonte-Fort Lauderdale, na Flórida. Com isso Minas se aproxima ainda mais da maior economia do mundo, facilitando o comércio, os investimentos e o turismo”, afirma João Paulo Braga, diretor presidente da Invest Minas.   

   

Conforme Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport, a retomada da rota direta para os Estados Unidos é um desejo antigo dos mineiros. “Além de oferecer mais uma opção para quem deseja viajar para o país, essa rota direta facilita o acesso a destinos turísticos em Minas Gerais, estimula o comércio, os investimentos e fortalece parcerias estratégicas. Essa conquista representa um marco importante para a internacionalização do estado. Estamos muito orgulhosos em fazer parte desse momento”, afirma.   

 

“O desenvolvimento do estado e seus municípios perpassa, dentre outros aspectos, por nossa capacidade de criar novas e sólidas conexões. A nova rota alavanca a possibilidade de atrairmos novos investimentos, bem como impulsiona os já existentes em Minas Gerais. Isso tudo colabora para tornar o estado cada dia mais aberto, oferecendo uma melhor logística para os negócios. Além disso, também é um passo importante para o fomento ao turismo, já que aproxima e evidencia todo o potencial mineiro e aquece a economia”, celebra o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. 

 

"Sabemos a importância de se estar conectado. No início do ano, lançamos uma política estadual para impulsionar conexões aéreas regionais, nacionais e internacionais por meio
do fortalecimento do hub aéreo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, negociando com as empresas. A chegada desse novo voo direto representa facilidade logística para os turistas e, também, para quem deseja fazer negócios, potencializando a geração de emprego e renda", diz o governador Romeu Zema. 



Azul no mercado internacional   

Para conectar os mais de 150 destinos brasileiros atendidos pela Azul, a companhia disponibiliza ainda dois voos diários para os aeroportos de Orlando, também na Flórida (EUA), e os dois voos diários e regulares para Lisboa, todos com partidas de Viracopos, em Campinas (SP). Há, também, voos diretos para Montevidéu, Punta Del Este e Curaçao, que parte de Confins, em Belo Horizonte. Além disso, a companhia inaugurou em abril seu destino para Paris. “Estamos montando um portfólio de destinos internacionais que enriquece e complementa ainda mais a nossa já grande rede aqui no Brasil”, destaca o executivo.   

    

A empresa também fez uma maior expansão em Minas Gerais, anunciando uma série de novos voos internacionais. A partir de amanhã (24), a Azul contará com voos semanais para Curaçao, partindo do BH Airport. Já no segundo semestre, a companhia oferecerá voos para Orlando a partir da capital mineira. Na região Norte do Brasil, a companhia aposta nas ligações diretas entre as cidades de Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas, para os aeroportos norte-americanos.   

    

Para Montevidéu, no Uruguai, a Azul tem oferecido dois voos semanais e diretos que partem de Recife, principal hub da companhia no Nordeste. Vale lembrar que, desde 14 de fevereiro, a Azul estreou as operações da rota Recife-Fort Lauderdale.   

    

Experiência Azul em viagens internacionais   

Na Azul Business, os Clientes têm um assento completo, com acesso direto ao corredor, opções de entretenimento a bordo de classe mundial. Quem voar na classe Economy pode desfrutar, ainda, de uma experiência aprimorada de espaço para as pernas. Os jatos A330 da Azul contam ainda com o sistema de entretenimento Panasonic eX3, uma das soluções tecnológicas mais avançadas do mercado. Os televisores de todas as classes têm 16 polegadas e são equipados com controle remoto e possuem opção de modo touchscreen. Em todas as classes, a qualidade de reprodução de vídeos é em HD. As telas são equipadas com uma porta USB, que serve, sobretudo, para recarregar dispositivos móveis.   

   

Para garantir uma experiência única aos Clientes, a Azul oferecerá ainda um menu produzido exclusivamente pelo famoso chef francês Claude Troisgros. Os pratos utilizam ingredientes brasileiros e técnicas clássicas francesas. Quem viajar na classe executiva receberá um cardápio completo que inclui entrada, prato principal e sobremesa. Já na econômica, os Clientes receberão apenas o prato principal. Todas as refeições serão servidas no almoço e no jantar e são divididas em ciclos.   

  

Mais destinos nos Estados Unidos com a United e a JetBlue    

Quem viaja aos Estados Unidos com a Azul ainda tem a opção de usar o codeshare com as companhias JetBlue e United, que é o compartilhamento de voos entre duas empresas diferentes. Assim, a partir de Orlando e Fort Lauderdale, os Clientes podem se conectar para mais 35 cidades comprando bilhetes diretamente nos canais de vendas da Azul, para voos operados pela JetBlue e United nos Estados Unidos. Entre os principais destinos estão: Nova Iorque, Chicago, Los Angeles, São Francisco e Washington DC. Atualmente, a Azul opera 16 voos diretos que conectam Fort Lauderdale a Recife (PE), Manaus (AM), Viracopos (SP), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG) e outros 12 voos de Orlando para Campinas (SP).   

 

 

Veja abaixo os horários e frequências dos novos voos da Azul:
  

Confins (CNF) – Fort Lauderdale (FLL)    

*A partir de 23/06*   

Origem   

Saída     

Destino     

Chegada     

Frequência     

Confins    

12:30    

Fort Lauderdale    

20:00    

Terças, sextas e domingos   

Fort Lauderdale    

20:00    

Confins    

05:30   

Segundas,    

quintas e    

sábados   

   

BYD lança ônibus elétrico em parceria com empresa especializada em carrocerias na Espanha. Lançado no último dia 29, modelo marca o início de uma nova era de ônibus elétricos no país. Com bateria de 422 kWh de capacidade, veículo oferece autonomia de mais de 450 km com única carga


A BYD, líder mundial na fabricação de veículos elétricos, em parceria com a Castrosua, renomada especialista em carrocerias de ônibus, lançou o primeiro ônibus 100% elétrico produzido em conjunto entre as empresas em uma cerimônia de apresentação oficial no dia 29 de maio, na Espanha. Sua estreia marca o início de uma nova e empolgante era de ônibus com emissão zero na categoria de 12 metros para as operadoras de ônibus espanholas, combinando a experiência da BYD em tecnologia de chassi de ônibus elétrico com as carrocerias de ônibus altamente aclamadas da Castrosua.

 

A cerimônia, realizada em Santiago de Compostela, celebrou a parceria e a apresentação do primeiro ônibus feito sob medida pela BYD-Castrosua e contou com a participação do Diretor Geral da BYD Europa, Sr. Isbrand Ho, e o Sr. Juan Luis Castro, Presidente da Castrosua. O evento também teve a presença de importantes nomes do governo e de entidades do setor da Espanha.

 


 

Parceria de sucesso

A BYD e a Castrosua anunciaram a parceria para fabricação conjunta em setembro de 2022, criando uma colaboração dinâmica para fornecer aos clientes espanhóis ônibus elétricos de 12 metros de alta performance e capacidade de personalização.

 

Segundo o vice-presidente de vendas de ônibus elétricos da BYD Europa, Javier Contijoch, esse é um marco na parceria entre as duas empresas.

 

“A BYD acredita firmemente em parcerias estratégicas nas localidades onde atua. Reconhecemos que isso é fundamental para oferecer aos clientes a garantia de um atendimento e suporte locais. Juntos, estamos ansiosos para oferecer aos clientes soluções personalizadas e tecnologia líder mundial”, disse Contijoch durante o evento.

 

Tecnologia pioneira de chassi da BYD para segurança, confiabilidade e eficiência

A avançada tecnologia de chassi da BYD está no centro do ônibus da BYD-Castrosua, evoluindo a partir da vasta experiência da BYD em inovação de ônibus elétricos. A BYD já vendeu mais de 90.000 ônibus elétricos em todo o mundo. O revolucionário chassi da BYD foi desenvolvido para garantir segurança, eficiência e confiabilidade.

 

Um dos principais benefícios é o controlador 6 em 1, que integra todo o ecossistema do ônibus para melhorar a confiabilidade e aumentar a proficiência operacional, bem como a eficiência energética. O Sistema de Gerenciamento Térmico da Bateria BYD garante que a bateria permaneça na temperatura operacional ideal, adaptando-se a várias condições climáticas.

 

Há também a garantia de estabilidade e segurança da bateria, já que os ônibus elétricos BYD usam a tecnologia de bateria de fosfato de ferro desenvolvida pela empresa, que se destacou nos mais rigorosos testes de segurança.

 

Carroceria premiada da Castrosua para personalização exterior e interior

Complementando a tecnologia da BYD, a carroceria da Castrosua, que utiliza modelagem 3D durante a fase de conceito, facilita o desenvolvimento de todas as opções de personalização e adaptação, além de agilizar os processos de produção, reparo e manutenção, fornecendo ao cliente apresentações avançadas e abrangentes para auxiliar em seu processo de tomada de decisão.

 

O eBus de 12 metros da BYD-Castrosua pode acomodar até 92 passageiros, o que o torna um tamanho prático para serviços de ônibus urbanos. Com capacidade de bateria de 422 kWh, ele também oferece uma impressionante autonomia de mais de 450 km com uma única carga.

 

Em breve, mais ônibus elétricos BYD-Castrosua se juntarão às frotas elétricas urbanas da Espanha, contribuindo para a transição para a eletrificação do transporte público do país.

Azul lança nova rota entre Belo Horizonte e Curaçao. O voo conectará o hub da Azul em Minas Gerais à ilha localizada no Mar do Caribe, conhecida pelas paisagens deslumbrantes   


São Paulo, junho de 2023 – Em mais um passo para expandir sua presença internacional, a Azul, a maior companhia aérea do país em número de voos e cidades atendidas no Brasil, lançou, neste sábado (24), a rota que liga Belo Horizonte a Curaçao. 


A ilha está localizada no Mar do Caribe e faz parte de um território autônomo do Reino dos Países Baixos, juntamente com Aruba e Saint Maarten.  Além de oferecer aos mineiros mais uma opção de destino, o voo é um movimento estratégico para a Azul, já que o BH Airport é o segundo maior hub da companhia e recebe Clientes de todo o país que desejam se conectar com outras regiões do Brasil e do exterior. 



O voo AD8787 partirá aos sábados, às 13h, chegando ao destino às 18h. Já no sentido inverso, a decolagem do voo AD8786 está programada para ocorrer aos domingos, saindo da ilha caribenha às 8h30 e chegando às 16h em Belo Horizonte.   


"Curaçao é conhecida pelas praias de águas cristalinas, areia branca e recifes de coral. Além das belezas naturais, a ilha possui uma rica história e cultura. Com o novo voo, mais brasileiros poderão conhecer esse paraíso, não apenas os mineiros, mas também Clientes que saem de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília e Vitória e farão conexões de, no máximo, 1h30 no BH Airport. Isso é possível porque a Azul possui uma malha aérea capilarizada que conecta Clientes de diversos aeroportos aos nossos hubs", afirmou Vitor Silva, gerente-geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul.   


"A vibração, o calor e a rica cultura que tanto Curaçao quanto o Brasil possuem, vão trazer a descoberta de um destino empolgante para aqueles que ainda não conhecem Curaçao. Seja para férias ou negócios, Curaçao oferece infinitas possibilidades - para aqueles que buscam aprender sobre sua história ou explorar amplamente a terra e o mar, deliciar-se com a magnífica arte culinária ou com as inúmeras atividades que a ilha oferece. O Aeroporto Internacional de Curaçao está orgulhoso e animado por facilitar o início de muitas aventuras para os viajantes de e para Belo Horizonte. Esse novo destino, um novo mercado, abre as portas para ainda mais crescimento e desenvolvimento da economia da ilha; um impulso apreciado por nós e por isso, agradecemos a Azul Linhas Aéreas", disse Jonny Andersen, CEO da Curaçao Airport Partners.  
 


Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport, também celebra o início das operações para Curaçao. “Estamos muito felizes em inaugurar uma rota direta do Brasil para o Caribe. Essa conquista reflete o nosso compromisso em oferecer uma ampla gama de opções de viagem para os nossos passageiros. Além de mais uma opção de voo, essa rota abrirá portas para conectar Minas Gerais e o Brasil a novas experiências e oportunidades de negócios. Que venham novos voos”, destacou.
  

O diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Ronaldo Alexandre Barquette, comemorou o lançamento dos novos voos da empresa. “Minas Gerais recebe com muita alegria a inauguração da primeira rota direta entre o Brasil e Curaçao. 



Isso abre oportunidades não só de aumento do fluxo de turistas, mas também oportunidades de negócios e melhor acesso de produtos mineiros a umas das mais importantes regiões turísticas do mundo. 


A parceria de Minas com a Azul vem de longa data e está cada vez mais consolidada, aumentando a conectividade de Minas com o mundo, possibilitando a atração de mais investimentos e a geração de mais empregos para a população”, disse o executivo.     


Com uma área de aproximadamente 444 quilômetros quadrados, a ilha de Curaçao oferece uma ampla gama de atividades ao ar livre, como mergulho, snorkeling, windsurf, vela e pesca. O Parque Nacional Shete Boka, com suas formações rochosas, é um destino popular para os amantes da natureza. 

Willemstad, a capital de Curaçao, é um Patrimônio Mundial da UNESCO e apresenta uma arquitetura influenciada pela colonização holandesa. A diversidade cultural é evidente entre a população, na música, culinária e tradições locais. O idioma oficial é o papiamento, mas o inglês, o holandês e o espanhol também são amplamente falados.   


“Este novo voo direto é uma conquista muito importante para continuar a aprimorar a indústria do turismo em Curaçao. O voo da Azul oferece a possibilidade de mais turistas do Brasil virem experimentar tudo o que Curaçao tem a oferecer: um portfólio elaborado de acomodações, belas praias, nossa rica história, diferentes tipos de eventos, esportes aquáticos, nossa comida típica, pratos internacionais e, acima de tudo, nosso povo amigo. Além disso, esta nova conexão também oferece mais opções de viagem aos nossos moradores”, afirma o ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Ruisandro Cijntje.   



sábado, 24 de junho de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira




Azul inaugura voos do BH Airport para Fort Lauderdale e Curaçao

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte ampliou suas rotas de voos internacionais, no dia 23 de junho, voo BH a Fort Lauderdale , nos Estados Unidos, e no dia 24 de junho, BH a Curação , no Caribe.

Além de oferecer aos mineiros e turistas de outros estados, as opções de destinos, é um movimento estratégico para a Azul, já que o BH Airport é o segundo maior hub da companhia e recebe Clientes de todo o país que desejam se conectar com outras regiões do Brasil e do exterior. 

Da capital mineira para Fort Lauderdale, a Azul contará com três frequências semanais, às terças, sextas-feiras e domingo, decolando do BH Airport, às 12h30, com chegada prevista na cidade norte-americana às 20h. No sentido inverso, os voos acontecem às segundas, quintas-feiras e sábados, partindo de Fort Lauderdale às 20h, com pouso previsto em Belo Horizonte às 05h30.

Pilotos e comissários da Azul de BH para Fort Lauderdale

“Fort Lauderdale é conhecida como a Veneza da América e conta com 37 quilômetros de praias paradisíacas, que cobre oito cidades litorâneas. A localidade fica próxima a badalada Miami e tem uma vida cultural agitada, com boa gastronomia e um clima excelente durante todo o ano. 

Viabilizar voos para que muitos brasileiros possam conhecer esse destino é o que torna a Azul a companhia aérea com a maior capilaridade do país, conectando Clientes de diversos aeroportos aos nossos hubs”, afirmou Fabio Campos, diretor de Relações Institucionais e Aeroportuárias da Azul.

O condado de Fort Lauderdale, que fica ao norte de Miami, é uma porta de entrada, inclusive, para um dos destinos mais adorados pelos brasileiros. Miami é uma das cidades norte-americanas com maior parte da população formada por latinos. Entre porto-riquenhos, brasileiros, mexicanos e cubanos, eles representam 70% dos moradores.

“Minas Gerais tem uma relação bem próxima com os Estados Unidos, seja comercial, empresarial ou pelo grande número de mineiros que vivem lá. Desde o início da atual gestão do Governo de Minas, sabíamos que seria importante para a economia mineira retomar essa ligação aérea. Trabalhamos junto com as Secretarias Estaduais, a Azul e a BH Airport para que isso ocorresse o mais rápido possível. Hoje temos a felicidade de inaugurar a rota Belo Horizonte-Fort Lauderdale, na Flórida. Com isso Minas se aproxima ainda mais da maior economia do mundo, facilitando o comércio, os investimentos e o turismo”, afirma João Paulo Braga, diretor presidente da Invest Minas.

Conforme Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport, a retomada da rota direta para os Estados Unidos é um desejo antigo dos mineiros. “Além de oferecer mais uma opção para quem deseja viajar para o país, essa rota direta facilita o acesso a destinos turísticos em Minas Gerais, estimula o comércio, os investimentos e fortalece parcerias estratégicas. Essa conquista representa um marco importante para a internacionalização do estado. Estamos muito orgulhosos em fazer parte desse momento”, afirma.


Primeiro voo de BH-Curaçao, a equipe de pilotos e comissários

O voo para Curaçao sairá de Belo Horizonte aos sábados, às 13h, pousando na ilha caribenha às 18h. No retorno, a decolagem está programada para ocorrer aos domingos, às 8h30, e aterrissando às 16h em Confins. O voo será operado pelo Boeing A320, com capacidade para transportar até 174 passageiros, e terá seis horas de duração, um dos mais longos com a aeronave operados pela companhia. 

Curaçao é uma ilha holandesa no Caribe famosa pelas praias de águas calmas e cristalinas. A capital é Willemstad, conhecida pela arquitetura colorida e pela rica cultura. Brasileiros não necessitam de visto para visitar o destino, apenas passaporte com validade mínima de seis meses e comprovante internacional de vacinação contra a febre amarela, além de um formulário de imigração que pode ser preenchido online.

“O desenvolvimento do estado e seus municípios perpassa, dentre outros aspectos, por nossa capacidade de criar novas e sólidas conexões. A nova rota alavanca a possibilidade de atrairmos novos investimentos, bem como impulsiona os já existentes em Minas Gerais. Isso tudo colabora para tornar o estado cada dia mais aberto, oferecendo uma melhor logística para os negócios. Além disso, também é um passo importante para o fomento ao turismo, já que aproxima e evidencia todo o potencial mineiro e aquece a economia”, celebra o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Azul no mercado internacional - Para conectar os mais de 150 destinos brasileiros atendidos pela Azul, a companhia disponibiliza ainda dois voos diários para os aeroportos de Orlando, também na Flórida (EUA), e os dois voos diários e regulares para Lisboa, todos com partidas de Viracopos, em Campinas (SP). 

Há, também, voos diretos para Montevidéu, Ponta Del Este e Curaçao, que parte de Confins, em Belo Horizonte. Além disso, a companhia inaugurou em abril seu destino para Paris. “Estamos montando um portfólio de destinos internacionais que enriquece e complementa ainda mais a nossa já grande rede aqui no Brasil”, destaca o executivo.

A Azul conta com voos semanais para Curaçao, partindo do BH Airport. Já no segundo semestre, a companhia ofertará voos para Orlando a partir da capital mineira. Na região Norte do Brasil, a companhia aposta nas ligações diretas entre as cidades de Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas, para os aeroportos norte-americanos.

Para Montevidéu, no Uruguai, a Azul tem oferecido dois voos semanais e diretos que partem de Recife, principal hub da companhia no Nordeste. Vale lembrar que, desde 14 de fevereiro, a Azul estreou as operações da rota Recife-Fort Lauderdale.

Mais destinos nos Estados Unidos com a United e a JetBlue -Quem viaja aos Estados Unidos com a Azul ainda tem a opção de usar o codeshare com as companhias JetBlue e United, que é o compartilhamento de voos entre duas empresas diferentes. 

Assim, a partir de Orlando e Fort Lauderdale, os Clientes podem se conectar para mais 35 cidades comprando bilhetes diretamente nos canais de vendas da Azul, para voos operados pela JetBlue e United nos Estados Unidos. Entre os principais destinos estão: Nova Iorque, Chicago, Los Angeles, São Francisco e Washington DC. Atualmente, a Azul opera 16 voos diretos que conectam Fort Lauderdale a Recife (PE), Manaus (AM), Viracopos (SP), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG) e outros 12 voos de Orlando para Campinas (SP).


Travel Next Minas

Mais de 3 mil pessoas de MG e outros estados no evento do turismo


A primeira edição da Travel Next Minas foi um sucesso nos dias 23 e 24 de junho com palestras, bate-papos e capacitações. A feira estruturou para ser uma das principais do segmento turístico no estado. 

O evento reuniu mais de 3 mil profissionais que compõem o trade turístico do país e do exterior, além de 300 marcas, como companhias aéreas, operadoras, consolidadoras, receptivos, hotéis, parques e assistências de viagens.

A realização tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult/MG), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

A Travel Next Minas teve entrada gratuita e acontece no Centro de Eventos do Power Shopping Center Minas. Voltada, especialmente, para os agentes e operadoras de viagens, a iniciativa visa à comercialização de bens e serviços do turismo, em especial o turismo cultural e de experiência.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, pontua a relevância da iniciativa para firmar novos negócios capazes de atrair mais turistas para o estado, impulsionando o setor e a geração de emprego e renda.

“Minas Gerais lidera o crescimento no turismo do país, e isso é fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secult, em parceria com os municípios e o trade turístico. Dar continuidade a essa articulação é fundamental, e a realização da Travel Next Minas se somará agora a um conjunto de ações, que visam à expansão do turismo em Minas Gerais e ao fortalecimento da cozinha mineira e das diversas iniciativas culturais, o que proporciona mais desenvolvimento social e econômico para o nosso estado”, reforça o secretário.

A parceria entre o presidente da CDL BH e Sebrae MG, Marcelo Souza e Silva e o governo estadual com Milena Pedrosa, Leônidas Oliveira, Sérgio de Paula e Thiago Toscano com muitos projetos para cultura e turismo do estado

Na perspectiva do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, fomentar o turismo no estado e, especialmente da capital mineira, fortalece o setor de comércio e serviços. “O aumento do fluxo turístico provoca efeitos imediatos no consumo, na circulação de renda e na geração de empregos. 

Os comércios dos principais destinos turísticos do mundo são altamente beneficiados com a constante movimentação. Os prestadores de serviços também ampliam as chances de negócios. O impulsionamento do turismo no estado irá contribuir para uma aceleração econômica”, defende o presidente da CDL/BH.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, destaca a relevância da Travel Next, da qual a empresa é patrocinadora. Ele ressalta a geração de oportunidades para Minas Gerais. “Inúmeras possibilidades de negócios, cooperação e atração de investimentos podem nascer a partir desse evento. 

O portfólio da Codemge conta com ativos turísticos em Minas, disponíveis para concessões e parcerias público-privadas, por isso estamos participando desse importante feira de turismo do Estado perante o trade regional e nacional de turismo. A presença de diversos operadores, agentes de viagens e parceiros estratégicos, as capacitações e o fomento de networking nos dão a certeza de bons negócios”, afirma.

A Travel Next Minas em sua programação teve palestras e bate-papos que abordaram temas, como a inovação, a inteligência emocional, a tecnologia, o branding, o marketing on e offline e a autogestão. A curadoria de conteúdo é de Thiago Akira, um dos nomes mais reconhecidos nacionalmente no segmento do marketing turístico.

O vice-presidente da ABIH MG, Rodrigo Cançado e 
o presidente da ABIH MG, Pablo Ramos


A fim de promover os destinos turísticos de Minas Gerais, a Secult preparou um estande de 240 metros quadrados, capacitações centradas nos atrativos turísticos do estado, além de apresentações culturais e mesas com produtos e iguarias da cozinha mineira e cooking shows.

Os diretores da Abav, Alexandre Brandão e Peter Mangabeira, o secretário Leônidas Oliveira, o superintendente do Marcado central, Luiz Carlos Braga e o subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula em reunião para levar Minas Gerais para BTN em Fortaleza

O subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, ressalta as oportunidades que a Travel Next inaugura, incentivando o empreendedorismo. “Essa feira é maior da história da Secult em número de empresas dentro do estande de Minas Gerais. Nós temos no total apenas 70 empresas. E na feira toda em torno de 230 empresas mineiras”, comenta.

Foram programadas três capacitações no auditório Aleijadinho, sendo a primeira da IGR Veredas, realizada na sexta-feira (23), e a segunda da IGR Trilha dos Inconfidentes. Já no sábado (24), a IGR Velho Chico apresentou seus atrativos.

Uma equipe da Secult também estará disponível para atendimentos no estande, onde haverá espaço de reuniões para os representantes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e dos municípios dialogarem com operadores de turismo e receptivos.

Cozinha mineira

A cozinha mineira será uma das principais atrações do estande de Minas Gerais. No dia 23, a partir das 13h, o público pôde apreciar os pratos à base de café mineiro oriundos da região do Alto Caparaó. 

Parte da experiência gastronômica do Mercado Central também foi levada ao espaço, no primeiro dia, a partir das 15h. Já no dia 24, a IGR Veredas e A Pãodequeijaria são quem recebe os visitantes com as iguarias da mesa mineira.

Os chefs mineiros Caio Soter e Felipe Rameh são outros dois convidados que realizaram cooking shows, respectivamente, no dia 23 e no dia 24, no palco principal da Travel Next Minas. A ação tem o patrocínio da CDL/BH e do Supermercado SuperNosso. 

A programação cultural-Dois grupos, representativos das manifestações culturais mineiras, foram convidados para se apresentar no palco principal do evento. O primeiro é a Vesperata de Diamantina, foi dia 23. E o segundo é a Guarda da Conga Feminina de Nossa Senhora do Rosário de Lagoa de Santo, de Pedro Leopoldo, no dia 24.

Rodrigo Medeiros 30 anos de hotelaria

Rodrigo Medeiros está há 30 anos na hotelaria com grande experiência no mercado iniciado em 1993 quando começou no Savassi Hotel como mensageiro.


Nesse mesmo hotel, passou por diversas áreas, tendo experiência na recepção, reservas, governança entre outros cargos, até chegar à chefia de recepção e reservas.

Crachá do início há 30 anos


Em 2011, iniciou a implantação do Hotel Ibis Contagem Ceasa.

O Ibis Contagem Ceasa está localizado próximo a rodovia BR 040, é um hotel com 136 apartamentos, fazendo parte da rede internacional Accor, onde ficou como gerente até 2014.

Hotel San Diego Express Barro Preto, um dos hotéis do grupo SFA

Em 2014, implantou e gerenciou o hotel San Diego Express Barro Preto com 168 apartamentos, uma franquia da Hotéis Arco, hoje Hotéis San Diego, permanecendo até 2021.

Em seguida, retornou para o hotel Ibis Contagem e gerenciou até maio desse ano, quando assumiu a gerência Comercial dos hotéis SFA em Minas Gerais e outros estados https://gruposfa.com.br/hoteis.php


Informações para a coluna enviar para
@sergiomoreira63 

sergio51moreira@bol.com.br

Avaliação: Novo HB20 TDGI, Platinum, 2024, mostrou-se um carro confiável, com ótimo desempenho, que podia ser mais econômico. É confortável e é nota dez em conforto e dirigibilidade

Largo do Boticário, hoje um hotel Pestana, palco das fotos do HB20 foi construído em 1831

Texto e fotos: Arnaldo Moreira

ASSISTA O VÍDEOhttps://youtu.be/QxK1qzckBHk

No momento em que iniciei a matéria de avaliação do Hyundai Novo HD20 recebi a notícia da promoção de taxa zero e valorização de R$ 3.000,00 na troca do usado com que a marca coreana pretende catapulcar ainda mais as vendas do modelo  mais comercializado no País no último mês de março, mostrando a confiabilidade do modelo. O carro foi ainda beneficiado pela redução de preços promovida pelo programa do governo Federal.

O marechal Joaquim Alberto de Souza Silveira, padrinho de Machado de Assis, construiu as casas do Largo do Boticário, em estilo colonial e o piso em Pé de Moleque, como em Paraty, onde iniciei a sessão de fotos do HB20

A sessão de fotos do HB20 continuou em outro ponto turístico carioca, o Parque do Flamengo com a vista do Pão de Açucar

O Novo HD20 hatch 2024 - oferecido também na versão S, um sedan com cara de hatchback - que acabou de ser avaliado pelo Blog na versão 
TDGI, Platinum - com motor três cilindros turbo, de 120 cv e 17,5 kgfm de torque, câmbio automático de seis velocidades e bem vindas aletas para troca de marchas no volante, que tem regulagem de altura e profundidade - está bem diferente do modelo anterior, com linhas mais modernas, enfim o carro ficou bem mais atraente. Não se trata de um carro esportivo, embora tenha um excelente desempenho - chega de 0 a 100 km/h em 9,3s e tem velocidade máxima de 192 k/h.

O HB20 Platinium ganhou rodas de 16" com novo desenho, diamantadas e
ficou 17 cm mais largo e com altura mínima do solo de 16cm

O consumo do motor flex abastecido com álcool fica em 9,4 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Com gasolina, esses valores sobem para 13,4 km/l e 14,6 km, respectivamente. Classifico o HB20 um carro relativamente econômico. Acho que esse motor 1.0 turbo poderia ter um consumo menor.  


Câmbio automático de seis velocidades é eficiente. O interior tem um acabamento sóbrio e bem equilibrado. Gostei da visibilidade do painel.

HB20 TDGI sobressai no quesito conforto na estrada e na cidade. Valeu a troca das rodas de 15" para 16" e os pneus para 195/55R16 melhorando muito ao transpor obstáculos como quebra-molas e a segurança do carro. A acomodação de passageiros não é problema no HB20, apenas o ocupante do assento do meio no banco traseiro sofre um pouco, mas graças ao assoalho baixo sobra-lhe espaço para as pernas. A dirigibilidade é muito boa e os assentos são confortáveis e o carro é firme nas curvas.

O porta-malas é de 300 l e dentro está o estepe temporário.

Dotado de tecnologia o HB20 TDGI tem uma boa dirigiblidade, volante de boa pegada, retrovisores rebatíveis quando o carro é trancado, ar condicionado automático digital, sistema start&stop, botão de acionamento do motor, multimídia com tela de 7", direção elétrica, assistente de permanência em faixa e em rampa, câmera de ré e sensores de marcha a ré. Nos retrovisores acendem avisos de aproximação de outros veículos ou pedestres.

A chave é presencial.


A traseira recebeu um feliz up grade tornando-a muito mais agradável à vista
do modelo anterior, especialmente as lanternas, agora em LED.

Preços da linha HB20 anos 2023/24, com 5 anos de garantia: 

HB20 Sense 1.0 MT5 2024: ------------- R$  82.290 - Por R$ 69.990, à vista
HB20 Comfort 1.0 MT5 2024: ---------- R$  84.590
HB20 Limited 1.0 MT5 2024: ----------- R$  90.690
HB20 Comfort 1.0T MT6 2024: -------- R$  98.990
HB20 Comfort 1.0T AT6 2024: --------- R$104.590
HB20 Platinum 1.0T AT6 2024: -------- R$110.590
HB20 Platinum Plus 1.0T AT6 2024: - R$119.590 

O Parque do Flamengo proporciona um dos mais belos anoramas do Rio de Janeiro, cidade onde o HB20 vem caindo nas graças dos consumidores

Opinião
O HB20 TDGI Platinum
Boa dirigibilidade, confortável, bom desempenho na estrada e na cidade, o isolamento interno reduz o barulho aerodinâmico da rodagem. Para quem gosta de ouvir o motor nas acelerações, esse som é música para seus ouvidos (incluindo os meus), o que significa que acelerações mais fortes são ouvidas no habitáculo. É verdade que não houve registro de barulhos de painel. É visível a melhoria tecnológica recebida pela atual versão do HB20.

Embora absorva bem as irregularidades do piso, a suspensão mais dura, que oferece mais estabilidade, mostra batida seca em pisos mais irregulares. É preciso deixar claro que se trata de um carro novo, com pouco mais de 5 mil km rodados. Lembro que o HB20 é o carro mais vendido no País.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.